• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 125ª REUNIÃO ORDINÁRIA REGIONAL DO CONSELHO DE CONSUMIDORES DA CEMIG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 125ª REUNIÃO ORDINÁRIA REGIONAL DO CONSELHO DE CONSUMIDORES DA CEMIG"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

DATA: 24 e 25 de Outubro de 2016

LOCAL: Escritório da Cemig em Teófilo Otoni - Rua Getúlio Vargas, nº 1313 Hotel Capital das Pedras - Rua Adib Cadah, 405 - São Diogo.

24 de Outubro de 2016

1 – APROVAÇÃO DAS ATAS DA 124ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CONSUMIDORES E DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Conforme previsto no Regimento Interno do Conselho de Consumidores da Cemig, a reunião foi iniciada com a aprovação da Ata da 124ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em 23 de agosto de 2016.

2 - APROVAÇÃO DAS ATAS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

Aprovada, pelos conselheiros presentes, a Ata da Audiência Pública 001/2016, realizada em 15 de setembro/2016, referendando as entidades e as pessoas indicadas como representantes das cinco classes de consumidores, para exercerem o trabalho voluntário em benefício dos consumidores em geral.

3 – AP 58 - Obter subsídios para aprimorar a regulamentação dos procedimentos tarifários a serem adotados para as distribuidoras de energia elétrica que tiverem contratos de concessão prorrogado, conforme Decreto nº 8.461/15, bem como para aquelas que assinarem, por opção, o termo aditivo com as novas regras, de acordo com o Despacho nº 2.194/2015.

O consultor Carlos Gutemberg apresentou as principais alterações propostas pela AP 58, que são: receitas irrecuperáveis, que saem da parcela B e vão para a parcela A; neutralidade da parcela A (diferença entre os valores faturados e aqueles contemplados nos processos tarifários, ou seja: o que se verificou e o que já estava previsto na tarifa); fator X; estrutura tarifária; tratamento regulatório das perdas de energia elétrica das Demais Instalações de Transmissão – DIT e Procedimento de cálculo da parcela B nos reajustes tarifários;

(2)

Concluiu que as mudanças estabelecidas no novo contrato de concessão e as regulamentações propostas pela ANEEL nesta AP são favoráveis ou neutras do ponto de vista do consumidor. Especialmente a transferência das Receitas Irrecuperáveis para a parcela A e a extensão da neutralidade a todos os componentes da mesma parcela se apresentam como benéficas.

Informou que a última revisão tarifária da Cemig ocorreu em 2013 e que a próxima ocorrerá em 28/05/18 e que as novas condições previstas no termo aditivo assinado pelas Distribuidoras para a renovação da concessão no final de 2015 só serão aplicadas a partir de 2017.

Os conselheiros discutiram sobre a AP e o Sr. José Luiz, Presidente do Conselho, recomendou encaminhar à Aneel o posicionamento do Conselho da Cemig de que

Audiência Pública para discussão de alteração na estrutura tarifária deve ter duração mínima de três meses.

O Sr. Carlos Gutemberg elaborará a contribuição a ser encaminhada à Aneel até 08 de novembro de 2016, informando que o Conselho de Consumidores da Cemig entende que mudanças na estrutura tarifária feitas em calendário diferente daquele previsto para as revisões tarifárias devem ser precedidas de Audiência Pública e os seus efeitos devem começar a vigorar num período não inferior a seis meses a partir da emissão da resolução homologatória com as novas tarifas que traduzam os resultados da citada Audiência. O processo de alteração da estrutura tarifária deve ser amplamente discutido com a sociedade e em especial com os Conselhos de Consumidores das

concessionárias. Para tanto a Audiência Pública deve ter duração mínima de três meses.

4 – MP 735/2016 -PL DE CONVERSÃO 29/2016 APROVADO PELO SENADO EM 19/10/2016 - AGUARDANDO SANÇÃO PRESIDENCIAL

O consultor Carlos Gutemberg apresentou os impactos da MP 735/2016 que estabelece que caberá, a partir de 2017, à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a responsabilidade de gerir a RGR; realizar modificações na gestão e no rateio das cotas de CDE; permite que a União licite as concessões de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica alcançadas pela Lei nº 12.783, de 2012, junto com a transferência do controle acionário da concessionária controlada direta ou

(3)

concessionária, como opção à caducidade da concessão, para grupo com habilitação técnica, jurídica e financeira para garantir a prestação adequada do serviço.

Informou que a referida MP foi aprovada pelo Senado em 19/10/2016 e aguarda sanção Presidencial.

5 - CRONOGRAMAS DE OBRAS

O Suplente do Secretário Executivo, o Sr. Elieser Correa, da Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuição

apresentou o ciclo de realizações de 2016 a 2018 do Programa de Eletrificação Rural no Estado. A previsão para 2016 era ligar 13.216 clientes em 279 municípios e até outubro foram realizadas 9.119 em 89 municípios, 86% da meta até o mês.

O técnico do Sistema Elétrico da Gerência de Gerência de Manutenção e Serviços da Distribuição de Teófilo Otoni, Kaiser Hollerbach, apresentou o status das obras previstas, em andamento, não liberadas e concluídas em 2016 e 2017 nos municípios da região de Teófilo Otoni, a quantidade de obras na área rural e urbana e o tipo de obras (universalização, melhoria do sistema) executadas em 2015 e 2016.

Os conselheiros e presentes discutiram sobre o assunto e esclareceram dúvidas sobre o programa.

6 – ACOMPANHAMENTO E REVISÃO DO PLANO DE ATIVIDADES E METAS DE (PAM) 2016 E PLANO DE ATIVIDADES E METAS DE 2017

O Presidente do Conselho o Sr. José Luiz apresentou o relatório com a prestação de contas das despesas realizadas pelo Conselho de Consumidores até Setembro de 2016 e a minuta do PAM 2017 que deverá ser encaminhado para a Aneel até o dia 31 de outubro de 2017. Os Conselheiros receberão a minuta e deverão dar suas contribuições até o dia 27 de outubro de 2016.

7 – OUTROS ASSUNTOS

O Sr. José Luiz Ribeiro, Presidente do Conselho de Consumidores da Cemig, solicitou confecção e distribuição de material de comunicação do Conselho de Consumidores,

(4)

com foco na segurança e no uso eficiente da energia elétrica. O Consultor Carlos Gutemberg vai coordenar a elaboração dos materiais com a colaboração da Conselheira Solange Medeiros.

Informou também que a Vice Presidente do Conselho e Conselheira da Classe Residencial, a Sra. Solange Medeiros, vai representar todas as empresas da região Sudeste na reunião com o Ouvidor da Aneel em Brasíliano dia 17 de novembro, de 9h30min às 12h30min, nas dependências da Agência, em Brasília/DF. Nesta reunião cada conselheiro deverá fazer uma apresentação sobre os temas propostos pela região. O Suplente do Secretário Executivo do Conselho de Consumidores, o Sr. Elieser

Correa, informou da mudança da estrutura da Cemig que agora tem mais foco nas obras de eletrificação rural.

Informou também que o Estado de Minas está exigindo a cobrança de ICMS sobre os valores subvencionados pela CDE, na Nota Fiscal Conta de Energia Elétrica com

implantação a partir de 31/10/2016, regulamentados pelo Decreto Federal nº 7.891/2013 e apresentou a metodologia para o cálculo do imposto.

Os conselheiros e presentes discutiram sobre o impacto nas diversas classes de consumidores.

25 de Outubro de 2016 1 - ABERTURA

O Conselheiro Presidente e representante da classe industrial, Sr. José Luiz Nobre, apresentou os principais objetivos e atividades do Conselho de Consumidores da Cemig aos convidados e conselheiros presentes e salientou sobre a importância desse encontro para o desenvolvimento dos trabalhos do Conselho em defesa dos consumidores de energia elétrica.

2 – INFORMAÇÕES GERAIS DA CEMIG

O Suplente do Secretário Executivo do Conselho de Consumidores, o Sr. Elieser

Correa, da Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuição agradeceu manifestou a satisfação em poder acompanhar as atividades do Conselho de Consumidores, parceiros que ajudam a Cemig a melhorar suas atividades.

(5)

Apresentou informações da Empresa como número de clientes, área de concessão, volume de atendimentos, histórico de desempenho do DEC e FEC, as ações implantadas pela empresa para melhoria do atendimento e diversos canais de atendimento bem como o desempenho de cada um. Enfatizou que, com comodidade e segurança, o cliente pode solicitar serviços através de agência virtual, redes sociais, aplicativo para smarthphones, mensagens de texto ou, presencialmente, por meio dos postos Cemig Fácil de Atendimento.

3 – ATUAÇÃO DA CEMIG NA REGIÃO DE TEÓFILO OTONI

A Sr. Aguinaldo, gerente de Manutenção e Serviços da Distribuição de Teófilo Otoni - apresentou informações do número de municípios, área, número de clientes, extensão da rede de distribuição e transmissão e número de subestações que atendem à região. Apresentou também os indicadores de desempenho do sistema elétrico DEC, FEC e FSS, bem como os investimentos realizados na região de Teófilo Otoni envolvendo aumento de capacidade das instalações e linhas de transmissão, manutenção, reforma e reforço das redes de distribuição das subestações e linhas de transmissão:

4 - DISCUSSÕES COM REPRESENTANTES REGIONAIS

Os conselheiros e convidados discutiram sobre as necessidades da região com base nos números e outras informações apresentadas.

1 – Representante Classe Residencial

A Sra. Nancy Batista da Silva, reclamou que a Cemig retirou o medidor de seu imóvel, por falta de pagamento do inquilino que acumulou dívida de R$8.000,00. Ela está precisando ocupar o imóvel que está fechada por mais de dois meses. Informou também que houve uma inversão dos medidores da casa 373 para a casa 375 da Rua Marcelo Guedes.

Representante da Cemig se prontificou a analisar a situação e solicitou à cliente à apresentação da documentação na agência de atendimento.

(6)

2 – Representantes Classe Rural

Maria da Conceição Lima – Produtora Rural – Nanuque

Solicitou informação sobre instalação da energia para sua propriedade, cujo pedido foi feito em março de 2015. Recebeu uma carta informando que seria ligada em agosto de 2015, porém até o momento não tinha sido atendida.

Representante da Cemig informou que todos os clientes com pedidos em aberto receberão uma carta informando a nova data da instalação, porém vai analisar o caso da Sra. Maria Conceição e informa-la da data e da possibilidade de priorização da obra.

Bruno Fagundes Cunha Lage - Técnico do Programa Balde Cheio – Produtor Rural Informou que solicitou um aumento de carga com troca de transformador em novembro de 2014. A previsão era maio/2015, porém até o momento não tinha sido atendido. Reclamou de falta de informações corretas nos canais de atendimento da CEMIG, quando os atendentes não tem conhecimento sobre as demandas para o setor rural. Relatou que queda de tensão em diversas regiões onde atua como técnico do Programa Balde Cheio, desenvolvido pelo Sistema FAEMG.

Representante da Cemig vai analisar o caso do Sr. Bruno.

Walter Barrancos – Produtor Rural de Teófilo Otoni - (contato de email: walter.barrancos@gmail.com)

Elogiou a qualidade do atendimento da Cemig e reclamou do atraso na instalação de um transformador de 75 kVA, cujo prazo está vencido, em virtude de problemas com a mata ciliar.

Produtor Rural de Itambacuri

Reclamou de problemas de oscilação de tensão e perguntou sobre os investimentos na transmissão e subestação na região e se os troncos comportarão.

Representante da Cemig informou que a Cemig está conseguindo os acordos por municípios e que em aproximadamente 60 dias devem ser obtidas as DAIAS – Documento Autorizativo para Intervenção Ambiental.

(7)

Leonardo Godinho – Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teófilo Otoni

Questionou se os R$8 milhões gastos com a manutenção das redes são suficientes para garantir a qualidade dos serviços prestados, se existe o planejamento de expansão para o meio rural. Relatou que a manutenção dos transformadores do meio rural é deficitária e a demanda é enorme.

Natalino Bonfim – Produtor Rural de Teófilo Otoni

Perguntou como fica a limpeza das redes elétricas da Cemig no rural, pois as árvores embaraçam nos fios e a Cemig não consegue atender toda a limpeza de faixa. Ficou sem energia devido a um incidente de fio partido que ficou caído no meio da pista e teve que vir à cidade para reclamar à falta de energia.

Representante da Cemig informou que a limpeza de faixa realmente é um problema para a Cemig, pois as empreiteiras têm dificuldade de atuar, mas que a Empresa precisa ser avisada pelos clientes para atuar junto às empreiteiras. Cezar Macedo – Produtor Rural de Carlos Chagas

Informou que não chove em alguns municípios da região há três anos, no entanto, falta energia nas propriedades e que estes estão se agrupando para construir geradores. Reclamou da ineficiência no atendimento no 116 aos produtores rurais.

Reclamou que pediu a ligação de um relógio para atender a quatro casas, que tem um poste a menos de 30 metros e como ainda não foi atendido, tem que usar energia emprestada.

Sugeriu aumentar a parceria com os Sindicatos, que já são parceiros na entrega de contas.

Representantes da Cemig informaram que serão instalados 73 religadores monofásicos e 40 trifásicos até novembro de 201.

Sebastião Luiz Esperança - Presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Pavão

Parabenizou pelo convite à reunião e solicitou à Cemig mais atenção com a Classe Rural que leva comida para as mesas.

(8)

Relatou que os habitantes de Águas Formosas reclamam que a Cemig terceirizou o atendimento e são mal atendidos no município, que não tem agência. Existe um estabelecimento que atende apenas 4 horas ao dia.

Representantes da Cemig informaram ao Sr. Humberto que em virtude do nº de habitantes, o município é atendido por PCFA e que existe um projeto de aumentar a quantidade de horas de atendimento em função do aumento da população no município.

Samuel Guiné -Técnico do Programa Balde Cheio

Relatou que com o crescimento das atividades do Produtor Rural (tanque, ordenha mecânica), o transformador não atende à demanda, ou se atende precisa fazer aumento de carga. Em muitos municípios, os produtores às vezes tem o maquinário e não conseguem o aumento de carga. Às vezes é necessário adquirir um financiamento, a carência vence, tem que fazer irrigação, tem outorga, tem água, mas não tem energia para a bomba. Necessária atenção da CEMIG para atendimento às demandas dos produtores.

Conselheira representante da Classe Rural, Sra. Aline Veloso, agradeceu a presenças dos representantes regionais presentes e se colocou à disposição para soluções e discussões de assuntos relativos ao fornecimento de energia elétrica, junto à Cemig e Aneel.

6 - ENCERRAMENTO

O Sr. José Luiz Ribeiro, Presidente do Conselho de Consumidores da Cemig, encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos.

Pela Classe Residencial

Titular: Solange Medeiros de Abreu_________________________________ Suplente: Lúcia M. S. Pacífico Homem________________________________ Pela Classe Industrial

(9)

Suplente: José Ciro Mota________________________________________ Pela Classe Comercial

Titular: José Geraldo Oliveira Motta________________________________ Suplente: Helton Andrade________________________________________ Pela Classe Rural

Titular: Aline de Freitas Veloso ___________________________________ Suplente: Yury Michael Pena Sampaio_______________________________ Pela Classe Poder Público

Titular: Erick Nilson Souto _______________________________________ Suplente: Alba Lucinda de Souza___________________________________ Pelo PROCON-MG

Titular: Ricardo Augusto Amorim Cesar ______________________________ Suplente: Christiane Vieira Soares Pedersoli __________________________ Pela Cemig

Secretário Executivo

Titular: Carlos Augusto Reis de Oliveira______________________________ Suplente: Elieser Francisco Correa__________________________________

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Este questionário tem o objetivo de conhecer sua opinião sobre o processo de codificação no preenchimento do RP1. Nossa intenção é conhecer a sua visão sobre as dificuldades e

Na análise de uma obra para a Coolbooks (cada chancela/ editora têm a sua linha editorial, pelo que umas obras podem ser ideais para a Coolbooks mas não se mostrarem pertinentes

(19) - «L'I.S. doit, maintenant, réali- ser la philosophie», citado por Guy Debord em Les thèses de Ham- bourg en Septembre, 1961, Annexe 3, Internationale Situationniste, Édi-

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the