• Nenhum resultado encontrado

ENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA NA LITERATURA NACIONAL DO PERÍODO DE 2009-2014

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "ENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA NA LITERATURA NACIONAL DO PERÍODO DE 2009-2014"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ENDIVIDAMENTO PESSOAL: UMA PESQUISA BIBLIOMÉTRICA NA

LITERATURA NACIONAL DO PERÍODO DE 2009-2014

Silvia Amélia Mendonça Flor1 Jhonatan da Costa Rosa2

RESUMO: Este estudo tem como objetivo analisar o endividamento pessoal sob a ótica dos principais periódicos nacionais da área de Administração. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com uma abordagem quantitativa e tendo como estratégia o estudo bibliométrico. Utilizou-se como base os encontros da ANPAD e periódicos com classificação “Nacional A e B”. Foram encontrados 71 artigos relacionados à palavra “endividamento” e 9 artigos relacionados a “endividamento pessoal”. Grande parte das publicações foi localizada nos eventos da ANPAD. Como resultados, salientam-se os estudos do tipo descritivo, com abordagem quantitativa e estratégia de pesquisa survey. No que se refere ao referencial teórico, nota-se a predominância dos assuntos relacionados ao endividamento (foco da pesquisa). Os artigos possuem de 2 a 4 autores, e não foi possível identificar qual a Instituição de Ensino tem destaque em produção de artigos referentes ao tema. Como principal resultado, nota-se que ainda são poucas as publicações de artigos voltados ao endividamento pessoal, mas que há uma evolução, especialmente no ano de 2014.

Palavras-chave: endividamento; endividamento pessoal; finanças comportamentais.

ABSTRACT: This study aimed to analyze the theme of personal indebtedness from the perspective of the main national journals in Administration area. Therefore, we carried out a descriptive study, with a quantitative and with the research strategy study bibliometric approach. It was used as a basis meetings ANPAD and periodicals classified "National A and B". 71 articles were found related to the word "debt" and 9 articles related to "personal debt". Much of the publications was located in the events of ANPAD. As a result, it is noted studies with a descriptive and quantitative approach and survey research strategy. With regard to the reference theoretical note, the predominance of issues related to indebtedness (research focus). The articles have 2 to 4 authors and could not identify the educational institution has featured in the production of articles geared to the theme. Therefore, as the main result, we note that there are few publications of articles aimed at personal indebtedness, but there is an evolution, especially in the year 2014.

Keywords: indebtedness; personal indebtedness; behavioral finance.

1. INTRODUÇÃO

Os estudos tradicionais de finanças mostram o fator econômico como sua principal linha de atuação, visando as melhores alternativas de maximizar o retorno financeiro e reduzir o risco. Com a evolução dos estudos financeiros, outros aspectos passaram a fazer parte de pesquisas da área. Pode-se ressaltar os trabalhos sobre o comportamento do investidor e o processo de tomada de decisão.

1 Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pampa e Mestre em Administração pela UFSM, na área de Economia, Controle e Finanças. sisimflores@yahoo.com.br

(2)

Para analisar essa evolução, Macedo Jr. (2003) e outros estudiosos da área financeira destacam a obra de Gerald Loeb (The Battle for Investment Survival, 1935) como fonte de origem das chamadas Finanças Tradicionais. Como um avanço das finanças tradicionais, as Finanças Modernas apontam que uma ótima decisão equivale à maximização da utilidade esperada pelo investidor, ou seja, um maior retorno com um menor risco (MACEDO JR.; KOLINSKY; DE MORAIS, 2011).

Neste cenário, surgem as finanças comportamentais a partir da Teoria do Prospecto, desenvolvida por Kahneman e Tversky (1979). Em seu estudo, os psicólogos notaram, especialmente, que as pessoas muitas vezes não consideram todas as possibilidades de escolha no processo de decisão, agindo de um modo simplificado e tornando a tarefa mais simples e mais rápida. Sendo assim, todos os agentes, mesmo tentando agir racionalmente, eventualmente podem se comportar de forma irracional. Isso refere-se diretamente aos aspectos comportamentais dos indivíduos, como as emoções, medos, anseios, desejos, prazeres entre outros (NUNES et al., 2010). Com isso, Famá, Cioffi e Coelho (2008) refletem a questão sobre finanças comportamentais representar um novo paradigma na área financeira, posterior às Finanças Modernas.

Assim, os estudos sobre o comportamento humano e até que ponto esse comportamento influencia na tomada de decisão financeira vêm crescendo nos últimos anos, já que, além disso, tem-se ampliado o acesso ao crédito. Santos e Souza (2014) salientam que há diversas facilidades para efetuar o pagamento das compras realizadas, embora não haja nenhum dinheiro no ato, pois diversos produtos bancários vêm possibilitar essa transação, como, por exemplo, cheques e cartões de crédito e débito.

Por este motivo, muitas pessoas acabam por fazer uso do consumo excessivo e impulsivo, adquirindo dívidas, comprometendo uma parcela expressiva de suas rendas e, em muitos casos, tornando-se inadimplentes por não conseguirem saldar as mesmas, ocasionando o endividamento (REIS; MATSUMOTO; BARRETO, 2013).

Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar o tema endividamento pessoal sob a ótica dos principais periódicos nacionais da área de Administração; além disso, avaliar a publicação da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração). A pesquisa justifica-se pelo crescente número de indivíduos endividados e pela importância do tema no Brasil.

(3)

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo Marques e Frade (2003), o endividamento é o saldo devedor de um agregado, ou seja, o endividamento é a utilização de recursos de terceiros para fins de consumo. O indivíduo, ao tomar posse desse recurso, fica com um compromisso estabelecido em devolver, na data acordada, tal montante, geralmente acrescido de juros.

Reis, Matsumoto e Barreto (2013) afirmam que o endividamento pode ser o resultado de alto grau de materialismo, falta de planejamento (renda), uso excessivo do cartão de crédito, gestão orçamentária deficiente, aspectos psicológicos, fatores comportamentais, entre outros. Alguns estudos (MACEDO, 2003; SANTOS, 2004; LUSARDI, 2009; NORVILITIS, 2010; MENDES-DA-SILVA, 2013) abordam esses fatores como determinantes para o endividamento do indivíduo.

Souza (2013) diz que a maior parte dos problemas de endividamento está associada à predominância de orientação ao presente, sendo que os consumidores tendem a exercer uma interpretação mais de curto prazo e de baixo nível, ou seja, não pensando no que a compra irá impactar no seu orçamento futuramente. Nestas situações, estes indivíduos podem ter educação financeira, mas não possuem alfabetização financeira (MATOS; BONFANTI; METTE, 2014). Complementando, Barros (2010) diz que a não abordagem do tema finanças pessoais nos bancos escolares é apontado como um fator fundamental por formar adultos incapazes de lidar com suas próprias finanças.

Com o aumento do não pagamento de dívidas contraídas, o indivíduo pode entrar em outro estágio do endividamento: o superendividamento. Conforme Zerrenner (2007), superendividamento é a situação em que o devedor se acha impossibilitado de honrar os seus compromissos financeiros atuais e futuros, podendo ser do tipo ativo ou passivo. No primeiro, o indivíduo contribui para se colocar em situação de impossibilidade de pagamento, ou seja, o indivíduo é consciente que não terá condições para pagar suas dívidas e mesmo assim continua a contraí-las. Já, o segundo, é resultado de circunstâncias que não foram controladas pelo indivíduo, como, por exemplo, desemprego, doença familiar, entre outras.

No Brasil, a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) realizada mensalmente pela Confederação Nacional do

(4)

Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), investiga o endividamento pessoal e a inadimplência do consumidor. Os dados mais atuais demonstram que no mês de março de 2016 o total de famílias endividadas no Brasil foi equivalente a 60,3%, evidenciando piora nos indicadores de inadimplência em comparação ao período de 2015 (CNC, 2016).

3. MÉTODO DO ESTUDO

O trabalho caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, por descrever o tema a partir de artigos científicos, tendo uma abordagem quantitativa, pelo fato de contar e avaliar o conteúdo dos mesmos. Tem-se ainda um estudo bibliométrico que, conforme Marconi e Lakatos (2003) apontam, refere-se ao conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de uma maneira sistemática.

O período escolhido (2009-2014) se justifica pelos ensinamentos da crise

Subprime, que pode ter ocasionado maior preocupação com o endividamento; além

disso, pela preocupação do país com o crescente endividamento dos brasileiros, desenvolvendo a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) através do Decreto Federal nº 7.397/2010. A mesma tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da cidadania ao prover e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

Buscaram-se, no site da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), os eventos e seus respectivos periódicos para a investigação de artigos que obtivessem assuntos conexos a “endividamento”. Optou-se também por periódicos classificados como nacionais, dado que a área de Administração e Contabilidade publicam em periódicos primeiramente classificados como locais, seguidos pelos nacionais e os internacionais (OLIVEIRA et al., 2007). Para a coleta de dados, os filtros foram as palavras “endividamento”, “endividamento pessoal” e “endividamento individual”, nos títulos, resumos e palavras-chave dos trabalhos.

A análise inicia-se com o histórico de publicações do EnAnpad, que, conforme Arkader (2003), é o principal veículo para publicações na área, e tem grande representatividade, sendo a vitrine da melhor reprodução científica em Administração no país. As análises também se expandem para os demais eventos

(5)

(EnCO, EMA, EnAPG, EnEPQ, EnGPR e EnADI) e, por fim, se analisam as publicações nos periódicos de âmbito nacional mais expressivos na área da Administração (RAUSP, RAE e RAC).

Após essa coleta inicial, realizou-se uma análise na lista Qualis da CAPES (2007-2009) extraída do trabalho de Souza, Murcia e Borba (2011), os quais analisaram o perfil e produtividade científica dos docentes de finanças vinculados ao doutorado em Administração. Constataram que a maioria dos docentes publicaram 198 artigos em periódicos classificados como “Nacional A” encontrados na Revista de Administração da USP, Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração Contemporânea, Revista Brasileira de Finanças, Revista Eletrônica de Administração, Revista Contabilidade e Finanças, Organizações e Sociedade, Revista de Administração Mackenzie, Gestão e Produção, Organizações Rurais e Agroindustriais e Pesquisa Operacional.

Também foram analisados os artigos em periódicos classificados como “Nacional B”, onde 81 artigos foram publicados pelos docentes, e estes encontram-se no Caderno de Pesquisas em Administração, Contabilidade Vista e Revista, Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Revista de Negócios, Revista de Gestão USP, Análise Econômica, Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis (UERJ), Revista Alcance, Revista Brasileira de Gestão de Negócios (São Paulo), Bahia Análise & Dados.

Como última etapa de coleta de dados, a plataforma WebQualis foi acessada, filtrando os periódicos que possuem em seu nome as palavras “Finanças”, “Economia” ou “Endividamento”. A busca apresentou as mesmas revistas já exibidas como Nacional “B”, com acréscimo da Revista Brasileira de Economia e Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade.

4. ANÁLISE DOS RESULTADOS

Ao analisar os artigos, nota-se que há um grande número de artigos relacionados ao endividamento (71 artigos). No entanto, pela leitura dos trabalhos – segundo filtro – foi observado que tratam do endividamento público e endividamento empresarial, como mostra a Tabela 1.

(6)

Tabela 1 – Artigos encontrados na ANPAD, periódicos “Nacional A e B” relacionados ao tema no período de 2009 a 2014

Encontro/Periódico da ANPAD

Total de Artigos

“Endividamento” “Endividamento Total de Artigos Pessoal”

Área Temática do Artigo

EnAnpad 9 3 Marketing e Finanças

EnEO - - - EMA 2 2 Marketing EnAPG 2 - - EnEPQ - - - EnGPR - - - EnADI - - - PERIÓDICOS “NACIONAL A” Total de Artigos “Endividamento” Total de Artigos “End. Pessoal” Área Temática do Artigo Revista de Administração da USP 13 1 Finanças e Contabilidade Revista de Administração Contemporânea 1 - - Revista Brasileira de Finanças 2 - - Revista Eletrônica de

Administração (REAd) 1 1 Finanças

Revista Contabilidade &

Finanças 21 - - Revista de Administração Mackenzie (RAM) 3 - - Organizações Rurais e Agroindustriais 1 - - PERIÓDICOS

“NACIONAL B” “Endividamento” Total de Artigos Total de Artigos “End. Pessoal” Área Temática do Artigo

Contabilidade Vista e Revista 5 - - Revista Eletrônica de Gestão organizacional (Gestão.Org) 1 - - Análise Econômica (UFRGS) 3 - - Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis (UERJ) 2 - -

Revista Alcance 1 1 Marketing

Revista Brasileira de

Economia 3 - -

Revista de Gestão,

Finanças e Contabilidade 1 1 Finanças

Fonte: Elaborado pelos autores.

Ao analisar os artigos sobre endividamento pessoal, encontram-se apenas 9 trabalhos, sendo a maioria com publicação no ano de 2014, como poderá mostrar a Tabela 2. Desta forma, os 9 artigos selecionados encontram-se descritos a seguir, e foram elencados com uma codificação, utilizada no decorrer desta seção. A apresentação dos artigos é realizada em ordem cronológica crescente. Para a

(7)

apresentação dos resultados nas tabelas utilizou-se, como referência, o estudo de Lobler, Visentini e Ferreira (2011).

Tabela 2 – Descrição dos Artigos Pesquisados

Código Autores/Ano Periódico Título

1

Trindade; Vieira; Ceretta; Cavalheiro,

2010

EnANPAD

Como as mulheres abrem suas carteiras? Uma análise dos determinantes à propensão ao endividamento.

2 Pereira; Strehlau, 2012 EMA A dádiva na dívida: Um estudo sobre o endividamento familiar.

3 Trindade; Righi; Vieira,

2012 REAd

De onde vem o endividamento feminino? Construção e validação de um modelo PLS-PM. 4 Moreira; Carvalho, 2013 Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade

As finanças pessoais dos professores da rede municipal de ensino de Campo Formoso – BA: Um estudo na Escola José de Anchieta.

5 Figueira; Pereira, 2014 EMA

Devo, não nego, pago quando puder: Uma análise dos antecedentes do endividamento do consumidor.

6 Bonomo; Mainardes,

2014 EnANPAD

Análise da relação entre a compra não planejada e o endividamento pessoal. 7 Medeiros; Dantas; Silva;

Pereira, 2014 EnANPAD

Endividamento e Literacia Financeira na perspectiva dos consumidores endividados no cartão de crédito. 8 Santos; Souza, 2014

Revista ALCANCE

Eletrônica

Fatores que influenciam o endividamento de consumidores jovens.

9 Kunkel; Vieira; Potrich,

2014 RAUSP

Causas e consequências da dívida no cartão de crédito: Uma análise multifatores.

Fonte: Elaborado pelos autores.

A análise da Tabela 2 indica que, em grande parte, os artigos foram publicados em eventos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), sendo dois artigos publicados no EnAnpad e dois no EMA. Confrontando esses dados com o estudo de Passos, Pereira e Martins (2012), observa-se que os eventos da ANPAD continuam sendo o foco de artigos voltados ao endividamento pessoal. Percebe-se que a maioria das publicações foi realizada no ano de 2014, evidenciando a preocupação do endividamento pessoal no meio acadêmico nos anos mais recentes.

A primeira etapa da análise de resultados deste trabalho encontra-se descrita na Tabela 3. Nela, os artigos são avaliados de acordo com os procedimentos metodológicos e os principais resultados encontrados.

(8)

Tabela 3 – Análise Metodológica e Resultados dos Artigos

Cód. Participantes e Configuração da Pesquisa Tipo e Estratégia de Pesquisa Levantamento e

Análise de Dados Resultados

1 Mulheres da Mesorregião Centro Ocidental do RS (2.500 participantes) Exploratória, Survey Questionário com questões abertas e fechadas. Análise Fatorial Exploratória e Alpha de Cronbach Em média, as mulheres da Mesorregião observada, estão pouco propensas ao endividamento, e os fatores que interferem nesta propensão não são apenas de ordem financeira e racional, mas também de ordem psicológica e cultural.

2 Os entrevistados vieram a partir de um banco de dados de uma loja de crédito financeiro e por indicação dos próprios entrevistados Fenomenologi a, Qualitativa Entrevistas em profundidade e Análise do Discurso

Estar em débito não é visto tão negativamente quando se pensa no que foi proporcionado, pois os entrevistados afirmam que fariam novamente, caso a dívida fosse para o bem.

3 Mulheres da Mesorregião Centro Ocidental Rio-grandense (2.500 participantes) Descritiva Questionário com questões abertas e fechadas. PLS-PM, Regressão Linear, Alpha de Cronbach

O construto endividamento está associado aos construtos status, preocupação e materialismo, corroborando com as teorias das Finanças Comportamentais.

4 Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso-BA (618 participantes) Descritiva, Exploratória e Bibliográfica Questionário Estruturado. Análise com variáveis qualitativas e quantitativas Os resultados apontam crescente endividamento e descontrole das finanças pessoais dos professores. A construção de políticas educacionais estimula a educação financeira e o consumo consciente. 5 Respondentes endividados (301 participantes) Survey Questionários com escalas tipo Likert. Análises exploratória, descritiva e psicométrica e Alpha de Cronbach Verificou-se a aceitação da hipótese que trata da influência direta da atitude com cartão de crédito na propensão ao endividamento. 6 Clientes de uma loja (435 participantes) Descritiva e Survey Questionário estruturado e Regressão Múltipla

Evidências de que, para os respondentes, a compra por impulso pode comprometer sua

renda, mas não

necessariamente endividamento pessoal é proveniente da compra não planejada.

7 Respondentes (14 participantes) Qualitativa Entrevista em profundidade semiestruturada. Análise de Conteúdo.

A literacia financeira influencia em todas as fases que compõem a trajetória de endividamento. Na fase do pré-endividamento, endividamento e pós-endividamento.

