• Nenhum resultado encontrado

Palavra do especialista Interação prescritor e farmacêutico Fitoesterol Adaptógeno ATP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavra do especialista Interação prescritor e farmacêutico Fitoesterol Adaptógeno ATP"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

Edição #02 JANEIRO 2017 Distribuição Gratuita para Profissionais de Saúde www.aformulabr.com.br

SAÚDE E

VITALIDADE

Suplementação no

desempenho de quem

pratica atividade física

2

Fitoesterol

Adaptógeno

ATP

Palavra do

especialista

Interação prescritor

e farmacêutico

(2)

EDITORIAL

Prezado Prescritor,

Desde a sua fundação em 1988, A Fórmula trabalha

com foco na inovação nas áreas de saúde e beleza.

Para isso, conta com uma equipe especializada e

oferece uma ampla linha de cosméticos, suplementos

e nutracêuticos com marca própria, que são vendidos

em mais de 60 lojas.

Agora, com a Revista Científica A FÓRMULA, damos

mais um grande passo em direção ao sucesso. E tudo

isso só pôde ocorrer por um motivo: você!

Muito obrigado pela confiança! Seguimos juntos,

sempre unindo tradição e inovação em muito mais

edições que virão pela frente.

(3)

Projeto Gráfico: Argolo Studio Design Diretor de Arte Edu Argolo [eduargolo@argolodesign.com.br]

ÍNDICE

EDIÇÃ

O

2

SAÚDE E VITALIDADE

JANEIRO/2017

PALAVRA DO ESPECIALISTA

INTERAÇÃO: PRESCRITOR  FARMACÊUTICO

FARMÁCIA MAGISTRAL: POSSIBILIDADES

FORMAS FARMACÊUTICAS

NUTRIÇÃO ERGOGÊNICA

TEACRINE

CYANOTIS VAGA

DEXTROSE

GAMMA ORYZANOL

PEAK ATP®

RHODIOLA ROSEA

OUTRAS OPÇõES DE FORMULAÇõES

04

04

05

06

08

11

13

15

16

18

20

23

(4)

PALAVRA DO ESPECIALISTA

Atletas necessitam de esforço e energia diferenciados no intuito de manter o seu desempenho em nível elevado, o que ocasio-na a necessidade de suplemen-tos e medicamensuplemen-tos que sejam desenvolvidos exatamente para atender as necessidades espor-tistas e assim alcançar melho-ra em sua performance, seja para uso durante o treino ou até mesmo próximo à competição. Ao entender que os atletas pos-suem necessidades diferentes, podemos personalizar o trata-mento diante do perfil corporal, constituição física ou organismo. Realizar a prescrição individuali-zada com o recurso de produtos manipulados, ocasiona a

possi-bilidade de associar ativos que otimizam o tratamento, seja pela dose diferenciada e específica, mas até mesmo a possibilida-de possibilida-de utilizar veículos ditos não convencionais para administrar o produto, a exemplo de sachês em quantidades personalizadas e assim ocasionar o uso da dose certa e da maneira adequada para aquele esportista que pos-sui necessidades únicas. Aliado a isso, deve-se respeitar o quadro clínico do paciente, gerando assim como resulta-do prático o ato de otimizar a adesão e os resultados do tra-tamento. Afinal, entendo que o nosso principal objetivo é a con-quista do bem estar do paciente.

Márcio Alves Tannure se formou na faculdade de Medicina no ano de 2004. Atualmente é referência no Brasil em Medicina Esportiva, Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Membro da Sociedade de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, Diretor Médico da Comissão Atlética Brasileira e do UFC no Brasil.

CRM 15557/ BA Dr. Tannure

INTERAÇÃO:

PRESCRITOR  FARMACÊUTICO,

VISÃO HOLÍSTICA

ARTIGO

O relacionamento entre os Farmacêuticos Magistrais e os Prescritores (médicos, den-tistas, veterinários, nutricionistas, etc.) é de extrema importância para que esses profis-sionais possam atender os seus clientes/pa-cientes de forma especial, com formulações específicas, de acordo com as características individuais de cada um, minimizando o risco

rão causar em seu organismo, entre outros fatores.

Quando se atinge um nível de relacionamento mais estreito: Prescritor – Farmacêutico estes acabam se tornando parceiros na busca da individualização ou personalização do aten-dimento ao paciente – formulação adequada,

(5)

POSSIBILIDADES

FARMÁCIA MAGISTRAL:

APRESENTAÇÃO

Diversificar formas farmacêuticas que poderão ser utiliza-das a depender do perfil do paciente.

EXATIDÃO

As indicações e as doses precisas para o perfil específico, a exemplo os pacien-tes pediátricos não devem ser tratados como adultos pequenos.

Referências:

As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman/organizadores, Laurence L. Brunton, Bruce A. Chabner, Björn C. Knollmann; [tradução: Augusto Langeloh et al.; revisão técnica: Almir Lourenço da Fonseca]. – 12 ed.– Porto Alegre: AM GH, 2012.

Formulário médico farmacêutico/ José Antonio de Oliveira Batistuzzo, Masayuki Itaya, Yukiko Eto – 5 ed. revista e ampliada– São Paulo: Atheneu Editora São Paulo, 2015.

CONTINUIDADE

Possibilitar a manipulação dos chamados fármacos descontinua-dos, são componentes daqueles medicamentos que a indústria farmacêutica interrompeu a fa-bricação. Existem centenas deles ao longo dos últimos 25 anos, por motivos econômicos.

(6)

FORMAS FARMACÊUTICAS

ARTIGO

ALGUMAS OPÇÕES DE FORMAS FARMACÊUTICAS

Tipo de cápsula totalmente natural, feita a partir da tapioca fermenta-da em pullulan, totalmente free de amido, glúten, conservantes e GMO, possui fibra solúvel com perfil de de-sintegração/dissolução semelhante à gelatina. Adequada para fármacos sensíveis à oxidação por oxigênio, mascara odor e sabor residual dos fármacos.

TAPIOCAPS®

Forma farmacêutica: estado final em que se

apresenta o medicamento a fim de facilitar a sua utilização por determinada via de adminis-tração e obter o efeito desejado.

Os veículos/excipientes não possuem atividade terapêutica, porém podem modificar a ativida-de terapêutica do fármaco, influenciando a sua biodisponibilidade, portanto estes se consti-tuem elementos habituais e imprescindíveis nas formulações magistrais.

A escolha da forma farmacêutica depende principalmente:

- da natureza físico-química do fármaco. - do mecanismo de ação.

- do local de ação do medicamento. - da dosagem.

As formas farmacêuticas, enfim, facilitam a administração dos medicamentos. A escolha da forma farmacêutica está diretamente rela-cionada com a via de administração que será utilizada.

Referências:

Brasil. Vocabulário Controlado de Formas Farmacêuticas, Vias de Administração e Embalagens de Medicamentos, 1ª Edição / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa, 2011.

(7)

Base farmacêutica produzida através de liofilização com o objetivo de in-corporar nutracêuticos e suplementos com estabilidade adequada, homogê-nea com aroma de legumes.

SACHÊ

SOPA

Forma farmacêutica destinada a administração em doses indivi-duais. Permite utilização de doses elevadas de ativos.

Referências:

As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman/organizadores, Laurence L. Brunton, Bruce A. Chabner, Björn C. Knollmann; [tradução: Augusto Langeloh et al.; revisão técnica: Almir Lourenço da Fonseca]. – 12 ed. – Porto Alegre: AM GH, 2012.

Formulário médico farmacêutico/José Antonio de Oliveira Batistuzzo, Masayuki Itaya, Yukiko Eto – 5 ed. revista e am-pliada– São Paulo: Atheneu Editora São Paulo, 2015.

(8)

NUTRIÇÃO ERGOGÊNICA

A preocupação pelo padrão estético e as ma-nias dietéticas são conhecidas desde os tem-pos em que os atletas gregos faziam uso de determinados alimentos para se prepararem para as competições dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Assim, a aplicação das alterações dietéticas e a suplementação com nutrientes específicos tiveram a sua origem na Grécia antiga. Desde então, o uso de suplementos nutricionais com a intenção de melhorar o ren-dimento físico tem contribuído para que atle-tas e pessoas fisicamente ativas sejam seus maiores consumidores. O desejo de alcançar resultados rápidos tem tornado o uso de tais substâncias muito atraente, estando hoje, fa-cilmente disponíveis em todo o mundo. Entre-tanto, a quantidade de produtos disponíveis e o fácil acesso aos mesmos é um fator que

me-rece atenção e, desta forma, há que se enten-der a legislação brasileira vigente, bem como os fatores associados ao consumo.

Atualmente, diversos tipos de suplementos são comercializados com vários propósitos. Em geral, são anunciados e oferecidos como meio para melhorar algum aspecto do desem-penho físico, principalmente, aumentar massa muscular, reduzir gordura corporal, prolongar a resistência, melhorar a recuperação e/ou promover alguma característica que determi-nará melhor rendimento esportivo.

Além disso, também lhes são atribuídos outros efeitos como perda de peso, melhora da esté-tica corporal, prevenção de dores e retardo dos efeitos adversos do envelhecimento.

NUTRIÇÃO ESPORTIVA

Referências:

(9)

A Nutrição esportiva é uma área que envolve a aplicação de princípios nutricionais para apri-morar o desempenho esportivo (WILLIAMS, 2002)

e os profissionais da saúde, como, por exem-plo, os nutricionistas desportivos, vão traba-lhar objetivando tanto a atenção de atletas quanto de esportistas.

Atletas são praticantes de atividade física com fins competitivos, que fazem do esporte a sua profissão e sempre objetivam melhor rendi-mento esportivo. Já esportistas são indivíduos que praticam atividades regulares, seja por motivo estético ou para a manutenção do es-tilo de vida saudável, sem contudo participa-rem de competições. (BRASIL,1998; ARAÚJO; SOARES, 1999;BRASIL,2008)

A modulação dietética e/ou a suplementação de nutrientes específicos com a intenção de melhorar o desempenho físico-humano deu origem à Nutrição Ergogênica (BUCCI,2002).

Se-gundo Mc Ardle et al (1999),Tirapequi e Castro (2005), a

palavra ergogênica é derivada da origem grega

“ergo” (trabalho) e “gen” (produção de), tendo comumente o significado de melhora do po-tencial para produção de trabalho. Para que uma substância seja considerada ergogênica, ela deve comprovadamente melhorar o de-sempenho (SANTOS; SANTOS,2002).

No passado, esteroides anabolizantes foram utilizados como recursos orgânicos sem qual-quer preocupação por parte de muitos atletas. Isso foi copiado pelos esportistas que tiveram como exemplo esses grandes atletas. Entre-tanto, hoje são considerados “doping” (subs-tâncias que oferecem risco à saúde) pelo Co-mitê Olímpico Internacional (COI) e passaram a constituir problema ético no esporte (STE-PHENS,2001). Diante da gravidade de seus efeitos

colaterais, colocando em risco a saúde de seus usuários e resultando em algumas mortes, seu uso foi proibido. Assim, diversos esportistas começaram a procura de outras opções legais, particularmente os suplementos nutricionais

(BATISTA et al.,2005; TIRAPEQUI; CASTRO,2005; CALFEE; FADALE,2006)

Referências:

ALVES, L.A. Recursos ergogênicos nutricionais,In: BIESER, S.; ALVES, L.A.; GUERRA; I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Guarulhos, SP: Phorte Editora,2001.294.

(10)

Diminuição da ingesta de: carboidratos, piridoxina, cálcio, folato, zinco e magnésio. - Ingesta exagerada de vitaminas e mine-rais que exceda a RDA, não melhora o de-sempenho e pode causar intoxicação e alterar a biodisponibilidade de outros mi-cronutrientes.

A Nutrigenômica refere-se às influências de fatores dietéticos sobre o genoma humano. Assim o foco principal é a investigação de

NUTRIÇÃO ERGOGÊNICA

Referências:

LIMA, G. Rodrigues de; J.B.C, Manoel; BARACAT, E. Chada. Disponível em: www. ufgf.br/renato_nunes/files/2010/...Linhas. gerais-denutricao-Desportiva1.pdf. Acesso em 22/07/2016 às 11:20.

IMPORTÂNCIA

DA NUTRIÇÃO NO

ESPORTE

DIETA

INADEQUADA

Redução da gordura corporal Aumento da massa magra Modificação do perfil lipídico Aumento do metabolismo

Diminuição do risco cardiovascular Controle da pressão e da glicemia Aumento da mineralização óssea

Maior oxidação de gorduras em indivíduos treinados Maior faixa metabólica basal.

como os nutrientes modificam a expressão gênica nas células e nos tecidos de interesse (Schuch, Voight et al, 2010). Sabe-se que as diferenças na ação de uma mesma vitamina, por exemplo, dependem da herança genéti-ca. E que esta mesma herança pode influen-ciar o curso de certas doenças. Hoje não se pode mais prescindir desses conhecimentos para o pleno exercício da medicina e, particu-larmente, da nutrição e da produção de no-vos alimentos. Tudo isso se relaciona com a expressão gênica (Vanucchi,2008).

(11)

Referências:

Linhas gerais de nutrição desportiva. Disponível em : www.ufjf.br/renato_nunes/files/2010/.../Linhas-gerais-de -Nutrição-Des-portiva 1.pdf.Acesso em 22/07/2016 às 11:19.

Paschoal, Valéria. Tratado de nutrição esportiva funcional/Valéria Paschoal, Andréia Naves. -1. ed. - São Paulo : Roca, 2014.

Diversos fatores alteram a expressão gênica:

- Consumo de medicamentos; - Exposição de poluentes; - Práticas de exercício físico; - Estresse;

- Alimentação.

Considerando que os alimentos representam o fator ambiental ao qual estamos constan-temente expostos, destaca-se que são os hábitos alimentares os principais responsá-veis pelas alterações na expressão gênica (Ong e Moreno,2009). Nutrientes e compos-tos bioativos podem influenciar a expressão genética de forma direta ou indireta.

Na forma direta: no interior do núcleo da

célula, se ligam a fatores de transcrição e induzem ou inibem transcrição do gene.

Na forma indireta: sua ação ocorre a

par-tir da interação de nutrientes e compostos bioativos com receptores de membrana ou quinases com a ativação e/ou inativação de diferentes proteínas citoplasmáticas, que resultará na ativação ou inativação de um fator de transcrição (Ong e Moreno,2009).

Ações diretas: ácidos graxos e vitamina A

e D.

Ações indiretas: resveratrol (vinho tinto),

catequinas (chá verde), genisteína (soja), fitoalexina proteína enzimática (endogli-canase) da parede celular vegetal; pisatina (ervilha), o curcumin (açafrão da índia), a capsaícina (pimenta), partenólide+ vitamina D3 (crisântemo), própolis, selênio e zinco, que são capazes de inibir a ativação do fator celular de transcrição kappa ß (NFKß),asso-ciado à oncogênese. (Ong e Moeno, 2009) .

Os benefícios da cafeína com maior biodisponibilidade

Descrição

Composto bioidêntico ao encontrado na natureza, com no mínimo 97% de teacrina, alcaloide presente na Camelia assamica e no café.

MecANisMo De Ação

O TeaCrine® age por 3 mecanismos de ação: inibe receptores adenosinérgicos (A1 e A2), responsáveis pela sensação de relaxamento e indução do sono, levando a redução da sensação de fadiga e cansaço. Modula neurotransmissores e ativa receptores dopaminérgicos (D1 e D2) que aumentam a atividade na região do cérebro responsável pela recompensa e motivação, aumentando a energia e melhorando o humor sem causar os efeitos indesejados da cafeína (taquicardia e irritabilidade).

TeaCrine®

ESTUDOS CLÍNICOS

http://aformulabr.com.br/qrcode/teacrineafv01

(12)

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

TeaCrine®... 200mg Beta-alanina... 500mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) ao dia, 30 minutos antes da atividade física. Indicação: aumento da energia e motivação esportiva.

TeaCrine®... 150mg Gengibre... 100mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) ao dia, no período de maior fadiga. Indicação: redução da fadiga.

Referências:

BATISTUZZO, J. A O; ITAYA, M.; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. 5 ed. São Paulo: Pharmabooks, 2015.

HABOWSKI, S. M. et al. The effects of TeacrineTM, a nature-identical purine alkaloid, on subjective measures of cognitive function, psychometric and hemodynamic indices in healthy humans: a randomized, double-blinded crossover pilot trial. Journal of the International Society of Sports Nutrition. DOI: 10.1186/1550-2783-11-S1-P49. 2014. Disponível em:< http://jissn. biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-11-S1-P49>. Acesso em: 30/09/2016, às 13:22.

KUHMAN, D. J.; JOYNER, K. J.; BLOOMER, R. J. Cognitive Performance and Mood Following Ingestion of a Theacrine-Containing Dietary Supplement, Caffeine, or Placebo by Young Men and Women. Nutrients. doi: 10.3390/nu7115484. 2015. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26610558>. Acesso em: 30/09/2016, às 13:40.

TAYLOR, L. et al. Safety of TeaCrine®, a non-habituating, naturally-occurring purine alkaloid over eight weeks of continuous use. Journal of the International Society of Sports Nutrition. DOI: 10.1186/s12970-016-0113-3. 2016. Disponível em:< http://jis-sn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-016-0113-3>. Acesso em: 30/09/2016, às 11:48.

ZIEGENFUSS, T. N. Et al. A Two-Part Approach to Examine the Effects of Theacrine (TeaCrine®) Supplementation on Oxygen Consumption, Hemodynamic Responses, and Subjective Measures of Cognitive and Psychometric Parameters. J Diet Suppl. DOI: 10.1080/19390211.2016.1178678. 2016. Disponível em:< https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27164220>. Acesso em: 30/09/2016, às 13:46.

INDICAÇÕES:

Fornece energia física e mental; Aumento de performance; Promove motivação para o exercício;

Aumenta o foco e concentração; Melhora o humor; Reduz a fadiga.

DOSE USUAL:

Recomendação oral de 50 a 200mg de TeaCrine® ao dia.

(13)

SUPLEMENTAÇÃO

ALIMENTAR

Suplementação esportiva com fitoesteroide

Descrição

Composto por ß-ecdisterona a 70% ou ß-cedisona, é um derivado acetilado fitoesteroide lipossolúvel, empregado em suplementação alimentar esportiva. Dificilmente ocasiona efeitos estrogênicos em humanos pelo fato de não se ligar a receptores estrogênicos.

MecANisMo De Ação

Aumento da massa muscular: ocorre pela elevação significativa na quantidade de aminoácidos das cadeias de proteínas presentes no citoplasma celular, estimula a sua síntese proteica.

Auxílio na melhora do desempenho físico: sugese por, além de aumentar a massa muscular e re-sistência, elevar o consumo de glicose tissular, provavelmente devido ao aumento da sensibilidade destes a insulina.

Cyanotis vaga

ESTUDOS CLÍNICOS

INDICAÇÕES:

Estimular o crescimento muscular; Aumentar o desempenho físico.

DOSE USUAL:

Recomendação oral de Cyanotis vaga (70% ß-ecdisterona), 5mg ao dia, sob a forma de ß-ecdiste-rona por kg da pessoa, antes dos treinos.

(14)

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

Cyanotis vaga (70% ß-ecdisterona)... 300mg

Cafeína... 150mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula), 1 hora antes do treino.

Indicação: Melhora do desempenho físico (indivíduo com 60kg).

Obs: Gengibre (Zingiber officinale pó) 4g ao dia, estudos o referem como

redutor da lesão muscular pós-exercício; anti-inflamatório.

Cyanotis vaga (70% ß-ecdisterona)... 350mg Tribulus terrestris ES (40% saponinas)... 350mg

Maca peruana... 300mg

Rhodiola rosea ES (1% rosavina e 3% salidrosida).... 250mg L Ornitina... 400mg L Optizinc®... 20mg Magnésio Quelato... 150mg L Arginina... 250mg WPC qsp ... 1 dose

Modo de uso: 1 dose ao dia, dissolvida em água gelada, imediatamente após o

treino.

Indicação: melhora no desempenho físico.

Referências:

CHEN Q.; XIA Y.; QIU Z. Effect of ecdysterone on glucose metabolism in vitro. Life Sciences. V. 78, nº 10, p. 1108–1113, 2 February 2006. Disponível em:< http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0024320505008325>. Acesso em: 10 de Março de 2015, às 10:28.CROUZET S.; MARIA A.; DINAN L.; LAFONT R.; GIRAULT J.P. Ecdysteroids from Cyanotis longifolia Benth. (Com-melinaceae). V. 72, nº 4, p. 194-209, December 2009. Disponível em: < http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/arch.20329/ abstract>. Acesso em: 10 de Março de 2015, às 10:49.Strengthandfitnessuk.com. Beta Ecdysterone. Disponível em:< http:// www.strengthandfitnessuk.com/beta-ecdysterone>. Acesso em: 25 de Maio de 2015, às 09:40.WILBORN C.D.; TAYLOR L.W.; CAMPBELL B.I.; KERKSICK C.; RASMUSSEN C.J.; GREENWOOD M.; KREIDER R.B. Effects of Methoxyisoflavone, Ecdysterone, and Sulfo-Polysaccharide Supplementation on Training Adaptations in Resistance-Trained Males. J Int Soc Sports Nutr. V.3, nº2, p. 19–27. 2006. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2129166/>. Acesso em: 25 de Maio de 2015, às 09:48.

(15)

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

Creatina... 5g Dextrose... 5g Base Shake qsp... 1 dose

Modo de uso: Dissolver 1 dose em 1 copo de leite desnatado e bater

com 1 fruta (rica em frutose), 2 vezes ao dia, pós-treino.

Indicação: Boosters de massa magra.

Fonte de energia rápida e ganho de massa muscular em atletas

Descrição

Dextrose monoidratada, carboidrato simples derivado da conversão enzimática do amido de milho, considerado repositor energético para praticantes de atividades físicas e atletas.

MecANisMo De Ação

A Dextrose possui uma estrutura molecular de tamanho reduzido que facilita sua absorção, onde em poucos minutos consegue elevar as taxas de glicose no organismo, fornecendo energia de forma mais rápida. Por possuir um alto índice glicêmico, seu pico de insulina é rápido em relação a outros carboi-dratos, e desta forma, maior será o transporte de proteínas, glutamina, aminoácidos, creatina e outros nutrientes para as células, favorecendo a recuperação e o ganho de massa muscular.

Dextrose

ESTUDOS CLÍNICOS

INDICAÇÕES:

Elevar a disponibilidade de glicose circulante, aliada ao aumento de liberação da insulina Melhorar a biodisponibilidade dos nutrientes na corrente sanguínea

Otimizar a recuperação física pós-treino

Fornecer energia para atletas que realizam atividade de longa duração.

DOSE USUAL:

Recomendação oral variável, em média de 5 a 40g de Dextrose ao dia.

(16)

Referências:

TARNOPOLSKY, M.A.; PARISE, G.; YARDLEY, N.J.; BALLANTYNE, C.S.; OLATINJI, S.; PHILLIPS, S.M. Creatine-dextrose and protein-dextrose induce similar strength gains during training. Med Sci Sports Exerc. V. 33, nº12, p.2044-2052, Dec. 2001. Disponível em: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11740297. Acesso em: 22 de Julho de 2015, às 16:33.

FONTAN, J.S.; AMADIO, M.B. O uso do carboidrato antes da atividade física como recurso ergogênico: revisão sistemática. Rev Bras Med Esporte. V. 21, n. 2 Mar/Abr, 2015. Disponível em:< www.scielo.br/pdf/rbme/v21n2/1517-692-rbme-21-02-00153. pdf>. Acesso em: 22 de Julho de m2015, às 17:31.

SUGESTÕES DE FÓRMULAS Ácido fosfatídico………...……. 750mg HMB .……….………..…...……. 2g L Isoleucina .………....…...………. 1g L Valina.………...……….…...……. 1g Vitamina B6………...….. 100mg Vitamina C………...…...…... 500mg L Glutamina....………..………...…. 5g L Citrulina……….………...…. 1g Dextrose …………..…………...…...…...… 15g WPI qsp……….………... 1 dose

Modo de uso: 1 sachê, dissolvido em água gelada, imediatamente

após o treino.

Indicação: Aumento de massa muscular, anabolismo, Over training

(principalmente para ciclistas, maratonistas de longo percurso, etc).

Esterol vegetal desenvolvido para o atleta

Descrição

É um dos quatro isômeros derivados do oryzanol (esterol vegetal), que faz parte do extrato do óleo de farelo de arroz. Sugere-se que possui os mesmos efeitos dos esteroides anabólicos, contudo não é um anabólico por não ser convertido em testosterona pelo organismo, sendo mais efetivo como suplemento antioxidante por neutralizar a liberação dos radicais livres durante o exercício intenso, por isso é muito utilizado em combinação com a vitamina E.

MecANisMo De Ação

Gamma oryzanol é conhecido por estimular o hipotálamo a liberar o hormônio do crescimento (hGH) e que estimula o organismo a produzir o (hGH), ambos possuem efeito no crescimento muscular. Além dis-so, Gamma oryzanol desenvolve efeito na endorfina liberada durante o exercício, auxiliando na redução da sensação de fadiga. Atletas que sentem menos fadiga estão mais aptos a um treino de longa duração.

Gamma oryzanol

(17)

Referências:

ESLAMI S.; ESA N.M.; MARANDI S.M.; GHASEMI G.; ESLAMI S. Effects of gamma oryzanol supplementation on anthropome-tric measurements & muscular strength in healthy males following chronic resistance training. Indian J Med Res. V.139, nº6, p.857-63. Jun. 2014. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25109720>. Acesso em: 14 de Junho de 2016, às 09:35. SUGESTÕES DE FÓRMULAS Gamma oryzanol... 60mg L Arginina... 325mg L Ornitina... 175mg Pantotenato de Cálcio... 15mg Vitamina B6... 15mg

Modo de uso: 3 doses (cápsula) ao dia, incluindo o momento que for deitar,

apenas com água longe das refeições.

Indicação: estimulante do crescimento de massa muscular.

Gamma oryzanol... 150mg Inositol... 150mg L Carnitina... 150mg Colina... 100mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula), 3 vezes ao dia. Indicação: melhora da performance física.

ESTUDOS CLÍNICOS

INDICAÇÕES:

Alternativa natural para esteroides anabólicos Aumenta a força muscular, tamanho e definição Reduz a sensação de dor e dos níveis de colesterol Obesidade associada à diabetes tipo 2.

DOSE USUAL:

Recomendação oral de 100 a 500mg de Gamma oryzanol, ao dia.

(18)

Primeira forma biodisponível de ATP oral no desempenho atlético

Descrição

Forma clinicamente validada, patenteada e biodisponível de Adenosina 5-Trifosfato dissódico (ATP) para uso oral com a função de melhorar a composição corporal e o desempenho atlético.

MecANisMo De Ação

PEAK ATP® age como mensageiro celular auxiliando o meio intracelular a se adaptar aos estímulos ex-ternos por meio de informações do meio extracelular. O PEAK ATP® é enviado para fora das células atra-vés de grandes canais existentes na membrana celular, chamados de paneximas, sendo rapidamente metabolizado a subprodutos (ex. guanosina) que estimulam receptores purinérgicos (P2X e P2Y- uma das funções controlar entrada e saída de TAP). Outro beneficio do PEAK ATP® extracelular refere-se a sua capacidade de posicionar melhor o receptor GLUT 4 na célula melhorando assim a captação da glicose no meio intracelular e estimulando a entrada de cálcio na célula (resultado, força muscular), além de atingir o núcleo celular cálcio + guanosina que estimula expressão genética e síntese proteica via mTOR. Em hipóxia, pequena quantidade de ATP extracelular estimula as hemácias (prostaglandinas liberadas) e óxido nítrico ocasionando no endotélio a vasodilatação capilar.

Peak ATP®

ESTUDOS CLÍNICOS

INDICAÇÕES:

Melhora a sinalização anabólica

(aumento da força, da massa corporal magra e da espessura muscular);

Melhora do fluxo sanguíneo (eleva a oferta de oxigênio e nutrientes ao músculo); Aumenta a excitabilidade muscular (ganho de força e resistência).

DOSE USUAL:

Recomendação oral de 200mg de PEAK ATP® ao dia. Em dias de treino usar duas doses 30-60 minu-tos antes do exercício, já em dias sem treino usar uma dose aproximadamente 20-30 minuminu-tos antes do café da manhã com estômago vazio e com água.

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

(19)

SUGESTÕES DE FÓRMULAS PEAK ATP®... 200mg L Citrulina malato…... 800mg Creatina... 2g Maltodextrina... 19,5g WPH qsp... 1 sachê

Modo de uso: 1 dose ao dia, dissolvida em água, 20 – 30 minutos antes do

café da manhã com estômago vazio, em dias sem treino.

Indicação: redução da fadiga muscular.

PEAK ATP®... 200mg KIC®... 300mg L Glicina... 300mg L Ornitina... 300mg Whey veg qsp... 1 dose

Modo de uso: 2 doses dissolvidas em água, 30 minutos antes do treino. Indicação: auxilia no aumento da força muscular.

Referências:

RATHMACHER J.A.; FULLER J.C.; BAIER S.M.; ABUMRAD N.N.; ANGUS H.F.; SHARP R.L. Adenosine-5’-triphosphate (ATP) supple-mentation improves low peak muscle torque and torque fatigue during repeated high intensity exercise sets. Journal of the International Society of Sports Nutrition. 2012, 9:48 doi:10.1186/1550-2783-9-48. Disponível em:< http://www.jissn.com/ content/9/1/48>. Acesso em: 09 de Abril de 2015, às 13:42.

LOWERY R.P.; ROBERTS M.D.; BOOTH F.W.; JOY J.; CLAYTON L CRUTHIRDS C.L.; RATHMACHER J.A.; BAIER S.M.; JOHN C FULLER J.C.; LOCKWOOD C.M.; JÄGER R. DUDECK J.E.; WILSON J.M. Oral ATP administration improves blood flow response to exercise in an animal model and in resistance trained athletes. Journal of the International Society of Sports Nutrition 2013, 10(Suppl 1):P16 doi:10.1186/1550-2783-10-S1-P16. Disponível em:< http://www.jissn.com/content/10/S1/P16>. Acesso em:09 de Abril de 2015, às 13:53.

WILSON J.M.; JOY J.M.; LOWERY R.P.; ROBERTS M.D.; LOCKWOOD C.M.; MANNINEN A.H.; FULLER J.C.; SOUZA E.O.; BAIER S.M.; WILSON S.MC.;JOHN A RATHMACHER J.A. Effects of oral adenosine-5’-triphosphate supplementation on athletic performance, skeletal muscle hypertrophy and recovery in resistance-trained men. Nutrition & Metabolism 2013, 10:57 doi:10.1186/1743-7075-10-57. Disponível em:< http://www.nutritionandmetabolism.com/content/10/1/57>. Acesso em: 09 de Abril de 2015, às 14:04.

(20)

Fitoterápico adaptógeno

Descrição

Planta nativa da Sibéria ártica tem sido usada há anos pelas culturas da Europa Oriental e Ásia. O extrato obtido das raízes de Rhodiola rosea (Crassulaceae) contém salidrosídeos, rosavina e polifenóis, responsáveis por sua ação adaptogênica.

MecANisMo De Ação

A Rhodiola rosea contêm compostos fenólicos estruturalmente relacionados com as catecolaminas, substâncias que atuam no SNC aumentando a habilidade de concentração e a capacidade física e mental. Assim, diminui os níveis de estresse e depressão, pois estimula a produção de determinados neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, além de inibir a MAO, aumentando a atividade desses neurotransmissores. Proporciona um acréscimo de 30% dos níveis de serotonina e aumenta o transporte dos precursores da serotonina (triptofano e 5-hidroxitriptofano) no sistema nervoso central. O seu uso também tem sido estudado na medicina esportiva, para estimular a utilização de ácidos graxos na produção de energia, aumentar a proteção antioxidante do organismo, além de melhorar o desempenho físico e a resistência do organismo.

Rhodiola rosea

ESTUDOS CLÍNICOS

INDICAÇÕES:

Estresse, fadiga crônica, depressão, ansiedade, memória e concentração Ajuda a combater as enxaquecas

Melhora a circulação cerebral, facilita o aporte de oxigênio ao cérebro e da atividade física.

DOSE USUAL:

Recomendação oral de 200 a 600mg de Rhodiola rosea (1% rosavina e 3% salidrosídeo) ao dia.

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR

(21)

SUGESTÕES DE FÓRMULAS

Rhodiola rosea ES (1% rosavina e 3% salidrosídeo)... 200mg

Valeriana officinalis (0,8% ác. valerênico)... 400mg

L Treonina... 50mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) ao dia, à tarde.

Indicação: melhora da ansiedade e da fadiga crônica em situação de estresse.

Cyanotis vaga (ß-ecdisterona) ... 350mg Tribulus terrestris ext seco 40%..…..……...… 350mg

Maca peruana………..…...…... 300mg

Rhodiola rosea ES (1% rosavina e 3% salidrosídeo)..…... 250mg

L Ornitina……….…...……... 400mg L Optizinc®………...…... 20mg Magnésio quelato...………...….…...… 150mg L Arginina………... 250mg WPI qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose ao dia em um copo com água. Indicação: melhora no aporte de oxigênio em atividades físicas.

Referências:

BATISTUZZO, J. A O; ITAYA, M.; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. 5 ed. São Paulo: Pharmabooks, 2015.

WILLIAMSON E.; DRIVER S.; BATER K. Interações Medicamentosas de Stockley. Plantas medicinais e medicamentos fitoterápi-cos. Porto Alegre, Artmed, 2012.

EDWARDS D.; HEUFELDER A.; ZIMMERMANN A. Therapeutic effects and safety of Rhodiola rosea extract WS® 1375 in subjects with life-stress symptoms--results of an open-label study. Phytother Res. V.26, n°8, p.1220-5. Aug. 2012. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22228617>. Acesso em: 23 de Fevereiro de 2016, às 11:59.

HUNG S.K.; PERRY R.; ERNST E. The effectiveness and efficacy of Rhodiola rosea L.: a systematic review of randomized clinical trials. Phytomedicine. 2011 Feb 15;18(4):235-44. Feb. 2011. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21036578>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2016, às 12:08.

PANOSSIAN A.; WIKMAN G.; SARRIS J. Rosenroot (Rhodiola rosea): traditional use, chemical composition, pharmacology and clinical efficacy. Phytomedicine. V.17, nº7, p.481-93. Jun. 2010. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pub-med/20378318>. Acesso em: 23 de fevereiro de 2016, às 12:14.

(22)

NOSSOS PRODUTOS

LINHA

ACTION SPORT

PirUVATo De cÁLcio

120 cápsulas i 550mg

O Piruvato de Cálcio é a forma estabilizada do ácido pirúvico que tem um papel vital na conversão de alimentos em energia. A suplementação com o piruvato aumenta o metabolismo, acelerando a queima de açúcares e amidos ingeridos.

Benefícios:

• Acelera o metabolismo de queima de gordura; • Diminui a fadiga;

• Melhora a resistência e capacidade física;

• Promove a queima de açúcares e amidos ingeridos.

PicoLiNATo De croMo

120 cápsulas i 280mg

O Picolinato de Cromo é a forma mais bem absorvida pelo organismo do mineral cromo. Ele estabiliza os níveis de glicose, ameniza a fome e a necessidade de consumir alimento rico em carboidratos.

Benefícios:

• Auxilia o organismo a utilizar a insulina; • Inibe a vontade de comer doces;

(23)

OUTRAS OPÇÕES DE FORMULAÇÕES

GORDURA AbDOMINAL/MASSA MAGRA

Inositol... 150mg Bitartarato de colina... 100mg L Carnitina... 300mg Sopa qsp ... 1 dose.

Modo de uso: 1 dose, 3 vezes ao dia, dissolvida em 300 ml de água. Obs:: redução do panículo adiposo, sobrepeso do atleta

e melhora da performance atlética.

Cálcio elementar………...….…... 1g L Carnitina... 2g Picolinato de cromo... 1mg L Arginina... 5g Selênio... 0,2mg WPI qsp... 1dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em água, 1 vez ao dia.

Greenselect phytosome®

(60% catequinas e 40% galato de epigalocatequina (GEGC) descafeinado)... 120mg

Citrimax® (Garcinia cambogia - 60% HCA)... 750mg Saffrin (Crocus sativus ext. seco 0,3%)... 250mg Ashwagandha ext. seco 3% (Withania somnifera Dunal)... 250mg

Modo de uso: 1 dose, dissolvida em suco, 2 vezes ao dia, antes das principais

refeições.

Obs: considerado também sacietógeno.

De acordo com o perfil do paciente, em muitos momentos

pode ser necessário a adequação e associação de ativos

na fórmula de uma maneira específica, criteriosa e

individualizada para melhor adesão ao tratamento.

(24)

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

EqUILíbRIO DA FLORA INTESTINAL

Lactobacillus acidophillus... 350milhões UFC Lactobacillus bifidum... 350 milhões UFC Lactobacillus bulgaricus... 350milhões UFC Lactobacillus reuteri... 350milhões UFC Lactobacillus casei... 350 milhões UFC

Frutooligossacarídeo (FOS)... 2g

Modo de uso: 1 dose (cápsula) 2 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.

Preticx®... 1,4g

Lactobacillus acidophillus... 1,5 bilhões UFC Lactobacillus bulgaricus... 1,5 bilhões UFC

Shakeasy® qsp... 1 dose/sachê

Modo de uso: dissolver 1 dose, em 1 copo com leite ou

água 1 vez ao dia, em jejum.

Obs: constipação, pode ser usado concomitantemente cápsula de agar-agar

150mg + glutamina 300mg + polidextrose 1g.

Lactobacillus acidophillus... 100 milhões de UFC Lactobacillus bifidum... 100 milhões de UFC Lactobacillus bulgaricus... 100 milhões de UFC Lactobacillus rhamnosus... 100 milhões de UFC

Sopa qsp... 1 dose

Modo de uso: 1 dose, manhã ou noite, ao dia. Reconstituir 1 sachê (dose)

em 300 mL de água gelada.

Obs.: melhorar microbiota intestinal, reduzir o pH e aumentar

biodisponibilidade de nutrientes.

Lactobacillus rhamnosus... 320 milhões de UFC Lactobacillus acidophillus... 320 milhões de UFC Lactobacillus bulgaricus... 320 milhões de UFC Lactobacillus casei... 320 milhões de UFC Bifidobacterium bifidum... 320 milhões de UFC Streptococcus faecium... 320 milhões de UFC Glutamina ... 5g

Inulina qsp... 1 dose

Modo de uso: 1 dose ao dia ou conforme orientação. Reconstituir

1 sachê (dose) em 300 mL de água gelada .

(25)

Lactobacillus rhamnosus ... 320 milhões de UFC Lactobacillus acidophillus ... 320 milhões de UFC Lactobacillus bulgaricus... 320 milhões de UFC Lactobacillus casei... 320 milhões de UFC Bifidobacterium bifidum ... 320 milhões de UFC

Fosfolipídeos de caviar ... 50 mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) pela manhã.

Obs.: contribui na reposição de probióticos. Terapia por 2 a 12 meses, dependendo

do grau de comprometimento. Iniciar após o 1º mês da probioticoterapia.

HEPATOPROTETOR

Betaína... 300mg Colina... 200mg Metionina... 100mg N Acetil L Cisteína... 200mg Vitamina E... 400UI

Modo de uso: 1 dose (cápsula) após almoço e jantar.

Silimarina (Carduus marianus)... 100mg Metionina... 200mg Boldo (Peumus boldus pó)... 100mg Inositol... 100mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) 2 a 3 vezes ao dia.

Silimarina (Carduus marianus)... 210mg Vitamina E... 18mg

(26)

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

UC II®... 40mg VinitroxTM(Malus domestica e Vitis spp - polifenóis)... 250mg

L Arginina... 400mg Sachê qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 sachê em 1 copo com água ou suco, 1 vez ao dia, 30

minutos antes da prática da atividade física.

Indicação: melhora do desempenho físico.

UC II®... 20mg SAME... 300mg Glucosamina... 200mg Sachê qsp ... 1 dose

Modo de uso: 2 vezes ao dia, dissolver a dose em 1 copo com água.

Indicação: prevenção no desgaste das articulações e em recuperação pós-treino.

UC II®... 20mg Cálcio... 500mg Vitamina D3... 8.000UI Magnésio Quelato... 200mg L Optizinc®... 7mg Sachê qsp... 1 dose

Modo de uso: 2 doses ao dia.

Indicação: prevenção no desgaste das articulações e em recuperação pós-treino.

(27)

Beta-alanina... 400mg L Citrulina malato... 1000mg Ginseng coreano (Panax ginseng >10% ginsenosídeo ext. seco)… 50mg

HMB... 1000mg HICA ... 500mg Cafeína anidra... 200mg Sachê qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 sachê em 1 copo com água, 1 vez ao dia. Indicação: Estimular o crescimento muscular.

Ácido D-aspártico... 185mg L Lisina... 150mg L Histidina... 45mg L Tirosina... 95mg L Treonina... 90mg L Triptofano... 50mg L Valina... 100mg L Alanina... 130mg L Metionina... 90mg

Modo de uso: atletas: 1 a 2 doses ao dia, dissolvendo cada

dose em 1 copo com água.

Indicação: desenvolvimento muscular.

Nucleotides® ... 500mg Dimpless®... 10mg Vitamina C ... 100mg Vitamina E ... 80mg Coenzima Q10 ... 20mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) ao dia.

Indicação: reforço da imunidade e ação antioxidante em exercícios físicos

intensos.

(28)

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

Ácido nicotínico... 20mg Aspartato de arginina... 250mg Aspartato de potássio... 250mg Aspartato de magnésio... 250mg Gluconato de cálcio... 200mg Vitamina D3... 0,02mg

Modo de uso: 1 a 2 doses antes do treino, dissolvendo cada dose em 1 copo

com água.

Indicação: anti-cãibra.

FollidroneTM... 5g

BCAA (L Isoleucine, L Leucina e L Valina) ... 4g WPI qsp... 10g

Modo de uso: dissolver 1 dose em 1 copo com água ou suco, 2 vezes ao dia, pré

e pós-exercício.

Obs: melhora a performance dos exercícios iniciais.

GPA (ácido betaguanidino propiônico)... 500mg Testofen®(Trigonella foenum graecum 50% fenosídeo).... 500mg

Beta - Alanina... 500mg Whey veg qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em leite ou água 1 vez por dia, substituindo

parcialmente uma refeição.

Indicação: aumenta os níveis de creatina no organismo.

Gynostemma pentaphyllum (98% de gipenosídeos)... 450mg

L Ornitina…... 100mg L Citrulina malato... 1000mg L Arginina alfacetoglutarato... 3000mg WPI qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em 1 copo de água ou leite

imediatamente antes ou após o treino.

Indicação: aumento do tônus, da massa muscular, resistência física,

(29)

PeptoProTM... 3g

Coenzima Q10... 30mg Vitamina B6... 10mg Creatina... 3g Shake qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em 1 copo com leite ou água,

1 vez ao dia durante o treino.

Indicação: melhora do desempenho físico.

Bio-Arct® (Chondrus crispus)... 150mg Vitamina C... 200mg Cavalinha (Equisetum arvensi)... 100mg Ext. de Chá verde seco 50% (Camellia sinensis)... 50mg Glycoxil® (peptidomimético –Carcinina)... 80mg Shake qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em 1 copo de água ou suco, 1 vez ao dia. Indicação: evitar ou auxiliar na retenção hídrica.

Waxy maize... 15g L Glutamina... 3g WPI... 15g

Modo de uso: 1 dose dissolver em 1 copo com água ou suco,

após os exercícios físicos.

Indicação: exercícios intensos.

Agmatine... 500mg Norvaline... 100mg Whey veg qsp ... 1 dose

Modo de uso: 1 dose ao dia, dissolvendo em água. Tomar de 30 a 40 minutos

antes do treino.

(30)

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

Phosfator®-Ácido fosfatídico... 750mg HMB... 2g Vitamina B6... 100mg Vitamina C... 500mg L Glutamina... 5g L Citrulina... 1g L Arginina... 1,5g Dextrose... 15g WPI qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em 200 a 300 ml de água gelada após o treino. Indicação: aumento da performance do treino.

Opção: veículo sopa; acréscimo de ativo HICA 500mg.

Cacti neaTM(Opuntia ficus-indica)... 500mg

Long Jack (Eurycoma longifolia Jack) ext. seco... 400mg Crisina... 400mg

Urtica dioica pó... 400mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) pós-treino.

L Citrulina Malato... 1 g L Glutamina... 2,5 g L Leucina... 500mg L Isoleucina... 500mg L Valina... 500mg Vitamina B6... 10 mg WPI qsp... 1 dose/sachê

Modo de uso: dissolver 1 dose em um copo com leite ou água

geralmente nos intervalos das refeições ou pré-treino, durante ou pós-treino.

Indicação: aumenta a produção de ATP e fosfocreatina.

Bulbine natalensis extract... 250mg

Turkesterone 2%(Ajuga turkestanica extract)... 750mg Fenogreco 10% (Trigonella foenum graecum)... 2g

Modo de uso: 1 dose (cápsula) 2 vezes ao dia.

Indicação: prevenir a ruptura muscular pós-treino e melhorar

(31)

5-HTP (Griffonia simplicifolia ext. seco 99%)... 75mg Ácido fólico ... 400 mcg Metilcobalamina ... 200 mcg Piridoxal-5-fosfato... 40 mg Magnésio quelato... 200 mg L Optizinc®... 10 mg L Teanina ... 200 mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) às 10 e às 16h. Indicação: serotoninérgico e para insônia.

Seditol® (Magnolia officinalis e Ziziphus spinosa).... 365mg

MB12 ... 2mg Zembrin® (Sceletium tortuosum)... 8mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) ao cada ao dia, uma hora antes de deitar. Obs: melhora da qualidade do sono.

Humulus lupulus ext seco... 80mg Crataegus oxyacantha ext. seco... 100mg Melissa officinalis ext. seco... 200mg Matricaria recutita ext seco... 120mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula), duas a três vezes ao dia, após as principais

refeições por 15 dias.

Phenibut... 120mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula), ao dia. Indicação: reduz a ansiedade.

DISTÚRbIOS DO SONO

Relora® (P. amurense,M. officinalis)... 250mg Vitamina E ... 200UI

Rhodiola rosea ext seco... 200mg

Chocolate qsp... 1 dose

Modo de uso: 1 dose 2 vezes ao dia. Indicação: antifadiga com insônia.

(32)

Curcumin C3 complex®

(ext. padron. curcumina, demetoxicurcumina e bisdemetoxicurcumina).... 500mg

Piper nigrum L... 7,5mg

Modo de uso: 1 dose (cápsula) ao dia.

Glycoxil® (peptidomimético carcinina)... 150mg Ácido ferrúlico... 5mg Fosfatidilserina... 20mg Vitamina B2... 100mg Coenzima Q10... 50mg L Optizinc®... 10mg

+

Chondrus crispus... 100mg Goma qsp... 1 unidade

Modo de uso: 1 dose de cada, 1 a 2 vezes ao dia antes ou durante as refeições. Indicação: Déficit energético mitocondrial.

EpiCor®... 300mg Active cassis (Ribes nigrum L.-30% antocianinas) .. 100mg Oli OlaTM (Olea europaea ext-3% hidroxitirosol)... 100mg

Goma Qsp... 1dose

Modo de uso: 1 dose ao dia.

Indicação: antioxidante; ameniza os sintomas de alergias e inflamações.

IMUNIDADE

(33)

Whey protein isolado... 10g Cálcio... 480mg Magnésio... 240mg Zinco... 5mg

Modo de uso: dissolver 1 dose, 2 vezes ao dia, 20 minutos antes do café da

manhã e 20 minutos antes do jantar, em 300 ml de água gelada.

Indicação: obesidade sarcopênica, anabolismo muscular com

redução de massa gorda, em pacientes com diabetes.

Whey protein isolado... 5g Caseína... 2,5g L Leucina... 2,5g Base para Shake qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose, até no máximo 2 horas após o exercício ou, no

caso de idosos sem atividade, no café de manhã, em 300 ml de água gelada.

Indicação: anabolismo muscular sem excesso de peso e praticantes de

atividade física esporádica.

Maltodextrina... 19,5g Creatina... 2g Whey protein hidrolisado... 3,5g

Modo de uso: 1 dose dissolver em um copo com leite ou água, antes do treino e

a outra após o treino. Tomar imediatamente após o preparo.

Indicação: 3ª e 4ª idade “saudáveis com treino regular e mais tenso”.

(34)

L Glutamina... 500mg Arginina... 500mg BCAA (L Isoleucina, L Leucina, e L Valina)... 1.000mg L Treonina... 180mg L Lisina... 180mg L Prolina... 180mg L Metionina... 180mg L Histidina... 180mg L Fenilalanina... 180mg L Triptofano... 180mg Vitamina B6 ... 30mg Sachê qsp... 1 dose

Modo de uso: dissolver 1 dose em 250 ml de água gelada, 2 vezes ao dia. Indicação: aumento de performance e melhora da imunidade.

OUTRAS OPÇÕES DE TRATAMENTO

Referências:

LUGO, J.P.; SAIYED, Z.M.; LAU, F.C.; MOLINA, J.P.; PAKDAMAN, M.N.; SHAMIE, A.N.; UDANI, J.K. Undenatured type II colla-gen (UC-II®) for joint support: a randomized, double-blind, placebo-controlled study in healthy volunteers.. J Int Soc Sports Nutr. V. 10, n.1, p. 48, Oct 2013. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24153020> . Acesso em: 25 de Janeiro de 2016, às 09:51.

CARVALHO, José Carlos Tavares. Formulário Médico- farmacêutico de fitoterapia. 3ª ed. São Paulo: Pharmabooks, 2012. ZHAO, W.; TONG, T.; WANG, L.; LI, P.P.; CHANG, Y.; ZHANG, L.L.; WEI, W. Chicken type II collagen induced immune tole-rance of mesenteric lymph node lymphocytes by enhancing beta2-adrenergic receptor desensitization in rats with collagen-induced arthritis.Int Immunopharmacol. V. 11, n.1, p. 12-18, Jan 2011. Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih. gov/pubmed/20955833>. Acesso em: 25 de Janeiro de 2016, às 09:21.

NAKANO M.; YAMAMOTO T.; OKAMURA H.; TSUDA A.; KOWATARI Y. Effects of Oral Supplementation with Pyrroloquinoline Quinone on Stress, Fatigue, and Sleep. Functional Foods in Health and Disease. V.2, nº8, p.307-324. 2012. Disponível em:< http://functionalfoodscenter.net/files/56592277.pdf>. Acesso em: 30 de Julho de 2015, às 12:46.

OHWADA K1, TAKEDA H, YAMAZAKI M, ISOGAI H, NAKANO M, SHIMOMURA M, FUKUI K, URANO S. Pyrroloquinoline Qui-none (PQQ) Prevents Cognitive Deficit Caused by Oxidative Stress in Rats. J Clin Biochem Nutr. V.42, p.29-34. Jan; 2008. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18231627>. Acesso em: 30 de Julho de 2015, às 12:50.

KATSANOS C.S.; CHINKES D.L.; PADDON-JONES D.; ZHANG X.J.; AARSLAND A.; WOLFE R.R. Whey protein ingestion in elderly persons results in greater muscle protein accrual than ingestion of its constituent essential amino acid content. Nutr Res. V.28, nº10, p.651-8. Oct; 2008. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19083472>. Acesso em: 30 de Julho de 2015, às 13:37.

MANDERS R.J.; LITTLE J.P.; FORBES S.C.; CANDOW D.G. Insulinotropic and Muscle Protein Synthetic Effects of Bran-ched-Chain Amino Acids: Potential Therapy for Type 2 Diabetes and Sarcopenia. Nutrients. V.4, n°11, p.1664-1678. 2012. Disponível em:< http://www.mdpi.com/2072-6643/4/11/1664>. Acesso em: 30 de Julho de 2015, às 13:47.

TRIPTON, K.D.; et.al.; Ingestão de caseína e whey protein resultam em anabolismo muscular, após exercício de resis-tência. Med Sci Sports Exerc. V.36, n°12, p.2073-81. Dec.2004. Disponível em:< http://www.dohmsweb.net/apparenza/ informes/caseina.pdf>. Acesso em: 30 de Julho de 2015, às 13:51.

RIZZOLI R.; BOONEN S.; BRANDI M.L.; BRUYÈRE O.; COOPER C.; KANIS J.A.; KAUFMAN J.M.; RINGE J.D.; WERYHA G.; REGINS-TER J.Y. Vitamin D supplementation in elderly or postmenopausal women: a 2013 update of the 2008 recommendations from the European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis and Osteoarthritis (ESCEO). Curr Med Res Opin. V.29, n°4, p.305-13. Apr; 2013. Disponível em:< http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23320612>. Acesso em: 30

(35)

bAHIA SERGIPE PERNAMbUCO CEARÁ PIAUí PARÁ RORAIMA PIAUí CEARÁ bAHIA RORAIMA RIO GRANDE DO NORTE MINAS GERAIS PARÁ MINAS GERAIS Picos PERNAMbUCO ALAGOAS SERGIPE Caruaru Petrolina Arapiraca Maceió Aracajú Cratéus Fortaleza Juazeiro do Norte Alagoinhas Camaçari Candeias Eunápolis Feira de Santana Ilhéus Ipiaú Itabuna Jacobina Jequié Juazeiro Lauro de Freitas Paulo Afonso Salvador

Santo Antônio de Jesus Senhor do Bonfim Vitória da Conquista Boa Vista Mossoró Almenara Ananindeua Belém

PARÁ PERNAMbUCOPERNAMbUCO

CEARÁ PIAUí ALAGOAS RIO GRANDE DO NORTE

ONDE ESTAMOS

(36)

www.aformulabr.com.br

SAÚDE E VITALIDADE

Referências

Documentos relacionados

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Para fomentar a plena prática gerencial da Responsabilidade Social, é descrita a utilização do sistema estratégico de gestão Balanced Scorecard, associando os fatores críticos

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Sublinha-se que a Diretiva Única 2009/81/EC (UNIÃO EUROPEIA, 2009) não subverte regras firmadas pelos países do bloco em organizações internacionais das quais façam parte, ou