• Nenhum resultado encontrado

ESTADOS UNIDOS - REGISTRO HISTÓRICO MARCA A POSSE DE JOE BIDEN E DONALD TRUMP SEGUE PARA O ESQUECIMENTO. PÁG. 04

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADOS UNIDOS - REGISTRO HISTÓRICO MARCA A POSSE DE JOE BIDEN E DONALD TRUMP SEGUE PARA O ESQUECIMENTO. PÁG. 04"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LEIA MAIS:

LEILÕES nas página 02 e 05

Curitiba, 22 à 28 de Janeiro de 2021

COLORIDA

Ano XXVII • nº 1246 • R$ 2,50

ESTADOS UNIDOS - REGISTRO HISTÓRICO MARCA A POSSE DE JOE BIDEN E DONALD TRUMP

SEGUE PARA O ESQUECIMENTO. PÁG. 04

LAPA: PARQUE DO MONGE VAI SER REABERTO.

PÁG. 05

FOZ DO IGUAÇU: OBRAS DA ITAIPU GARANTEM

EMPREGOS NA REGIÃO. PÁG. 07

GUARATUBA: ENTIDADES CONFIRMAM APOIO

PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE. PÁG. 03

CURITIBA: TICO KUSMA COMANDA A CÂMARA

MUNICIPAL EM 2021. PÁG. 05

PARANAGUÁ: PORTOS DO PR. E OS LEILÕES DE

ARRENDAMENTO. PÁG. 08

COMEÇOU A VACINAÇÃO

PERNAMBUCO

OBRA DE ARTE VIRA POLÊMICA E GERA MUITAS ESPECULAÇÕES. PÁG. 06

PARANÁ

GOVERNO DISTRIBUI VACINAS NOS 399 MUNICÍPIOS DO ESTADO. PÁG 03

RIC TV

PONTA GROSSA É DESTAQUE COM

ATOR E CENÁRIOS DE TELENOVELA

DESAFIOS

O QUE PODEMOS

ESPERAR DE 2021?

É BOM FICAR ESPERTO PORQUE O NOVO ANO ESTÁ APENAS COMEÇANDO, MAS DESDE JÁ, PRENUNCIA QUE SERÁ COMO 2020, UM ANO DIFÍCIL E DE MUI-TAS SITUAÇÕES A SEREM VENCIDAS.

LEIA MAIS NA PÁGINA 02

Finalmente a vacinação contra o Coronavírus, que só faltou ser o entrevistado da semana, tomou conta do noticiário nacional, depois de manter acesa uma guerra política em questão de saúde e que revolta os brasileiros. Todos os estados brasileiros já estão vacinando os primeiros colocados no esquema de prioridades que vai se estender pelos próximos meses. IMPACTO recorda a “Revolta da Vacina”, uma disputa de 1904 que foi revivida agora com a “Guerra da Vacina”, deixando claro que acima dos interesses nacionais estão embutidos muitos ingredientes explosivos e que alimentam desde já uma campanha presidencial antecipada de 2022.

LEIA MAIS NA PÁGINA 06 IGOR RICKLI

APOSTANDO NOS ENREDOS BÍBLICOS A RECORD LANÇA UMA NOVA TELENOVELA E A PRINCESA DOS CAMPOS VIRA DESTAQUE. BELEZAS TURÍSTICAS DA REGIÃO SÃO VALORIZADAS, ENQUANTO UM ATOR PONTA-GROSSENSE VIRA PROTAGONISTA NA HISTÓ-RIA.

LEIA MAIS NA PÁGINA 05

SALVAÇÃO À VISTA!

CURITIBA

VACINAÇÃO COMEÇA POR

PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A enfermeira Silvana Maria Bora, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Boa Vista, foi a primeira moradora de Curitiba a receber a vacina Coronavac. O ato marcou o início da vacinação na cidade realizado na quarta-feira (20/1), no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui, chamado pelo prefeito Rafael Greca de “PAVILHÃO DA CURA”.

BOLSONARO E JOÃO DÓRIA

(2)

Uma publicação da EDITORA KARINA LTDA

Fundado em 19 de maio de 1993 - CNPJ: 81.912.818/0001-82

Luiz Fernando FedegerJornalista Responsável (MT 4210411)

COLUNISTAS

Alceu Carlos Presner, Douglas Mayer, Ogier Buchi e Osires Nadal.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal.

REDAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO

Rua Nilo Peçanha 798 - CEP: 80520-000 Bairro Bom Retiro - Tel./Fax: 41.3338-0695 Impresso na PRESS ALTERNATIVA - ALMIRANTE TAMANDARÉ - PR

Onde você encontra o Impacto PR

Curitiba: Bancas: Do Batel, Boca Maldita, Supermercado Super G e Panificadora Sensação, Jurandir (Praça Ouvidor Pardinho), Cotegipe (Mercado Municipal), Paulo

(Praça Espanha), Paulo (Praça do Japão), Valdir (Sesc da Esquina), Aniceto, Casimiro, Jorge, Jair, Celso, Alberto, Carlos, Anafer, Otavio, Bom Jesus, Sergio, Valdete, 7 de Abril, Laercio, Rogério, Alex, Almir (Campo Largo), A.S. Distribuidora (André de Barros, 330), Fazenda Rio Grande, Banca do Xoró • Panificadoras: Bom Jesus • Bares: do Stuart Araucária: Bancas: Banca da Aracy, Banca do Milton, Banca do Zebrão, Maria Flores, Zanella, Zanella - Supra • Panificadoras: Água na Boca

(Centro), Água na Boca (Manoel Ribas), El Grano, Ki Pão, Marquezotti, NDC • Revistarias: Nova Mania • Café Duetto • Câmara Municipal • Casa de Carnes Vitória • Minimercado Jalú • Quitanda da Marina • Largo Frederico Faria de Oliveira - Centro São José dos Pinhais: Terminal Central de São José • Revistarias: Danúbio,

Bagdá, Calçadão • Bancas: Banca da Matriz, Banca da Ema e Banca do Daniel Cascavel: Bancas: Banca do Edson, Banca do Fiori e Banca do Calçadão Toledo:

Rádio União de Toledo Maringá: Banca do Robes Ponta Grossa: Bancas da Praça Foz do Iguaçu: Francisco Alencar • Londrina • Carambeí • Campo Largo

Jaguariaíva • Mandirituba • Colombo • Pontal do Paraná • Paranaguá

ASSINATURA ANUAL

- ENTRE EM CONTATO COM NOSSO DEPARTAMENTO COMERCIAL.

Filiado à Banca do Batel

Banca Largo Frederico F. de Oliveira

EDITORIAL

VACINAÇÃO

E POLÍTICA

PLÁ

O QUE ESPERAR DE 2021?

LUIZ FERNANDO FEDEGER

O Brasil

che-ga, mais uma vez, a um momento decisivo de sua história política, depois de vencer um ano de pande-mia em que o Covid-19 se tornou, a exemplo do que aconteceu no mundo, gerando atos e situações que deixaram bem claro a necessidade de uma mudança radical, capaz de oferecer perspectivas e esperanças para dias melhores.

Enquanto o governo planeja os próximos dois anos da administração federal, a oposição, leia-se a esquerda nacional, continua apostando no quanto pior, melhor.

Insistindo em criar um ambiente que chega ao cúmulo de usar uma campanha de vacinação como argumento capaz de derrubar um governo, facções de esquerda somadas com uma direita interesseira, criam a cada dia novas imagens que insistem em der-rotar, a qualquer custo, qualquer boa intenção que possa surgir do poder central e que não consulte os interesses daqueles que pregam a desordem como caminho capaz de abalar qualquer intenção de somar para o bem de todo o país.

Vivemos um tempo de decisões que precisam ser tomadas desde já, sem ilusões e manobras de esquerda que ficam cada vez mais evidentes e cujo único objetivo é vingar uma derrota contundente sofrida por partidos e políticos cuja herança tentam cobrar esquecendo a grande quadrilha que tomou conta do Brasil por tantos anos.

De repente, por incrível que possa parecer, aque-les mesmos que ajudaram a escrachar Lula & Cia,

contribuem hoje para recuperar sua imagem como se o governo atual tenha roubado tanto quanto aqui ele que por vários anos causou sérios estragos ao país.

Argumentos diários que encontram a cada dia novos focos de incêndio para abalar o país, usam a Rede Globo e outros instrumentos de esquerda que vão tentando conquistar apoio nesta luta para derrubar o governo.

De repente, os bandidos de ontem aproveitam as máscaras que usaram descaradamente por tantos anos, para disfarçar como instrumento de combate de uma pandemia que na verdade serve hoje como mais um objetivo para se chegar à desmoralização total do governo.

Apontar tal situação é enfrentar um bando que cresce a cada dia e cuja soma de esforços, infelizmen-te, vem servindo e combustível para desmoralizar o comportamento de mudanças apontado em 2018 e que não pode fazer voltar uma quadrilha que vai recuperando a imagem para se transformar em sal-vadores de uma pátria cada vez mais abalada.

Precisamos ficar atentos.

O ano de 2021 está apenas começando, mas se não prevenimos agora talvez não tenhamos a mes-ma chance de mes-manter um país que cansou de umes-ma velha política, instrumento de quem busca apenas a defesa dos seus próprios interesses de mensageiros que espalham pelo mundo uma política comunista disfarçada por um socialismo que não engana aque-les que se mantem vigilantes.

Como se disse no passado, precisamos manter eterna vigilância.

Esta última semana transformou o

Brasil no grande cenário de um registro

onde faltou apenas entrevistar o próprio

Covid-19, ou uma ampola da vacina que

finalmente chegou ao Brasil.

Esgotaram-se as fotos das caixas

desembarcando em todos os

aeropor-tos do país, enquanto autoridades, de

governador a prefeito, além de outras

“otoridades”, que fizeram a pose como

se todos fossem os salvadores da Pátria.

Entrevistas e mais entrevistas,

fal-tando apenas ouvir o que o vírus teria

a dizer depois de por todo o a no de

2020, ter mudado o destino do mundo,

deixando um saldo de prejuízos

incal-culáveis, seja em termos de vida quanto

da economia.

Quem poderia imaginar que um dia a

chegada de tantas caixas em aeroportos

do mundo, gerasse uma cobertura tão

grande quanto essa que ainda estamos

vivendo, com entrevistas se sucedendo e

que vão dos primeiros vacinados

àque-les que simpàque-lesmente aplicaram a vacina

como se fosse uma injeção qualquer,

mas agora sob os holofotes do mundo.

Daqui alguns anos, certamente, uns

e outros vão rir, e muitos, quanto a um

cenário de verdadeira palhaçada ditado

por um registro que nada mais foi que

o cumprimento de um dever de

pre-servar a saúde do povo, como manda

a Constituição.

Mas, tudo bem.

O que assistimos nestes dias foi um

espetáculo digno de Ópera Bufa, onde

só faltou um ator se vestir de

Corona-vírus e sair dando entrevistas ao lado

de alguma autoridade, como se fosse

o Zé Gotinha.

(3)

GUARATUBA

Osmann de Oliveira

Advogado

JUSTIÇA

ÉRAMOS QUANTOS?

HOMENAGEM A ALGACI TULIO

Jornalista não é só aquele que, em casa, ou na sala de editoração dos grandes jornais, revistas ou, hoje estúdios de internet, gravação online, ali-sando a calandra ou diagramando, seja em áudio, whatsapp que envia fotos, escritos e comunicação instantânea torna-o presente pelo mundo inteiro.

Jornalista, ás vezes age por instinto, embora seja o escritor do momento, ou seja, aquele que ajudou a construir a História.

Lembro-me de um amanuense - lá na cidade de Antonina - no litoral do Paraná, que editava um pequeno jornal alinhando dentro da composição letra por letra em uma tábua analítica e depois passava tinta e estava pronto o hebdomadário para impressão. Era respeitado pela sua inteligên-cia e coragem. Em Curitiba o sistema era quase o mesmo e o exercitava o gráfico Orlando Cecon. E isso durou, até aparecerem às linotipos, os “flans”, e chumbo derretido que marcava as primeiras ilustrações em folhas de papelões.

Atualmente já não se fala mais nisso, agora o que impera é o sistema eletrônico online, não mais se admitindo o jornal composto desde que os computadores substituíram em termos, como dizem os advogados, o papel pelas telinhas de computadores.

Voltando um pouco no tempo. Recorda-se o RÁDIO – desde o Galena que funcionava no alto da Praça da Ordem sob a inspiração romântica de Jacinto Cunha e depois PRB-2 e, em especial, Tingui e Cultura, além da Colombo e da Guairacá.

Em ambas os estilos eram diferentes tais como a Ouro Verde que só transmitia músicas e poesias – participei de todas elas, direta ou indiretamente sendo que Carlos Massa (o Ratinho), informando sob a crônica policial e trabalhando por todas surgiu o Algaci Tulio, substituindo o saudoso Abel Scuissiato. Algaci elegeu-se vereador à Câmara Municipal de Curitiba e depois integrou a chapa de Jaime Lerner pelo que se tornou Vice Prefeito da Capital.

Soube que Algaci Tulio contraiu o vírus Covid-19 e que se encontrava por isto interna-do em hospital da Capital. Tentei vê-lo, mas fui impedido ao feito de que não ficasse exposto ao contágio, e infelizmente faleceu na semana passada.

Cheguei a usar nesse momento de uma ex-pressão filosófica do atual escritor Leandro Car-nal no Livro em que revela como aprendeu com Hamlet dizendo que o mundo é um teatro, porque “Amigos são poucos e escassos ao longo da vida” e “Nós temos centenas de conhecidos”. É como eu escrevi outro dia: Amigo é o irmão que não se escolhe e que surge no momento da necessidade, sem nada pedir e muito por dar.

Este é o princípio da esperança e que não fique jamais no lugar do passado.

Termino aqui.

Enfim está é a primeira crônica que escrevo no ano que se inicia. Digo por isto abanando uma bandeira: Adeus Ano Velho, e que venha com Deus o Ano Novo!!

PREFEITO RECEBE NOTAS TÉCNICAS DE ENTIDA-DES EM APOIO À PONTE DE GUARATUBA

O prefeito Roberto Justus participou na quarta-fei-ra (20) do ato de entrega e apresentação das notas técnicas em apoio às obras previstas no Litoral do Paraná, no salão nobre do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, em Curitiba.

As duas notas técnicas foram feitas pelo IEP, Movimento Pró-Paraná e entidades participantes do Grupo G10. Os documentos registrados em cartório já foram entregues ao governador do Estado do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior e ao procurador-geral de Justiça, Dr. Gilberto Giacoia, representando o Ministério Público do Paraná. O apoio das entidades refere-se ao início das obras da recuperação da Orla de Matinhos e ao projeto da Ponte de Guaratuba.

Segundo o prefeito Roberto Justus, a ponte sobre a baía de Guaratuba é a solução para muitos proble-mas do Litoral, sendo a união do mercado consumi-dor, atraindo grandes investimentos e, até mesmo, na travessia de mão de obra, gerando emprego, renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

Nelson Justus

O Deputado Estadual Nelson Justus, representan-te do Litoral na Assembleia e também presenrepresentan-te no evento, disse que a engorda da orla de Matinhos e a obra da ponte sobre a baía Guaratuba são vitais para o desenvolvimento do Litoral.

PROFISSIONAIS DA SAÚDE COMEÇARAM A SER VACINADOS

Laurinda Todt, a primeira a receber a vacina.

Iniciada a vacinação contra a Covid-19 em Guara-tuba na terça-feira (19). A primeira vacinada na cidade foi a auxiliar de enfermagem Laurinda Todt, mais conhecida como a “colega Nina”, 74 anos, servidora pública desde 1992. Lotada no Pronto Socorro, atual-mente em “home office” com atividade na Central de Material de Esterilização (CME), a servidora já passou por vários setores da saúde no PS e na área rural e, apesar dos 74 anos, se mostra disposta a continuar trabalhando. Ela é a pessoa mais idosa do município em atividade na saúde.

COVID-19

GOVERNO COMEÇA A DISTRIBUIR

VACINAS NO INTERIOR DO PARANÁ

Menos de 48 horas depois de desembarca-rem no Aeroporto Inter-nacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, as doses da vacina contra a Covid-19 chegaram aos 399 mu-nicípios. Dessa maneira, o Governo do Estado,

responsável pela logística de distribuição, alcançou 100% do Paraná.

Segundo o balanço da Secretaria de Estado da Saúde, todas as prefeituras retiraram as suas doses nas Regionais de Saúde.As 132.540 doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório chinês Si-novac em parceria com o Instituto Butantan, foram entregues às Regionais de Saúde e na quarta-feira (20) a maioria dos municípios já começou a aplicar

os imunizantes nos grupos prioritários: profissionais da saúde, idosos asilados e seus cuidadores, pessoas com deficiência severa e indígenas.

O outro lote dessa mesma vacina será encaminha-do após três semanas, que é o intervalo de aplicação. O armazenamento está sendo feito no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança. O Paraná recebeu do Minis-tério da Saúde 265.600 doses.

(4)

Trump e Bolsonaro.

Tentando embutir na cabeça dos brasileiros que aquilo que vem ocor-rendo nos Estados Unidos, se compara a presente situação nacional, exigindo providências para que o Presidente da República seja alcançado por um processo de impeachment, capaz de impedir que o mesmo cumpra seu mandato até 2022.

A situação absurda chegou a tal ponto que o condenado José Dirceu, reprovado em duas instâncias, ocupou espaços da imprensa aconselhando os brasileiros a não esperar até as próximas eleições, derrubando o Presidente o mais breve possível.

Vindo de quem vem fica claro que o conselho de um derrotista condenado atinge os interesses de uma esquerda que vem se alimentando de um país em pandemia para espalhar suas maldades contra Jair Bolsonaro, no sentido de transformá-lo em um verdadeiro mons-tro que precisa ser abatido a qualquer custo.

Com base em comparações absur-das em relação aquilo que ocorreu e que ocorre na atualidade norte-americana, a esquerda abusa da ignorância de uns e outros para espalhar tais maldades, aproveitando, inclusive, o temor do Congresso Nacional, aonde vem proli-ferando cada vez mais o time do contra.

Capitólio e o Congresso Nacional

Os recentes acontecimentos no Capitólio, quando invasores no estilo petiscado passado invadiam prédios pú-blicos, inclusive com gente sentada com os pés em cima da mesa de deputados e gabinete invadido, objetivo de causar temor por estes lados, faz uns e outros perderem o sono como se aquelas

la-mentáveis cenas estivessem a ponto de ocorrer no Brasil para jogar a imagem de Bol-sonaro contra os deputados. Sem uma comparação capaz de ser aceita por aqueles que não se iludem com as bravatas esquerdistas, segue o rodo daqueles inconformados e der-rotados de 2018, que buscam a todo custo uma volta ao poder daqueles cuja quadrilha foi desmontada com a prisão do seu chefe Luiz Inácio da Silva, o Lula.

Aliás, sobre este dito cujo, alerte-se aos brasileiros em geral quanto a uma salgada conta que estamos passando, graças a absurdos tais que uma reforma política precisa corrigir com urgência.

Imagens como estas poucas apareceram na imprensa, onde a es-querda domina, mas mostram a verdade de uma conta salgada que pagamos, inclusive garantindo seguranças que vigiam o feliz casal em sua lua de mel no exterior.

Com tais absurdas imagens escon-didas do grande público, a imprensa esquerdista que hoje domina os prin-cipais veículos de comunicação do país, muda o rumo das notícias para a necessidade dos brasileiros de derru-barem o seu Presidente da República, legitimamente eleito, com fantasiosas situações que buscam comparar Brasil e Estados Unidos.

Vamos nos manter alertas porque os derrotados de esquerda querem mais do nunca ver o Brasil pegar fogo para atingirem seus objetivos.

Transformar o Brasil numa República das Bananas para abrir caminho a um pai sonde o socialismo insiste por todos os meios viver disfarçado, nem pensar.

PUBLICAÇÃO LEGAL

SÚMULA DE RENOVAÇÃO DE LICENÇA DE OPERAÇÃO

A MADUFER FERRO E AÇOS LTDA, CNPJ 73.494.395/0001-08 torna pú-blico que requereu ao Instituto Água e Terra - IAT , a Renovação da Licença de Operação para Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente, instalada na Rodovia da Uva, nº 626 - Colombo Paraná.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

A EMPRESA FUEL AMBIENTAL LTDA, CNPJ 15.716.878/0001-03, TORNA PÚBLICO QUE IRÁ REQUERER AO IAT A LICENÇA PRÉVIA PARA ES-TAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUEN-TES, A SER IMPLANTADA NA RUA JOÃO VITORINO, 57, BAIRRO MAUÁ, COLOMBO/PARANÁ.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA PRÉVIA

KLABIN S.A. Torna público que recebeu do IAP - Instituto Ambiental do Paraná, a Licença Prévia nº 43.298 válida até 23/11/2024 para Extração de Cascalho, instalada na localidade denominada COA3 – Município de Tibagi/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA AMBIENTAL

SIMPLIFICADA

KLABIN S.A. Torna público que re-cebeu do IAP - Instituto Ambiental do Paraná, a Licença Ambiental Simplifi-cada nº 007350 válida até 02/10/2026 para Extração de Cascalho, instalada na localidade denominada Alto Rio do Limbo – Município de Manoel Ribas/PR.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

A ARAG DO BRASIL S.A. torna público que irá requerer à Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEM-MA/Pinhais a Licença de Instalação para a fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico não especificados ante-riormente, sito à Rua Tomazina, 106, cond. Portal da Serra, bairro Emiliano Perneta, município de Pinhais/PR.

SÚMULA DE RECEBIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

A Exklusiva Gráfica e Editora Ltda, CNPJ 75.962.480/0001-70 torna público que recebeu da Secretaria

Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Licença de Ope-ração, válida até 12/01/2023 para Impressão de jornais; Impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas; impressão de material para uso publicitário; Impressão de material para outros usos situada à Rua Saturnino Miranda, 766 - Santa Felicidade, Curitiba - Paraná.

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

A BR BRASIL INDÚSTRIA DE AE-ROSSÓIS E FERRAMENTAS LTDA, CNPJ

35.340.747/0001-73, torna público que requereu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba - SMMA a Licença de Operação, para fabricação e comércio de produtos químicos e ferramentaria situada à Rua João Ferreira Sobrinho, 184, Ci-dade Industrial, Curitiba – PR .

SÚMULA DE REQUERIMENTO DE RENOVAÇÃO LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO

MINERAÇÃO CAJUEL LTDA. Torna público que irá requerer ao IAT – Instituto Água e Terra, a Renovação da Licença Ambiental de Operação (LO), nº 28555, válida até 24/05/2021 para Extração de mármore e calcário implantada na Vila do Tigre na Zona Rural do município de Cerro Azul/PR.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

REPÓRTER CHIPA

COMPARAÇÃO

ALEP-PR

FRENTE PARLAMENTAR ELABORA AÇÕES PARA ENFRENTAR NOVA

MODELAGEM PROPOSTA PARA PEDÁGIO

As atuais concessões vão até novembro de 2021 e de acordo com a nova proposta, mantém-se a cobrança de taxa de outorga e se limita o desconto máximo que os concorrentes podem apresentar. No documento entregue à bancada federal do Congresso Nacional, o primeiro critério da licitação é o desconto nas tarifas. Esse desconto está fixado entre 15% a 17%, dependendo do lote. O estudo apresentado prevê a licitação de mais de 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais em seis lotes. Serão 42 praças de pedágio, 15 a mais das atualmente existentes. A previsão é de que sejam investidos R$ 42 bilhões de e que em 10 anos sejam duplicados mais de 1,8 mil quilômetros de vias.

SEJUF

SECRETARIA DA JUSTIÇA E CONSELHO DAS COMUNIDADES AUXILIAM NA VACINAÇÃO DA

POPULAÇÃO INDÍGENA

De acordo secretário da Justiça, Ney Leprevost, “estamos colocando à disposição todo o suporte da nossa estrutura, por meio dos nossos Escritórios Regionais, para assegurar o direito desses povos e comunidades tradicionais”.O Estado recebeu do Ministério da Saúde 265.600 doses nesta primeira etapa. Dessas, 22.720 reservadas para a população indígena (para as duas aplicações) e 242.880 para profissionais de saúde que atuam diretamente na pandemia, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores e pessoas com deficiência severa.

(5)

POR FORÇA DO DECRETO Nª 4230 DO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ, DESDE O ÚLTIMO DIA 16/03 OS LEILÕES ESTÃO ON LINE NO SITE: www.favaretoleiloes.com.br

CÂMARA MUNICIPAL DE CURITIBA

PRIORIDADES DA CIDADE

NO ENCONTRO DOS

VEREADORES COM PREFEITO

Presidente Tico Kusma, o vice Alexandre e o líder do governo Pier Pietruzzielo.

O prefeito Rafael Greca recebeu, na quinta--feira (21/1), em reunião no gabinete da Pre-feitura, o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma, acompanhado dos integrantes da mesa diretora do Legisla-tivo Municipal, o 1º vice-presidente, vereador Alexandre Leprevost e a 2ª secretária, verea-dora Professora Josete. Acompanharam Greca na reunião, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o vereador Pier Petruzziello e o secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur. Aos vereadores o prefeito destacou o processo de-mocrático que prevaleceu na eleição da mesa diretora daquela Casa e elencou prioridades da cidade que devem ser encaminhadas ao Legislativo. Greca também anunciou a per-manência do vereador Pier Petruzziello na liderança do governo na Câmara nesta nova legistatura.

LAPA

REUNIÃO DEFINE REABERTURA

TOTAL DO PARQUE DO MONGE

Prefeito Diego Ribas e Conselho Municipal do Turismo, Sérgio Vinicius.

Um encontro na sede da Prefeitura nesta

semana definiu detalhes para a reabertura

da área de responsabilidade do Governo

do Estado do Parque do Monge, ainda em

janeiro.

Participaram da reunião o Prefeito

Diego Ribas, o Secretário de

Desenvol-vimento Econômico Edevir Scroccaro, o

Diretor de Turismo Davi Cachimarque e os

representantes do Instituto Água e Terra

Rafael Andreguetto Diretor do Patrimônio

Natural, Letícia Salomão Gerente de Áreas

Protegidas e Rodrigo Neratika

Coordena-dor de Unidade de Conservação. Diego

deve definir, através de indicação, um

servidor de carreira do Município que será

o responsável pela gerência operacional

da unidade. A reabertura oficial do Parque

na área estadual acontece dia 29 ou 30 de

janeiro de 2021.

CENÁRIOS E ATOR PONTA-GROSSENSE É

DESTAQUE EM TELENOVELA DA RECORD

A MODA AGORA É TIRAR UMA FOTO

SENDO VACINADO CONTRA COVID-19

Esta é a sensação do momento no Brasil.

Tirar uma foto sendo vacinado contra o Coronavírus. E se possível até dar uma entrevista contando da sensação daquela picadinha milagrosa.

No momento em que autoridades de todo o país, mais os primeiros vacinados e agentes de saúde que aplicaram a vacina, você não poder deixar passar este momento histórico.

Ah, esteja de máscara.

Prevenir é melhor do que remediar.

DEPOIS DA PANDEMIA A MODA É

TRABALHAR EM HOME-OFFICE

A exemplo do que ocorre em todo o mundo, vai se tornando uma realidade compatível com o isolamento social causado pela pandemia do Coronavírus, trabalhar em casa na prática do chamado home office, que se tornou,

até para as próprias empresas, uma solução capaz de resolver os impasses causados pelas aglomerações.

Facilitando aqueles que praticam este forma de trabalho, se dizem sa-tisfeitos e, depois da vacinação podem optar por manter, em casa, este tipo de serviço.

É mais uma moda ditada pela pandemia e que se espalhou pelo mundo, evitando que ao sair às ruas a pessoa se sujeitar a uma contaminação com o Coronavírus.

IGOR RICKLI

O Brasil passou a conviver, desde a última terça feira (19), com mais um lançamento bíblico através telenovela, com o primeiro episódio de Gênesis.

A exemplo de outras produções da Record, que já se

consagraram pelo mundo, o novo lançamento coloca em destaque desta cidade. Desta vez, a telenovela projeta a Princesa dos Campos por conta, entre outros, do ator ponta-grossense, Igor Rickli, bastante conhecido na Globo, onde é um dos principais atores de Flor do Caribe, e que nesta obra da Record faz o papel de Lucifer, o anjo maldito.

Além do ator, a telenovela destaca cenários de Ponta Grossa, como Vila Velha, o Buraco do Padre, e Capão de Onça, locais turísticos que são destaque deste município paranaense.

Portanto, mais uma razão para acompanhar a telenovela Gênesis, que já vem ocupando um horário que concorre, justamente, com o Jornal Nacional.

Quem preferir o terrorismo de William Bonner e Renata Vasconcellos com o JN, tudo bem, mas se quiser entrar em um novo ritmo de vida neste ano, depois da vacinação do Coronavírus, ligue-se na Record.

(6)

6

Curitiba, 22 à 28 de Janeiro de 2021 • edição 1246 www.impactopr.com.br • impacto@impactopr.com.br

COLORIDA

VOCÊ PENSOU QUE JÁ TINHA VISTO TUDO?

Faz alguma ideia do que se trata esta fenda ver-melha em meio a uma área verde? Difícil adivinhar, mas isto é a representação

de uma vulva. Isso mesmo. Trata-se de uma “obra de arte”, segundo os entendidos neste tipo de visão que pode chocar os outros, mas que deslumbra os amantes da chamada "land art”, consagrada até pelo jornal inglês Daily Mail. Mas, qual o significado disso?

Que tal? Depois que artista de artes plásticas Juliana Notari apareceu neste início de ano, em ampla reportagem da revista Marie Claire, outros veículos de comunicação também passaram a se preocupar com o assunto. O título da matéria da-quela revista é “DIVA, UMA VULVA QUE INCOMODA MUITA GENTE”. O escracho completo, que choca a primeira vista e depois passa a ser entendido com as devidas explicações, motivam realmente, uma devida explicação.

Construída na área rural de Pernambuco, a obra está em terreno da Usina Santa Terezinha, mostrando nesta foto a obra da mesma, Juliana Notari, inspecio-nando o serviço daqueles que construíram a citada figura. São 33 metros de altura, 16 metros de largura

e 6 metros de profundidade, recoberto por concreto armado e resina, custando 11 meses de trabalho. Que tal? Uns e outros acham uma apelação pornográfica, mas para os entendidos em arte certamente a expli-cação é outra. Em tempo de pandemia, foi mais uma “atração” para distrair o público em geral. Em outros tempos, nem pensar em divulgar este assunto, por mais que os artistas explicassem.

A história se repete. No início do século pas-sado, um registro que hoje motiva recordação por conta de uma verdadeira “Guerra das Vacinas”, que assistimos em meio à pandemia do Covid-19. O mal deste século é outro. No inicio do século passado o problema começou com a varíola e outras doen-ças que sacudiram o Rio de Janeiro, motivando o governo Rodrigues Alves a nomear Oswaldo Cruz, que virou o astro principal deste filme que se repete agora com novos artistas e uma nova motivação. Um sinal de que o Brasil se repete, e nem sempre para o melhor.

A partir de novembro de 2019, a China, por re-gistro em Wuhan, que até hoje motiva a polêmica de que ali tenha se criado em laboratório um vírus mortal, o Coronavírus, o mundo passou a conviver com uma terrível situação. Em proporções maiores do que aquelas que foram registradas em 1904, a situação de hoje atingiu o mundo que assiste agora uma verdadeira guerra de países e laboratórios, em torno de vacinas que possam acabar com a citada pandemia. Atingindo principalmente a economia do mundo, a pandemia espalhou um clima de terror que ainda permanece, principalmente no Brasil, onde tornou combustível para uma intensa guerra politica.

Iniciada a vacinação no Brasil, aliviam-se em

parte das tensões criadas, principalmente no envol-vimento de uma disputa que o governador paulista João Doria colocou em prática contra o Presidente da República, sonhando um dia chegar ao Planalto. Nesta guerra em que os contaminados pelo Covid19 se transformaram em alvo de terrorismo diário que chega ao cúmulo de comparar o Brasil com países de menos proporções e situações diferentes de vida, mas que alimentam uma ação no sentido de derrubar Jair Messias Bolsonaro da Presidência, ou pelo menos evitar a sua reeleição em 2022. Uma situação lamentável em que se transformou a guerra da vacinação que nos levou a recordar o início do século passado.

Para compensar o tempo de pandemia, só mesmo consultando as redes sociais e se divertindo com as piadas que proliferam. Diariamente recebemos pelo celular ou no computador, dezenas de piadas, prin-cipalmente envolvendo os políticos. Mas há outras que vale a pena repicar para mostrar alguma coisa que faça rir, pois para chora neste tempo os motivos são tantos… Veja algumas das piadas que estão nas redes sociais e divertem.

(7)

FOZ DO IGUAÇU

CAMPO LARGO

PREFEITO MAURÍCIO

RIVABEM É EMPOSSADO

Na segunda-feira (18) em sessão solene reali-zada na Câmara de Vereadores, o Prefeito Mauricio Rivabem tomou posse. Após a leitura do juramento, em discurso, o atual prefeito, bastante emocionado, falou sobre a recente perda do então Prefeito Mar-celo Puppi, da necessidade de honrar sua memória, do compromisso que juntos assumiram e de seu amor por Campo Largo.

O prefeito ressaltou ainda os valores e a essência

que esta gestão irá seguir: compromisso, honra e serviço: “Assim, entendendo que o tempo não é de esmorecer, mas de firmar os passos na certeza de que há muito trabalho para fazer, seguiremos fortes para honrar o compromisso grandioso

que é trabalhar para o cidadão campo-larguen-se”, afirmou o Prefeito Mauricio Rivabem.

Confiante no apoio de todos os vereadores e de cada cidadão cam-po-larguense, o prefeito empossado Maurício Ri-vabem, agradeceu e con-clamou a todos para que, juntos, possam realizar uma excelente gestão.

Maurício Rivabem

NOVAS OBRAS DE ITAIPU COM O GOVER-NO ESTADUAL VÃO GERAR 570 EMPREGOS

DIRETOS

Os convênios firmados entre o governo de Paraná, o governo federal e a Itaipu Binacional para obras nos contornos de Guaíra e Cascavel e a revitalização da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, no Oeste do Estado, a maior parte com financia-mentos da margem brasileira da usina, vão gerar 570 empregos diretos e centenas de indiretos. As regras para o recrutamento da mão de obra deverão ser anunciadas em breve.

A assinatura desses convênios foi feita no final de 2020. A publicação saiu na semana passada no Diário Oficial do Estado (DOE). Os investimentos previstos são de R$ 193.576.403,50 nos municí-pios do Oeste nos próximos anos. No contorno de Guaíra serão aportados R$ 65.845.507,26; na ponte de Guaíra, outros R$ 26.171.923,85; e no contorno e acesso de Cascavel, o montante de R$ 101.558.972,39.

Esses três novos contratos estão dentro do pacote de R$ 2,4 bilhões de recursos destinados pela binacional em obras no Paraná e que já estão gerando, hoje, cerca de 2,5 mil empregos. Agora, incluindo as obras em Guaíra e Cascavel, a soma passa de 3 mil oportunidades de trabalho garantidas. Nos contornos serão 500 pessoas com carteira assinada e na revitalização da ponte, outras 70.

Joaquim Silva e Luna

“Itaipu não parou um só momento. Além de manter o foco na nossa atividade fim, que é gerar energia elétrica com eficiência, todos esses investimentos têm como objetivo possibilitar o bem-estar da nossa gente com oportunidades de empregos. Trabalho traz dignidade, comida na mesa e contas em dia”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

O pacote de obras da margem brasileira de Itaipu inclui desde construção de ciclovias e pistas de caminhadas até a execução de obras estruturantes, como a Ponte da Integração Bra-sil-Paraguai, a ampliação do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), a duplicação da BR-469 (a Rodovia das Cataratas), a ampliação da pista do

Aeroporto Internacional do Iguaçu, a revitalização da Estrada Boiadeira e novos contratos para a modernização do setor elétrico brasileiro.

De acordo com Silva e Luna, após a assinatu-ra dos convênios, os maiores compromissos de Itaipu são gerar recursos financeiros, a partir da política de austeridade da empresa, para efetuar os pagamentos dos contratos em dia; e acompa-nhar e fiscalizar os cronogramas físico e financeiro das obras para cumprir os prazos estabelecidos nos contratos e para que a execução das obras seja realizada de acordo com o planejado (es-pecificações técnicas e qualidade dos serviços).

ALEGRIA E VALORIZAÇÃO DO SUS

O prefeito Chico Brasileiro

O prefeito Chico Brasileiro destacou na quar-ta-feira, 20, a importância da valorização do SUS (Sistema Único de Saúde) e da ciência que, em tempo recorde, desenvolveu os imunizantes no combate ao coronavírus. "Quero expressar minha alegria por esse dia tão especial em que começa a vacinação em Foz do Iguaçu. Estou isolado em casa, me recuperando da covid 19, trabalhando de forma remota, mas não poderia deixar de ex-pressar como prefeito da cidade a alegria de estar vivendo esse momento", disse em vídeo postado nas redes sociais.

Chico Brasileiro reitera ainda que o momento é de esperança e de fé, mas também de continuar acreditando na ciência na construção de um futu-ro melhor para a sociedade. "Quefutu-ro parabenizar os governos estadual e federal, Fiocruz, Butan-tan, Itaipu, aos bravos servidores e servidoras da saúde que estiveram na linha de frente no enfrentamento à covid-19".

ENFERMEIRA DO HOSPITAL MUNICIPAL É PRIMEIRA VACINADA CONTRA COVID-19

A enfermeira Karin Aline Zilli, de 44 anos, que atua no Hospital Municipal Padre Germano Lauck na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 desde o início da pandemia é a primeira vacinada em Foz do Iguaçu.

(8)

OSIRES NADAL - “O PARANÁ TE ABRAÇA”

COLUNA DO ZIROCA - ESPORTES

SERÁ QUE VAI TER VACINA PARA

IMUNIZAR TODOS OS BRASILEIROS?

O terrorismo continua.

Embora a vacina contra o Coronavírus já esteja na praça, dizem que o estoque não será suficiente para atender a todos.

A partir da Globo, e outros que torcem contra o governo, daqui a pouco vai começar a faltar vacina para cumprir todos os esquemas de vacinação para atender a todos os brasileiros.

Já imaginaram a correria caso isto venha a acon-tecer?

PERGUNTAR NÃO OFENDE

A CORONAVAC

COMEÇOU COM O ANÚNCIO DE 90% DE EFICÁCIA, PASSOU PARA 78%, BAIXOU PARA 70%, E AGORA ESTÁ EM POUCO MAIS DE 50% DE EFICÁCIA CONFIRMADA. POVO QUER SABER SE ISTO É PES-QUISA DE EFICÁCIA OU SONDAGEM ELEITORAL DO DATAFOLHA?

ENTRE AQUELA TURMA QUE INVADIU O CAPI-TÓLIO EM WASHINGTON, VOCÊ ACHOU ALGUÉM PARECIDO COM ALGUM MANIFESTANTE DO MST CUJA EXPERIÊNCIA EM INVASÕES É DAS MAIS CO-NHECIDAS?

O CARNAVAL E A VOL-TA ÀS AULAS, DEPOIS DE INICIADA A VACINAÇÃO, JÁ TEM DATAS DEFINIDAS PARA TRANQUILIZAR BRA-SILEIROS?

JOSÉ DIRCEU TEM ALGUMA CHANCE DE SER CANDIDATO NAS ELEIÇÕES DE 2022 OU AINDA VAI DEPENDER DE UMA DECISÃO DO STF SOBRE ESTA REIVINDICAÇÃO DO PT?

O SER HUMANO ESTÁ REALMENTE EVOLUINDO OU REGREDINDO POR SUA PRÓPRIA CONTA A UM ESTADO QUE DESTRÓI O MUNDO POR UM COM-PORTAMENTO IRRESPONSÁVEL?

SERÁ QUE NESTE ANO, FINALMENTE, VAI SAIR A TÃO SONHADA PONTE LIGANDO GUARATUBA-MATINHOS, OU VAMOS FICAR APENAS EM PROJETO DE UM SO-NHO?

E AQUELE PROJETO DE MELHORIA NA PRAIA DE CAIOBÁ VAI FICAR APENAS NO PAPEL?

VOCÊ JÁ FEZ UMA AVALIAÇÃO DE QUANTO TEMPO PERMANECE DIÁRIAMENTE DE OLHO NO CELULAR OU NO COMPUTADOR?

ESTA CPI QUE ACENARAM COM A POSSIBILIDADE DE SER INSTALADA NO CONGRESSO NACIONAL TEM CHANCE DE VOLTAR NESTE ANO OU JÁ SEPULTARAM A MESMA DEFINITIVAMENTE?

SERGIO MORO QUE TEVE SUA IMAGEM POLÍTICA DESTROÇADA EM 2020, AINDA TEM CHANCE DE VOLTAR AQUELA FASE DE IDOLATRIA QUE O CON-SAGROU NO TEMPO DA LAVA JATO?

JOGOS DO BRASILEIRÃO 2020

32ª RODADA

SÁBADO, 23/01/2021

21H00 SÃO PAULO X CORITIBA

DOMINGO, 24/01/2021 16H00 CEARÁ X PALMEIRAS 16H00 ATHLETICO-PR X FLAMENGO 16H00 INTERNACIONAL X GRÊMIO 16H15 ATLÉTICO-GO X FORTALEZA 18H15 SPORT X BAHIA 18H15 SANTOS X GOIÁS 20H30 FLUMINENSE X BOTAFOGO 20H30 VASCO DA GAMA X ATLÉTICO-MG

SEGUNDA-FEIRA, 25/01/2021

20H00 CORINTHIANS X RED BULL BRAGAN-TINO

CURITIBA

EX-VEREADOR CRISTIANO

SANTOS DEIXA O HOSPITAL

PARANAGUÁ

PORTOS DO PARANÁ AMPLIA

PRAZO DE CONSULTA SOBRE

LEILÕES DE ARRENDAMENTO

A Portos do Paraná ampliou os prazos de consulta pública para os leilões de arrenda-mento das áreas PAR32 e PAR50, no Porto de Paranaguá. Agora, as contribuições podem ser feitas até as 23h59 do dia 4 de fevereiro para a área PAR 32 e, até as 23h59 do dia 5 de fevereiro, para a PAR50. Os certames devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2021, com investimentos totais esperados de cerca de R$ 367,65 milhões. Os leilões serão realizados pela autoridade por-tuária paranaense e os procedimentos prévios são realizados com apoio da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), vinculada ao Ministério da Infraestrutura. O prazo de arren-damento é de 10 anos, prorrogáveis a critério do poder concedente.

Após 62 dias in-ternado desde o dia 20 de novembro de 2020, diagnosticado com coronavírus, o ex-vereador de Curi-tiba, Cristiano Santos, deixou o Hospital Vita, na capital paranaense, na quinta-feira (21).Ele foi internado no dia 30 de novembro e sedado para utilização do ventilador mecânico pulmonar para preservar os desgastes dos músculos do sistema respiratório.No dia 10 de janeiro, ele recebeu alta da UTI restrita e foi levado para a UTI humanizada, onde teve acom-panhamento dos familiares. Ao todo, foram 62 dias de internamento, sendo 50 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Referências

Documentos relacionados

Foi realizada uma revista da literatura onde se procurou discutir parâmetros para indicações, melhor área doadora e técnicas cirúrgicas para remoção do enxerto de calota

As IMagens e o texto da Comunicação (com as legendas incluídas) devem ser enviadas por correio eletrônico. Comitê

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

esta espécie foi encontrada em borda de mata ciliar, savana graminosa, savana parque e área de transição mata ciliar e savana.. Observações: Esta espécie ocorre

Dessa forma, os níveis de pressão sonora equivalente dos gabinetes dos professores, para o período diurno, para a condição de medição – portas e janelas abertas e equipamentos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis