• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO- SEAL Nº / CONDIÇÕES GERAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO- SEAL Nº / CONDIÇÕES GERAIS"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 1. CONDIÇÕES GERAIS

1.1 A Petróleo Brasileiro S. A. - PETROBRAS, por intermédio da Unidade de

Operações de Exploração e Produção de Sergipe e Alagoas – UO-SEAL, doravante designada PETROBRAS, torna público que realizará licitação na modalidade Leilão Eletrônico Direto do tipo melhor preço por lote, objetivando a alienação de

materiais de estoque, constante da Planilha de Materiais (Anexo I) que integra

este Edital, de acordo com o Regulamento Licitatório da PETROBRAS, aprovado pelo Decreto Lei 2.745, de 24/08/1998 e Manual da PETROBRAS para Contratação, aprovado pela DE em 07.02.2013, publicado no DOU de 08.05.2013.

1.2 A presente licitação visa transferir ao (s) licitante (s) vencedor (es) o domínio e a

posse dos bens apregoados, livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus judiciais ou extrajudiciais, no estado de conservação em que se encontram, não cabendo à PETROBRAS qualquer responsabilidade quanto ao estado de conservação ou reparo dos mesmos.

1.3 O Leilão Direto Eletrônico será realizado através do portal da rede internet

www.petronect.com.br mediante condições de segurança (criptografia e autenticação) em todas as suas fases.

1.4 Os interessados poderão acessar o Edital de Leilão no AVISO DE LICITAÇÃO

publicado no site da PETROBRAS (www.petrobras.com.br), ou através do portal da PETRONECT (www.petronect.com.br) tão logo efetuem seus cadastros no mesmo.

1.5 Para participação do pregão eletrônico, deverá o interessado efetuar os seguintes

procedimentos junto ao portal da PETRONECT (ELIMINATÓRIOS): a) Cadastro no site;

b) Treinamento no Portal PETRONECT para acessar o Pregão Eletrônico. Obs.: Para realização do referido Treinamento, o interessado deve agendar sua participação no menu Fornecedores > Treinamento > Simulado de Leilão, na página inicial do Portal (www.petronect.com.br). “Para dúvidas técnicas na ferramenta de leilão, a Petronect disponibiliza suporte exclusivo durante a realização do leilão, através do telefone: (21) 3380-3355”.

ATENÇÃO: O registro de interesse de participação do leilão através da empresa PETRONECT não garante a participação no evento. Para participar deste leilão é necessário cumprir todas as exigências e prazos deste Edital. Cabe ressaltar que não é de responsabilidade da PETRONECT classificar ou não uma empresa a participar do presente leilão. A decisão pela inclusão da empresa no pregão eletrônico é competência exclusiva da Comissão de Alienação da PETROBRAS. AS EMPRESAS OBRIGATORIAMENTE DEVEM ENTRAR EM CONTATO COM A PETRONECT, ESTANDO OU NÃO REGISTRADAS NO PORTAL. SE ALGUM INTERESSADO AINDA NÃO ESTIVER REGISTRADO, A PETRONECT INFORMARÁ O SEU INTERESSE À PETROBRAS E PROVIDENCIARÁ O SEU REGISTRO. CASO O INTERESSADO NÃO RECEBA SUA SENHA DE ACESSO EM ATÉ TRÊS DIAS ÚTEIS, DEVERÁ ENTRAR EM CONTATO COM O ATENDIMENTO PETRONECT. A solicitação de inclusão no presente leilão deverá ser feita até às 17:00 hs (horário de Brasília) do dia 24 de outubro de 2017. O não cumprimento desta etapa impedirá a participação

(2)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

da proponente na licitação. Após 24/10/2017 não será permitida a inclusão de

participantes na presente licitação.

2. OBJETO DO LEILÃO

2.1 Os bens a serem leiloados, a sua descrição, quantidade ofertada e unidade de

fornecimento constam do Anexo I deste Edital.

3. DO PREÇO DE VENDA:

3.1 No valor do lance ofertado não está incluso o ICMS incidente sobre a operação,

bem como outros possíveis tributos, tais como PIS, COFINS, IPI, etc. Sendo assim, o licitante vencedor será comunicado pela PETROBRAS, através do PORTAL PETRONECT, do valor final da venda acrescido dos tributos, que deverá ser pago conforme item 7 deste Edital.

4. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA PARTICIPAÇÃO NO LEILÃO: 4.1 – Pessoa Jurídica:

Cartão do CNPJ (CGC) - não precisa ser autenticado em cartório, deverá ser obtida cópia através da Internet, no site da Secretaria da Receita Federal - SRF, no endereço www.receita.fazenda.gov.br, visando à comprovação de CNPJ ativo, conforme artigo 19, da Instrução Normativa nº 200, de 13 de setembro de 2002.

Endereço atualizado ou em processo de atualização na Receita Federal e no SINTEGRA - Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

4.2 – Pessoa Física:

Carteira de Identidade, CPF (CIC) e comprovante de residência própria.

4.3 Os referidos documentos poderão ser encaminhados através do endereço

eletrônico leilaomateriais.seal@petrobras.com.br até 24/10/2017. Ressaltamos que a data acima citada, refere-se ao recebimento eletrônico da documentação por parte da Comissão de Alienação de Materiais da UO-SEAL e não a data de seu envio.

4.4 A Comissão de Alienação de Materiais verificará, após a sessão pública de

abertura das propostas, a situação do CNPJ da proponente vencedora junto ao site da SRF, sendo desclassificadas as empresas que não estiverem com o CNPJ ativo, ou a pessoa física que não apresentar a cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência próprio, em prazo a ser definido pela Comissão de Alienação.

4.5 Quaisquer dúvidas quanto à interpretação dos termos deste Edital, bem como

qualquer incorreção ou discrepância encontrada deverá ser esclarecida junto à Comissão de Alienação de Materiais por escrito através do endereço eletrônico

leilaomateriais.seal@petrobras.com.br, até às 17:00 horas (horário de Brasília) do dia 27 de outubro de 2017 sob pena de ficarem sujeitas à exclusiva interpretação

(3)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

da PETROBRAS por ocasião do julgamento das propostas.

5. PROCEDIMENTO DA LICITAÇÃO:

5.1 A licitação será processada e julgada com a observância dos seguintes

procedimentos:

a) Abertura do pregão eletrônico;

b) Verificação da conformidade e da compatibilidade de cada proposta com os requisitos do Edital, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes e incompatíveis;

c) Classificação das propostas;

d) Deliberação da Autoridade Competente da PETROBRAS quanto à ratificação do resultado da licitação;

e) Comunicação formal pela Comissão de Alienação do resultado da licitação aos vencedores do leilão.

Os lances serão apresentados em forma de Leilão Eletrônico no portal

www.petronect.com.br às 14 h (horário de Brasília) do dia 31/10/2017.

5.2 Os lances válidos ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O licitante é

responsável por todas as ofertas registradas em seu nome, pelo que os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

5.2.2 O licitante ao apresentar proposta, se submete a todos os termos e condições do

presente Edital e da legislação aplicável, de forma definitiva e irrecorrível, não podendo se recusar a aceitá-las.

5.2.3 Os interessados nos lotes deste leilão estão obrigados ao cumprimento de todos

os requisitos legais, exigidos por legislação ambiental municipal, estadual e federal, ainda que não esteja expressamente exigido neste Edital, podendo ser cobrado posteriormente pela Petrobras.

5.3 O licitante poderá ofertar mais de um lance para um mesmo bem, prevalecendo

sempre o maior lance ofertado.

5.4 O acréscimo mínimo no preço do lote deverá ser igual ou superior (nunca inferior)

ao valor indicado como Incremento Mínimo.

5.5 O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu

nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiros seus lances, cabendo acompanhar as operações no sistema eletrônico durante o leilão e ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

(4)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 6. JULGAMENTO:

6.1 Será considerado vencedor o maior lance ofertado para cada lote, entendido este

como o maior valor ofertado, desde que a oferta seja igual ou superior ao valor mínimo de partida de lance, observada a “UF” (Unidade de Fornecimento, Tonelagem ou unidade) indicada na Relação Completa de Lotes constante do PORTAL PETRONECT (os preços ofertados deverão ser líquidos, sem ICMS e

demais tributos e taxas que serão calculados posteriormente).

6.2 Serão desclassificados os lances que não atenderem às exigências do ato

convocatório da licitação.

6.3 Após análise dos lances pela Comissão de Alienação de Materiais da

PETROBRAS, esta divulgará a classificação final do leilão no Portal PETRONECT e, vencido o prazo de recurso, adjudicará a(s) venda(s) ao(s) arrematante(s) que apresentar(em) a maior oferta.

6.4 A PETROBRAS poderá, em qualquer fase que anteceda a efetivação da venda (pagamento e/ou retirada do material por parte dos vencedores), e a seu exclusivo critério, cancelar a licitação ou a venda de um ou mais lotes, bem como adiar ou prorrogar a data do leilão, sem que caibam aos participantes o direito a indenização, ressarcimento ou reclamações de qualquer espécie.

7. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

7.1 Os boletos bancários emitidos pela PETROBRAS com valor bruto dos lotes (após

a área Financeira calcular o valor do ICMS e outros tributos, se houver), serão disponibilizados pelo PORTAL PETRONECT com prazo de pagamento de até 7 (sete) dias corridos, a contar da data da emissão do boleto, para quitação do valor total (valor bruto) de cada lote.

OBS: O boleto bancário para pagamento dos lances vencedores do leilão será emitido para o CNPJ (Empresa) ou CPF (Pessoa Física), vinculado ao usuário proponente que atribuiu o lance vencedor no pregão eletrônico.

7.2 A não comprovação de pagamento até a data do vencimento do boleto bancário,

implicará na perda do direito de compra do(s) lote(s) e aplicação do disposto nos itens 6, 12 e 13 do Edital.

7.3 O preço do lote adquirido (valor bruto após incidências dos impostos) deverá ser

pago através de rede bancária, no prazo de vencimento do boleto bancário disponibilizado pelo PORTAL PETRONECT.

7.4 Não serão aceitos pagamentos parcelados, via TED – Transferência Eletrônica

Disponível, DOC - Documento de Ordem de Crédito ou depósito bancário.

7.5 A transmissão da posse e propriedade dos bens será formalizada com a emissão

(5)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 8. CONDIÇÕES PARA RETIRADA DOS MATERIAIS:

8.1 Confirmada a compensação bancária pela PETROBRAS, a Comissão de

Alienação de Materiais providenciará a comunicação aos arrematantes, através da Sala de Colaboração do portal PETRONECT, da autorização para agendamento e retirada dos bens e datas iniciais e finais do carregamento.

8.2 A retirada dos bens apenas será autorizada, após a integralização dos

pagamentos previstos no subitem 7.1, observando-se o prazo de compensação bancária.

8.3 Programação de retirada dos materiais:

a) A programação de carregamento dos bens obedecerá obrigatoriamente à ordem de chegada do transportador na área de carregamento. O licitante vencedor deve se programar para o cumprimento da presente exigência, uma vez que não será permitido qualquer tipo de preferência, extensão de prazo de retirada ou modificação da ordem de carregamento estabelecida, mesmo que seja necessário o pernoite do transportador na fila aguardando o carregamento.

b) Os veículos transportadores, sem o condutor, poderão ficar estacionados nas instalações da PETROBRAS para o pernoite, desde que o carregamento já tenha sido iniciado.

8.4 Os prazos de retirada estabelecidos não serão prorrogados, salvo por motivo de

força maior devidamente justificado por escrito e aceito pela PETROBRAS através de comunicado enviado à Comissão de Alienação de Materiais através do e-mail leilaomateriais.seal@petrobras.com.br e Sala de Colaboração do portal PETRONECT. Em não havendo justificativa, ou não tendo sido a mesma aceita pela PETROBRAS, será devida multa de 1% sobre o valor do lote a retirar, acrescidos, ainda, dos custos de permanência que serão de 0,05% ao dia sobre o mesmo valor.

8.5 Os bens somente poderão ser retirados pelo próprio adquirente, ou por pessoa por

ele autorizada (limitada a uma pessoa por licitação), através de procuração com firma reconhecida enviada à Comissão através da sala de colaboração no PORTAL PETRONECT. A pessoa autorizada pelo adquirente deverá ter amplos poderes para indicação do transportador a retirar o(s) material(ais) adquirido(s), e consequente quitação da Nota Fiscal, mediante assinatura do canhoto. Não tendo sido feita delegação formal, não será emitida Nota Fiscal de Venda dos bens. A PETROBRAS poderá priorizar a retirada em função do local e/ou da disponibilidade de carga.

8.6 Os adquirentes ou pessoa autorizada, deverão se apresentar à Comissão de

Alienação de Materiais para a retirada dos Lotes, previamente agendada, de 2ª a 6ª feira, de 7:00h às 11:30h, e das 13:30h às 15:00h na PETROBRAS/UO-SEAL – Sede da Rua Acre 2504, bairro Siqueira Campos, Aracaju-SE; PETROBRAS/UO-SEAL- Parque de Tubos do Saquinho - Rod. BR 101, KM 48/50 – Engenho Soledade – Zona Rural - Município de Japaratuba-SE ou PETROBRAS/UO-SEAL- Fazenda Vila Nova BR 316, KM 265, Pilar-AL.

(6)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

8.7 Os bens serão vendidos no estado físico em que se encontram. Não serão aceitas

desistências ou reclamações após a retirada dos bens.

8.7.1- Alguns bens ofertados podem apresentar defeitos, falhas e/ou falta de

com-ponentes, não sendo assegurado seu funcionamento e/ou sua completude, ainda que esta informação não esteja informada na descrição do lote e/ou no descritivo de seu conteúdo, não cabendo, por esse motivo, qualquer reclamação por parte dos arrematantes.

8.7.2- Em vista do disposto no item acima, recomendamos a realização de visita

prévia para conhecimento dos lotes a serem leiloados, de forma a esclarecer quaisquer dúvidas.

8.7.3- Em hipótese alguma a não realização das visitas permitirá a suspensão ou

postergação da data do leilão.

8.8 A PETROBRAS, através de comunicado enviado pela Sala de Colaboração do

portal PETRONECT e/ou e-mail, dará ciência ao proponente vencedor da emissão das Notas Fiscais para retiradas parciais dos lotes de materiais adquiridos nos volumes/pesos/dimensões compatíveis a um único carregamento. Fica estabelecido que cada carregamento terá o peso bruto máximo de material correspondente ao autorizado para o veículo.

8.9 Não serão permitidas transformações e/ou beneficiamento de materiais nas

instalações da PETROBRAS. Se estas operações se destinarem a facilitar o manuseio dos materiais para retirada, poderão ser excepcionalmente admitidas pela PETROBRAS. Nesta hipótese, o comprador deverá retirar todas as sobras que porventura ocorram, deixando o local limpo e desimpedido.

8.10 Após a emissão da Nota Fiscal, o licitante vencedor, utilizando-se de meios

próprios, deverá efetuar a retirada dos materiais na localidade descrita no subitem 9.1.

8.11 No ato da contratação do transporte, o licitante deverá informar ao transportador

sobre a obrigatoriedade de uso dos equipamentos de proteção individual - EPI’s nas áreas de carregamento, não sendo permitida a entrada do mesmo nas instalações da PETROBRAS caso não esteja portando os referidos EPI’s.

8.12 Serão de responsabilidade dos arrematantes, não cabendo à PETROBRAS

quaisquer ônus a esse respeito, todas as atividades e equipamentos necessários para viabilizar a retirada e transporte dos lotes, inclusive o atendimento às normas técnicas e especificações legais (e aquelas estabelecidas em regulamento interno da PETROBRAS), e todos os custos decorrentes, tais como fretes, mão-de-obra, equipamentos, ferramentas, veículos, caçambas, caminhões, segurança do trabalho, saúde, alimentação, seguros, etc.

8.13 A PETROBRAS não se responsabilizará pela suspensão, atraso, alteração de

horário de retirada, cancelamento do carregamento, pernoite do transportador ou por custos decorrentes de equipamento parado por qualquer motivo.

(7)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

8.14 Os serviços de retirada dos lotes arrematados serão fiscalizados por técnico de

segurança da PETROBRAS e pela Comissão de Alienação.

8.15 Por conveniência da PETROBRAS, poderá haver interrupção ou prorrogação do

prazo de retirada, sem qualquer ônus para a PETROBRAS.

8.16 Serão entregues, por lote arrematado, somente as quantidades ofertadas nos

limites informados no ANEXO I.

8.17 Nenhuma retirada será considerada autorizada sem a anuência escrita da

Comissão de Alienação de Materiais da UO-SEAL ou por empregado designado pela mesma, cujo nome e dados constarão da comunicação prevista no item 8.1.

8.18 O prazo previsto para se fazer o AGENDAMENTO e RETIRADA dos lotes de

materiais e equipamentos diversos é de 30 (TRINTA) dias a partir da data de confirmação de compensação bancária do PAGAMENTO do boleto. Havendo SEMPRE a necessidade de contato prévio para agendamento da retirada. Por conveniência da PETROBRAS, poderá haver interrupção ou prorrogação deste prazo nos termos do item 8.15.

9. LOCAL E PERÍODO PARA VISITAÇÃO DOS MATERIAIS:

9.1 De 10/10/2017 a 27/10/2017, Horário: das 8:00h às 10:00h e das 13:00h às

15:00h (de segunda à sexta-feira, exceto feriados - horário local).

LOCAL PARA VISITAÇÃO

1. Depósito do Parque de Tubos de Saquinho, Rod. BR 101, KM 48/50 – Engenho Soledade – Zona Rural – Município de Japaratuba-SE.

9.2 Na visitação dos lotes será obrigatória a apresentação de documento de

identidade (RG e CPF).

9.2.1 – Os interessados deverão obrigatoriamente entrar em contato com a

Comissão de Alienação de Materiais através do e-mail leilaomateriais.seal@petrobras.com.br, para agendamento de visita, com antecedência de 48 (quarenta e oito) horas.

9.2.2 – Após o prazo de visitação previsto acima, somente serão permitidas

visitações para verificação de qual tipo de transporte deverá ser contratado, desde que o lote já tenha sido pago e liberado para retirada, caso contrário não haverá qualquer tipo de exceção.

(8)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

9.3 Por medida de segurança, durante a visitação e retirada dos materiais as pessoas

deverão estar acompanhadas por um empregado da PETROBRAS, usar capacete e sapatos de segurança ou botas de segurança, não sendo permitido o acesso usando calção, bermuda, camiseta ou sem camisa. A PETROBRAS e o PORTAL PETRONECT se isentam de qualquer responsabilidade por eventuais acidentes durante os dias de visitação e/ou retirada.

9.3.1– Durante a visitação e retirada dos lotes, os capacetes poderão ser

emprestados pela PETROBRAS, mediante solicitação na Recepção.

9.4 É terminantemente proibido o porte de armas e a utilização de máquinas

fotográficas, celulares com recurso de fotografia e filmagem, filmadoras e afins nas instalações da PETROBRAS nas ocasiões de visitas e retiradas de lote(s) arrematado(s).

10. OBRIGAÇÕES DO ADQUIRENTE:

10.1 Atender à prioridade de carregamento dos materiais determinada pela

PETROBRAS, assim como disponibilizar os recursos solicitados para efeito de transporte dos mesmos, não contrariando o Edital, dentre outros aspectos, em medidas que resultem em atrasos no início e término dos trabalhos.

10.2 Responsabilizar-se por quaisquer ocorrências internas (nas instalações da

PETROBRAS durante o carregamento até a saída do material) e/ou externas (durante o transporte até a descarga do material), que acarretem danos e/ou prejuízos à PETROBRAS ou a terceiros, em decorrência de atos ou omissões de seus prepostos ou em razão de falhas ou acidentes ocorridos com o veículo transportador.

11. OBRIGAÇÕES DA PETROBRAS:

11.1 Prover aos licitantes vencedores condições (apoio no carregamento) para

retirada dos lotes arrematados. Prover aos proponentes vencedores condições de atendimento durante o período de visitação e retirada dos materiais, no local estabelecido em Edital, a fim de que estes realizem o regular carregamento dos veículos transportadores responsáveis pela retirada do(s) lote(s) arrematado(s).

(9)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 12. DESISTÊNCIA:

12.1 O não comparecimento do licitante vencedor dentro do prazo determinado no

item 8.18 para a retirada do(s) lote(s) será considerado como desistência do licitante, sujeitando-o às aplicações das sanções e penalidades constantes do item 13 deste edital.

12.2 Na hipótese prevista no subitem anterior, o licitante considerado desistente

perderá o direito à compra, sendo-lhe devolvidas pela PETROBRAS as quantias até então pagas ou creditadas em favor desta, podendo ser debitado o valor equivalente à multa compensatória de 10% sobre o valor do(s) lote(s), salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pela Comissão de Alienação de Materiais.

13. SANÇÕES E PENALIDADES:

13.1 A recusa injustificada do licitante vencedor em cumprir as etapas de aquisição

dos materiais nos prazos e condições previstos no Edital caracteriza o descumprimento total da obrigação assumida, sujeitando-o à perda imediata do direito à aquisição de qualquer um dos lotes, com aplicação de multa de 10% sobre o valor do lote, a ser cobrada por via executiva, como dívida líquida e certa, nos termos do Art. 585, Inciso II, do Código de Processo Civil, sem prejuízo das perdas, danos e lucros cessantes e do processo criminal (Art. 171, Inciso VI, do Código Penal), além de ficar sujeito às seguintes sanções:

a) Advertência;

b) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a PETROBRAS durante o prazo de até 24 (vinte e quatro) meses, contados da data da aplicação da penalidade.

13.2 O licitante vencedor inadimplente não será admitido a participar de qualquer outro

leilão divulgado pela PETROBRAS pelo que seu cadastro ficará bloqueado por período a ser definido pela PETROBRAS nos canais eletrônicos de licitação. Caso sejam identificados cadastros vinculados a este cadastro bloqueado, os mesmos serão igualmente bloqueados.

13.3 Ocorrendo a hipótese prevista no subitem 12.1, a critério da PETROBRAS,

poderão ser convocados os demais licitantes, na ordem de classificação de seus lances, para que adquira(m) o(s) lote(s), assumindo o preço ofertado pelo licitante vencedor.

13.4 Caso o licitante vencedor esteja com seu CNPJ em situação "suspenso/irregular"

junto a Receita Federal ou com seu endereço desatualizado junto a Receita Federal e/ou SINTEGRA, ficará sujeito à perda do lote adquirido, terá o valor pago devolvido com o abatimento do valor referente à penalidade prevista no item 13.1 deste edital.

(10)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 14. IMPETRAÇÃO DE RECURSO:

14.1 Qualquer interessado, sentindo-se prejudicado por ato de habilitação,

classificação ou julgamento, em função deste processo de licitação, poderá recorrer, mediante Pedido de Reconsideração no prazo de cinco dias corridos conforme Decreto nº 2.745, de 24 de agosto de 1998, contados da data de realização do ato impugnado.

14.2 O Pedido de Reconsideração será formulado em requerimento escrito e

assinado pelo interessado, dirigido ao e-mail

leilaomateriais.seal@petrobras.com.br e Sala de Colaboração do portal PETRONECT e deverá conter:

a) A identificação do recorrente e das demais pessoas afetadas pelo ato impugnado;

b) A indicação do processo licitatório ou administrativo em que o ato impugnado tenha sido praticado;

c) As razões que fundamentam o Pedido de Reconsideração, com a indicação do dispositivo deste Edital ou, quando for o caso, da legislação subsidiariamente aplicável.

14.3 A PETROBRAS decidirá sobre o Pedido de Reconsideração no prazo de três

dias úteis, contados do término do prazo para impugnação e, em igual prazo, comunicará o resultado ao interessado, ou encaminhará o processo ao setor jurídico, caso se faça necessário.

15. CONDIÇÕES E DISPOSIÇÕES FINAIS:

15.1 Não poderão participar desta licitação diretores ou empregados da PETROBRAS,

independente do seu cargo e lotação, bem como empresas ou consórcio de empresas que tenha dentre os sócios detentores de mais de 10% do capital social algum diretor ou empregado da PETROBRAS.

15.2 Não será admitida a participação no presente leilão dos interessados que se

encontrem em uma ou mais das seguintes situações:

a) Em processo de falência, recuperação judicial, insolvência notória, sob concurso de credores, em dissolução ou liquidação;

b) Licitantes que tenham sido ou venham a ser suspensos, pelo prazo assinalado no ato que tenha determinado a suspensão, ou que tenham sido ou venham a ser considerados impossibilitados de contratar com a PETROBRAS, em âmbito nacional ou restrito a esta UO-SEAL.

15.3 Caso alguma das situações acima descritas seja verificada após a realização do

leilão, o licitante vencedor poderá ser desclassificado, ficando sujeito às sanções e penalidades previstas no item 13 do presente Edital.

15.4 A PETROBRAS poderá, em qualquer fase que anteceda a efetivação da venda,

e a seu exclusivo critério, cancelar o leilão ou a venda de um ou mais lotes, bem como adiar ou prorrogar a data do leilão, sem que caiba aos participantes o direito à indenização, ressarcimento ou reclamações de qualquer espécie.

(11)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

15.5 As partes estão cientes da regra contida no art. 157 do Código Civil, não se

verificando no presente leilão qualquer fato ou obrigação que possa vir a ser caracterizada como lesão.

16. FORO

16.1 Fica eleito o Foro Central da Cidade de Aracaju, Sergipe, para dirimir as questões

decorrentes deste leilão, renunciando as partes, expressamente, a qualquer outro, por mais privilegiado que seja.

ATENÇÃO: O licitante ao ofertar lances se submete a todos os termos e condições do

presente Edital e da legislação aplicável, de forma definitiva e irrecorrível, não podendo se recusar a aceitá-las.

(12)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 17. ANEXOS

17.1 Os documentos relacionados a seguir fazem parte integrante deste Edital:

Anexo I – Lotes, Descrição e Quantidades.

Anexo II – Instruções Básicas de Segurança Interna e SMS da PETROBRAS Anexo III – Procedimentos de Contingência PETRONECT

Aracaju, Sergipe, 10 de outubro de 2017.

Comissão de Alienação da PETROBRAS

Unidade de Operações de Exploração e Produção de Sergipe/Alagoas - UO-SEAL

(13)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL Nº 120.005/2017

ANEXO I

LOTES

LEILÃO Nº 120.005/2017

(14)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

LOTE Material (NM) Descrição do material Quantidade

1 10.207.934 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 1000# 610

2

10.879.725 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 1000# 383

10.333.451 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 500# 134

10.394.806 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 150# 73

10.067.130 Tubo PVC poliest. reforç. c/ fibra vidro 15

10.067.149 Tubo PVC poliest. reforç. c/ fibra vidro 10

10.198.861 Tubo PVC poliest. reforç. c/ fibra vidro 24

3 10.068.944 10.068.944 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 2000# Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 2000# 435 942

4 10.674.622 Tubo AC revestido 5L-B PSL-1 C/C (long.) 2291,03

5 10.000.015 Tubo AC 5L-B PSL-1 c/c (long.) 6"x0.280" 3920,364 6 10.000.077 Tubo AC 5L-B PSL-1 c/c (long.) 16"x0.250 742,72 10.000.079 Tubo AC 5L-B PSL-1 c/c (long.) 20"x0.250 129,49 10.000.077 Tubo AC 5L-B PSL-1 c/c (long.) 16"x0.250 172,94 10.000.016 Tubo AC 5L-B PSL-1 c/c (long.) 8"x0.250" 303,454 7 10.162.925 Tubo AC 5L-X42 s/c 4"x0.337" XS Sch80 3359,49

11.142.657 Tubo RPVC ext. P&P 250mm 104

10.067.583 Tubo PRFV ext. P&P 250mm 38

10.241.351 Tubo RPVC ext. P&P 350mm 4

10.238.004 Tubo RPVC ext. P&P 450mm 10

8 10.924.632 Tubo AC revestido 5L-B PSL-1 S/C 8"x0.32 1215,79

9 10.931.211 Tubo AC revestido 5L-B PSL-1 S/C 3"x0.30 2237,59

10 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

11 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

12 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

13 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

14 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

15 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

16 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

17 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

18 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 192

19 11.083.659 Tubo AC revestido 5L-X60 PSL2 C/C (long. 195,42

20 11.114.924 Tubo AC revestido 5L-X60 C/C (long.) 16" 2616,00

21 11.114.924 Tubo AC revestido 5L-X60 C/C (long.) 16" 2616,00

22 11.114.924 Tubo AC revestido 5L-X60 C/C (long.) 16" 2616,00

23 11.114.924 Tubo AC revestido 5L-X60 C/C (long.) 16" 2616,00

24 11.114.924 Tubo AC revestido 5L-X60 C/C (long.) 16" 2616,00

25 11.114.924 Tubo AC revestido 5L-X60 C/C (long.) 16" 2610,52

26 10.925.449 Tubo AC revestido 5L-B PSL-1 S/C 10"x0.2 1309,275

27 10.925.449 Tubo AC revestido 5L-B PSL-1 S/C 10"x0.2 1309,275

28 10.207.934 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 1000# 565

29 10.207.934 Tubo epóxi reforç. c/ fibra vidro 1000# 565

(15)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

ANEXO II

EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA INDUSTRIAL,

SAÚDE OCUPACIONAL E PROTEÇÃO AO

MEIO AMBIENTE

(16)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

EXIGÊNCIAS DE SEGURANÇA INDUSTRIAL, SAÚDE OCUPACIONAL E PROTEÇÃOAOMEIOAMBIENTEPARAEMPRESASARREMATANTES. 1. OBJETIVO

Estas exigências definem os deveres e as responsabilidades da EMPRESA ARREMATANTE e estabelecem as orientações e procedimentos concernentes às atividades de Segurança Industrial, Saúde Ocupacional e Proteção ao Meio Ambiente que devem ser cumpridas, com o objetivo de proteger pessoas, equipamentos e instalações da PETROBRAS e da EMPRESA ARREMATANTE, e promover a preservação do Meio Ambiente e a aptidão ao trabalho dos seus empregados, em decorrência da execução de retirada dos materiais leiloados pela PETROBRAS.

Todas as disposições desse documento aplicam-se às Pessoas Físicas arrematantes e ou seus prepostos e empregados.

2. DOCUMENTOSDEREFERÊNCIAECOMPLEMENTARES

2.1–Além das exigências contidas neste Anexo, a EMPRESA ARREMATANTE deve atender aos requisitos dos seguintes documentos:

a) Aspectos de Segurança Industrial, Saúde Ocupacional e Proteção ao Meio Ambiente constantes da Constituição Federal, Leis, Decretos, Portarias, Normas Regulamentadoras, Instruções Normativas e Resoluções no âmbito federal, estadual e municipal.

b) Normas de Segurança Industrial, Saúde Ocupacional e Proteção ao Meio Ambiente da PETROBRAS e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Normas CNEN, Resoluções CONAMA.

3. OBRIGAÇÕESERESPONSABILIDADESDAEMPRESAARREMATANTE

3.1. A EMPRESA ARREMATANTE obriga-se a cumprir integralmente o que preceituam as presentes exigências e todos os regulamentos e procedimentos de trabalho concernentes à Segurança Industrial, Saúde Ocupacional e Proteção ao Meio Ambiente, vigentes na PETROBRAS, permitindo ampla e total fiscalização em suas instalações e serviços, por prepostos da mesma.

3.2. A EMPRESA ARREMATANTE é responsável pelos atos de seus empregados e consequências cíveis e penais decorrentes de inobservância de quaisquer leis, normas e regulamentos de Segurança Industrial, Saúde Ocupacional e Proteção ao Meio Ambiente vigentes no país.

Não serão aceitas alegações de desconhecimento pela EMPRESA ARREMATANTE das normas e regulamentos de Segurança Industrial, Saúde Ocupacional e Proteção ao Meio Ambiente, vigentes na PETROBRAS, ainda que as mesmas não estejam anexas ao presente documento, pois tais informações estão disponíveis para consulta em cada órgão gerenciador do contrato.

(17)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

3.3 – Todo e qualquer serviço deve ser planejado, propiciando de forma proativa a condução segura da atividade. Para tal, pode ser necessária a realização de reuniões, envolvendo supervisores e/ou operadores e executantes, tanto da PETROBRAS como da EMPRESA ARREMATANTE.

4. CONDIÇÕESESPECÍFICAS

4.1 – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

4.1.1 – A EMPRESA ARREMATANTE tem a responsabilidade e obrigação pelo fornecimento de EPI gratuitamente aos seus empregados, em conformidade com a NR-6. A seleção e especificação técnica dos EPI deve ser definida pela EMPRESA ARREMATANTE em função da avaliação dos riscos inerentes aos serviços contratados, devendo ser eficaz e eficiente para garantir a preservação da saúde dos trabalhadores dos riscos do ambiente de trabalho em que os mesmos serão desenvolvidos e dos níveis a que poderão estar expostos.

4.1.2 – Constatada a falta ou o uso inadequado de EPI, cabe à EMPRESA ARREMATANTE corrigir tal não conformidade imediatamente ou retirar o empregado da exposição aos agentes agressivos, até que seja suprida a falta ou adotada a prática de uso adequado.

4.1.3 – A EMPRESA ARREMATANTE deve sinalizar, quando aplicável e em conformidade com a legislação, os locais e áreas de risco onde serão executados os serviços contratados, indicando a obrigatoriedade de uso e o tipo adequado de EPI a ser utilizado.

4.1.4 – A PETROBRAS somente fornecerá EPI nos casos especificados no contrato. Os EPI fornecidos pela PETROBRAS devem ser devolvidos em bom estado de conservação e higienizados. Em caso de não devolução ou de danos, a EMPRESA ARREMATANTE deve ressarcir à PETROBRAS pelo valor atualizado de um equipamento novo, acrescido da taxa de 20% (vinte por cento) à título de custos administrativos.

4.2–PROTEÇÃOAOMEIOAMBIENTE

4.2.1 – Nenhuma substância sólida, semissólida, líquida, gasosa ou de vapor deve ser descartada, sem prévia análise de suas consequências e impactos ao Meio Ambiente e sem autorização da Fiscalização ou emitente da Permissão para Trabalho (PT). A Fiscalização deve ser informada com antecedência quando da necessidade de descarte de tais substâncias, bem como quanto aos procedimentos a serem utilizados pela EMPRESA ARREMATANTE para atender aos requisitos legais e para prevenir ocorrências anormais, acidentes e impactos indesejados ao meio ambiente. 4.2.2 – Correrá por conta da EMPRESA ARREMATANTE o transporte e disposição final de materiais, resíduos, efluentes ou emissões bem como, indenização de todos os custos e serviços necessários para recuperação do meio ambiente, decorrente de impactos indesejados causados pela

(18)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

EMPRESA ARREMATANTE, devido a dolo ou culpa desta ou de seus empregados.

5. PERMISSÃOPARATRABALHO(PT)

5.1 A PETROBRAS credenciará, a seu critério, os empregados da EMPRESA ARREMATANTE a requisitar “Permissão de Trabalho - PT”, após qualificação. 5.2 Nenhum trabalho na área operacional poderá ser iniciado sem a emissão da respectiva “PT”, em conformidade com a Norma PETROBRAS N-2162.

6. SERVIÇOS ENVOLVENDO INTERDIÇÕES DENTRO DE ÓRGÃOS OPERACIONAIS

6.1. Sempre que os serviços impliquem no bloqueio parcial ou total do trânsito de pessoas ou de veículos, a EMPRESA ARREMATANTE deve solicitar à Fiscalização a devida autorização para a interdição do local, indicando detalhadamente:

a) trecho ou área a ser interditado;

b) modalidade do trabalho a ser executado; c) hora em que terá início o bloqueio;

d) tempo previsto para a vigência da interdição.

6.2 Findo o trabalho que motivou a interdição, a EMPRESA ARREMATANTE deve comunicar de imediato tal fato à Fiscalização.

7. ACIDENTESEOCORRÊNCIASANORMAIS

7.1 A EMPRESA ARREMATANTE deve comunicar imediatamente à Fiscalização, todo acidente com ou sem afastamento, ocorrências anormais e situações de emergência, de maneira detalhada e indicando as providências tomadas, independente das comunicações obrigatórias previstas na legislação. Essas ocorrências devem ser registradas, analisadas e divulgadas aos seus empregados e as medidas corretivas e preventivas implementadas.

7.2 – ACIDENTEFATAL

7.2.1 No caso de ocorrência de acidente fatal, a EMPRESA ARREMATANTE deve, em articulação com a PETROBRAS:

a) isolar o local diretamente relacionado ao acidente, preservando suas características, até a liberação pela autoridade policial competente e DRT, conforme legislação em vigor;

b) comunicar o acidente de imediato à Fiscalização da PETROBRAS e aos organismos competentes nos níveis Federal, Estadual e Municipal;

(19)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

c) providenciar, com a máxima urgência, para que os familiares sejam notificados do ocorrido, fornecendo o devido apoio social;

d) instituir, formalmente, e em articulação com a fiscalização da PETROBRAS uma Comissão de Investigação, em até 48 (quarenta e oito) horas após o acidente, para, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, identificar as causas e recomendar medidas que se façam necessárias para evitar acidentes semelhantes;

e) elaborar um relatório contendo, no mínimo: - Descrição do acidente;

- Local preciso, com “croquis”;

- Dados relativos às pessoas acidentadas; - Causas imediatas e básicas;

- Providências a serem tomadas, visando prevenir repetição;

f) garantir à Comissão, autoridade e autonomia suficientes para conduzir as investigações sem quaisquer restrições;

g) concluídos os trabalhos da Comissão, caberá ainda à EMPRESA ARREMATANTE, por articulação com a Fiscalização, a divulgação dos resultados do relatório, de modo a repassar a experiência no acidente às demais empresas EMPRESA ARREMATANTES.

7.3 – EMERGÊNCIASEMÓRGÃOSOPERACIONAIS

7.3.1 – Em caso de emergência ou alarme, devem ser seguidas as orientações da PETROBRAS contidas no Plano de Controle de Emergência local.

7.3.2 – Excepcionalmente, se necessário, em função da gravidade ou extensão de uma emergência, empregados da EMPRESA ARREMATANTE serão convocados para compor as equipes de emergência da PETROBRAS ou da Comunidade, não se configurando, nesta hipótese, prestação de serviço por parte da EMPRESA ARREMATANTE.

8. SUSPENSÃO DOS SERVIÇOS POR QUESTÕES DE SEGURANÇA INDUSTRIAL, SAÚDE OCUPACIONAL E PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

8.1 A Fiscalização, o emitente da “PT” ou o pessoal especializado da Segurança, Saúde e Proteção ao Meio Ambiente da PETROBRAS, podem paralisar qualquer serviço no qual se evidencie risco iminente, ameaçando a segurança ou saúde das pessoas, o meio ambiente e a integridade das instalações.

(20)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017 9. PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO

9.1 – Devem ser obedecidas as medidas de prevenção e combate a incêndio das normas técnicas vigentes, especialmente às normas NR-18 e NR-23 do Ministério do Trabalho (onde aplicáveis), e das legislações estaduais e municipais, e normas PETROBRAS.

9.2 – Não será permitida a utilização de hidrantes da rede de incêndio da PETROBRAS para auxílio aos serviços contratados, a menos que expressamente autorizado pelo setor responsável do Órgão Operacional.

9.3 – Todo equipamento de combate a incêndio necessário à segurança das instalações da EMPRESA ARREMATANTE, é de sua própria responsabilidade.

10. TRÂNSITO DE VEÍCULOS

10.1 – Os veículos da EMPRESA ARREMATANTE só podem transitar nas áreas internas da PETROBRAS, desde que seja atendido o Código de Trânsito Brasileiro e estando devidamente autorizados pelo órgão de segurança interna. 10.2 – Em Órgão Operacional, a EMPRESA ARREMATANTE deve acatar as orientações contidas no Plano de Controle de Emergência da PETROBRAS.

11. TRANSPORTE DE PESSOAL

11.1. Não é permitido o transporte de pessoas em locais impróprios dos veículos, tais como caçambas, carrocerias, etc., e de maneira que ofereça possibilidade de quedas e outros riscos.

11.2. Não é permitido o transporte simultâneo de pessoas e cargas, no mesmo compartimento do veículo.

(21)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

ANEXO III

Procedimento de Contingência

Alternativa para Envio de Lances em Leilões

(22)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

Objetivo:

Este procedimento de contingência deve ser utilizado caso o fornecedor tenha qualquer dificuldade técnica ao enviar lances para o leilão. Para que não haja problemas durante a execução do procedimento, o fornecedor deve certificar-se de que suas informações de contato no registro junto a Petronect estejam corretas, para que seja possível contatá-lo, se necessário. É recomendável que o fornecedor imprima previamente este procedimento, no número de vias que possa ser necessário, para utilização durante a realização do leilão.

Dificuldade de Acesso ao “monitor de leilão ao vivo”:

Caso haja algum problema técnico, é possível que um fornecedor perca o acesso ao “monitor de leilão ao vivo” e, com isso, não consiga enviar lances. O fornecedor deverá entrar em contato com a Petronect, através do telefone: (21) 3380-3355.

A Petronect orientará o fornecedor como realizar o Procedimento de Contingência, em seguida, a Petrobras informará ao fornecedor o valor do último lance válido do leilão, de posse dessa informação, caso deseje enviar lance, o fornecedor deverá encaminhar para a Petrobras, de acordo com as instruções passadas. Após recebimento, a Petrobras enviará o lance, pelo fornecedor.

Observações:

1. Um lance enviado pelo comprador, em conformidade com o disposto neste procedimento, tem o mesmo efeito de um lance enviado diretamente pelo fornecedor.

2. O fornecedor deve guardar em seu poder o recibo de envio do procedimento, para efeito de eventual comprovação do envio de seu lance.

3. O modelo abaixo deve ser completamente preenchido para que seja um lance válido no leilão referido acima.

(23)

EDITAL DE LEILÃO ELETRÔNICO PARA ALIENAÇÃO - PETROBRAS/UO-SEAL

Nº 120.005/2017

Modelo para o envio de lances via e-mail

LEILÃO UO-SEAL 120.005/2017

Para: Comissão de Alienação de Materiais da UO-SEAL

e-mail: leilaomateriais.seal@petrobras.com.br

Empresa:

__________________________________________________________________ Nome do responsável da empresa pelo envio do lance no leilão:

__________________________________________________________________

Login do Usuário no Portal Petronect: ____________________________________________ Tendo em vista a impossibilidade de acesso ao “monitor de leilão ao vivo”, solicito que seja(m) enviado(s) o(s) lance(s), em meu nome, conforme discriminado abaixo:

Número do Item do leilão: Descrição: Valor do lance:

Assinatura do responsável da empresa pelo envio do lance no leilão:

Referências

Documentos relacionados

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Ressalvadas as restrições especificas de cada imóvel, bem como, das Condições Especificas para os imóveis rurais adiante descritas, nas vendas à vista, será formalizada a

Os depósitos dos valores da comissão do leiloeiro (5% - cinco por cento), assim como do pagamento total da arrematação, deverão ser realizados no prazo máximo de 48 (quarenta e

Os depósitos dos valores da comissão do leiloeiro (5%), assim como do pagamento total da arrematação, deverão ser realizados no prazo máximo de 48 horas após a realização

Para a realização da análise, o COMPRADOR deverá apresentar cédula de identidade, CPF, comprovante de renda, última Declaração de Imposto de Renda completa e comprovante

Sem a necessidade de arriscar sua vida saindo de casa de madrugada para guardar um lugar numa fila para fazer a marcação, como é feito atualmente e evitar

As galinhas, o galo e tudo o mais que tinha em cima da casa, caem sobre Juca. Quando a poeira baixa, Juca, cheio de cocô pombo e sujeira, com o galo atravessado na cabeça,

De acordo com Jimenez (2003), os principais objetivos em realizar a classificação de risco, são: identificar rapidamente os pacientes em situação de risco de