(9)

Cód. Participantes e Configuração da Pesquisa Tipo e Estratégia de Pesquisa Levantamento e

Análise de Dados Resultados

8 Jovens de Santa Catarina (415 participantes) Exploratória-Descritiva Survey Questionário semiestruturado. Análise descritiva, correlação de Pearson e Spearman, análise de Clusters e Regressão Logística.

O materialismo atingiu índices expressivos entre os entrevistados. A análise de

cluster indicou que os indivíduos

de baixa renda não se mostraram preocupados com a sua reputação de devedor na sociedade. A regressão logística confirmou a existência de associação entre os três construtos analisados, e mostrou que o materialismo e o consumo excessivo influenciam o endividamento. 9 Usuários de cartão de crédito dos estados de Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Maranhão (1.831 participantes) Descritiva Questionário e Modelagem de Equações Estruturais. Os respondentes mantêm baixos índices de endividamento no cartão de crédito. Com a modelagem de equações estruturais, apontam-se como determinantes da dívida os construtos materialismo, compras compulsivas, comportamento de uso no cartão de crédito e alfabetização financeira; e como consequências, o baixo nível de bem-estar financeiro e as emoções negativas.

Fonte: Elaborado pelos autores.

De forma a sintetizar os tipos e a natureza das pesquisas, estruturou-se o Gráfico 1.

Gráfico 1 – Tipo e Estratégia de Pesquisa dos Artigos

Fonte: Elaborado pelos autores.

O Gráfico 1 indica a predominância de pesquisas do tipo descritiva (37%), mostrando a consistência do pesquisador ao descrever tudo que mentalmente

45% 11% 11%

33%

Survey Qualitativa

Bibliográfica Não Expôs no artigo 37% 12% 25% 13% 13% Descritiva Exploratória Descritiva e Exploratória Fenomenológica Não Expôs no Artigo

(10)

visualizou. Quanto à estratégia de pesquisa houve predominância do método survey, com 45% dos artigos publicados. Percebe-se que a abordagem de pesquisa é quantitativa já que esta estratégia é o procedimento de coleta de dados primários a partir de indivíduos e é usada quando a amostra envolve um número grande de coleta de informações (HAIR JR et al., 2005).

Outro aspecto importante é que os estudos sobre endividamento pessoal aplicados tiveram uma amostra de consumidores significativa para pessoas do gênero feminino. Percebe-se, que os pesquisadores dessa área estão entendendo que o público feminino consome mais que o masculino. Neste sentido, dois artigos são exclusivamente realizados com este foco. Esta constatação pode estar relacionada ao que Prince (1993) e Branstätter e Branstätter (1996) mostram em seus estudos, ou seja, que as mulheres são mais propensas do que os homens a expressar sentimentos de frustação, especificamente nos assuntos que envolvem ganhos ou perdas financeiras.

A segunda parte deste estudo é apresentada na Tabela 4, no qual são abordados aspectos como o objetivo dos artigos pesquisados, bem como os principais tópicos do referencial teórico.

Tabela 4 – Objetivo e Tópicos do Referencial Teórico dos Artigos

Cód Objetivo Tópicos do Referencial Teórico

1 Analisar os fatores determinantes na propensão ao endividamento nas mulheres da Mesorregião Centro Ocidental Rio-grandense.

Baseado principalmente nos conceitos de endividamento propostos por Livingston e Lunt (1992), Davies e Lea (1995) e Zerrenner (2007), na Escala de Significado do Dinheiro de Schwartz (1992) adaptada por Moreira (2000) e na Escala de Atitude para o Endividamento de Moura (2005).

2 Utilizar a perspectiva da Dádiva para a compreensão do endividamento familiar.

Temáticas do consumo, bens e sacrifício, uma vez que ao analisar o endividamento envolve um consumo excessivo e/ou impensado, o uso dos bens como trocas dadivosas entre as pessoas e a compra como sacrifício.

3 Propor um modelo estrutural para explorar as relações entre os fatores determinantes da propensão ao endividamento junto às mulheres da referida Mesorregião.

Apresentando publicações acerca do tema endividamento.

4 Conhecer o perfil das finanças pessoais dos professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Formoso-BA, partindo das seguintes hipóteses: os professores não praticam educação financeira; utilizam créditos de forma indiscriminada, sem controle e estão em um grau significativo de endividamento.

Expansão do crédito no contexto da economia brasileira, assim como o crédito, dinheiro e suas modalidades, consumismo, alienação, endividamento e a inadimplência.

(11)

39% 9% 4% 9% 4% 18% 4% 9% 4% Endividamento Antecedentes e consequentes do Endividamento Literacia Financeira Cartão de Crédito O Princípio da Dádiva Consumo Materialismo Expansão ao crédito Alienação e Inadimplência

Cód Objetivo Tópicos do Referencial Teórico

5 Analisar os antecedentes do endividamento do consumidor.

Atitude frente ao dinheiro, atitude com cartão de crédito, autocontrole, compra compulsiva, compra impulsiva e propensão ao endividamento.

6 Identificar se há relação entre a compra por impulso e o endividamento pessoal.

Aborda a compra por impulso e o endividamento.

7 Analisar a relação entre o endividamento e a literacia financeira na perspectiva dos consumidores endividados no cartão de crédito.

Aborda o cartão de crédito, o endividamento e a literacia financeira do consumidor de cartão de crédito.

8 Analisar a relação entre os construtos materialismo, consumo excessivo e propensão ao endividamento no segmento jovem.

Aborda conceitos, mensuração dos construtos e pesquisas já existentes sobre materialismo, consumo excessivo e propensão ao endividamento

9 Avaliar as causas e as consequências da dívida no cartão de crédito a partir de fatores comportamentais.

Aborda a dívida no cartão de crédito e os seus fatores determinantes e consequentes.

Fonte: Elaborado pelos autores.

De forma a sintetizar os assuntos do referencial teórico e os resultados, criou-se o Gráfico 2.

Gráfico 2 – Síntese dos assuntos do Referencial Teórico

Fonte: Elaborado pelos autores.

Com base no Gráfico 2, o assunto mais abordado é o endividamento (39%), encontrado na totalidade dos artigos. Deve-se ao fato de que este é o foco das pesquisas. Os autores dos artigos selecionados apresentam referências nacionais e internacionais que abordam as causas e consequências desses possíveis endividamentos.

(12)

No Gráfico 3, visualiza-se a quantidade de autores e coautores por artigo e as suas Instituições de Ensino Superior (IES), lembrando que cada evento ou periódico admite um máximo de autores.

Gráfico 3 – Quantidade de autores e coautores por artigo e as IES

Fonte: Elaborado pelos autores.

Percebe-se no Gráfico 3 que 56% dos artigos analisados possuem somente dois autores, seguido de 22% dos artigos com 3 e 4 autores. Nota-se que ao todo são 24 pesquisadores que estão publicando trabalhos sobre o tema, resultando em uma média de 3 autores por artigo.

No que se refere às Instituições de Ensino Superior (IES) dos autores e coautores, não foi possível evidenciar exatamente qual obteve um número maior de publicações, já que os eventos ANPAD não discriminam as mesmas em seus artigos. Salienta-se a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (18%), seguida da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTF (5%) e, por fim, Universidade Regional de Blumenau - URB, Universidade do Vale do Itajaí - UVI, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Petrolina (FACAPE) e Universidade do Estado da Bahia (4%). No caso do presente estudo, conclui-se que são essas as IES que fomentam a produção de trabalhos acerca do endividamento pessoal nas bases pesquisadas.

No Gráfico 4, apresenta-se a frequência de palavras-chave mais citadas nos artigos analisados. 18% 5% 4% 4% 4% 4% 61% UFSM UTFP URB UVI FACAPE UNEB 56% 22% 22% 2 autores 3 autores 4 autores

(13)

Gráfico 4 – Frequência de palavras-chave

Fonte: Elaborado pelos autores.

Analisando o Gráfico 4, evidencia-se novamente a palavra endividamento como predominante (25%), considerando que a mesma está em sete dos nove artigos analisados. A palavra consumo vem na sequência (14%) e depois com maior representatividade entre as palavras-chave o cartão de crédito, mulheres e

finanças comportamentais (7%). Reforça-se que tais palavras, de certo modo,

retratam os temas a serem encontrados nos artigos (RIBEIRO, 2012).

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O presente estudo teve como objetivo analisar o tema endividamento pessoal sob a ótica dos principais periódicos nacionais da área e avaliar as publicações da ANPAD (Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração), o qual foi respondido por meio de um plano de pesquisa de caráter descritivo e de abordagem quantitativa, utilizando-se do estudo bibliométrico como delineamento. Foi exposto o grande número de publicações de artigos relacionados ao endividamento (71 artigos), tanto eles de empresas, Estados e países e, dentre esses, encontram-se artigos relacionados ao endividamento pessoal (9 artigos).

Os artigos possuem, em sua maioria, um tipo de pesquisa descritiva, usando como estratégia o survey e uma abordagem quantitativa, já que suas amostras utilizam um grande número de pessoas. Com relação ao número de autores por artigo, percebe-se que a maioria dos mesmos era composta por 2 autores. Ao analisar as Instituições de Ensino Superior, nota-se que não é possível evidenciar

25% 14% 3% 3% 3% 7% 7% 7% 4% 4% 7% 4% 4% 4% 4% Endividamento Consumo Marketing

Compra por Impulso Literacia Financeira Cartão de Crédito Mulheres

(14)

exatamente qual delas obteve um número maior de publicações, já que os eventos ANPAD não discriminam as mesmas em seus artigos.

Diante de tais resultados, percebe-se que a elaboração de artigos voltados a temática do endividamento na área de Administração está crescendo. No entanto, durante todo o período (6 anos), pode-se julgar como uma publicação ainda baixa pela importância do tema, especificamente no que se refere a endividamento pessoal, individual, familiar.

Constatou-se o aumento na publicação desses artigos no último ano (2014), fato que pode ser atribuído pela preocupação dos indivíduos com suas finanças e com o seu grau de endividamento. Além disso, pode-se atribuir essa concentração de pesquisas pela importância que as finanças comportamentais estão conquistando no país. Sendo assim, o crescente número de publicações vai além das preocupações dos indivíduos, mas preocupa-se, também, com o impacto que poderá gerar nos diversos pontos como: culturais, sociais, econômicos e ambientais. Como limitações deste estudo, pode-se salientar o pouco número de publicações na área de Administração sobre endividamento pessoal e o uso de apenas um filtro (endividamento pessoal/individual).

Como sugestões para futuros estudos, sugere-se que se amplie o período de pesquisa para observar como o tema se consolida no ambiente acadêmico e quais os problemas que estão sendo abordados pelos autores. Também sugere-se a busca do filtro com outras palavras, que redirecionem a endividamento pessoal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARKADER, Rebecca. A pesquisa científica em gerência de operações no Brasil. RAE. V. 43, n. 1, jan/mar. 2003.

BARROS, C. A. R. Educação Financeira e Endividamento, Disponível em:

<http://www.fadergs.edu.br/fadergs/user/file/Carlos%20A_R_Barros.pdf> Acesso em:

22 jun. 2015.

BRANDSTÄTTER, E.; BRANDSTÄTTER, H. What’s money worth? Determinants of

the subjective value of money. Journal of Economic Psychology, v. 17, pp. 443-464,

1996.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO – CNC. Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor. Março de 2016. Disponível em: <

(15)

http://www.cnc.org.br/sites/default/files/arquivos/release_peic_marco_2016.pdf>.

Acesso em: 09 abr. 2016.

CRISE SUBPRIME. Disponível em:

< http://www.ppge.ufrgs.br/akb/encontros/2010/05.pdf> Acesso em: 17 jul. 2015.

ENEF – Estratégia Nacional de Educação Finanças. Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/?ENEFDOC> Acesso em: 15 jul. 2015.

FAMÁ, R; CIOFFI, P. L. M.; COELHO, P. A. R. Contexto das Finanças

Comportamentais: Anomalias e Eficiência do Mercado de Capitais Brasileiro. Revista

de Gestão USP, São Paulo, v. 15, n. 2, pp. 65-78, abril/junho 2008.

HAIR Jr., Joseph F. et al., Fundamentos de Métodos de Pesquisa em Administração – Tradução lene Belon Ribeiro – Porto Alegre: Bookman, 2005.

KAHNEMAN, D.; TVERSKY, A. Prospect Theory: an analysis of decision under risk. Econometrica, v. 47, n. 2, pp. 263-292, mar. 1979.

LÖBLER, M. L.; VISENTINI. M. S.; FERREIRA, A. C. Transversalidade entre

cognição e sistemas de informação: um mapeamento dos principais periódicos internacionais. O&S, Salvador, v. 18, n. 56, pp. 153-173, jan/mar. 2011.

LUSARDI, A.; TUFANO, P. Debt Literacy, Financial Experiences, and

Overindebtedness. In: National Bureau of Economic Research, Cambridge, 2009.

Disponível em: <http://www.nber.org/papers/w14808.pdf> Acesso em: 04 set. 2015

MACEDO JR.; J. S. Teoria do Prospecto: Uma Investigação Utilizando Simulação de Investimentos. Dissertação de Doutorado, UFSC, Florianópolis, 2003.

MACEDO JR., J. S.; KOLINSKY, R.; DE MORAIS, J. C. J. Finanças

Comportamentais: como o desejo, o poder, o dinheiro e as pessoas influenciam nossas decisões. São Paulo: Atlas, 2011.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5ª ed.

São Paulo: Atlas, 2003.

MARQUES, M. L. M.; FRADE, C. Regular o sobreendividamento. Coimbra:

Faculdade de Economia/Universidade de Coimbra, 2003.

MATOS, C. A.; BONFATI, Katia; METTE, F. M. B. Comportamento do Consumidor Endividado: Um Estudo Exploratório com Indivíduos de Baixa Renda. Revista

Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 8, n. 20, pp. 670-687, maio/agosto, 2014.

MENDES-DA-SILVA, W. M.; NAKAMURA, W. T.; DE MORAES, D. C. Credit Card

Risk Behavior on College Campi: Evidence from Brazil. Brazilian Administration

(16)

NORVILITS, J. M.; MACLEAN, M. G.The role of parents in college student's financial

behaviors and attitudes. Journal of Economic Psychology, v. 31, n. 1, pp. 55-63,

2010.

NUNES, Patrícia et al., Finanças comportamentais: uma pesquisa comparativa sob a ótica dos estudos de Tversky e Kahneman (1974) e Kahneman e Tversky (1979).

Revista Ingepro, v. 2, n. 3, pp. 81-92, março, 2010.

OLIVEIRA et al. Traçando o perfil dos pesquisadores em produtividade do CNPq da área de Administração e Contabilidade. In: Encontro de Ensino e Pesquisa em

Administração e Contabilidade, 1., 2007, Recife. Anais... Brasília: ANPAD, 2007.

PASSOS, J. C.; PEREIRA, V. S.; MARTINS, V. F. Contextualizando a pesquisa em finanças comportamentais: uma análise das principais publicações nacionais e internacionais que abrange o período de 1997 – 2010. RAGC, v. 1, n. 1, pp. 38-60. 2012.

PRINCE, M. Women, men, and money styles. Journal of Economic Psychology, n. 14, pp. 175-182, 1993.

REIS, C. V. S.; MATSUMOTO, A. S.; BARRETO, R. A. A propensão ao

endividamento pessoal no Distrito Federal. Revista de Economia e Administração, v. 12, n. 4, pp. 415-427, out./dez. 2013.

RIBEIRO, H. C. M. Brazilian Business Review: um estudo sob a ótica da bibliometria e da rede social de 2004 a 2011. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 2, n. 3, pp. 86-104, set/dez, 2012.

SANTOS, Thiago dos; SOUZA, M. J. B. de., Fatores que influenciam o

endividamento de consumidores jovens. Revista ALCANCE, Vale do Itajaí, v. 21, n.

01, pp. 152-180, janeiro/março, 2014. SISTEMA WEB QUALIS – Disponível em:

<http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublicaClassificacao.seam> Acesso em: 22 jun. 2015.

SOUZA, Flávia Cruz; MURCIA, Fernando Dal-Ri; BORBA, José Alonso. Perfil e

produtividade científica dos docentes de finanças vinculados a doutorados em Administração. Revista ADM. FACES, Belo Horizonte, v. 10, n. 2, pp. 17-36, abr/jun.

2011.

SOUZA, Marcos Aguerri Pimenta de. O Uso do Crédito pelo Consumidor:

Percepções Multifacetada de um Fenômeno Intertemporal. Dissertação de Mestrado,

Universidade de Brasília, 2013.

ZERRENNER, S. A. Estudo sobre as razões para o endividamento da população de

baixa renda. São Paulo, 2007. 57f. Dissertação (Mestre em Administração)

Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, 2007. Recebido em: 20 de abril de 2016

Imagem

Tabela 1 – Artigos encontrados na ANPAD, periódicos “Nacional A e B”
Tabela 2 – Descrição dos Artigos Pesquisados
Tabela 3 – Análise Metodológica e Resultados dos Artigos
Gráfico 1 – Tipo e Estratégia de Pesquisa dos Artigos
+5

Referências

Documentos relacionados

a prisão, na esfera de uma política penitenciária, apesar de ser uma instituição complexa e fechada, que cumpre a função de segregação social, deveria necessariamente

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e

Descreveram-se as características etnobotânicas, farmacológicas e químicas das plantas medicinais: Alcaçuz e Espinheira-Santa, utilizadas no tratamento de distúrbios do

Possuir integração com Conta Corrente Fiscal, permitindo o registro das impugnações impetradas pelo contribuinte a lançamentos efetuados, bem como do número do processo

Tanto a literatura quanto a pesquisa de campo revelaram o desejo por valores como: conforto, segurança, bem estar pessoal e familiar, autorrealização, tempo e dinheiro para

Respondendo às hipóteses levantadas, utilizando os modelos formados à partir dos dados referentes ao banco de dados da PNS 2013, utilizando o modelo de regressão

mentos no computador para que ele saiba para onde você está olhando (linhas 3-5). Se tomarmos as frases seguintes isoladas do seu contexto, a não acentuação