• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

FACULDADE 7 DE SETEMBRO - FA7 GRADUAÇÃO EM JORNALISMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA E TCC:

UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

Comissão Organizadora

Ana Paula Rabelo e Silva, Ms. Dilson Alexandre Mendonça Bruno, Ms. Leonilia Gabriela Bandeira de Souza, Ms. Paulo Germano Barrozo de Albuquerque, Dr. Talita Garcez Guimarães, Ms. Vania Maria Magalhães Tajra, Ms.

Fortaleza 2014

(2)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

"Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez cem vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima primeira martelada a pedra se abre em duas, e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes." [Jacob Rus]

(3)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

PROJETO DE PESQUISA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Neste documento são apresentadas as informações e normas tanto para a elaboração do projeto de pesquisa, realizado em TCCI, quanto para o projeto experimental e trabalhos monográficos, realizados em TCCII, do curso de jornalismo da FA7.

Em qualquer modalidade escolhida o orientando deve seguir rigorosamente algumas regras como: o trabalho deve ser original, isto significa que o plágio (tanto na parte teórica quanto na prática, no caso do projeto experimental) não será tolerado; ele deve obedecer às normas da ABNT e da língua portuguesa; apresentar uma base teórica – e prática quando se tratar do projeto experimental – consistente.

1 TCCI e TCCII

O Projeto de Pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido na disciplina TCCI e consiste na formulação e apresentação de um planejamento para estudo de natureza científica ou técnica da área de comunicação social, sob a orientação de um professor por disciplina e a co-orientação de professores especialistas na área de pesquisa.

O Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido na disciplina TCCII, consiste na formulação e apresentação de um trabalho de natureza científica ou técnica, elaborado individualmente ou em dupla, a depender da natureza do trabalho desenvolvida pelo discente (ver descrição no item “Projeto Experimental - opções de modalidades de produto”), para complementar as exigências das instituições de ensino superior (IES) para obter o título de Jornalista. Na Faculdade 7 de Setembro (FA7), pode ser realizado em duas modalidades: monografia ou projeto experimental.

A modalidade monografia, como o próprio nome aponta, é a escrita sobre um único tema de natureza científica, utilizando um método científico e, desta forma, contribuindo para a pesquisa acadêmica (MARCONI; LAKATOS, 2001). Deve ter, no mínimo, 80 mil caracteres com espaço.

À modalidade de trabalho Projeto Experimental do curso de jornalismo são sugeridos os formatos a seguir. Cada um será detalhado no decorrer deste manual.

Modalidades do Projeto Experimental

Curso(s)

Documentário em vídeo Individual (JOR) ou em dupla (JOR e PP; JOR e JOR). Editorial fotojornalístico Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR).

Livro reportagem Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Jornal Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Revista Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Site Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). Programa de TV Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR).

(4)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

Programa de rádio Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). Rádio reportagem Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR).

2 COMPROMISSOS DO TCCII:

Ao longo do desenvolvimento do TCCII o orientando deve cumprir alguns compromissos previamente agendados como comparecer à primeira reunião com a

coordenação de TCC (nela será apresentada a distribuição dos orientadores, haverá uma

explicação sobre o formato da monografia e do projeto experimental e será um momento para tirar dúvidas, receber algumas dicas de como ter disciplina de estudo, conferir datas do calendário etc.); qualificar seu trabalho dentro do período estabelecido (o orientando deve apresentar para seu orientador e um professor qualificador o sumário completo, os objetivos, a metodologia e 1 (um) capítulo de referencial teórico concluído de sua monografia. Em caso de projeto experimental, devem ser apresentados cronograma de trabalho, fundamentação teórica e esboço do produto; participar da segunda reunião com a coordenação de TCC (esta será para informar os procedimentos da defesa, tirar possíveis dúvidas dos alunos etc.);

depositar na data estabelecida as 3 (três) vias do trabalho final, revisadas e encadernadas

com espiral, para que os professores da banca avaliem o trabalho do aluno em tempo hábil;

defender seu TCC na semana prevista no calendário do curso (o aluno em comum acordo com

o Professor-Orientador e os demais membros da banca devem agendar uma data e horário para a defesa) e, após a aprovação do TCC o formando deve realizar o depósito da capa dura e

de CD com a versão digital em .PDF.

É obrigatória a apresentação do documento que comprove a correção de revisor oficial.

3 SOBRE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCCII)

3.1. A matrícula na disciplina TCCII está vinculada à aprovação na disciplina TCCI, que será ministrada no 7º semestre.

3.2. O TCCII deverá ser qualificado e sua aprovação tem caráter eliminatório, com nota equivalente às avaliações de VP1 e VP2.

3.3. O TCCII deve ser defendido com a anuência do Professor-Orientador. Caso o aluno, à revelia, deseje apresentar o seu trabalho à banca, deverá assinar termo de responsabilidade. 3.4. Serão disponibilizados os horários disponíveis dos possíveis orientadores pela coordenação de TCC do curso de JOR. As orientações não deverão ocorrer dentro da sala dos professores.

3.5. As orientações deverão ser registradas em relatórios mensais.

3.6. O TCCII/Projeto Experimental poderá ser individual ou em dupla (ver as especificações de cada um dos produtos propostos).

3.7. O TCCII/Monografia deverá ser individual.

3.8. Osprojetos de pesquisa para trabalhos de TCCII a serem realizados em dupla deverão ter todo o seu processo executado mantendo a mesma parceria.

3.9. A avaliação final do TCC será realizada por uma Comissão Julgadora sugerida pelo orientador e designada pela Comissão de TCC.

(5)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS 4 TIPOS E FORMATOS

Os Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro são de duas naturezas: monografia ou projeto experimental – também conhecido como “produto”.

A monografia deve seguir o padrão do Manual de Elaboração e Apresentação de

Trabalhos Científicos da FA7 disponível em

http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

Abaixo descrevemos, especificamente, as modalidades de projeto experimental que apresentam um caráter teórico-prático.

4.1 PROJETO EXPERIMENTAL EM JORNALISMO – opções de modalidades de produto. 4.1.1 DOCUMENTÁRIO EM VÍDEO

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e PP; JOR e JOR). O que entregar:

a) Produto final

Um documentário temático, de 15’ a 30’ com matriz de captação em MiniDV, Betacam, Betacam Digital, DVCam, HDV, HD TV ou formato tecnologicamente superior.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento (descrição técnica da pré-produção, argumento e roteiro, cronograma de produção, diário de produção e pós-produção-edição).

- Diário de produção e pós-produção ilustrados com imagens de making-off. - Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição). PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar: DVD com vídeo em .AVI.

(6)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS Quem pode fazer: Alunos de jornalismo.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). O que entregar:

a) Produto final

24 fotos impressas na proporção igual ou menor que A3.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento (descrição técnica da pré-produção, produção – luz, lentes, mecanismos de controle da luz e do foco, composição visual. Pós-produção: tratamento de imagens com antes e depois ilustrados com making-off).

- Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição).

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar: álbum encadernado com lombada quadrada com projeto gráfico diferenciado,

de criação livre que contenha capa, texto introdutório, créditos e as fotos impressas; entregar cópia em dvd.

4.1.3 LIVRO REPORTAGEM

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). O que entregar:

a) Produto final

Gênero jornalístico em que o autor narra uma detalhada e extensa reportagem que não seria suportada pelas mídias convencionais do jornalismo, como jornais e revistas.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em

(7)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento da realização da reportagem, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho.

- Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição).

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar: Redação final e edição do material no suporte livro, podendo conter fotos e

ilustrações. Os textos devem ser escritos em Fonte Times New Roman, Corpo 12, espaçamento 1,5 (1 e ½ ). O livro-reportagem deverá ter 50 mil caracteres sem espaço.

Texto e relatório técnico impressos em três vias e o projeto editorial (diagramação) em pdf. Obs.: A versão final do livro reportagem finalizado (produto final) deve ser entregue junto com a capa dura do relatório técnico.

4.1.4 JORNAL

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). O que entregar:

a) Produto final

Publicação temática impressa, de cunho jornalístico. Tamanho: 12 páginas, em formato tabloide ou maior.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

(8)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

- Planejamento da realização das reportagens, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. Deverá constar também o formato presumido, com número de páginas, tamanho e características gerais do projeto gráfico.

- Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição).

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar: Relatório técnico e produto diagramado, impressos em três vias. 4.1.5 REVISTA

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). O que entregar:

a) Produto final

Publicação periódica impressa, ilustrada, de cunho jornalístico e temático. Revista diagramada em formato A4 ou maior, impressa em três vias e em pdf. Tamanho: 24 páginas. Outros tamanhos devem seguir a proporção para o número de páginas. Produto diagramado, com textos e fotos/ilustrações, plano editorial e de negócios.

As imagens, inclusive da capa, devem ter boa resolução e alta qualidade de impressão, em papel couché ou similar.

Pode ser feita para um cliente real ou ser um projeto empreendedor.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento da realização das reportagens, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta e cronograma de trabalho. Deverá constar também o formato presumido, com número de páginas, tamanho e características gerais do projeto gráfico.

- Conclusão

(9)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar:

Relatório técnico e produto diagramado, impressos em três vias.

4.1.6 SITE

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo e publicidade.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR; JOR e PP). O que entregar:

a) Produto final

Site jornalístico de conteúdo temático, com desenvolvimento de conteúdo multimídia e hipertextual (texto, fotos, vídeos, infográfico, áudio).

Tamanho: 15 páginas diferentes no mínimo.

Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento da realização do site, subdividido em: produção, pauta, estrutura do site e cronograma de trabalho. Deverá constar também o número de páginas do site e características gerais do projeto gráfico.

- Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição).

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar: Relatório técnico impresso em três vias. Site salvo em modo off-line (para a

banca) e publicado na web.

4.1.7 PROGRAMA DE TV

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). O que entregar:

(10)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS a) Produto final

Programa jornalístico, temático, com duração de 30 minutos, incluindo: entrevista em estúdio, reportagens e notas cobertas. O programa de TV pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do programa devem ser necessariamente realizados pelos alunos.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento da realização do programa, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta, espelho e cronograma de trabalho.

- Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (imagens da materialização do trabalho e sua descrição).

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar:

Gravado em DVD em formato .AVI.

4.1.8 PROGRAMA DE RÁDIO

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). O que entregar:

a) Produto final

Programa jornalístico, temático, com duração de 50’ a 60’, incluindo: debate ou entrevista em estúdio, enquete, reportagem e radiodrama. O programa de rádio pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção do programa devem ser necessariamente realizados pelos alunos.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

(11)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento da realização do programa, subdividido em: produção, pré-pauta, pauta, espelho e cronograma de trabalho.

- Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (roteiros do trabalho e sua descrição e imagens de making off das gravações).

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar:

Gravado em CD no formato MP3.

4.1.9 RÁDIO REPORTAGEM

Quem pode fazer: Alunos de jornalismo.

Como pode fazer: Individual (JOR) ou em dupla (JOR e JOR). O que entregar:

a) Produto final

Temático. Uma série de reportagens, com um total de 5 episódios e duração de 5’ a 10’ cada. A reportagem de rádio pode receber a colaboração de técnicos, mas a criação, o roteiro e a direção da reportagem devem ser necessariamente realizados pelos alunos.

b) Relatório técnico

PRÉ-TEXTO (capa, folha de rosto, ficha catalográfica etc.) apresentados no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7 disponível em http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/fa7/FA7_NORMAS_TRABALHOS_CIENTIFICOS_T EOBALDO_CAMPOS.pdf

TEXTO no mínimo 40 mil caracteres composto de: - Introdução/metodologia

- Referencial teórico

- Planejamento da realização do programa, subdividido em: - Conclusão

APRESENTAÇÃO DO PRODUTO FINAL (roteiros do trabalho e sua descrição e imagens de making off das gravações).

(12)

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE TCCI E TCCII: UM GUIA PARA PROJETO EXPERIMENTAL E TRABALHOS MONOGRÁFICOS

PÓS-TEXTO (bibliografia, glossário, apêndices e anexos).

Como entregar:

Gravado em CD no formato MP3.

5 FINALIZANDO O PROCESSO DE TCC

Depois que o TCC tiver sido finalizado o(s) aluno(s) deve(m) atentar para as orientações do Professor-Orientador e das Coordenações de TCC e do Curso para alinhar questões relativas à defesa, conferir novamente o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso para checar os prazos, normas, entre outros pontos importantes da avaliação.

E, o trabalho sendo aprovado pela banca examinadora, o graduando deve ainda cumprir as últimas exigências do final do processo e entregar o seu material de acordo com o que foi estipulado no Regulamento do TCC, feito para os cursos de jornalismo e de publicidade e propaganda, e no Manual de Elaboração e Apresentação de Trabalhos Científicos da FA7.

Referências

Documentos relacionados

Troglóbios são animais restritos ao ambiente subterrâneo, que evoluíram sob um regime seletivo muito particular – ausência total de luz, estabilidade ambiental e

Pesquisa alguma parte hoje da estaca zero. Mesmo que exploratória, isto é, de avaliação de uma situação concreta desconhecida em um dado local, alguém ou um grupo, em

• Un programa semanal periódico que se deberá aplicar en días de la semana especiales sólo en un año concreto de un rango de fechas especificado se deberá complementar

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Isto causa vários impactos (ex.: não conseguir tomar crédito rural, não conseguir concluir a inscrição no CAR, realizar atos no INCRA, transmissão do imóvel, etc.)?.