• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL E DA DENSIDADE ENERGÉTICA DE LANCHES DE LANCHONETES DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU MOOCA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÍTULO: AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL E DA DENSIDADE ENERGÉTICA DE LANCHES DE LANCHONETES DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU MOOCA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: AVALIAÇÃO DO VALOR NUTRICIONAL E DA DENSIDADE ENERGÉTICA DE LANCHES DE LANCHONETES DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU MOOCA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Nutrição

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU - USJT AUTOR(ES): SILAS DE FARIA BUSSATO

(2)

1. Resumo

Considerando que os estudantes universitários geralmente realizam práticas alimentares inadequadas dentro dos ambientes universitários, dando preferência a alimentos com maior valor energético, também em virtude da baixa oferta de alimentos saudáveis por parte da instituição. OBJETIVO: Elaborar as fichas técnicas, avaliar o valor nutricional e a densidade energética dos salgados de lanchonetes na Universidade São Judas Tadeu, campus Mooca. CASUÍSTICA E MÉTODOS: Foram levantados dados como quantidade de salgados a serem comprados, variedade de massas, recheios e preços de salgados. Uma vez coletadas, as amostras tiveram seus ingredientes separados e pesados individualmente. Os dados obtidos alimentaram as tabelas de valor nutricional, onde foram utilizadas as tabelas TACO, IBGE e rótulos de embalagens de alimentos industrializados para estimar a composição nutricional de cada ingrediente. Os dados foram utilizados para elaborar tabelas com informação nutricional segundo as normas para rotulagem de alimentos e resolução RDC n° 359 e 360 de 2003. O cálculo da massa pronta foi estimado a partir de uma mistura para salgados, para as preparações que foram fritas foi levado em consideração em cima do peso bruto 10% óleo, 5% ovo, 10% farinha de trigo e um grama de sal. Em relação ao sal foi estimado um grama para todo recheio que precisasse de tempero, por exemplo, frango e carne. RESULTADOS: Foram elaboradas vinte e uma fichas técnicas com nome da preparação, foto da preparação, custo da porção, peso bruto, peso ajustado, massa, recheio, densidade energética, valor nutricional de cada ingrediente e informação nutricional da preparação. CONCLUSÂO: Foram avaliados vinte e um salgados, onde foi observado que quase todos os salgados examinados possuíam uma alta densidade energética, elevado teor lipídico, elevado teor de sódio e baixo teor de fibras alimentares.

Palavras-chaves: salgados, densidade energética, ficha técnica.

2. Introdução

Os hábitos alimentares das pessoas sofrem alterações constantes devido às mudanças no estilo de vida, como o aumento no consumo de alimentos prontos para consumo e na realização de refeições fora do lar. Em países desenvolvidos a

(3)

alimentação realizada fora do domicílio contribui com uma parcela de até 39% das calorias consumidas. Nas áreas urbanas do Brasil, 18% das calorias são provenientes de alimentos preparados e consumidos fora de casa (BEZERRA et al., 2016).

O consumo alimentar fora de casa está associado a hábitos alimentares menos saudáveis e a desequilíbrios nutricionais. Estudos indicam que as refeições realizadas fora de casa são desequilibradas, pois incluem grandes quantidades de alimentos, são mais calóricas, possuem altos níveis de gordura total e saturada e contem baixos níveis de fibras, cálcio e ferro, referente ao baixo consumo de leite, frutas e hortaliças (LINHARES, 2012).

No momento em que os estudantes ingressam nos centros universitários ficam mais preocupados em ter um bom desempenho acadêmico, participar das relações culturais e manter boas relações sociais, por isso deixam de lado a importância de uma alimentação saudável, caracterizando então uma inadequação alimentar, vinculados a fatores ambientais, hábitos regionais, valores sociais, entre outros (FEITOSA et al., 2010).

No entanto, universitários que estudam e trabalham ou estagiam possuem pouca disponibilidade de tempo para realizarem uma alimentação balanceada. Além disso, possuem também gastos com materiais do curso, mensalidade e transporte. Assim, há o aumento do consumo de alimentos com alto valor calórico, os chamados fast foods, e baixo consumo de alimentos mais nutritivos, colocando o organismo em diversas carências que podem acarretar prejuízos à saúde (SOUZA et al., 2014).

3. Objetivos

Elaborar as fichas técnicas, avaliar o valor nutricional e a densidade energética dos salgados de lanchonetes na Universidade São Judas Tadeu, campus Mooca.

4. Metodologia

Foram elaboradas fichas técnicas com as seguintes informações: nome da preparação, foto da preparação, custo da porção, peso bruto, peso ajustado, massa, recheio, densidade energética, valor nutricional de cada ingrediente e informação nutricional da preparação.

(4)

Para o cálculo da massa pronta foi estimado a partir de uma mistura para salgados, foi utilizado mistura para massa de salgadinho (Itaquara®) segundo o seu rendimento, para as preparações que foram fritas foi levado em consideração em cima do peso bruto 10% óleo, 5% ovo, 10% farinha de trigo e um grama de sal. Em relação ao sal foi estimado um grama para todo recheio que precisasse de tempero, por exemplo, frango e carne. Para obtenção do valor nutricional foram calculados: energia, proteína, carboidrato, gordura total, fibras alimentares e sódio, utilizando-se das tabelas TACO, IBGE e rótulos de embalagens de alimentos industrializados. Foi elaborada informação nutricional segundo as normas para rotulagem de alimentos e resolução RDC n° 359 e 360 de 2003.

Para o cálculo da densidade energética foi utilizado da energia (kcal) pelo peso bruto do alimento (g) resultando em kcal/g do alimento.

5. Desenvolvimento

O estudo teve início no dia 01/08/2019, quando foram levantados dados como quantidade de salgados a serem comprados, variedade de massas, recheios e preços de salgados produzidos por lanchonetes da Universidade São Judas Tadeu, Unidade Mooca. As amostras foram recolhidas e levadas para o laboratório de Técnica Dietética, onde os ingredientes foram separados e pesados individualmente. A partir desses dados foram elaboradas fichas técnicas.

6. Resultados preliminares

Foram avaliados vinte e um salgados apresentados a seguir; onde os dados encontrados mostram que quase todos os salgados examinados possuíam uma alta densidade energética, elevado teor lipídico, elevado teor de sódio e baixo teor de fibras alimentares.

(5)

Nome da Preparação: Enroladinho de salsicha

Peso da porção 250g

Densidade Energética 2,3kcal/g

Custo da Porção R$ 5,00

Ingredientes Peso obtido (g) Peso ajustado (g)

Massa 115,85 120,0 Salsicha 103,27 100,0 Queijo muçarela 27,47 30,0 TOTAL 249,02 250,0 Valor Nutricional Alimento Quantidade (g/mL) Energia (kcal) Proteína (g) Carboidrato (g) Gordura Total (g) Fibra (g) Sódio (mg) Massa 44,4 165,2 4,0 29,8 3,4 1,3 511,0 Salsicha 100,0 321,1 9,7 3,6 29,5 - 1174,7 Muçarela 30,0 95,4 6,5 0,7 7,4 - 124,5 TOTAL - 581,7 20,2 34,1 40,3 1,3 1810,2 Porção de 160g (1 unidade)

Quantidade por porção %VD(*)

Valor energético 582kcal ou 2437kJ 29%

Carboidratos 34g 11%

Proteínas 20g 27%

Gorduras totais 40g 78%

Fibra alimentar 1,3g 5%

Sódio 1810mg 75%

*Valores Diários com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kj. Seus valores podem ser

maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.**VD não estabelecido

(6)

7. Fontes consultadas

FEITOSA, E. P. S.; DANTAS, C. A. O.; ANDRADE-WARTHA, E. R. S;. MARCELLINI, MENDES-NETTO, R. S. Hábitos Alimentares de estudantes de uma universidade pública no Nordeste, Brasil. Alim. Nutr. v.21, n.2, p.225-230, 2010.

LINHARES, A. S. L. Consumo alimentar fora de casa, seus fatores determinantes e associação ao padrão alimentar mediterrâneo. Trabalho de investigação. Porto, 2012. BEZERRA et al. Alimentação fora de casa e excesso de peso: uma análise dos mecanismos explicativos. Unifor, Fortaleza, 2016.

SOUZA et al. Perfil dos Alunos Universitários dos Cursos de Educação Física e Fisioterapia em Relação à Alimentação e a Atividade Física. Unifoa, Junho de 2014.

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Na IUCN (2013) é listado como uma ave de baixo risco de extinção, devido principalmente à ampla distribuição. No entanto, é considerado ameaçado de extinção em diversos

c) ter revelado comportamento exemplar, não tendo sofrido nenhuma punição disciplinar; e, d) ter cumprido o curso no prazo mínimo de integralização. 2o O controle da média

Com a realização da Ficha de Diagnóstico, o professor deve averiguar as aprendizagens dos alunos já realizadas sobre números racionais não negativos – operações e propriedades.

Medição de Radiação Térmica com Modulador Sigma-Delta Termoresistivo Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica - Valter Rosa - UFBA-SET2016.. Figura 4.9 Foto da bancada de testes

relacionadas ao %p60 como o patchouli, !er#asco e !aleriana. Para o#ter terra de terra de.. cemit5rio e deixar um agradecimento adeuado ao mesmo tempo, !oc& não precisa

Um ADSCP explora uma definição explícita do processo de software e pode ser visto como a automatização parcial desse processo, incluindo mecanismos para

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL