• Nenhum resultado encontrado

DESENVOLVIMENTO DE BIOFILME À BASE DE AMIDO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMA TRANSDÉRMICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENVOLVIMENTO DE BIOFILME À BASE DE AMIDO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMA TRANSDÉRMICO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Professor Ensino Superior IFC- Campus Concórdia

2 Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFC-Campus Concórdia

Trabalho contemplado pelo edital Nº 106/2013 PIBITI

DESENVOLVIMENTO DE BIOFILME À BASE DE AMIDO PARA APLICAÇÃO EM SISTEMA TRANSDÉRMICO

BRITTO, Fernanda Cristina²; AMPESSAN, Jonathan²; ZANELLA, Giovanni Tiago²;, KEHL, Paulo Henrique Moretto²; OLDONI, Meilingui Luiza²; OLSSON, Débora

Cristina¹; FRONZA, Nei¹; JUNIOR, Alvaro Vargas¹, DEZEN, Diogenes¹ ²Instituto Federal Catarinense, Concórdia/SC

INTRODUÇÃO

Embora avanços tecnológicos venham aumentando a sobrevivência do paciente, o manejo de feridas ainda se constitui como um desafio na medicina cirúrgica (SIMÕES et al., 2011). Atualmente, pesquisas vêm desenvolvendo substitutos cutâneos para cobrir grandes defeitos da pele (PEREIMA et al., 2013), principalmente quando o tecido cutâneo autólogo remanescente é insuficiente para a cobertura das lesões (RAHAL et al.,2001). A primeira escolha para o tratamento é o enxerto autólogo ou a rotação de retalhos com tecido do próprio animal (URURAHY et al., 2010). Uma vez esgotadas as fontes doadoras autólogas e homólogas da pele, deve-se pensar na possibilidade da utilização de algum substituto cutâneo (PEREIMA et al., 2013) que melhore as chances de sobrevivência, forneça uma melhor recuperação funcional e estética (PARK et al., 2008). Outra maneira para realizar o tratamento de feridas segundo FERREIRA et al. (2008) consiste na utilização de recursos químico-medicamentosos como uma possibilidade para a aceleração da cicatrização (PEREIMA, 2013). Está em destaque na medicina um tema que envolve mecanismos transdérmicos que favorecem a aplicação de medicamentos ou inclusão de propriedades orgânicas que incentivam no mecanismo da cicatrização, a produção de fibroblastos, células endoteliais, e polimorfonucleares pelas células epiteliais, promovendo uma remodelação proteolítica da matriz extracelular (MEC) incluindo morfogênese, reparo e angiogênese tecidual (MENEGUIN, 2012).

Assim, surgiram os substitutos de pele e/ou bioadesivos que devem aproximar-se da estrutura original da pele ou pelo menos permitir a regeneração de parte dela

(2)

2

(PADULA et al., 2007). Segundo JAKSIC & BURKE (2008), o substituto ideal deve ser aderente, maleável, permitir a passagem de água, ser durável, fornece uma barreira antibacteriana, ser atóxico, antisséptico, homeostático, de fácil aplicação e remoção, e ser de baixo custo.

O amido é um polissacarídeo biodegradável amplamente empregado como matéria prima em formulações de medicamentos, alimentos e cosméticos devido à sua atoxicidade, baixo custo e fácil disponibilidade (RANA et al., 2011).

Tendo em vista a possibilidade de desenvolver um substituto de pele a base de amido com potencial bioativo para auxiliar o processo de cicatrização, de custo acessível e fácil aplicabilidade, realizou-se no Instituto Federal Catarinense-Câmpus Concórdia um projeto integrado entre laboratórios com objetivo futuro de teste in vivo. O estudo relata os dados da padronização de um biomaterial como biofilme com possibilidade de aplicação transdérmica e intradérmica com ou sem bioativos como adjuvante da cicatrização.

MATERIAL E MÉTODOS

As blendas (mistura de polímeros para composição do filme) produzidas foram compostas por polímeros: um natural, o amido de milho comercial e outro sintético, o polietileno linear de baixa densidade, cujas especificações são ponto de fusão: 116ºC, índice de fluidez (mfi): 1-2,5g/10min; cristalinidade parcial: 50 – 60% e densidade: 0,915g/cm3. Como plasticizantes foi usado Glicerol e como agente multifuncional, o Ácido cítrico. A blenda foi aditivada com o antimicrobiano/antioxidante ácido cítrico com propriedades antimicrobiana e antioxidante que proporciona características desejáveis à produção de filmes de amido/PE. Para a compatibilização entre as cadeias poliméricas, foram utilizados glicerina e ácido cítrico, na ordem de 0,3g/g de amido e ácido cítrico (0,15g/g de amido). Após pesagem, para preparação do masterbaches, a mistura foi submetida ao processo de extrusão, nas condições: 140 ºC (zona 1), 140 ºC (zona 2) a 36 rpm. O processo de obtenção dos filmes foi realizado via extrusora (AXPlasticos®) A operação ocorreu em gradiente de temperatura programado de 150 ºC para a zona 1, 150 ºC para a zona 2 e 145 ºC para a zona 3 (matriz plana – flat die) (CAVALCANTI, 2002).

(3)

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O filme obtido com o amido de milho modificado apresentou-se menos quebradiço e mais flexível além de apresentar maior capacidade de dissolução em água, apresentou maior absorção de água, conforme comprovado pelo aumento no grau de intumescimento de acordo com HORN (2012). Dependendo da aplicação do filme, altos valores de solubilidade podem ser benéficos e não inviabiliza a sua utilização (CAVALCANTI, 2002). Os filmes prontos foram submetidos experimentalmente à esterilização por calor úmido (autoclave a 121ºC por 30 minutos). Para tal, estes foram cortados nas dimensões 2,5 cm por 2,5 cm e embalados individualmente em um envoltório de tecido TNT, posteriormente colocados em envelope de plástico próprio para autoclavagem, também individualmente, sem sofrer alteração química. Esta característica também foi observada por PEREIMA (2013), ao concluírem que os polímeros em sistemas inovadores de liberação de fármacos devem ser resistentes à esterilização sem perder suas propriedades químicas. O tecido TNT foi utilizado para evitar possíveis interações entre o plástico e o biofilme. A finalidade foi avaliar se haveria interferência nas características físicas do material mediante o processo de esterilização. Visualizou-se que o produto mantém as características originais mesmo sendo submetido à autoclavagem, o que se apresenta como um ponto positivo, visto que este método de esterilização é acessível e de tempo relativamente curto quando comparado à outros métodos como a utilização de gazes ou do calor seco. Após esterilização, o material a base de amido foi submetido a testes microbiológicos realizados em culturas de ágar sangue para detecção de bactérias mesófilas e, em ágar saboraud para detecção de fungos (FERREIRA et al., 2008). Ambos os resultados apontaram a ausência de microorganismos, demonstrando que a autoclavagem pode ser eficaz para a esterilização do biofilme a base de amido. Estes resultados reforçam a viabilidade do material (CAVALCANTI, 2002) a base de amido que uma vez modificado é capaz de liberar óxido nítrico e possui muitas ações como a capacidade bactericida, o que potencializa o seu uso como curativo (PEREIMA et al., 2013).

CONCLUSÃO

O biofilme produzido apresentou-se maleável e com capacidade de aplicação transdérmica, porém, são necessários resultados de testes in vivo para avaliar a eficiência

(4)

4

e aceitabilidade do material pelo organismo, visto que, apesar de tratar-se de um produto à base de amido, que é assimilado pelos tecidos, existem poucas pesquisas sobre sua perspectiva como adjuvante à cicatrização.

REFERÊNCIAS

CAVALCANTI, O. A. Excipientes farmacêuticos: perspectivas dos polissacarídeos

na pesquisa e desenvolvimento de novos sistemas de liberação. Arquivo de ciências

da saúde Unipar, vol. 6, p. 53-56, jan.-abr. 2002.

FERREIRA, A. et al. Mensuração de área de cicatrização por planimetria após ultra-som de baixa intensidade em pele de rato. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 12, n. 5, p. 351-358, 2008.

HORN, M. et al. Effects of starch gelatinization and oxidation on the rheological behavior of chitosan/starch blends. Polymer International, v. 60, p. 920-923, 2011.

JAKSIC, T.; BURKE, J. The use of “artificial skin” for burns. Annu Rev Med 1987;38:107-17.

MENEGUIN, A.B. Obtenção e caracterização de filmes de misturas de amido

resistente e pectina como estratégia para liberação cólon específica de fármacos.

2012. 100f. Dissertação programa Pós-graduação em Farmácia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

PADULA, C. et al. Bioadhesive film for dermal and transdermal drug delivery.

European Journal of Dermatology, v. 17 (4), p. 309-312, 2007.

PARK, B.S.; et al. Adipose-derived stem cells and their secretory factors as a promissing 1 therapy for skin aging. American Society for Dermatologic Surgery. v.34, n.10, p.1323-2 1326, 2008.

PEREIMA M.J.L. et al. Diminuição do tempo de maturação de matrizes de regeneração dérmica quando associados a uso de curativos de pressão negativa. Rev Bras

Queimaduras. 2013;12(3):145-152.

RAHAL, S.C. Pomada orgânica natural ou solução salina isotônica no tratamento de feridas limpas induzidas em ratos. Ciência Rural, Santa Maria, v.31, n.6, p.1007-1011, 2001.

(5)

5

RANA, V. et al. Modified gums: Approaches and applications in drug delivery.

Carbohydrate Polymers, v. 83, p. 1031–1047, 2011.

SIMÕES, M. DE L. P. B. et al. Cicatrização da parede abdominal após hepatectomia parcial. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 38, n. 2, p. 127-132, 2011.

URURAHY, K. DA C. B. Revisão de literatura: Utilização de adesivo transdérmico

de fentanil para controle da dor em pequenos animais. [s.l.] Faculdade de Jaguariúna,

2010.

VILLANOVA, J.C.O et al. Aplicações farmacêuticas de polímeros. Polímeros, São Carlos, 23 v. 20, n. 1, 2010.

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Curvas da Função Condutividade Hidráulica para os processo de umedecimento ou infiltração, obtidas por métodos de campo método do permeâmetro Guelph e indireto de laboratório no

Este estudo tem por objetivo determinar até que ponto os acontecimentos da vida são entendidos como indutores de stress e os níveis de burnout e de satisfação com

Modeladora  –   Equipamento profissional para indústria alimentícia destinado à. modelar massas pela sua passagem entre

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

C’est dans ce contexte que les objectifs et les contributions du présent travail consisteront à: • étudier l'utilisation de techniques d'induction d'extracteurs en mettant l'accent