• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA ANALISADOR GRÁFICO DE VELOCIDADE MANUAL DO USUÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA ANALISADOR GRÁFICO DE VELOCIDADE MANUAL DO USUÁRIO"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

SISTEMA ANALISADOR GRÁFICO DE

VELOCIDADE

(2)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 2

SUMÁRIO

TABELA DE CONTEÚDO CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO Executando o programa pág. 3 CAPÍTULO 2 ANÁLISE GRÁFICA

Iniciando a leitura pág. 5 Tipos de gráficos pág. 8 CAPITULO 3 CONEXÃO COM REGISTRADOR DE EVENTOS

Iniciando a conexão pág. 13 Acessando o registrador pág. 15 Lendo os dados do registrador pág. 16

CAPITULO 4 PROCESSANDO DADOS LIDOS

Iniciando o processamento pág. 18 Processando os dados pág. 19 CAPITULO 5 CONFIGURAÇÃO

Iniciando a configuração pág. 22 Menu Porta e Taxa pág. 23 Menu Sistema pág. 25 Menu Identificação de Máquinas pág. 26

(3)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 3

CAPÍTULO 1

Introdução

EXECUTANDO O PROGRAMA

Vamos começar executando o programa Analisador. Localize o atalho chamado Analisador Gráfico de Velocidade ( normalmente localizado em Analisador Gráfico de Velocidade Desotec em Desktop ou Menu INICIAR do seu computador ) e dê um duplo-clique nele. Abrir-se-á uma janela de entrada do aplicativo de acordo com a figura abaixo :

Figura 1 – Tela inicial do Programa

Preencha os campos Nome de Usuário e Senha de acordo com o usuário e a senha recebidos no momento da entrega do produto. Note que a tela pode ser ligeiramente diferente visualmente , mas possui o mesmo funcionamento do descrito nesse manual.

Clique no botão Sair para encerrar o programa nesta tela ou Entrar para validar seu usuário e senha.

Para podermos continuar o aprendizado do produto , clique em Entrar.

Caso você tenha digitado o usuário ou a senha incorretamente , surgirá a seguinte tela :

(4)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 4

Caso essa tela tenha ocorrido , corrija o usuário ou a senha e clique em Entrar novamente. A janela de acesso se fechará e será mostrada a tela inicial do programa contendo algumas opções. Veja a figura abaixo :

Figura 3 – Tela de opções iniciais

Nesta tela teremos de escolher qual a opção do programa desejamos acessar. Faremos agora um breve comentário sobre cada uma das opções e nos capítulos seguintes iremos nos aprofundar no funcionamento de cada uma das opções.

A opção Análise Gráfica é a parte onde iremos visualizar na forma de gráficos os eventos registrados.Este tópico será abordado em detalhes no capítulo 2.

A opção Conexão com Registrador de Eventos / Leitor de memória portátil é a tela onde faremos a conexão com o equipamento registrador para efetuar a coleta dos dados. Estes tópicos serão abordados em detalhes no capítulo 3.

A opção Processar dados carregados do registrador de eventos é a tela que usaremos após a descarga ou coleta dos dados para importarmos para o aplicativo os dados coletados do(s) registrador(es). Este tópico será abordado em detalhes no capítulo 4.

E por fim a opção de Configuração onde ajustaremos os parâmetros de funcionamento do programa. Este tópico será abordado em detalhes no capítulo 5.

(5)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 5

CAPÍTULO 2

Análise Gráfica

INICIANDO A LEITURA

Execute o aplicativo e escolha a opção Análise Gráfica. Clique em Executar , para acessar a opção.

Figura 4– Opção para análise gráfica

Na tela de análise gráfica , iremos visualizar os dados coletados e processados em forma de gráfico. Para facilitar a compreensão da operação , detalharemos em partes. A primeira parte que analisaremos é a caixa de seleção de máquinas e a escolha da data a ser visualizada.Veja a imagem abaixo :

Figura 5 – Detalhe da tela para escolha da máquina

O campo máquina , nos mostrará as máquinas cadastradas no aplicativo. Para saber como cadastrar uma máquina no aplicativo , consulte o capitulo 5 - Configurações

Clique na caixa de seleção de máquina para escolher uma máquina.

(6)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 6

Após você selecionar a máquina o programa carregará os dados processados anteriormente e assim que for completada a operação , se houver algum registro para ser exibido , um gráfico será criado. Veja a imagem abaixo , ela mostra os valores dos campos Ano , Mês e Dia após a escolha de uma máquina e o término do processamento para visualização dos dados.

Figura 7 – Tela após a escolha da máquina

Observe que os campos Ano , Mês e Dia agora possuem valores . O campo Hora ficará em branco para que caso você deseje escolha um horário na lista.Veremos essa operação em detalhes no tópico -

O aplicativo sempre mostra após a escolha da máquina o último dia , mês e ano disponível para visualização.

Para escolher outro dia usando a mesma máquina , selecione o dia na lista e espere o processo de análise acontecer. Será exibido o gráfico do dia selecionado caso dados para exibição.

Para escolher outro mês usando a mesma máquina , selecione o mês na lista e espere o processo de análise acontecer. Novamente será mostrado o último dia disponível para visualização pertencente ao mês selecionado.

Para escolher outro ano usando a mesma máquina , selecione o ano na lista e espere o processo de análise acontecer. Neste caso especial , ao mudar o valor da lista – todos as outras listas serão recarregadas de modo a refletir os valores disponíveis para o ano selecionado.

Novamente será mostrado o último dia disponível para visualização, pertencente ao mês e ano selecionados.

(7)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 7

Caso você selecione uma máquina e receba a seguinte mensagem :

Figura 8– Erro após a seleção de máquina

Significa que você selecionou uma máquina que não possui nenhum dado processado.Isso pode acontecer quando você cadastrou uma máquina anteriormente , mas não processou nenhum arquivo ou que a operação do arquivo feito anteriormente não foi bem sucedido.

Esse não é um erro crítico. Apenas uma indicação de que a máquina escolhida não pode ser analisada por não ter dados processados.

Clique no botão OK e selecione outra máquina que já tenha sido “processada” para fazer a análise .

(8)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 8

TIPOS DE GRÁFICOS

Em nosso aplicativo , temos 3 tipos de gráficos ou visualizações a saber :

I. Gráfico ou visualização de 24 horas - Primeiro gráfico a ser exibido assim que uma máquina é selecionada e possui dados para exibição.

II. Gráfico ou visualização de 1 hora - Este gráfico exibe dados com mais detalhes do que o de 24 horas.Neste gráfico já é possível ver se houve alguma divergência de velocidade.

III. Gráfico ou visualização de 15 min - Este é o gráfico mais detalhado de todos.Neste gráfico é possível analisar segundo a segundo os valores de velocidade.

Vamos estudar o funcionamento de todos os gráficos , começando pelo de 24 horas .

Figura 9 – Gráfico de 24 horas , visão geral – apenas ilustrativo.

Conforme vemos na imagem acima o gráfico de 24 horas nos mostra o dia inteiro.Todos os eventos ocorridos neste dia serão exibidos em forma de gráfico nesta tela.

Esta é uma visão macro dos eventos ocorridos no dia selecionado. Para mais detalhes , as visualizações de 1 hora ou 15 minutos são as mais indicadas.Veremos essas duas

visualizações em detalhe a seguir.

Note que marcamos na caixa de seleção de medidas as duas medidas – Velocidade e Percurso (odômetro).

(9)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 9

Figura 10– Caixas de seleção de medidas ( todas as medidas marcadas ) e caixa de seleção Período ( 24 horas )

É possível selecionar apenas uma medida para exibição , bastando para isso desmarcar a caixa de seleção da medida que você não deseja exibir.Para voltar a exibir a medida , clique novamente na caixa de seleção.

Isto pode ser feito em todos os outros gráficos.

Figura 11 - Caixas de seleção de medidas ( medida Percurso desmarcada ) e caixa de seleção Período ( 24 horas )

A lista chamada de Período, nos permite mudar o tipo do gráfico para 24 horas ( sempre selecionado por padrão e mostrado na lista ) , 1 hora e 15 min. Mudar o valor selecionado na lista muda instantaneamente o gráfico para a opção selecionada.

Outra forma de mudar o tipo do gráfico é clicar no próprio gráfico.Um clique no gráfico de 24 horas muda o gráfico para visualização de 1 hora. O gráfico começará no inicio da hora clicada. Como dito anteriormente , este gráfico nos fornece uma visão macro dos eventos ocorridos no dia escolhido.

(10)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 10

Gráfico de 1 hora

O gráfico de 1 hora é o gráfico indicado para visualizar os dados divididos em partes de 1 hora. Neste gráfico o nível de detalhamento é médio , mas já é possível identificar valores fora dos permitidos.

Nesta visualização você pode ver o valor da velocidade e do odômetro no instante desejado apenas movendo o mouse sobre o gráfico.O valor de velocidade é mostrado na caixa de texto Valor. A caixa de texto Odômetro indica o valor do odômetro. A caixa chamada Horário indica qual o horário você está visualizando.

Ambos os valores são exibidos simultaneamente para o instante desejado.

Os valores nas caixas de texto , são mostrados independentes de serem exibidos no gráfico.Observe a figura abaixo.

Figura 12 – Tela do gráfico de 1 hora - note que o odometro não é exibido no gráfico

O valor na caixa chamada Odometro ( que corresponde a medida Percurso ) é mostrada mesmo que a linha correspondente não esteja visível no gráfico.

Se você desejar avançar para a próxima hora , pode escolher da lista chamada Hora ou então usar as setas para esquerda e direita para se movimentar pelas horas registradas. Cada vez que você usar as setas para se movimentar para esquerda ou direita o gráfico “andará” 1 hora de cada vez no sentido escolhido.

Pelas setas de avançar ou retroceder só é possível se movimentar entre os horários disponíveis na lista Hora.

Se você clicar dentro da janela do gráfico , a visualização mudará para 15 minutos , tema de nosso próximo tópico.

(11)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 11

Gráfico de 15 minutos

O gráfico de 15 minutos é o gráfico que possui maior nível de detalhamento. As

visualizações são divididas em partes de 15 minutos. Neste gráfico o nível de detalhamento é máximo e é possível verificar as ocorrências com precisão de segundos.

Figura 13 – Tela do gráfico de 15 minutos

As seleções se comportam exatamente como no gráfico de 1 hora. As setas de avançar e retroceder se comportam levemente diferentes nessa visualização.

No gráfico de 15 minutos as setas de avançar e retroceder “deslocam” apenas 5 minutos no gráfico. Isso foi projetado para permitir uma maior flexibilidade na análise dos dados , visto que esse é o gráfico mais recomendado para análises de eventos que precisem de dados detalhados.

E finalmente clicando no gráfico de 15 minutos teremos a Tabela de dados , que mostra as informações do gráfico de forma tabular e permite salvar os dados da janela para o Excel.

(12)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 12

Tabela de dados

A tabela de dados é a maneira de salvar os dados analisados em forma de arquivo “.xls”.

Figura 14 – Tela Tabela de dados

A tabela sempre possuirá os dados dos 15 minutos que estão disponíveis no gráfico. O gráfico sempre será aberto mantendo o segundo exato que foi clicado no gráfico como referência. Para facilitar a identificação o ponto exato é marcado na cor amarela.

Para salvar os dados para um arquivo do Excel, digite o nome desejado na caixa ( não esquecendo de colocar “.xls” no final do arquivo ) e clique em Gravar arquivo EXCEL.

(13)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 13

CAPÍTULO 3

Conexão com

registrador de eventos

INICIANDO A CONEXÃO

Execute o aplicativo e escolha a opção Conexão com Registrador de Eventos. Clique em Executar , para acessar a opção.

Figura 15 – Opção para conexão com o Registrador

Na tela de conexão nós temos dados importantes e que precisam de atenção para garantir que a conexão com o equipamento registrador será bem sucedida.Vejamos como se apresenta a tela de conexão :

(14)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 14

Para garantir que a conexão será bem sucedida , é necessário primeiramente verificarmos se a porta COM foi inicializada corretamente , conforme veremos no detalhe da figura abaixo :

Figura 17 – Porta COM configurada e funcionando perfeitamente

Caso você veja uma mensagem semelhante a figura abaixo, a porta COM de seu programa não está configurada corretamente.Observe a indicação visual ao lado da descrição PORTA : led vermelho indica porta COM com erro e verde indica porta COM configurada perfeitamente. Para saber como configurar a porta COM , leia o capítulo 5 – CONFIGURAÇÃO.

(15)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 15

ACESSANDO O REGISTRADOR

Depois da verificação , vamos iniciar o processo de conexão com o registrador seguindo esta ordem. Primeiro clicaremos no botão Acessar para iniciarmos o processo. Receberemos uma confirmação de que foi bem sucedido o nosso acesso e veremos uma mensagem conforme a tela a seguir :

Figura 19 – Mensagem de acesso bem sucedido.

O nosso próximo passo é clicar em Obter Status para obtermos os dados da máquina em que estamos conectando. Se a conexão for bem sucedida , você verá os dados do equipamento serem mostrado na caixa de texto. Os dados são : Equipamento, Tipo , Data e Hora , Odometro , Versão do Firmware , Ponteiro e Memória.

A figura a seguir mostra a obtenção de status bem sucedida.

Figura 20 – Obtenção de status bem sucedida

Caso você veja no campo Tipo a mensagem MÀQUINA NÃO CADASTRADA , será necessário cadastrar a máquina no sistema.Para saber como cadastrar uma máquina no aplicativo consulte o capítulo 5 - CONFIGURAÇÃO.

(16)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 16

LENDO OS DADOS DO REGISTRADOR

O próximo passo é clicar na aba Carga de dados para acessar a parte de leitura dos dados do equipamento.

Figura 21 – Aba Carga de Dados

E depois em clicar no botão Ler memória.

Figura 22 – Botão Ler memória

Ao clicar no botão , serão mostrados os dados que estão sendo lidos do registrados e a quantidade de blocos lidos até o momento.A tela irá mostrar os vários dados enquanto lê a memória do equipamento conforme imagem a seguir :

(17)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 17

Figura 23 – Lendo memória do registrador

No término da leitura uma mensagem indicando a conclusão da leitura será mostrada.Nesta tela também são mostrados dados adicionais como o tempo total da leitura.

Figura 24 – Detalhe da leitura bem sucedida

Se você viu a mensagem de Carga dos dados terminada , então a leitura dos dados do registrador foi bem sucedida.Um arquivo foi armazenado na pasta “Registrados” e você está pronto para seguir para o próximo capítulo – PROCESSANDO OS DADOS.

(18)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 18

CAPÍTULO 4

Processando dados

lidos

INICIANDO O PROCESSAMENTO

Execute o aplicativo e escolha a opção Processar dados carregados do registrador de eventos.Clique em Executar , para acessar a opção.

Figura 25 – Opção de processamento dos dados lidos

Na tela de Processamento de dados iremos fazer o processamento dos dados coletados do registrador de modo a gerarmos as informações para a análise gráfica. Para saber como acessar a análise gráfica veja o capitulo 2 – ANÁLISE GRÁFICA.

(19)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 19

PROCESSANDO OS DADOS

Para processarmos os dados lidos , devemos clicar no botão Processar dados lidos.

Figura 27 – Detalhe do botão Processar dados lidos

Abrir-se-á uma janela para que você escolha o arquivo que deseja importar.Observe que se você já tiver coletado muitas máquinas existirão vários diretórios , senão , como na imagem , só existirá um diretório. Cada diretório tem o nome de uma respectiva máquina.

Figura 28 – Tela de escolha do diretório ( máquina )

Escolha o diretório ( máquina ) que você deseja processar e dê um duplo clique.Se você coletou ( leu dados ) mais de uma vez pode ser que existam vários arquivos. Caso haja dúvida com relação ao arquivo , existe uma dica muito simples para identificação : o nome do arquivo é formado por nome da máquina +”_”+ data da descarga + + hora da descarga + “.bin”.

(20)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 20

Veja na imagem a seguir um arquivo e observe o nome do mesmo.

Figura 29 – Formação do nome do arquivo

Dê um duplo-clique no arquivo , ou clique no arquivo e clique no botão Abrir. Observe que o arquivo deve ter a extensão .bin.

Atenção : importar o arquivo com a extensão .cnx , não importará dados válidos para a geração de gráficos.Sempre escolha os arquivos com a extensão .bin.

Na sequência , após a confirmação do arquivo , o sistema mostrará na tela a operação de processamento dos dados. Na janela Processando , você verá uma mensagem Processando ... no rodapé.

Figura 30 – Operação de processamento de dados

(21)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 21

Ao terminar a operação de processamento dos dados a mensagem da janela mudará para Término do processamento. Observe que nesta tela você poderá ver o momento do inicio e do fim da operação. Veja na imagem a seguir um exemplo :

Figura 31 – Tela de término de processamento

Clique em fechar na janela Processando e pronto. Os dados foram importados para a pasta “Processados” do sistema e você concluiu a operação de Processamento dos dados lidos com sucesso. Se você desejar importar mais dados , repita as operações descritas neste capítulo para cada uma das máquinas que você deseja processar.

Atenção : Não se esqueça de configurar as máquinas antes. Caso as máquinas não estejam configuradas , a etapa de processamento de dados lidos não gerará nenhum dado para a visualização gráfica.

(22)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 22

CAPÍTULO 5

Configurações

INICIANDO A CONFIGURAÇÃO

Execute o aplicativo e escolha a opção Configuração. Clique em Executar , para acessar a opção.

Figura 32 – Opção para configuração do aplicativo

Na tela de Configuração devemos escolher no menu qual a opção de configuração queremos acessar.Veja na imagem abaixo , o detalhe contendo as opções disponíveis do menu.

Figura 33 – Detalhe das opções disponíveis no menu Configuração

Veremos ao longo deste capítulo as opções e a funções associadas a elas. Nossa primeira parada é o menu Porta e Taxa.

(23)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 23

MENU PORTA E TAXA

Neste menu iremos configurar a porta de comunicação do nosso aplicativo e a taxa de comunicação da mesma. Taxa de comunicação é a velocidade da nossa porta COM e porta de comunicação é o mesmo que a porta serial de nosso computador.

Caso você não possua porta serial “nativa” ( caso de equipamentos mais novos ) , pode-se usar também um adaptador USB-SERIAL com o nosso aplicativo.

Veja na imagem , a tela de configuração da porta COM e a velocidade de transmissão.

.

Figura 34 – Tela de configuração de porta e taxa

Por default , o aplicativo configura como porta padrão a COM 1 e a velocidade em 115200. Caso você não esteja usando a porta COM 1 ou possua um adaptador USB-SERIAL , a porta deve ser diferente.Clique na seta da caixa de seleção e ao abrir a lista escolha dentre as opções disponíveis na lista a porta que você deseja usar.Caso sua porta serial esteja fora dos valores listados , configure a mesma para um valor dentro das opções.

(24)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 24

Selecionando a porta desejada , caso a opção da Taxa esteja diferente de 115200 marque a taxa para 115200.Sempre usaremos essa taxa em nosso aplicativo.

Para aceitar as configurações , clique em APLICAR.

Caso você tenha selecionado uma porta que não está disponível ou que por qualquer outro motivo não possa ser acessada ( porta ocupada por outro programa, etc ) , verá uma mensagem de Porta não inicializada !! ( COM8 >> 115200 ).

Figura 36 – Porta configurada com erro

Neste caso , selecione uma nova porta ou configure a sua para uma das opções disponíveis. Se a porta foi aberta com sucesso e a configuração foi bem sucedida você verá a

mensagem de Porta aberta ! COMx >> 115200 .

Figura 37 – Porta configurada com sucesso

Pronto ! Você configurou a porta de comunicação e taxa do aplicativo .

No próximo tópico iremos abordar como configurar as pastas do aplicativo no Menu SISTEMA.

(25)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 25

MENU SISTEMA

Neste menu iremos configurar o caminho das pastas do aplicativo.

Por default , o aplicativo configura as pastas com o mesmo nome da pasta em que está localizado.

Veja que o diretório do aplicativo fica localizado no campo Caminho do Executável (.EXE) . O diretório onde são armazenados os dados lidos do registrador fica localizado no campo Caminho dos arquivos de dados carregados do registrador (.BIN ).

O diretório onde são armazenados os dados processados pelo aplicativo fica localizado no campo Caminho dos arquivos de dados processados para gráficos (.DAD).

Para efeito de demonstração veja como ficariam os caminhos para um aplicativo instalado em “C:\DESOTEC”.

Figura 38 – Tela de configurações do sistema

Se você desejar alterar essas configurações , basta digitar o nome das pastas - não esquecendo de manter “\Registrados” para os arquivos .bin e “\Processados” para os arquivos .dad .Clique em Aplicar para salvar as configurações e depois em Fechar.

ATENÇÃO : Estas configurações influenciam diretamente no funcionamento do programa. Recomenda-se não alterar as pastas configuradas. Qualquer alteração a ser efetuada , deve ser executada com cautela evitando assim um mau funcionamento no aplicativo.

(26)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 26

MENU IDENTIFICAÇÃO DE MÁQUINAS

Neste menu iremos configurar as máquinas ( registradores ) de onde iremos coletar os dados posteriormente.

Figura 39 – Tela inicial de configuração das máquinas

Inicialmente vamos cadastrar uma nova máquina. Por default , o aplicativo cria uma máquina chamada 00 / 0000.Então vamos criar uma nova máquina.

Clique no botão Nova máquina e preencha os campos de numero de série do registrador de eventos e Identificação da máquina.

O campo Numero de série é o numero de série do registrador de eventos e deve ser preenchido de acordo com os números de série dos equipamentos recebidos.

O campo Identificação da máquina , normalmente é preenchido com o mesmo valor do Numero de Série para facilitar a identificação do equipamento.

Figura 40 – Preenchimento dos campos de numero de série e identificação

Atenção : Não são permitidos espaços em branco e o limite máximo é de 4 ( quatro ) caracteres para o numero de série e de 6 ( seis ) caracteres para a Identificação da máquina.

Depois clique em Salvar para confirmar a inclusão ou Cancelar para desistir da inclusão.Clique no botão Fechar para sair desta janela.

(27)

Manual Analisador Gráfico de Velocidade MANUAL DO USUÁRIO v1.1 27

Depois de cadastrar uma máquina , é possível em caso de erro , alterar os dados preenchidos.

Clique no Botão Editar Máquina , mostrado na figura abaixo e preencha os campos com os novos valores. Após clique no botão Salvar e as alterações serão efetuadas.

Referências

Documentos relacionados

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Tabela 1 – Média de crescimento observado em cada tratamento para as variáveis dendrométricas diâmetro a altura do solo e altura total...11 Tabela 2– Significância dos valores

A baixa taxa de desconto ao longo dos anos de produção do campo, para o cálculo da função objetivo, aliada a baixa produção de água que a locação de

O que a lei não pode suportar, o que ela sente como uma ameaça intolerável, é a existência de uma violência que lhe seja exterior, ao contrário da violência (Gewalt) que vem de

Sem esquecer a Fraude Fiscal, analisemos também um pouco do crime de branqueamento, art. Em crónica publicada no Diário do Minho, em 1 de Dezembro de 2010, Cultura, era

Dentro de uma estrutura atuarial, a plataforma do Tesouro Direto é utilizada como fundamento para a implementação de um sistema apto a proteger os valores dos participantes,

 A alocação dinâmica é muito utilizada em problemas de estrutura de dados como por exemplo, listas encadeadas, pilhas, filas, arvores binárias e grafos ...  O interessante