• Nenhum resultado encontrado

Eixo Temático: As práticas e as aprendizagens interdisciplinares;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eixo Temático: As práticas e as aprendizagens interdisciplinares;"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 Universidade Federal de Pelotas – Bolsista PIBID Anos Iniciais Pedagogia – alziramarqs@gmail.com 2 Universidade Federal de Pelotas – Bolsista PIBID Anos Iniciais Pedagogia – fmmaragato@gmail.com 3 Universidade Federal de Pelotas – Bolsista PIBID Anos Iniciais Matemática – samaklug@hotmail.com 4 Universidade Federal de Pelotas – Bolsista PIBID Anos Iniciais Pedagogia – beatrizliliapereira.g@gmail.com 5Universidade Federal de Pelotas – Bolsista PIBID Anos Iniciais Matemática – patriciaguterres09@hotmail.com 6Universidade Federal de Pelotas – Coordenadora PIBID Anos Iniciais Pedagogia, Orientadora – mirelameira@gmail.com

Comunicação Oral

Eixo Temático: As práticas e as aprendizagens interdisciplinares;

MOVIMENTOS, TRANSFORMAÇÕES, POSSIBILIDADES: Interações e Aprendizagens entre Pibidianos, Escola e

Comunidade em Pelotas/RS

*ALZIRA ARGOU MARQUES1,

ELESSANDRA MORAES MAGALHÃES2,

ELISAMA PRIEBE KLUG3, LILIA PEREIRA MEIATTO4, PATRÍCIA GUTERRES BORGES5, MIRELA RIBEIRO MEIRA6.

RESUMO: Esse artigo relata experiências interdisciplinares realizadas durante o ano de 2015 por bolsistas do PIBID Anos Iniciais, Subprojetos Pedagogia, Dança, Educação Física e Matemática, todos os alunos das respectivas licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. O PIBID organiza-se em um eixo de formação específica em cada área e outro de caráter interdisciplinar, em seis escolas municipais de Ensino Fundamental da rede pública municipal de Pelotas, RS. O PIBID subprojeto Pedagogia conta com 03 coordenadores, 45 bolsistas e 11 supervisores das escolas envolvidas. As ações aqui relatadas pertencem a um projeto interdisciplinar realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas, localizada na periferia da cidade, de baixo IDEB. Lá atuam bolsistas da área de Matemática (02), Educação Física (04), Pedagogia (10) e Dança (02), além de duas supervisoras e um coordenador de área. Primeiramente realizou-se um

(2)

levantamento diagnóstico em 2014, que subsidiou um Projeto Interdisciplinar denominado “Movimentos, Transformações e Possibilidades na Escola”. Para sua realização, tomou-se os temas elencados como problemáticos ou carentes de intervenção, como: o lixo em frente da escola; o local pouco seguro nas imediações; a baixa frequência dos pais/familiares na escola; a necessidade de revisão, inovação ou incremento dos processos pedagógicos ; o desrespeito e violência nas relações interpessoais. Tais indicadores foram agrupados em torno dos eixos: Revitalizando Espaços, Revitalizando Relações e Direitos Humanos e Revitalizando Saberes, cada qual desdobrado em ações visando o desenvolvimento ético-estético, pedagógico, artístico e político. Esse relato partiu do grupo encarregado de problematizar o descarte do lixo, sua reciclagem e reproposição estética e os cuidados com o meio ambiente e a saúde. Aqui são expostas algumas dessas ações- organizadas por afinidades temáticas e realizadas de forma coletiva e solidária- e suas contribuições para a formação dos envolvidos. Operacionalizadas a partir dos dados da investigação diagnóstica, dialogam com a comunidade escolar em reuniões e eventos, e vão da mobilização comunitária - através da criação de grupos de discussão, intervenção ou artísticos- a discussões e aprofundamento de temas através de leituras, documentários, artigos etc., além de intervenções em sala de aula, oficinas diversas, apoio à aprendizagem, atividades artísticas com alunos, pais, avós, professores, funcionários etc. Após sua realização, as ações serão avaliadas em seminários e reuniões. Espera-se que o trabalho realizado durante as atividades desvele o quanto é importante à participação de todos em nossas aprendizagens, nas dos alunos/ professores e comunidade, além da compreensão de que a inserção na escola influi positivamente, qualificando não só nossa formação de futuros professores, mas a escola e a comunidade como um todo. Atualmente, estamos organizando um projeto de revitalização dos espaços internos e externos e de intervenções objetivando a qualificação das práticas de sala de aula. Nosso desejo é organizar um local de lazer em frente à escola, construindo uma praça, reaproveitando tudo o que for possível do local, plantando árvores de frutas e flores, para mostrar que a natureza é muito mais bela que o lixo, e que o trabalho coletivo é potente.

PALAVRAS-CHAVE: Formação de Professores. Iniciação à docência. Interdisciplinaridade. Qualificação da formação

INTRODUÇÃO

A Lei Nº 12.796/13 altera a Lei no 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Assinala que a formação de docentes para atuar na educação básica far-se-á em nível superior, em curso de licenciatura de graduação plena, recebendo incentivos mediante programas institucionais de bolsas de iniciação à docência. O PIBID é um destes programas, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), objetivando fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de professores para melhorar a educação básica pública brasileira.

Para a concretização desta formação, na UFPEL, o PIBID Anos Iniciais, subdividido em vários subprojetos, desenvolve ações disciplinares, relativas aos campos específicos do conhecimento- Pedagogia, Dança, Matemática, Música e Educação Física-, e ações interdisciplinares, estas nas escolas. O PIBID Pedagogia Anos Iniciais atua em seis escolas municipais da rede pública de Pelotas, RS.

(3)

Em nossa escola, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Núcleo Habitacional Getúlio Vargas1, dos encontros interdisciplinares participam as áreas de Dança e Matemática com 02 bolsistas, Educação Física com 04 e Pedagogia com 10 alunos, além de dois supervisores, professores da escola, e uma coordenação da área da Pedagogia.

O início da atuação do PIBID deu-se através da realização de um levantamento diagnóstico, no segundo semestre do ano de 2014, visando compreender e conhecer a realidade em que iríamos atuar, para planejar e avaliar adequadamente o trabalho, modificando práticas, fertilizadas pela reflexão teórico-crítica.

Para Vasconcellos (2000, p.190), diagnosticar implica em “[...] ir além da percepção imediata, da mera opinião (...) ou descrição, e problematizar a realidade, procurar apreender suas contradições, seu movimento interno”.

O diagnóstico foi realizado pela equipe interdisciplinar, que se dividiu em grupos a partir de quatro eixos: Caracterização da Estrutura Física, Caracterização Administrativo-Organizacional, Trabalho Pedagógico e Contexto histórico-social da escola. Nosso grupo encarregou-se do segundo eixo, coletando, através de questionários, informações sobre professores, funcionários e gestores da escola. A partir das respostas obtidas na finalização do diagnóstico, dois grandes temas gerais emergiram: o lixo e a ausência da comunidade na

escola. O diagnóstico constatou, com relação ao lixo acumulado no entorno da escola,

especialmente em frente dela, o incômodo que este causava à comunidade, demandando ações imediatas para tentar sanar este problema.

2. METODOLOGIA

Nossa primeira ação desenvolvida esse ano, então, objetivou problematizar a necessidade de realização do descarte do lixo em lugares adequados, sua reciclagem e o cuidado com o meio ambiente, levantando novos pontos de vista e novas posturas diante dos dilemas a ele relacionados. Para tanto, era preciso educar para conservar o ambiente saudável, modificando as relações com ele (BRASIL, 2013).

Nossa ação imediata era a criação de um Projeto Interdisciplinar que viabilizasse a consecução das ações problematizadas no diagnóstico. A primeira ação interdisciplinar desse projeto foi pensada na forma de uma passeata pelas ruas próximas à escola. Objetivava chamar a atenção da comunidade para a importância da limpeza do local e sua manutenção, alertar para os perigos e implicações da colocação do lixo em campo aberto, mobilizar alunos e professores para que trabalhassem o tema em sala de aula e por extensão com a comunidade.

Partimos então para o aprofundamento do tema através de leituras, assistência a documentários2, discussões de artigos e dissertações sobre o tema3 em relação direta com os problemas apontados no diagnóstico, para que orientassem o projeto.

Após, divididos em grupos, cada qual se responsabilizou por uma ação. Foram criadas oficinas de confecções de roupas, cartazes, adereços e roupas, todos relativos ao tema “O Luxo no Lixo”, baseado na obra de Augusto de Campos, poeta brasileiro.

1 Localizada em bairro de mesmo nome, fundada em 1991, atende 31 turmas, da pré-escola ao quinto ano, e funciona nos turnos da manhã e da tarde.

2 Vik Muniz, O Lixo Extraordinário, 2009. Ilha das Flores, de Jorge Furtado, 1989. 3

(4)

Fig. 1.Fonte: FAWKES, Vinci. Augusto de Campos, Poesia Concreta em Carne e Osso. Almanaque

Literário. Disponível em: http:// http://mosqueteirasliterarias.comunidades.net

Os alunos, com os professores e bolsistas coletaram, da frente mesmo da escola, lixo “limpo”- caixas, embalagens de papel etc.- para serem utilizadas em um ensaio fotográfico (Fig.2), cujo resultado foi exposto em um cartaz mural para abertura da passeata (Fig.3). O grupo confeccionou roupas com material reciclável para este ensaio inspirado no trabalho do artista brasileiro Vik Muniz, que realiza seu trabalho com lixo. As fotos foram utilizadas na confecção de cartaz utilizado na passeata (Fig.3), numa demonstração de possibilidades criativas de reutilização.

Figura 2: Preparação para ensaio fotográfico. Acervo do Projeto, 2015.

(5)

O grupo encarregado da confecção de cartazes com frases de impacto criou uma oficina de cartazes, ministrado pela coordenadora de área (Fig. 4). Teve a participação de turmas do 4º ano, na ilustração dos cartazes com desenhos e materiais recicláveis. Foi pedido a eles que demonstrassem como é e como pensam que poderia ser um ambiente sustentável (Fig. 5).

Figura 4: Oficina de confecção de cartaz Acervo do Projeto, 2015.

Figura 5: cartaz da turma do 4ºano. Acervo do Projeto, 2015.

Depois de um mês de trabalho, a passeata (Fig.6) se realizou de forma surpreendente, culminando com uma ação teatral em frente à escola (Fig.7), e um breve discurso sobre a importância do que estava sendo tratado. Com duração aproximada de duas horas e meia, cerca de cem pessoas iniciaram o percurso por oito quadras em torno da escola. Durante o mesmo, outras foram se engajando, ficando com cerca de 150 no final.

(6)

Figura 6: Passeata. Acervo do Projeto, 2015. Figura 7: Encenação teatral. Acervo do Projeto, 2015.

Seguindo com a mesma temática, partimos então para novas e complementares ações, durante o mês de outubro, pensando agora em algo para as crianças especificamente. Organizamos uma Oficina de Brinquedos, objetivando desenvolver e explorar o potencial criativo dos alunos por intermédio da confecção de brinquedos e instrumentos musicais de percussão, colaborando, de um lado, com a preservação do meio ambiente através do reaproveitamento de materiais, e de outro, para o desenvolvimento de dimensões relativas à exploração das linguagens da arte, criação e expressão dos participantes.

A oficina realizou-se no período de uma manhã com uma turma de 3ºano, que nos surpreendeu com a grande interação dos alunos entre si, conosco e com a produção dos brinquedos (Fig.8). Os alunos escolheram um tipo de brinquedo ou instrumento musical para ser confeccionado, o material necessário a ser utilizado na confecção do mesmo e sua aparência estética. Procuramos deixá-los livres para realizar a confecção dos brinquedos conforme sua preferência, mediando o processo e auxiliando na finalização quando necessário.

Os brinquedos e instrumentos musicais resultantes da oficina (fig.9) foram doados para Brinquedoteca da escola, para que sirvam de incentivo criativo e entretimento para outros alunos.

Figura 8: Oficina de brinquedos. Figura 9: Brinquedos produzidos, e pibidianas. Acervo do Projeto, 2015. Acervo do Projeto, 2015.

(7)

Continuando nossas ações, partimos para a revitalização do pátio interno da escola, preservando e construindo, nele, um ambiente para o brincar. Isso se deu através da proposta de construção de uma casinha com garrafas PET, projeto que envolveu os alunos de uma turma de 3º ano. O objetivo principal nesta atividade é desenvolver experiências de trabalho em grupo valorizando a cooperação, a solidariedade, a partilha, estimulando-os para que dividam com os colegas possíveis habilidades e dificuldades que surjam durante o processo. Ainda se estimula a compreensão da importância da reciclagem do lixo, do não desperdício, instigando mudanças de comportamento (Figs. 10 e 11). Devido às dimensões e complexidade do trabalho, este ainda está em andamento na escola.

Figura 10: Separação e limpeza das garrafas. Figura 11: Junção da garrafas para

Acervo do Projeto, 2015. construção da parede lateral. Acervo do Projeto,2015.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

A demonstração da preocupação da escola e de seus alunos em relação aos malefícios que o lixo colocado em local impróprio traz para vida da comunidade escolar e a necessidade de uma mudança de postura em relação a isso fez com que todos participassem ativamente.

Não temos como medir ou comprovar que foi em função da passeata, mas observamos que, após a mesma, o local em frente à escola foi limpo pela prefeitura e permaneceu limpo, o que nos trouxe enorme satisfação, ou seja, poder pensar que isto ocorreu, mesmo que em parte, como resultado de nossa intervenção (Fig. 12 e 13).

(8)

Figura 12: frente da escola antes da passeata Figura 13: Frente da escola, após a passeata.

Como ações para o próximo ano, estamos organizando um projeto de revitalização para o local em frente à escola. Nosso desejo é fazer daquele espaço um local de lazer, construindo uma praça e reaproveitando o que for possível, plantando árvores de frutas e flores, para mostrar que a natureza é muito mais bela do que o lixo.

Para o grupo, as aprendizagens que ficaram foram principalmente a importância das interações e cooperação entre os grupos, no caso escola, comunidade e pibidianos. As trocas de aprendizagens ocorridas são sempre favoráveis e trazem resultados importantes para nossas práticas de futuros docentes. Os estudos e ações realizadas para esclarecimento sobre a importância de manter o entorno da escola limpo e sem acúmulo de lixo despertou-nos o desejo de revitalização de espaços para utilização da comunidade, assim como dos alunos em momentos de lazer e expressão.

A importância de ser trabalhada a preservação do meio ambiente, na sua forma estética, fez com que o olhar dirigido ao lixo fosse diferenciado, tornando mais criativo à maneira de seu descarte. Ajudou-nos nesse processo o documentário do artista Vik Muniz, que provocou uma reflexão profunda no grupo.

4. CONCLUSÕES

Com a realização destas atividades, pudemos perceber o quanto é importante o trabalho coletivo e criador, com a participação de todos em nossas aprendizagens, nas dos alunos e nas da comunidade. Sentimos a importância de nossa inserção na escola, e o quanto o contato cedo e direto com esta influi em nossa formação de futuros professores e para nossas ações de cidadania. Além disto, foi pedagógico constatar o entusiasmo e a alegria das crianças, pais, professores e comunidade escolar em relação à limpeza do local e à mudança de seu aspecto para melhor, assim como, no decorrer das atividades, a participação entusiasta dos alunos, e ainda a percepção do quanto são capazes e criativos. Essas ações promoveram a auto-estima dos mesmos.

Cremos que nossas ações, de uma maneira ou de outra, tiveram impacto, promovendo uma conscientização da busca pelo descarte em locais adequados e ou reutilizando o lixo que não temos como deixar de produzir. Esse fator estimulou a todos para realização das futuras ações interdisciplinares a serem planejadas pelo grupo de forma cada vez mais solidária e interdisciplinar, a exemplo da integração das áreas envolvidas, a Dança, Matemática, Educação Física e Pedagogia em torno de um tema.

(9)

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico.16ª ed. São Paulo: Libertad, 2000 (1995). (Cadernos Pedagógicos do Libertad; v.1).

MUNIZ, Vik - Filme Documentário: Lixo Extraordinário, 2009.

Disponível em: http://www.lixoextraordinario.net/filme-sinopse.php. (acessado: 07/07/15 às 18h45min).

FURTADO, Jorge - Filme Documentário: Ilha das Flores, 1989.

Disponível em: http://www.filmesbrasileiros.net/ilha-das-flores/ (acessado em 10/07/15 às 16h35min).

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS MEIO AMBIENTE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/meioambiente.pdf , (acessado em 03 jul. 2015)

FAWKES, Vinci. Augusto de Campos, Poesia Concreta em Carne e Osso. Almanaque Literário. Disponível em: http:// http://mosqueteirasliterarias.comunidades.net

Referências

Documentos relacionados

Atrás destes mesmos balcões existe um móvel munido de gavetas onde se guardam produtos como termómetros, testes de gravidez, soro fisiológico, algodão, entre outros,

Para entender o supermercado como possível espaço de exercício cidadão, ainda, é importante retomar alguns pontos tratados anteriormente: (a) as compras entendidas como

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Results suggest that the anthocyanin-based PSP extract is nutritious besides serving as a natural colorant, which is a positive implication for the wide use of purple sweet potato

Assim, Andrade (2009), concebe o princípio da proteção social, como forma de fazer com que o direito do trabalho abarque a as relações de trabalho contemporâneas em