• Nenhum resultado encontrado

SINTRASEMA Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA. CNPJ /

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SINTRASEMA Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA. CNPJ /"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL RESOLUÇÃO SINTRASEMA nº 001/2017

A Diretoria do SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia – MA., cumprindo as deliberações da Assembleia Geral Extraordinária de 17/03/2017, com fundamento no artigo 50 do Estatuto do Sindicato, e com a finalidade de regulamentar as Eleições para a Diretoria e o Conselho Fiscal, quadriênio 2017 a 2021, cuja Votação e Apuração serão realizadas no dia 21/05/2017

Emite o REGIMENTO ELEITORAL a seguir:

I DA ORGANIZAÇÃO E DA CONDUÇÃO DO PROCESSO ELEITORAL Art. 1º - O processo eleitoral será organizado e conduzido pela COMISSÃO ELEITORAL, composta de cinco (05) membros, escolhidos pela Assembleia Geral, que entre si definem Presidente (a), Vice-Presidente (a) e Secretário (a), e instalada no prazo de 17/03/2017. Art. 2º - É da competência da COMISSÃO ELEITORAL:

a) a convocação das Eleições, juntamente com a Diretoria, através de Edital, até 10/04/2017;

b) a deliberação e a publicação de todo e qualquer ato relativo às eleições;

c) o recebimento e protocolo do registro de chapa;

d) o recolhimento e a deliberação sobre denúncias, reclamações, requerimentos, impugnação, recursos, respeitando-se os prazos estabelecidos;

e) o estabelecimento das Mesas Receptoras e da Junta Apuradora dos Votos;

f) a fiscalização de todo o processo eleitoral;

g) o anúncio dos resultados da Apuração dos Votos e a chapa eleita; h) a posse da chapa eleita.

(2)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL § 1º - Compõem a Comissão Eleitoral sócios (as) estáveis com no mínimo seis meses (6) de filiação ininterrupta, no prazo da data da votação, que não tenham sofrido sanções sindicais, funcionais ou judiciais.

§ 2º - Não poderão compor a Comissão Eleitoral membros que tenham relações de parentesco até segundo grau, com qualquer Candidato(a). § 3º - A Comissão Eleitoral deliberará, por maioria simples, com quórum mínimo de três (03) de seus membros, sendo que o (a) Presidente (a) só votará em caso de empate, e registrará em ata as deliberações, que serão publicadas.

§ 4º - As deliberações da Comissão eleitoral serão publicadas através de Resoluções numeradas, assinadas pelo (a) Presidente (a), Vice-Presidente e Secretário (a).

Art. 3º - Para o bom andamento do processo eleitoral, a Diretoria do SINTRASEMA disponibilizará local de funcionamento, arquivos, informações e documentos relativos quadro social, bem como os meios e os recursos materiais, financeiros e humanos necessários à Comissão Eleitoral.

II DO DIREITO DE VOTAR

Art. 4º - Tem direito a voto os servidores públicos municipais de Açailândia-MA, devidamente filiados(as) ao SINTRASEMA no mínimo a seis (06) meses, da data das eleições, em pleno gozo de seus direitos e cumprimento de seus deveres sindicais.

Parágrafo Único: Para votar será exigida apresentação de documento

oficial de identificação com foto.

III – DO DIREITO DE CANDIDATURA

Art. 5º - Para candidaturas à Diretoria e ao Conselho Fiscal exigem-se: I – estabilidade comprovada, até a data do encerramento do pedido de registro de chapa;

(3)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL II – comprovação através de certidão de feitos criminais, da justiça estadual e justiça federal, obtidas via internet, acerca da inexistência de antecedentes criminais.

III – filiação ao Sindicato no mínimo a um ano, ininterrupto, na data final do pedido do registro de chapa, estando também em dias com suas contribuições sindicais;

IV – pleno gozo de direito e cumprimento de deveres sindicais, nos termos do art. 52 do Estatuto do SINTRASEMA.

Parágrafo Único: As comprovações exigidas nos Incisos III e IV serão

averiguadas pela Comissão Eleitoral junto à Secretaria Geral do SINTRASEMA, que emitirá atestado.

IV – DA COMPOSIÇÃO E DO REGISTRO DE CHAPA

Art. 6º - A eleição para a Diretoria compreenderá o preenchimento de cargos e funções nas pastas relacionadas no artigo 29 do Estatuto do SINTRASEMA, ou sejam:

a) Presidência; b) Secretaria Geral;

c) Secretaria de Administração, Patrimônio, Finanças, Assuntos Jurídicos e Institucionais;

d) Secretaria de Formação, Organização e Política Sindical; e) Secretaria de Comunicação, Cultura, Esporte e Lazer

f) Secretaria de Politicas Sociais, num total de dezesseis (16) vagas. Art. 7º - A eleição ao Conselho Fiscal compreende o preenchimento de três cargos titulares e outros três cargos suplentes, totalizando seis (06) vagas.

Art. 8º - Para o registro perante a Comissão Eleitoral, a chapa deverá conter candidaturas às vinte e duas (22) vagas, considerando a Diretoria e o Conselho Fiscal.

Parágrafo Único: É vedada a candidatura em mais de uma chapa, ou

para cargo isolado.

Art. 9º O prazo para registro de chapa será de 12 a 17/04/2017, no horário de expediente do Sindicato.

(4)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL Art. 10 - O requerimento de registro de chapa, assinado pelo (a) candidato (a) a Presidente (a), será destinado à Comissão Eleitoral, instruído com:

I- Denominação da Chapa;

II- Relação nominal das candidaturas e respectivos cargos;

III- Cópias das cédulas de identidades e o CPF de todos /as candidatos/as;

IV- Comprovações a que se referem os Incisos I à IV do artigo 5º deste Regimento.

V- A comissão deverá elaborar um formulário de inscrição para composição das chapas, com todos os cargos da Diretoria do SINTRASEMA;

§ 1º O requerimento indicará o (a) representante da chapa junto à Comissão Eleitoral, conforme Parágrafo Único do artigo 1º do presente Regimento.

§ 2º. O requerimento de registro de chapa, bem como todos expedientes e correspondências destinadas à Comissão Eleitoral, serão devidamente protocoladas, respondendo-se em tempo hábil, e nos prazos aqui referidos.

§ 3º. Verificando-se irregularidade ou não-cumprimento das disposições regimentais, a Comissão Eleitoral notificará a chapa, que terá dois (02) dias úteis, sendo prazo final dia 20/04/2017, para sanar a pendencia, sob pena de nulidade de registro.

§ 4º. No prazo de três (03) dias úteis, do encaminhamento do prazo de registro de chapa, a Comissão Eleitoral publicará relação nominal de chapas/s inscrita/s, numerando-a(s) a partir de um (01), obedecendo-se a ordem do pedido de registro, e comunicará aos órgãos aos quais estão lotados (as) os (as) candidatos (as).

V – DO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATURA

Art. 11 – O prazo do pedido de impugnação de candidatura é de até três (03) dias úteis, contando da data da publicação da relação nominal da(s) chapa(s) registrada(s), conforme Art. 10,§ 4º, deste Regimento Eleitoral.

(5)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL § 1º O pedido de impugnação somente poderá versar sobre causa de inelegibilidade, segundo o disposto neste Regimento Eleitoral e no Estatuto do SINTRASEMA, através de requerimento fundamentado, qualquer candidato(s) ou associado (s), no pleno gozo de seus direitos sindicais, dirigindo à Comissão Eleitoral, que dará protocolo.

§ 2º Notificado (a) o (a) impugnado (a), terá até dois (02) dias uteis para apresentar sua defesa, sendo que a Comissão Eleitoral decidirá em até três (03) dias uteis, dando publicidade e notificando a chapa que sofrer o pedido de impugnação.

§ 3º Decidida a impugnação, a chapa terá até o dia 05/05/2017 para sanar eventual irregularidade e/ou promover a substituição de membro impugnado, se for o caso, sendo o mesmo prazo para o caso de renúncia ao registro.

VI – DO VOTO DIRETO E SECRETO E DA CÉDULA ELEITORAL Art. 12 - Nos termos do artigo 49 do Estatuto do SINTRASEMA, as Eleições serão realizadas quadrienalmente, pelo voto direto e secreto, sendo seu sigilo assegurado pela adoção das seguintes providências. a) Uso da cédula única contendo toda (s) a (s) chapa (s) inscrita(s); b) Verificação da autenticidade da cédula única, através das rubricas e

confirmação da mesa coletora, e fiscalização da(s) chapa(s);

c) Isolamento do (a) eleitor (a) em cabine indevassável para o ato de votar;

d) Emprego de urna que assegure a inviolabilidade do voto.

§ 1º No prazo de dez (10) dias antes do inicio da votação, a comissão Eleitoral publicará, e a Diretoria do SINDICATO entregará a cada Chapa registrada, uma única vez, a relação do quadro social de aptos à votar. § 2º O (a) sócio (a) que não constar o nome na lista de votação terá um prazo de 02 (dois) dias para comprovar a sua filiação e demais requisitos pra participação do processo eleitoral, junto a Comissão Eleitoral.

(6)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL VII – DAS MESAS COLETORAS DE VOTOS

Art. 13 - A Quantidade de Mesas Coletoras de Votos e respectivas Folhas de Votação, será determinada no Edital de Convocação.

Art. 14 - Cada Mesa Coletora será conduzida por um(a) Presidente(a) e dois/duas (02) Mesários(as), escolhidos(as) pela Comissão Eleitoral, dentre o quadro social eleitor.

Art. 15 - Não poderão compor as Mesas Coletoras de Votos:

a) Candidato(as), ascendentes, descendentes, cônjuge e parentes até segundo grau;

b) Membros da Comissão Eleitoral;

c) Membros da Diretoria do SINTRASEMA.

Art. 16 - As Mesas Coletoras deverão ser constituídas, no máximo até cinco (05) dias, antes do início da votação, recebendo o material de coleta de votos, contra-recibo, até a véspera das eleições admitindo-se pedido de impugnação no prazo de 24 (vinte e quatro) horas da publicação, e de 02 (dias) para decisão da Comissão Eleitoral.

Parágrafo Único: Não comparecendo na votação o(a) Presidente(a)

da Mesa Coletora, será substituído(a) por um(a) Mesário(a), e a Mesa reconstituída dentre sócio(a)(s) presente na votação, indicado(a) pela comissão eleitoral, observado para tal designação os impedimentos contidos no art. 15.

VIII DA COLETA DE VOTOS

Art. 17 - As Mesas Coletoras cuidarão para que só permaneçam nos locais de votação, a fiscalização credenciada e o quadro social votante.

Paragrafo Único: Para o bom andamento dos trabalhos de coleta de

votos, membros da Comissão Eleitoral e da Diretoria do SINTRASEMA contribuirão para que suas eventuais presenças nos locais de votação sejam breves e limitadas à Mesa Coletora.

Art. 18 - A Mesa Coletora de votos só poderá dar início aos seus trabalhos, no horário e nas condições do Edital de Convocação das Eleições, após conferência pública do material de coleta de votos

(7)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL disponibilizado pela Comissão Eleitoral, presente a fiscalização credenciada para representação de cada chapa concorrente.

Art. 19 - Iniciada a votação, cada eleitor(a), pela ordem de apresentação à Mesa, conforme senha antecipadamente entregue, devidamente identificado(a), assinará a Folha de Votação, receberá a cédula única rubricada pela Mesa, dirigindo-se a cabine de votação, e após assinalar seu voto, dobrará a cédula, mostrando-a à Mesa, em seguida depositando-a na urna, as cédulas sem a respectiva rubrica da Mesa não serão computadas, sendo considerado voto nulo.

IX DA FISCALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Art. 20 - O trabalho das Mesas Coletoras de Votos e da Junta Apuradora de votos poderão ser acompanhados pela(s) chapa(s), que designarão à Comissão Eleitoral, para credenciamento, atendendo dispositivos do Edital de Convocação das Eleições, os(as) Fiscais, dentre o quadro social e eleitor, na quantidade de três (03) por Mesa Coletora e para a Junta Apuradora.

IX – DA APURAÇÃO DOS VOTOS

Art. 21 – Os votos coletados pelas Mesas serão conferidos por uma Junta Apuradora, constituída de cinco (05) sócios (as), no mesmo prazo de constituição das Mesas Coletoras, previamente escolhidas e dada publicidade pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo Único: A Junta Apuradora escolherá entre si Presidente e

Secretário(a).

Art. 22 – A Comissão Eleitoral e a Diretoria do SINTRASEMA cuidarão de garantir local adequado para a recepção e a apuração dos votos, e bom andamento dos trabalhos da Junta Apuradora, não permitido permanência de outras pessoas, que não sejam fiscais credenciados(as).

Parágrafo Único: Os trabalhos da apuração dos votos iniciarão tão logo

encerre o horário da votação, conforme o edital de Convocação das Eleições.

(8)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL Art. 23 – No caso de empate na apuração dos votos, a chapa vencedora será a do(a) candidato(a) a Presidente(a), em favor do de maior idade, por aplicação analógica da legislação eleitoral e federal em vigor.

Parágrafo Único: Persistindo ainda o empate, realizar-se-ão novas

eleições, no domingo subsequente, limitadas às chapas em questão. X – DO QUÓRUM ELEITORAL

Art. 24 – As eleições para a Diretoria e o Conselho Fiscal do SINTRASEMA, 2017/2021 só terão validade com o comparecimento às urnas de metade mais um do quadro social apto a votar, e deste, metade mais um dos votos válidos.

Parágrafo Único: Na falta de quórum a que se refere o caput a Comissão

eleitoral convocará uma nova eleição em segunda convocação, com qualquer quórum.

XI – DOS RECURSOS À VOTAÇÃO, APURAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 25 – Os recursos à votação, apuração e proclamação dos resultados das eleições deverão ser impetrados no prazo máximo de vinte e quatro (24) horas aos eventos, devidamente fundamentados à Comissão Eleitoral, que terá outras vinte quatro (24) horas para responder, sendo que também podem ser interpostos os mesmos, durante a votação, perante as Mesas Receptoras.

XII – DA POSSE DA CHAPA ELEITA

Art. 26 – A Posse da Diretoria e do Conselho Fiscal SINTRASEMA 2017/2021 se dará dia 12/06/2017, conduzida pela Comissão Eleitoral.

Parágrafo Único: A Posse da Diretoria e do Conselho Fiscal SINTRASEMA

2017/2021 será o último ato oficial da Comissão Eleitoral, dele dando a lavratura de Ata e entrega de toda documentação e arquivos referente às

(9)

SINTRASEMA – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Açailândia/ - MA.

CNPJ 69.436.236/0001-71

COMISSÃO ELEITORAL Eleições, para os devidos fins de arquivamento posterior perante a Secretaria Geral da entidade.

XIII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 27 – As questões omissas a este Regimento Eleitoral serão resolvidas pela Comissão Eleitoral, podendo valer-se de toda a Legislação Municipal e/ou Federal aplicável à espécie, observando-se a Norma Estatutária da Entidade, jurisprudência, dos costumes, princípios gerais do Direito Brasileiro, na forma do Art. 4º, da Lei de Introdução ao Código Civil.

Art. 28 – Este Regimento Eleitoral entra em vigor na data de sua publicação, em quadros de avisos do SINTRASEMA, sede da Prefeitura Municipal de Açailândia, das Secretarias Municipais e da Câmara Municipal de Açailândia.

Açailândia – MA, 05 de abril de 2017 (Aguardando aprovação em Plenária do SINDICATO) Diretoria Executiva do SINTRASEMA.

Maria da Paz Viana Soares Reina Dalva Nunes Campos Presidente Secretária Geral

Josivan Campos de Oliveira

Secretário de Administração, Patrimônio, Finanças, Assuntos Jurídicos e Institucionais

Comissão Eleitoral:

Antonio Jose da Silva Nascimento Antonio Luis Sousa Lima

Presidente Vice-Presidente Maria das Neves Barbosa da Silva

Secretária Membros:

Edilene Brandão de Oliveira Silva Iraneuma Ferreira Catingueiro

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

There a case in Brazil, in an appeal judged by the 36ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (São Paulo’s Civil Tribunal, 36th Chamber), recognized

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários