• Nenhum resultado encontrado

CONSTIPÇÃO INTESTINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSTIPÇÃO INTESTINAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

AEROFAGIA

A maior parte do gás intestinal é constituída de cinco gases: N², O², CO², H² e CH4 |{metano}.

O indivíduo normal usualmente elimina menos de 100ml de gás por hora . Se esta quantidade for excedida, ele se queixará de excesso de gases.

As causas desse excesso de gases são:

1. aerofagia { deglutição do ar enquanto ele come ou bebe }

2. aumento na motolidade intestinal {diminuição do tempo normal no trânsito intestinal}

3. fermentação bacteriana excessiva dos conteúdos intestinais.

Uma análise dos gases retais pode dar indício do motivo da flatulência de H2 e CO2 os quais não estão presentes em grandes quantidades na atmosfera , indicando uma fermentação bacteriana excessiva, e apontam a mal absorção de substrato fermentáveis , como a lactose .

Pacientes com muitos gases freqüentemente, não têm mais gases que outra pessoa, porém podem ter alterações na motilidade intestinal. Normalmente o gás é absorvido através da parede do colón quando as fezes são impulsionadas para o reto. Se a motolidade do cólon estiver aumentada, por qualquer razão, menor quantidade de gás pode ser reabsorvida.

Se a motilidade do colo estiver desordenada, o gás pode não passar através do reto, resultando em eructação, dor e distensão abdominal.

Os cuidados nutricionais começam com a orientação para que o paciente se alimente vagarosamente mastigue com a boca fechada e evite alimentos que não necessitem de mastigação. O paciente pode também ser aconselhado sobre os efeitos de certos alimentos.

As frutas e vegetais podem possibilitar a formação de gases. Período de observação, restringido - os das dietas e verificando os resultados podem, determinar quais deles estão afetando o paciente.

Por último, deve-se determinar se o paciente possui deficiência de lactose ou mesmo alguma outra enzima intestinal inadequada.

A intolerância á lactose {devido á deficiência de lactose} é muito comum e, se houver suspeita disto deve se tentar uma omissão de todos os produtos que contêm lactose na dieta {como sorvete, pudins e cremes}.

(2)

CONSTIPÇÃO INTESTINAL

A definição de constipação é muito subjetiva.

Na opinião de muitos indivíduos isto pode ser devido ás suas fezes serem muitos sólidas, muito pequenas, infrequentes ou muito difíceis de serem expelidas além da sensação de evacuação incompleta.

Todas essas queixas são difíceis de se quantificar.

A constipação existe se uma pessoa tiver um pouco menos de três

Evacuações por semana, e se as fezes forem numa quantidade menor que 35g / dia. Em condições normais, os resíduos de alimentos ingeridos numa manhã alcançaram o intestino grosso {não o reto} na manhã seguinte.A defecação normalmente se dá 24 a 72 hs ou mais após a ingestação alimentar.

O tipo de dieta ingerida é responsabilizada por influenciar, de alguma maneira, o tempo que antecede a defecação.Uma dieta rica em fibras resiste á digestão enzimática ou absorção de líquidos durante a sua passagem pelo trato intestinal e, portanto, forma bolo fecal volumoso, que é um estimulo para a defecação. O oposto é verdadeiro para uma dieta pobre em fibras.

Burkitt observou que o tempo de trânsito do alimento através da alça intestinal é aproximadamente de 30 a 40 hs para as pessoas de comunidade rural Africana, que ingerem altas quantidades de fibras e de 70 a 100 hs para as pessoas que seguem a dieta Britânica.

O conteúdo fecal é menor para os indivíduos que ingerem baixa quantidade de fibras {dieta britânica}, 150g comparadas com 400g para aqueles que se alimentam de dieta Africana.

Muitas pessoas acreditam na necessidade de uma evacuação diária e ficam perturbadas quando isto não ocorre, fazendo uso, então, de laxantes catárticos. Para o conforto e saúde, a maioria das pessoas devem evacuar uma vez por dia; no entanto há indivíduos que requerem uma evacuação a cada 2 ou 3 dias e, algumas vezes, com intervalos maiores.

(3)

DIETA Vegetais.

alho porró cebola

Brócolis cebolinha

Couve flor ervilha{fresca e seca} Feijão verde feijão branco pepino pimentão verde pimentão lentilha cebola branca rabanete milho repolho nabo Frutas abacate melancia maçãs {cruas} melão

A constipação não é uma doença, mas sim um sintoma de várias doenças.

As repetidas faltas de resposta á vontade de evacuar, irregularidades no hábito de defecar, a falta de exercícios {que causa perda do tono da musculatura do intestino}, o uso de catárticos por longos períodos, tensão nervosa e preocupações são as causas mais comuns.

Uma quantidade insuficiente de fibras na dieta pode causar constipação porque haverá pouca quantidade de resíduos no colo e é necessário um peristaltismo normal. A carência de tiamina pode também causar constipação

A constipação crônica pode resultar de alterações orgânicas como defeitos físicos, obstrução ou constrição associadas com doenças debilitantes.

Tratamento

O tratamento é o desenvolvimento de uma regularidade do hábito através de um programa de treinamento do intestino e do estabelecimento de hábito saudável: Refeições regulares, dieta adequada e rica em fibras, tempo de eliminação regular, repouso, relaxamento, ingestão adequada de líquidos e exercícios.

(4)

A dieta adequada normal é usada para pacientes com constipação.

A dieta inclui um bom volume {vegetais, frutas e cereais pericialmente os integrais} e então os resíduos fibrosos remanescentes no intestino após a digestão encorajarão o movimento do conteúdo intestinal e estimularão a evacuação periódica.

