• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 002/2015. Administração Regional (TERESINA) CURSOS TURNO VAGAS. SESC Ilhotas (TERESINA) CURSOS TURNO VAGAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 002/2015. Administração Regional (TERESINA) CURSOS TURNO VAGAS. SESC Ilhotas (TERESINA) CURSOS TURNO VAGAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 002/2015

O SESC – Serviço Social do Comércio no Estado do Piauí torna público que se encontram aberturas às inscrições para Teste Seletivo de Bolsas de Estágio em diversas áreas, sendo a seleção regida pelas normas e condições expressas, a seguir, neste edital.

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:

1. O número de vagas, a escolaridade e a área são os estabelecidos a seguir:

Administração Regional

(TERESINA)

CURSOS TURNO VAGAS

INFORMÁTICA Manhã 01

CONTABILIDADE Manhã 01

TOTAL 02

SESC Ilhotas

(TERESINA)

CURSOS TURNO VAGAS

PEDAGOGIA Manhã 09

Tarde 10

EDUCAÇÃO FÍSICA - 08

SERVIÇO SOCIAL Manhã 01

Tarde 01 NUTRIÇÃO Manhã 01 Tarde 01 MEDICINA - 02 TOTAL 33

SESC Centro

(TERESINA)

CURSOS TURNO VAGAS

BIBLIOTECONOMIA Manhã 01

Tarde 01

ODONTOLOGIA - 03

(2)

SESC Avenida

(PARNAÍBA)

CURSOS TURNO VAGAS

PEDAGOGIA Tarde 01

LETRAS Tarde 01

TOTAL 02

SESC Beira-Rio

( PARNAÍBA)

CURSOS TURNO VAGAS

PEDAGOGIA Manhã 05

Tarde 05

TOTAL 10

SESC Praia

(LUIS CORREIA)

CURSOS TURNO VAGAS

TURISMO Manhã 01 Tarde 01 NUTRIÇÃO Manhã 01 INFORMÁTICA Manhã 01 TOTAL 04

SESC Floriano

CURSOS TURNO VAGAS

(3)

2. São requisitos para aprovação na bolsa de estágio:

Está em período equivalente à metade do curso e não possuir nenhuma reprovação no seu histórico escolar (nem por nota, nem por falta);

• Ter disponibilidade de horário para o estágio;

• A Faculdade do candidato deve possuir convênio com o SESC-PI ou se dispor a firma convênio com esta Entidade. Caso a Faculdade do candidato aprovado se recuse a firma convênio ou a assinar o Termo de Estágio, tal estagiário será desclassificado e chamaremos o próximo na lista de classificação.

• Ex-estagiários do Departamento Nacional do SESC (DN) não poderão mais participar deste processo seletivo.

Ex-estagiários do Departamento Regional do SESC (DR) que já tenham completado 2 anos de estágio também não poderão participar deste processo seletivo.

3. O estágio terá duração de 10 meses e o estagiário receberá Bolsa Auxílio no valor de R$ 656,00 (Seiscentos cinquenta e seis reais) mais R$ 140,00 (cento e quarenta reais), a título de auxílio Transporte mês.

SESC Ler - Piripiri

CURSOS TURNO VAGAS

PEDAGOGIA Manhã 01

Tarde 01

TOTAL 02

SESC Ler - São Raimundo Nonato

CURSOS TURNO VAGAS

PEDAGOGIA Tarde 01

Noite 01

TOTAL 02

SESC Ler - São João do Piauí

CURSOS TURNO VAGAS

PEDAGOGIA Manhã 01

Noite 01

(4)

II – DAS INSCRIÇÕES:

1. A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.

2. As inscrições ficarão abertas no período de 02 a 04 de Março das 8:30h às 11:00h e das 13:00h às 16:00h nas Unidades do SESC-PI a seguir relacionadas:

• SESC – Administração Regional – Av. Campos Sales, nº 1111, 2º andar, Teresina-PI. • SESC – Avenida – Av. Presidente Vargas, s/n, Centro, Parnaíba-PI.

• SESC – Floriano – Rua João Gonçalves Filho, s/n, Tibetão, Floriano-PI.

• SESC Ler – São João do Piauí – Rua Travessa Santo Antônio, nº 749, Bairro Vermelha. • SESC Ler – Piripiri – Rua Jeronimo Bezerra, s/n – Matadouro.

• SESC Ler – São Raimundo Nonato – Rua Capitão Newton Rubens, 900, Centro.

3. Será cobrado do candidato, como taxa de inscrição, 1 (uma) lata de leite em pó de 400g, para posterior doação ao projeto Mesa Brasil, que sob nenhuma hipótese será devolvida ao candidato. 4. No ato da inscrição o candidato deverá, ainda, comparecer munido dos seguintes documentos:

Ficha de inscrição devidamente preenchida (esta disponível em nosso site); • 1 Fotos 3 X 4;

• Cópia da Carteira de Identidade e CPF;

• Comprovante de endereço em que conste o CEP;

• Declaração da Instituição de Ensino Superior que o aluno está regulamente matriculo. Nesta deve constar o período que o mesmo se encontra cursando (assinada);

• Histórico Universitário atualizado.

5. As informações prestadas na Ficha de Inscrição e demais documentos serão de inteira responsabilidade do candidato, reservando-se a direção do SESC-PI o direito de excluir do Processo Seletivo aquele que não preencher esse documento de forma completa, correta, legível e/ou fornecer dados inverídicos ou falsos.

6. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição ou prova do candidato, desde que seja verificada a falsidade de declarações e/ou irregularidades nas provas ou nos documentos apresentados.

III – DAS PROVAS:

1. A seleção conterá duas fases: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será feita por meio de Prova de Conhecimentos Específicos. A Segunda fase consiste em entrevista e terá caráter também eliminatório e classificatório.

2. A prova de Conhecimentos Específicos conterá questões inerentes ao curso de formação correspondente à vaga pleiteada, conforme conteúdo programático anexo.

IV – PRESTAÇÃO DAS PROVAS:

1. As provas realizar-se-ão nas respectivas cidades dependendo da vaga para a qual foi feita a inscrição.

2. Ao candidato só será permitido a realização das provas na respectiva data e local determinados por este Edital. Assim, o candidato que se inscrever para disputar uma vaga de Parnaíba, por exemplo,

(5)

6. Somente será admitido à sala de provas o candidato que estiver portando documento original de identificação. Esse documento deverá está em perfeitas condições, de forma a permitir, com clareza, a identificação do candidato.

7. Não haverá segunda chamada ou repetição de provas.

8. Qualquer pedido de revisão de provas deverá ser feito por escrito no prazo de 24 horas após a divulgação do resultado da prova objetiva.

9. Não será permitida qualquer espécie de consulta a livro de doutrinas, periódicos ou máquinas calculadoras, devendo o candidato está portando apenas caneta esferográfica (azul ou preta), lápis e borracha quando da resolução das questões.

10. Não será permitida qualquer espécie de comunicação entre os candidatos no momento da realização da prova.

11. Não será permitido o porte de aparelhos celulares dentro da sala de aplicação das provas. 12. A inobservância dos itens supra, implicará na sumária eliminação do candidato.

13. Será excluído do processo seletivo o candidato que se apresentar fora do horário estabelecido para a realização da prova.

14. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas, que será de 2 horas.

V – DA CLASSIFICAÇÃO:

1. Será classificado para a entrevista candidatos Estarão habilitados para o item supra os candidatos que obtiverem as maiores notas na prova escrita.

2. O resultado da prova escrita será divulgado no site do SESC, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento do resultado pelo mesmo.

3. Em caso de empate de notas na ultima colocação irão para a entrevista todos os candidatos com nota igual.

4. Ao candidato só será permitido a realização da entrevista na respectiva data e local determinados previamente através do site.

VI – DISPOSIÇÕES FINAIS:

1. Não será fornecido ao candidato qualquer documento de classificação nesta Seleção. 2. Será firmado termo de estágio com os candidatos selecionados, devendo o mesmo ser

assinado pelo estagiário, pela Instituição de Ensino e pelo SESC e entregue nos primeiros 15 dias uteis de estágio.

3. O SESC poderá, a qualquer momento, dar por terminado o estágio, bastando, para tanto, comunicação previamente, por escrito, ao estagiário e à Instituição de Ensino.

Teresina, 25 de Fevereiro de 2015.

____________________________________________________ FRANCISCO VALDECI DE SOUSA CAVALCANTE

(6)

ANEXO I

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Pedagogia ou Norma Superior - Psicologia da Educação - fundamentos teóricos,

aplicações à prática pedagógica; A filosofia da Educação - compreensão das relações entre o fenômeno educativo e o funcionamento da sociedade, e os pensadores. Sociologia da Educação - compreensão e caracterização da inter-relação ser humano/sociedade/educação à luz de diferentes teorias sociológicas; História da Educação – ideias e metodos. Didática Geral – teorias do conhecimento e da aprendizagem, o papel da didatica na formaçlão do professor, a didátixca e suas dimensões; Legislação e Organização da Educação Básica - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Nutrição: Alimentos e nutrientes. Fisiologia e Metabolismo da Nutrição. Composição, propriedades e transformações dos alimentos. Métodos de conservação de alimentos. Ferramentas de segurança alimentar: boas práticas de fabricação (BPF), Análise de perigos e pontos críticos de Controle (APPCC). Microbiologia de alimentos. Análise sensorial de alimentos. Planejamento e administração de serviços de alimentação: aspectos físicos e estruturais, sistema de distribuição de refeições, planejamento de cardápios, gestão de estoque, planejamento, análise, avaliação e custos de refeições. Necessidades e recomendações nutricionais. Biodisponibilidade de nutrientes. Métodos de avaliação nutricional. Técnica dietética: seleção e preparo de alimentos. Nutrição nos ciclos de vida: gestação, lactação, infância, adolescência, adulto e idoso. Educação Alimentar. Vigilância alimentar e nutricional. Políticas de segurança alimentar e nutricional.

Odontologia: Saúde coletiva: controle da cárie em populações. Determinantes de cárie

dentária. Propriedades de ação preventiva. Estratégia para a promoção de saúde bucal: princípios gerais, níveis de atenção e política odontológica. Identificação de problemas. Educação em saúde; Dentística restauradora: Materiais dentários. Adesão aos tecidos dentários. Restaurações diretas com resinas compostas. Restaurações em amálgama. Restaura com ionômero de Vidro. Proteção do complexo dentino-pulpar; Cirurgia: Procedimentos de biossegurança e cadeia asséptica. Técnica cirúrgica de exodontias. Complicações cirúrgicas. Controle das desordens temporomandibulares; Odontopediatria: Cariologia clínica. Tratamento das lesões cariosas em decíduos.

(7)

bucais. Lesões vesículo-bolhosas. Câncer bucal. Radiologia na odontologia. Sustentabilidade - plano de gerenciamento dos resíduos em serviço de saúde e normas de manejo de material de consumo odontológico estocado em almoxarifado; ética: código de ética odontológica.

Educação Física: História da Educação Física Aprendizagem Motora Fisiologia

Cinesiologia. Treinamento Desportivo Crescimento de Desenvolvimento Socorros e Urgência Recreação e Lazer Basquete Vôlei Futsal

Assistência Social: Os fundamentos históricos, teóricos, metodológicos e éticos do Serviço Social no Brasil; Serviço Social e formação profissional; O significado social da profissão na reprodução das relações sociais capitalistas; Questão social, direitos e a trajetória das políticas sociais no Brasil; A Política de Seguridade Social Brasileira; Os desafios ao Serviço Social na contemporaneidade e os diferentes espaços sócio ocupacionais; A Lei de Regulamentação da Profissão, O Código de Ética do Assistente Social e as Resoluções do CFESS sobre o trabalho profissional; A dimensão política da prática profissional; Pesquisa em Serviço Social; Metodologia do Serviço Social; Desafios do Serviço Social na contemporaneidade; Serviço Social e interdisciplinaridade.

Biblioteconomia: Introdução à Biblioteconomia: fundamentos da Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Introdução à Catalogação (MARC 21 e AACR2).Introdução Classificação (CCD e CDU).Introdução às Tecnologias da Informação. Serviço de Referência. Noções de Indexação. Organização de Bibliotecas. Referências Bibliográficas. Fontes de Informação

Contabilidade: Contabilidade Geral: Patrimônio e Variações Patrimoniais:

Conceituação, ativos, passivos, patrimônio líquido, aspecto qualitativo e quantitativo do patrimônio, representação gráfica do patrimônio, equação básica da contabilidade. Atos e fatos contábeis (permutativos, modificativos e mistos), formação, subscrição e integralização de capital, registros de mutações patrimoniais e apuração do resultado (receitas e despesas). Plano de contas e procedimentos de escrituração: Conceito, classificação (patrimoniais, resultado e compensação) e natureza das contas (devedoras e credoras). Método das partidas dobradas, mecanismos de débito e crédito, teoria das origens e aplicação de recursos, lançamento (elementos essenciais, fórmulas), regime de caixa x regime competência, balancete de verificação, livros utilizados na escrituração. Mensuração e reconhecimento de operações: Mensuração e reconhecimento das transações das sociedades empresárias, tais como: transações de compras e vendas, transações de mercadorias, fretes e seguros, apuração do custo das mercadorias, produtos e serviços vendidos (inventário periódico e inventário permanente), receitas, despesas, apuração e destinação do resultado, tributos, aplicações financeiras, empréstimos e financiamentos bancários, duplicatas descontadas, receitas e despesas financeiras, folha de pagamento, estoques, ativo imobilizado, ativos biológicos e ativos intangíveis, métodos de depreciação, de amortização e de exaustão, vendas de ativos

(8)

diversos (ganhos e perdas), constituição de provisões e demais operações necessárias à atividade das sociedades empresárias. Avaliação de Ativos e Passivos: Custo histórico. Custo Corrente. Valor realizável. Valor presente. Valor justo. Valor recuperável de ativos. Atualização monetária. Método da equivalência patrimonial. Provisões, Ativos e Passivos Contingentes: Conceito, critérios de avaliação de contingências, contingências ativas, contingências passivas. Balanço Patrimonial: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, critérios de classificação e avaliação, Ativo Circulante, Ativo Não Circulante, Passivo Circulante, Passivo Não Circulante, Patrimônio Líquido. Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Demonstração dos Fluxos de Caixa: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Método direto e indireto, Fluxo operacional, de investimento e de financiamento. Demonstração do Valor Adicionado: Apresentação, aspectos conceituais, finalidades e normatização, forma de elaboração e seus elementos. Notas explicativas: Aspectos conceituais, finalidades, normatização e conteúdos. Combinação de Negócios: Cisão, Fusão, Incorporação, Extinção, reconhecimento e mensuração de ativo identificável adquirido, de passivo assumido e de participação de não controlador na adquirida, ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill) e compra vantajosa. Consolidação das Demonstrações Contábeis: Conceito, fundamentos e procedimentos de consolidação, tais como, eliminação de resultados não realizados das transações intragrupo, eliminação der ativos e passivos decorrentes de transação intragrupo e identificação da participação dos não controladores no patrimônio e resultado, consolidação proporcional de investimento em empreendimento controlado em conjunto (Joint venture) Conversão das Demonstrações Contábeis para Moeda Estrangeira: Técnicas e taxas de conversão, Itens monetários e não monetários ganhos e perdas. Contabilidade de Custos: Conceitos, objetivos e finalidades da Contabilidade de Custos: Conceito de custos, despesas, investimento e gastos. Princípios e conceitos contábeis aplicados à Contabilidade de Custos. Classificação e nomenclatura dos custos: Custos fixos e custos variáveis, custos diretos e indiretos, custos controláveis e não-controláveis. Custos primários e custos de transformação. Objeto de custeio. Controle e registro contábil de custos: Apuração do Custo dos Produtos, Mercadorias ou Serviços Vendidos. Custos com mão-de-obra direta e indireta. Alocação dos custos com mão-de-obra. Custos com

(9)

Baseado em Atividades (ABC) e Custeio Pleno (RKW). Custo por Produto, Custo por Processo, Custo por Atividade. Sistemas de Acumulação de Custos: Acumulação de custos por ordem de produção ou encomendas. Acumulação de custos por processo. Custo dos Produtos Acabados. Custos dos produtos em elaboração. Equivalente de produção. Custos Conjuntos. Apropriação dos custos conjuntos aos co-produtos e subprodutos. Custos para controle: Custos reais (históricos), estimados e projetados. Custo Padrão. Componentes do custo padrão (padrões físicos e padrões financeiros).

Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Conceituação, Objeto e Campo de Aplicação: contabilidade aplicada ao setor público, campo de aplicação e unidade contábil. Patrimônio e Sistemas Contábeis: patrimônio público, classificação do patrimônio público sob o enfoque contábil, sistema contábil, estrutura do sistema contábil. Planejamento e seus Instrumentos sob o Enfoque Contábil: escopo de evidenciação. Transações no Setor Público: natureza das transações no setor público e seus reflexos no patrimônio público, variações patrimoniais, transações que envolvem valores de terceiros. Registro Contábil: formalidades do registro contábil, segurança da documentação contábil, reconhecimento e bases de mensuração ou avaliação aplicáveis. Demonstrações Contábeis: demonstrações contábeis, divulgação das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, balanço orçamentário balanço financeiro, demonstração das variações patrimoniais, demonstração dos fluxos de caixa, demonstração do resultado econômico, notas explicativas. Consolidação das Demonstrações Contábeis: procedimentos para consolidação. Controle Interno: abrangência, classificação e estrutura e componentes. Depreciação, amortização e exaustão: critérios de mensuração e reconhecimento, métodos de depreciação, amortização e exaustão, divulgação da depreciação, da amortização e da exaustão. Avaliação e mensuração de ativos e passivos em entidades do setor público: avaliação e mensuração, disponibilidades, créditos e dívidas, estoques, investimentos permanentes, imobilizado, intangível, diferido, reavaliação e redução ao valor recuperável.

Informática: Sistema Operacionais Windows e Linux: Operações e conceitos básicos Configuração, administração e gerenciamento de serviço de compartilhamento de arquivos; Cabeamento de rede: noções sobre cabos instalações e conectores; Redes sem fio: Noções de fundamentos, e IEEE 802.11;Equipamentos de redes: repetidores, pontes, swintches e roteadores; Arquivos e impressoras: compartilhamento, instalação e acessos. Administração de usuários: Noções de gerenciamento e criação de usuários; Conceitos de Internet e Intranet; Segurança da informação Cópia de Segurança Vírus: características, métodos de combate, formas de ataque e nomenclatura; Noções de VPN; Discos rígidos: características, sistema de arquivo, particionamento e formatação dos processadores; Procedimentos para personalização e configuração do SETUP, Noções básicas de Acesso à distancia (acesso remoto) Processador de texto, planilhas eletrônicas e apresentações (pacote Microsoft office)Correio eletrônico; Redes Sociais; Noções de Windows Server.

(10)

Turismo Social: Mercado Turístico: Segmentação do mercado turístico. Competividade do mercado turísticos. Qualidade dos produtos turísticos. Agencia de Turismo agencia de viagens e turismo; agência de viagens. Principais fatores da demanda turística; Atrativos turísticos; Equipamentos e serviços turísticos; Infraestrutura; serviços urbanos; saneamento básico; sistema viário e de transportes; Tipologia dos meios de hospedagem.

Letras/Português: O tema ou a ideia global ou tópico de parágrafos. Argumento

principal defendido pelo autor. O texto literário e o não literário. Aspectos básicos do texto literário: denotação e conotação; principais recursos expressivos. Gêneros literários: lírico, narrativo/épico, dramático. Formas narrativas e seus elementos estruturais. Texto: condições de leitura e produção textual: a enunciação. Coesão e coerência textuais. Intertextualidade. Tipologia textual. Modos de organização do discurso: narrativo, descritivo e dissertativo/argumentativo. Semântica: sinonímia, antonímia, homonímia, paronímia, polissemia. Sistema ortográfico vigente. Morfossintaxe: classes de palavras. Formação de palavras. Morfologia nominal. Morfologia verbal. Morfologia pronominal. Processos sintáticos: subordinação e coordenação. Constituintes da oração e orações no período. Frase e discurso. Valores semântico-sintáticos dos conectivos. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Colocação dos termos na frase. Emprego do acento da crase. Figuras de linguagem.

Medicina: 1. Clínica Médica: Hipertensão Arterial; Fatores de Risco, Cardiovasculares;

Parada Cardiorrespiratória, Arritmia. 2. Infectologia: Infecções Cirúrgicas: Tinha do corpo; Tinha do Pé; Tinha das Unhas; Ptiríase Versicolor; Tírea do couro cabeludo; Candidíase. 3. Dermatologia: Tipos de lesões de pele; arranjos e distribuições das lesões; Principais Lesões de Pele: Dermatite de Contato, Dermatite seborreias, Dermatite esfoliativas, Herpes simples, Herpes zoster, Verrugas vulgar, Molusco Contagioso, Melanoma, Diagnostico e Tratamento das principais lesões de pele; Queimaduras de Sol e tratamento de queimaduras de Sol.

Referências

Documentos relacionados

Mediante a esse quadro e do movimento empreendido nos últimos anos pelo grupo de pesquisa na UFES 4 , que se trabalha com a formação continuada, as políticas públicas

No ano de 2014, foram realizadas cinco reuniões ordinárias do Comitê Piabanha em três municípios: Paraíba do Sul, Paty do Alferes e Petrópolis, com destaque para

Trata o processo de pedido de concessão de outorga do direito de uso de recursos hídricos, para captação de água do Reservatório na Usina Hidrelétrica de Água Vermelha, situado

A palavra grega traduzida para dons é charismata, que significa dons espirituais ou graças espirituais (Rm 5.16 e 11.29). Indica uma função, ordinária ou extraordinária,

SERTIFIKASI GURU DALAM JABATAN KUOTA TAHUN 2010 LPTK RAYON 6 IAIN WALISONGO

A principal forma de contágio deste tipo de vírus não se dá pela navegação em si, mas pelos problemas de segurança dos softwares de e-mail/navegação, ou seja, a partir do

 Os 3 principais métodos para avaliação de estoques são: custo médio, PEPS e UEPS.. Avaliação dos estoques –

normal de colocação do pedido cuja função é garantir o nível de atendimento desejado na condição de ocorrência de desvios de previsão (em modelos previsivos) ou