• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA NO DIA 22 DE MARÇO DE 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG, REALIZADA NO DIA 22 DE MARÇO DE 2016"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 ATA DA REUNIÃO DA CONGREGAÇÃO DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG,

REALIZADA NO DIA 22 DE MARÇO DE 2016

Às oito horas e trinta e nove minutos do dia vinte e dois de março de dois mil e dezesseis, na sala de Reuniões “Prof. Eduy Catão”, reuniu-se a Congregação da Escola de Veterinária da UFMG, sob a presidência do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Jaime Arturo Ramírez, acompanhado pela Senhora Vice-Reitora, Professora Sandra Regina Goulart Almeida, com a presença dos seguintes membros: Professores Renato de Lima Santos, Diretor da Escola de Veterinária, Sandra Gesteira Coelho, Vice-Diretora da Escola de Veterinária, Leonardo José Camargos Lara, Diretor da Fazenda Experimental Prof. Hélio Barbosa, Joana Ribeiro da Glória, Coordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Medicina Veterinária; Daniela Chemim de Melo Hoyos, Subcoordenadora do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Aquacultura; Roberto Maurício Carvalho Guedes, Subcoordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal; Ronald Kennedy Luz, Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia; Eliane Gonçalves de Melo, Chefe do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias; Henrique César Pereira Figueiredo, Chefe do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva; Cláudia Freire de Andrade Moraes Penna, Chefe do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal; Kleber Campos Miranda Filho, Chefe do Departamento de Zootecnia; Afonso de Liguori Oliveira, Representante da Unidade junto ao Conselho Universitário; Ângela Maria Quintão Lana, Francisco Carlos Faria Lobato, Israel José da Silva (suplente), Benito Soto Blanco (suplente), Andrey Pereira Lage, Lílian Viana Teixeira, Helton Mattana Saturnino, Suzane Lilian Beier (suplente) Silvana de Vasconcelos Cançado e Ana Luiza Costa Cruz Borges, Representantes do Corpo Docente; os Servidores Técnicos Administrativos Graciela Kunrath Lima, Suellen Cristina Moreira de Sales, Wemerson Alves de Alcântara (suplente) e Mardelene Geisa Rezende, Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos. Justificaram a ausência os Professores Álan Maia Borges, Diretor do Hospital Veterinário, e Antônio de Pinho Marques Júnior, Representante da Unidade junto ao CEPE. Secretariou a sessão a Secretária Geral da Escola de Veterinária, Cássia Juliana de Souza Monteiro.

PAUTA DO DIA:

(2)

2 2. Homologar afastamentos do país:

a) Prof. Henrique César Pereira Figueiredo, no período de 24 a 27/02/2016, para Rosário/Argentina, para participar de reunião na ReFACUA - Rede de Fortalecimento de la Aquacultura, sobre a criação de uma rede nacional de laboratórios de diagnósticos de doenças de animais aquáticos na FCV-UNR;

b) Prof. Renato de Lima Santos, no período de 02 a 07/03/2016, para Washington/DC – EUA, para reunião da AAMVC;

c) Sr. Eutálio Luiz Mariani Pimenta, no período de 27 a 30/07/2015, para Assunção/Paraguai;

d) Prof. Nivaldo da Silva, no período de 03 a 11/04/2016, para Punta del Este/Uruguai, para participar como observador internacional na 43ª Reunião da COSALFA e do seminário internacional que irá elaborar guia técnico para implementar medidas de transição do status sanitário da Febre Aftosa na América do Sul.

3. Homologar projetos de prestação de serviços:

a) Projeto “Palestra em evento da Merial Saúde Animal”, coordenado pelo Professor Nelson Carneiro Baião, aprovado pela Câmara do DZOO em 19/10/2015 e ad referendum da Congregação em 22/02/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos;

b) Projeto “Curso de iniciação em carcinicultura marinha”, coordenado pelo Professor Kleber Campos Miranda Filho, aprovado pela Câmara do DZOO em 19/10/2016 e ad referendum da Congregação em 22/02/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos;

c) Projeto “Conhecendo e prevenindo a Tripanossomose dos bovinos”, coordenado pelos Professores Antônio Último de Carvalho e Elias Jorge Facury Filho, aprovado pela Câmara do DCCV em 12/02/2016 e ad referendum da Congregação em 07/03/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos.

4. Homologar distribuição das quatro bolsas do Programa de Monitoria da Graduação, alocadas na Congregação, que foram destinadas na ordem de uma para cada Departamento da EV/UFMG, ad referendum da Congregação, em 01/03/2016.

5. Elaborar lista tríplice para subsidiar o Diretor da Unidade na escolha de Diretor e Vice-Diretor para a Fazenda Experimental “Prof. Hélio Barbosa”.

(3)

3 6. Elaborar duas listas tríplices de docentes, para que sejam escolhidos substitutos para os Professores Kleber Campos Miranda Filho e Carlos Augusto Gomes Leal, no Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas e Agrárias, tendo em vista o encerramento de seus mandatos, respectivamente, em março e abril.

7. Elaborar normatização para divulgação de produtos e serviços de empresas privadas na Escola de Veterinária da UFMG.

8. Apreciar progressão funcional da Profa. Danielle Ferreira de Magalhães Soares, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, com relatórios aprovados pela Câmara do DMVP em 15/02/2016.

9. Apreciar progressão funcional do Prof. Marcos Xavier Silva, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, com relatórios aprovados pela Câmara do DMVP em 07/03/2016.

10. Apreciar Avaliação Final do Estágio Probatório do Prof. Roberto Baracat de Araújo. 11. Apreciar Avaliação Final do Estágio Probatório do Prof. Renato de Lima Santos.

12. Apreciar projetos: Subestação da Escola de Veterinária e Subestação do Prédio do Hospital Veterinário.

13. Apreciar manifestações dos Departamentos sobre a adequação de itens e da pontuação estabelecida para os mesmos nos "Parâmetros e Indicadores aplicados na avaliação docente para fins de progressão e promoção na Escola de Veterinária da UFMG", aprovados na reunião de Congregação realizada aos 22/10/2015, em especial aqueles onde está mencionado que a pontuação será “a critério da Câmara Departamental”.

14. Apreciar “Proposta de Normas para utilização do Espectrômetro de Massas no Centro de Excelência em Monitoramento de Multiresíduos”, aprovada pela Câmara do DMVP.

15. Composição de comissão encarregada de elaborar minuta de normas para prestações de serviços no âmbito da Escola de Veterinária da UFMG.

Após verificação do quórum, o Professor Renato de Lima Santos cumprimentou a todos e deu as boas-vindas ao Magnífico Reitor da UFMG, Prof. Jaime Arturo Ramírez, e à Senhora Vice-Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida. Em seguida, o Prof. Renato de Lima Santos franqueou a palavra ao Magnífico Reitor, que passou a presidir a sessão. Com a palavra, o Magnífico Reitor discursou sobre a diversidade da UFMG, agradeceu a oportunidade de participar da reunião de Congregação e ressaltou a postura ética e o profissionalismo com que o Prof. Renato de Lima Santos e a Profa. Sandra Gesteira Coelho vêm dirigindo a Escola de

(4)

4 Veterinária. Continuando sua fala, o Reitor discorreu sobre a situação financeira da Universidade e do país, destacando a necessidade de maior empenho de todos, para manter os trabalhos com qualidade em tempos de crise. Falou, ainda, sobre as previsões para o futuro da UFMG, ressaltando a importância da atividade fim da instituição. Destacou que será retomada a política de acolhimento dos professores e pesquisadores recém contratados, possibilitando a estes melhores perspectivas de sucesso. Outras novidades informadas pelo Magnífico Reitor foram a implantação do RECAD, no segundo semestre, que consiste em um novo sistema de relatório em substituição ao INA, e o lançamento do novo portal da UFMG. Sobre a infraestrutura, dentre outros projetos, será construída ciclovia, que ligará a portaria da Av. Carlos Luz à portaria da Av. Antônio Carlos. Com a palavra, a Senhora Vice-Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, informou sobre a implantação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, ressaltando ter sido um grande passo para diminuir com a evasão escolar, sobre a construção da Moradia Estudantil 3, que deverá ficar pronta no início de 2017, e sobre a internacionalização da UFMG, com a celebração de convênios com vários países da Europa. A Senhora Vice-Reitora finalizou sua fala, divulgando o evento SBPC, que ocorrerá, na UFMG, em julho de 2017, coincidindo com os 90 anos da Universidade. Franqueada a palavra aos demais membros da Congregação, o Prof. Henrique César Pereira Figueiredo parabenizou o Magnífico Reitor e a Senhora Vice-Reitora pelas medidas adotadas, visando o acolhimento dos pesquisadores e professores recém-contratados, e sugeriu uma maior integração entre essas políticas de acolhimento e a Pós-Graduação. O Prof. Henrique, aproveitou a oportunidade para solicitar maior apoio financeiro para as publicações. Finalizadas as manifestações, o Prof. Renato de Lima Santos explicitou sua satisfação com o evento SBPC, que coincidirá também com os 85 anos da Escola de Veterinária. O Prof. Renato ratificou a solicitação de esforços para lidar com a crise, feita pelo Magnífico Reitor, elogiou as medidas adotadas pelo atual Reitorado e finalizou agradecendo as honrosas presenças do Reitor e da Vice-Reitora. Com a palavra o Reitor fez breve apanhado sobre a questão do bandejão e parabenizou a Escola de Veterinária pela iniciativa de se acreditar junto à AAMVC. Finalizadas as falas do Magnífico Reitor e da Senhora Vice-Reitora, o Senhor Diretor da Escola de Veterinária, Prof. Renato de Lima Santos, agradeceu mais uma vez a presença dos mesmos e os conduziu até saída da Escola. Neste momento, a Senhora Vice-Diretora da Escola de Veterinária, Profa. Sandra Gesteira Coelho, assumiu a presidência da reunião e passou aos itens

(5)

5 da pauta, quais sejam, 1. Comunicações: a) Calendário de Reuniões de Congregação do 1º semestre de 2016: Profa. Sandra Gesteira comunicou a todos o calendário de reuniões da Congregação para o 1º semestre de 2016, informando que o mesmo seria disponibilizado no site da Escola. 2. Homologar afastamentos do país: a) Prof. Henrique César Pereira Figueiredo, no período de 24 a 27/02/2016, para Rosário/Argentina, para participar de reunião na ReFACUA - Rede de Fortalecimento de la Aquacultura, sobre a criação de uma rede nacional de laboratórios de diagnósticos de doenças de animais aquáticos na FCV-UNR: homologado

por unanimidade; b) Prof. Renato de Lima Santos, no período de 02 a 07/03/2016, para

Washington/DC – EUA, para reunião da AAMVC: homologado por unanimidade; c) Sr. Eutálio Luiz Mariani Pimenta, no período de 27 a 30/07/2015, para Assunção/Paraguai:

homologado por unanimidade; d) Prof. Nivaldo da Silva, no período de 03 a 11/04/2016, para

Punta del Este/Uruguai, para participar como observador internacional na 43ª Reunião da COSALFA e do seminário internacional que irá elaborar guia técnico para implementar medidas de transição do status sanitário da Febre Aftosa na América do Sul: homologado por

unanimidade. 3. Homologar projetos de prestação de serviços: a) Projeto “Palestra em evento da Merial Saúde Animal”, coordenado pelo Professor Nelson Carneiro Baião,

aprovado pela Câmara do DZOO em 19/10/2015 e ad referendum da Congregação em 22/02/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos: em discussão, a Profa. Sandra Gesteira passou a palavra ao Chefe do DZOO, que corroborou a aprovação do Departamento, em seguida, o item foi homologado por unanimidade; b) Projeto “Curso de

iniciação em carcinicultura marinha”, coordenado pelo Professor Kleber Campos Miranda

Filho, aprovado pela Câmara do DZOO em 19/10/2016 e ad referendum da Congregação em 22/02/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos: após análise, o item foi

homologado por unanimidade; c) Projeto “Conhecendo e prevenindo a Tripanossomose dos bovinos”, coordenado pelos Professores Antônio Último de Carvalho e Elias Jorge Facury

Filho, aprovado pela Câmara do DCCV em 12/02/2016 e ad referendum da Congregação em 07/03/2016, com parecer favorável da Comissão de Análise de Projetos: com a palavra, a Profa. Eliane Melo, Chefe do DCCV, teceu comentários sobre o projeto, reafirmando sua aprovação pela Câmara Departamental, após, o item foi homologado por unanimidade. 4. Homologar

distribuição das quatro bolsas do Programa de Monitoria da Graduação, alocadas na Congregação, que foram destinadas na ordem de uma para cada Departamento da

(6)

6

EV/UFMG, ad referendum da Congregação, em 01/03/2016: por tratar-se de item habitual,

que ocorre no início de cada ano, o mesmo foi homologado por unanimidade, sem maiores comentários. 5. Elaborar lista tríplice para subsidiar o Diretor da Unidade na escolha de

Diretor e Vice-Diretor para a Fazenda Experimental “Prof. Hélio Barbosa”: com a

palavra, o Prof. Leonardo José Camargos Lara agradeceu a colaboração de todos durante os cinco anos em que ficou à frente da Fazenda e explicou que, agora, precisa voltar a se dedicar mais aos seus alunos da graduação e da pós-graduação, por isso está deixando a Direção da Fazenda. A Profa. Sandra Gesteira agradeceu o valoroso trabalho realizado pelo Prof. Leonardo, destacando os avanços obtidos durante sua gestão. Os Professores Ana Luiza, Roberto Guedes, Afonso de Liguori, Eliane Melo e Kleber Miranda agradeceram o empenho do Prof. Leonardo José em fazer da Fazenda um local de excelência. De volta à presidência da reunião, o Prof. Renato de Lima Santos também teceu elogios e agradeceu o prestimoso trabalho realizado pelo Prof. Leonardo, como Diretor da Fazenda de Igarapé, destacando a lealdade institucional sempre observada pelo mesmo. O Prof. Renato informou aos demais membros que, em reunião do Conselho Diretor da Fazenda, realizada no dia 09 de março de 2016, foram sugeridas duas listas tríplices, uma para subsidiar a escolha do novo Diretor da Fazenda e outra para subsidiar a escolha do novo Vice-Diretor da Fazenda, conforme prevê o Regimento da FEPHB. Em seguida, o Prof. Renato leu as duas listas sugeridas, quais sejam, lista tríplice para subsidiar a escolha do novo Diretor da FEPHB: Prof. Diogo Gonzaga Jayme, Profa. Simone Koprowiski Garcia e Prof. Walter Motta Ferreira; Lista tríplice para subsidiar a escolha do novo Vice-Diretor da FEPHB: Prof. Fabiano Alvim Barbosa, Prof. Ricardo Reis e Silva e Prof. Eduardo Maldonado Turra. Após amplo debate, os membros da Congregação aprovaram as duas listas sugeridas pelo Conselho Diretor da FEPHB, na forma como foram apresentadas. 6. Elaborar duas listas tríplices de docentes, para que sejam escolhidos

substitutos para os Professores Kleber Campos Miranda Filho e Carlos Augusto Gomes Leal, no Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas e Agrárias, tendo em vista o encerramento de seus mandatos, respectivamente, em março e abril: após ampla discussão

e tendo em vista que os Professores Kleber Miranda e Carlos Leal manifestaram o desejo de serem reconduzidos na representação em foco, o colegiado, com a abstenção do Prof. Kleber Miranda, decidiu, por aclamação, pela recondução dos Professores Kleber Campos Miranda Filho e Carlos Augusto Gomes Leal, no Comitê Assessor da Área de Ciências Biológicas e

(7)

7 Agrárias. Desta forma, não será encaminhada lista tríplice à PRPq. Continuando, para melhor andamento dos trabalhos, o Prof. Renato de Lima solicitou aos demais membros permissão para inverter a pauta, deixando o item 7 para o final da reunião. Com a concordância de todos, passou diretamente à análise do item 8. Apreciar progressão funcional da Profa. Danielle

Ferreira de Magalhães Soares, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, com relatórios aprovados pela Câmara do DMVP em 15/02/2016: após discussão e manifestação

do Chefe do DMVP, o item foi aprovado por unanimidade. 9. Apreciar progressão

funcional do Prof. Marcos Xavier Silva, do nível III para o nível IV, da classe de Adjunto, com relatórios aprovados pela Câmara do DMVP em 07/03/2016: feita a devida análise,

com esclarecimentos do Chefe do DMVP, o item foi aprovado por unanimidade. 10.

Apreciar Avaliação Final do Estágio Probatório do Prof. Roberto Baracat de Araújo: com

base no relatório final da comissão avaliadora e no depoimento da Chefe do DCCV, os membros do colegiado aprovaram o item por unanimidade. Para a apreciação do item 11, o Prof. Renato de Lima, antes de se ausentar do recinto, passou a presidência da sessão para a Profa. Sandra Gesteira Coelho. 11. Apreciar Avaliação Final do Estágio Probatório do Prof.

Renato de Lima Santos: a Profa. Sandra Gesteira mencionou a aprovação indicada no

relatório final elaborado pela Comissão avaliadora e passou a palavra para Profa. Eliane Melo, Chefe do DCCV, que corroborou a aprovação indicada no referido relatório. Em seguida, o item foi apreciado e aprovado pela a unanimidade dos membros da Congregação. Finalizada a apreciação do item 11, o Prof. Renato de Lima Santos retornou à presidência da sessão. 12.

Apreciar projetos: Subestação da Escola de Veterinária e Subestação do Prédio do Hospital Veterinário: O Prof. Renato de Lima explicou a localização das subestações e

destacou que será feita toda a expansão possível para a Escola de Veterinária. Em votação, os projetos foram aprovados por unanimidade. 13. Apreciar manifestações dos

Departamentos sobre a adequação de itens e da pontuação estabelecida para os mesmos nos "Parâmetros e Indicadores aplicados na avaliação docente para fins de progressão e promoção na Escola de Veterinária da UFMG", aprovados na reunião de Congregação realizada aos 22/10/2015, em especial aqueles onde está mencionado que a pontuação será “a critério da Câmara Departamental”: Com a palavra, o Prof. Afonso explicou o trabalho

realizado pela comissão e esclareceu dúvidas de vários membros do colegiado. Após amplo debate, dentre outros destaques, foram aprovadas as seguintes alterações no texto: onde se lê

(8)

8 “APIC”, passará a ler-se “APIC/APIAQUA”, e a pontuação atribuída à co-orientação valerá 50% (cinquenta por cento) da pontuação atribuída à orientação, sem alterar-se a atual pontuação atribuída à orientação. Em votação, o texto dos "Parâmetros e Indicadores aplicados na avaliação docente para fins de progressão e promoção na Escola de Veterinária da UFMG" foram aprovados, sem prejuízo dos destaques apresentados, conforme anexo. 14. Apreciar

“Proposta de Normas para utilização do Espectrômetro de Massas no Centro de Excelência em Monitoramento de Multiresíduos”, aprovada pela Câmara do DMVP: após

discussão, a proposta apresentada foi aprovada por unanimidade (cópia anexa), com os seguintes destaques: a) substituição na “Ficha de Cadastro” e na “Requisição de análises por espectrometria de massas” do termo “Nome do Projeto” por “Título do Projeto”, b) supressão das assinaturas da equipe no “Termo de ciência das regras de uso – Compromisso do usuário”, c) o item IV do “Termo de ciência das regras de uso – Compromisso do usuário” passará a ter a seguinte redação: “O coordenador do projeto dará ciência ao CEMM das publicações resultantes do projeto executado ou em andamento”, d) a “Tabela de Custos de Análises” será transformada em anexo, devendo ser avaliada anualmente pelas Câmaras Departamentais. 15.

Composição de comissão encarregada de elaborar minuta de normas para prestações de serviços no âmbito da Escola de Veterinária da UFMG: Após amplo debate, os membros da

Congregação, por unanimidade, aprovaram que a comissão em foco deverá ser designada pelo Diretor da Unidade, com a seguinte conformação: um representante do DCCV, um representante do DMVP, um representante do DZOO, um representante do DTIPOA, um representante da FEPHB, um representante da FEPE, um representante do HV e um representante TAE. Os membros da Congregação definiram, ainda, que a comissão terá o prazo de até agosto de 2016 para apresentar minuta de normas à Congregação. Como definido anteriormente, passou-se à análise do item 7. Elaborar normatização para divulgação de

produtos e serviços de empresas privadas na Escola de Veterinária da UFMG: após

discussão, o colegiado achou por bem compor uma comissão, para que a mesma, no prazo de até agosto de 2016, apresente minuta de normas à Congregação. Desta forma, o colegiado definiu que a comissão em foco será designada pelo Diretor da Unidade e terá a seguinte estrutura: um representante do DCCV, um representante do DMVP, um representante do DZOO, um representante do DTIPOA, um representante da FEPHB, um representante da FEPE, um representante do HV, um representante TAE e um representante da Assessoria de

(9)

9 Comunicação. Finalizados os itens de pauta, o Presidente da Sessão pediu permissão aos demais membros para incluir um item fora de pauta à apreciação. Uma vez permitido, passou-se à análipassou-se do passou-seguinte item FORA DE PAUTA, qual passou-seja, Apreciar progressão funcional

da Profa. Silvana de Vasconcelos Cançado, do nível III para o nível IV, da classe de Associado, com relatórios aprovados pela Câmara do DTIPOA em 04/03/2016: após

análise e manifestações favoráveis da Chefe do DTIPOA, profa. Cláudia Penna, o item foi aprovado com a abstenção da Profa. Silvana Cançado. Finalizados os itens fora de pauta, o Prof. Renato de Lima Santos comunicou a todos que a comissão já iniciou os trabalhos relativos à acreditação da Escola de Veterinária junto à AVMA. Nada mais havendo a tratar, o Professor Renato de Lima Santos declarou encerrada a reunião, da qual eu, Cássia Juliana de Souza Monteiro, na qualidade de Secretária Geral da Escola de Veterinária, lavrei a presente ata, que dato e assino, após ser assinada pelo Presidente da Sessão e demais membros da Congregação da Escola de Veterinária da UFMG. Belo Horizonte, 22 de março 2016.

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

áudio no Home Theater e à saída de áudio na TV e pressione AUDIO SOURCE várias vezes para selecionar a origem de áudio correspondente.. Som ou

• Se o seu idioma preferido não estiver disponível para idioma de disco, de áudio ou de legenda, pode seleccionar [Outros] nas opções de menu e introduzir o código de idioma de

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Assim, sob a égide das discussões literárias em torno da linguagem, estão os artigos A essência nômade da palavra roseana: uma incursão pelo espaço literário de Ave,

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne