• Nenhum resultado encontrado

2.5. Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Serviço Social e Políticas Sociais.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2.5. Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Serviço Social e Políticas Sociais."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE MIRACEMA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM

SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL

Av. Lourdes Solino s/nº Setor Universitário | 77650-000 | Miracema do Tocantins/TO|

www.uft.edu.br|espssocial@uft.edu.br

EDITAL N° 01/2017 – SSPS

PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL 2017/2

ESPECIALIZAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL E POLÍTICA SOCIAL

A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq) e da coordenação do Curso de Pós-Pós-graduação Lato Sensu em Serviço Social e Política Social, torna público, pelo presente Edital aprovado pelo Conselho Diretor do Câmpus de Miracema, que estão abertas, no período indicado no Anexo I, as inscrições para selecionar candidatos ao provimento das vagas de alunos para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Serviço Social e Política Social.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E OBJETIVOS

1.1. O curso é desenvolvido pelo colegiado do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Tocantins, campus de Miracema, e ofertado pelo Campus. O curso tem por objetivo formar, em nível de especialização, em Serviço Social e Políticas Sociais, profissionais graduados atuantes nas políticas sociais setoriais, preferencialmente assistentes sociais, em especial, do Estado do Tocantins visando à sistematização da prática e a melhoria da qualidade dos serviços prestados, à população usuária, nos diferentes programas e projetos executados pelos profissionais inseridos nas diferentes políticas sociais setoriais, presentes nas instituições públicas ou privadas.

1.2. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Serviço Social e Políticas Sociais, será realizado na modalidade de educação presencial, em que, as aulas e os encontros são presenciais e obrigatórios a participação dos alunos/as. O curso terá uma carga-horária de 408 horas distribuídas em 18 (dezoito) meses de estudo, composto por: atividades e avaliações presenciais no campus de Miracema (frequência obrigatória) e Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

2. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

2.1. Este processo seletivo é direcionado a profissionais que atuam nas políticas sociais setoriais, preferencialmente assistentes sociais.

2.2. Ter concluído curso de graduação (bacharelado ou licenciatura) em qualquer área do conhecimento, preferencialmente em Serviço Social;

2.3. Atuar na área de políticas sociais setoriais;

2.4. Ter disponibilidade de, no mínimo, dez (10) horas semanais para estudos complementares durante o curso;

2.5. Serão ofertadas 30 (trinta) vagas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Serviço Social e Políticas Sociais.

(2)

vagas disponíveis conforme descrito no Quadro I. 3. DA INSCRIÇÃO

3.1. A seleção dos candidatos para o processo seletivo do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Serviço Social e Políticas Sociais, dar-se-á em duas etapas:

3.1.1. Etapa 1:

Período de Inscrição: 20/03/2017 a 05/04/2017 No ato da inscrição, o candidato deverá:

a) Preencher integralmente a Ficha de Inscrição, conforme modelo neste edital – Anexo II; b) Entregar curriculum lattes comprovado. Não será permitida mais de uma inscrição para o mesmo candidato.

3.1.2. Etapa 2:

a) Após o preenchimento da Ficha, o candidato deverá imprimir, assinar e entregar, em mãos na secretaria da coordenação do curso de Serviço Social, no Câmpus de Miracema, junto com a documentação exigida (conforme o item 4).

3.2. Este edital será divulgado na página da UFT (www.uft.edu.br), nos demais espaços institucionais e no campus;

3.3. É de inteira responsabilidade do candidato o preenchimento da ficha de inscrição. Esta Coordenação reserva-se o direito de excluir do Processo Seletivo o candidato que não preencher as fichas de forma completa, correta e/ou fornecer dados comprovadamente inverídicos;

3.4. Não será efetivada inscrição que não atender rigorosamente ao estabelecido neste Edital; 3.5. A inscrição do candidato implicará no conhecimento das instruções e na aceitação das condições do Processo Seletivo, bem como em eventuais aditamentos e instruções específicas para a realização deste Processo Seletivo, acerca das quais não poderá alegar desconhecimento; 3.6. Em atendimento ao Artigo 30 da Resolução Consepe nº 09/2010, será reservada a quota de 10% (dez por cento) de suas vagas ofertadas para servidores técnicos administrativos do quadro de pessoal da UFT, desde que esses atendam aos critérios estabelecidos no projeto do curso previsto no item 2.1 desse edital. Caso não haja candidatos à quota, a mesma retorna para o quadro de concorrência geral;

3.7. Em atendimento à política do sistema de quotas serão reservadas 10% das vagas à descentes negros, indígenas e quilombolas. Caso não haja candidatos à quota, a mesma retorna para o quadro de concorrência geral;

3.8. O candidato terá apenas uma opção de inscrição validada. Se realizar mais de uma inscrição terá como válida aquela com data recente.

4. DA DOCUMENTAÇÃO

4.1. Para realizar a inscrição neste processo seletivo o candidato deverá entregar, em envelope lacrado, os seguintes documentos:

(3)

b) Formulário para Avaliação do Currículo conforme o Anexo II, comprovado, devidamente preenchido e assinado;

c) É de responsabilidade do candidato o preenchimento correto e verificação da ordenação/aderência dos itens dispostos no Anexo I, sob pena de ter sua inscrição rejeitada caso seu preenchimento esteja em desacordo.

5. DA SELEÇÃO

5.1. A seleção será realizada por uma Banca Avaliadora a ser designada pela Coordenação do Curso, e acontecerá em etapa única através da análise curricular.

5.1.1 Análise curricular:

a) A experiência profissional será aceita como requisito de seleção, classificação e eliminação conforme a vaga para a qual o candidato se inscreveu. Será avaliada pela Banca Avaliadora conforme o Quadro I deste edital;

b) A nota do currículo será a soma dos pontos atribuídos a cada item apresentado pelo candidato, conforme o Quadro I deste edital.

Quadro I – TABELA DE PONTUAÇÃO

Critérios Pontuação

por item

Pontuação Máxima a) Exercício de atividade profissional de nível superior,

não-cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na Administração Pública ou Privada, em empregos/cargos especializados na área de formação ou em área afim. Das atividades em questão estão excluídas as atividades de magistério. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses, sem

sobreposição de tempo.

1,00

b) Publicações de artigos científicos completos em revistas com qualis, resumos e apresentações de trabalho em eventos nacionais ou internacionais de interesse para a área da pós-graduação. Para efeito de pontuação, serão consideradas somente as publicações dos últimos 5 (cinco) anos.

Será atribuído 0,10 ponto para cada publicação.

1,00

c) Participação em projetos de pesquisa e/ou extensão como bolsistas. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses.

1,00

d) Participação em programas de monitoria. Serão consideradas as participações voluntárias e remuneradas. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses.

1,00

e) Profissionais que supervisionam ou supervisionaram alunos/as do curso de Serviço Social da instituição (UFT) em campos de estágio. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses, por aluno(a).

(4)

TOTALIZAÇÃO DE PONTOS 10,00

6. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DESEMPATE

6.1. A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a Análise Curricular conforme a documentação apresentada até o preenchimento do número de vagas. A análise curricular é requisito de seleção, classificação e eliminação. Os candidatos receberão nota de acordo com o estabelecido pelo Quadro de Pontuação - Barema (Anexo I) e a classificação dos candidatos obedecerão à ordem decrescente do total de pontos.

6.2. Serão classificados candidatos até duas vezes o número de vagas, podendo ser convocados os candidatos selecionados a partir da disponibilidade de vagas não preenchidas conforme a ordem decrescente da nota final obtida.

6.3. Em caso de empate terá preferência, o candidato que possuir maior idade, em observância ao parágrafo único do artigo 27 da Lei 10.471/03 (Dispõe sobre o Estatuto do Idoso). Se o empate persistir, será selecionado o candidato que contabilizar maior tempo de atuação profissional.

7. DOS RECURSOS

7.1. O candidato que necessitar interpor recurso contra o resultado provisório poderá fazê-lo conforme Cronograma do Item 11 deste Edital.

7.2. O recurso deverá ser digitado, assinado e entregue em mãos no seguinte endereço: Câmpus de Miracema - Coordenação do curso de Pós-graduação Lato Sensu Serviço Social e Políticas Sociais - Av. Lourdes Solino, s/nº, Setor Universitário – Miracema do Tocantins/TO – CEP 77.650-000, contendo argumentação legal e a justificativa coerente, consistente e objetiva. 7.3. O julgamento da Banca Avaliadora é irrecorrível, exceto na inobservância das normas pertinentes ao processo seletivo e à vista de improbidade administrativa quanto aos princípios da administração pública: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. 8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1. O resultado final do Processo Seletivo será divulgado no endereço www.uft.edu.br, conforme cronograma do Item 11 deste Edital.

8.2. As vagas oriundas de desistência pela não efetivação de matrícula de candidatos classificados em primeira chamada no prazo estabelecido pela UFT serão preenchidas por convocação da Coordenação do Curso, mediante sucessivas Chamadas Públicas (segunda, terceira e outras, quando for o caso), de candidatos subsequentes, observada a ordem de classificação e o limite de vagas dos respectivos polos de oferta do curso.

9. DAS MATRÍCULAS

9.1. Somente será matriculado no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Serviço Social e Políticas Sociais, o candidato classificado no Processo Seletivo que efetivamente comprovar, em conformidade com a Lei, a conclusão de curso de graduação e que atenda aos critérios dos itens 2.1, 4.1 a 4.4. deste edital. Tornar-se-á nula, de pleno direito, a classificação de candidato que não apresentar, no ato da matrícula, a devida comprovação de conclusão de curso.

9.2. Será permitida a matrícula por Procuração reconhecida em cartório. No ato da matrícula será necessária a apresentação do Documento de Identidade (original) do Procurador. A Procuração será anexada ao formulário de cadastro de matrícula, sendo necessária 1 (uma) Procuração por candidato, quando for o caso.

(5)

9.3. No ato da matrícula, o candidato classificado no Processo Seletivo deverá apresentar os seguintes documentos:

a) Cópia do Diploma de graduação devidamente registrado. Os portadores de títulos de curso superior e/ou graduação obtidos no exterior deverão apresentar o documento de reconhecimento do mesmo termo, de acordo com as exigências do Ministério da Educação. b) Cópia do Histórico Escolar de graduação;

c) Documento de Identidade – cópia autenticada; d) CPF – cópia autenticada;

e) Certidão de Nascimento ou Casamento - cópia autenticada;

f) Título de Eleitor e comprovante de votação na última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral - cópia autenticada;

g) Certificado de Quitação do Serviço Militar, no caso de candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos – cópia autenticada;

h) 1 (uma) foto recente, tamanho 3x4; i) Comprovante de Endereço de Residência;

j) Cadastro e Termo de Compromisso preenchido pelo aluno e assinado pelo coordenador – disponível no ato da matrícula.

9.4. Os originais dos documentos serão requeridos para conferência e serão devolvidos no ato do cadastro e da matrícula, exceto a Procuração;

9.5. Em hipótese alguma será permitida matrícula condicional ou fora do período estabelecido nas convocatórias (chamadas públicas);

9.6. O candidato classificado que não efetivar sua matrícula por falta da documentação exigida ou que deixar de comparecer no período fixado para a matrícula perderá o direito à vaga no curso;

9.7. Não será permitido o trancamento de matrícula;

9.8. As chamadas subsequentes à primeira chamada de candidatos classificados serão realizadas de acordo com o Cronograma Geral estabelecido no Anexo I deste edital, através de convocatórias específicas e publicadas na página da UFT no link www.uft.edu.br.

10. DO REGIME DAS AULAS

10.1. O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Serviço Social e Políticas Sociais será desenvolvido a partir de aulas presenciais, mediante atividades e práticas individuais e grupais, assim como aprendizagem por descobertas a partir das atividades, exercícios e simulações; 10.2. O curso será desenvolvido por uma Coordenação, Vice Coordenação e Professores que desenvolveram suas aulas e orientaram o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. O cronograma de aulas será divulgado no início do curso.

11. DO CRONOGRAMA

17/03/2017 Sexta-feira

Divulgação do edital e abertura das inscrições do Curso

(www.uft.edu.br)

20/03/2017

Segunda-

(6)

ISPOSIÇÕES FINA

12.1. Visando ao melhor desenvolvimento do processo a Coordenação do Curso poderá alterar o presente Edital. Quaisquer modificações, se necessárias, serão amplamente divulgadas e feitas de acordo com a legislação vigente.

12.2. O presente Edital poderá ser impugnado no prazo máximo de dez (10) dias contados a partir de sua publicação.

12.3. A inscrição do candidato implica na aceitação das condições de realização do Processo Seletivo e das decisões que, nos casos omissos, possam ser tomadas pela Coordenação do Curso. 12.4. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Coordenação do Curso ou por instância superior competente.

12.5. Incorporar-se-ão a este Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pela UFT, referindo-se a presente seleção.

12.6. Caso sejam verificadas irregularidades em qualquer documento apresentado, a inscrição ou matrícula será imediatamente cancelada em qualquer tempo. Os documentos irregulares apresentados serão encaminhados à Procuradoria Federal junto à UFT para a tomada de medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis.

12.7. A documentação enviada para o processo seletivo, objeto desse edital, não será devolvida. 12.8. Considerando-se a natureza do Processo Seletivo, em hipótese alguma serão concedidas vistas, revisão ou recontagem da pontuação.

12.9. Fazem parte deste edital os seguintes anexos: a) Anexo I – Quadro de Pontuação do Barema. b) Anexo II – Ficha de Inscrição.

12.10. Para mais informações consultar o site da UFT (www.uft.edu.br) ou fazer contato direto com a secretaria do curso pelo telefone (63) 3366-8601.

Miracema do Tocantins, 17 de março de 2017.

VANDA MICHELI BURGINSKI 27/04/2017 Quarta-feira Término das inscrições.

03/04/2017

Segunda- feira

Homologação das inscrições e horários das entrevistas na página da UFT (www.uft.edu.br)

04/04/2017 à

11/04/2017 Terça-feira

Realização das Entrevistas dos candidatos com inscrição homologada Publicação na página da UFT (www.uft.edu.br)

18/04/2017 Terça-feira Publicação Provisória da Seleção na página da UFT (www.uft.edu.br) 19 e

20/04/2017

Quarta e

Quinta-feira Interposição dos recursos 26/04/2017

Quarta- feira

Publicação dos recursos e Resultado Final na página da UFT (www.uft.edu.br) 02 à 05/05/2017 Terça a sexta-feira

Período de Matrícula na página da UFT (www.uft.edu.br)

(7)
(8)

EDITAL Nº 01/2017 – SSPS

ANEXO I – QUADRO DE PONTUAÇÃO DO BAREMA

ANEXO I - QUADRO DE PONTUAÇÃO DO BAREMA

Item Critérios Pontuação por item Pág. Pontuação

01 a) Exercício de atividade profissional de nível superior, não-cumulativa com outras quaisquer no mesmo período, na Administração Pública ou Privada, em empregos/cargos especializados na área de formação ou em área afim. Das atividades em questão estão excluídas as atividades de magistério. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses, sem sobreposição de tempo.

02 b) Publicações de artigos científicos completos em revistas com qualis, resumos e apresentações de trabalho em eventos nacionais ou internacionais de interesse para a área da pós-graduação. Para efeito de pontuação, serão consideradas somente as publicações dos últimos 5 (cinco) anos.

Será atribuído 0,10 ponto para cada publicação.

03 c) Participação em projetos de pesquisa e/ou extensão como bolsistas. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses.

04 d) Participação em programas de monitoria. Serão consideradas as participações voluntárias e remuneradas. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses.

05 e) Profissionais que supervisionam ou supervisionaram alunos/as do curso de Serviço Social da instituição (UFT) em campos de estágio. Para efeito de pontuação, não será considerada fração de semestre.

Será atribuído 0,10 ponto a cada seis meses, por aluno (a).

(9)

EDITAL N° 01/2017 – SSPS ANEXO II - FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome: ____________________________________________________________________________________________ Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino

Data de Nascimento: ____/____/_______

Naturalidade: ___________________________ CPF: _____________________

RG:_______________ Órgão Emissor: ___________ Cidade/Estado: _____________________________ Tel. Residencial: (___)______________ Email: _____________________________ Celular: (___) __________________

FORMAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA

Graduação:____________________________________________________________ Ano de Conclusão: ______________ Instituição: ___________________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES PROFISSIONAIS

Servidor Público: ( ) Sim ( ) Não

Esfera: ( ) Federal ( ) Estadual ( ) Municipal

Situação: ( ) Concursado ( ) Contratado ( ) Outros____________ Órgão/Empresa:______________________________________________________________ Telefone: (___) Ramal: Local: ______________________________ Data: _______/_____________/_____________. _________________________________________________________________ Assinatura

(10)

Referências

Documentos relacionados

Nessa perspectiva, foram importantes os estudos de autores como Mota (2010), que trouxe a compreensão da cultura escolar local, que se configura como singular

COM A AJUDA DA MAMÃE RECORTE AS LETRAS DO SEU NOME E COLE NAS TAMPINHAS QUE A PROFESSORA ENVIOU ,PARA QUE VOCÊ DEPOIS POSSA MONTAR SEU NOME E TIRE UMA FOTO E ENVIE NO

Com o objetivo de estudar o efeito de três espaçamentos entre fileiras (30, 40 e 50 cm) e diferentes condições hídricas do solo (sequeiro e, irrigação por aspersão até as tensões

Os critérios de inclusão para os indivíduos que estavam em tratamento e reabilitação foram ter idade igual ou superior a 18 anos, e ter consumido ou estar consumindo drogas

sessões práticas destinam-se à obtenção de uma metodologia de análise que permita obter pela análise conjunta de imagens, de casos selecionados, normais e patológicos, a.

Sada se njegove ruke stavljaju na moje guzove, mijese ih kao što sam ja mijesila tijesto za kolače, one voćne kekse koje je Margot toliko voljela, i na taj način

Produzidos pelo canal de televisão aberta, RBS TV, para as comemorações da Revolução Farroupilha, os especiais Bah! Um programa muito gaúcho, Bah! Eu sou do

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que