• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES UNIDADE MÉIER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES UNIDADE MÉIER"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES – UNIDADE MÉIER

ÉTICA AMBIENTAL

DISCIPLINA:PODER, LIDERANÇA E ÉTICA.

PROF ª:MICHELI GARGALHONE

ALUNOS: FERNANDA KNOPP LEAL JULIANA CARVALHO SANTOS LUANA ROCHA DE BIASE MARCELINE CUNHA SILVA MYLENA BORGES DA C. CARVALHO PIETRI FRATE CAPUTO

RAFAEL VINÍCIUS LEAL RODRIGO MENDES DA ROCHA THAIS MELLO

WILLIAN FUENTES RIBEIRO

RIO DE JANEIRO NOVEMBRO DE 2013

(2)

Ética Ambiental

A ética ambiental é um conceito filosófico que surgiu na década de 1960, ampliando o conceito geral de ética, englobando o impacto da interação do homem com o meio social, relacionando a conservação da humanidade à necessidade de conservação da vida de todos os seres.

Podemos definir a ética ambiental como a conduta de comportamento do ser humano com a natureza, cuja base está na conscientização ambiental e no compromisso com a conservação da vida.

O conceito de ética ambiental deixa de lado o antropocentrismo, que coloca o homem no centro do mundo e exalta a noção de ecocentrismo, uma vez que o comportamento do homem deve ser considerado não somente na sua relação com os outros seres humanos, mas com todos os seres e elementos da natureza.

O ecocentrismo estabelece que o homem não possui privilégios sobre os outros seres devido a sua racionalidade e, portanto, não pode agir de forma predatória. Todos os seres são iguais perante a natureza e tem igual importância para a manutenção da vida no planeta.

(3)

Importância da ética ambiental

Desde o início da civilização, a natureza vem sendo objeto de manipulação à disposição da razão humana e seus desejos. A visão do meio ambiente como mera fonte de recursos, afastou os seres humanos de seu contato e da compreensão de sua magnitude e importância.

O grande crescimento das indústrias em termos de escala e expansão geográfica, além do intenso avanço tecnológico que ocorre devido ao aumento da população mundial e sua grande e múltipla demanda por bens de consumo, associada à lógica capitalista de acumulação de capital, vem trazendo graves impactos ao meio ambiente. Além disso, a falta de consciência dos indivíduos a respeito da preservação ambiental no que se refere ao consumo exacerbado, ao descarte de materiais etc, contribui para a degradação do meio.

Os esforços para manter o progresso mundial, atendendo as necessidades e ambições humanas são insustentáveis, pois envolvem uma retirada de recursos ambientais em ritmo acelerado e em quantidade superior a que se consegue repor, devido ao distanciamento entre avanços técnico-científicos e a almejada ética ambiental.

As dificuldades ecológicas enfrentadas na atualidade solicitam uma resposta ética que requer uma mudança de paradigma na convivência social, na vida privada, bem como na produção de bens de consumo e no relacionamento com a natureza. Dessa forma, faz-se necessária uma reflexão ética por parte da humanidade rumo à uma conscientização sobre os permanentes prejuízos que vem sendo causados à população atual e futura da Terra, bem como elucidar as possibilidades de redução dos impactos ambientais e recuperação das áreas afetadas pelo homem.

(4)

Assim, não só a sobrevivência dos seres, bem como a qualidade de vida depende de que uma educação ambiental seja difundida nos diversos domínios sociais, pregando que a ética seja praticada no cotidiano a fim de manter o equilíbrio ecológico e resguardar nossas próprias vidas. Ao mesmo tempo as empresas devem sofrer fiscalizações mais severas que reprimam a degradação que venham causar ao ambiente e que as obriguem a reparar os danos já causados.

A importância da educação pautada na ética ambiental é fundamental para provocar processos de mudanças sociais e culturais que visam obter da sociedade uma sensibilização à crise ambiental e à urgência em mudar padrões de uso dos recursos, bem como incentivar a tomada de decisões a respeito, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de forma comprometida com a vida e com o bem-estar da sociedade local e global.

Os preceitos da ética ambiental questionam a racionalidade moderna e o sistema econômico capitalista, o que exige projetos que conciliem os interesses econômicos e a preservação da natureza, de forma a manter um equilíbrio. Neste novo paradigma, a ética ambiental traz à tona a necessidade de uma mudança de visão de mundo da população, uma inquietação ecológica que não apenas aponta problemas, mas incita o surgimento de soluções, através da criatividade.

(5)

A ética ambiental nas empresas

A maneira de gerir a utilização dos recursos naturais pode acentuar ou minimizar os impactos e preservar os insumos utilizados. Sendo assim, algumas organizações já vêm adotando estratégias para reduzir o impacto de seus processos na natureza.

O setor empresarial e industrial deve buscar novos modelos de desenvolvimento utilizando a criatividade e modificando seus valores e práticas, através de processos que tenham como princípio a sustentabilidade. Este novo cenário deve estar focado no reaproveitamento de matéria prima ou resíduo gerado, através de novas tecnologias.

As empresas devem implementar um canal de comunicação mais efetivo com seus clientes, fazendo com que um produto possa ser devolvido ao final de sua vida útil e entregue em um canal de distribuição, possibilitando sua reciclagem e reutilização na cadeia produtiva, o que já ocorre em alguns setores. Essa deverá ser a concepção futura das empresas: terem responsabilidades do início ao final da vida útil de seus produtos. Além disso, a empresa deve estar atenta para não lançar resíduos e substâncias que provoquem qualquer dano ambiental.

As empresas e indústrias que se comprometerem nesta nova era da ecoeficiência sustentável, dentro dos princípios da ética ambiental, serão recompensadas em termos de redução de custo e melhoria da sua imagem para a sociedade, o que pode alavancar suas vendas. Nesse sentido, aprender a consumir de maneira responsável também é imprescindível. Cabe ao governo também fazer sua parte, através de programas de responsabilidade socioambiental, investindo para um comprometimento com a prática da sustentabilidade.

(6)

Empresa ética

- Natura

A empresa Natura é sabidamente uma organização que coloca como foco de sua atividade a preservação da natureza e o uso consciente dos recursos naturais. Para compensar os impactos de sua atuação, possui uma série de ações voltadas para a conservação da flora, além de fazer parcerias com comunidades locais que passam a fornecer seus insumos, desenvolvendo economicamente regiões carentes.

Além disso, a empresa possui uma série de produtos que possuem refil cuja embalagem compõe-se de etanol da cana-de-açúcar como elemento principal, o que é chamado de Plástico Verde que é totalmente reciclável e não compromete as reservas minerais. Implementou ainda a substituição do álcool tradicional pela versão orgânica em toda a linha de perfumaria, o que representa uma escolha positiva tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente e os trabalhadores rurais.

Recentemente foi considerada a segunda empresa mais sustentável do mundo em termos de ações inovadoras. Como exemplos de ações que fazem da Natura referência em termos de sustentabilidade e ética ambiental temos: a empresa reduziu em 33% a emissão de gases de efeito estufo entre 2007 e 2011, possui projetos de compensação de carbono por meio do apoio a projetos de reflorestamento e de uso de energia renovável, prioriza a gestão sustentável de resíduos, com a reciclagem e ainda implementam políticas de redução do consumo de água e energia em sua produção.

(7)

Empresa não ética

- Vale

A mineradora brasileira Vale foi eleita, em 2012, a pior empresa do mundo devido a seu histórico de violações dos direitos socioambientais nas regiões onde estão instalados seus projetos, bem como acusações de evasão fiscal e dívidas bilionárias. O prêmio internacional Public Eye Awards, é conhecido como o Nobel da vergonha corporativa mundial e é concedido por voto popular a empresas envolvidas com graves problemas sociais e ambientais.

A empresa viola direitos fundamentais no Brasil e em mais 39 países, provocando danos aos seres humanos e ao meio ambiente. A empresa venceu ainda que comparada a empresas como a Tepco, responsável pelo acidente nuclear de Fukushima.

A empresa sofre denúncias de trabalho escravo, desmatamento, poluição, deslocamento de populações nativas em diversas localidades, esgotamento de reservas minerais e exposição de trabalhadores a ambientes de trabalho nocivos à saúde.

No Estado do Espírito Santo, além da poluição que inclui a emissão de gases cancerígenos e material particulado, que geram problemas dermatológicos e respiratórios, a Vale também é acusada de despejar grandes quantidades de minério no mar.

O impacto gerado pela empresa é tão grande que existe a Articulação Internacional dos Atingidos pela Vale, que é composta por populações e comunidades atingidas, movimentos sociais, organizações e centrais sindicais de diversos países que sofrem violações de direitos cometidos pela Vale.

(8)

Conclusão

A ética ambiental norteia a criação de uma nova ordem mundial pautada no respeito a todas as formas de vida e a conservação do meio ambiente.

O novo paradigma implementado pela ética ambiental traz consigo a preocupação com a universalidade, que considera as consequências dos atos humanos em relação ao todo, tirando o homem do centro das preocupações e trazendo o ambiente para o foco principal. A plena sustentabilidade se torna difícil de alcançar, uma vez que ainda não há tecnologias e práticas suficientes para equilibrar a preservação da natureza aos interesses e ambições de progresso dos seres humanos.

O desafio desta nova ética está em estimular o compromisso pessoal de cada um. Não se trata unicamente de uma obrigação legal, mas moral e ética, que posiciona o homem frente à natureza e se reflete em ações éticas, que sem dúvida trarão resultados favoráveis à preservação e consequentemente à melhoria da qualidade de vida.

Ainda que essa conscientização não ocorra como esperado no mundo corporativo, a ascensão da consciência ética ambiental deverá, ao longo do tempo, pressionar ainda mais as empresas que tratam com descaso seus problemas ambientais, já que estas terão custos elevados com multas, sanções legais, além da perda de competitividade em um mercado cada vez mais preocupado com a qualidade de vida e processos produtivos em harmonia com o meio ambiente.

Com a difusão da ética ambiental, pretende-se não somente uma simples transmissão de conhecimentos sobre a natureza, mas sim estabelecer uma nova relação de reciprocidade entre as necessidades sociais e ambientais, instigando a participação política dos cidadãos.

(9)

Referências: pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica_ambiental - acessado em 11/11/2013 sites.google.com/site/filosofiapopular/etica/etica-ambiental - acessado em 11/11/2013 www.partes.com.br/educacao/eticanaea.asp - acessado em 11/11/2013 www.mundojovem.com.br/artigos/etica-ambiental-e-o-futuro-das-empresas - acessado em 11/11/2013 www.revistaportuaria.com.br/site/?home=artigos&n=zSS&t=a-etica-ambiental-nas-empresas - acessado em 11/11/2013 www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=510 - acessado em 11/11/2013 http://port.pravda.ru/news/busines/15-01-2013/34193-mineradora_brasileira-0/ - acessado em 12/11/2013 http://www.progresso.com.br/caderno-a/brasil-mundo/natura-e-a-2-empresa-mais-sustentavel-do-mundo - acessado em 12/11/2013

Referências

Documentos relacionados

Dissertação de mestrado – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro... Efeito da atmosfera na fenomenologia de redução de pelotas auto-redutoras de minério de ferro

O projeto, já em desenvolvimento antes da pandemia, foi concebido como alternativa para a experiência da visita tradicional, visando romper com os modos e formas pelos quais

Neste estudo, através do Analytic Hierarchy Process (AHP), foi possível realizar uma hierarquização das principais ferramentas de mensuração do grau de

Para o produto bebida esportiva, obser- vou-se que itens pertencentes à dimensão valor simbólico apresentaram correlação alta com itens das dimensões importância do produto e

Apresentaremos inovações e excelência no universo do coworking, iremos oferecer qualidade, conhecimento e conforto a um preço competitivo e mais acessível aos

Pensando no cuidado alimentar das crianças e dos adolescentes em seu percurso estudantil e facilitar a vida dos pais, contribuindo para a saúde e bem-estar, a KIDS SNACK

Com um mercado cada vez mais exigente, onde o sucesso da empresa depende, em grande parte, de sua capacidade de proporcionar aos clientes a satisfação de suas necessidades,

5.2.3 - O tipo comportamento observado nos ensaios pode ser explicado com base na rugosidade das paredes da superfície de descontinuidade: i) o deslocamento normal relativo que