• Nenhum resultado encontrado

Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T15 Positivo Informática (POSI3 BZ) 16 de novembro de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Transcrição da Teleconferência Resultados do 3T15 Positivo Informática (POSI3 BZ) 16 de novembro de 2015"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 Operadora:

Bom dia, e obrigada por aguardarem. Sejam bem-vindos à teleconferência da Positivo Informática para a discussão dos resultados referentes ao 3T15. Estão presentes hoje conosco os senhores: Hélio Rotenberg, Diretor Presidente, e Lincon Ferraz, Diretor de Relações com Investidores.

Informamos que este evento está sendo gravado e que todos os participantes estarão apenas ouvindo a teleconferência durante a apresentação da Companhia. Em seguida, iniciaremos a sessão de perguntas e respostas, quando maiores instruções serão fornecidas. Caso algum dos senhores necessite assistência durante a conferência, queiram, por favor, solicitar a ajuda de um operador, digitando *0.

Este evento também está sendo transmitido simultaneamente pela Internet, via

webcast, podendo ser acessado no endereço www.positivoinformatica.com.br/ri, onde se encontra a respectiva apresentação. A seleção dos slides será controlada pelos senhores.

Antes de prosseguir, gostaríamos de esclarecer que eventuais declarações que possam ser feitas durante esta teleconferência, relativas às perspectivas de negócios da Positivo Informática, projeções e metas operacionais e financeiras, constituem-se em crenças e premissas da Diretoria da Companhia, bem como em informações atualmente disponíveis. Considerações futuras não são garantia de desempenho. Elas envolvem riscos, incertezas e premissas, pois se referem a eventos futuros e, portanto, dependem de circunstâncias que podem ou não ocorrer. Investidores devem compreender que condições econômicas gerais, condições da indústria e outros fatores operacionais, podem afetar o desempenho futuro da Positivo Informática e podem conduzir a resultados que diferem materialmente daqueles expressos em tais considerações futuras.

Agora gostaríamos de passar a palavra ao Sr. Hélio Rotenberg, que iniciará a apresentação. Por favor, Sr. Rotenberg, pode prosseguir.

Hélio Bruck Rotenberg:

Bom dia a todos. Sem dúvida, há uma crise muito forte no País, e uma retração no mercado de computadores bastante grande. Eu diria que, equiparado ao mercado de carros, temos caído tanto quanto eles em computadores. Tivemos um trimestre caindo 38% em relação ao mesmo trimestre do ano passado em computadores; tivemos um trimestre caindo até em smartphones, o que era completamente inesperado.

Há uma crise de bom senso na compra de bens que exigem financiamento maior que aquela compra de bens de compra imediata, que cabem no orçamento. Nesses que necessitam de financiamento, há aperto no financiamento e há crise de confiança. Diante deste quadro, estamos tomando todas as medidas para podermos aproveitar os espaços abertos nessa crise, ao mesmo tempo em que estamos tentando adaptar a Empresa a essa crise.

Todos achamos que a crise é passageira, e acreditamos que teremos uma Empresa muito bem preparada para quando essa crise acabar, com as medidas que estamos tomando e que eu tentarei descrever.

(2)

2

Primeiro, se olharmos um mercado que cai menos, e que certamente ainda crescerá muito, que é o de smartphones, comparando com o do mundo, de telefones em geral, entramos para valer nesse mercado e começamos a obter os primeiros grandes resultados. Temos aí um crescimento de 580%, já representando 16% da receita líquida. Ou seja, estamos investindo muito em celulares.

Adiante eu comentarei sobre o quanto, mas, mesmo na linha Positivo, entramos muito bem, com uma linha completa, lançamos novos produtos, entramos nas telcos, entramos nos grandes varejistas; já estamos bastante permeados nos varejos. Não há mais aquela concentração de seis a nove meses atrás, estamos conseguindo permear, e há uma constância de recompra desses aparelhos. Ou seja, estamos criando uma marca, estamos estabelecendo nosso espaço no mercado de celulares do Brasil.

Por outro lado, colocamos muita força na operação da Argentina, que cai bem menos que o Brasil, tem um ano até que bom. No trimestre, crescemos na Argentina. E através da operação na Argentina, entramos na África, tentando explorar outro mercado que tende a ter um crescimento em níveis daquele que o Brasil teve na década passada em computadores e smartphones.

Entramos vendendo 750.000 computadores para o Governo de Ruanda, um governo extremamente profissional, impressionante, vários com MBA nos Estados Unidos, fazendo um plano de informatização da sociedade muito sério, bastante surpreendente pelo que vemos lá. Estamos tentando expandir essa nossa vertente de computador de educação para outros países africanos, e agora entramos nessa região da África também com smartphones e com computadores no varejo e no corporativo. São mercados pequenos, mas promissores.

Ou seja, estamos tentando desconcentrar um pouco do Brasil neste momento de crise, mas preparando a Empresa para este momento de crescimento.

No lado interno, ainda na área comercial, no aproveitamento de outros espaços, estamos tentando entrar no Brasil em uma classe social que a marca Positivo não atendia. Sempre deixamos claro que era uma marca para a classe média brasileira, e entramos, então, com a marca Vaio.

Fizemos um acordo com a empresa japonesa detentora da marca VAIO, trouxemos essa marca novamente ao Brasil, a lançamos agora, no final de outubro, começo de novembro no mercado, já com os primeiros computadores sendo produzidos por nós. Compramos a engenharia e o licenciamento de marca da própria VAIO para atingir uma classe AB+, com computadores mais caros, computadores reconhecidos como top, como high end.

E lançamos uma nova marca de celulares, também para modificar um pouco o público atingindo pela marca Positivo, aqui nem tanto indo para uma questão de classe social, mas sim para aqueles que entendem um pouco mais da tecnologia do celular, mas, mesmo assim, tendo uma marca um pouco mais elitista, que é a marca Quantum. É uma experiência que tem dado muito certo, que é a venda direta desses aparelhos através do nosso site, através de market places dos grandes varejistas online brasileiros, com alguma experiência também de experimentação em quiosques, e está dando muito certo. A venda é surpreendente, estamos indo muito bem.

(3)

3

Se vocês puderem olhar alguns reviews desse nosso primeiro aparelho da marca, é sensacional. Ficamos muito orgulhosos na semana passada com um grande artigo no Globo, da Cora Rónai, elogiando o „brasileirinho‟, a novidade que é esse „brasileirinho‟. Então, tentamos ocupar outros espaços do mercado, que não ocupávamos, para tentar tirar da crise tudo que ela pode nos dar, tudo que o mercado em tempos de crise pode nos dar.

Por outro lado, na Empresa, diminuímos o seu tamanho; já reduzimos 27% nas despesas gerais e administrativas, em um processo bastante grande de enxugamento. Continuaremos esse processo no sentido de ter a Empresa do tamanho que ela precisa ter para esse mercado que vivemos hoje, para voltar a crescer no momento em que o mercado voltar a crescer.

E tentamos também monetizar os nossos ativos tributários. Aqui, uma questão muito importante do ponto de vista operacional, porque temos ativos de ICMS e temos ativos de IPI e PIS/COFINS. Éramos isentos de PIS/COFINS, e a Lei do Bem acaba agora no dia 30 de novembro, agora já se fala em 31 de dezembro, ainda está se discutindo tudo isso, e estamos tentando, então, monetizar esse acúmulo de créditos federais e créditos estaduais.

Nos créditos federais, de maneira muito rápida poderemos aproveitá-los, com a nossa mudança, com a concentração na mudança maior fabril em Manaus, em que há um diferimento do imposto da entrada para a saída do PIS/COFINS. Então, conseguimos aproveitar e monetizar isso muito bem. Estamos completamente dentro do cronograma dessa mudança.

Na página seguinte, pontuando de maneira mais objetiva isso que eu acabei de falar, dessas ações de curto prazo, desse momento negativo da economia, e dessa diversificação que estamos fazendo, no ICC, todo mundo sabe, é absurdo o que está acontecendo. O impacto maior na compra de bens tipicamente financiados, que são os mais impactados, e o mercado de PCs, então, reduz-se 38%.

Na rentabilidade do setor, nós sofremos duplamente, porque temos que aumentar os preços, porque nossos produtos são altamente dolarizados, os componentes são importados, e o que não é importado também é dolarizado, porque são commodities mundiais dolarizadas, e temos dificuldade de repassar esses preços em USD. Apesar de toda a proteção cambial que temos, chega uma hora em que temos que repassar. E esse repasse é muito difícil pelo mercado. Um mercado totalmente reprimido, com todos os concorrentes estocados, porque não esperavam essa queda tão abrupta do mercado, e temos dificuldade de repassar esses preços ao varejo. Então, somos impactados dos dois lados, tanto do mercado como na questão cambial de não repasse.

Estamos conseguindo repassar aos poucos, e acreditamos que no começo do ano todo mundo já terá repassado o USD do dia aos seus preços, esperando que o USD se mantenha na faixa que está hoje, que é o que estamos repassando. Se houver outra desvalorização é outra luta para repassar. Acreditamos que ao final de dezembro, começo de janeiro, já tenhamos repassado tudo; não que não tenhamos repassado agora, estamos repassando aos poucos, à medida que o varejo vai aceitando, e à medida que há o equilíbrio do nosso estoque e dos nossos concorrentes, o preço volta à normalidade.

(4)

4

Nós temos como mitigar a queda de mercado, então, com uma maior participação em celulares. Estamos promovendo itens com maior tempo de inventário, porque realmente o inventário aumentou de maneira muito grande.

As compras são feitas cinco ou seis meses antes de sabermos o que venderemos, e como não esperávamos essa queda tão grande de mercado, ninguém esperava, acabamos tendo mais estoque do que deveríamos. Estamos bastante conservadores agora na compra de novos estoques, no sentido de não mais acumularmos estoques. O lema aqui, „é melhor faltar do que sobrar‟.

E as diversificações comerciais com a África, com a VAIO e com a Quantum, como princípios de diversificação para aproveitar novas vertentes.

E os projetos de redução e geração de caixa, redução de 27% de despesas de G&A, alongamento dos prazos de pagamento de fornecedores internacionais, programa permanente de contenção de certos estoques; baseado nessa crise, sermos muito mais conservadores do que estávamos sendo. Já deveríamos ter viso isso há seis meses, não vimos, e estamos de alguns meses para cá sendo muito mais conservadores na compra de estoques. E a monetização dos créditos tributários com a incorporação da Positivo Amazônia e a migração da produção de PCs para Manaus. Na página seguinte, mostrando um pouco de números, mostramos primeiro o sucesso em telefones celulares, que é esse aumento enorme de vendas. Se comparamos trimestres, a venda é enorme, e se compararmos os 9M, a venda também é enorme. Vemos também em PCs uma queda enorme do varejo, onde mais caiu, 48% de queda trimestre contra trimestre. O varejo cai mais que o mercado como um todo, 38% foi o número do mercado como um todo. Temos em governo uma queda menor, mas com preços bastante reprimidos, porque foram vendas feitas em Reais e tivemos que entregar em Reais, alguns projetos com alguma proteção, mas não totalmente protegidos. E no corporativo, uma queda menor, mas também havendo queda no trimestre, embora se olharmos o corporativo no ano, tenhamos conseguido nos manter.

Na venda de tablets, há um aumento do varejo, porque liquidamos os nossos estoques de tablets nos últimos três meses para tentar monetizar o estoque. Precisávamos, porque estávamos ficando com o estoque mais velho, estava todo mundo liquidando, entramos na liquidação e conseguimos até vender melhor. Então, houve crescimento em tablets.

Na venda por marcas, dá para ver que a queda no Brasil é maior que a queda na Argentina. Na realidade, no trimestre tivemos até um crescimento muito grande na Argentina, e no ano uma queda de 10%; e aqui, no ano, uma queda de 33% no acumulado.

Na página seguinte, entramos um pouco mais nos dois projetos, só para conhecermos. O Quantum, se vocês quiserem conhecê-lo, no quantum.com.br vocês podem ver um pouco mais do produto. É um produto que entrou muito bem, o primeiro produto, que se chama Quantum Go. Ele é vendido de R$699 a R$899, deve ter uma alta agora por causa do fim do PIS/COFINS, e mesmo assim aumentaremos um pouco por causa do USD também, mas ele entra muito bem competindo nessa faixa

(5)

5

intermediária, com os grandes best sellers do mercado, e em comparação um a um tendo vantagem para ele de vários blogs, de vários jornais especializados.

E o VAIO, mostrando aqui o primeiro produto que nós lançamos, que é o Fit 15, que tem preços de R$2.700 até R$5.000, dependendo da configuração. É um produto muito bonito, foi feito o sell-in, que foi muito bem, e agora verificaremos se o sell-out, ou seja, do varejista para fora, realmente acontece.

Passo agora a palavra ao Lincon, que falará um pouco sobre os resultados financeiros.

Lincon Ferraz:

Bom dia a todos. Como o Hélio disse, foi um trimestre bastante difícil. Temos uma receita líquida de R$440 milhões, uma queda de 17% ano contra ano, 3T15 contra 3T14.

No primeiro gráfico à esquerda, na página oito, é importante notar que essa queda se concentrou nos mercados varejo e corporativo, que estão mais vinculados à dinâmica da economia.

As exceções foram governo, em que tivemos um crescimento de 13%, começando a retomar algumas entregas de editais, e no ano passado, nesse período, estávamos em véspera de eleições, então a base de comparação é um pouco menor. E celulares, onde crescemos quase 300% em termos de receita, e é interessante notar que celulares do varejo já representam 1/3 do faturamento.

A dinâmica de preços médios poderia ter sido mais agressiva, o aumento, não fosse a liquidação, que foi mais ou menos 15% do faturamento do 3T. Os computadores, desktops e notebooks, continuaram em alta; é o terceiro trimestre consecutivo de alta para os dois. Basicamente, isso é repasse de USD.

Nos tablets, como o Hélio comentou, fizemos uma liquidação ampla, então o preço cai 5% no 3T15 contra o 2T15. E em celulares, por uma questão de mix, por termos tido mais smartphones neste trimestre, houve uma alta de 5%.

Indo para a página nove, tivemos uma margem bruta de 18%. Ela ficou 2 p.p. abaixo do 2T. Basicamente, aqui é o efeito do USD na conta de insumos; 97% dos insumos que compramos são dolarizados. E a taxa do USD que internalizamos nesse trimestre foi na faixa de R$3,50. Há um ano, por exemplo, isso estava em R$2,29. Não houve um repasse correspondente em preço em Reais ou queda de insumo em USD para suportar isso. Então, a margem bruta acabou caindo para esse nível de 18%.

Nós compensamos uma grande parte disso na parte financeira, comentarei depois, com ganhos de hedge; mas também, na linha de outros do CPV, que fechou em um nível bem baixo, em 3,1%, quase 1 p.p. a menos que um ano atrás, continuamos verificando alguns ganhos de eficiência com mão-de-obra direta e indireta, e também fizemos um ajuste no valor dos alugueis, com a redução de área que implantamos aqui em Curitiba.

Olhando agora a despesa de vendas, ela está aparentemente estável, com 16,2%, tanto contra o trimestre quanto o ano, mas tem alguns efeitos importantes entre linhas.

(6)

6

Em marketing ela aumentou quase 1 p.p. Fizemos um uso mais intensivo de verbas comerciais, e também tivemos algumas despesas com o lançamento do Quantum. A conta de assistência técnica aumenta 1 p.p. contra o 2T, basicamente porque o governo foi o único mercado que cresceu e ele carrega provisões mais altas, porque o prazo de garantia normalmente vai até três anos.

A linha de outros reduz cerca de 2 p.p., e aqui temos algumas economias de frente, mas, sobretudo, menores comissões sobre vendas, porque produtos de liquidação naturalmente têm um comissionamento bem mais baixo.

As despesas gerais e administrativas, já comentamos aqui, caíram 27%, para um patamar de R$23 milhões. Aqui, temos tanto a redução da estrutura, com menos pessoas, e também menor despesa com consultoria. Se expurgarmos o 3T, em que tivemos R$2 milhões de gastos com rescisões, teria ficado em linha com o 2T.

Seguindo adiante, na página dez, consolidando agora toda a parte operacional, geramos um EBITDA ajustado de R$10 milhões e uma margem de 2,3%. Isso fica abaixo do nosso histórico, devido ao efeito do USD. A contraparte desse efeito, podemos ver no resultado financeiro, que veio com um ganho de R$8 milhões. Dentro desse ganho de R$8 milhões, a conta de variação cambial veio positiva em R$22 milhões.

Isso é um mix do que ganhamos com o hedge, que foram de R$61 milhões, e o que perdemos no momento de pagar as faturas dolarizadas, que foram R$39 milhões. Com a soma disso, chegamos a um ganho de R$22 milhões.

A posição de hedge em 30 de setembro manteve-se elevada, cerca de R$80 milhões, em um valor médio de R$3,73.

Conseguimos fechar o trimestre com lucro líquido de R$1,2 milhão devido ao ganho com o hedge, e também ao ganho com as operações internacionais. Trouxemos de equivalência patrimonial da operação da Argentina, e também do começo da operação de Ruanda, R$12,5 milhões.

Seguindo para a página 11, o capital de giro fechou em R$480 milhões, são R$100 milhões a menos do que havíamos fechado em junho. O principal efeito aqui é na melhora dos dias de contas a receber. Tivemos uma normalização nos pagamentos de governo a partir de julho, que reduziu bastante os saldos que estavam em aberto, e também conseguimos manter os prazos de pagamento elevados com nosso programa de alongamento de fornecedores.

A única conta que está escapando, e que devemos normalizar nos próximos trimestres, é a de estoque. No release, demos uma visão para vocês sobre como funciona a logística, que é marítima; o Hélio mencionou o processo de compra de cinco a seis meses. Então, isso demora um tempo para se normalizar. Esperamos que isso se normalize ao final do 2T16 já para o patamar que queremos, sem excesso de inventário.

Em termos de dívida líquida, fechamos em R$294 milhões. É uma queda de R$33 milhões em relação a junho. Vocês podem notar que, nessa comparação, a posição de longo prazo atingiu 69%, isso porque tomamos duas dívidas com vencimento a longo prazo: uma de R$11 milhões, com o Finep, que foi a primeira tranche de um contrato

(7)

7

de R$80 milhões, serão seis tranches iguais; e a outra dívida que tomamos foi de R$60 milhões, com prazo de três anos. É uma linha de capital de giro com amortização mensal, então tem uma duration de um ano e meio.

Da parte financeira, é isso. Abrirei agora para perguntas e respostas, e voltamos no final com o Hélio. Muito obrigado.

Operadora:

Obrigada. Não havendo mais perguntas, gostaria de passar a palavra para a Positivo Informática para as considerações finais.

Hélio Bruck Rotenberg:

Já que não houve perguntas – achei que haveria várias pelo nosso quadro e nossos lançamentos –, estamos tentando entender essa crise, trazendo a Empresa para o tamanho do mercado em crise. Já diminuímos em 27% o G&A, nele considerado ainda o custo de demissões pesadas havidas, infelizmente, no 3T, tentando trazer a Empresa para esse tamanho que ela tem que ter para esse período, para depois voltar a crescer.

E trazemos as notícias de todas as diversificações feitas, tanto de mercado como o crescimento muito grande em celulares, que é um mercado que cai menos, e já estávamos fazendo isso vendo o mercado de computadores no mundo. A crise de computadores é da crise brasileira, mas cai no mundo inteiro; o mundo inteiro está caindo cerca de 10% esse ano. Então, temos que crescer em smartphones e celulares, entrando em novos mercados que devem crescer, como o africano; e no Brasil, diversificando as marcas VAIO e Quantum para classes sociais que não atendíamos com a marca Positivo.

O resultado não foi bom no trimestre, mas não foi desesperador diante do quadro que vimos. E acredito que tomamos as medidas que tínhamos que tomar para ter a Empresa equilibrada para os próximos meses. Muito obrigado.

Operadora:

Obrigada. A teleconferência sobre os resultados do 3T15 da Positivo Informática está encerrada. Desconectem suas linhas, e tenham um bom dia.

(8)

8

“Este documento é uma transcrição produzida pela MZ. A MZ faz o possível para garantir a qualidade (atual, precisa e completa) da transcrição. Entretanto, a MZ não se responsabiliza por eventuais falhas, já que o texto depende da qualidade do áudio e da clareza discursiva dos palestrantes. Portanto, a MZ não se responsabiliza por eventuais danos ou prejuízos que possam surgir com o uso, acesso, segurança, manutenção, distribuição e/ou transmissão desta transcrição. Este documento é uma transcrição simples e não reflete nenhuma opinião de investimento da MZ. Todo o conteúdo deste documento é de responsabilidade total e exclusiva da empresa que realizou o evento transcrito pela MZ. Por favor, consulte o website de relações com investidor (e/ou institucional) da respectiva companhia para mais condições e termos importantes e específicos relacionados ao uso desta transcrição.”

Referências

Documentos relacionados

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

Kristeva (1974, p.64), autora que definiu o conceito de intertextualidade, diz que “todo texto se constrói como mosaico de citações, todo texto é a absorção

Após análise dos principais pontos de consumo de água e geração de efluentes do beneficiamento de minério ouro, foi determinado que os processos das unidades

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Para Piaget, a forma de raciocinar e de aprender da criança passa por estágios. Por volta dos dois anos, ela evolui do estágio sensório motor, em que a ação envolve os

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O