• Nenhum resultado encontrado

OLIMPÍADA ESTUDANTIL ASTRA DE MATEMÁTICA 25ª EDIÇÃO 2021 REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OLIMPÍADA ESTUDANTIL ASTRA DE MATEMÁTICA 25ª EDIÇÃO 2021 REGULAMENTO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

OLIMPÍADA ESTUDANTIL

ASTRA DE MATEMÁTICA

25ª EDIÇÃO | 2021

(2)

A Olimpíada Estudantil ASTRA de Matemática é uma promoção da empresa ASTRA S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO, com a colaboração da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí, visando os seguintes objetivos:

I – Estimular o ensino e o estudo da Matemática; II- Incentivar o entrosamento entre Escola - Empresa.

III- Incentivar o entrosamento entre professores de diferentes escolas.

Excepcionalmente neste ano de 2021, em razão da não realização da Olimpíada no ano de 2020, em decorrência do estado de calamidade pública declarado pelo Governo Federal, que foi gerado pela pandemia causada pela Covid-19, a Olimpíada destinar-se-á a alunos do 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio, regularmente matriculados em estabelecimento de ensino da rede estadual, municipal ou privada.

Será considerada inscrita a escola que preencher a ficha de inscrição, que será enviada por e-mail pela Astra, dentro do prazo fixado no cronograma anexo e devolvê-la preenchida, também por e-mail, para o seguinte endereço: marisa.nadalin@astra-sa.com.

(3)

As provas da Olimpíada serão realizadas em duas fases:

Casos omissos neste Regulamento serão resolvidos por uma Comissão composta de um representante da Astra e um representante da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí.

Algumas provas de anos anteriores (primeira e segunda fases) estão disponíveis no seguinte link: www.astra-sa.com/olimpiada-de-matematica.asp

O cronograma da Olimpíada, o conteúdo programático e as informações necessárias para fazer as inscrições para a primeira fases encontram-se junto a este Regulamento.

A escola será responsável pela aplicação e correção das provas, ficando a critério dela aplicá-la de forma presencial ou on line. A escola que quiser receber as provas impressas deverá informar na ficha de inscrição.

I - Primeira fase

Será aplicada na escola em que o aluno estuda obrigatoriamente de forma presencial, podendo sofrer alteração de data de acordo com atualizações do Plano São Paulo de combate ao coronavírus.

(4)

PRIMEIRA FASE

A prova da 1ª fase deverá ser realizada impreterivelmente na data estipulada no cronograma, no horário em que for mais conveniente para a escola. A duração da prova poderá ser de até duas horas e meia. O não cumprimento da data acarretará em desclassificação da escola. O gabarito para correção da prova será enviado pela Astra às escolas no dia seguinte à data de aplicação da prova.

As provas da 1ª fase serão elaboradas pelo Coordenador Pedagógico da Diretoria de Ensino e um profissional indicado pela Astra, e corrigidas pelos professores das respectivas escolas. Em caso de empate na 1ª fase, o professor dos alunos com mesma nota deverá elaborar uma prova para definir os dois primeiros colocados que representarão a escola na 2ª fase da Olimpíada.

As questões da prova da 1ª fase serão predominantemente de múltipla escolha.

A Astra se compromete a imprimir as provas da 1ª fase para as escolas que optarem por aplicarem-na de forma presencial. As provas serão disponibilizadas com dois dias de antecedência da data de realização, devendo ser retiradas pelas escolas no setor de Seleção de Pessoal da Astra, situado na Rua Professor José Leme do Prado, nº 85 - Jardim Primavera - Jundiaí.

(5)

SEGUNDA FASE

As provas da 2ª fase serão elaboradas e corrigidas pelo Coordenador Pedagógico da Diretoria de Ensino e um profissional indicado pela Astra.

Todas as questões da 2ª fase serão dissertativas.

Cada escola poderá inscrever para a 2ª fase seus dois primeiros colocados na primeira fase. A escola deverá inscrever os alunos para a 2ª fase através da ficha de inscrição que será enviada por e-mail para as escolas.

Os alunos menores de 18 anos precisarão apresentar a anuência do representante legal para participar da Olimpíada, para cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados. Esta anuência se dará através da assinatura do representante legal do aluno, que será obrigatória na ficha de inscrição da segunda fase.

As escolas que optarem por receber a prova via e-mail, receberão o arquivo 2 dias antes da data da aplicação.

(6)

Também em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados, as fichas de inscrição da 2ª fase devem ser entregues no setor de Recrutamento e Seleção da Astra até a data estipulada no cronograma. Os documentos devem ser entregues impressos, em via original. Portanto, não serão aceitas fichas enviadas por meio digital (cópias digitais).

Em caso de empate na 2ª fase, ficará a critério da Astra, premiar os candidatos empatados ou realizar uma nova prova elaborada e corrigida pelo Coordenador Pedagógico da Diretoria de Ensino, em conjunto com um profissional indicado pela Astra, para desempate. Em sendo definida a aplicação da prova de desempate, será enviada para as escolas via e-mail um dia antes de sua aplicação.

A escola deverá orientar os alunos participantes com relação à data, horário e local da prova, documentos e materiais necessários para fazê-la.

A prova da 2ª fase deverá, obrigatoriamente, ser realizada presencialmente nas escolas em que os alunos estudam no horário das 9h às 12h, e deverá ser entregue para correção no prazo máximo de até 10/08/2021, no setor de Recrutamento e Seleção da ASTRA, aos cuidados de Marisa Massarotto.

A escola que não aplicar a prova na data e horário estipulado será automaticamente desclassificada. A escola que não entregar a prova no prazo estipulado acima também será automaticamente desclassificada.

(7)

PREMIAÇÃO

A premiação será:

Um notebook e uma impressora para cada um dos dois primeiros alunos colocados, cursando o 9º ano, que obtiverem as duas melhores notas das escolas públicas (Estadual e/ou Municipal) e um notebook e uma impressora para cada um dos dois primeiros alunos colocados que obtiverem as duas melhores notas das escolas particulares;

I

Um computador e uma impressora para cada escola cujos alunos vencedores, cursando o 9º ano, pertencerem (um prêmio para a escola pública e um para a escola privada);

II

Um tablet para cada um dos alunos classificados do 3º ao 10º lugar das escolas públicas (Estadual e Municipal) e um tablet para cada um dos alunos classificados do 3º ao 10º lugar das escolas particulares, cursando o 9º ano;

(8)

Um notebook e uma impressora para cada um dos dois primeiros alunos colocados, cursando o 1º ano do ensino médio, que obtiverem as duas melhores notas das escolas públicas (Estadual e Municipal) e um notebook e uma impressora para cada um dos dois primeiros alunos colocados que obtiverem as duas melhores notas das escolas particulares;

IV

Um computador e uma impressora para cada escola cujos alunos vencedores, cursando o 1º ano do ensino médio, pertencerem (um prêmio para a escola pública e um para a escola privada);

V

Um tablet para cada um dos alunos classificados do 3º ao 10º lugar das escolas públicas (Estadual e Municipal) e um tablet para cada um dos alunos classificados do 3º ao 10º lugar das escolas particulares, cursando o 1º ano do ensino médio;

VI

Um brinde e um certificado de participação para todos os concorrentes da 2ª fase.

(9)

A premiação se dará preferencialmente nas instalações da ASTRA S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO, dependendo do estado de calamidade pública declarado pelo Governo na época. No caso dos dois primeiros colocados da 2ª fase serem da mesma escola um dos computadores e uma das impressoras irá para a escola que obtiver a 3ª colocação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

(10)

BIBLIOGRAFIA DE APOIO AO PROFESSOR

• Currículo Paulista – BNCC

• Materiais de apoio ao Currículo Paulista – anos finais do Ensino fundamental. Caderno do professor e do aluno

• Aprender Sempre – Material do professor e do aluno – do 6º ano EF até a 1ª série do ensino médio.

• Currículo em Ação – do 6º ano EF até a 1ª série do ensino médio. • Habilidades Essenciais – Rede Estadual 2021 - SEE

1. Banco de questões da OBMEP

2. Experiências Matemáticas - 5 ª a 8ª séries CENP/SEE

3. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental - SEF/MEC Paradidáticos:

• Pra que serve a Matemática

• Contando a História da Matemática • Vivendo a Matemática

• Didática da Resolução de Problemas de Matemática • Materiais do Programa São Paulo Faz Escola:

• Caderno do Professor • Caderno do Aluno

• Mais Matemática – volumes I e II • Ensinar e Aprender – Ciclo II – SEE

(11)

CONTATOS

DIRETORIA DE ENSINO: Osvaldo Joaquim dos Santos Tel: 4523-6731

E-mail: osvaldojsantos@gmail.com

Endereço: Av. 9 de Julho, 1300 – 2º. Andar - Jundiaí

ASTRA S/A INDÚSTRIA E COMÉRCIO: Marisa Ap. Nadalin Massarotto Tel: 4583-7767 / 4583-7768

E-mail: marisa.nadalin@astra-sa.com

Endereço: Rua Professor José Leme do Prado, no. 85 Jardim Primavera - Jundiaí

(12)

CRONOGRAMA

Lançamento da Olimpíada.

16/06/2021, às 15h30

Inscrições para a primeira fase.

ATÉ 08/07/2021

Realização da prova na escola (1ª fase)

06/08/2021

Inscrições para a segunda fase.

ATÉ 10/09/2021

Realização da prova (2ª fase) na escola em que o aluno estuda. • Início: 9h.

• Término: 12h.

22/10/2021

Premiação nas instalações da ASTRA, a ser confirmada em data próxima ao evento: Rua Professor José Leme do Prado, nº 85 – Jardim Primavera - Jundiaí

(13)

OLIMPÍADA ESTUDANTIL

ASTRA DE MATEMÁTICA

Referências

Documentos relacionados

Entende-se, na análise das quatro sub- escalas que escores percentílicos entre 15 e 85 são considerados esperados e pessoas com essa pontuação não apresentam

Os Proponentes Compradores interessados em participar deste processo deverão enviar o TERMO DE ADESÃO, conforme modelo previsto no Anexo II, assinado por seus representantes

Moda do século XX no Brasil: década de 10 o Luxo e Sofisticação (influências da moda euro - peia no Brasil) década de 20 o Melindrosa e Almofadinha (moda carioca x moda

Então acesse http://www.mdrh.com.br e cadastre o seu currículo em nosso banco de talentos ou envie e-mail para mdrh@mdrh.com.br. Mais informações pelos telefones: (49) 3323-5804

Depois de Vera Jardim, provedor do cliente, ter afirmado (ver notícia) que as cauções pagas ao Turismo de Portugal necessitam de "supervisão a sério",

Fica Instituído o Plano de Saúde Ambulatorial para todo os empregados da categoria aqui representada, na forma da proposta apresentada pelo Sindicato dos

As culturas do milho e sorgo (Sorghum bicolor, L. Moench) têm sido as mais utilizadas para a produção de forragem de alto valor nutricional, sendo de fácil semeadura,

A escola democrática é aquela que põe em prática o ideal democrático e procura transformar essa prática em atitude fundamental do professor, do aluno