• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE

GESTÃO ESTRATÉGICA DE

RECURSOS HUMANOS

A CATÓLICA-LISBON é a melhor business school portuguesa nos rankings do Financial Times. Está acreditada pelas três instituições de referência mundial na avaliação das escolas de gestão.

2 SEMANAS

INTENSIVAS

(2)

Professor Associado Convidado da Católica Lisbon School of Business & Economics, onde coordena o PARH – Programa Avançado de Recursos Humanos e o Saber Liderar – Programa de Desenvolvimento em Liderança. Na CATÓLICA-LISBON | Executive Education é responsável pela leccionação de Gestão de Recursos Humanos, Liderança e Motivação. Foi director-geral de uma empresa de consultoria. Gestor de empresas.

COORDENAÇÃO

LUÍS CAEIRO

PROGRAMA DE

GESTÃO ESTRATÉGICA

DE RECURSOS HUMANOS

O Programa de Gestão Estratégica de

Recursos Humanos (PGERH) é uma

inicia-tiva da Católica-Lisbon School of Business

and Economics e foi concebido

especifica-mente para técnicos e quadros superiores

de Recursos Humanos.

O Programa conta com um conjunto de

docentes de excelência e proporciona uma

visão abrangente e completa sobre a

gestão de pessoas nas Organizações,

com maior acuidade no contexto

empre-sarial angolano. Serão assim abordados

os principais temas da Gestão de

Recur-sos Humanos, procurando dar respostas

aos vários desafios enfrentados pelos

gestores.

TEMAS

> Como atrair, seleccionar e reter os melhores colaboradores? > Como dirigir a actividade no sentido da obtenção de resultados? > Como elevar a produtividade das pessoas? > Como desenvolver as competências profissionais de

cada um? > Como avaliar e recompensar os desempenhos?

> Como liderar eficazmente uma equipa de trabalho?

> Como resolver situações de tensão e de conflito?

> Como elevar a motivação e a satisfação no trabalho?

(3)

DOCENTES

[ORDEM ALFABÉTICA]

OBJECTIVOS

O Programa de Gestão Estratégica de

Recursos Humanos tem por objectivo

não apenas aprofundar os principais

temas da Gestão de Recursos

Humanos, mas sobretudo fornecer

metodologias e instrumentos práticos

para os participantes poderem resolver os

problemas no seu contexto de trabalho.

DESTINATÁRIOS

Destina-se essencialmente a técnicos

e quadros superiores de Recursos

Humanos, que pretendem actualizar ou

aprofundar conhecimentos nesta área.

> FELIPA OLIVEIRA SERRÃO

Directora do Hay Group, tendo integrado a Comissão Executiva da multinacional de consultoria de gestão em Portugal. Foi responsável pelas unidades de negócio de Gestão do Talento e Liderança. Licenciada em Gestão pela CATÓLICA-LISBON. Autora de vários artigos de gestão e working papers subordinados a temas como a Gestão da Mudança, Liderança e Eficácia Organizacional. Coautora do livro “LOOP - Organizações em Mudança”.

>ISABEL VIEGAS

Coordenadora dos Programas Women in Business e GOAR - Gerir por Objectivos e Avaliar Resultados na Católica Lisbon School of Business & Economics, onde é Membro do Conselho Estratégico da CATÓLICA-LISBON Executive Education e docente de Gestão de Recursos Humanos na Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas. Directora Coordenadora de Recursos Humanos do Banco Santander Totta, desde 2003. Directora de Recursos Humanos da Jazztel entre 1999 e 2003 e, anteriormente, Responsável de Recursos Humanos na Marconi.

>JOÃO MATOS

Coordenador dos Programas Os 3 Pilares do Sucesso

Profissional e Pessoal: Comunicar, Negociar e Persuadir e

do Programa de Especialização em Negociação. Professor Auxiliar Convidado. Licenciado em Gestão e MBA em Comportamento Organizacional pela Católica Lisbon School of Business & Economics, onde também lecciona no The LisbonMBA e nos Masters of Science. Pós-graduado em Research Methods for Management pela Aston Business School. Certificado em Negotiation Research & Teaching pela Kellogg School of Management, Program on Negotiation at Harvard Law School e FranklinCovey (7 Habits).

>LUÍS CAEIRO

Coordenador do Programa.

>MÁRCIA NIGIOLELA

Decana da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola. Professora Auxiliar da Universidade Católica de Angola, onde lecciona Direito do Trabalho. Mestre em Ciências Jurídico - Empresarias pela Universidade de Lisboa, Pós graduada em Direito do Trabalho pela Universidade Católica Portuguesa. Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Angola. Autora do livro “O Exercício do poder disciplinar no ordenamento Jurídico angolano”. Consultora e Advogada.

>RICARDO FORTES DA COSTA

Doutorado e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Profissional pela Universidade de Évora. Especializou-se em Gestão de Empresas pela CATÓLICA-LISBON e em Strategic Talent Management pela London Business School. É docente na formação de executivos e nos programas de licenciatura, membro do Conselho Estratégico da Formação de Executivos e coordenador dos programas EXPAT – Seminário lntensivo de Preparação

de Expatriados e GOAR – Gerir por Objectivos e Avaliar Resultados. Partner da Cranberry Associated

Business Consultants. Foi Administrador da Alter Via - Executive Search & Consulting. Director de Formação e Desenvolvimento de Carreiras no Millennium BCP. É actualmente Head of Human Capital da Capgemini.

(4)

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ESTRUTURA DO PROGRAMA

MÓDULO DURAÇÃO DOCENTE

GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE PELOS RECURSOS HUMANOS 7H Luís Caeiro

RECRUTAMENTO, AVALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO 7H Felipa Oliveira Serrão

GESTÃO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS 7H Ricardo Costa

GESTÃO DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS 7H Ricardo Costa

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMPENSAÇÃO 7H Isabel Viegas

ENQUADRAMENTO LEGAL DAS RELAÇÕES LABORAIS 10,5H Márcia Nigiolela

COMUNICAÇÃO, PERSUASÃO E NEGOCIAÇÃO 10,5H João Matos

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS 7H Isabel Viegas

LIDERANÇA DE EQUIPAS 7H Luis Caeiro

LOCAL DE REALIZAÇÃO

Em Lisboa, nas instalações da

Católica Lisbon School of Business & Economics

DURAÇÃO TOTAL DO PROGRAMA

70 horas | 2 semanas intensivas

GESTÃO ESTRATÉGICA E COMPETITIVIDADE PELOS RECURSOS HUMANOS

Este módulo tem como objectivo dar ferramentas aos participantes no sentido de compreenderem para onde conduzir a sua Organização (ou o seu sector de trabalho) e qual o caminho mais adequado. Quais os objectivos da gestão dos Recursos Humanos? Como alinhar o comportamento das pessoas com os objectivos e a estratégia que definiram para as suas organizações? Como definir as competências estraté-gicas e construir uma matriz de competências? Quem deve ter a responsabilidade pela gestão dos Recursos Humanos: centralizar ou descentralizar? De quem deve depender o órgão de gestão dos Recursos Humanos? Que papel cabe às chefias e quadros, na gestão das pessoas? Como organizar o departamento de Recursos Humanos? Quais as vantagens e limitações das novas ferramentas informáticas aplicáveis à gestão dos Recur-sos Humanos? O que deve mudar ou melhorar, no curto e no médio prazo, na gestão de Recursos Humanos das Organizações?

DOCENTE >Luís Caeiro

RECRUTAMENTO, AVALIAÇÃO E INTEGRAÇÃO Este módulo está dividido em dois temas centrais: o Recrutamento & Avaliação, e a Integração. O Recrutamento, a Avaliação e a Integração constituem o início do ciclo de vida dos colaboradores nas organizações e assumem-se como o ponto de partida para a implementação de uma gestão integrada de talento. Como tal, a partilha de boas práticas nestes processos e a capacitação das empresas, gestores e recursos humanos para a sua implementação torna--se crítico, num contexto em que a capacidade de atracção, retenção e desenvolvimento de talento é fonte de vantagem competitiva.

DOCENTE >Felipa Oliveira Serrão

GESTÃO DO DESEMPENHO E AVALIAÇÃO DE RESULTADOS

O sucesso das organizações está directamente relacionado com a capacidade de se definirem objectivos ambiciosos e realistas, manter as actividades centradas nas metas principais e gerir a performance dos colaboradores numa perspectiva de apoio à

(5)

melhoria permanente. Este módulo aprofunda a metodologia do trabalho por objectivos e da gestão do desempenho, nas vertentes do planeamento, monitorização e avaliação dos resultados. Coloca-se especial ênfase no papel das chefias, a quem compete acompanhar os colaboradores dando-lhes feedback regular, apoio à melhoria contínua e reconhecimento pelo sucesso.

DOCENTE >Ricardo Costa

GESTÃO DA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS

Este módulo propõe-se a apresentar ferramentas que permitam gerir o desenvolvimento humano nas organizações, que é hoje uma alavanca de vantagem competitiva ao promover, simultaneamente, a criação de activos intelectuais (conhecimento), a renovação de competências e a retenção de talentos. Nos tempos actuais, há que usar a formação profissional não apenas como uma mera “fábrica de cursos”, mas sim como um investimento estratégico, cujo retorno económico seja demonstrável, fazendo do desenvolvimento de competências uma peça da cadeia de valor.

DOCENTE >Ricardo Costa

POLÍTICAS E PRÁTICAS DE COMPENSAÇÃO O objectivo primordial deste módulo centra-se na definição de estratégias de compensação que sirvam o negócio e reconheçam o contributo dos colaboradores. Serão tratados temas actuais do domínio das remunerações, nomeadamente os conceitos de “Oferta de Valor como Empregador”, Total

Reward e a construção de um “pacote salarial”. Serão

abordados igualmente os temas da remuneração fixa e de como se determinam salários. Serão trabalhadas as tendências actuais para a compensação variável, políticas de meios e benefícios, e o impacto percebido do não tangível nas práticas de compensação. Por fim, será abordada a importância da gestão eficaz dos orçamentos.

DOCENTE >Isabel Viegas

ENQUADRAMENTO LEGAL DAS RELAÇÕES LABORAIS

Neste módulo, os participantes vão inteirar-se sobre os tipos de contratos de trabalho existentes no ordenamento jurídico angolano e os seus respectivos regimes jurídicos. Os participantes vão, igualmente, informar-se sobre as formas de cessação da relação laboral. Pretende-se que, ao final, tenham as informações imprescindíveis sobre a contratação mais adequada às suas necessidades bem como as modalidades de cessação da relação laboral. Serão abordados temas como: alteração à Lei Geral do Trabalho; Contrato de trabalho; Modalidades de contrato de trabalho e respectivos regimes jurídicos; Férias e Faltas; Extinção da relação Jurídico-laboral.

DOCENTE >Márcia Nigiolela

COMUNICAÇÃO, PERSUASÃO E NEGOCIAÇÃO Dominar a difícil arte de lidar com pessoas não é fácil. Por exemplo, o acto de comunicar é muito mais do que a mera transmissão de um conteúdo. As emoções e os sentimentos insistem em colocar-se no caminho, complicando sobremaneira o esforço de quem tenta ser claro e objectivo na sua estratégia de comunicação. Mais complicado ainda é tentar persuadir alguém, já que isso implica mudar comportamentos. Contudo, a velocidade do mundo empresarial da actualidade e a pressão para resultados não cessam de aumentar, o que leva a que quase não haja tempo para dizer o que se quer dizer, quanto mais pensar na maneira como se quer dizer.

DOCENTE >João Matos

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE CARREIRAS Este módulo abordará os seguintes temas: o novo conceito de “carreira profissional”; como se constrói um percurso profissional: factores de sucesso; instrumentos de gestão de carreiras; a avaliação e o coaching como alavancas para o desenvolvimento de carreiras; a abordagem life-span e Broadbanding; a gestão do talento e instrumentos que potenciam os altos desempenhos; a ligação entre evolução na carreira, promoção profissional e progressão salarial; exemplos de estruturas de carreiras.

DOCENTE >Isabel Viegas

LIDERANÇA DE EQUIPAS

Este módulo aborda o novo contexto empresarial, caracterizado por competição global, rápida mudança e importância crescente do conhecimento. A resposta a estes desafios implica definir estratégias e políticas ajustadas e, no terreno, equipas de trabalho de elevado desempenho. Esta nova realidade faz com que a gestão das pessoas ao nível da equipa de trabalho constitua, cada vez mais, uma responsabilidade da chefia directa, em articulação com a área de Recursos Humanos. É prioritário desenvolver as competências e práticas de liderança dos responsáveis das equipas de trabalho, no sentido de aumentar a sua eficácia a organizar, alinhar, motivar e desenvolver os seus colaboradores.

(6)

LEADING

TODAY

INSPIRING

TOMORROW

O PROGRAMA INCLUI

Material pedagógico, coffee-breaks, almoços no restaurante da Universidade nos dias de curso, lugar de estacionamento no parque da Universidade, diplomas individuais de participação.

DIPLOMA

Será emitido um Diploma da Universidade Católica Portuguesa a todos os

participantes que concluírem este programa, garantindo a assiduidade de pelo menos 80% do número total de horas do curso.

LOCAL DE REALIZAÇÃO

O programa decorrerá em Lisboa, nas instalações da Católica Lisbon School of Business & Economics.

ALOJAMENTO

A CATÓLICA-LISBON dispõe de um acordo preferencial com o Hotel Marriott, situado junto ao Campus da Universidade. Os participantes que o pretendam, poderão fazer a inscrição incluindo alojamento e pequeno-almoço nesse hotel.

CANDIDATURA E INFORMAÇÕES

Para se inscrever, deverá contactar:

CATÓLICA-LISBON

School of Business & Economics

[+351] 217 227 807 executivos.int@ucp.pt

Referências

Documentos relacionados

inscrição indeferidos, após análise de recursos, e que queiram participar do certame, deverão efetuar sua inscrição via Internet, até as 14 horas do dia

- Tamanho 30x50cm, Tecido 100% poliester macio, em impressão digital, capa com ziper, verso liso, enchimento em fibra siliconada super macia.. Encarte informativo Ganchos, buchas

MEDIDAS DISPONfVEIS: 50X60- 50X70 CMS TAMBÉM DISPONfVEL COM FECHO. ALMOFADA CHEIA EM VELUDO BARRAS -

• Baixa Estatura; Insuficiência de Somatropina; Insuficiência de Tireostimulina, Insuficiência de Gonadotrofinas; Dismorfismo esquelético com.. segmento superior <

Sinal de Murphy positivo: paciente interrompe abruptamente a inspiração por dor durante a palpação profunda no rebordo costal direito, linha hemiclavicular (ponto cístico)

We followed the generalized model for personalization provided by P 2 MUCA [9] in order to build profiles for each user according to her/his gaming and syncing behaviours based on

No entanto, na tuna procura-se a promoção de saúde vocal, através de cuidados como aquecimento vocal antes de todos os ensaios e atuações, ensaios regulares da tuna e ensaios de

Esses algoritmoa foram implementados no mini-computa - dor ~~l?-11/10, poaendo os me #mos serem implementados em qualquer.. outro