Há necessidade de 8 a 10 copos de líquido diariamente, devido ao fato de absorção de água ser efetuada no colón. Se quantidade de líquidos ingeridos for menor que esta, é provável que ocorra constipação.

Algumas pessoas acreditam que o leite seja constipante. Usualmente a causa da constipação deve ser relacionada a outros fatores.

O farelo, fonte mais concentrada de alimentos fibrosos, deve ser usada com moderação, quantidades excessivas podem irritar o trato alimentar e grandes quantidades podem causar flatulência.

O paciente iniciará com 1 colher de chá por dia e aumentará esta dosagem gradualmente de 5 a 6 colheres de chá por dia.

No entanto, o farelo deve ser incluído gradualmente na dieta, nos cereais, Bolinhos ou adicionado a alimentos cozidos.

(5)

Dieta rica em fibras. Frutas 3 a 5 porções diárias maçãs bananas morangos cerejas figos laranjas pêssegos pêra abacaxi ameixas

ameixa seca frutas secas

Vegetais

4 porções diárias

cenouras quiabo repolho couve flor

milho berinjela

alface couve

cogumelos feijão verde quiabo cebola rabanete espinafre abóbora tomates

agrião batata {branca e doce}

ervilha todos os outros tipos de feijão Cereais 1 porção diária aveia grão de trigo trigo integral farelo de cereais folhado de trigo arroz integral

farelo {2 colheres de sopa diárias}

Sopas , quanto desejar, apetitosas variedades , tais como vegetais , com legumes e/ou, feijão.

(6)

Proteínas 3 porções diárias carne de boi carne de porco carne vitela peixe bacon ovos frango presunto peru Pães 3 a 5 porções diárias pão integral 100% bolacha pão de centeio

pão de trigo broa de fubá Sobremesas

quanto deseja

glacês sorvetes frutas {frescas, congeladas} doces de frutas. Diversos – pipoca, nozes.

Gorduras quanto desejar manteiga margarina creme óleo de salada tempero de salada Bebidas 6 a 8 copos diários água leite {2 a 3 xícaras} suco de frutas Chá, café.

(7)

Evitar

cereais altamente refinados arroz branco creme de trigo farinha pão branco produtos de pastelaria tortas bolos macarrão espaguete talharim sorvetes cremosos

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL OU COLON ESPÁSTICO.

A Síndrome do intestino irritável {também conhecida como colite espástica, colón espástico ou colite mucosa} é um distúrbio comum de causa desconhecida que não parece ser caracterizada por nenhuma normalidade orgânica.

A Síndrome inclui numerosas outras doenças ainda não identificadas.

Até o presente instante existem três áreas de investigação sobre a causa deste distúrbio:

1. Distúrbios da motibilidade 2. Distúrbios psiquiátricos

3. Deficiência ou intolerâncias dietéticas. Isto aparece em pacientes com Síndrome do intestino irritável, com inicio doloroso de dor nos níveis inferiores do abdômen além da distensão abdominal.

Esta Síndrome é resultante de estimulação excessivas das terminações nervosas intestinais que causam contrações irregulares das alças intestinais. Existe uma excessiva motilidade sigmóide descoordenada e perda de sensibilidade retal, a qual pode causar tanto uma aceleração do trânsito intestinal quanto constipação. É acompanhada de dores abdominais e algumas vezes por náuseas, constipação ou diarréia, as quais podem alternar. O muco pode ser encontrado nas fezes. Devido aos espasmos, a massa fecal move se irregularmente ao longo do trato intestinal. As crises estão freqüentemente associados aos transtornos emocionais ou períodos de ‘’estresse’’ prolongado.

Várias outras causas também contribuem, incluindo o uso excessivo de laxativos, tabaco, excesso de chá, café ou álcool, doenças gastrintestinal prévia, antibiticoterapia, infecções intestinais e falta de regularidade no sono, repouso,

(8)

não ingestão de líquidos. Os pacientes queixam-se de azia, distensão, flatulência, empachamento e cólicas abdominais moderadas ou severas.

Tratamento

Um regime terapêutico deve incluir a ajuda ao paciente para enfrentar as situações estressantes e aliviar suas emoções. Os bons hábitos de higiene pessoal devem ser estabelecidos, com tempo adequado destinado á evacuação.

Cuidados nutricionais

As pessoas que sofrem do colón espático são freqüentemente magras, tensas e perturbadas. Devido à experiência anterior elas têm medo de se alimentar e de sentir dores. O objetivo da terapia nutricional é melhorar suas condições, nutri-las e elevar seu peso até o normal.

A dieta normal é recomendada, com ênfase nos alimentos de altos teores de fibras, que darão volume ao bolo fecal e poderão aliviar a pressão constritiva e promover uma motilidade intestinal normal. Um aumento das fibras na dieta ingerida não é toda a cura para a Síndrome do colón irritável fato que muitas pessoas acreditam. Um estudo de paciente que receberam alta quantidade de farelo ou quantidade normal de biscoito diariamente não observou deferes no alivio de seus sintomas.O efeito benéfico do farelo para algumas pessoas pode ser fisiológico ou apenas placebo.

Se necessário o uso de agentes antecolinérgico pode ser usado s se fatores psicológicos estiverem envolvidos, recomenda-se ajuda psiquiátrica “biofeedback”, conhecimentos de técnicas de relaxamentos e redução de estresse podem ser de grande auxilio para o paciente.

Ademais uma atividade física é imprescindível para melhorar a qualidade de Vida.

FAÇA PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLON (INTESTINO) caso tenha 50 anos ou mais, história familiar de polipose ou Carcinoma colo-retal.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

- A fotobiomodulação laser na superfície dentária e na entrada do alvéolo antes do reimplante (G3) favoreceu o processo de reparo tecidual após reimplante dentário em

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição