• Nenhum resultado encontrado

GUIA PARA ELABORAÇÃO TESEE DE DOUTORADO (SEGUNDO ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA PARA ELABORAÇÃO TESEE DE DOUTORADO (SEGUNDO ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL CAMPUS CENTRO

PROGRAMA MULTICÊNTRICO

EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

GUIA PARA ELABORAÇÃO

TESE DE DOUTORADO

(SEGUNDO ABNT

REGIMENTO GERAL DO

PROGRAMA MULTICÊNTRICO

EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU – CCO

MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

GUIA PARA ELABORAÇÃO

TESE DE DOUTORADO

(SEGUNDO ABNT-NBR 14724 e

REGIMENTO GERAL DO PMBqBM

MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

DIVINÓPOLIS – MG 2015

UFSJ

(2)

APRESENTAÇÃO

Uma tese constitui um produto de pesquisas desenvolvidas em curso no nível de pós-graduação (doutorado). Aborda um tema único, exigindo investigações próprias à área de especialização e métodos específicos.

A diferença entre tese e dissertação refere-se ao grau de profundidade e originalidade exigida na tese, defendida na conclusão de curso de doutoramento. A distinção entre tese e dissertação é feita pelos pareceres 977/65 e 77/69 do Conselho Federal de Educação (CFE).

Este guia contém os itens básicos relativos a apresentação escrita da tese de doutorado. Esta apresentação escrita poderá ser feita de duas formas: (1) Através da produção de uma tese modelo tradicional de acordo com as normas da ABNT; (2) Através da compilação de no mínimo 2 (dois) artigos científicos publicados em periódico de circulação internacional indexados nas bases Web of Science e/ou Scopus e relacionados à tese, em que o estudante seja o primeiro autor. Ambas formas serão detalhadas adiante.

Quando a tese estiver pronta para a defesa, o doutorando deverá encaminhar ao Colegiado, uma cópia em CD juntamente com o documento de encaminhamento da defesa (disponível no site), com antecedência mínima de 45 dias da data provável da defesa. O envio da tese do aluno, encadernada em espiral (cinco cópias), aos membros da banca (incluindo o suplente) deverá ocorrer com antecedência mínima de 30 dias.

A tese aprovada pela Banca Examinadora deverá ser impressa e encadernada (capa dura) e encaminhada à Secretaria do Colegiado Local do Programa, no prazo máximo de 60 dias contados a partir do dia da defesa. As sugestões feitas pela banca, que não impliquem em mudança de conteúdo deverão ser consideradas para a impressão da tese final a ser encaminhada à Secretaria do Colegiado Local do Programa. A tese deverá ser disponibilizada no portal de teses da CAPES.

Deverão ser entregues exemplares da tese em número suficiente para serem encaminhados a: Secretaria Local (dois exemplares em CD), Biblioteca da IES de vínculo do orientador e estudante (um exemplar em capa dura e um em CD), Membros titulares e suplentes da banca examinadora (um exemplar para cada membro incluindo orientador e co-orientador, quando houver) no formato solicitado pelo membro da banca (capa dura/CD).

(3)

ESTRUTURAS DA TESE

1. TESE MODELO TRADICIONAL

A estrutura da tese modelo tradicional (que será descrita mais detalhadamente adiante) é composta por partes obrigatórias e opcionais. De acordo com a ABNT/NBR-14724, a tese compreende três elementos: pré-textuais, textuais e pós-textuais.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS Capa - Obrigatório (Modelo 1)

Folha de rosto - Obrigatório (Modelo 2) Ficha catalográfica - Obrigatória

Folha de aprovação – Obrigatória (Modelo 3) Dedicatória - Opcional Agradecimentos - Opcional Epígrafe - Opcional Resumo – Obrigatório Abstract - Obrigatório Sumário - Obrigatório Lista de Figuras - Opcional Lista de Anexos – Opcional Lista de Apêndices - Opcional

(4)

TEXTUAIS

Introdução - Obrigatório Desenvolvimento - Obrigatório

Conclusão ou Considerações finais – Obrigatório

PÓS-TEXTUAIS

Referências bibliográficas - Obrigatório Apêndices - Opcional

(5)

1.1. CONFIGURAÇÃO DAS PÁGINAS Tamanho do papel: padrão A4 (210 x 297 mm)

Margens: As folhas devem apresentar margem esquerda e superior a 3 cm; direita e inferior de 2 cm

Espaçamento: 1,5

Tamanho e forma da letra do texto: Times New Roman, tamanho 12 ou Arial tamanho 12 (a capa e os itens e subitens podem ser escritos em tamanhos maiores e em negrito).

Paginação: a numeração deve figurar no canto superior direito da folha, em algarismos romanos minúsculos nas páginas preliminares (pré-textuais), com exceção da página de rosto, que não deve ser numerada, porém contada. Na parte textual a numeração, em sequência, é colocada em algarismos arábicos. Segundo norma da ABNT: “todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal”.

(6)

1.2. ESTRUTURA DA TESE

1.2.1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa: obrigatória. Deve conter a instituição, autor, título, e na base da página local (município e Estado) e data (mês e ano) (Modelo 1).

Folha-de-rosto: obrigatória. Dados utilizados na elaboração da ficha catalográfica: autor, título, finalidade do trabalho (em letra tamanho 8 ou 10, abaixo do título e concentrada à direita: “Tese apresentada ao Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, da Universidade Federal de São João Del Rei, como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor” (Modelo 2).

Ficha catalográfica: obrigatória. Deve ser colocada no verso da folha-de-rosto, sendo elaborada por profissional especializado (bibliotecário, a partir das informações fornecidas pelo autor), sendo enquadrada num retângulo de 8,0 x 12,5 cm.

Folha de Aprovação: obrigatória. Deve constar logo após a folha de rosto, na versão final do trabalho após a defesa, e ser assinada pelos componentes da banca examinadora (Modelo 3).

Dedicatória: opcional. Página na qual o autor presta uma homenagem ou dedica o seu trabalho a outras pessoas, texto em itálico.

Agradecimentos: opcional. Manifestação de agradecimento a pessoas e instituições que, de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho. Deve ser dirigido àqueles que realmente contribuíram de maneira relevante na elaboração do trabalho, especificando-se em que colaboraram. O título (AGRADECIMENTOS) deve estar centralizado.

Epígrafe: opcional. Texto em itálico, no qual o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria. Nessa folha não se coloca título.

Resumo: obrigatório. Texto curto, no máximo com uma página, com a descrição sintética dos aspectos relacionados aos objetivos, justificativa, material e métodos, resultados e conclusões do trabalho. Logo abaixo do resumo devem figurar as palavras-chave ou descritores, ou seja, as palavras representativas do conteúdo do trabalho.

(7)

Abstract: obrigatório. Consiste na versão do resumo em inglês. Logo abaixo do resumo em língua estrangeira devem figurar as palavras-chave ou descritores no idioma escolhido.

Sumário: obrigatório. Relação dos tópicos hierarquizados do trabalho, com a indicação da página onde se encontra cada assunto, a partir das listas de figuras, na seqüência em que aparecem no texto. Usa-se o termo Sumário (e não índice ou lista) para designar esta parte. A palavra Sumário, no título desta folha, é colocada sem número, centralizada e com o mesmo tipo e tamanho de fonte das seções primárias. O espaçamento entre linhas deverá ser simples.

Lista de figuras: opcional. Útil quando se tem muitas figuras no texto. Lista de tabelas: opcional.

Lista de Apêndices: opcional. Lista de Anexos: opcional.

Lista de abreviaturas e siglas: opcional. Lista em ordem alfabética das abreviaturas e siglas, utilizadas no texto, seguida de sua descrição por extenso. Observação: caso um nome científico de um organismo seja citado com o classificador, todos os demais devem ser citados da mesma forma pelo menos na primeira vez em que for mencionado. O mesmo com relação à abreviação do gênero, isto é, só poderá ocorrer a abreviação com a primeira letra do gênero após sua citação por completo.

(8)

1.2.2.ELEMENTOS TEXTUAIS (TÓPICOS DO TEXTO DA DISSERTAÇÃO)

INTRODUÇÃO: obrigatório. Deve conter uma revisão de literatura. Trata do referencial teórico e do conhecimento acumulado sobre o tema abordado no trabalho, tendo como base a pesquisa bibliográfica sobre assunto.

OBJETIVOS: obrigatório. Deve conter os objetivos gerais e específicos propostos no trabalho.

MATERIAL E MÉTODOS: obrigatório. Esse termo deve ser preferido em substituição a “Metodologia”, pois esta palavra é interpretada pela comunidade científica de diferentes modos, podendo assumir o significado de ciência ou estudo dos métodos. Deve conter a descrição dos procedimentos experimentais utilizados para a obtenção dos dados. Sua redação deve ser feita de forma clara e detalhada para que os experimentos possam ser reproduzidos. Pode ser dividido em itens e subitens.

RESULTADOS: obrigatório. Descrição clara e análise rigorosa dos resultados obtidos. Podem ser complementados com tabelas, gráficos e figuras.

DISCUSSÃO: obrigatório. Comentários acerca dos resultados e sua comparação com dados obtidos por outros autores, com argumentação a favor ou contra. Os tópicos apresentados nesta parte devem estar em harmonia com os objetivos estabelecidos no trabalho.

CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS: obrigatório. Sintetiza a contribuição do trabalho e deve estar de acordo com os objetivos. Não deve conter dados, comentários ou discussão dos resultados.

(9)

1.2.3. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: obrigatória. Relação da bibliografia efetivamente consultada para a produção do trabalho. Não necessita obrigatoriamente ser feita de acordo com as normas da ABNT, pode-se optar por obedecer às regras apresentadas nos periódicos onde o trabalho poderá ser submetido para publicação. Neste caso, ao final das referências indicar: “Referências foram elaboradas segundo orientações do periódico (citar o nome da revista). As referências, ao final do trabalho devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

APÊNDICES: opcional. Apêndices são documentos (textos, ilustrações, tabelas, questionários, etc.) elaborados pelo autor, com a função de fundamentar, comprovar ou ilustrar ítens do estudo apresentados no texto. Relação do que o autor considera merecer registro. Os apêndices devem ser identificados por meio de letras maiúsculas consecutivas, travessão e seus respectivos títulos.

ANEXOS: opcional. Anexos são constituídos de tabelas, quadros, gráficos, ilustrações, questionários, entre outros documentos, não elaborados pelo autor. Têm por finalidade documentar, fundamentar, comprovar ou ilustrar itens descritos no texto. Os anexos devem ser identificados por meio de letras maiúsculas consecutivas, travessão e seus respectivos títulos.

Obs.: Quando for o caso de pesquisa com envolvimento de seres humanos ou animais, é obrigatória a inclusão de um anexo com a cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

OBS.: Para um maior detalhamento de normas e regras para escrita de trabalhos acadêmicos, consulte o documento original da ABNT (NBR 14724:2011) e o Regimento geral do PMBqBM.

(10)

2. TESE UTILIZANDO COMPILAÇÃO DE ARTIGOS

A tese de doutorado poderá ser substituída por uma compilação de no mínimo 2 (dois) artigos científicos publicados em periódico de circulação internacional indexados nas bases Web of Science e ou/Scopus e relacionados à tese, em que o estudante seja o primeiro autor. O formato da tese nesse caso deverá conter: introdução com revisão da literatura; objetivos; manuscrito dos trabalhos publicados; conclusões; referências bibliográficas; resumo em Português e Inglês.

2.1. CONFIGURAÇÃO DAS PÁGINAS Tamanho do papel: padrão A4 (210 x 297 mm)

Margens: As folhas devem apresentar margem esquerda e superior a 3 cm; direita e inferior de 2 cm

Espaçamento: 1,5

Tamanho e forma da letra do texto: Times New Roman, tamanho 12 ou Arial tamanho 12 (a capa e os itens e subitens podem ser escritos em tamanhos maiores e em negrito).

Paginação: a numeração deve figurar no canto superior direito da folha, em algarismos romanos minúsculos nas páginas preliminares (pré-textuais), com exceção da página de rosto, que não deve ser numerada, porém contada. Na parte textual a numeração, em sequência, é colocada em algarismos arábicos. Segundo norma da ABNT: “todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal”.

Cabeçalho: opcional. Deve conter o nome do autor, ano e parte do título da tese.

OBS.: As configurações das páginas devem ser respeitadas na introdução, objetivos, conclusões, referências bibliográficas, resumos em Português e Inglês.

(11)

2.2. ESTRUTURA DA TESE

2.2.1. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Capa: obrigatória. Deve conter a instituição, autor, título, e na base da página local (município e Estado) e data (mês e ano) (Modelo 1).

Folha-de-rosto: obrigatória. Dados utilizados na elaboração da ficha catalográfica: autor, título, finalidade do trabalho (em letra tamanho 8 ou 10, abaixo do título e concentrada à direita: “Tese apresentada ao Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, da Universidade Federal de São João Del Rei, como requisito parcial para a obtenção do grau de Doutor” (Modelo 2).

Ficha catalográfica: obrigatória. Deve ser colocada no verso da folha-de-rosto, sendo elaborada por profissional especializado (bibliotecário, a partir das informações fornecidas pelo autor), sendo enquadrada num retângulo de 8,0 x 12,5 cm.

Folha de Aprovação: obrigatória. Deve constar logo após a folha de rosto, na versão final do trabalho após a defesa, e ser assinada pelos componentes da banca examinadora (Modelo 3).

Dedicatória: opcional. Página na qual o autor presta uma homenagem ou dedica o seu trabalho a outras pessoas, texto em itálico.

Agradecimentos: opcional. Manifestação de agradecimento a pessoas e instituições que, de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho. Deve ser dirigido àqueles que realmente contribuíram de maneira relevante na elaboração do trabalho, especificando-se em que colaboraram. O título (AGRADECIMENTOS) deve estar centralizado.

Epígrafe: opcional. Texto em itálico, no qual o autor apresenta uma citação, seguida de indicação de autoria. Nessa folha não se coloca título.

Resumo: obrigatório. Texto curto, no máximo com uma página, com a descrição sintética dos aspectos relacionados aos objetivos, justificativa, material e métodos, resultados e conclusões do trabalho. Logo abaixo do resumo devem figurar as palavras-chave ou descritores, ou seja, as palavras representativas do conteúdo do trabalho.

(12)

Abstract: obrigatório. Consiste na versão do resumo em inglês. Logo abaixo do resumo em língua estrangeira devem figurar as palavras-chave ou descritores no idioma escolhido.

2.2.2. ELEMENTOS TEXTUAIS

INTRODUÇÃO: obrigatório. Deve conter uma revisão de literatura. Trata do referencial teórico e do conhecimento acumulado sobre o tema abordado no trabalho, tendo como base a pesquisa bibliográfica sobre assunto.

OBJETIVOS: obrigatório. Deve conter os objetivos gerais e específicos propostos no trabalho.

TRABALHOS PUBLICADOS OU MANUSCRITO DOS TRABALHOS

PUBLICADOS

CONCLUSÕES ou CONSIDERAÇÕES FINAIS: obrigatório. Sintetiza a contribuição do trabalho e deve estar de acordo com os objetivos. Não deve conter dados, comentários ou discussão dos resultados.

2.2.3. ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: obrigatória. Relação da bibliografia efetivamente consultada para a produção da revisão da literatura. Não necessita obrigatoriamente ser feita de acordo com as normas da ABNT, pode-se optar por obedecer às regras apresentadas nos periódicos onde o trabalho poderá ser submetido para publicação. Neste caso, ao final das referências indicar: “Referências foram elaboradas segundo orientações do periódico (citar o nome da revista). As referências, ao final do trabalho devem ser digitadas em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo.

APÊNDICES: opcional. Apêndices são documentos (textos, ilustrações, tabelas, questionários, etc.) elaborados pelo autor, com a função de fundamentar, comprovar ou

(13)

ilustrar ítens do estudo apresentados no texto. Relação do que o autor considera merecer registro. Os apêndices devem ser identificados por meio de letras maiúsculas consecutivas, travessão e seus respectivos títulos.

ANEXOS: opcional. Anexos são constituídos de tabelas, quadros, gráficos, ilustrações, questionários, entre outros documentos, não elaborados pelo autor. Têm por finalidade documentar, fundamentar, comprovar ou ilustrar itens descritos no texto. Os anexos devem ser identificados por meio de letras maiúsculas consecutivas, travessão e seus respectivos títulos.

Obs.: Quando for o caso de pesquisa com envolvimento de seres humanos ou animais, é obrigatória a inclusão de um anexo com a cópia do parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

OBS.: Para um maior detalhamento de normas e regras para escrita de trabalhos acadêmicos, consulte os documentos originais da ABNT (NBR 14724:2011) e o Regimento geral do PMBqBM.

(14)

Modelo 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU – CCO PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

(Fonte escolhida; tamanho 12 , maiúsculo centralizado)

NOME DO ALUNO

(Fonte escolhida; tamanho 12, maiúsculo centralizado)

TÍTULO DO TRABALHO

(Título em negrito – Fonte escolhida, tamanho 14 e centralizado)

DIVINÓPOLIS-MG MÊS-ANO

(15)

Modelo 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI – UFSJ CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU – CCO PROGRAMA MULTICÊNTRICO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR

(Fonte escolhida; tamanho 12 , maiúsculo centralizado)

NOME DO ALUNO

(Fonte escolhida; tamanho 12 , maiúsculo centralizado)

TÍTULO DO TRABALHO

Tese apresentada ao Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal de São João Del Rei, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre. Orientador: Nome do Orientador

Co-orientador: Nome do Co-orientador (se houver)

(Fonte escolhida; tamanho 12 parágrafo justificado com recuo esquerdo)

DIVINÓPOLIS-MG MÊS-ANO

(16)

Modelo 3

ATA DE DEFESA PÚBLICA DE TESE DE DOUTORADO

Ata da defesa de tese do(a) doutorando(a)

Aos xxxx dias do mês de xxxx de xxxx, às xxh, na sala xxx do Bloco x do Campus Centro Oeste Dona Lindu/UFSJ, realizou-se a Defesa de Tese do(a) discente xxxxxxxxxxxxxxxx, regularmente matriculado(a) no Programa Multicêntrico de Pós Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular, nível Doutorado. A banca examinadora foi constituída pelos professores doutores: xxxxxxxxxxxxxxxxx – orientador e presidente da banca, xxxxxxxxxxxxxxxxx (UFxx) e xxxxxxxxxxxxxxxxx (UFxx). Após apresentação, durante _____ minutos, do trabalho intitulado “xxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx”, o(a) doutorando(a) foi arguido(a) pelos examinadores. Reunidos em sessão secreta, às ________ a banca considerou o(a) doutorando(a) ________________. Para constar, foi lavrada a presente ata que depois de lida e aprovada, será assinada pelos membros da banca examinadora: - Prof. Dr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxx – ___________________________________ - Prof. Dr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxx – ___________________________________ - Prof. Dr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxx – ___________________________________ - Prof. Dr. xxxxxxxxxxxxxxxxxxx – ___________________________________ - Profa. Dra. xxxxxxxxxxxxxxxxxxx – _________________________________

Referências

Documentos relacionados

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser necessário monitorizar o pessoal, a atmosfera do local de trabalho ou a monitorização biológica

É cada vez mais notório que em alturas de crise como a actual, são as instituições particulares de solidariedade social instaladas no terreno que garantem o

O item nº 04 será entregue ao participante que MAIS INDICAR membros confirmados para o grupo, de acordo com as condições estabelecidas no Passo 6 abaixo, mas a apuração poderá

[r]

Em éguas com acúmulo de líquido uterino no 2° dia após a ovulação a atividade proteolítica da plasmina, na secreção endometrial, não apresentou diferença

IMPRENSA NACIONAL CASA DA MOEDA WWW.INCM.PT PLANO NUMISMÁTICO 2015 NUMISMATIC PROGRAM. 30 ANOS DA BANDEIRA DA EUROPA 30 YEARS OF THE

Em caso de não comparecimento e/ou não integralização do valor do arremate dentro dos 05 (cinco) dias úteis, a contar da data do Leilão, fica expressamente facultado

t Si em antimónio He elevado grau de pureza A amostra na forma metálica foi dissolvida com ácido n(tricô (1:1) I tran-'ormada em oxido de antimónio. O oxido obtido foi misturado