• Nenhum resultado encontrado

Curso de Mestrado em Ciências Odontológicas, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos UNIFEB.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Curso de Mestrado em Ciências Odontológicas, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos UNIFEB."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CONHECIMENTO SOBRE SAÚDE PERIODONTAL DOS

PACIENTES SUBMETIDOS À TRIAGEM NOS POSTOS DE

SAÚDE DE BARRETOS

Patient’s knowledge about periodontal health in the screening service of health units from Barretos

Tatiane Queiroz Rodrigues1, Rafaela Videira Clima da Silva2, Fernando Salimon Ribeiro1,2, Ana Emília Farias Pontes1,2

1 Curso de Odontologia, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB.

2 Curso de Mestrado em Ciências Odontológicas, Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB.

Recebimento: 28/04/14 - Correção: 30/05/14 - Aceite: 04/06/14

RESUMO

O objetivo deste estudo é avaliar o nível de conhecimento sobre saúde periodontal de indivíduos submetidos à triagem nos postos de saúde da cidade de Barretos, interior de São Paulo. Na primeira fase do estudo, todos os pacientes que compareceram à triagem foram convidados e aceitaram responder a um questionário enquanto aguardavam a consulta. O questionário, com oito perguntas abordava conhecimento sobre placa bacteriana e doença periodontal com respostas em aberto. Na segunda fase, as respostas obtidas foram transcritas, e aquelas mais frequentes foram agrupadas para construir as opções de múltiplas-escolhas do novo questionário. Na terceira fase, este novo instrumento foi aplicado aos indivíduos que comparecerem à triagem de março a agosto de 2013. Sessenta e seis pacientes participaram desta fase. Destes, 36,4% caracterizaram a placa bacteriana como um “acúmulo de resíduos que pode provocar doenças na gengiva e cárie”. Para a maioria dos pacientes (72,7%) a placa bacteriana deve ser removida pelo dentista. Adicionalmente, 62,1% dos pacientes assinalou que a placa bacteriana causa cárie; e 72,7%, que causa gengivite. Responderam ainda que a correta higienização é importante para evitar o mau-hálito (48,5%) e para ter uma boca saudável (65,2%). Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que os pacientes têm conhecimento do que seja a placa bacteriana e que esta pode causar gengivite. Além disto, acreditam que a higienização é importante para manter a saúde, porém consideram que a responsabilidade de remover a placa bacteriana é do cirurgião-dentista.

UNITERMOS: Conhecimento, periodontia, questionários, saúde pública. R Periodontia 2014; 24:19-23. INTRODUÇÃO

As doenças gengivais e periodontais induzidas pela placa bacteriana são altamente prevalentes na população em geral. Embora sua evolução possa levar a um sério comprometimento funcional e estético do paciente, medidas simples como instrução de higiene bucal e motivação são fundamentais para prevenção e tratamento.

Como participante ativo da terapia, o paciente carece da transmissão de informações sobre saúde bucal, que tem no cirurgião-dentista uma das fontes mais importantes (Pinto et al., 2004). Sendo assim, avaliar o nível de conhecimento sobre saúde periodontal da população é justificável para traçar futuras estratégias de promoção de saúde focando no público-alvo que mais necessitar de informação. A hipótese a ser testada é de que o nível de conhecimento da população

que busca atendimento odontológico gratuito seja ruim. Convém enfatizar que em busca bibliográfica realizada em fevereiro de 2012, cruzando os termos “knowledge” e “periodontal”, ou usando o termo “conhecimento periodontal” no sítio do PubMed (www.ncbi.nlm.nih.gov/ Pubmed), do Bireme (http://regional.bvsalud.org/php/ index.php), e nas bibliotecas do UNIFEB foram encontrados registros de estudos realizados nas populações de Araraquara (Pinto et al., 2004; Garcia et al., 2010a; Garcia et al., 2010b) e São Carlos (Dovigo et al., 2011) no estado de São Paulo; Fortaleza (Nuto et al., 2007), no Ceará; Alfenas (Orsi et al., 2009), em Minas Gerais; Santa Maria (Unfer & Saliba, 2000) no Rio Grande do Sul; e na Tanzânia (Carneiro et al., 2011), porém, nenhum em Barretos.

O objetivo deste estudo é avaliar o nível de conhecimento sobre saúde periodontal de indivíduos submetidos à

(2)

triagem nos Postos de Saúde e Centros de Especialidades Odontológicas da cidade de Barretos.

MATERIAL E MÉTODOS

Este estudo transversal foi aprovado pelo Comitê de

Ética em Pesquisa do UNIFEB (Protocolo no 005/2012), e os

pacientes envolvidos foram convidados a assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Como critério de inclusão, foram convidados a participar da pesquisa todos pacientes que compareceram aos Postos de Saúde e CEOs da cidade de Barretos entre os meses de março e maio de 2013. Como critério de exclusão foi determinado que não seriam entrevistados pacientes que tivessem recebido informações sobre saúde periodontal em atividade educativas prévias.

O estudo foi delineado em três fases. Na primeira fase, um questionário foi aplicado a todos os indivíduos que compareceram à triagem da Clínica Odontológica do UNIFEB entre os dias 20 e 27 de novembro de 2012. Foram feitas questões específicas a respeito do conhecimento sobre placa bacteriana e doença periodontal, que haviam sido reportadas previamente por Dovigo et al. (2011):

(1) Você sabe o que é placa bacteriana?

(2) Você sabe quais as doenças bucais que a placa bacteriana pode causar?

(3) Você acha que a placa bacteriana pode ser removida? (4) Você sabe o que é tártaro/cálculo?

(5) Você sabe o que acontece com a sua gengiva quando a placa bacteriana não é removida?

(6) Você sabe o que é doença da gengiva?

(7) Você sabe como a doença da gengiva se manifesta? (8) Você sabe por que a correta higienização é importante? Os trinta e três pacientes (7 homens e 26 mulheres, com idade variando de 12 a 75 anos) que aguardavam consulta foram convidados e o aceitaram. A coleta dos dados foi realizada na recepção da Clínica Odontológica por duas

entrevistadoras, estudantes do 3o ano do curso de graduação.

A aplicação foi feita por meio de leitura conjunta, sem que as entrevistadoras interferissem nas respostas, fazendo apenas o papel de anotadoras para o paciente. Além disto, as entrevistas tiveram o áudio gravado.

Na segunda fase, as respostas obtidas foram transcritas, e aquelas mais frequentes foram agrupadas para construir as opções de múltiplas-escolhas ao novo questionário, composto ainda por informações sobre a identificação dos indivíduos, seu nível socioeconômico, tempo e motivo da última visita ao dentista.

Na terceira fase do estudo, este novo instrumento de

análise, já com as opções de múltipla escolha, foi aplicado a outros indivíduos consecutivos que compareceram à triagem nos Postos de Saúde e Centros de Especialidade Odontológica de Barretos, entre os meses de março e maio de 2013. Cada local foi visitado uma vez, em data agendada para triagem odontológica, e previamente acordada com o profissional responsável. Ao final de cada visita, as entrevistadoras preencheram o Relatório de Diário da pesquisa, para registrar a quantidade de indivíduos que não aceitaram participar da pesquisa e a razão.

Os dados coletados foram tabulados e classificados em distribuição de frequências, e analisados descritivamente. A pergunta sobre como se manifesta a doença periodontal foi utilizada nas análises sendo considerado o desfecho primário. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Sessenta e seis pacientes responderam aos questionários, e verificou-se que destes, houve predominância do gênero feminino (49 indivíduos), sendo que a idade predominante foi entre 20 e 29 anos (20 indivíduos). Quanto ao grau de escolaridade dos entrevistados, 26 relataram ter o Ensino Médio completo. Em relação à renda mensal familiar, houve predominância da faixa salarial entre um a menos que três salários mínimos (41 indivíduos). Quanto à participação de alguma atividade educativa prévia, sobre saúde bucal, 49 responderam já terem participado. Dezenove sujeitos fizeram a última visita ao dentista há mais de 12 meses; e vinte deles responderam que o motivo da última consulta ao dentista foi para prevenção/rotina/exame. Nas tabelas de 1 a 8 são apresentadas as frequências às respostas do questionário.

O presente estudo foi realizado com base em informações coletadas nos postos de saúde da cidade de Barretos, por meio de questionários. A amostra selecionada incluiu os pacientes que estavam indo nos postos de saúde pela primeira vez, para avaliar o nível de conhecimento sobre saúde periodontal. Os principais achados foram os seguintes: (1) grande parcela dos indivíduos se dividiu entre os que assinalaram que não sabem explicar o que é placa bacteriana, e aqueles que assinalaram que “é um acúmulo de resíduos que pode provocar doenças na gengiva e cárie”; (2) quase a totalidade dos entrevistados acredita que a placa bacteriana deve ser removida pelo dentista; e (3) uma grande parcela da população acredita que se a placa bacteriana não for removida pode levar a alterações que incluem o câncer.

Para o delineamento deste estudo, as perguntas incluídas no questionário aplicado foram previamente publicadas por Dovigo et al. (2011), com oito perguntas de múltipla escolha sobre conhecimento periodontal, além de também de outras

(3)

sete perguntas criadas para avaliar as características pessoais e socioeconômicas dos sujeitos avaliados.

Em relação à pergunta sobre o que os entrevistados conhecem como placa bacteriana (Tabela 1), verificou-se que 37,9% já ouviram falar, mas não sabem explicar o que é. O que pode sugerir que faltam informações de uma maneira mais fácil de ser compreendida pelo paciente, oferecidas pelas equipes de saúde públicas do município.

No que diz respeito a quais doenças bucais que a placa bacteriana pode causar (Tabela 2), dando ao entrevistado a possibilidade de assinalar mais de uma opção, 72,7% responderam gengivite, 62,1% cárie, e 59,1% mau-hálito. Estão corretas apenas as duas primeiras, sendo as outras alternativas, como mau-hálito, mobilidade dental e infecções, apenas manifestações dessas doenças (Garcia & Caetano, 2008). Demonstra-se um conhecimento deficiente da população, sendo necessárias campanhas educativas em saúde bucal.

tabEla 1- tabEla dE frEquência à quEstão 1.

Você sabe o que é placa bacteriana?

37,9 Já ouvi falar, mas não sei explicar o que é.

36,4 É um acúmulo de resíduos que pode provocar doenças na gengiva e cárie. 22,7 Uma camada dura que forma no dente por falta de boa escovação.

3,0 Não sei, nunca ouvi falar.

tabEla 2- tabEla dE frEquência à quEstão 2.

Você sabe quais as doenças bucais que a placa pode causar? 62,1 Cárie. 72,7 Gengivite. 59,1 Mau-hálito. 39,4 Tártaro/cálculo. 10,6 Afta.

30,3 O dente fica mole e cai.

30,3 Infecção na boca.

25,8 Inflamação.

18,2 Infecção no estômago.

3,0 Não sei.

Quando questionados se a placa bacteriana pode ser removida (Tabela 3), 72,7% responderam que a placa bacteriana pode ser removida, mas pelo dentista. Esta alternativa evidencia a falta de informação dos pacientes, quanto à diferença entre placa bacteriana e cálculo, sendo este apenas removido pelo dentista, enquanto apenas 10 responderam que pode ser removida quando escovam os dentes. No estudo realizado por Dovigo et al., (2011), também se constatou que para a grande maioria dos pacientes há uma confusão para discernir a remoção da placa bacteriana e do cálculo, o que também foi observado por Santos et al. (2003), e Oliveira (1996).

tabEla 3- tabEla dE frEquência à quEstão 3.

Você acha que a placa bacteriana pode ser removida?

9,1 Sim, mas não sei como.

72,7 Sim, deve ser removida pelo dentista.

15,2 Sim, é removida quando escovo os dentes.

34,5 Não sei.

Na pergunta sobre o que é tártaro/cálculo (Tabela 4), 42,4% responderam que é uma sujeira que se acumula entre os dentes e 30,3% responderam que é uma substância que acumula no dente e vai criando algo duro. Nota-se que os pacientes sabem que o cálculo se forma em decorrência da má higienização, mas ainda existe dúvida quanto à sua formação e remoção.

Quanto ao que acontece com a gengiva quando a placa bacteriana não é removida (Tabela 5), questão que também permitia ao paciente assinalar mais de uma opção, 54,5% disseram causar gengivite, 53,0% sangramento e 43,9% inflamação.

Sobre o que é doença da gengiva (Tabela 6), 43,9% responderam que é uma doença que causa sangramento, 22,7% responderam que é uma doença que se não tratada

tabEla 4- tabEla dE frEquência à quEstão 4.

Você sabe o que é tártaro/cálculo?

42,4 É uma sujeira que se acumula entre os dentes.

12,1 Acho que tártaro e placa são a mesma coisa.

30,3 É uma substância que acumula no dente e vai criando algo duro.

(4)

pode virar um câncer. Demonstrando a falha no conhecimento sobre o assunto.

Sendo assim, sugere-se que sejam desenvolvidas estratégias específicas de educação em saúde para beneficiar a população da cidade de Barretos, informando os cidadãos sobre sua participação na prevenção e tratamento das doenças periodontais, e sanando as dúvidas sobre a relação entre o acúmulo da placa bacteriana e o desenvolvimento de câncer.

CONCLUSÃO

Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que os pacientes têm conhecimento do que seja a placa bacteriana e que esta pode causar gengivite. Além disto, acreditam que a higienização é importante para manter a saúde, porém acreditam que a responsabilidade de remover a placa bacteriana é do cirurgião-dentista.

ABSTRACT

The aim of this study is to assess the level of knowledge about periodontal health ofsubjects submitted to screening at public health clinics of Barretos. In the first phase of the study, all patients who attended the screening were invited and agreed to answer a questionnaire while waiting for appointments. The questionnaire with eight questions addressed knowledge about plaque and periodontal disease with open answers. In the second phase, the responses were transcribed, and those most frequently were grouped to construct the multiple choice options for the new questionnaire. In the third phase, this new tool has been applied to individuals who attend the screening from March to August 2013. Sixty-six patients participated in this phase. Of these, 36.4 % characterized the plaque as a “waste buildup that can cause gum disease and tooth decay”. For the majority of patients (72.7%) plaque must be removed

tabEla 5- tabEla dE frEquência à quEstão 5.

Você sabe o que acontece com a sua gengiva quando a placa bacteriana não é removida?

54,5 Causa gengivite.

43,9 Causa inflamação.

28,8 Causa infecção.

53,0 Causa sangramento.

37,9 Enfraquece os dentes.

21,2 A gengiva pode descer.

33,3 No futuro pode virar uma doença, como câncer, se não tratada.

27,3 Causa a perda do dente.

6,1 Não sei.

tabEla 6 - tabEla dE frEquência à quEstão 6.

Você sabe o que é doença da gengiva?

16,7 Uma doença que amolece o dente.

43,9 Uma doença que causa sangramento.

12,1 Uma doença que causa mau-cheiro nos dentes.

4,5 Uma doença que deixa os dentes fracos.

22,7 Acho que é uma doença, que se não tratada, pode virar um câncer.

13,6 Não sei.

Com respeito a pergunta como a doença da gengiva se manifesta (Tabela 7), 33,3% responderam ser por sangramento e vermelhidão. E por fim, quando os entrevistados foram questionados por que a correta higienização é importante (Tabela 8), 65,2% responderam para ter uma boca saudável.

tabEla 7- tabEla dE frEquência à quEstão 7.

Você sabe como a doença da gengiva se manifesta?

33,3 Por sangramento e vermelhidão.

18,2 Por dor na gengiva.

27,3 De várias formas, depende da pessoa.

21,2 Não sei.

tabEla 8- tabEla dE frEquência à quEstão 8.

Você sabe por que a correta higienização é importante?

62,1 Para evitar doença da gengiva.

53,0 Para conservar os dentes.

48,5 Para evitar mal-hálito.

65,2 Para ter uma boca saudável.

31,8 Para manter a saúde do corpo.

31,8 Para ter os dentes sempre bonitos.

(5)

by the dentist. Additionally, 62.1% of patients indicated that the plaque causes tooth decay, and 72.7%, causing gingivitis. Yet responded to the correct hygiene is important to prevent bad breath (48.5%) and to have a healthy mouth (65.2 %). Based on the results obtained it can be concluded that the patients to be aware of and plaque that can cause

gingivitis. Moreover, they believe that hygiene is important for maintaining health, but consider that the responsibility to remove plaque is the dentist .

UNITERMS: Knowledge, periodontics, questionnaires, public health.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1- Dovigo MRPN, Garcia PPNS, Campos JADB, Dovigo LN, Walsh IAP. Conhecimento odontológico de adultos atendidos em uma unidade de saúde da família do município de São Carlos, Brasil. Rev de Odont da Universidade de São Paulo 2011; 23: 107-124.

2- Carneiro L, Kabulwa M, Makyao M, Mrosso G, Choum R. Oral Health Knowledge and Practices of Secondary School Students, Tanga, Tanzania. International Journal of Dentistry Volume 2011, Article ID 806258, 6 pages.

3- Garcia PPNS, Campos JADB, Cezare L, Bonan RF, Pinto LR, Derceli JR. Conhecimento Odontológico e Comportamento de Retorno de Escolares em Função do Tipo de Instituição (Pública ou Privada). Pesq Bras Odontoped Clin Integr 2010; 10: 169-175.

4- Garcia PPNS, Santos PA, Castro CF, Oliveira ALBM, Dotta EAV. Conhecimento de cárie dental e doença periodontal de professores do ensino fundamental segundo o tipo de instituição (pública ou privada). Odonto 2010; 18: 155-163.

5- Nuto SAS, Nations MN, Costa ÍCC. Aspectos culturais na compreensão da periodontite crônica: um estudo qualitative. Cad. Saúde Pública 2007; 3: 681-690.

6- Oliveira GW. Conhecimento a aplicação de métodos de prevenção e controle da cárie dentária e inflamação gengival por professores de primeiro grau [Tese de Mestrado em Dentística Restauradora]. Araraquara: Faculdade de Odontologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 1996.

7- Pinto LR, Bonan, RF, Garcia, PPNS. Conhecimento sobre Cárie e Doença Periodontal: Avaliação de Adolescentes Pertencentes à Rede Privada de Ensino. Rev Odontol UNESP 2004; 33: 137-142.

8- Santos PA, Rodrigues JA, Garcia PPNS. Avaliação do conhecimento e comportamento de saúde bucal de professores de ensino fundamental da cidade de Araraquara. J Bras Odontopediatr Odontol Bebê 2003; 6: 389-397.

9- Unfer B, Saliba O. Avaliação do conhecimento popular e práticas cotidianas em saúde bucal. Rev Saúde Pública 2000; 2: 190-195.

Endereço para correspondência Ana Emília Farias Pontes

Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389 – Aeroporto CEP: 14783-226 – Barretos – SP

Referências

Documentos relacionados

Mãos para fora, protegendo uma escrita seca de corpo molhado Anfíbio esse lugar.. Ela não obedece a gravidade sobe e toma todo o corpo folhas e

Após 96 horas, houve um aumento no consumo, com o aumento de 100 para 160 ninfas, que não diferiu significativamente da densidade 220; com 280 ninfas disponíveis houve um

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Por isso, quando a quantidade de Oxigênio Dissolvido na água diminui, os peixes não conseguem compensar esta.. Diminuição, ficando prejudicados e,

Graças ao apoio do diretor da Faculdade, da Rede de Museus e em especial da Pro Reitoria de Extensão, o CEMEMOR tem ampliado e mantido suas atividades junto

Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a quantidade de lodo de esgoto produzido pela ETE Belém, estação que produz lodo aeróbio e utiliza a caleação como método

3.7.7 Para candidatos que tenham obtido certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais