• Nenhum resultado encontrado

Gartner ITXPO a 05 de outubro de 2017 Orlando, Estados Unidos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gartner ITXPO a 05 de outubro de 2017 Orlando, Estados Unidos"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Gartner ITXPO 2017

01 a 05 de outubro de 2017

Orlando, Estados Unidos

(2)

Projeto Setorial Integrado para Exportação de

Software e Serviços de TI – PS

Relatório da Participação Brasileira

1. PERFIL DO EVENTO ... 3

2. DESCRIÇÃO E EVOLUÇÃO DO EVENTO ... 3

3. RESULTADOS QUALITATIVOS ... 6

4. RESULTADOS QUANTITATIVOS ... 8

5. FEEDBACK DAS EMPRESAS ... 9

Gestão da Ação: Guilherme Skaf Amorim Organização: Fernando Cariello Conteúdo qualitativo: Fernando Cariello

(3)

1. PERFIL DO EVENTO

Nome do Evento Gartner Symposium ITxpo Orlando 2017 Tipo de Ação Feira Internacional

Período

01 a 05 de outubro de 2017 País/ Estado onde

ocorreu Orlando, Florida – Estados Unidos Qtd. aproximada de visitantes 8.500 Categorias de negócios representadas Outsourcing (ITO/BPO) Prestação de serviços

Serviços de desenvolvimento sob demanda (fábrica de software e software sob encomenda) Segmentos representados Finanças Gestão Saúde Perfil do público em geral Consultores Representantes Distribuidores Empresários do setor de TI Empresários de setores variados Formadores de Opinião

2. DESCRIÇÃO E EVOLUÇÃO DO EVENTO

Importância do evento

Segundo o consultor Fernando Cariello, a edição de Orlando é o carro chefe do Gartner ITxpo. O evento é o maior encontro de CIOs do mundo, segundo os números do Gartner são:

- Mais de 450 Palestras; 1.2000 participantes; 4.300 empresas presentes; - Mais de 3.200 CIOs; 250 Analistas da Gartner; 250 patrocinadores; - 4.000 reuniões one‐on‐one com analistas.

Com isto, as empresas brasileiras ficam expostas a conteúdo de tendências do mercado de TI, benchmark de concorrência com os demais expositores e contato com clientes finais e parceiros.

Percepção dos empresários sobre a disposição do estande do Brasil

De acordo com o consultor, a posição do estande permitiu amplo acesso ao público e identificação da localização no salão Atlantic. A empresa Borba & Lewis sugeriu que “cada empresa tivesse seu único booth, fortalecendo assim a identidade da marca/conteúdo”, e este comentário foi repassado ao Gartner. Entretanto, todos os empresários informaram querer participar deste evento novamente em 2018. - "Participamos de alguns eventos de grande porte ao redor do mundo e sem dúvida a organização deste é uma das melhores que já experimentamos." (Unirede)

- "Excelente trabalho do Fernando Cariello na organização e condução do evento. Este ano tivemos mais volume de tráfego no booth, o que foi uma boa surpresa. Fizemos mais contatos promissores do que em anos anteriores. A oportunidade de ter uma apresentação de conteúdo foi muito importante também, e gostaríamos de repetí-la no próximo evento." (Actminds)

"O Garner Symposium foi um espetáculo a parte. As palestras foram sensacionais, o público de alta qualidade e o ambiente extremamente propício para divulgação da marca da empresa. Não é um evento muito de negócios, pois todos os participantes estão muito focados na programação das palestras e acabam não tendo muito tempo para obter oportunidades, porém, é um ótimo evento para fortalecer o networking." (SnowmanLabs)

(4)

Participação brasileira mediante os principais países concorrentes

O consultor identificou somente a China como país concorrente expositor. No entanto, o estande chinês estava localizado em um canto do salão, sem público passante, com estandes escritos em chinês, e foi percebido pouco ou nenhum interesse dos visitantes. Além disso, o consultor destaca a presença da equipe da Agência de Apoio a Exportação do Uruguai, que expressaram o desejo de voltar a participar do Gartner ITxpo.

Relacionamento do Brasil com os formadores de opinião

Segundo o consultor, antes do evento foi enviado convite a diversos analistas e à imprensa presente. Ao pessoal de imprensa foi enviado e-mail com a descrição das empresas e da iniciativa Brasil IT+. Durante o evento, ocorreram encontros com alguns analistas, tais como Gene Alvarez, Bill Maurer, Cassio e Dreyfuss. A imprensa local no evento passou pelo estande, mas não repassaram impressões. Foi incentivado que as empresas produzissem material próprio de press release, com envio de modelos pré-aprovados pelo Gartner e textos de divulgação.

A empresa ilegra se destacou na mídia com a apresentação do case Whirlpool, assim como houve divulgação da participação da Stefanini (http://markets.businessinsider.com/news/stocks/Stefanini-Exhibits-Innovative-Solutions-at-Gartner-Symposium-ITxpo-2017-1002914429) e Icaro. Também foi realizado apoio à empresa MC1 no encontro com analistas em reunião 1-on-1 com Stephen Smith e Jim Robinson. Principais novidades e tendências que o evento apresentou para o setor

Conforme ressaltado pelo consultor, em 2017 o Gartner focou em: Tecnologia e Informação; Estratégias de Negócios; Liderança para CIOs. Desta maneira, os CIOs tiveram maior vantagem competitiva na adoção de tecnologias digitais. Dentro destes 3 contextos o evento explorou as seguintes tendências:

- Artificial Intelligence: Do More Together

- The Future of Experience: Deliver a Winning Impression - Internet of Things: Secure the Value of Things

- Security and Risk: Build a Resilient Business - Cloud: Coordinate Success

- Platform Economy: Connect and Grow - Cost Optimization: Run IT Like a Business

- Disruption and Innovation: Redefine Your Business - Leadership in a Digital Age: All About Influence - Culture and People: Your Biggest Asset

Mapa do estande Brasil IT

(5)

Fotos do estande Brasileiro

(6)

3. RESULTADOS QUALITATIVOS

Empresas participantes junto a Softex Objetivo(s) pelo(s) qual(is) as empresas participaram da Ação Empresa Site Actminds www.actminds.com AMT www.amt.com.br Apdata www.aptdata.com Aurus www.aurus-software.com

Borba & Lewis www.borbaelewis.com

CI&T www.ciandt.com Dextra www.dextra.com.br DLN / Prosperi www.prosperi.com E-Trust www.e-trustsecurity.com Ibliss www.ibliss.com.br Ícaro www.icarotech.com Ilegra www.ilegra.com Konics www.konics.it MC1 www.mc1.com.br

Milldesk / Setrion www.milldesk.com

PoaTek www.poatek.com

Quality / Premier www.qualitysa360.com Requestia www.requestia.com Resource www.resourceit.com Snowman Labs www.snowmanlabs.com Stefanini www.stefanini.com Totvs www.totvs.com Unirede www.unirede.net Vortigo www.vortigo.com.br 11,76% 17,65% 29,41% 35,29% 35,29% 47,06% 70,59% 0% 20% 40% 60% 80%

Investimento (captação de investimento estrangeiro, investimento anjo, venture capital) Inovação e Empreendedorismo (mentoria, coaching,

capacitação, pitch, busca parceiros tecnológicos) Manutenção de contatos/clientes já estabelecidos

Desenvolvimento de Canais Inteligência Comercial (capacitação, estudo de mercado,

estudo de segmentos, benchmarking) Imagem junto ao mercado (jornalistas, formadores de

opinião, etc)

(7)

Origem dos cttos realizados durante o evento Leads Favorecidos pelo consultor

O consultor destaca que devido às regras do Gartner, o matchmaking neste evento é iniciado pelos CIOs. Obtivemos 5 solicitações de encontros com as empresas, as quais qualificamos e repassamos para as empresas Ibliss, Actminds e Ícaro. Durante o evento, foi monitorado o movimento do estande brasileiro, atraindo e direcionando leads para as empresas.

Em 2017, o Gartner Brasil selecionou apenas algumas das empresas de interesse para o Happy Hour com os CIOs brasileiros. Sendo identificado momentos de networking durante as refeições (café da manhã, almoço e coquetel noturno). Foi proporcionado ingressos na noite do parque para todos os interessados para continuarem o processo de networking em ambiente informal. Além disso, as empresas participaram do coquetel de América Latina, juntamente com Gartner.

O consultor também aponta que foram realizadas reuniões com os prospectores, na qual obtiveram presença contínua da equipe de apoio no estande do Brasil IT+, com conversas sobre mercado e estratégia de posicionamento com diversos empresários.

Leads obtidos pelo consultor

Segundo o consultor, em 2017 foram mais de 650 leads no estande do Brasil IT+, o que foi facilitado pelos 7 scanners de crachá, já que muitos dos visitantes não distribuem cartões de visita. A lista de todos os leads coletados foi disponibilizada diariamente, com envio de e-mail de convite ao estande enviado a todos os attendees e agradecimento enviado a todos os que estiveram no estande.

5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 5,88% 17,65% 17,65% 17,65% 41,18% 94,12% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Austrália Emirados Árabes Unidos Espanha Uruguai China Chile Colômbia Argentina México Estados Unidos

(8)

Lições aprendidas e recomendações para a próxima participação do Brasil neste evento

O consultor ressalta que em 2017 tivemos uma maior presença de CIOs no pavilhão de exposição. Este maior fluxo é resultado de diversas observações e reuniões com a organização do Gartner. Devido à nossa presença no evento desde 2004, notamos que após a criação do CIO lounge pelo Gartner, a presença efetiva de CIOs foi afetada, com menos interesse na visita aos estandes. Pleiteamos em diversas ocasiões uma alteração no comportamento dos executivos de conta do Gartner de forma que estes acompanhassem os CIOs para visitas guiadas.

O Gartner efetivamente alterou em 2017 o procedimento dos executivos de contas 52 do público presente no pavilhão foi de CIOs, um incremento de mais de 30% em relação ao ano anterior. Além desta alteração, o pavilhão de exposição ficou mais tempo disponível, com abertura na segunda-feira às 11h, totalizando 3 dias inteiros de salão de exposição e mais 3 horas na quinta-feira.

Verificou-se que a marca Brasil IT+ está bem posicionada. Em 2017 conseguimos junto ao Gartner aumentar a exposição das marcas das empresas, alternado levemente o design do estande sem custo para a Softex. As empresas que efetuaram um trabalho prévio de preparação e prospecção de mercado e de divulgação independente obtiveram uma maior afluência no estande.

As apresentações das sessões pelas empresas também foram bem aproveitadas pelas empresas. O modelo de 1 apresentação longa sobre um caso representativo, 1 sobre tecnologia inovadora ou que esteja alinhada ao tema do evento e 1 de produto no teatro do salão de exposição se mostrou novamente como ideal.

Notamos uma presença crescente de CIOs brasileiros, sendo que 250 CIOs vieram do Brasil para o evento. Atingimos um mix de empresas em 2017 muito balanceado no que tange a TI bimodal, contando com as maiores empresas de TI do pais – Totvs e Stefanini; grandes empresas de serviço de TI do tipo 1 (Stefanini, Resource, Quality, e Borba&Lewis) e de produto tipo 1 (Totvs, Apdata, MC1) e também empresas do tipo 2, capazes de fazer transformação digital (Dextra, CI&T, Actminds e Snowmanlabs) e uma oferta de produtos digitais amplas, com Aurus, E-trust, Ibliss e Milldesk.

Para 2018, devemos focar em incrementar este mix, dando oportunidade a empresas novas que vieram em 2017 como prospectores e apoiando as empresas que não obtiveram os resultados esperados neste evento a que se posicionem e explorem outras iniciativas de marketing.

Recomendações para as empresas que quiserem participar das próximas edições

Devido ao tamanho e importância do evento, o objetivo não deve ser exclusivamente encontrar clientes finais. As empresas devem fazer uma preparação interna prévia ao evento, estabelecendo estratégias e métricas de participação, conforme preconizamos nas reuniões preparatórias. As empresas precisam ter este evento como parte da sua estratégia de marketing e comunicação, e também de posicionamento perante o mercado.

Além disso, as empresas precisam adequar a sua oferta ao conteúdo e desejos dos attendees, de forma a obter reconhecimento, e utilizar redes sociais para identificar prospectores, criando uma estratégia de inbound marketing holística para a empresa com a inserção do Gartner como fator de diferenciação, em sincronia ao tema do evento para poder conseguir atrair os attendees ao estande. As empresas também deverão adequar a oferta ao universo Gartner, adotando a linguagem da consultoria nos seus materiais de divulgação e identificando concorrentes para benchmark.

4. RESULTADOS QUANTITATIVOS

Investimento total aproximado do PS na ação (USD) 470.588 Total investido pelas empresas (USD) 122.526

(9)

Qtd. Contatos realizados pelas empresas

795

Retorno financeiro imediato (US$) das empresas

1.142.100

Retorno financeiro 12 meses (US$) das

empresas 11.355.200 ROI estipulado 12

meses (retorno - investimento) /investimento)

18,15 (o retorno esperado é de aproximadamente 18 vezes o investimento

inicial das empresas e da Softex na ação)

5. FEEDBACK DAS EMPRESAS

Você tem interesse em participar de outras edições dessa mesma Ação:

Favor informar sua avaliação sobre os resultados gerais obtidos por meio da Ação:

Sim; 100,00% Ótimo; 82,35% Bom; 17,65%

(10)

Você teve assessoria de algum consultor externo contratado pela Softex especialmente para esse evento?

O consultor externo contratado pela Softex auxiliou na geração de contatos promissores? (para quem respondeu “sim”)

Favor informar sua avaliação sobre o suporte do consultor externo contratado pela Softex (para quem respondeu “sim”):

Favor informar sua avaliação sobre a organização geral da Ação:

Sim; 70,59% Não; 29,41% Sim; 91,67% Não; 8,33% Ótimo; 83,33% Bom; 16,67% Muito Satisfeito; 70,59% Satisfeito; 29,41%

(11)

Favor informar sua avaliação sobre o atendimento da equipe técnica de suporte:

Nuvem de palavras dos comentários dos empresários:

*

(*) DEPOIMENTOS

A organização está de parabéns pelos conteúdos, pela pontualidade e qualidade das informações prestadas pelo grupo de mensagem e pelo site. Os webinars também foram muito bons para a preparação adequada de nossa equipe. A seleção do case da Vtex foi muito boa e o case foi muito bem apresentado. A Softex está de parabéns pela organização. (E-TRUST)

Estamos muito interessados em outras ações juntamente com a Softex para a promoção da empresa no exterior. (CI&T) Evento bem organizado como um todo, ações dentro do esperado. (ÍCARO)

O suporte pré-evento e durante o evento recebido pelo consultor da Softex e pelo representante da Softex (Guilherme Amorim) foram excelentes e fundamentais para o sucesso do evento para a Dextra. O evento foi sensacional e promissor na geração de negócios. (DEXTRA) Seria mais interessante pensar em um modelo de único booth para cada empresa, fortalecendo a identidade da marca ou conteúdo. (BORBA&LEWIS)

O papel do Fernando é chave para o evento fluir bem. Contamos com o apoio dele na próxima edição. (TOTVS)

Creio que este ano pelo posicionamento do nosso booth os resultados foram superiores aos anos anteriores, além do suporte do Fernando Cariello primordial para o sucesso de nossa participação. (APDATA)

Este ano tivemos mais volume de tráfego no booth, o que foi uma boa surpresa. Fizemos mais contatos promissores do que em anos anteriores. A oportunidade de ter uma apresentação de conteúdo foi muito importante também, e gostaríamos de repeti-la no próximo evento. (PROGRAMMERS)

O Garner Symposium foi um espetáculo à parte. As palestras foram sensacionais, o público de alta qualidade e o ambiente extremamente propício para divulgação da marca da empresa. Não é um evento muito de negócios, pois todos os participantes estão muito focados na programação das palestras e acabam não tendo muito tempo para obter oportunidades, porém, é um ótimo evento para fortalecer o networking. (SNOWMAN)

Muito Satisfeito; 76,47% Satisfeito;

(12)

Referências

Documentos relacionados

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

2°) KERKHOFF, A.J., MORIARTY, P.E. The latitudinal species richness gradient in New World woody angiosperms is consistent with the tropical conservatism hypothesis. Avalie

utilizada, pois no trabalho de Diacenco (2010) foi utilizada a Teoria da Deformação Cisalhante de Alta Order (HSDT) e, neste trabalho utilizou-se a Teoria da

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo