• Nenhum resultado encontrado

5 Provão de Bolsas EEAR 2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "5 Provão de Bolsas EEAR 2021"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)
(2)

5° Provão de Bolsas – EEAR 2021

Estratégia Militares

INSTRUÇÕES!

• Esta prova contém 40 questões objetivas com cinco alternativas cada. • A prova tem duração máxima de 4 horas;

• Os candidatos terão das 13h às 17h (horário de Brasília) para responder às questões e enviar o gabarito através do formulário eletrônico;

• O formulário estará disponível para preenchimento durante toda aplicação da prova, ou seja, das 13h às 17h;

• É importante ressaltar que só concorrerão às bolsas os candidatos que enviarem os gabaritos através do formulário dentro do horário de aplicação da prova;

• Só serão considerados para critérios de premiação os gabaritos enviados dentro do prazo de aplicação da prova, ou seja, até às 17h;

• Gabaritos enviados após às 17h estarão automaticamente desclassificados da premiação;

• Para critério de desempate, será considerado o horário de envio do gabarito. Ou seja, quem responder as questões mais rápido, terá mais chances de ser contemplado com a bolsa;

• O gabarito oficial do provão será divulgado a partir das 19h; • O resultado oficial do provão será divulgado a partir das 19h;

• É importante dizer que os candidatos que forem contemplados com a bolsa devem enviar, obrigatoriamente, e-mail para

vemsercoruja@estrategiamilitares.com.br para requerer seu prêmio;

• As premiações serão feitas seguindo à risca a tabela que indica a distribuição dos descontos;

Colocação Bolsa Condição

Até 10º 100% Se pontuação ≥ 75% de acertos

Até 30º 80% Se pontuação ≥ 60% de acertos

Até 50º 60% Se pontuação ≥ 50% de acertos

Até 100º 40% Se fizer pelo menos um ponto em cada disciplina

Cronograma do Provão – 13/06/2021

Início da prova: às 13h.

Fim da prova: às 17h.

Limite para envio do Gabarito: às 17h.

Divulgação do Gabarito: a partir das 19h.

Divulgação do Ranking: a partir das 19h, do dia 13/06/2021.

(3)

Português

Prof. Wagner Santos INSÔNIA INFELIZ E FELIZ

De repente os olhos bem abertos. E a escuridão toda escura. Deve ser noite alta. Acendo a luz da cabeceira e para o meu desespero são duas horas da noite. E a cabeça clara e lúcida. Ainda arranjarei alguém igual a quem eu possa telefonar às duas da noite e que não me maldiga. Quem? Quem sofre de insônia? E as horas não passam. Saio da cama, tomo café. E ainda por cima com um desses horríveis substitutos do açúcar porque Dr. José Carlos Cabral de Almeida, dietista, acha que preciso perder os quatro quilos que aumentei com a superalimentação depois do incêndio. E o que se passa na luz acesa da sala? Pensa-se uma escuridão clara. Não, não se pensa. se. Sente-se uma coisa que só tem um nome: solidão. Ler? Jamais. Escrever? Jamais. Passa-Sente-se um tempo, olha-Sente-se o relógio, quem sabe são cinco horas. Nem quatro chegaram. Quem estará acordado agora? E nem posso pedir que me telefonem no meio da noite pois posso estar dormindo e não perdoar. Tomar uma pílula para dormir? Mas e o vício que nos espreita? Ninguém me perdoaria o vício. Então fico sentada na sala, sentindo. Sentindo o quê? O nada. E o telefone à mão.

Mas quantas vezes a insônia é um dom. De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão. Quase nenhum ruído. Só o das ondas do mar batendo na praia. E tomo café com gosto, toda sozinha no mundo. Ninguém me interrompe o nada. É um nada a um tempo vazio e rico. E o telefone mudo, sem aquele toque súbito que sobressalta. Depois vai amanhecendo. As nuvens se clareando sob um sol às vezes pálido como uma lua, às vezes de fogo puro. Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar. O mar é meu, o sol é meu, a terra é minha. E sinto-me feliz por nada, por tudo. Até que, como o sol subindo, a casa vai acordando e há o reencontro com meus filhos sonolentos.

(Clarice Lispector. Jornal do Brasil, 1976.)

1. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Do texto, pode-se depreender que (A) a narradora sofre de insônia e precisa de alguém para conversar durante o tempo em que estiver acordada. (B) a insônia incomoda a narradora a ponto de levá-la a um médico, em busca de uma cura para o problema. (C) a condição de ex-viciada em remédios para dormir leva a narradora a se negar a utilizar remédios para dormir. (D) a solidão coloca a narradora em uma posição de desespero diante da insônia, buscando formas de dormir. (E) o fato de acordar no meio da noite faz com que a narradora passe a pensar em colocar fim a seu sofrimento.

2. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale a alternativa em que há correta análise de termo encontrado no trecho a seguir.

E ainda por cima com um desses horríveis substitutos do açúcar porque Dr. José Carlos Cabral de Almeida, dietista, acha que preciso perder os quatro quilos que aumentei com a superalimentação depois do incêndio.

(A) A construção verbal “preciso perder” é classificada como uma locução verbal com transitividade direta. (B) A expressão “do incêndio” deve ser classificada, no contexto, como uma locução adjetiva.

(C) Os dois elementos “que” encontrados no trecho são classificados morfológica e sintaticamente de forma distinta. (D) O termo “dietista” é classificado como aposto explicativo do Dr. que aparece antes dele.

(4)

3. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Em “E o telefone à mão”, há uso de crase considerado obrigatório. Em qual das alternativas a seguir, a crase é considerada proibitiva, de forma oposta à exemplificada?

(A) Eles querem acesso à planilha com os gastos. (B) Todos foram à casa do amigo para dar apoio a ele. (C) Retornamos à terra são e salvos depois do embarque.

(D) Eu quero enviar um presente à senhorita antes do aniversário. (E) Pedi à minha tia uma ajuda com os exercícios de português.

4. Leia o trecho a seguir, retirado da crônica de Clarice Lispector:

Passa-se um tempo, olha-se o relógio, quem sabe são cinco horas. Nem quatro chegaram.

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Percebe-se, como é comum nos textos, uma relação de significado unindo os dois períodos. No caso em destaque, essa relação deveria ser entendida como

(A) adversativa. (B) aditiva. (C) consecutiva. (D) explicativa. (E) conclusiva.

5. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Com relação à concordância nominal, assinale a alternativa em que há possibilidade de dupla concordância do termo adjetivo.

(A) Envio anexas as apostilas de português. (B) Minha mãe encontrou o pai e o avô cansados. (C) Eles estavam sós nessa nova empreitada. (D) Compramos um fogão e uma geladeira nova. (E) Compraram novas canetas e um caderno.

6. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos)Assinale, a seguir, a alternativa em que o pronome oblíquo desempenhe função distinta da desempenhada pelo termo destacado em “E nem posso pedir que me telefonem no meio da noite pois posso estar dormindo e não perdoar”.

(A) Eles lhe contaram uma história de terror que assustou a todos. (B) Aquele homem me tocou a cabeça como se fôssemos amigos.

(C) O menino me perguntou se posso acabar a aula um pouco mais cedo. (D) O lojista disse que te perdoará a dívida, desde que vá até sua loja. (E) Eles não lhe enviarão nenhum resultado até que quite sua dívida.

(5)

7. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) Assinale, a seguir, a alternativa em que há construção com verbo de ligação.

(A) Eles viraram as folhas rapidamente, antes da entrada do professor. (B) Espero que eles se tornem alunos aplicados durante esse ano. (C) O tempo virou com uma velocidade impressionante em Brasília. (D) Ele, durante o show de mágica, transformou água em suco de uva. (E) Eles chegaram apressados ao local de prova, contudo não atrasados.

8. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) A palavra “superalimentação”, encontrada no primeiro parágrafo do texto, apresenta o mesmo processo de formação encontrado em:

(A) Moralidade (B) Imoral (C) Embora

(D) Emagrecimento (E) Interminável

9. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) A escrita literária permite certa liberdade com relação ao uso dos sinais de pontuação e às regras gramaticais. Dessa forma, indique a seguir o trecho do texto em que deveria haver vírgula obrigatória.

(A) “Acendo a luz da cabeceira e para o meu desespero são duas horas da noite.” (B) “Vou ao terraço e sou talvez a primeira do dia a ver a espuma branca do mar.” (C) “Sente-se uma coisa que só tem um nome: solidão.”

(D) “Ainda arranjarei alguém igual a quem eu possa telefonar às duas da noite e que não me maldiga.” (E) “De repente acordar no meio da noite e ter essa coisa rara: solidão.”

10. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Wagner Santos) No trecho “Até que, como o sol subindo, a casa vai acordando e há o reencontro com meus filhos sonolentos”, o elemento “como” deve ser classificado, no contexto, de que forma?

(A) Conjunção causal (B) Conjunção conformativa (C) Preposição

(D) Conjunção comparativa (E) Pronome relativo

(6)

Inglês

Prof.ª Kinda Lins

11. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) Marcos and Jade workded with _______ family ______ Arthur street. (A) them- on (B) their – in (C) themselves – at (D) their – on (E) them – at

12. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins)

Family in awe of woman who saved her twin from crocodile while swimming in Mexico

The ______ sister of twins attacked by a crocodile while swimming _____ night in Mexico has said that she is “in awe” of their courage.

Hana Laurie, 33, from Alton in Hampshire, said that she initially thought it was a joke when her mother rang to tell her that Georgia had fought off a crocodile to save her identical twin, Melissa.

https://www.thetimes.co.uk (A) eldest – in (B) older – at (C) more old – at (D) oldest – on (E) eldest – at 13.

Letesenbet Gidey breaks two-day-old 10,000m world record in super spikes

The extraord’inary spate of athletics world records in the super spikes era continued on Tuesday as Letesenbet Gidey smashed the two-day-old women’s 10,000m best, set by Sifan Hassan on Sunday, by more than five seconds. It was the latest in a long line of staggering performances in the game-changing technology, which is reckoned to improve performance by between half a second and a second a lap.

Gidey, _____ was running on the same Hengelo track where Hassan set her world record, always looked confident. For much of the race – which doubled as the Ethiopian trials – she churned out 72-second laps before powering home in a final lap of 63 seconds, despite having to weave between other runners, to finish in 29min 01.03sec.

Extracted from: www.theguardian.com/sport

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) Choose the correct pronoun:

(A) which (B) who (C) whom (D) where (E) whose

(7)

14.

Going to the Zoo

Odara goes to the zoo. She sees a lion. The lion roars. She sees an elephant. The elephant has a long trunk. She sees a turtle. The turtle is slow. She sees a rabbit. The rabbit has soft fur. She sees a gorilla. The gorilla is eating a banana.

Adapted from: https://eslfast.com/kidsenglish/ke/ke001.htm

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) The sentence “The elephant has a long trunk.” in the negative form is:

(A) The elephant has not a long trunk. (B) The elephant hasn’t a long trunk. (C) The elephant hadn’t a long trunk (D) The elephant doesn’t has a long trunk. (E) The elephant does not have a long trunk.

15. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) The sentence “The gorilla is eating a banana.” is in the: (A) Simple Present

(B) Present Progressive (C) Simple Past

(D) Present Perfect (E) Past Perfect

16. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) Write the appropriate verb in the blacks: I. Camila _____ English every day.

II. João ________ to leave now. (A) studies/ want

(B) study/ not want (C) studys/ don’t want (D) doesn’t is study/ wants (E) studies/ doesn’t want

(8)

17. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) Read the following text and choose the correct option based on the text.

The Sale Associate

Joe is a sale associate. He has a lot of duties. He helps customers find things. Customers can be annoying. They always think they're right. Joe always must be nice to them. Joe also answers phone calls. People ask about products in the store.

Joe cleans the bathroom. That's the worst part. It's very dirty. He must pick up trash. He has to refill the soap. Joe is also at the cash register. He scans items. He gives people change. He gives back money for returns. He thinks his job is okay, but he plans to quit in a few years.

Adapted from: https://eslfast.com/begin4/b4/b4002.htm

(A) Customers can be irritating. (B) Clients can be awesome people. (C) Joe cleans the bedroom.

(D) He doesn’t give people change. (E) He does not plan to quit in a few years.

18. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) My brothers ________ in French when they were ten, now they ____________ how to write French anymore.

(A) wrote – don’t remember (B) wrote – didn’t remember (C) writes – doesn’t remembered (D) written – is not remembering (E) wrote – doesn’t remember

19. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) My grandmother’s house is _______________ yours. (A) further

(B) furthest than (C) the furthest (D) more further (E) farther than

20. Dear Akin,

I am sorry, I missed your party _____ Saturday.

I came home ________ foot so I arrived late ______ home

I tried to phone you ______ you were out. I hope the party went well.

Yours, Odara

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof.ª Kinda Lins) The missing words in the text above are, respectively: (A) in – at – on – but

(B) on – by – at – so (C) on – on – at – but (D) at – in – to – because (E) at – on – on – but

(9)

Matemática

Prof. Ismael Santos 21. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) O único valor de x que satisfaz a equação log3(𝑥2− 2𝑥 + 3) + log1 3 (𝑥 − 1) = log3(𝑥 + 1) é: (A) 2 (B) 3 (C) 4 (D) 6 (E) 7

22. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Determine o conjunto solução da inequação log15(𝑥 − 2) + log15𝑥 < 1 (A) (−3,5) (B) (2, ∞) (C) (2,5) (D) (5, ∞) (E) [2;11)

23. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) ) Seja 𝑓(𝑥) = 52+𝑥+ 52−𝑥 uma função definida nos reais, pode-se afirmar que 𝑓(log5(4 + √15)) é igual a:

(A) 100 (B) 50√15 (C) 200 (D) 100√15 (E) 300

24. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Dados dois números reais a e b que satisfazem as desigualdades 3 ≤ 𝑎 ≤ 7 e 2 ≤ 𝑏 ≤ 9, pode-se afirmar que:

(A) 2 7≤ 𝑏 𝑎≤ 1 3 (B) 3 ≤𝑏 𝑎≤ 7 2 (C) 1 3≤ 𝑎 𝑏≤ 7 2 (D) 2 7≤ 𝑎 𝑏≤ 1 3 (E) 2 11≤ 𝑎 𝑏≤ 4 3

(10)

25. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Sejam os conjuntos 𝐴 = {0, 1, 2, 3, 5} e 𝐵 = {8, 10, 12} e a relação R, de A em B, definida por 𝑅 = {(𝑥, 𝑦) ∈ 𝐴 × 𝐵| 𝑥 é 𝑑𝑖𝑣𝑖𝑠𝑜𝑟 𝑑𝑒 𝑦}. Nessas condições, o número de pontos no gráfico cartesiano de R é: (A) 5 (B) 6 (C) 7 (D) 8 (E) 9

26. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Na inequação 2𝑥− 12 > − 25−𝑥, o conjunto solução é: (A) (−∞, 4) ∪ (8, ∞) (B) (4,8) (C) (−∞, 2) ∪ (3, ∞) (D) (2,3) (E) (−3; 5)

27. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) O intervalo em que a função abaixo é crescente e o ponto de máximo são:

(A) Crescente para x < 3,5 e ponto de máximo (121/4, 7/2) (B) Crescente para x > 3,5 e ponto de máximo (7/2, 121/4) (C) Crescente para x < 3,5 e ponto de máximo (7/2, 121/4) (D) Crescente para x > 3,5 e ponto de máximo (121/4, 7/2) (E) Constante para todo x

(11)

28. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) De acordo com o gráfico a seguir, pode-se afirmar corretamente:

(A) A função que possui esse gráfico é injetora no intervalo [-5, 1]. (B) A função que possui esse gráfico é sobrejetora no intervalo [-5, 7]. (C) 𝑎 = 6.

(D) O par ordenado (a, 0) pertence à função. (E) A função do gráfico é par em todo seu domínio.

29. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Dada a função definida nos reais 𝑓(𝑥) = 5 + (|2𝑎 − 5| − 3)𝑥, pode-se afirmar que o intervalo de valores de a para os quais a função dada é estritamente decrescente é: (A) (5 2, ∞) (B) (−∞,5 2) (C) (1,4) (D) (5 2, 4) (E) (−1.0)

30. Considere a função f: 𝑅 → 𝑅 definida por:

𝑓(𝑥) = { 2𝑥 − 4, 𝑠𝑒 𝑥 ≤ 2 𝑥2+ 5𝑥 + 6, 𝑠𝑒 𝑥 > 2

(Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Ismael Santos) Assim, pode-se afirmar corretamente que: (A) 𝑓(0) = 𝑓(4).

(B) f é sempre crescente.

(C) 𝑥 = 2 não é o único zero da função f. (D) 𝑓(𝑥) < 0 para qualquer 𝑥 > 2. (E) 𝑓(𝑥) é sempre decrescente.

(12)

Física

Prof. Vinicius Fulconi 31. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Um projétil é disparado com velocidade 5 m/s a partir de um canhão inclinado que forma um ângulo de 30º com a horizontal. Qual deve ser o ajuste no ângulo de disparo (em graus) em relação à horizontal para que o alcance ao longo do plano seja máximo?

(A) 20 (B) 15 (C) 30 (D) 60 (E) 90

32. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Um projétil é lançado verticalmente do solo com velocidade inicial de 100 m/s. A uma altura H, a carga do projétil explode e o ruído da explosão é recebido no solo 10 segundos após a explosão. Despreze a resistência do ar e use os valores de 10 𝒎/𝒔𝟐 para a aceleração da gravidade e 300 m/s para a velocidade do som. Encontre a altura H.

(A) 3 km (B) 300 m (C) 250 m (D) 2.5 km (E) 3.5 km

33. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Um bloco de 2kg cai de uma altura de 2 m sobre uma mola cuja constante elástica é 200 N/m. O bloco se prende a mola que sofre uma compressão de H cm antes de ficar momentaneamente parada. Determine H. Considere g = 10 m/𝒔𝟐

(A) 0,74 m (B) 25,5 cm (C) 22,3 cm (D) 20,1 cm (E) 2 m

34. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Uma bola de 0.5 kg que é lançada verticalmente para cima com uma velocidade inicial de 20 m/s, atinge uma altura de 10 m. Calcule quanto de energia é perdida pela resistência do ar. A aceleração da gravidade vale 10 m/s².

(A) 50 J (B) 100 J (C) 150 J (D) 200 J (E) 300 J

(13)

35. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Em linguagem técnica, um som que se propaga no ar pode ser caracterizado, entre outros aspectos, por sua altura e por sua intensidade. Os parâmetros físicos da onda sonora que correspondem às características mencionadas são, respectivamente:

(A) Comprimento de onda e velocidade (B) Volume e velocidade

(C) Velocidade e amplitude (D) Frequência e amplitude

(E) Comprimento de onda e frequência

36. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com velocidade 0,1 da velocidade do som no ar. O automóvel está buzinando, e a sua buzina, por especificação do fabricante, emite um som puro de 990 Hz. O som ouvido pelo observador terá uma frequência de: (A) 900 Hz

(B) 1.100 Hz (C) 1000 Hz (D) 99 Hz (E) 990 Hz

37. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) N baterias indênticas de 5 V (mesmas f.e.m e resistência interna 10 𝛀) estão conectadas em paralelo. Coloca-se uma resistência, R = 10 𝛀 em paralelo à associação de baterias. A corrente fornecida à resistência é I. O valor de I é

(A) N/(2+2N) A (B) 1/4 A (C) N/2 A (D) N/4 A (E) 1/N

38. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) A velocidade de escape de um planeta X é igual à velocidade escalar em uma órbita rasante em torno do planeta Y. Sabendo que a razão entre os volumes dos planetas X e Y vale 8, determine a razção entre as densidades de X e Y:

(A) 1 (B) ½ (C) ¼ (D) 1/8 (E) 2

39. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Um corpo de massa 1 kg é lançado verticalmente para cima com uma velocidade de 20 m/s. Em relação ao ponto de lançamento, quando sua energia cinética é igual a sua potencial, a altura alcançada vale:

(A) 50 m (B) 100 m (C) 150 m (D) 200 m (E) 350 m

(14)

40. (Estratégia Militares 2021 – Inédita – Prof. Vinicius Fulconi) Qual é o instrumento óptico corrige a miopia? (A) Espelho convexo

(B) Espelho concavo (C) Lente cilíndrica (D) Lente convergente (E) Lente divergente

(15)

PREENCHA O GABARITO E CONQUISTE DESCONTOS

ATENÇÃO: O aluno conquistará desconto no percentual a seguir indicado, somente se participar

e preencher o gabarito com suas respostas dentro do prazo de aplicação da prova simulada, em que:

Colocação Bolsa Condição

Até 10º 100% Se pontuação ≥ 75% de acertos

Até 30º 80% Se pontuação ≥ 60% de acertos

Até 50º 60% Se pontuação ≥ 50% de acertos

Até 100º 40% Se fizer pelo menos um ponto em cada disciplina

Saiba mais em:

Estratégia Vestibulares

Estratégia Militares

https://t.me/estrategiavestibulares

Referências

Documentos relacionados

Contribuições/Originalidade: A identificação dos atributos que conferem qualidade ao projeto habitacional e das diretrizes de projeto que visam alcançá-los, são de fundamental

- os termos contratuais do ativo financeiro dão origem, em datas específicas, aos fluxos de caixa que são apenas pagamentos de principal e de juros sobre o valor principal em

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

Para acompanhar o certa- me, embarcou ontem, para [Recife, o proí. Colombo Ar- .«.guy, vice-presidente da Campanha. Na capital per- nambucaná já se encontra o fundador

Dolz e Schneu wly (1996), p esquisadores to mados co mo referência pelos PCN , consideram que o d esenvolvi mento da autono mia do aluno no processo de leitura e produ ção textual

Vocˆe agora j´a sabe derivar fun¸c˜oes de uma vari´avel real, usando a ‘Re- gra da Cadeia’, sabe usar estes conhecimentos para interpretar se uma dada fun¸c˜ao ´e crescente

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

SIMMEC/EMMCOMP 2014 XI Simpósio de Mecânica Computacional e II Encontro Mineiro de Modelagem Computacional ABMEC, Juiz de Fora, MG, 28-30 de maio de 2014 Figura 6 - Vista das