• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE IPORÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE IPORÁ CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 18 FACULDADE DE IPORÁ

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

Porf° MSc. Dhego Ramon dos Santos Elaboração

IPORÁ -GO FEVEREIRO/2016

(2)

Página 2 de 18 Sumário

1. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) ... 3

1.1 Do trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia em Gestão Ambiental. ... 3

1.2 Da orientação ... 3

1.3 Da apresentação ... 5

1.4 Da avaliação ... 5

1.5 Dos casos omissos ... 6

2. NORMAS DE ELABORAÇÃO ... 6

2.1 Título e subtítulo do trabalho ... 6

2.2 Autor ... 7

2.3 Resumo (obrigatório) ... 7

2.4 Palavras-chave (obrigatório) ... 7

2.5 Resumo em outra língua (obrigatório) ... 7

2.6 Palavras-chave em outras línguas (obrigatório) ... 7

2.7 Texto principal ... 7 2.8 Referências ... 8 2.8.1 Citações ... 9 2.8.2 Ilustrações e tabelas ... 9 2.8.3 Referências ... 10 3. NORMAS DE FORMATAÇÃO ... 11 3.1 Da capa ... 11 3.2 Folha de Rosto ... 12 3.3 Do artigo ... 13 4. DA FICHA DE AVALIÇÃO ... 14

DHEGO, R. S. 2016. Manual para elaboração de trabalho de conclusão de curso. Faculdade de Iporá, FAI. Coordenação de Gestão Ambiental. 18p.

(3)

Página 3 de 18

1. TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

1.1 Do trabalho de Conclusão de Curso em Tecnologia em Gestão Ambiental.

Decidido em colegiado do curso, optou-se pela a elaboração do TCC é condição sine qua non para a obtenção do grau de Tecnólogo em Gestão Ambiental da Faculdade de Iporá, FAI.

O TCC será desenvolvido em duas disciplinas, TCC 1 e TCC 2, preferencialmente nos semestres finais do curso (3° e 4° Período), totalizando 120 h/a de acordo com a matriz curricular do curso.

O TCC deverá ser realizado individualmente ou em duplas conforme descido pelo colegiado do curso. Deverá ser em forma de uma monografia ou manuscrito destinado à publicação em revista científica, constando de um trabalho experimental ou teórico, ou revisão bibliográfica, ou desenvolvimento de técnicas e produtos.

O TCC deverá versar sobre assunto, relacionado com a área de conhecimento, pertinente ao curso ao qual o aluno está vinculado.

Para o desenvolvimento do TCC será obrigatória a orientação de um professor ou pesquisador. No caso de um orientador externo, deverá haver uma co-orientação da Instituição (FAI), mediante aprovação do/a docente responsável pela disciplina.

A disciplina TCC 1 tem como pré-requisito “Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Projetos” enquanto a disciplina TCC 2 tem como pré-requisito TCC 1.

1.2 Da orientação

As orientações de TCC deverão ser feitas em parceria entre o docente responsável pela disciplina e o orientador.

Ao docente responsável pela disciplina TCC 1 cabe estabelecer o cronograma de atividades para:

 Escolha e definição do orientador;

 Estabelecimento das etapas de elaboração do projeto de pesquisa;

 Encontros/reuniões de orientação;

(4)

Página 4 de 18

Ao docente responsável pela disciplina TCC 2 cabe estabelecer o cronograma de atividades para:

 Estabelecimento das etapas da realização da pesquisa;

 Encontros de orientação e revisão;

 Apresentação dos trabalhos finais, nas bancas.

Os docentes responsáveis pelas disciplinas TCC 1 e TCC 2 deverão organizar o cronograma de forma que as apresentações do projeto de pesquisa, ao final de TCC 1 e dos resultados da pesquisa, ao final do TCC 2, ocorram 15 dias antes do último dia de aula, de maneira a facilitar as possíveis e eventuais revisões necessárias nos trabalhos e entrega de notas na secretaria.

Ao orientador cabe:

 Observar o cronograma estabelecido em TCC 1 e TCC 2;

 Orientar o estudante na elaboração do projeto de pesquisa em TCC 1;

 Orientar o estudante na realização da pesquisa em TCC 2;

 Participar da avaliação do projeto de pesquisa em TCC 1;

 Participar da banca de defesa da pesquisa em TCC 2.

Caso o orientador, por alguma razão, não participe das bancas, sua substituição será definida pelo docente responsável pela disciplina.

Ao discente da disciplina cabe:

 Seguir o cronograma estabelecido nas disciplinas TCC 1 e TCC 2;

 Buscar um orientador em comum acordo com o docente responsável pela disciplina TCC;

 Estabelecer, sob orientação docente, as etapas de elaboração do projeto de pesquisa, em TCC 1, e da realização da pesquisa, em TCC 2;

 Seguir as orientações do docente orientador.

As alterações de orientação ou de projeto ou tema deverão ser solicitadas com um prazo de três meses de antecedência, no mínimo, em relação à entrega do trabalho final. Qualquer alteração deverá ser aprovada pelo docente responsável pela disciplina, ao qual o estudante esteja vinculado.

(5)

Página 5 de 18 1.3 Da apresentação

Para a avaliação de TCC 2, o discente entregará para o docente responsável pela disciplina, versão impressa do trabalho final em quantidade de cópias necessárias para distribuição aos membros da banca examinadora.

O estudante deverá entregar, à Secretaria Acadêmica da FAI, a versão final do TCC 2 em via impressa, mais uma cópia digital, junto com a autorização para que possa ser disponibilizado pela biblioteca. O prazo para a entrega da versão final do TCC junto à Secretaria Acadêmica da FAI obedecerá ao último dia de aula do semestre do calendário acadêmico da FAI.

Após autorização do docente responsável pela disciplina, o material deverá ser encaminhado à biblioteca, pela secretaria acadêmica.

As normas para apresentação do TCC serão definidas pelo docente responsável da disciplina, e seguirá o modelo de monografia ou manuscrito científico proposto pela FAI, sugerindo-se aqui a permissão para impressão frente e verso do documento final, com vistas a diminuir a pressão sobre o uso de papel na faculdade.

1.4 Da avaliação

A avaliação dos estudantes de TCC 1 será feita com base conhecimento teórico sobre metodologia científica e no processo de elaboração do projeto de pesquisa, em sua versão final.

A nota final de TCC 1 será atribuída pelo docente responsável da disciplina, levando-se em consideração a avaliação da orientação docente individual.

O discente para ser considerado aprovado deverá atingir as média 7,0 e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), conforme o Regimento Geral da FAI. Os estudantes em TCC 2 serão avaliado com base na realização efetiva da pesquisa, na qualidade e rigor do trabalho escrito, assim como na apresentação oral do mesmo.

O trabalho para a nota final somente irá para a banca de defesa pública e oral, mediante a aprovação prévia do professor-orientador. Isso será uma foram de avaliação denominada “qualificação” podendo ser realizada na NI de TCC 2 ou 15 dias antes da defesa pública. A não aprovação prévia do orientador implica na reprovação do aluno na disciplina TCC 2.

(6)

Página 6 de 18

A nota final de TCC 2 será atribuída pelo docente responsável da disciplina, levando-se em consideração a avaliação da banca de defesa pública e oral, e após a entrega da versão final do trabalho, na secretaria.

O estudante para ser considerado/a aprovado/ deverá atingir média 7,0 e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento), conforme o Regimento Geral da FAI.

A designação dos membros da banca será feita pelo docente responsável da disciplina, em comum acordo com a orientação docente do discente.

Os membros da banca definirão por: aprovação, aprovação com correções e reprovação.

1.5 Dos casos omissos

Os casos omissos serão resolvidos pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e, posteriormente, homologados pelo Colegiado de Graduação do Curso.

2. NORMAS DE ELABORAÇÃO

O artigo deve ser digitados em papel A4 (21 cm X 29,7 cm), com margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2 cm, paginados, parágrafo justificado com recuo de 1,5 cm na primeira linha, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5cm em todo o artigo, com exceção do resumo e das citações superiores a 3 (três) linhas, que devem ser formatados com espaço entrelinha simples e em fonte 10.

2.1 Título e subtítulo do trabalho

O título aparece no topo da página; em letras maiúsculas (CAIXA ALTA); centralizado; fonte tamanho 14; e negrito. Após o título, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12.

Abaixo do título em português, o autor deve colocar também o título em inglês, em letras normais (CAIXA BAIXA); centralizado; fonte tamanho 12; em negrito e itálico. Após o título em inglês, deixar uma linha em branco em fonte tamanho 12.

(7)

Página 7 de 18 2.2 Autor

Os nomes do/s autor/es poderão constar no corpo do artigo. Ver item 3.3.

2.3 Resumo (obrigatório)

Após o título, deve-se escrever a palavra Resumo em Times New Roman tamanho 12, justificado; negrito; alinhado à esquerda. Deve-se iniciar o conteúdo logo em seguida, utilizando um parágrafo de no máximo 250 palavras; sem recuo na primeira linha. Deve ser usado espaçamento entre linhas simples e fonte tamanho 12.

O conteúdo do resumo deve expressar a problematização e as referências teóricas contidas ao longo do artigo.

2.4 Palavras-chave (obrigatório)

Após o resumo, escrever o termo Palavras-chave em fonte tamanho 12; negrito; alinhado à esquerda. Em seguida listar no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) palavras-chave que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras-palavras-chave iniciar-se-ão com letras maiúsculas e serão separadas por ponto.

2.5 Resumo em outra língua (obrigatório)

Utilize o inglês, com formatação igual à do Resumo.

2.6 Palavras-chave em outras línguas (obrigatório) Utilize o inglês, com formatação igual à das Palavras-chave

2.7 Texto principal

Deve ser subdividido no mínimo em: introdução, desenvolvimento e considerações, sendo recomendados subitens. A fonte do texto deve ser Times New Roman tamanho 12. Os parágrafos devem ter o recuo de 1,5 cm e o texto deve ser justificado. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5pt e em citações com mais de três linhas 1pt. Termos em língua diferente do texto deverão ser escritos em itálico. O texto deve ser paginado na parte inferior central.

(8)

Página 8 de 18

Enquanto critérios de cientificidade, o texto deve deixar claro a problematização, a metodologia, as referências teóricas e as hipóteses levantadas.

2.8 Referências

Devem ser apresentadas no final do texto em ordem alfabética, conforme normas técnicas da ABNT (NBR 6023, 2002), utilizando-se no destaque dos títulos o negrito. Vide alguns modelos abaixo:

(9)

Página 9 de 18 2.8.1 Citações

Citações curtas (com até três linhas) devem ser digitadas entre aspas e fazer parte do texto sem que ocorra qualquer mudança de formatação.

Citações diretas longas (que ultrapassam três linhas) devem ser digitadas sem aspas e separadas por espaçamento duplo do restante do corpo do texto. Devem ser digitadas na mesma fonte do texto, Times New Roman, em tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda e com recursos em itálico somente quando o autor desejar grifar, o que deve ser mencionado após a citação pela expressão “grifo nosso”. Quando o autor faz uma supressão do texto ele deve usar [...].

Na modalidade de citação direta exigimos a utilização do sistema de chamada "Chicago" que consiste em autor, data e página. Exemplo: (ELIADE, 2007, p.61).

Na modalidade de citação indireta exigimos a utilização do modelo simples de chamada que consiste em autor de data. Exemplo: (ELIADE, 2007).

Ambas as modalidades podem fazer uso de citações que evoquem outros autores. Para tal, recomendamos o uso de apud (contido em). No entanto, ressaltamos que esse tipo de citação não deve ser predominante, sendo importante que o autor busque ler/consultar a fonte original.

2.8.2 Ilustrações e tabelas

Ilustrações e tabelas são elementos que explicam ou completam o que é tratado no texto.

As ilustrações ou figuras são fotos, pinturas, ilustrações, etc. que devem ser separadas do corpo do texto por espaçamento duplo; ela deve possuir legenda explicativa na parte inferior tamanho 10. A legenda deve ser precedida pela palavra Figura e pela numeração. Caso seja necessário, deve-se mencionar a referência bibliográfica abaixo da legenda.

Da mesma forma, as tabelas devem ser separadas do corpo textual por espaçamento duplo; ela deve possuir legenda na parte superior tamanho 11. A legenda deve ser precedida pela palavra Tabela e pela numeração. Caso seja necessário, deve se mencionar a referência bibliográfica na parte inferior da tabela.

(10)

Página 10 de 18 2.8.3 Referências

ABNT. NBR 14724: trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

______. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 6022: Artigos em periódicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. ______. NBR10520: Citações. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

______. NBR10719: Relatórios técnico-científicos. Rio de Janeiro: ABNT, 1989. ______. NBR 6027: Sumário. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 6023: Referência. Rio de Janeiro: ABNT, 2002. ______. NBR 6033: Ordem alfabética. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

______. NBR 6024: Numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 12676: Seleção de termos de indexação. Rio de Janeiro: ANBT, 1992. ______. NBR 6021: Periódicos. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 6032: Abreviações de títulos de periódicos e publicações seriadas. Rio de Janeiro: ABNT, 1989.

(11)

Página 11 de 18 3. NORMAS DE FORMATAÇÃO

(12)

Página 12 de 18 3.2 Folha de Rosto

Artigo apresentado a Faculdade

de Iporá como exigência parcial para conclusão de curso de Gestão Ambiental, modalidade Tecnólogo.

(13)

Página 13 de 18 3.3 Do artigo

(14)

Página 14 de 18 4. DA FICHA DE AVALIÇÃO

FACULDADE DE IPORÁ - FAI COORDENAÇÃO DE CURSO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

FICHA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHO DE CURSO

Esta ficha deverá ser preenchida pelos membros da banca examinadora, e entregue pelo professor da disciplina junto com os diários para secretaria.

Acadêmicos (as): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Orientador (a): ______________________________________________________________________ Título do Trabalho: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

NOTA 01 – APRESENTAÇÃO E DOMÍNIO DO CONTEÚDO (Valor 0,0 a 3,0) =_______

REQUISITOS Ótimo Bom Regular Fraco Insuficiente Linguagem/clareza na exposição

Utilização de recursos audiovisuais Domínio do tema

(15)

Página 15 de 18

NOTA 02 – ESTÉTICA DO TRABALHO (Valor 0,0 a 3,0) = _______________

REQUISITOS Ótimo Bom Regular Fraco Insuficiente

Formatação do texto de acordo com as normas

Uso de termos técnicos Ortografia

Gráficos e tabelas explicativos

Figuras ilustrativas

Referências de acordo com as normas

NOTA 03 – DESENVOLVIMENTO DO TEMA (Valor 0,0 a 4,0) = ____________

REQUISITOS Ótimo Bom Regular Fraco Insuficiente

Título de acordo com o tema do trabalho

Fundamentação teórica bem redigida e coerente

Objetivos claros e bem definidos

Metodologia

Resultados obtidos satisfatórios e bem discutidos

Bibliografia relacionada ao tema

MÉDIA FINAL = __________________ (Nota 01 + Nota 02 + Nota 03)

(16)

Página 16 de 18

CONSIDERAÇÕES PARA REVISÃO DA VERSÃO FINAL DO ACADÊMICO (A): ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Iporá, _____ de _________________de 20___. ______________________________________________________________________ Examinador (a) _____________________________________________________________________ Professor (a) Orientador

______________________________________________________________________ Coordenador do Curso – Tecnologia em Gestão Ambiental.

(17)

Página 17 de 18 Faculdade de Iporá - FAI

Coordenação de curso

Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental

MÉDIA FINAL DE TRABALHO DE CURSO

Acadêmico:_____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Orientador: ______________________________________________________________________ Data e horário da Apresentação:___/___/___; às ___h:___ min.

Título do trabalho:

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

Composição da Média Final:

Média 1 (Presidente da Banca - orientador):______; Média 2 (membro/arguidor):______;

Média 3 (membro/arguidor):______;

Média Final:_______ + _______ + _______ = ________ = __________ (Média 1) (Média 2) (Média 3) 3 (Média Final)

________________________________________ Assinatura do professor da disciplina

(18)

Página 18 de 18 Faculdade de Iporá - FAI

Coordenação de curso

Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental

ATA DA BANCA EXAMINADORA APRESENTAÇÃO FINAL (DEFESA)

Aos __________________________________de dois mil e dezesseis, nas

dependências da Faculdade de Iporá o

aluno,_________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ____________________________ fiz a apresentação pública (defesa) do TCC tema: ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________e foi:

( ) aprovado (a) sem correções com a média:_____; ( ) aprovado (a) com correções com média:______;

( ) reprovado (a) (quando a média é menor que 7,0) com média:_____;

A Banca Examinadora foi composta pelos seguintes professores:

________________________________________________ Orientador – Profª da Disciplina

________________________________________________ 1°Arguidor – Coordenação do Curso

________________________________________________ 2°Arguidor - Profº Convidado

Referências

Documentos relacionados

O artigo 2, intitulado “Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): Estar fora da família, estando dentro de casa”, foi resultado da realização de uma pesquisa de

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

Os melhores projetos de componentes e processos de fundição são obtidos com interações entre engenheiros de fundição e projetistas, e o uso de novas

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Figure 6.4 shows the results of using different hash functions in the ISB scheme and the impact of the hash functions presented in Section 5.2.1 on the usage of local (on-chip)

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem