• Nenhum resultado encontrado

A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS SOBRE CIÊNCIA COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA NO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS SOBRE CIÊNCIA COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA NO ENSINO MÉDIO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

1

A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS SOBRE CIÊNCIA COMO PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA NO

ENSINO MÉDIO

TEXTS ON THE USE OF SCIENCE AS A PROBLEM OF PHYSICS THERMAL CONCEPTS IN HIGH SCHOOL

Wyllyan Valentim Leal¹; João Amadeus Pereira Alves ². ¹ Universidade Estadual de Ponta Grossa – Licenciatura em Física

wyllyanleal@yahoo.com.br

² Universidade Estadual de Ponta Grossa – Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

japalves@yahoo.com.br

Resumo: Objetivamos nesse trabalho compreender o potencial do uso

de textos como contribuição no entendimento dos conceitos de Física Térmica pelos alunos de segundo ano do Ensino Médio. Neste processo, buscamos subsidiar condições para a interpretação pelos alunos de textos sobre ciência, relacionados ao conteúdo de Física Térmica, bem como elaborar junto aos alunos textos fundamentados conforme o conteúdo trabalhado. Esta proposta foi desenvolvida no Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay, em Ponta Grossa (PR). O presente trabalho fundamenta-se na concepção de pesquisa denominada investigação-ação educacional e nos quatro momentos que são planejamento, ação, observação e reflexão, fundamentado nos três momentos pedagógicos, propostos por José André P. Angotti e Demétrio Delizoicov. Os dados foram coletados utilizando a investigação-ação educacional (MION, 2001), utilizando como ferramenta essencial o diário de campo, segundo um roteiro. Verificou-se a inexistência da prática da leitura por partes dos alunos, fator muito mais significativo de que a deficiência em conceitos da Matemática, pois antes de realizar as devidas operações matemáticas é necessário interpretar o enunciado do exercício ou problema a ser resolvido. Foi possível auxiliar os alunos a buscarem o domínio da leitura e escrita, fator fundamental para a interpretação e compreensão dos conceitos de Física Térmica e conseqüentemente o seu cotidiano social.

Palavras – chaves: Leitura, textos sobre ciência, ensino de Física.

Abstract: We intended this study to understand the potential of using

texts as a contribution to the understanding of the concepts of thermal physics by the students of second year of high school. In this process, we support conditions for the interpretation of texts by students on

(2)

2 science-related content of Thermal Physics, as well as prepare students

with texts based on the content worked. This proposal was developed in the Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell du Vernay, in Ponta Grossa (PR). This work is based on the research design called research and educational action on four stages that are planning, action, observation and reflection, based on three pedagogical moments, proposed by Andrew P. Joseph Angotti and Demetrius Delizoicov. The Data were collected through educational action research (MION, 2001), using as an essential field diary, according to a script. There is a lack of reading practice in parts from the students, much more significant factor that disability concepts in mathematics, as before performing the necessary mathematical operations is necessary to interpret the exercises or problem to be solved. It was possible helping the students to reach the hability of reading and writing, which is essencial for the interpretation and comprehension the concepts of Thermal Physics and consequently their social routine.

Keywords: Reading, texts on science, physics teaching.

1 INTRODUÇÃO

A fase exploratória inicial, caracterizada pela observação da instituição de ensino escolhida para o desenvolvimento do projeto, teve como função levantar pontos relevantes ao projeto, tais como: localização da instituição; projeto político pedagógico; público envolvido; turma na qual foi realizado o projeto; horário das aulas; corpo docente; existência de bibliotecas e laboratórios; recursos didáticos.

A instituição de ensino onde este projeto foi desenvolvido é o Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell Du Vernay - Ensino Fundamental, Médio, Integrado e Subseqüente, situado à Rua Andrade Neves, nº. 124, Bairro Uvaranas, na cidade de Ponta Grossa (PR). A turma escolhida para o estágio é o segundo ano do Ensino Médio (2º A), são 37 alunos matriculados na turma. As aulas têm duração de 50 minutos.

A fase exploratória final, caracterizada pelas observações realizadas em sala de aula, consistiu em um levantamento das

(3)

3 situações-problema baseando-se em um roteiro, este se limita a verificar

os seguintes pontos, a partir do que propõe Mion (2002): 1. O conteúdo que está sendo trabalhado; 2. Comportamento dos alunos em aula; 3. Dificuldades apresentadas pelos envolvidos na aula; 4. Dificuldades conceituais apresentadas pelos alunos; 5. Como o conteúdo foi desenvolvido; 6. Houve ações participantes dos alunos em aula; 7. Como a turma foi organizada; e,

Outros aspectos que considere importante registrar.

O conteúdo trabalhado na fase exploratória foi Física Térmica (Termologia), Termometria e Escalas Termométricas, utilizando explanação oral, utilização do quadro negro e algumas atividades em sala, além de trabalhos para serem feitos em casa. Constatei, durante tais as observações, a ausência de atividades práticas e atividades teórico-experimentais. Havia participação dos alunos durante a exposição das aulas. Geralmente as informações conceituais eram impostas aos alunos, sem uma previa discussão do tema, de acordo com Freire (1987), este processo é caracterizado como prática de educação “bancária”.

A narração, de que o educador é o sujeito, conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado. Mais ainda, a narração os transforma em “vasilhas”, em recipientes a serem “enchidos” pelo educador. Quanto mais vá “enchendo” os recipientes com seus “depósitos”, tanto melhor educador será. Quanto mais se deixem docilmente “encher”, tanto melhores os educandos serão. Desta maneira, a educação se torna um ato de depositar, em que os educandos são os depositários e o educador depositante (FREIRE, 1987, p. 58).

Em uma das atividades realizadas utilizou-se de livros didáticos de Física (Ensino Médio) e Ciências (Ensino Fundamental) para que fossem solucionadas algumas questões solicitadas pela professora. Verificou-se que alguns alunos apresentaram dificuldades em buscar respostas nos livros – mais do que isso, muitos deles apresentaram dificuldades em interpretação de texto, conforme o registro a seguir:

(4)

4 “Alguns alunos tem dificuldade em encontrar os conceitos nos livros. A

maioria não se dedica a leitura, esperam a professora localizar as respostas no livro” (DIÁRIO DE CAMPO, 11 junho 2007, p. 27).

Observou-se que a leitura é um grande problema na turma, evidenciando uma grande necessidade de se trabalhar de forma mais efetiva o livro didático além de textos sobre ciência (CHAVES e MACHADO, 2004).

2 METODOLOGIA

O presente trabalho fundamentou-se na concepção de pesquisa denominada investigação-ação educacional, a qual fundamentou-se em quatro momentos que são planejamento, ação, observação (registro) e reflexão (replanejamento).

O processo de observação ocorreu tanto na fase exploratória quanto após a ação na sala de aula. Quando relacionamos o processo de investigação–ação (MION, 2001) à reflexão sobre nossa prática educacional, buscando direcionar nossa ação para a conscientização dos envolvidos, vivenciamos e participamos dos momentos da espiral de ciclos. Este processo de observação desenvolveu-se segundo um roteiro prévio.

No que diz respeito ao momento da ação durante a regência, o trabalho baseou-se nos três momentos pedagógicos, propostos por José André P. Angotti e Demétrio Delizoicov há quase duas décadas, que são: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento.

Novamente ocorreu o processo de observação, porém, efetuado sobre a ação individual, de maneira retrospectiva e utilizando ainda o diário de campo. Esta fase fundamentou o processo de reflexão, esse último fez parte do replanejamento, feito de forma coletiva em sala junto aos colegas de turma e o professor.

(5)

5 Os dados, conforme foram sendo desenvolvidas as atividades do

estágio, foram coletados utilizando a investigação-ação educacional (MION, 2001), utilizando como ferramenta essencial o diário de campo, segundo um roteiro.

3 RESULTADOS

Após ser feita a organização dos dados registrados, problematizou-se os registros, identificando a existência de regularidades ao longo da prática vivida em sala. Buscaram-se essas regularidades de acordo com as concepções científico-educacionais trabalhadas ao longo do processo de estágio, elegendo-se três categorias de análise: resistências, aspectos que indicam êxito: aproveitamento da aula pelos alunos e referência à interrogação de pesquisa.

I - Resistências

Através de uma revisão sobre o conceito de calor verificaram-se dificuldades por parte dos alunos em diferenciar calor de temperatura elevada. Neste sentido vejamos que coloca Laburú (1999)

No caso da noção de calor (ou frio), este é geralmente conceitualizado como uma substância, como se fosse um fluido que passa de um corpo a outro, caracterizando-se, muitas vezes, com propriedades extensivas Porém, em outras situações, o calor é concebido com propriedades intensivas, semelhantes, por exemplo, às propriedades relacionadas com a temperatura. Por outro lado, a temperatura pode apresentar propriedades extensivas como no caso de dois blocos de gelo retirados do congelador. O maior deles teria uma temperatura maior, pois demoraria mais tempo para derreter (LABURÚ et al, 1999, p. 101). Sobre a atividade de levantamento de objetos cabe a seguinte citação: “A atividade de levantamento de objetos relacionados à temática

(6)

6 Física Térmica evidenciou dificuldades por parte dos alunos em

relacionar os objetos de seus lares com essa temática” (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 01 agosto 2007, p. 4), pois isso não é uma prática na escola, não existe o hábito de se realizar este tipo de atividade. Devido a essa “falta de hábito” os alunos demonstram muitas vezes uma determinada resistência a estas atividades, como se estivessem sendo ludibriados.

Apesar de ter decidido evitar solicitar tarefas domiciliares, devido à resistência demonstrada pelos alunos (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 06 agosto 2007, p. 6), é necessário insistir nesse tipo de atividade para que essa prática seja recuperada nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Pode ser atribuída a essas atividades uma nota parcial como motivação, além de orientar os alunos para que percebam que esse tipo de atividade tem caráter de complementar e auxiliar na compreensão do conteúdo trabalhado.

Durante algumas aulas houve a necessidade de realizar revisões sobre “regras de potenciação”. Com isso, uma grande parcela de tempo foi utilizada nessas atividades. Nesse sentido há que e concordar com Carvalho et al (2003): “A falta de reflexão qualitativa prévia ou, dito de outro modo, o operativismo mecânico com que, em geral, se abordam os problemas, inclusive pelos próprios professores, devem ser revistos” (CARVALHO et al, 2003, p. 91).

O ditado foi uma das atividades que também gerou resistência por parte dos alunos, logo, cabe a citação a seguir: “Uma teoria de resistência é central ao desenvolvimento de uma pedagogia radical porque indica as práticas sociais nas escolas, que são organizadas em torno de princípios hegemônicos e da mistura de práticas acomodativas e resistentes que os acompanham” (GIROUX, 1983, p. 154).

Foi proposto a leitura de um texto que abordava aspectos históricos da invenção da panela de pressão, além de um breve tópico sobre o seu funcionamento. Solicitou-se a elaboração de uma resenha deste texto. Através disso foi constatado a necessidade de se trazer

(7)

7 para a sala dicionários para facilitar o processo de leitura dos textos

sugeridos e também dos enunciados dos problemas (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 03 setembro 2007, p. 18).

Os alunos demonstraram muita resistência em elaborar seminários, julgando uma atividade constrangedora, demonstrando também dificuldades na elaboração desta atividade, além de realizarem imposições com relação ao tempo de apresentação e valor da apresentação (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 05 setembro 2007, p. 20). Neste caso cabe a seguinte citação: “Em outras palavras, esses estudantes estão resistindo à ideologia da escola de uma forma que lhes dá o poder de rejeitar o sistema em um nível que não os torna impotentes no futuro para protestar” (GIROUX, 1983, p. 152).

Verificou-se que a intervenção de funcionários em ocasiões não previstas, e que não fazem parte da aula, prejudica consideravelmente a prática de ensino nas escolas, pois não estão presentes no planejamento de aula. É necessário rever a função desses funcionários para que não ocorram intervenções nocivas à prática educativa.

II - Aspectos que indicam êxito: aproveitamento da aula pelos alunos

Houve pontos satisfatórios na atividade de levantamento de objetos, neste caso cabe a seguinte citação: “Os alunos mostraram-se bastante acessíveis a atividade de levantamento de objetos relacionados à temática Física Térmica, a maioria deles respondeu às questões levantadas” (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 01 agosto 2007, p. 3).

A partir dessa aula verificou-se que o ditado foi bastante útil para trabalhar as definições do conteúdo trabalhado.

O conteúdo foi desenvolvido utilizando explanação oral, dialogada, como o auxílio do quadro negro. O tema abordado foi transformações gasosas, iniciei com uma pergunta

(8)

8 referente à variação de pressão, temperatura e volume.

Utilizei gráficos para mostrar o comportamento dos gases e ditado para passar as definições (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 15 agosto 2007, p. 10).

Outro aspecto interessante foi a forma de representar as unidades, conforme o registro a seguir: “Representei as unidades com outra cor de giz.” (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 20 agosto 2007, p. 12). Verificou-se maior clareza na exposição das grandezas físicas, pois havia anteriormente grande dificuldade em diferenciar o valor numérico da grandeza em questão e sua respectiva unidade de medida.

Ainda com relação às unidades, houve questionamentos sobre a unidade de pressão para o caso da pressão interna de um pneu de carro, devido ao fato de que é comum medir a pressão do pneu utilizando a unidade libra (lb), ao invés de Pascal (Pa) conforme o Sistema Internacional de Unidades(S.I.), “Dessa forma foi possível argumentar com os alunos a importância de estudar os diversos sistemas de unidades, bem como as respectivas transformações” (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 20 agosto 2007, p. 12).

Durante os seminários verificou-se maior aproveitamento dos alunos, devido à sua participação, que foi maior em relação às aulas anteriores. Os alunos mostraram interesse por conceitos relacionados ao gás contido na geladeira, onde questionaram a possibilidade de consumir o gelo produzido por esse gás e sobre a função do condensador, debatendo sobre o assunto.

III - Referências à interrogação de pesquisa

Houve dificuldade por parte dos alunos na leitura dos enunciados dos problemas ao diferenciarem as grandezas fornecidas pelo problema e as grandezas a serem determinadas, além das respectivas unidades de medida. “Apesar de ter sido fornecidas as equações para cada caso em que uma das grandezas (pressão, volume ou temperatura)

(9)

mantém-9 se constante, e ainda, essa mesma informação estava presente no

enunciado do problema, houve grande dificuldade na interpretação dos enunciados dos problemas” (REGISTRO DAS OBSERVAÇÕES, 22 agosto 2007).

Verificou-se nesse momento a inexistência da prática da leitura por partes dos alunos, fator muito mais significativo de que a deficiência em conceitos da Matemática, pois antes de realizar qualquer operação matemática é necessário interpretar o enunciado do exercício ou problema a ser resolvido.

Ao professor cabe auxiliar os alunos a adquirirem o domínio da leitura e da escrita, a fim de que possam interpretar e compreender de forma crítica não somente os conceitos de Física Térmica, mas também o seu cotidiano social. Nesse sentido cabe a citação a seguir:

Atualmente, devido às exigências da sociedade em que vivemos faz-se necessário uma educação que prepare os sujeitos para serem inseridos no seu cotidiano social de forma a dominarem certos conhecimentos, numa perspectiva de ficarem excluídos da sociedade caso isso não ocorra. Além disso, a educação escolar é responsável pela formação de sujeitos críticos, que dominem certas linguagens e que possam, portanto estabelecer leituras de mundo. Esta possibilidade pode acontecer mediante a escolha de conteúdos/temas significativos aos alunos e recursos adequados que estimulem este tipo de aprendizado (CHAVES e MACHADO, 2004, p. 1).

Através dos seminários, os alunos puderam perceber que é possível estudar qualitativamente os conceitos da Física, pois nessa atividade não foi necessário fazer uso de teoremas, equações, enfim, de Matemática. Dedicaram-se a enfatizar neste trabalho os conceitos de Física Térmica que descrevem o funcionamento e fabricação do objeto técnico geladeira, utilizando como ferramenta primeira a leitura.

(10)

10

4 CONCLUSÕES

A explanação oral dialogada foi por muitas vezes difícil de ser realizada, devido ao comportamento dos alunos. Deve-se também evitar utilizar por muito tempo o quadro negro, utilizando para isso outras práticas como, por exemplo, o ditado, que também deixou de ser hábito nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, mas que é de extrema importância para o aprimoramento dos alunos no que diz respeito à leitura e a escrita.

Verificou-se a necessidade de solicitar tarefas domiciliares, para que essa prática seja recuperada nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Pode ser atribuída a essas atividades uma nota parcial como motivação, além de orientar os alunos para que percebam que esse tipo de atividade tem caráter de complementar e auxiliar na compreensão do conteúdo trabalhado.

Verificou-se que a intervenção de funcionários em ocasiões não previstas e que não fazem parte da aula, prejudica consideravelmente a prática de ensino nas escolas, pois não estão presentes no planejamento de aula. É necessário rever a função desses funcionários para que não ocorram intervenções nocivas à prática educativa.

A realização da análise dimensional, processo extremamente importante para a compreensão dos resultados obtidos em problemas e exercícios, tornou-se mais eficiente, verificando-se maior compreensão, por parte dos alunos, dos problemas e exercícios propostos.

Durante os seminários verificou-se maior aproveitamento dos alunos, devido à sua participação, que foi maior que durante as aulas anteriores. Porém, Verificou-se nesse momento a inexistência da prática da leitura por partes dos alunos, fator muito mais significativo de que a deficiência em conceitos da Matemática.

Foi possível auxiliar os alunos, através dessa prática de seminários e outras que envolveram interpretação de textos, a buscarem

(11)

11 o domínio da leitura e escrita, fator fundamental para a interpretação e

compreensão dos conceitos de Física Térmica e conseqüentemente o seu cotidiano social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANGOTTI, J.A.P. e DELIZOICOV, D. Metodologia do ensino de

Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

ANGOTTI, José André Peres. Conceitos Unificadores e Ensino de

Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. nºs (1ªa 4), 1993.

ANGOTTI, José Peres. Conceitos Unificadores e Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol. nºs (1ªa 4), 1993.

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de Professores de

Ciências. Tendências e Inovações. 7ª Ed. São Paulo, Cortez. 2003.

CARVALHO, A. M. P.; LABURÚ, C. E. e SILVA, D. Analisando uma

Situação de Aula de Termologia com o Auxílio do Vídeo. Revista

Brasileira de Ensino de Física, vol. 22, no. 1, Março, 2000.

CHAVES, T. V. e MACHADO, R. B. Uma proposta para o ensino de

Física com textos de divulgação científica. XV Simpósio Nacional de

Ensino de Física, 2004.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. e PERNAMBUCO, M.M. Ensino de

Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DESLANDES, S.F. A construção do projeto de pesquisa In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Orgs.) Pesquisa social teórica, método e

criatividade 12º Ed. Petrópolis: vozes, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro. 1987.

GIROUX, Henry. Teoria Crítica e Resistência em Educação. Para Além das Teorias de Reprodução, Petrópolis, Vozes. 1983.

MION, R. A. Investigação-Ação e a Formação de Professores em

Física: o papel da intenção na produção do conhecimento crítico. Tese

(Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.

(12)

12 MION, R.A. e SAITO, C. H. (Orgs.) Investigação-Ação: mudando o

trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Planeta, 2001.

MOREIRA, M. A; AXT, R. Ênfases Curriculares e Ensino de Ciências. In: Moreira, M. A. e Axt, R. Tópicos em ensino de Ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991. p. 1-17.

Referências

Documentos relacionados

Considerado como a fábula clássica, a versão de Esopo de “A Raposa e as Uvas”, narra a história da Raposa que deseja alcançar alguns cachos de Uvas escuras, que lhe

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Como material vegetal, utilizou-se as cascas do Croton urucurana , que foram submetidas a macerações exaustivas com n-hexano, acetato de etila e etanol,

Se eu morresse amanhã, viria ao menos Fechar meus olhos minha triste irmã; Minha mãe de saudades morreria. Se eu

Statherin is, in fact, one of the proteins with stronger calcium-binding activity and a potent inhibitor of precipitation.(35) The acidic proline-rich proteins take part

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Doutorado 1,5 hora por orientando Ministrar Curso de extensão 1,0 hora para cada 15 horas-aula 4,0 horas Coordenação de Projetos de Pesquisa ou de Extensão financiados com