• Nenhum resultado encontrado

A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Câmpus de Bauru Plano de Ensino Curso 1604L – Licenciatura em Física Ênfase Identificação Disciplina

0004231A – Organização Escolar: a Escola, Planejamento, Organização e Gestão

Docente(s) Marcos Jorge Unidade Faculdade de Ciências Departamento Departamento de Educação

Créditos Carga Horária Seriação Ideal

4 60 3

Pré-Requisito

(2)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Câmpus de Bauru

Objetivos

1. refletir sobre o papel do Estado, da Sociedade Civil e outras instâncias e instituições em relação à educação pública.

2. compreender a política educacional brasileira tendo como marcos legais a Constituição Federal/88, a LDB/96 e as legislações posteriores no âmbito das esferas da União, dos estados e municípios, o Plano Nacional de Educação (I e II) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e de Formação de Professores da Educação Básica.

3. conhecer o sistema educacional brasileiro, seus princípios e fins e a organização da educação nacional, baseado na LDB/96.

4. refletir sobre as políticas educacionais a partir dos conceitos de universalização/acesso e permanência; direito à aprendizagem e avaliação da aprendizagem e dos sistemas, como referenciais da política educacional contemporânea.

Conteúdo

1. As políticas educacionais na contemporaneidade – a educação no debate internacional/nacional.

2. A relação entre Estado e Sociedade na definição das políticas educacionais.

3. A estrutura e a legislação da educação nacional - Constituição Federal/88, a LDB/96 e os PNE 2011-2020.

4. As políticas educacionais para o Ensino Fundamental e Médio a partir dos princípios de quantidade e qualidade: financiamento, universalização do acesso, permanência, aprendizagem e avaliação.

5. Os sistemas de avaliação de larga escala (ALE): SAEB, SARESP, ENEM, ENADE, PISA.

6. Formação de Professores: o debate e as Diretrizes. 7. O princípio da gestão democrática da educação pública.

8. A legislação estadual e as políticas do estado de São Paulo para o Ensino Fundamental e Médio e para a formação de professores da Educação básica.

9. Atividades que incorporem estudos da Língua Portuguesa como: leitura e produção de textos dissertativos, fichamentos e organização de seminários.

(3)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Câmpus de Bauru

Metodologia

Aulas expositivas com participação/debate dos alunos sustentadas por leituras, filmes e seminários.

Bibliografia Bibliografia:

1 – Referências básicas

BONAMINO, A.; FRANCO, C. Avaliação e política educacional: o processo de institucionalização do SAEB. Cadernos de Pesquisa, nº 108, novembro/1999.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil – atualizada, 2013. BRASIL, Lei 8.069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente; 2012.

BRASIL, Lei 9.394/96- Diretrizes e Bases da Educação Nacional (versão atualizada 2013).

BRASIL, Lei 11.494/07- Regulamenta o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação-FUNDEB; 2012.

BRASIL, PL 8035/2010- Novo Plano Nacional de Educação; versão atualizada, 2014. BRASIL, MEC- O Plano de Desenvolvimento da Educação, Brasília, MEC, 2013. BRASIL, MEC - Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.

BRASIL. MEC - Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2/2002 de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial da União, Brasília, 4 mar. 2002.

BRASIL. MEC. Referenciais para formação de professores. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/public/ reformprof2.pdf.

BRITO, M. R. F. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 3, 2008.

BRZEZINSKI, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2007.

(4)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Câmpus de Bauru

CASTRO. M. H. G. A Consolidação da Política de Avaliação da Educação Básica no Brasil. Revista Meta: Avaliação, v.1, n. 3, 2009.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC, 2001.

DEMO, P. A nova LDB: ranços e avanços. Campinas, SP: Papirus, 2009.

FRIGOTTO, G. (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis, RJ: 2008.

MELLO, G. N. Magistério de 1º grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez, 2003.

OLIVEIRA, D. A. Gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (orgs). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: Unesco, 2010.

OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. M. (orgs.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da constituição Federal e da LDB. São Paulo: Xamã, 2007.

SAVIANI, D. Política e educação no Brasil: o papel do Congresso Nacional na legislação do ensino. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

SOUZA, S. M. Z. L. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/ 2003.

YANAGUITA, A. I. Financiamento da educação no Brasil (1990-2010) : impactos no padrão de gestão do ensino fundamental. Tese (Doutorado em Educação). UNESP – Marília, 2013.

Referências complementares

BRZEZINSKI, I. (org.). LDB dez anos depois – reinterpretação sob diversos olhares. São Paulo: Cortez, 2008.

CUNHA, L. A. O desenvolvimento meandroso da educação brasileira entre o Estado e o mercado, in Educação e Sociedade: vol. 28, n. 100, 2007.

DELORS, J. (org.). A educação para o século XXI – questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005.

(5)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Câmpus de Bauru

NOGUEIRA, M. A. – As possibilidades da política: ideias para a reforma democrática do Estado – São Paulo, Paz e Terra, 1998.

OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO T. M . (orgs.). – Organização do ensino no Brasil: níveis e modalidades na Constituição e na LDB, São Paulo, Xamã, 2007.

PINTO, J. M. R – A política recente de fundos para o financiamento da educação e seus efeitos no pacto federativo, in Educação e Sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100, 2007. ROSSINHOLI, M. Política de financiamento da educação básica no Brasil – do FUNDEF ao FUNDEB. Brasília: Liber Livro, 2010.

SÂO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE nº 111/12. Fixa Diretrizes Curriculares Complementares para a Formação de Docentes para a Educação Básica nos Cursos de Graduação de Pedagogia, Normal Superior e Licenciaturas, oferecidos pelos estabelecimentos de ensino superior vinculados ao sistema estadual. (e legislação complementar).

SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Parecer CEE nº 67/98, de 18/03/1998. Normas Regimentais Básicas para as Escolas Estaduais. (e versão atualizada).

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. A organização do Ensino na Rede Estadual. São Paulo: SE, 1998.

SÃO PAULO (Estado). Conselho Estadual de Educação. Deliberação CEE nº 22/97, de 17/12/1997. Fixa normas para a integração de instituições de educação infantil ao respectivo sistema de ensino. (e versão atualizada).

SAVIANI, D. Da nova LDB ao FUNDEB. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação. Por uma outra política educacional. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

SILVA, M. V.; MARQUES, M. R. A. (Orgs.). LDB: balanços e perspectivas para a educação brasileira. Campinas, SP: Alínea, 2008.

TEDESCO, J. C. Tendências atuais das reformas educacionais. In: DELORS, J. (Org.). A educação para o século XXI – questões e perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 2005. UNESP – Pró-Reitoria de Graduação – UNIVESP. Caderno de formação: formação de professores, vol1 – bloco 3 – Legislação educacional e Princípios Gerais de Administração Escolar. São Paulo: Cultura acadêmica, 2012.

(6)

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO

Câmpus de Bauru

Critérios de avaliação da aprendizagem Avaliação:

Avaliação – peso 6 (nota A)

Seminários e/ou outra atividade – peso 3 (nota B) Atividades em sala de aula - peso 1 (nota C)

Média final: nota A+ nota B+ nota C

Será concedida a recuperação aos alunos que não atingirem a nota mínima de aprovação de cinco virgula zero (5,0).

O regime de recuperação será composto por uma prova que abordará todo o conteúdo estudado no curso.

Ementa (Tópicos que caracterizam as unidades do programa de ensino)

O curso abordará a legislação educacional brasileira e as políticas educacionais. Discute as relações entre Estado, Sociedade/Economia e Educação, além da influência e ação das organizações da sociedade civil e das agências multilaterais que estabelecem os parâmetros para a implantação das políticas públicas para o setor educacional. Gestão, Financiamento e Avaliação da Educação.

Aprovação Conselho Curso Cons. Departamental Congregação

Referências

Documentos relacionados

Em 13 de Dezembro de 2010 apresentou novo requerimento a solicitar o pagamento das dívidas liquidadas pela Administração Fiscal relativas aos exercícios de 2006 e 2003, tendo este

Em função de leis ambientais mais restritivas e da busca por máquinas mais eficientes, a indústria global de fluidos frigoríficos tem pesquisado e desenvolvido novas soluções para

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

VI) Tanques de combustível tipo "galão" poderão ser usados nos karts dos anos 60/70 e.. 80, tendo capacidade para cinco ou dez litros, conforme modelo original do kart. §

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência da coccidiose em frangos de corte no ano de 2012 em uma integração localizada na região noroeste do estado do

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de