• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA BRASIL-MÉXICO - Edital PROPE BRASIL-MÉXICO nº 002/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA BRASIL-MÉXICO - Edital PROPE BRASIL-MÉXICO nº 002/2017"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

1 PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA BRASIL-MÉXICO -

PROPE BRASIL-MÉXICO

Edital PROPE BRASIL-MÉXICOnº 002/2017

O Governo do México, por intermédio da Embaixada do México no Brasil e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México (CONACYT) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE-MRE) e a Secretária de Energia do México, decidiram promover a qualificação profissional de estudantes mexicanos, oriundos de regiões petrolíferas do México (Campeche, Chiapas, Tabasco, Tamaulipas e Veracruz) por meio do Programa de Bolsas de Pós-graduação em Energia Brasil-México - PROPE BRASIL-MÉXICO, nas áreas de energias, energias alternativas, engenharia de petróleo, planejamento energético, exploração em aguas profundas e áreas afins.

Acerca das iniciativas do Governo do México e do GCUB

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 77 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília-DF. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Por sua parte, o Governo do México, representado pela Embaixada do México no Brasil e pelo CONACYT, com o espírito que priva o Convênio de Amizade e Cooperação subscrito com a República Federativa do Brasil no dia 18 de janeiro de 1978, reconhece a grande importância em estabelecer e desenvolver uma estreita colaboração em pecuária e agricultura tropicais entre os dois países.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

O presente edital, a ser desenvolvido pelo GCUB, com o apoio da Embaixada do México no Brasil e da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, tem como propósito reger a seleção de candidatos para o preenchimento das vagas oferecidas pelas universidades brasileiras associadas ao GCUB no âmbito do PROPE BRASIL-MÉXICO, em nível de mestrado, na modalidade presencial, com entrada no segundo semestre de 2017 ou primeiro semestre de 2018, de acordo com os dados constantes na Tabela de Cursos de Mestrado PROPE BRASIL-MÉXICO (Anexo 1).

(2)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

2

O presente edital é o primeiro processo de seleção de candidatos, e é um pré-requisito para que os candidatos mexicanos obtenham a bolsa do CONACYT, a referida instituição conta com processos e datas definidas no seu próprio edital para esse outro processo.

1.1 O estudante deverá seguir o curso de mestrado para o qual foi selecionado e, após concluir todas as formalidades acadêmicas exigidas pela instituição de destino, receberá o título de mestre.

1.2 O GCUB não assume qualquer responsabilidade derivada da aceitação ou da recusa, por parte da instituição de ensino superior no país de origem do Bolsista, dos títulos ou diplomas outorgados pelas universidades brasileiras.

1.3 Entre o Governo do México, o GCUB e os Bolsistas do PROPE BRASIL-MÉXICO não se estabelece nenhum tipo de relação trabalhista ou comercial, da mesma forma que o Governo do México e o GCUB não assumem nenhum tipo de responsabilidade civil, contratual ou extracontratual em todo o processo acadêmico.

1.4 Idioma:

1.4.1 O idioma do curso é o português sendo facultada aos programas de mestrado a oferta de disciplinas e atividades acadêmicas em outros idiomas.

1.4.2 Não será requisito para o candidato o domínio do idioma português no processo de solicitação da bolsa de estudos.

1.4.3 A universidade de acolhimento determinará as normas relativas ao idioma para a redação da dissertação.

1.5 Datas:

a) Período de início dos estudos do Mestrado: 2° semestre letivo de 2017;

1.6 Prazo para conclusão dos estudos de Mestrado no Brasil:  24 meses após o início do curso.

2. DAS MODALIDADES DE APOIO

2.1.Durante o período de permanência no Brasil, os estudantes terão os seguintes benefícios:

a. Bolsa de Estudo: bolsas mensais equivalentes aos valores determinados pelo CONACYT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México), durante todo o período de duração do curso, não excedendo o período máximo de 24 meses;

b. Passagem aérea do México até a cidade de destino no Brasil subsidiada pelo Governo do México;

(3)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

3

c. Isenção de pagamento de taxas de matrículas, mensalidades ou anuidades acadêmicas, referentes ao programa de mestrado para o qual tenham sido selecionados na universidade de destino;

d. Acesso aos restaurantes universitários nas mesmas condições dos demais estudantes de mestrado da universidade de destino;

e. Acesso às aulas, salas de estudo, bibliotecas, laboratórios e outros serviços universitários nas mesmas condições dos demais estudantes de mestrado da universidade de destino;

f. Acesso gratuito a estudos do idioma português - cursos presenciais, cursos online, tutorias com estudantes ou professores, ou outras modalidades, de acordo com as condições da universidade de destino. (Opcional)

3. DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

3.1 O estudante deverá ser mexicano nato ou naturalizado.

3.2 O estudante deverá comprovar residência oficial no México nos últimos 2 (dois) anos.

3.3 O candidato deverá ter concluído os estudos de graduação nos 18 (dezoito) meses anteriores à candidatura, ou estar no último semestre de graduação de áreas afins deste edital.

3.4 O estudante não poderá ter recebido outras bolsas acadêmicas do Governo do México ou do Brasil no mesmo nível de estudo proposto no âmbito do PROPE BRASIL-MÉXICO.

3.5 O candidato deverá apresentar, no ato de inscrição à bolsa, atestado médico e psicológico que comprovem aptidão física e mental para residir no exterior durante todo o período de duração da bolsa de estudos.

3.6 O estudante deverá ser oriundo de universidades públicas ou de institutos tecnológicos, ou equivalentes, dos seguintes estados mexicanos: Campeche, Chiapas, Tabasco, Tamaulipas e Veracruz.

3.7 O candidato deverá comprovar o domínio da língua inglesa.

4. DOS DOCUMENTOS PARA A CANDIDATURA

4.1 As candidaturas devem conter os seguintes documentos:

I. Formulário de candidatura (Anexo 2), devidamente preenchido;

II. Declaração de Compromisso com os termos do presente edital, devidamente preenchida e assinada (Anexo 3);

(4)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

4

III. Cópia do documento de identidade (documento de cidadania, passaporte ou documento nacional de identidade);

IV. Curriculum Vitae NÃO DOCUMENTADO;

V. Histórico Acadêmico - Notas acadêmicas da(s) graduação(ões)/licenciatura(s) realizado(a/s);

VI. Diploma ou certificado de conclusão do(s) estudo(s) universitário(s) realizado(s), que ateste o cumprimento de todas as exigências acadêmicas, inclusive a aprovação em trabalhos finais de curso (ou equivalente), quando for o caso;

VII. Atestado da universidade de origem que certifique que o candidato está no último semestre de graduação de áreas afins deste edital, se for o caso;

VIII. Comprovante oficial de residência no México por mínimo dois (2) anos; IX. Atestado de saúde física e mental. Os documentos deverão ser expedidos com,

no máximo, 90 dias de antecedência à inscrição à bolsa e devem ser emitidos com assinatura e carimbo do médico/psicólogo responsável;

X. Duas cartas de recomendação, preferencialmente, de professores universitários; XI. Quatro textos, no idioma espanhol ou português (Texto 1: um único documento; Texto 2: um documento para cada um dos três programas de Mestrado escolhidos pelo candidato;

Especificações:

 Tipo de fonte: Times New Roman, Nº 12  Espaço entre linhas: 1.5

 Margens superior, inferior, direita e esquerda: 2,5 cm.  Conteúdo dos textos:

 Texto 1: Expectativas e interesses acadêmicos; expectativas profissionais e perspectivas para o regresso ao país de origem (máximo 2 páginas).

 Textos 2: Para cada uma das três opções de cursos de Mestrado, apresentar: justificativa da seleção do curso e da universidade; temática central a ser investigada, delimitação e justificativa do objeto de estudo (mínimo 3 e máximo 5 páginas para cada texto).

Nota 1: Caso o candidato seja selecionado para a bolsa e se a universidade de

destino solicitar, os documentos referidos nos itens V e VI deverão ser traduzidos oficialmente (tradução juramentada) para o português, exceto se já estiverem em língua franca (português, inglês, francês e espanhol).

Nota 2: Caso o estudante seja selecionado, o GCUB poderá solicitar o envio dos

(5)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

5

XII. Certificado TOEFL 550 pontos na versão em papel (PBT), ou suas equivalentes, 79-80 versão Internet (IBT) ou IELTS de 6.0

5. ORIENTAÇÕES PARA A CANDIDATURA

5.1 A solicitação será de caráter individual e poderá ser apresentada em português ou espanhol.

5.2 As inscrições são gratuitas e efetuadas por meio Formulário próprio de candidatura

(Anexo 2).

5.3 A candidatura somente será considerada se todos os documentos requeridos, em conformidade com o item 4.1 do presente edital (documentos I a XII), forem enviados em

formato PDF (Portable Document Format), ao endereço eletrônico

cooperacaoasmc@gmail.com, com cópia para cooperacao.asmc@grupocoimbra.org.br.

5.4 O período de inscrições é de 28 de junho de 2017 até as 23h59 (hora oficial de Brasília,

DF, Brasil) do dia 10 de julho de 2017.

5.5 O estudante deverá possuir um diploma ou certificado de conclusão de estudos de graduação até a data da matrícula no curso de Mestrado.

5.6 O estudante deverá candidatar-se a três cursos de Mestrado (consultar Tabela de Cursos de Mestrado PROPE BRASIL-MÉXICO (Anexo 1).

5.7 A inscrição no PROPE BRASIL-MÉXICO implicará o conhecimento e a aceitação definitivos das normas e condições estabelecidas no presente Edital, das quais o proponente não poderá alegar desconhecimento.

5.8 As informações serão de inteira responsabilidade do proponente, reservando-se ao GCUB e à Embaixada do México o direito de excluí-lo da seleção, em qualquer fase, caso a documentação requerida seja apresentada com dados parciais, incorretos, inverídicos ou inconsistentes.

5.9 Não será acolhida inscrição condicional, extemporânea ou com documentação incompleta.

5.10 Os documentos originais poderão ser solicitados a qualquer tempo pelo GCUB, pelo CONACYT ou pela Embaixada do México no Brasil.

6. DA SELEÇÃO DAS PROPOSTAS

a. O processo de avaliação das propostas para atribuição de Bolsas de Estudo PROPE

(6)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

6

poderá ser eliminado em qualquer das fases, caso não cumpra os requisitos estipulados para cada uma delas.

a. Primeira fase: verificação da consistência documental

Consiste no exame, por equipe técnica do GCUB, da documentação apresentada para as candidaturas, conforme descrito no item 4 – DOS DOCUMENTOS PARA A CANDIDATURA. As inscrições incompletas, ou enviadas de forma indevida ou fora dos prazos estabelecidos serão canceladas, não havendo possibilidade de reconsideração.

b. Segunda fase: análise do mérito e admissibilidade pela universidade

Cada candidatura elegível será enviada pelo GCUB ao respectivo curso de mestrado, que procederá à avaliação do mérito do candidato e decidirá sobre sua admissibilidade. A avaliação será regida pelos seguintes princípios:

 O curso atribuirá uma nota de 0 a 10 aos candidatos pré-selecionados.

 O curso pré-selecionará, sempre que possível, um mínimo de quatro candidatos por vaga ofertada.

c. Terceira fase: seleção final

A Diretoria do GCUB nomeará uma comissão de seleção composta por professores universitários doutores brasileiros, de reconhecido mérito e reconhecida idoneidade que, juntamente ao coordenador geral do Programa- PROPE BRASIL-MÉXICO no Brasil (nomeado pelo GCUB) e ao coordenador geral do Programa- PROPE BRASIL-MÉXICO (nomeado pela Embaixada do México ou pelo CONACYT), tomarão as decisões finais sobre a atribuição das bolsas de estudo e realizarão a distribuição dos estudantes nas universidades brasileiras.

Nota 3: A distribuição dos estudantes entre as universidades brasileiras deverá:

i) Priorizar as instituições que não receberam bolsistas nas edições anteriores do Programa,

ii) assegurar o equilíbrio da distribuição do número de estudantes entre as universidades de diferentes regiões do Brasil;

iii) e assegurar o equilíbrio do número de estudantes oriundos dos dıferentes Estados mexicanos participantes do Programa.

Nota 4: Serão utilizados como critérios de desempate:

 O potencial do impacto social das propostas submetidas, quando do regresso do estudante ao México.

(7)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

7

 A participação do estudante em projetos/pesquisas relacionados às áreas contempladas pelo presente Edital.

 A média geral obtida no curso de graduação.

7. RESULTADO DAS CANDIDATURAS SELECIONADAS PARA AS BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA BRASIL-MÉXICO - PROPE-BRASIL-MÉXICO.

O GCUB e a Embaixada do México no Brasil divulgarão o resultado em seus respectivos portais e contatarão os candidatos selecionados.

Data: 21 de julho de 2017.

8. DAS OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES DOS ESTUDANTES

8.1 A aprovação final do candidato selecionado para atribuição de bolsa de Estudo do Programa- PROPE BRASIL-MÉXICO estará condicionada à assinatura do Contrato de Aceitação de Bolsa, por meio do qual o estudante obrigar-se-á a cumprir com as exigências do programa e a abster-se de atividades que sejam inconsistentes com o status de bolsista. O contrato será disponibilizado pelo GCUB e CONACYT por meio eletrônico aos candidatos selecionados.

a. O estudante terá o prazo de 4 dias, a contar da data de

divulgação do resultado, para encaminhar ao GCUB o Contrato de Aceitação de Bolsa devidamente assinado. Caso o documento não seja enviado no prazo estabelecido, a Coordenação Geral do Programa entenderá a ausência de resposta como desistência da bolsa.

Data: 25 de julho de 2017.

8.2 O candidato deverá dedicar-se integralmente às atividades do curso e respeitar a legislação e as normas vigentes: do curso1 para o qual foi selecionado; da universidade de destino e do Brasil.

8.3 O estudante deverá retornar ao México no prazo de até 30 (trinta) dias após o término do curso ou após a defesa da dissertação, caso esta seja antecipada, e lá permanecer, no mínimo, por igual período ao da bolsa, e exercer atividades ligadas aos estudos realizados.

1 Os estudantes devem consultar os Regimentos Internos e todas as demais normas do curso postulado. Devem ser observadas, ainda, as exigências relacionadas à proficiência em idiomas. Uma vez matriculado na instituição, o estudante do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB passa a ter os mesmos direitos, porém também as mesmas responsabilidades dos demais estudantes.

(8)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

8

A não observância dessa obrigação implicará no dever de ressarcir ao CONACYT todas as despesas havidas, atualizadas na data do pagamento.

8.4 A manutenção da bolsa está vinculada à demonstração de desempenho acadêmico satisfatório e à fiel observância das obrigações assumidas, conforme os termos do presente Edital, a Declaração de Compromisso (Anexo 3) e o Contrato de Aceitação de Bolsa.

8.5 O bolsista deverá obter o Visto Temporário IV (VITEM IV) para viajar ao Brasil e cobrir qualquer custo envolvido nesse trâmite, em hipótese alguma será aceita outra categoria de visto. O estudante deverá contatar o consulado do Brasil no México para a realização dos procedimentos necessários à obtenção do visto2.

8.6 É de responsabilidade do bolsista tomar todas as providências cabíveis para a obtenção e renovação do Visto Temporário IV (VITEM IV) e do seguro internacional.

8.7 Todos os bolsistas PROPE BRASIL-MÉXICO deverão comprovar, no mínimo, nível intermediário superior de português por meio de Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-BRAS) até seis meses antes da defesa da dissertação.

8.8 O estudante pode desistir da bolsa antes de iniciar o Programa, sem que isto implique penalidades financeiras, conforme prazo estabelecido pelo item 10.7 do presente Edital. No entanto, caso o candidato selecionado desista da bolsa depois desse prazo, ou após ter iniciado o Programa de estudos, sem justificativas plausíveis, a serem avaliadas pela assessoria jurídica da Coordenação do Programa PROPE BRASIL-MÉXICO, estará obrigado a reembolsar o Governo do México o montante total dos custos desembolsados até o momento da desistência.

8.9 Não poderão matricular-se nas universidades brasileiras os estudantes que não apresentarem o certificado de seguro internacional que cubra despesas médicas, laboratoriais e hospitalares em todo o território brasileiro e que inclua repatriação funerária. Com o objetivo de que o estudante tenha cobertura desde o primeiro dia de chegada ao país de estudos, o seguro médico deverá ser adquirido ainda no país de origem e a cópia eletrônica do documento deverá ser enviada ao GCUB e à universidade de destino antes da viagem ao Brasil3.

9. DAS RESPONSABILIDADES DAS UNIVERSIDADES DE DESTINO

2 O visto deverá ser renovado antes da sua data de expiração.

3 O seguro deverá cobrir o período de 12 meses e deverá ser renovado por igual período durante toda a permanência no Brasil.

(9)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

9

9.1 As universidades serão responsáveis por monitorar constantemente o progresso acadêmico e o bem-estar dos estudantes durante o período de duração do curso.

9.2 As universidades de destino deverão enviar ao GCUB e à Embaixada do México no Brasil um relatório anual sucinto, que descreva o progresso de cada bolsista e as possibilidades de permanência no Programa, conforme orientações do Anexo 4.

9.3 As universidades deverão enviar Carta de Aceite original diretamente ao domicílio dos candidatos selecionados, assim como cópia eletrônica ao GCUB, ao CONACYT e à Embaixada do México no Brasil.

9.4 O Reitor da Universidade de destino designará formalmente um Coordenador e um vice coordenador institucionais. Ambos serão os pontos de contato do Programa na instituição durante o período de inscrições e de duração do curso. O coordenador institucional, e caso esteja impedido, o Vice-coordenador, terá a responsabilidade de participar de reuniões a convite GCUB e de acompanhar o desenvolvimento dos bolsistas, fornecendo informações sempre que solicitadas4.

10. DO CALENDÁRIO

10.1 28 de junho de 2017: Lançamento do Edital Programa PROPE BRASIL-MÉXICO Nº

002/2017 e abertura do período de inscrições;

10.2 10 de julho de 2017: Fim das inscrições no Programa PROPE BRASIL-MÉXICO Nº 002/2017;

10.3 Até 18h do dia 11 de julho de 2017: O GCUB remeterá as candidaturas aceitas às

universidades para avaliação de mérito;

10.4 Até 18h do dia 17 de julho de 2017: As universidades brasileiras enviarão ao GCUB

o resultado da segunda fase de avaliação;

10.5 19 de julho de 2017: Realização da terceira fase de avaliação;

10.6 21 de julho de 2017: Divulgação do resultado final da seleção;

10.7 Segundo semestre letivo de 2017 ou primeiro semestre de 2018: Início das aulas, de

acordo com o calendário dos cursos de mestrado das universidades de destino, e conforme alocação do candidato selecionado.

11. DOS CASOS OMISSOS E DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

4A comunicação com o CONACYT e/ou com a Embaixada do México no Brasil é realizada pela Coordenação do Programa PROPE BRASIL-MÉXICO no Brasil e no México.

(10)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

10

11.1 Eventuais situações não contempladas pelo presente Edital serão decididas conjuntamente pelo Governo do México, por meio de sua Embaixada no Brasil, pelo CONACYT e pelo GCUB.

11.2 Informações complementares podem ser obtidas por intermédio de consulta dirigida

exclusivamente ao endereço eletrônico cooperacao.asmc@grupocoimbra.org.br

Brasília, 28 de junho de 2017.

Professora Doutora Rossana Valeria de Souza e Silva

Diretora Executiva

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

(11)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

11 ANEXO 1 – Tabela de Cursos de Mestrado Programa PROPE BRASIL-MÉXICO

(12)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

12

ANEXO 2 – Ficha de Solicitud- Programa PROPEBRASIL-MÉXICO

SECCION I

Los campos marcados con el símbolo * son requeridos.

Selección de Programas de Estudio *

Universidad 1: Opción de programa 1: Universidad 2: Opción de programa 2: Universidad 3: Opción de programa 3: SECCION II 1. DATOS PERSONALES A. Apellido(s) y Nombres:

Apellido Paterno: Primer Nombre:

Apellido Materno: Segundo Nombre:

B. Dirección actual*:

Dirección*:

Ciudad*: Código Postal:

Estado/Província*: País*:

C. Dirección de correo electrónico: *

D. Teléfono donde puede ser ubicado fácilmente: * E. Fecha de nacimiento (mm/dd/aaaa): *

Ciudad*: País*:

F. Género: * ☐Femenino ☐Masculino G. Estado Civil: * H. Dependientes:* (Ej. Hijos) I. Documento de identidad * J. Número de Pasaporte K. Contacto de Emergencia:* Nombre Completo*: Parentesco: Teléfono*: Correo electrónico*:

(13)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

13 ANEXO 3 - Declaração de Compromisso com os termos deste edital PROPE

BRASIL-MÉXICO

Eu, [nome do candidato], documento de identificação [inserir número], declaro para os devidos fins, e a quem interessar possa que, caso seja selecionado para o Programa PROPE-BRASIL-MÉXICO, tenho:

1. disponibilidade para realizar curso de português, nas modalidades presencial e online, durante o período de permanência no Brasil;

2. disponibilidade para viajar ao Brasil antes da data prevista de início do curso e para residir neste país pelo tempo de duração do mestrado;

3. ciência de que o GCUB, a Embaixada do México no Brasil, o CONACYT ou a universidade de destino no Brasil não cobrirá nenhum gasto com acompanhantes e/ou dependentes.

4. Ciência de que devo retornar ao México no prazo de até 30 (trinta) dias após o término do curso ou após a defesa da dissertação, caso esta seja antecipada, e lá permanecer, no mínimo, por igual período ao da bolsa, e exercer atividades ligadas aos estudos realizados. A não observância dessa obrigação implicará no dever de ressarcir ao CONACYT todas as despesas havidas, atualizadas na data do pagamento.

5. Ciência de que a manutenção da bolsa está vinculada à demonstração de desempenho acadêmico satisfatório e à fiel observância das obrigações assumidas, conforme os termos do presente Edital, durante todo o período de estudos.

____________________________________________ Nome do candidato

____________________________________________ Local, data e assinatura do candidato.

(14)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

14 ANEXO 4 - Orientações para relatório de progresso de bolsista e possibilidades de

permanência no Programa

O relatório de progresso do bolsista deverá ser redigido em, no máximo 5 laudas, fonte Times New Roman, 12; espaço entre linhas 1,5cm; margens direita, esquerda, inferior e superior: 2,5cm, considerando as orientações a seguir:

1. Folha de rosto contendo: 1.1. Nome do bolsista; 1.2. Título do projeto;

1.3. Nome do Orientador do bolsista; 1.4. Instituição de acolhimento; 1.5. Período coberto pelo relatório; 1.6. Assinatura do responsável.

2. Resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas pelo bolsista. 3. Realizações do período:

3.1. Participação em congressos e em grupos de pesquisa do curso ao qual o estudante estiver vinculado; 3.1.1. Em caso de uso de recurso financeiro para participação em evento científico, deverá ser incluída uma cópia de cada um dos trabalhos apresentados, com a seguinte indicação do pesquisador responsável “Este trabalho foi apresentado por [nome do estudante], [oralmente/em painéis] no evento científico [nome do evento] ocorrido de [data de início] a [data final] em [local]."

3.2. Lista das publicações no período, quando houver, contendo: 3.2.1. Artigos em revistas científicas indexadas;

3.2.2. Artigos em revistas científicas não indexadas;

3.2.3. Trabalhos apresentados em conferências internacionais; 3.2.4. Trabalhos apresentados em conferências nacionais; 3.2.5. Patentes solicitadas ou obtidas;

3.2.6. Capítulos de livros publicados.

4. Avaliação do desempenho do estudante no período em questão e parecer sobre a possibilidade de permanência no programa.

5. Plano de atividades para o próximo período, quando for o caso.

Assinaturas:

____________________________________________

Orientador do Bolsista

_________________________________________________________ Coordenador do PROPE BRASIL-MÉXICO na instituição brasileira

(15)

Edital PROPE BRASIL-MÉXICO No 002/2017

Referências

Documentos relacionados

Diante dessa realidade, a Organização das Na- ções Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNES- CO) vem desenvolvendo pesquisas desde o início da década de 90 sobre o

In smaller samples, say up to 1000 individuals, all individuals may be counted and identified, but in larger samples (see Carvalho et al. 2013 and the present study), subsampling

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Retificação externa “center-less” longitudinal Livro - Fertigungsverfahren Band 2 - Konig, Klocke... Retificação cilíndrica entre pontas Retificação externa de mergulho

A curva de distribuição de tamanhos de poros da cerâmica aplicada como elemento sensor de umidade relativa, sinterizada na temperatura de 1100 o C, foi obtida

Marcos dos Santos, em grave dificuldade financeira, embora tenha entregado a declaração de ajuste anual do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física (IRPF) no último dia de abril de

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensuem Microbiologia e Parasitologia Aplicadas(PPGMPA) – Curso nível Doutorado – do Departamento de

Por outro lado, é importante também perceber as particularidades dessas práticas. Essas intervenções, assim como as terminologias que as designam, não são