• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: A COMPREENSÃO DO ASSASSINO EM SÉRIE NA PERSPECTIVA DE ALFRED ADLER

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: A COMPREENSÃO DO ASSASSINO EM SÉRIE NA PERSPECTIVA DE ALFRED ADLER"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: A COMPREENSÃO DO ASSASSINO EM SÉRIE NA PERSPECTIVA DE ALFRED ADLER

CATEGORIA: CONCLUÍDO

ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

SUBÁREA: Psicologia

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

AUTOR(ES): FRANCIELLI DO NASCIMENTO SILVA

(2)

Resumo:

O comportamento do Serial Killer sempre foi alvo de muitos

questionamentos e de forma geral as dúvidas ainda permanecem

sem respostas. A presente pesquisa, desta forma, tem como

objetivo explicar e compreender o comportamento do Serial Killer

com base na abordagem teórica da Psicologia Individual de Alfred

Adler. Para isso foi realizado uma coleta de informações referente a

história de três Serial Killers, com a finalidade de compreender

alguns detalhes sobre suas vidas para que assim, fossem

analisadas com base na teoria da Psicologia Individual. A conclusão

em que se chegou é de que, mesmo com histórias de vida bem

diferentes uma das outras, os três Serial Killers analisados

passaram por um tipo de educação errônea em sua infância. A

educação então, seria um fator de extrema importância e com forte

impacto na vida das pessoas incluindo a de assassinos em série.

Influencia fortemente no desenvolvimento psíquico, e, caso haja

erros nesta educação, pode fazer com que as pessoas

desenvolvam fortes sentimentos de inferioridade e passem a agir e

ver o mundo de forma hostil.

(3)

Abstract:

The behavior of Serial Killer has always been the subject of many

questions and in general doubts still remain unanswered. This

research, therefore, aims to explain and understand the behavior of

Serial Killer based on the theoretical approach of Alfred Adler's

Individual Psychology. For this, an information collection was carried

out regarding the history of three Serial Killers, with the purpose of

understanding some details about their lives so that they could be

analyzed based on the theory of Individual Psychology. The

conclusion reached is that, even with life histories very different from

each other, the three Serial Killers analyzed underwent a type of

wrong education in their childhood. Education, then, would be an

extremely important factor with a strong impact on people's lives

including that of serial killers. It has a strong influence on psychic

development, and, if there are errors in this education, it can cause

people to develop strong feelings of inferiority and start to act and

see the world in a hostile way.

(4)

1. INTRODUÇÃO

O comportamento de assassinos em série, ou Serial Killers, costuma despertar estranhamento e questionamentos em populações de diferentes idades e culturas, pelas características cruéis de seus crimes e por seus comportamentos, levantando a pergunta “Qual seria o real motivo destas pessoas cometerem tais crimes?”. Tendo em vista as contribuições que a teoria da Psicologia Individual de Alfred Adler trouxe para o âmbito da Psicologia criminal e para a compreensão de motivação de crimes, esta pesquisa tem como objetivo explicar o comportamento do assassino em série na perspectiva teórica de Alfred Adler, demonstrando que existe, um meio eficaz de sanar questionamentos sobre os crimes cometidos por Serial Killers.

1.1 OBJETIVOS

Geral: Compreender os motivos que sustentam o comportamento do assassino em série na perspectiva de Alfred Adler.

Específico: Analisar o comportamento de três assassinos em série utilizando as bases teóricas da Psicologia Individual de Alfred Adler.

1.2 HIPÓTESES

Serial Killers assassinam para conseguir compensar sentimentos de inferioridade enraizadas a partir de traumas de infância

1.3 JUSTIFICATIVA

Intuito de aumentar o número de pesquisas sobre o comportamento do assassino serial com bases em teorias psicológicas e, também, oferecer o aumento nas pesquisas sobre a psicologia individual no Brasil, este trabalho é um reforço para estas áreas.

2. MÉTODO

A abordagem que se utilizou para a presente pesquisa foi a de qualitativa de natureza básica, assim como o método descritivo, pois seu

(5)

objetivo é descrever e compreender o fenômeno dos comportamentos de assassinos em série.

A abordagem qualitativa se fundamenta em uma investigação dos fatos através de uma relação entre sujeito e objeto, para que assim posasse chegar a uma interpretação possível de um fenômeno. (CHIZZOTTI, 1995)

Os dados que aqui foram obtidos são inteiramente bibliográficos, são dados inteiramente de livros ou artigos dos quais podem ser analisados e que se possa extrair informações relevantes para o desenvolvimento do objetivo.

Os dados coletados foram obtidos através da análise de conteúdo, em que foi feita uma categorização das informações relevantes obtidas nos livros os quais foram lidos e em documentários e entrevistas assistidos e analisados. Primeiro foi realizada a leitura das bibliográficas coletadas, assistiu-se os documentários e uma entrevista. Após, foi selecionada categorias que foram consideradas as mais importantes para que se chegasse aos resultados e dentro de cada uma destas categorias, foram divididos temas que se relacionavam com as categorias em si, “Inferioridade: sentimentos de falta de controle sobre as situações sentimento de humilhação medo da solidão, sentimento de desprezo ou auto menosprezo, sentimento de incapacidade ou insucesso;” “Educação: Rígida, agressão, negligência;” “Compensação: Controle das situações, auto engrandecimento;” “Senso de Sociabilidade: Falta de sentimento social, Simulação do sentimento social.” Em seguida, foram coletados trechos e informações que se encaixavam em cada uma das categorias e seus temas.

Por fim pode-se fazer uma análise, com base nos resultados que foram obtidos dos trechos coletados, em que se teve como base teórica a Psicologia Individual de Alfred Adler.

3. RESULTADOS

Com base em entrevistas, documentários, livros e artigos sobre os Serial Killers estudados buscaram-se frases e informações que correspondessem a

(6)

cada uma destas categorias de temas Inferioridade, Educação, Compensação e senso de sociabilidade.

Em documentários sobre Ted Bundy, os temas inferioridades e compensação foram os mais abordados durante a coleta de dados, elucidando que o que pode ter motivado Ted Bundy a cometer assassinatos em série está ligado mais fortemente aos seus sentimentos de inferioridade e as formas de compensação dessas inferioridades.

Já a partir de uma entrevista realizada com Jeffrey Dahmer, meses antes de sua morte, as questões de inferioridade e compensação também são as principais categorias relacionadas aos motivos dos assassinatos em série cometidos por ele. Diferente de Ted Bundy, a educação apareceu como um dos fatores que também podem ter influenciado os motivos para os assassinatos cometidos por Jeffrey Dahmer.

Por fim, através de livros e artigos sobre John Wayne Gacy, questões principalmente relacionadas a educação, sentimentos de inferioridade, sentimento social e compensação, tem forte influência nos motivos de Gacy ter se tornado um serial killer.

4. TED BUNDY

Os resultados obtidos apresentam que a educação que Bundy teve quando criança, principalmente em seus primeiros anos de vida, foi regrada a algumas negligencias. Ann Rule, escritora que foi amiga de Bundy, relata que o avô de Ted Bundy era extremamente agressivo com a família. Além disso, por muitos anos Ted Bundy acreditou que sua mãe na verdade seria sua irmã mais velha e que seus avós seriam seus verdadeiros pais. (TED BUNDY: THE MIND OF A KILLER, 1995)

Para Alfred Adler a educação inadequada pode impactar em diversos aspectos da vida psíquica de uma pessoa e isto pode ter ocorrido na vida de Ted Bundy. Adler diz que (1967, p. 44) “Em dado caso vivem em um meio hostil que lhes dá à impressão de que o mundo é uma região inimiga.”

A educação que Ted Bundy teve durante seus primeiros anos de vida, também pode ter contribuído para a não formação do seu senso de sociabilidade, fazendo com que ele não sentisse empatia ou tivesse interesse

(7)

social para com as outras pessoas. Passou a enxergar o mundo de forma hostil e, ao encontrar maiores dificuldades em sua vida, passou a agir de forma hostil também.

Outro fator importante é que Ted Bundy possuía fortes sentimentos de inferioridade, principalmente com relação a sentimentos de ser desprezado, auto menosprezo e sentimentos de incapacidade ou insucesso, sentimentos esses que se tornaram Complexos de Inferioridade, comprovado posteriormente em testes psicológicos. (CASOY, 2008).

Ted Bundy também relatou em gravações de áudio, diversos momentos em que se sentiu um fracasso, que sentia inseguranças, frustrações e raiva. (CONVERSANDO COM UM SERIAL KILLER – TED BUNDY, 2019.)

Adler (1956) explica que quando há um complexo de inferioridade, a pessoa acredita que não irá conseguir compensá-lo. Então, durante a busca para alcançar a superação dessas inferioridades, o indivíduo precisa de uma supercompensação para alcançar seus objetivos. Sendo assim, Bundy também teria complexos de superioridade, em que buscava alcançar uma supercompensação de suas inferioridades não importando quais seriam as consequências. Possivelmente a única forma que encontrou para conseguir compensar esses sentimentos de inferioridade, foi assassinando universitárias. Durante gravações de voz, Bundy traz relatos sobre si mesmo em terceira pessoa (Documentário conversando com um Serial Killer – Ted Bundy, 2019): “Chegou a um ponto que a raiva, a frustração e a ansiedade, a baixa autoestima, a sensação de ser traído, injustiçado, inseguro. O fizeram decidir que as mulheres jovens e atraentes seriam suas vítimas”.

Portanto, compreende-se que o complexo de inferioridade de Ted Bundy se tornou tão forte, que sua compensação para esses sentimentos acabou sendo assassinar diversas jovens universitárias.

4.1. JEFFREY DAHMER

Os resultados apresentam que a educação que Jeffrey Dahmer teve quando era uma criança, pode ter tido influência em algumas questões em sua vida. Apesar de Dahmer também não ter sofrido com abusos na infância, há relatos feitos em uma entrevista concedida por ele, de que ocorriam muitas brigas e discussões entre seus pais em sua casa, causando a ele impactos

(8)

emocionais. O pai de Jeffrey Dahmer durante a entrevista explica (Confessions Of A Serial Killer, 1994):

Houve momentos em que ele ouvia os gritos e ficava física e emocionalmente agitado. Ele nos observava. E ele saia, ele só saia de casa. E eu soube mais tarde...Eu não sabia na época, eu não o vi fazer isso, mas eu soube mais tarde que ele ficava batendo nas arvores com galhos e paus e eu acho que, aparentemente era de frustração. Então, aparentemente, Jeff estava muito perturbado com as discussões.

Observa-se também que os impactos desta educação podem ter fortalecido um forte sentimento de inferioridade em Dahmer. De acordo com Adler (1956, p. 175): “Todos esses problemas de inferioridade e superioridade tem as suas raízes na vida familiar durante o período que precede a entrada da criança na escola.”

Em vários momentos durante a entrevista, é relatado que Jeffrey Dahmer sentia uma extrema falta de controle das situações de sua vida quando era criança. Jeffrey Dahmer diz durante a entrevista (Confessions Of A Serial Killer, 1994): “Talvez eu achasse que não tive o controle durante a infância e juventude e isso se misturou com a minha sexualidade...”. O pai de Dahmer também enfatiza (Confessions Of A Serial Killer, 1994):

Eu acho que a inferioridade...você sabe, a falta de controle ou sensação de nenhum controle sobre o seu ambiente ou com as crianças ao seu redor, eu acho que o sentimento de inferioridade veio junto com a timidez.

Compreende-se então a partir disto, que Jeffrey Dahmer possuía um complexo de inferioridade, isto é, ele possuía um sentimento de falta de controle extremamente forte durante sua infância, possivelmente o acompanhando até sua vida adulta.

A forma que Dahmer encontrou para compensar seu complexo de inferioridade, foi assassinando homens jovens que fossem atraentes a ele no intuito de obter um sentimento de total controle. Jeffrey Dahmer explica durante a entrevista (Confessions Of A Serial Killer, 1994): “Quando aconteceu pela primeira vez, senti que eu tinha controle total da minha vida.” Ele também complementa em um segundo momento (Confessions Of A Serial Killer, 1994):

(9)

Fazer o que fiz foi a maneira que eu encontrei para ter o controle completo, pelo menos naquela hora, criar o meu próprio mundo onde eu tinha a palavra final. Encontrar um cara mais bonito que pudesse e que eu exercesse o domínio total sobre ele pelo tempo que eu quisesse.

Deste modo, pode-se entender que o fato de os pais de Dahmer discutirem com grande frequência, trouxe alguns impactos emocionais que perduraram até sua vida adulta. A questão da educação também pode ter contribuído para o fortalecimento de sentimentos de inferioridade, como falta de controle sobre as situações da vida. Assim, a forma que Jeffrey Dahmer encontrou para conseguir compensar seu forte sentimento de inferioridade, foi assassinando rapazes jovens a fim de obter alguém sob seu total controle, a quem ele tivesse todo o poder.

4.2 . JOHN WAYNE GACY

Diante de informações obtidas, há muitos trechos coletados em que elucidam que Gacy passou por uma educação hostil. O pai de Gacy foi descrito como alguém que menosprezava seu filho, não tolerava situações em que pudessem remeter que Gacy fosse homossexual, e muitas vezes o censurava por estar agindo ou fazendo coisas consideradas femininas demais. (Newlton, Michael 2000)

Adler, explica que um ambiente hostil, regrado a agressões e negligencias, podem causar inseguranças e medos em uma criança durante seu desenvolvimento, além de reforçar diversas inferioridades. (ADLER, 1956)

Alguns trechos dos resultados informam que Gacy tinha preferência sexual por homens apesar de ter se casado com mulheres, entretanto demonstrava aversão a homossexuais. (PIETERSE, JUAZEL 2012)

Pode-se compreender que o fator de ser desprezado pelo pai, de sua autoestima ser afetada de forma negativa frequentemente e de ser censurado sobre questões de gênero, se tornaram complexos de inferioridade, sentimentos tão fortes que precisariam ser eliminados através de uma supercompensação.

Assim, as formas que Gacy encontrava para compensar suas inferioridades, era sempre tentar ser o melhor, fazia de tudo para ser o melhor em todas as coisas para assim tentar agradar seu pai de alguma forma,

(10)

incluindo ser um homem durão com características masculinas, com esposa e filhos, já que para seu pai ser homossexual era algo que nitidamente não lhe agradaria. (PIETERSE, JUAZEL 2012)

John Wayne Gacy assassinou diversos jovens possivelmente para alcançar uma supercompensação de suas inferioridades, foi a forma mais fácil que encontrou para conseguir ser ele mesmo e ao mesmo tempo, não “ferir” sua autoestima, pois ao matar ninguém saberia sobre sua homossexualidade. Quando há o complexo de superioridade a pessoa passa a querer evitar todo o tipo de dificuldade que a vida pode trazer, preservando assim sua autoestima. (ADLER, 1920).

Portanto, compreende-se que a educação regrada a hostilidades que John Wayne Gacy passou na infância, fortaleceu complexos de inferioridade os quais ele passou a vida lutando para compensar, a fim de agradar seu pai a quem sempre buscou aprovação. Entende-se que Gacy não media esforços para compensar suas inferioridades, manipulando situações para conseguir o que queria, e chegando por fim a assassinar jovens para não “ferir” seu amor próprio.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Ao analisar as histórias de três Serial Killers, Ted Bundy, Jeffrey Dahmer e John Wayne Gacy, diante da perspectiva de Alfred Adler, compreende-se que o fator fundamental que sustenta o comportamento do assassino em série, é a necessidade de compensação de sentimentos de extrema inferioridade que está presente desde a infância, o que confirma a hipótese inicial desta pesquisa.

Outra questão que surgiu durante o desenvolvimento da pesquisa, foi que o fator educação se mostrou presente em grande parte do desenvolvimento, indicando que a educação pode influenciar em muitos aspectos da vida de um indivíduo, como o desenvolvimento do sentimento social, na formação dos padrões de conduta e nas questões de sentimento de inferioridade, elucidando a importância e a necessidade de se atentar as questões da educação no contexto familiar e escolar.

(11)

REFERÊNCIAS

ADLER, A. A ciência de viver. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio, 1956.

______. A ciência da natureza humana. São Paulo: Ed. Nacional, 1967.

CASOY, I. Serial killer louco ou cruel. São Paulo: Ed. Wvc, 2004.

CHIZZOTTI, Antônio; CHIZZOTTI, A. Coleta de dados qualitativos. Chizzotti A. Pesquisa em Ciências Sociais. 2ª ed. São Paulo (SP): Cortez, p. 89-106, 1995.

CONFESSIONS OF A SERIAL KILLER. Entrevistador Stone Phillips. MSNBC. Estados Unidos, 1994.

CONVERSANDO COM UM SERIAL KILLER – TED BUNDY. Diretor: Joe Berlinger. Produção: Thid Eye Motion Picture Company, RadicalMedia. Netflix. Estados Unidos, 2019

NEWTON, M.A enciclopédia de serial killers. Ed: Madras São Paulo, 2000.

PIETERSE, J. John Wayne Gacy: A Psychobiographical Study. Degree of Magister Artium in Clinical Psychology – Faculty of Health Sciences at the Nelson Mandela Metropolitan University 2012.

TED BUNDY: THE MIND OF A KILLER. Produção de Jeff Hasler, Dierdre O’Hearn, Andrew Rothstein, Tom Seligson. Estados Unidos, 1995. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=fcv8J_guWNI> Acesso em: 13 Jun. 2020.

Referências

Documentos relacionados

In the study of the susceptibility to the debranching amylolytic pullulanase enzyme, analyzed by the determination of the reducing sugars produced, sugarcane starch presented

© 2015 KPMG Tax Advisors Ltda., uma sociedade simples brasileira e firma-membro da rede KPMG de firmas-membro independentes e afiliadas à KPMG International Cooperative

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

Objetivos e Justificativa O estudo tem por finalidade: A- avaliar por meio de eletromiografia computadorizada o potencial elétrico muscular durante a função mastigatória, dos

Se
 o
 período
 clássico
 se
 caracteriza
 fundamentalmente
 por
 uma


No entanto, esforçando-se para, de forma criativa, buscar proporcionar aos trabalhadores reflexões importantes, informações essenciais e acesso a bens, direitos e

Logo, em todos destacamos o que deverá ser abordado (Temas paralelos, Exploração dos verbos, entre outros) e o que tratar a respeito. Ou seja, em nossa

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia