• Nenhum resultado encontrado

SERVIDOR HOTSPOT PARA HOTÉIS/POUSADAS - SMARTWEB MANUAL DE OPERAÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIDOR HOTSPOT PARA HOTÉIS/POUSADAS - SMARTWEB MANUAL DE OPERAÇÕES"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

1

SERVIDOR HOTSPOT PARA HOTÉIS/POUSADAS - SMARTWEB

MANUAL DE OPERAÇÕES

O SMARTWEB é um servidor baseado na plataforma Mikrotik que permite o gerenciamento e controle de acessos à internet. Libera acesso automático via cartão de crédito e/ou de cartões raspáveis. Todo o sistema é instalado em um equipamento compacto, eliminando assim, a necessidade de servidores dedicados ligados 24 horas por dia. Basta conectar o equipamento à sua internet e à rede que atende seus clientes para que tudo já funcione.

O cliente ao se conectar à rede será direcionado a um HOTSPOT (portal captive) onde o mesmo terá acesso à determinadas páginas. Neste momento serão exigidas suas credenciais (usuário e senha) para que o mesmo possa navegar na internet. Estas credenciais poderão ser obtidas diretamente com o administrador do sistema (recepção do hotel,por exemplo) ou de forma ON-LINE e totalmente automática por meio de pagamento via cartão de crédito. Os textos das páginas do HOTSPOT poderão ser editados de acordo com as necessidades do administrador. Estes textos podem ser traduzidos de forma automática para diversos idiomas, facilitando assim, o procedimento de compra de acessos à internet por clientes procedentes de outros países. Na interface de administração será possível a criação de clientes individuais ou em lotes, controlar banda, tempo de conexão, visualizar as sessões, pagamentos, etc.

O sistema já está configurado para a liberação de clientes por meio de cartões raspáveis ou com usuários

criados manualmente pelo administrador. Para o sistema funcionar por completo, com a liberação de

clientes de forma automática via cartão de crédito (Paypal), algumas configurações e procedimentos finais deverão ser realizados. Portanto, se você tem interesse por este último recurso, entre em contato

(2)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

2

INDICE

Assunto página

Conectando o sistema à internet e à rede dos clientes... 03

Testando a navegação... 03

Cartões raspáveis... 04

Cartão de crédito, liberando acessos... 04

Gateway de pagamento via cartão (PayPal)... 06

Interface de configuração... 07

Alterando senha de acesso à interface de configuração... 08

Criando limitações para os usuários (tempo e velocidade)... 08

Criando perfis para os usuários (nome, valor e limitação)... 09

Criando usuários individualmente... 10

Criando usuários em lotes... 11

Editando clientes... 12

Imprimindo vouchers (senhas) e gerando arquivos CSV... 12

Pesquisa avançada... 13

Gerando arquivos de segurança... 14

(3)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

3

CONEXÕES

1) Dependendo da sua opção no momento da compra, o sistema poderá ser fornecido e instalado em placas Routerboard modelos séries: 400, 1000, 2000(RB2011). Estas placas, dependendo da série, estarão equipadas com cinco a treze portas ethernets. As mesmas estão configuradas da seguinte forma:

Porta 1 - ether1 - Entrada (WAN) Internet/modem bridge ou IP fixo

Porta 2 - ether2 - Entrada (WAN) Internet/modem roteado ou Cable modem (virtua) Porta 3 - ether3 - Saída (LAN) para clientes

.

. . .

Porta 13 - ether13 - Saída (LAN) para os clientes

2) A porta “ether2” está configurada e pronta para receber a conexão com a internet através de um servidor/modem roteador que esteja distribuindo IPs automaticamente, para tanto basta conectá-lo a esta porta para que tudo já funcione. O ideal num segundo momento seria o uso deste modem configurado na forma bridge e com um link de internet com IP público e fixo. Consulte-nos sobre este assunto.

3) Conecte seu computador configurado para buscar IP automaticamente a uma das portas(ether) de

saída. Neste momento, você também poderá conectar a outra porta de saída os equipamentos

(switchs, Access points, etc) que atenderão aos seus clientes. Ligue o equipamento e espere uns 30 segundos.

4) Nesta situação você já poderá testar o funcionamento do sistema e acessar a internet. Abra o seu navegador e tente acessar algum site, a tela inicial do Hotspot será apresentada conforme exemplo abaixo. Digite os dados do usuário para testes que já está cadastrado que é: usuário = teste e senha = teste. Você também poderá usar os dados de um dos cartões raspáveis que acompanham o sistema para fazer este teste inicial. Se você navegou na internet significa que tudo está operando perfeitamente.

(4)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

4

CARTÕES RASPÁVEIS (RASPADINHAS)

5) Este sistema é fornecido com um lote inicial de cartões raspáveis, caso você não tenha interesse em confeccionar cartões personalizados para a sua empresa em gráfica, poderemos continuar fornecendo estes cartões padrões. Enviamos em lotes de qualquer quantidade, e, por acesso remoto realizaremos a inclusão dos dados em seu sistema. Abaixo detalhes do nosso cartão padrão.

O RECURSO A SEGUIR SOMENTE FUNCIONARÁ SE O SISTEMA FOR CONFIGURADO PELA EQUIPE LIGWAY. PORTANTO, SE FOR DO SEU INTERESSE O USO DESTE RECURSO ENTRE EM CONTATO.

LIBERANDO ACESSOS DE USUÁRIOS VIA CARTÃO DE CRÉDITO

6) Se o sistema já foi configurado pela equipe LIGWAY para a liberação de usuários via cartão de crédito, vamos exemplificar abaixo os passos que um usuário deverá seguir para realizar um pagamento e acessar a internet. O usuário estando conectado ao sistema poderá iniciar o procedimento clicando sobre os links contidos nas páginas “inicio” ou “planos”, veja exemplos:

(5)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

5

7) Em seguida o usuário será direcionado para um formulário de inscrição inicial onde deverá ser digitado o e-mail, um nome de usuário, a senha e o plano de tempo.

8) O usuário em seguida será direcionado para o gateway de pagamento do PAYPAL onde o mesmo deverá realizar o seu cadastro e digitar os dados do seu cartão de crédito. Note, que existem duas opções: “pagar com sua conta do Paypal” para aqueles que já possuem um cadastro no Paypal e

“Pagar com seu cartão de crédito” para aqueles que ainda possuem cadastro. Na primeira opção

basta a digitação do e-mail e senha para a realização do pagamento. Concluído o procedimento o usuário será direcionado automaticamente para a tela “inicio” do hotspot onde o mesmo poderá digitar o login e senha recém-criados.

(6)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

6

9) Você como administrador poderá verificar o sucesso da operação citada acima acessando o menu

Pagamentos na interface de administração. Veja como acessar esta interface em tópico posterior.

TRANSFERINDO VALORES COBRADOS VIA CARTÃO DE CRÉDITO PARA SUA CONTA BANCÁRIA 10) Nossa equipe dará todo o suporte necessário para a criação de sua conta no gateway de pagamento

PAYPAL. A seguir, demonstraremos como verificar junto a esta empresa seu saldo, os pagamentos

recebidos e também como transferir os valores para a sua conta bancária. Em seu navegador digite o seguinte endereço: www.paypal.com.br. Digite o seu e-mail, sua senha e clique em Log in.

11) Estando na tela principal você poderá visualizar o seu saldo, os pagamentos recebidos e transferir os valores para a sua conta bancária. Note que os procedimentos são muito simples e rápidos, de qualquer forma, estaremos sempre a disposição para ajudá-lo quanto as dúvidas que surgirem. O Paypal também mantém uma central de atendimento com um número 0800 para qualquer problema que surgir.

(7)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

7

ACESSANDO A INTERFACE DE CONFIGURAÇÃO

12) Na barra de endereço do seu navegador digite o endereço: http://192.168.88.1:8008/userman.

Na tela de login digite o usuário “admin”, deixe o campo senha em branco e clique no botão “Acessar”.

(8)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

8

ALTERAÇÃO DOS DADOS DE ACESSO (SENHA)

13) É de suma importância à alteração da senha para acesso à interface de configuração. No menu

Administrador abra as configurações do administrador padrão “admin”. Altere os campos Usuário e senha e clique em Salvar. Anote estes dados em local seguro. Saia do sistema e faça um novo acesso

usando os novos dados cadastrados.

CRIANDO LIMITAÇÕES PARA OS USUÁRIOS (tempo e velocidade de acesso)

14) Lembrando que enviamos o sistema com várias limitações já ativadas, siga as explicações a seguir somente para os casos de alteração dos já existentes ou na criação de novas limitações. Clique no menu Perfis, em seguida em Limitações e após em Adicionar. No exemplo a seguir iremos criar uma limitação quer terá 14 dias de tempo para a navegação com uma velocidade de 256k de up e 1

mega de down. No campo Nome, dê um nome a esta limitação; No campo Tempo de uso:

estabeleça o tempo, no nosso caso será de 14 dias então digite 14d. (se for uma hora: 1h); No campo

limite de velocidade: digite em RX: 256k e em TX: 1M. Clique em Adicionar. Repita esta operação

(9)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

9

CRIANDO OS PERFIS DOS USUÁRIOS (nome, valor e limitações)

15) Neste item será especificado, o valor a ser cobrado do usuário, o número de usuários que poderão compartilhar da mesma senha e as limitações (criadas no item anterior) com o tempo e velocidade. Clique no menu Perfis, Perfis novamente, em seguida no botão “+”. Digite o nome do novo perfil, no exemplo será 7 dias e clique em Criar. Em seguida digite em “Nome para usuários”: a descrição que irá aparecer para os usuários, no nosso caso web 7 dias; Em “Preço”: o valor que será cobrado do usuário; Em “Usuários compartilhados”: sugerimos colocar sempre “1”. Clique em Salvar perfil. Para finalizar basta agora adicionar uma limitação a este perfil. Clique em Adicionar novo perfil, escolha para este exemplo o limite de 7 dias e clique em Adicionar. Você também poderá determinar em quais dias e horários que o usuário poderá navegar. Veja as ilustrações a seguir.

(10)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

10

CRIANDO NOVOS USUÁRIOS INDIVIDUALMENTE

16) Abra o menu Usuários, clique em Adicionar e em seguida Um. Cadastre o nome do usuário e a sua senha e atribua o seu perfil (3 horas, 1 dia, 7 dias, etc). No setor informação privada poderão opcionalmente ser digitados os dados pessoais deste usuário. O campo Caller Id marcado, faz com que na primeira conexão seja casado o MAC da placa de rede com os dados deste usuário, impedindo assim que este usuário “empreste” sua senha para terceiros. Veja as ilustrações.

(11)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

11

CRIANDO USUÁRIOS EM LOTE

17) Você poderá criar usuários em lotes. No exemplo abaixo, iremos criar um lote de 100 (cem) novos usuários que poderão ser exportados como arquivo CSV para impressão de cartões raspáveis, ou, para impressão de “vouchers” em sua própria impressora. Clique no menu Usuários, em seguida em

Adicionar e após em Lote. Em Número de usuários: especifique o número de clientes a serem

criados; Em Comprimento do nome do usuário: o número de dígitos que cada usuário terá; O mesmo procedimento para o Comprimento da senha: . Escolha o perfil que terá cada cliente deste lote. Caso for do interesse, que o MAC da placa de rede do usuário seja capturado no primeiro login abra a opção

Restrições e marque a opção Caller ID – Ligar no primeiro uso. (evita o uso desta senha por

(12)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

12

Esta opção faz o casamento do MAC com o Usuário/Senha

EDITANDO CLIENTES (remover, excluir, zerar contadores, desabilitar, alterar)

18) Neste setor você poderá editar um cliente a qualquer momento. Basta acessar o menu Usuários, escolher o usuário, clicar em Editar e escolher a operação desejada.

IMPRIMIMINDO VOUCHERS E GERANDO AQUIVOS CSV PARA IMPRESSÃO DE RASPADINHAS

19) No menu Usuário, escolha os usuários, clique em Gerar, escolha a opção: Vouchers ou CSV file. A primeira opção é para impressão em sua impressora loca,l de senhas para entrega aos usuários. A segunda opção é para geração de um arquivo CSV para entrega a gráficas objetivando a impressão de cartões raspáveis.

(13)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

13

Voucher

Arquivo CSV PESQUISA AVANÇADA

20) Você poderá fazer pesquisas como por exemplo: as sessões, pagamentos de um determinado usuário, sessões e usuários que estão ativos, etc. Basta acessar o menu Pesquisa avançada e escolher os parâmetros para a pesquisa. Veja exemplo a seguir onde pesquisamos por todas as sessões que o usuário “ligway” realizou.

(14)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

14

21) Você também poderá visualizar dados de: Usuários, sessões, pagamentos realizados, status dos pagamentos via cartão, diretamente nos menus, Usuários, Sessões e Pagamentos. Veja as ilustrações a seguir.

GERAÇÃO DE ARQUIVOS DE SEGURANÇA (backups)

22) É importante que regularmente você gere arquivos de segurança e os salve em local seguro. Primeiramente gere o arquivo acessando o menu Manutenção e em Base de dados atual clique em

Salvar. Em seguida marque o arquivo gerado e clique em Download, escolha uma pasta em seu

computador ou pendrive e o salve. Esta operação é muito importante, pois em qualquer momento todos os seus dados poderão ser recuperados.

(15)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

15

INTERFACE DO USUÁRIO

23) O sistema disponibiliza uma interface para cada usuário, onde, poderá ser incluído ou editado os dados pessoais, verificações de suas sessões, tempo de uso e compras de mais créditos. Para acessar o usuário deverá digitar o seguinte endereço em seu navegador: http://192.168.88.1:8008/user. Em seguida digitar seu Usuário e sua senha, veja as ilustrações a seguir.

(16)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

16

Tela login

Alterar dados pessoais

(17)

PROIBIDA a reprodução total ou parcial deste manual sem a autorização do autor.

17

Pagamentos realizados

Sessões

Tempo e tráfego utilizado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esperamos que as informações deste Manual sejam um referencial no momento de você iniciar as operações com nosso sistema Smartweb.

Qualquer dúvida entre em contato com nossa Empresa.

LIGWAY

(48) 3334 – 0567 ligway@ligway.com.br

Referências

Documentos relacionados

· Quantidades-limiar (em toneladas), para a aplicação de requisitos de nível inferior 100 t · Quantidades-limiar (em toneladas), para a aplicação de requisitos de nível superior 200

Azeitonas verdes c/c importadas 80g Andaluzia Barra de biscoito com recheio de goiaba 30g Bauducco Biscoito champanhe com açúcar cristal 150g Visconti Biscoito ideal para

Para Ingraham & Kappel (1988) o colesterol está relacionado positivamente com aumento na produção de leite nas vacas, sendo um indicador da capacidade da

1932-8818 International Journal for the History of Mathematics Education B1 1861-1303 International Journal of Action Research A2 1947-9220 International Journal of Adaptive,

29/10 19:30 BANNER SALÃO NOBRE Regiane Médice, Sandra Brunelli, Fátima Chechetto, Carolina Pirajá Michelle Traete ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DO MILHO COM ANÁLISE

O déficit de alto emprego é a metodologia que busca excluir o efeito de variações da renda nas contas do governo, cujo objetivo, como dito, é estimar as receitas e despesas do

4 - Os estabelecimentos de saúde oficiais hospitalares podem estabelecer, sob coordenação da administração regional de saúde territorialmente competente, acordos de

Quando o operador precisar efetuar a impressão de segunda via do ticket de primeira pesagem (veiculo cadastrado em memória de primeira pesagem), basta pressionar F4 via teclado PC