• Nenhum resultado encontrado

- PROJETO CUIDADOR IPC (INSTITUTO PAULISTA DE CANCEROLOGIA)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- PROJETO CUIDADOR IPC (INSTITUTO PAULISTA DE CANCEROLOGIA)"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

- PROJETO CUIDADOR – IPC (INSTITUTO PAULISTA DE CANCEROLOGIA)

Vera Anita Bifulco ministrou a aula: “Quem é o cuidador? Quem cuida do cuidador? Cuidados paliativos” no Projeto Cuidador, em 02 de Junho de 2009, no Espaço IPC, em São Paulo. O Projeto Cuidador teve a coordenação da enfermeira Maricy Pereira (Clinica Sainte-Marie), Vera Bifulco (Clínica Sainte-Marie e IPC São Paulo) e a supervisão da médica geriatra Sonia Martins Fontes (Clínica Sainte-Marie) com objetivo de capacitar cuidadores e aprimorar seus conhecimentos em diversas áreas de atuação.

- VII JORNADA DE PSICOLOGIA DA SAÚDE: INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NO HOSPITAL GERAL

Rita de Cássia Macieira proferiu a palestra: “A experiência na Graduação de Medicina” na Mesa Redonda: Cuidando do Cuidador, no dia 06 de Junho de 2009, no IEP - Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. O evento contou com a coordenação de Fernanda Rizzo di Lione e Daniela Achette.

- IMPLANTAÇÃO DO I NÚCLEO REGIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICO-ONCOLOGIA – DIRETORIA ESTADUAL SÃO PAULO EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

A implantação do I Núcleo Regional da SBPO – Diretoria Estadual São Paulo em São José do Rio Preto decidido em Assembléia no X Congresso Brasileiro de Psico-Oncologia, ocorrido em Fortaleza, em Agosto de 2008, representa uma conquista na área da saúde para a cidade de São Jose do Rio Preto e região.

Data da Abertura e I Módulo: 01 de Agosto de 2009 Duração do Curso – 10 módulos (um sábado por mês) Local: Centro Universitário do Norte Paulista – UNORP

Público – alvo: médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, dentistas, terapeuta ocupacional, assistente social e graduandos dos cursos da área da saúde.

Coordenadoras: Maria Belmira P. Almeida – Psico-Oncologista mariabelmiragarcia@hotmail.com

(2)

Silvana Marques S. Mendes – Psico-Oncologista silvanamarquesmendes@terra.com.br

Informações: (17) 3216 2485 / (17) 3232 9773 / (17) 8122 4910

- II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO Á DISTÂNCIA EM PSICO-ONCOLOGIA

Teve início, nos dias 31 de julho, 1º. E 2 de agosto, o II Curso de Especialização à Distância em Psico-Oncologia. O curso acontece pela Ciências Médicas Virtual, ligada a Faculdade de Ciências Médicas de MG, Feluma.Tanto professores quanto tutores são associados a SBPO que dá o apoio ao curso.

O curso tem duração de 16 meses com o término previsto para novembro de 2010. Durante este período, profissionais de vários estados estarão não só se capacitando para uma melhor atuação junto aos envolvidos no adoecimento por câncer, mas principalmente trocando suas experiências e ajudando a consolidar a Psico-Oncologia como ciência.

- PARTICIPAÇÃO DA SBPO NO CONEXÃO MEDICA

A Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia teve a honra de receber um convite do Conexão Médica para produzir dez programas que serão exibidos em circuito fechado a Hospitais e Universidades com temas diversos ligados à Psico-Oncologia.

Três destes programas já foram gravados onde convidados e representantes da SBPO debateram temas relevantes:

Equipe Multiprofissional e Cuidados Paliativos Psico-Oncologia Pediátrica

Sintomas e Sequelas do Câncer e seus Tratamentos

Nossos programas serão exibidos em breve em nosso site, em local reservado a sócios.

- III JORNADA DE PSICOLOGIA DO HOSPITAL DA FORCA AÉREA DO GALEÃO Data: 12 e 13 de Agosto de 2009

Local: Hospital de Força Aérea do Galeão – Estrada do Galeão, 4101 – Ilha do Governador - RJ.

(3)

O evento é gratuito e contará com a palestra de Dra. Márcia Stephan (psicóloga) sobre “Abordagem Integrada do Paciente Oncológico”, junto com Maj Mônica Klemz (oncologista) e 1° Ten Joanna D’Arc Ferreira (psicóloga).

Inscrições pelo site: www.hfag.aer.mil.br Informações: (21) 2468 5266

- VI SIMPÓSIO MINEIRO DE ENFERMAGEM E FARMÁCIA EM ONCOLOGIA Data: 27 e 28 de Agosto de 2009

Local: Centro de Convenções do Belo Horizonte Othon Palace Hotel.

O assunto que norteará a programação cientifica deste Simpósio será: Perspectivas Atuais e Futuras no Tratamento Oncológico.

Congress Eventos

Av. Francisco Sales, 555 / 1° andar - Belo Horizonte / MG Informações: (31) 3273 1121 / (31) 3274 4770 - fax

http://www.ceomg.com.br/simposios/simposio6/parceiros.html

- III BIENAL DE CANCEROLOGIA DO HOSPITAL ARAÚJO JORGE - IV JORNADA DE PSICO-ONCOLOGIA

Data: 27 a 29 de agosto de 2009

TEMA CENTRAL: PROFISSIONAIS DA SAÚDE E INTERDISCIPLINARIDADE. Público Alvo: Psicólogos, outros profissionais da saúde e estudantes.

- VII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA HOSPITALAR Data: 04 a 07 de Setembro de 2009

Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC -RIO Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea / RJ

Secretaria Executiva do Congresso: RW Eventos Ltda. – (21) 3681 9588 contato@rweventos.com.br

(4)

- INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO SOROCABA SBPO

Data: 11 de Setembro de 2009

Evento: I Tertúlia do Núcleo Sorocaba da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia. O núcleo será inaugurado em forma de TERTÚLIA, Colóquio, e posteriormente seguido de um seminário.

Maiores Informações em breve no site da SBPO.

- VII JORNADA DE PSICOLOGIA ONCOLOGICA E I SIMPÓSIO DE PSICO-ONCOLOGIA PEDIÁTRICA DO INCA/SBPO

Data: 11 e 12 de Setembro de 2009

Local: Instituto Nacional do Câncer. Prédio – sede do Inca. Auditório Moacyr Santos Silva – 8° andar. Praça Cruz Vermelha, 23. Rio de Janeiro.

Publico-alvo: estudantes e profissionais de psicologia, profissionais da área de saúde. Informações: (21) 3970 7846

Inscrições: www.inca.gov.br

- XXII CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA - SLAOP Data: 04 e 05 de Outubro de 2009

Local: IEP – Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês Rua Cel. Nicolau dos Santos, 69 – São Paulo

Informações: (11) 3155 0200 iep@hsl.org.br

- 41° SIOP - CONGRESSO INTERNACIONAL DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA Data: 05 a 09 de Outubro de 2009

Local: Hotel Transamérica Informações: www.siop2009.com

- XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CANCEROLOGIA - CONCAN 2009 Data: 28 a 31 de Outubro de 2009

(5)

Local: EXPO Unimed Curitiba - Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 Campo Comprido - Curitiba – PR

Tel.: (41) 3317-3000 Fax: (41) 3317-3030 Informações: www.concan2009.com

- PORTAL ONCOGUIA É CERTIFICADO COM O SELO DE QUALIDADE HONcode Oncoguia é o primeiro portal informativo brasileiro para pacientes com câncer a receber o selo HONcode da fundação Suíça Health On The Net (HON) que atesta a qualidade da informação disponível na Internet.

Desde 1995, o HONcode promove o uso eficaz e confiável de novas tecnologias de telemedicina nos cuidados com a saúde no mundo, objetivando a melhora na qualidade da informação tanto para pacientes quanto para os profissionais da saúde e facilidade ao acesso dos recentes e relevantes avanços na área da saúde.

O selo HONcode garante ao usuário do portal Oncoguia que toda informação e orientação disponibilizada são fornecidas por profissionais treinados e qualificados, apoiando e auxiliando o paciente e seus familiares no dia-a-dia sem substituir a consulta médica ou a busca pelo profissional especifico.

A certificação foi comemorada por toda a equipe Oncoguia, por se tratar de um reconhecimento ao trabalho desenvolvido desde novembro de 2003, quando o Oncoguia foi lançado.

Confira mais: www.oncoguia.com.br

- LANÇAMENTO DO JARDIM INANA – PORTAL DE INFORMAÇÕES E TROCA DE EXPERIÊNCIAS DEDICADO À MULHER COM CÂNCER

Será lançado nos próximos meses o Jardim Inana, portal de informações e troca de experiências, dedicado à mulher com câncer. O portal considera o ser humano integral nos seus aspectos biológico, social, emocional e espiritual e tem como objetivo disseminar conteúdo de qualidade, trabalhar o bem estar, auto confiança e esperança, além de ser um espaço para as pacientes compartilharem experiências.

As informações do portal serão divididas por seções, no qual todas serão continuamente atualizadas, com inserção de novos artigos e entrevistas e todas contarão com um espaço de fórum no qual assuntos serão sugeridos por um profissional para ser debatido entre as usuárias. O Jardim Inana está sendo desenvolvido pela psico-oncologista Maria Letícia C. Rotta Barsotti e pela publicitária Marina Gregori Massarente.

(6)

Referências

Documentos relacionados

problemas da teoria da identidade entre os filósofos materialistas australianos: prover a teoria com um relato ou descrição dos estados mentais que seja neutra

4.5.1. Caso sejam utilizadas chaves de segurança eletromecânicas com atuador mecânico, no intertravamento das proteções móveis, devem ser instaladas duas chaves de

Assim, quando desenvolvemos os talentos artísticos visando o louvor e a exaltação do nome do Senhor, na verdade, estamos exercitando na plenitude uma capacidade que nos foi

Como último recurso, se não houver a possibilidade de prorrogação da data limite para a realização dos projetos contemplados, solicitamos que seja realizada a

O testemunho pessoal de Jaiara é lindo! Evidencia como o conhecimento em contato improvisação, que é também percebido com procedimento metodológico, chegou em

More importantly, we also needed the football clubs financial data such as the debt ratio, total liabilities, total financial debt, medium and long term

Assim, caso a seleção para participação no PBF fosse aleatória, o impacto da participação no programa sobre as decisões de engajamento no mercado seria dado simplesmente

Estes resultados seguem os encontrados por Costa et al (2014), os quais consideraram, para o Brasil, urbano e rural. Destacam-se alguns efeitos encontrados: 1) Efeitos neutros,