• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO TÉCNICA EM BANCO DE DADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO TÉCNICA EM BANCO DE DADOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO E

CERTIFICAÇÃO TÉCNICA EM BANCO DE DADOS

1. APRESENTAÇÃO

Este regulamento apresenta as regras e os critérios estabelecidos pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) e Faculdade Marista – Recife (FMR) para participação no curso de formação e certificação no curso de formação e certificação técnica em Banco de Dados com foco na certificação: My SQL 5 Certified Associate Exam 1Z0-870.

Neste instrumento são apresentadas as informações e os procedimentos para inscrição, seleção e matrícula no curso.

Este curso faz parte do Programa de Qualificação de Capital Humano do Porto Digital cujo objetivo é capacitar e certificar estudantes das Instituições de Ensino Técnico e Superior parceiras do Porto Digital e colaboradores das empresas embarcadas no Parque Tecnológico Porto Digital. Com isso, espera-se ampliar a empregabilidade dos beneficiados e aumentar a oferta de capital humano qualificado para as empresas do Porto Digital, o que possibilita o aumento de seus níveis de competitividade nos mercados nacional e internacional.

O curso terá duração de 62 horas e ocorrerá em, aproximadamente, 5 meses. As aulas serão ministradas por empresa competente contratada pelo NGPD, em salas localizadas na FMR e serão disponibilizados aos alunos infraestrutura e material didático. Os dias e horários de aula serão: sábados, das 8h às 12h. Em anexo (Anexo 1) foi apresentado o objetivo e conteúdo do curso para consultas e embasamentos.

Seguem abaixo mais informações sobre a certificação em questão: My SQL 5 Certified Associate Exam 1Z0-870

O que é?

My SQL 5 Certified Associate Exam 1Z0-870 é uma certificação de nível de entrada. Destina-se para aqueles que são relativamente novos para utilizar o servidor de banco de dados MySQL e abrange dados básicos conceitos de sistemas de gestão, bem como SQL básica.

Requisitos*

É recomendado para usuários do MySQL que sabem o básico, mas ainda não obteve a experiência adquirida pelos profissionais do MySQL DBAs ou desenvolvedores.

Carga horária do curso

oferecido 62 horas

Mais informações

http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq- dad/db_pages.getpage?page_id=5001&get_params=p_exam_id:1Z0-870

A iniciativa faz parte do Projeto de Consolidação do Parque Tecnológico Porto Digital, financiado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do convênio no 01.0022.00/2010 e pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTEC) através de Contrato de Gestão.

(2)

2. REQUISITOS DE PARTICIPAÇÃO

Para participação no curso formação e certificação em My SQL, serão necessários os seguintes requisitos:

a) Ser estudante da FMR no(s) curso de Sistemas para Internet; b) Estar cursando no mínimo o 1º Período;

c) Já deve ter cursado e ter sido aprovado na(s) disciplina(s): Banco de Dados; d) Ter nota média mínima de 7,0 (sete);

e) Não ter vínculo empregatício;

f) Não ter vínculo de estágio com empresas do Porto Digital. Para saber quais empresas fazem parte do Porto Digital basta entrar no site http://www.portodigital.org.br/ clicar em “Empresas” e “Empresas” novamente.

3. INSCRIÇÃO

A inscrição deverá ser feita através de preenchimento de formulário disponível na sala da coordenação do Curso de Sistemas para Internet nos turnos manhã e noite, de segunda à sexta-feira.

4. PROCESSO SELETIVO

Os candidatos inscritos serão classificados baseado nos seguintes critérios que serão avaliados na seguinte ordem:

1. Maior desempenho acadêmico global;

2. Ter sido aprovado(a) na disciplina de Banco de Dados para o curso de Sistemas para Internet; 3. Maior período letivo; e

4. Maior idade.

Os 20 (vinte) estudantes melhor classificados serão selecionados para participar do programa de capacitação. O resultado do processo seletivo será fixado nos quadros de aviso, enviado para o e-mail do aluno cadastrado no ato da inscrição, bem como, disponibilizado no site da faculdade.

Além disso, as pessoas que não foram selecionadas no primeiro momento por indisponibilidade de vagas, farão parte da Lista de Remanejamento e poderão ser chamadas durante o andamento do curso em caso de desligamento de outro estudante (ver abaixo Regras de Remanejamento no item 6).

5. MATRÍCULA

Após a divulgação dos candidatos selecionados, esses deverão efetuar a matrícula, mediante: (i) Preenchimento do Cadastro de Matrícula e pagamento da taxa de matrícula1, no valor de R$

100,00 (cem reais), através do link: https://www.eventick.com.br/mysqlmarista

Depois de realizada a matrícula, em caso de desistências ou qualquer eventualidade, não haverá devolução da taxa de matrícula.

(ii) Apresentação de cópia do Documento de Identidade ou equivalente nos termos da lei (contendo foto e número de CPF), que deverá ser enviado para o NGPD, através do seguinte endereço de e-mail: capacitacao@portodigital.org, com cópia para frdias@marista.edu.br.

(3)

Considerando que a oportunidade de capacitação de mão de obra do Porto Digital é subsidiada, tanto para os estudantes e que o número de vagas é limitado para cada instituição de ensino, impossibilitando contemplar todos os estudantes de todas as instituições, a instituição deverá assumir a responsabilidade de cobrar e monitorar a assiduidade do(s) seu(s) estudante(s) beneficiado(s) pela capacitação. Este, por sua vez, ao se matricular, assumirá o compromisso de comparecer a, pelo menos, 75% das aulas ministradas.

6. DESLIGAMENTO OU DESISTÊNCIAS E REMANEJAMENTO

O estudante que exceder o limite de faltas (25% das aulas) será desligado do curso a fim de dar oportunidade a outros estudantes no remanejamento de vagas. Além disso, um aluno pode desistir de realizar o curso a qualquer momento. Em ambos os casos, de desligamento ou de desistência, o aluno fica obrigado a apresentar justificativa dirigida ao NGPD em formulário próprio disponível no site http://www.portodigital.org.br/ (clicar em “Programa de Capacitação Profissional” localizado no canto inferior direito do site) e em até 15 dias após o desligamento ou desistência do aluno. A justificativa será analisada para aprovação ou não pelo NGPD. Em caso de não-apresentação ou não-aprovação da justificativa, o estudante ficará impedido de participar de outras capacitações provenientes de parceria com o Porto Digital no período de 01 (um) ano. Estudantes não selecionados no primeiro momento por indisponibilidade de vagas poderão ser chamados até decorrido um terço das aulas do curso, em caso de desligamento ou desistência de um estudante matriculado. O NGPD entrará em contato com o primeiro candidato da lista de remanejamento, que terá 02 (dois) dias úteis para responder. Caso não haja manifestação, o candidato será removido da lista e será contatado o candidato seguinte, segundo ordem de classificação, que também terá 02 (dois) dias úteis para apresentar resposta, e assim por diante.

7. PROVA DE CERTIFICAÇÃO

Ao final do curso, o NGPD oferecerá para alguns candidatos a oportunidade de realizar a prova oficial de certificação My SQL 5 Certified Associate Exam 1Z0-870. Serão contemplados aqueles estudantes concluintes que obtiverem nível satisfatório de presença e aproveitamento (notas) (ver abaixo os critérios de avaliação no item 9).

8. MATERIAL DIDÁTICO

O Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) oferecerá aos alunos das Instituições de Ensino Técnico e Superior parceiras, participantes do Curso de Formação e Certificação em Banco de Dados – My SQL, todo o material referente ao curso, sem custo adicional ao aluno.

Está incluso no material oferecido para cada aluno um exemplar do livro “My SQL 5 Certification Study Guide”, 2ª edição, dos autores Paul DuBois, Stefan Hinz, Carsten Pedersen, que deverá

ser devolvido ao NGPD ao final do curso, caso o aluno não atinja o nível satisfatório de

presença e aproveitamento necessário para obter o certificado de conclusão.

Todo o material didático disponibilizado aos alunos participantes do Curso de Formação e Certificação em Banco de Dados – My SQL será de propriedade do aluno, EXCETO o livro “My SQL 5 Certification Study Guide”.

9. CERTIFICADO DE CONCLUSÃO E VOUCHER DE CERTIFICAÇÃO My SQL

Os certificados de conclusão do curso, assim como os vouchers de certificação My SQL, serão expedidos pelo Porto Digital exclusivamente para os alunos que:

(4)

 Obtiverem nota superior ou igual a 6,0 no “simuladão” final OU na média geral dos simulados parciais + “simuladão” final (retirando-se a menor nota)

10. RESPONSABILIDADES DO NGPD

1. Gerenciar matrículas dos estudantes indicados pela FMR e recebimento da taxa de matricula de cada aluno;

2. Oferecer, por meio da empresa contratada responsável pela capacitação, instrutor capacitado e disponível nos horários acordados, assim como todo o material didático necessário.

3. Aplicar, por meio da empresa contratada responsável pela capacitação, uma prova de avaliação ao final de cada capacitação a fim de determinar os estudantes mais preparados para obter a respectiva certificação;

4. Contemplar os melhores alunos de cada turma com o pagamento dos custos para a realização da prova oficial de certificação em questão, de acordo com as melhores notas da prova de avaliação, desde que os mesmos atinjam a nota mínima necessária, a ser definida pelo NGPD;

5. Fornecer certificados de conclusão das capacitações, por meio da empresa contratada responsável pela capacitação, aos estudantes que concluírem com nível satisfatório de presença e aproveitamento, de acordo com as especificações definidas pelo NGPD.

DA FACULDADE MARISTA

1. Divulgar a parceria, o curso e este Regulamento para todos os alunos aptos a participar. 2. Selecionar os estudantes de acordo com os critérios e procedimentos estabelecidos e de

forma a terem o melhor aproveitamento possível do curso.

3. Monitorar a assiduidade dos seus estudantes matriculados no curso;

4. Realizar toda e qualquer comunicação necessária com os alunos durante o curso.

DOS ESTUDANTES

1. Acessar aos e-mails enviados pela FMR e pelo NGPD (checando periodicamente caixa de entrada e spam);

2. Realizar a matrícula presencialmente ou por e-mail, mediante pagamento da taxa de matrícula e apresentação dos documentos descritos no item 5. Matrícula;

3. Atender a pelo menos 75% das aulas ministradas;

5. Apresentar ao NGPD, em conjunto com a FMR, justificativa para eventuais casos de desligamento, desistência ou falta no curso, até o dia 30 do mês em que ocorreu a falta; 4. Devolver o livro “My SQL 5 Certification Study Guide”, 2ª edição, dos autores Paul DuBois,

Stefan Hinz, Carsten Pedersen caso não atinja o nível satisfatório de presença e aproveitamento necessário para obter o certificado de conclusão e o voucher de certificação My SQL.

(5)

11. CRONOGRAMA ATIVIDADES DATAS Inscrição 20/05/2013 a 22/05/2013 Seleção 23/05/2013 Resultado Final 24/05/2013 Matrícula 27/05/2013 a 31/05/2013

Início das aulas 27/07/2013

Término das aulas (previsão) 14/12/2013

12. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Caso o estudante: (i) desista do curso ou, (ii) tenha mais 25% de faltas ao final do curso ou, (iii) não tenha o aproveitamento satisfatório, o mesmo não poderá participar dos próximos cursos do Programa de Formação e Capacitação Técnica em parceria com o Porto Digital, durante o período de um ano.

Dúvidas a respeito do conteúdo deste regulamento deverão ser dirigidas para o e-mail capacitacao@portodigital.org.

O aluno também poderá, em caso de dúvidas, entrar em contato com a coordenação da Qualiti, através do e-mail raphaella@qualiti.com.br ou pelos telefones 2137-1200 e 9204-5066.

A qualquer tempo, o presente regulamento poderá ser revogado, anulado ou modificado, no todo ou em parte, por motivo de interesse público ou exigência legal, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza. O NGPD e a FMR reservam-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nesta chamada pública.

APOIO:

Secretaria de

(6)

ANEXO I - Objetivo e Conteúdo do Curso

O curso objetiva preparar para o exame de certificação My SQL 5 Certified Associate Exam 1Z0-870. Para isso, as aulas abordam os padrões globais de programação de banco de dados. Os tópicos das aulas seguem a seguinte estrutura:

Seção 1: Teoria, Terminologia e Conceitos (10%)

Cliente / Servidor Conceitos

Objetos de banco de dados e banco de dados

Seção 2: Definição de dados usando SQL (25%)

Bases de dados

Tipos de Dados

Tabelas

Restrições e índices

Exibições

Seção 3: Manipulação de Dados Basic usando SQL (25%)

Construções recorrentes SQL

Adicionando dados

Modificar dados

Remoção de dados

Busca de dados

Seção 4: Manipulação de dados avançada usando SQL (20%)

Expressões

Agrupamento e de agregação

Juntando Tabelas

Seção 5: Transações (10%)

Conceitos de transação

SQL para trabalhar com transação

Secção 6: Importação / Exportação (10%)

Ferramentas para Importar / Exportar

Referências

Documentos relacionados

Os atores sociais atrelados à governança do Parque Tecnológico do Porto Digital exercida pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital (NGPD) expõem sua participação no

ou sociedades recreativas à inglesa. Além do Fluminense Futebol Clube, ele viria a presidir o Iate Clube do Rio de Janeiro e seria um dos membros mais assíduos do Automóvel Clube

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Essa publicação (Figura 6) destaca a “grande ameaça” que está por trás do pânico moral: a destruição da família nuclear (pai, mãe e filhos).Em seguida o pastor

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

A anotação que se faz sobre tais normas é que, da forma como estão sendo elaboradas, privilegiam muito mais a manutenção de um sistema de visitação turística que é elitista e

A proposta aqui apresentada prevê uma metodologia de determinação da capacidade de carga de visitação turística para as cavernas da região de Bulhas D’Água