• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO PEDRO II SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO PEDRO II SECRETARIA DE ENSINO CONCURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

CONCURSO PARA PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

˜ 2007 ˜

PROVA ESCRITA DISCURSIVA

Antes de iniciar a prova, leia atentamente as seguintes instruções:

• Esta prova contém 10 (dez) questões e uma Dissertação. Verifique se este caderno de questões está completo.

• A prova terá a duração máxima de 05 (cinco) horas.

• Preencha as informações solicitadas no rodapé da folha, abaixo da linha pontilhada, único local autorizado para a identificação do candidato, sob pena de desclassificação, conforme previsto no Art. 13.6 do Edital nº 16/ 07.

• O candidato somente poderá retirar-se da sala onde se realiza a prova após decorridos 60 (sessenta) minutos do início da mesma.

• A interpretação dos enunciados faz parte da aferição de conhecimentos e da avaliação, não cabendo, portanto, esclarecimentos adicionais durante a realização da prova.

• Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) UTILIZAR-SE DE QUALQUER ARTIFÍCIO QUE O IDENTIFIQUE EM QUALQUER ESPAÇO FORA DO RODAPÉ DESTA PÁGINA;

b) usar, durante a realização da prova, máquina de calcular, rádios, gravadores, fones de ouvido, telefones celulares, pagers, equipamentos eletrônicos ou fontes de consulta/comunicação de qualquer espécie;

c) ausentar-se da sala sem assinar a lista de presença, diante do Fiscal.

• As respostas das questões discursivas deverão ser feitas necessariamente a grafite e a Dissertação deverá ser a caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

• Os três últimos candidatos, ao entregarem suas provas, permanecerão em sala como testemunhas do encerramento dos trabalhos a cargo do Fiscal de Sala.

• Entregue o caderno de questões completo ao Fiscal ao término da prova.

AGUARDE AUTORIZAÇÃO PARA COMEÇAR A RESPONDER ÀS QUESTÕES.

...

COLÉGIO PEDRO II

SECRETARIA DE ENSINO

Reservado para Avaliação 1º Examinador: ... 2º Examinador: ... 3º Examinador: ... 4º Examinador: ...

Reservado para a Coordenação

NOME: (letra de forma) ... ÁREA DE ATUAÇÃO/ CONHECIMENTO: DESENHO Nº DE INSCRIÇÃO: ... ASSINATURA: ...

(2)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

2 COLÉGIO PEDRO II

DIRETORIA GERAL

SECRETARIA DE ENSINO

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES DE 1º E 2º GRAUS

= 2007 =

PROVA ESCRITA DISCURSIVA DE DESENHO

PRIMEIRA PARTE - QUESTÕES DISCURSIVAS (70 pontos)

1ª QUESTÃO (Valor total: 3,0 pontos)

Dados os pontos M e A, representar o retângulo MNPQ, onde A é ponto médio de PQ e NP = 25mm.

Análise:

Número máximo de soluções: ___________ +

M

+ A

(3)

2ª QUESTÃO (Valor total: 7,0 pontos) Construir o triângulo MNO, onde MO + ON = 90mm e Ô = 60º. O lado MN é dado.

Análise:

Número máximo de soluções: ___________

(4)

3ª QUESTÃO (Valor total: 9,0 pontos) É chegada a época de festas de fim de ano e um engenheiro deseja criar um novo projeto de árvore de Natal flutuante. A estrutura é um cone reto incrustado em um prisma de base quadrada. Para ajudá-lo, pede-se cumprir as seguintes condições.

3.1. Completar a representação da estrutura sabendo que A ∈ CF e que AV é concorrente com CD no ponto J, tal que

VA VJ = k. k = 10 7 E F C D __ B A C B V F D E Figura de análise:

(5)

3.2. Representar o desenho isométrico da estrutura da árvore de Natal flutuante, utilizando as dimensões da construção no item 3.1.

(6)

Enunciado (utilizar letras tipo bastão maiúsculas):

Construção:

4ª QUESTÃO (Valor total: 5,0 pontos)

Elaborar uma atividade de homotetia onde PAGINAÇÃO, COMPLEXIDADE, CRIATIVIDADE e CONTEXTUALIZAÇÃO serão objeto de avaliação. O enunciado deve prever os dados gráficos.

(7)

5ª QUESTÃO (Valor total: 10,0 pontos) Construir o quadrado RSTU equivalente ao triângulo MNP do qual são dados o lado MP , o ponto Y e o vértice M. Sabe-se que Y é ponto médio de NP , F pertence a MY e Z pertence a MP .

Considerar também: M Zˆ F = 120º MY MF = NZ NF Justificativa: + M +Y M P

(8)

6ª QUESTÃO (Valor total: 8,0 pontos) Representar a épura do trapézio retângulo (A)(B)(C)(D) contido num plano paralelo à linha de terra. Sabe-se que as bases (A)(B) e (C)(D) são segmentos de perfil e que (B)(C) é a transversal de menor dimensão. Sabe-se, ainda, que a base (A)(B)=60mm está no 1º diedro e o traço horizontal da reta (m) que contém este segmento dista 30mm de (A).

Dados:

(A) [30; 10; 20] (C) [-50; ?; ?]

(D) pertence ao plano (π).

(9)

7ª QUESTÃO (Valor total: 8,0 pontos) Representar as projeções do tetraedro regular (A)(B)(C)(D), contido no 1º diedro. A face (A)(B)(D) está apoiada no plano de topo (ββββ) e são conhecidas as coordenadas do vértice (D) e do ponto (O), centro da face de apoio.

(O) [-30; 40; 25] (D) [-10; 30; 40]

(10)

8ª QUESTÃO (Valor total: 8,0 pontos) Representar a épura do cone reto apoiado em (ππππ’) e a seção produzida no sólido pelo plano (αααα), dados os traços do plano, o centro da base (O) e a geratriz (g). Em seguida, determinar a verdadeira grandeza da seção e classificar a curva obtida.

Nome da curva: _______________________ g' g O’ O απ’ απ

(11)

9ª QUESTÃO (Valor total: 7,0 pontos) Representar o desenho isométrico da peça dada por suas vistas ortográficas principais. Valem as cotas em mm. 1 0 10 1 5 2 0 5 10 10 15 20 10 20 10 20

(12)

10ª QUESTÃO (Valor total: 5,0 pontos) Completar a perspectiva da pirâmide reta de base ABCD dada, com altura igual a 85mm. O centro desta base pertence à linha do quadro. Em seguida, representar as sombras própria e projetada do conjunto de objetos. Considerar L como fonte de luz própria e L1 sua projeção no plano do

geometral. D C B A LH F 2 F 1 L 1 L LH

(13)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

13

SEGUNDA PARTE - DISSERTAÇÃO (30 pontos)

Desenvolver o tema sorteado sob a forma de Dissertação. Utilizar, no mínimo, três e, no máximo, cinco páginas. Discorrer sobre os conteúdos relevantes ao tema, incluindo

a) definição b) conceitos c) propriedades d) aplicação.

Utilizar as folhas de rascunho, caso seja necessário, sem destacá-las do corpo da prova. Entretanto, para efeito de avaliação, o rascunho não será considerado.

TEMAS PARA DISSERTAÇÃO

1) Desenho Geométrico

Triângulo: Classificação, elementos, linhas e pontos notáveis. Propriedades. Construção (casos principais).

2) Desenho Geométrico

Tangência: Principais construções; tangência entre reta e círculo e entre círculos. 3) Desenho Geométrico

Concordância e suas aplicações; reta e arco e entre arcos; principais construções. 4) Desenho Geométrico

Polígonos inscritos e circunscritos; polígonos e figuras estreladas. Construção. 5) Desenho Geométrico.

Lugares Geométricos: definição, propriedades e aplicações. 6) Desenho Geométrico

Segmentos Proporcionais: construção da 3ª e da 4ª proporcional e da média geométrica. Definição e aplicação em equivalência de figuras planas.

7) Desenho Projetivo

Métodos Descritivos. Mudanças de planos de projeção, Rotação e Rebatimento. 8) Desenho Projetivo

Estudo da reta: Posições absolutas, traços e trajetória. 9) Desenho Projetivo

Poliedros regulares e não regulares. Sólidos de Revolução. Representação (projeção) dos Sólidos Geométricos

10) Desenho Projetivo

Seção Cônica. Origem das Curvas Cônicas. Definições. As curvas como L.G. Construção das Curvas Cônicas.

(14)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

14 _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(15)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

15 _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(16)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

16 _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(17)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

17 _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

(18)

COLÉGIO PEDRO II

CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSORES - 2007 PROVA ESCRITA DISCURSIVA – DESENHO

18 _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

a) Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde - SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros

a) critérios adotados (1º parágrafo). b) sala do trono (2º parágrafo). c) as duas mulheres (4º parágrafo). 08 - Todas as expressões preposicionadas retiradas do texto são regidas

O candidato somente poderá retirar-se da sala de aplicação da prova objetiva depois de transcorridos 60 (sessenta) minutos do seu início. O candidato não

a) Os diferentes tipos de cobertura vegetal podem oferecer maior ou menor proteção ao solo e, assim, conseqüentemente, interferindo na intensidade do processo

a) Trata-se da apresentação de um livro de autoajuda para motivar pessoas que se encontram na mesma situação que o escritor. c) Conscientizar as pessoas de empregar sua

A casa não é mais a mesma, a casa não é mais a casa, é um grande navio que vai singrando o tempo, que vai embarcando e desembarcando gente no porto de cada domingo: dentro em pouco

A casa não é mais a mesma, a casa não é mais a casa, é um grande navio que vai singrando o tempo, que vai embarcando e desembarcando gente no porto de cada domingo: dentro em pouco

a) DEN 1, DEN 2, DEN 3 e DEN 4. d) Nenhuma das alternativas anteriores. 27 - Os pontos estratégicos são usados como pesquisa no controle do vetor da dengue, onde os quais são locais