• Nenhum resultado encontrado

NORMAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC1 e TCC2)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC1 e TCC2)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANEXO V

NORMAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC1 e TCC2)

DEFINIÇÃO E OBJETIVOS

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular, de caráter individual e de natureza científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso do graduando.

O Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo propiciar ao aluno a oportunidade de desenvolver um trabalho teórico e/ou prático relacionado à utilização dos conhecimentos adquiridos no curso, sob orientação de um professor do quadro docente da Instituição. O orientador deverá acompanhar as diversas etapas da produção de um trabalho científico.

1. COMPOSIÇÃO DO TCC

1.1. O TCC é dividido em duas etapas – TCC1 e TCC2, a serem executados em dois semestres, como disciplina curricular obrigatória.

1.2. Na primeira etapa – TCC1 – o aluno deverá, sob a supervisão de seu orientador, elaborar um plano de trabalho ou um projeto de pesquisa como aplicativo dos conhecimentos adquiridos até então, no Curso de Bacharelado em Física Médica.

1.2.1. Ao final do primeiro semestre do TCC1, o aluno deverá entregar, ao Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica, um plano de trabalho ou um projeto de pesquisa a ser executado em um semestre posterior (no TCC2), devidamente avaliado pelo orientador.

1.3. A segunda etapa – TCC2 - tem como objetivo a execução do plano de trabalho ou do projeto previamente elaborado no TCC1, o qual deve estar devidamente aprovado pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica.

1.3.1. Ao final do segundo semestre, correspondente ao TCC2, o aluno deverá entregar uma monografia e defendê-la frente a uma Banca Examinadora, definida pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica.

(2)

2. ORIENTADOR DE TCC

2.1. O aluno deverá contar com um professor orientador do quadro de docentes permanentes das Unidades Acadêmicas que compõe o Curso de Bacharelado em Física Médica nas duas etapas do TCC.

2.2. O professor orientador e o aluno deverão apresentar ao Curso de Bacharelado em Física Médica uma declaração de aceite e comprometimento com o TCC no ato da matrícula semestral do aluno, nas datas definidas pelo CONGRAD.

2.3. O professor orientador deverá pertencer ao quadro de professores permanentes das Unidades Acadêmicas que compõe o Curso de Bacharelado em Física Médica.

2.4. Cada professor orientador somente poderá orientar até 04 (quatro) Trabalhos de Conclusão de Curso, por semestre letivo.

3. PRIMEIRA ETAPA (TCC1) – PROPOSTAS E PROJETOS

3.1. Um plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa deverá ser apresentado ao Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica até a oitava semana letiva do semestre correspondente ao TCC1 (primeira etapa do curso).

3.2. O plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa deverá conter, de forma sucinta: Título, Objetivos, Metodologia e Bibliografia preliminar, totalizando no máximo 4 (quatro) páginas.

3.3. O plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa deverá vir acompanhado de carta de encaminhamento, devidamente assinada pelo aluno e pelo professor orientador, manifestando o comprometimento de ambos frente à execução do Trabalho de Conclusão de Curso proposto.

3.4. As propostas de trabalho e sua exeqüibilidade serão avaliadas pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica, ou por um membro docente das Unidades

(3)

Acadêmicas que compõem o Curso de Bacharelado em Física Médica, indicado pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Física Médica, que deverá encaminhar ao Colegiado a sua avaliação, dentro do prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data de entrega do documento para a Coordenação do Curso de Bacharelado em Física Médica.

3.5. Caso o plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa apresentado ao Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica seja considerado reprovado por este, será permitida às partes envolvidas, a submissão de uma nova proposta para nova avaliação, obedecendo um prazo de até 15 dias após a comunicação oficial do Colegiado aos respectivos interessados.

3.6. Se o plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa for considerado pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica reprovado em caráter definitivo, ou entregue fora dos prazos correspondentes, o aluno será considerado reprovado.

3.7. Para os alunos que desenvolvam atividades de Iniciação Científica (IC), devidamente comprovadas por agências de fomento ou pela UFU, a proposta de TCC poderá contemplar estas atividades e o professor orientador poderá ser o orientador de IC.

3.8. Serão aceitas, somente, atividades que mantenham correlação direta com o conteúdo do curso do graduando.

3.9. O plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa poderá incluir:

3.9.1. desenvolvimento e/ou aprimoramento de experimentos para disciplinas da graduação.

3.9.2. abordagem de problemas que complementem a formação acadêmica do graduado.

3.9.3. atividades em projetos de IC, diretamente relacionados com os objetivos do curso.

3.10. As propostas poderão ter caráter interdisciplinar, envolvendo a interação da Física Médica com áreas das Engenharias, Ciências básicas e áreas da Saúde.

(4)

3.11. As propostas poderão estar relacionadas às atividades desenvolvidas pelo aluno em empresas e, necessariamente, relacionadas com os objetivos do Curso de Bacharelado em Física Médica.

4.1. SEGUNDA ETAPA (TCC2) – EXECUÇÃO DA PROPOSTA

4.1.1. O aluno deverá, na segunda etapa do TCC, executar e atingir os objetivos definidos na proposta do TCC1, aprovada pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica.

4.1.2. O aluno somente iniciará a execução do plano de trabalho e/ou projeto de pesquisa, após a aprovação do mesmo pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica.

4.1.3. O TCC2 deverá concluir numa Monografia, abrangendo no mínimo 15 (quinze) páginas, contendo: uma breve introdução ao tema, os objetivos do trabalho, a metodologia empregada, os resultados obtidos, as discussões e conclusões e a bibliografia consultada. Deverão ser entregues 03 (três) exemplares ao Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica num prazo máximo de 30 (trinta) dias anterior ao término do semestre letivo correspondente.

4.2. COMPETÊNCIAS - AVALIAÇÃO

4.2.1. A Monografia será avaliada na forma de uma apresentação oral, em sessão pública e ocorrerá até a última semana letiva do semestre correspondente, em data e horário a serem definidos pelo orientador e Coordenador do Curso de Bacharelado em Física Médica.

4.2.2. A avaliação da apresentação oral deverá obedecer ao seguinte cronograma: 4.2.2.1. o aluno terá no máximo 20 minutos para expor o seu trabalho;

4.2.2.2. o aluno será argüido pelos professores membros da banca por até 40 minutos;

(5)

4.3. BANCA EXAMINADORA

4.3.1. A Banca Examinadora, nomeada pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica, será constituída por 03 (três) membros, sendo estes: o professor orientador e um professor do INFIS/UFU e um professor do quadro permanente de docentes das outras Unidades Acadêmicas que compõe o Curso de Bacharelado em Física Médica.

4.3.2. O professor orientador presidirá a Banca Examinadora.

4.3.3. A Banca Examinadora será definida pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica . Os membros da Banca Examinadora serão nomeados de acordo com:

4.3.3.1. rotatividade entre os professores do INFIS;

4.3.3.2. representação eqüitativa dos grupos de docentes das Unidades Acadêmicas que compõem o Curso de Bacharelado em Física Médica;

4.3.3.3. sugestões indicadas pelo presidente da banca.

4.3.4. A Banca Examinadora avaliará, dentre outros, os seguintes aspectos: 4.3.4.1. qualidade técnico-científica do texto técnico-científico;

4.3.4.2. adequação do tema abordado aos objetivos do Curso de Bacharelado em Física Médica;

4.3.4.3. apresentação oral do trabalho, quanto à técnica de exposição, domínio de conteúdo e tempo de apresentação.

4.3.5. Ao final da defesa do TCC2, os membros da Banca Examinadora preencherão, individualmente, os formulários de avaliação fornecidos pelo Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica. O aluno será, então, informado sobre a sua nota final.

4.3.5.1. A obtenção de média inferior a 60 (sessenta) reprova o aluno na disciplina de TCC2.

5. O aluno reprovado deverá cursar novamente a disciplina no semestre imediatamente seguinte.

(6)

6. Os alunos que obtiverem aprovação da Banca Examinadora deverão entregar ao Colegiado do Curso de Bacharelado em Física Médica, até a última semana letiva do semestre correspondente, uma cópia da versão corrigida de sua monografia, contemplando as sugestões da Banca Examinadora.

7. O professor orientador deverá encaminhar declaração por escrito sobre a realização das alterações sugeridas.

8. De posse da declaração apresentada no item 7, o professor responsável pela disciplina atribuirá a nota final do aluno orientado, a partir da média obtida das avaliações dos 03 (três) membros da Banca Examinadora.

9. Casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Curso de Bacharelado em Física Médica.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu

Como consta do art.º 3.º, n.º 1 da CEAL, a Autonomia Local é não só o direito, mas também a capacidade efetiva das Autarquias Locais regularem e gerirem uma parte

Materials and Methods: In a cross-sectional study, the evaluation of p16 [sup]INK4a and Ki-67 immunohistochemistry was performed on 72 cervical biopsies of adolescents and young

Este estudo tem por objetivo geral: Analisar a percepção das usuárias quanto á assistência prestada para o planejamento familiar e como objetivos específicos: