• Nenhum resultado encontrado

Publicidade Digital. Dr.ª Sandra Oliveira

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Publicidade Digital. Dr.ª Sandra Oliveira"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

I

I

n

n

s

s

t

t

i

i

t

t

u

u

t

t

o

o

S

S

u

u

p

p

e

e

r

r

i

i

o

o

r

r

M

M

i

i

g

g

u

u

e

e

l

l

T

T

o

o

r

r

g

g

a

a

C

C

o

o

m

m

u

u

n

n

i

i

c

c

a

a

ç

ç

ã

ã

o

o

E

E

m

m

p

p

r

r

e

e

s

s

a

a

r

r

i

i

a

a

l

l

Publicidade Digital

Dr.ª Sandra Oliveira 02 De Dezembro de 2009

(2)

2

A. Contexto do produto e do seu mercado

1.

Monitorização do Produto

Após a escolha do produto que no nosso caso foi a “Compal Fresh” o primeiro passo que seguimos foi a registo no Google Alerts de dois termos relacionados com o nosso produto. As nossas palavras-chave foram “Compal” e “Compal Fresh”,

relativamente aos resultados obtidas através desta pesquisa formam nulos, pois não tivemos nenhuma notícia relacionada com estes temas desde que nos registámos.

2.

História da Marca – Compal

Nascida em 1952 no Entroncamento, nos tempos difíceis do condicionamento industrial, com o qual aprendeu a lidar teve a oportunidade de ser liderada por um dos mais conhecidos grupos económicos portugueses interessado no agro-alimentar. Atravessou um período conturbado que conseguiu superar.

A sua actividade mantêm-se ligada à produção de sumos de fruta, de néctares, de concentrados e produtos derivados do tomate, continuando activas as linhas de produção de conservas de produtos hortícolas em lata e de aguas gasocarbónicas naturais.

Compal, designa Companhia de conservas alimentares, SA, internacionalizou-se em 1998 para a Europa, Ásia e Estados Unidos da América.

Uma indústria Agro-alimentar forte e bem estruturada, em sintonia com a produção, é um dos maiores trunfos com que os agricultores podem contar na sua estratégia de afirmação no mercado.

A Compal lida com parceiros que são essencialmente associações de

produtores e cooperativas – elas próprias empenham numa produção de qualidade e um adequado agendamento de entregas.

(3)

3

A produção final obtida continua a procurar adequar-se ao slogan publicitário tradicional da empresa “Compal é mesmo natural”, o que obriga a um esforço constante da inovação tecnológica e organiza as opções tomadas.

Em 2007 a Compal devido ao seu mérito ganhou o prémio Zenith Internacional, o ramo de inovação de melhor novo sumo.

O marketing adequadamente utilizado é um dos instrumentos de melhor intermediação entre as empresas e o consumidor.

3.

Situação do Sector

O produto que nós escolhemos (como já referimos anteriormente), Compal Fresh, enquadra-se no Sector das Bebidas, no entanto o marca Compal tem diversos produtos que se enquadram no sector Agro-alimentar.

Relativamente ao produto podemos considerar que a Compal Fresh tem bastante mais poucos fortes do que pontos fracos, pois esta marca é líder de mercado a nível nacional. De seguido passamos a identificar os pontos fortes deste produto. São eles:

☺ A nível publicitário este produto é bastante rico a nível da sua imagem, pois preocupa-se em compreender o papel fundamental do marketing no sucesso das estratégias comerciais;

☺ A Compal Fresh é um produto internacionalizado, encontra-se em mais de 30 países do mundo;

☺ O produto visa sensibilizar as pessoas a nível do aquecimento global; ☺ Apostou nos produtos nacionais tendo promovido a produção de pomares;

(4)

4

☺ Constante melhoria das tecnologias de produção industrial quer no que diz respeito à remodelação das instalações fabris e dos equipamentos quer à formação de pessoal.

No que diz respeito aos pontos fracos deste produto são bastante menos.

☻ Apesar de no rótulo constar a informação “sem edição de açúcar”, verificou-se que este sumo de fruta contém glicose e frutose;

☻ Preço menos acessível relativamente à concorrência, atreves da analise de preços dos produtos concorrentes num hipermercado (Continente).

No que diz respeito ao histórico de comunicação da marca podemos identificar dois tipos de meios: above the line e below the line.

Above the line, podemos distinguir sete meios de comunicação: televisão, cinema, rádio, imprensa, internet, outdoors e muppies.

☻ Televisão:

1. “Pelo aquecimento global” 2008

(5)

5 2.“ Teoria do arrefecimento global” 2008

http://www.youtube.com/watch?v=ml9Ds9PMTZ8&feature=related

3.“O movimento Fresh power”

(6)

6

4.“Esquece o ar condicionado”

http://www.youtube.com/watch?v=NsbThiUfJcU&feature=related

☻ Cinema:

A publicidade é apresentada antes da exibição de cada filme, publicidade esta igual à exibida na televisão.

☻ Rádio: Não existe.

(7)

7 ☻ Internet: www.compal.pt http://compalfresh.compal.pt/ ☻ Outdoors: ☻ Muppies:

(8)

8

Below the line, podemos distinguir quatro meios de comunicação: Promoção do local de vendas, concursos, prémios oferecidos e promoção de produtos com oferta do mesmo.

Promoção do local de vendas:

Tabuleiros dos restaurantes

Prémios Oferecidos

(9)

9

Promoção do produto, com oferta do mesmo:

4. Análise da Concorrência

Quanto à concorrência que encontramos para este produto, encontramos duas marcas – a Santal e a Frutis. Estas duas marcas são bastante menos influentes do que a marca Compal.

Logo após a longa pesquisa que fizemos sobre as marcas concorrentes

deparamo-nos com vários problemas, pois foi bastante difícil encontrar meios no mundo online que nos permitisse continuar a desenvolver o projecto. Tanto um produto como o outro não tem um site que seja direccionado para o próprio produto, a santal encontra-se no site da parmalat (empresa detentora da sua marca) e a frutis é um produto da marca unicer. Ambos os sites possuem muito poucas informações acerca de cada um dos produtos. Desta formas recorremos também a blogues destes produtos que nos acrescentassem mais algumas informações.

(10)

10 1. Frutis

Nasceu em 1995, é um refrigerante de fruta sem gás que se tornou muito cedo um sucesso no portfólio de refrigerantes do grupo UNICER.

Os pontos fortes que referenciam este produto são:

☺ Abrange todas as faixas etárias e classes sociais;

☺ Gama frutis natura: garrafa de vidro não retornável de 20 cl; tetra prisma 25cl; tetra prisma de 1L.

Os pontos fracos que desapontam este produto são:

☻ Pouca variedade, só tem cinco sabores diferentes;

☻ A nível publicitário não existem grandes anúncios;

☻ Não é um produto internacionalizado.

A frutis não é muito anunciada em blogues nem em sites, excepto no site da unicer.

Relativamente à publicidade, só encontramos um muppie, este produto é muito pouco publicitado,

(11)

11 2. Santal

Santal é uma marca nova no mercado português modelada pela inovação, qualidade, novidade e diversificação de produtos. É uma das principais responsáveis pela dinamização do mercado de refrigerantes sem gás.

Os pontos fortes que destacam este produto são:

☺ Variedades de sumos (ex: santal light, santal 100%, santal néctares, …) com vários sabores cada um.

☺ A nível publicitário utilizam como meio de divulgação: a televisão e os muppies;

Os pontos fracos que despeitam este produto são:

☻ Preços menos acessíveis;

☻ Utilizam poucos meios de comunicação publicitários.

No âmbito da publicidade é um forte meio de divulgação de uma marca ou produto. “A Parmalat não está alheia a essa realidade e aposta neste meio de divulgação através de campanhas que são essencialmente baseadas na boa disposição e humor. A campanha de Santal RAD é um exemplo dessa filosofia”

(12)

12

☻ Exemplos de Publicidade através da Televisão

http://www.youtube.com/watch?v=I_GfH6u1rH8

(13)

13

Em conclusão, ao compararmos o produto Compal fresh com o produto santal as diferenças são bastante notórias. A Compal fresh a nível do mercado português tem o seu produto bastante melhor desenvolvido a nível publicitário (qualidade, quantidade e diversidade) do que a santal.

Esta questão verifica-se tanto a nível online como offline.

Concorrência Online

O site do produto Frutis foi concebido pela sua marca Unicer, relativamente a Compal também foi criado pela sua marca Parmalat.

Os dados quantitativos apresentados por estas duas marcas concorrentes à Compal são nulos, ou seja, o site destas marcas não dispõe de informações nenhumas relativamente a este subtema.

(14)

14

W

EB GRAFI

☺ http://www.compal.pt/ ☺ http://www.sumolcompal.pt/ ☺ http://www.parmalat.pt/prod_index.php ☺ http://www.unicer.pt/gca/index.php?id=306 ☺ http://www.won.pt/promo/compal/compal-momentos.php ☺ http://www.on-spot.net/on-spot/www/wp-content/uploads/n_napraia.jpg ☺ www.brandkey.pt/.../promocao-de-vendas/page/4

(15)

15

André Gonçalves Duarte Nº7703 Inês Manuel Cavadas Nº 7695

Mariana Rodrigues Silva Nº7619 Shadia João Yahya Nº 7634

Avaliação:

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

O trabalho teve como finalidade analisar as características do BPO contábil e fiscal em empresas de médio porte de Caxias do Sul e responder ao problema de pesquisa: a utilização

Família quanto à transferência do tratamento diretamente ob- servado (TDO) da tuberculose para Unidades Básicas de Saúde/ dimensão “conhecimento”, Coordenadoria de Saúde Sudeste,

O sistema descrito pelo modelo de três estados foi investigado por meio de continuação paramétrica com os novos parâmetros e na faixa para os casos em que o modelo de

(Exatas) Um fabricante de correntes sabe, por experiˆ encia pr´ opria, que a resistˆ encia ` a ruptura dessas correntes tem distribui¸c˜ ao normal com m´ edia de 16,3 libras e

Entre os bairros avaliados o Santa Rita apresentou as condições mais precárias de saneamento básico no ano de 2007 em função da ausência de fornecimento de

Parágrafo Terceiro – O acréscimo estabelecido no caput constitui VANTAGEM PESSOAL dos maquinistas, exclusivamente durante o tempo em que estiverem operando composições no

Pensar a educação a partir desses preceitos implica em considerar a escola como uma instituição em que os indivíduos se reconheçam não nos moldes tradicionais como cidadãos que