• Nenhum resultado encontrado

Trabalho Prático Nº 3 e 4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Trabalho Prático Nº 3 e 4"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

2º semestre 2004/05

(LEGI + LEV)

Investigação Operacional

Trabalho Prático Nº 3 e 4

(Stocks e Previsão)

Identificação do Grupo

Número: Nome

completo: Curso Rubrica:

(2)

OIO/DPS/Univ. do Minho, 2005 2/5

TRABALHO 3

Análise da prática do “

Beer Distribution Game

Uma das aulas teórico-práticas consistiu na simulação manual dos processos de encomenda e fornecimento entre os diversos elos de uma cadeia de abastecimento. Pretendeu-se com esta simulação reproduzir o comportamento de um sistema de produção e distribuição (de grades de cerveja) com o objectivo principal de proporcionar aos alunos uma experiência que os fizesse sentir algumas barreiras ou dificuldades reais, mas também o desafio, da gestão efectiva da cadeia de abastecimento (através do controlo dos stocks).

Ao longo do jogo, cada elo (equipa) tinha apenas conhecimento das encomendas que, período após período, a equipa contígua localizada a jusante (a sua cliente) ia pedindo, e foi com base nesta informação que foi gerindo o seu inventário – Quando encomendar? E quanto? – procurando obter o melhor desempenho possível em termos do custo total de operação.

Os custos parcelares unitários tidos em conta foram os seguintes:

Custo de posse = 1 U.M./grade/semana

Custo de quebra = 2 U.M./grade/semana (N.B. “sistema de encomendas em atraso”) Custo de encomenda = 5 U.M./encomenda.

Em termos operacionais, o jogo processou-se com cada uma das equipas a actualizar iterativamente, período a período, dois tipos de documentos:

• Registos das Ordens de Encomendas, que transitavam entre cada duas equipas contíguas; e o • Registo Interno de Inventário, próprio de cada equipa.

Os dados finais constantes no último tipo de registo e relativos ao desempenho de cada uma das três cadeias de abastecimento simuladas, estão publicados na página da disciplina (ficheiros “BG1&2.zip” e “BG2&3.zip”).

Questão:

Com base nestes dados, analise e discuta sucintamente (em 2-3 páginas) o desempenho de uma das cadeias de abastecimento, à escolha (data entrega:23 de Maio).

N.B. O estudo deverá incluir aspectos tais como o cálculo dos custos de operação e a análise da evolução dos níveis de stock e de ruptura de cada um dos elos da cadeia, a(s) principais limitações ao desempenho da cadeia como um todo, sugestões que supostamente melhorariam o respectivo desempenho global, e outros aspectos considerados relevantes no âmbito de um sistema (eficiente) de gestão de inventários.

(3)

TRABALHO 4

Previsão da Procura

Considere agora o caso particular de um dos elos da cadeia de abastecimento, por exemplo a empresa retalhista cuja parte do seu negócio consiste portanto em comprar (ao fornecedor), armazenar e depois vender cerveja ao consumidor final.

A folha de cálculo em anexo (ficheiro iotp3e4.xls) fornece a série cronológica referente ao volume das vendas de grades de cerveja. A série representa os últimos 4 anos e é caracterizada por variações sazonais importantes.

Questão 1:

Construa um sistema de previsão automático baseado no modelo de Holt-Winters, e aplique-o caplique-om aplique-o praplique-opósitaplique-o de prever aplique-os paplique-ossíveis vaplique-olumes das vendas de grades naplique-os próximaplique-os 12 meses (Abril 2004 a Março 2005).

N.B.1 Explore e adapte a folha de cálculo “Holt-Winters” do ficheiro “iotp3e4.xls” em anexo para construir o sistema pretendido.

N.B.2 Antes de sugerir as suas previsões finais, adapte também o sistema auxiliar de monitorização dos erros cometidos na estimação dos valores históricos, e faça dele uso para ajustar convenientemente o valor do parâmetro ponderador da média (parâmetro “alfa”). Para facilitar esta análise, considere os restantes parâmetros, “beta” e “gama”, com valores fixos de 0.15 e 0.1, respectivamente. Não se esqueça de resumir no relatório a abordagem usada e os resultados obtidos com estas experiências de “pesquisa do melhor valor” para alfa.

No final, apresente uma tabela com as previsões obtidas, e teça breves comentários sobre a acurácia ou razoabilidade das mesmas.

(4)

OIO/DPS/Univ. do Minho, 2005 4/5

Questão 2:

A etapa final deste trabalho é a de sugerir à empresa retalhista uma política de gestão e controlo do seu inventário de grades de cerveja para os próximos 12 meses, estabelecendo para esta política parâmetros adequados às previsões de procura sugeridas no ponto anterior.

Proceda do seguinte modo:

a) Com base na média e desvio padrão mensais (Abril 2004 a Março 2005) da série de previsões estime grosseiramente os parâmetros (S, q) de uma política tipo Nível de Encomenda. (Suponha aqui C1=0.1U.M./grade/mês, C2=2.5 U.M/grade e C3=50 U.M./encomenda, e prazos de

entrega 1 ou 2 semanas com probabilidades iguais.)

b) Realize estudos de simulação da política anterior, anotando convenientemente os resultados estatísticos do seu desempenho: nível médio de stock, número de encomendas ou ciclos, número médio de grades em quebra por ciclo, e respectivo custo total de operação. (Use a folha de cálculo “Nível” do ficheiro “iotp3e4.xls” em anexo, simulando repetidas vezes o funcionamento do sistema semana a semana. Para o efeito, considere que cada mês tem quatro semanas e que a respectiva procura média, prevista no Ponto 2, se reparte uniformemente ao longo do mês. Por exemplo: supondo que para Abril2004 se tem uma previsão de 1000, então substitua os valores correntes da coluna “Procura”, semanas 1 a 4, por uma variável aleatória de média 1000/4=250 (*).

c) Simule o efeito de se considerar outros valores para os parâmetros do mesmo tipo de política. Por exemplo, experimente usar diferentes combinações de valores (S, q) até 10% inferiores/superiores aos valores estimados antes.

d) Faça uma pequena síntese das experiências de simulação executadas, e aconselhe a empresa sobre que parâmetros para a política tipo Nível de Encomenda esta deverá adoptar nos próximos meses.

(*) Some este valor previsto a uma variável aleatória NORMAL de média zero e desvio padrão estimado por 1.25*MAD

(em que MAD é o Desvio Absoluto Médio dos erros de previsão). Considere para MAD o valor referente à sua última actualização (Março2004).

(5)

ALGUMAS NOTAS SOBRE O RELATÓRIO A APRESENTAR

Redija um relatório sucinto a ser entregue em papel (AGRAFAR no canto superior esquerdo), com um máximo de 15 páginas, incluindo anexos, em que:

o A página 1 (rosto) – é a 1ª pág. deste documento, preenchida manualmente (traçar a(s) última(s) linha(s) da tabela de identificação do grupo se este tiver menos de 3 elementos.)

o Um dos Anexos – é a série temporal (do Ponto 2) gerada a partir do ficheiro “iotp3e4.xls” em anexo contendo número de identificação de um dos alunos do grupo de trabalho.

Não é necessário apresentar um índice dos pontos do relatório, mas estes devem ser claramente destacados (ex, com letra de tamanho superior à utilizada no texto, e a “bold”) e numerados. À excepção da página de rosto, todas as outras páginas devem ser numeradas sequencialmente (2,3, ...) no canto inferior direito.

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Analisar os Relatórios de Frequência Escolar de crianças beneficiárias do Bolsa Família permitiu a identificação dos motivos registrados que levaram muitas crianças e

A caracterização das membranas foi feita para se obter informações sobre as suas propriedades físicas e características morfológicas, além do desempenho quanto

La alianza mediterránea Rumici-Dianthion está representada en estos territorios lusitano durienses por tres asociaciones: Phagnalo-Rumicetum indurati, Rumici- Anarrhinetum durimini