• Nenhum resultado encontrado

A MATEMÁTICA EXISTENTE NAS PROFISSÕES RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A MATEMÁTICA EXISTENTE NAS PROFISSÕES RESUMO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

A MATEMÁTICA EXISTENTE NAS PROFISSÕES

Joélia dos Santos Medeiros, UFRN, joeliamedeiros@yahoo.com.br Maria Isabel da Costa Pereira, UFRN, bel.bellook.isabel@gmail.com

RESUMO

Diante do interesse e incentivo aos alunos do ensino médio na escolha da profissão, buscamos observar se a Matemática é influente para esta escolha. Assim, buscamos a observar a situação de uma escola pública, nesses aspectos, no que concerne a importância da Matemática em seu cotidiano e futuramente profissional. Analisamos estes resultados, com o intuito de apresentar como a Matemática se faz presente no cotidiano de diferentes grupos sociais, por meio de uma das tendências de Ensino da Educação Matemática: a Etnomatemática – que consiste na arte ou técnica de explicar, de conhecer, de entender, nos diversos contextos culturais conciliando a matemática produzida por diversos povos, particularmente, neste caso trataremos da Matemática em algumas profissões.

Palavras chave: Cotidiano, Matemática, Etnomatemática, Profissões.

ABSTRACT

Given the interest and incentive for high school students in choosing a profession, we observe Whether mathematics is influential in this choice. Thus, we sought to observe the situation from a public school, In These respects, regards the The Importance of mathematics in Their daily life and professional future. These results We analyze in order to present how mathematics is present in the daily life of different social groups by means of the trend Teaching of Mathematics Education: The Ethnomathematics - Which is the art or technique of Explaining, Knowing, Understand, in Various cultural contexts produced by combining mathematics Several people, Particularly in this case, we address the mathematics in some professions.

Keywords: Daily, mathematics, ethnomathematics, Professions.

1 Referencial teórico

A partir de pesquisas realizadas sobre a Etnomatemática por (SOUSA; PEREIRA, 2010 nos questionamos a cerca do uso da Matemática pelos alunos, assim como o interesse em estudá-la observando a presença no cotidiano e como futura ferramenta profissional. De fato, percebemos que muitos alunos do ensino médio, estão preocupados apenas em usar a Matemática para o vestibular, achando que dependendo da profissão a qual irão seguir em suas vidas profissionais, não vão utilizar a Matemática.

(2)

Realmente, contextos culturais diferentes, grupos sociais específicos, profissões distintas fazem uso da Matemática de modo particular, mas muitas vezes estas Matemáticas são ignoradas pelos alunos que pretendem seguir determinada profissão por não conhecê-la bem. Aliado a esta expectativa, nota-se ainda um crescente interesse por parte dos alunos em conhecer mais sobre diversas profissões. Inspiramo-nos, pois nestes fatos para propor esta pesquisa A

Matemática Existente nas Profissões, a fim de abordar a Matemática utilizada nas

profissões que os discentes pretendem seguir. Para desenvolvermos tal investigação realizamos uma coleta de dados, mediante um questionário (Apêndice 1) com questões abertas e fechadas, aplicado no dia 13 de Outubro de 2011, a alunos da 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, situada na Rua Bento Gonçalves, s/n – Candelária, com o intuito de observar as profissões mais almejadas.

Após a análise dos dados obtidos nos questionários, identificamos as profissões que obtiveram mais destaque dentre os alunos da turma, com isso orientamos aos alunos a realizarem uma pesquisa sobre a matemática presente em tais profissões, estas profissões estavam relacionadas aos cursos os quais eles pretendiam prestar vestibular na UFRN, em seguida proferirmos palestras a respeito com profissionais das áreas escolhidas. Salientamos que a descrição destes dados, nossa análise e palestras, encontram-se no decorrer do corpo deste trabalho.

Apoiados em algumas definições de Etnomatemática que buscamos evidenciar a importância da Matemática do contexto escolar com a Matemática cotidiana de algumas profissões. Desta forma, podemos mencionar Knijnik (1996) que utilizou no contexto de seu trabalho de pesquisa de campo, a expressão

Abordagem Etnomatemática para designar:

a investigação das tradições, práticas e concepções matemáticas de um grupo social subordinado (quanto ao volume e composição de capital social, cultural e econômico) e o trabalho pedagógico que se desenvolve com o objetivo de que o grupo

─ interprete e decodifique seu conhecimento;

─ adquira o conhecimento produzido pela Matemática acadêmica e estabeleça comparações entre o seu conhecimento e o conhecimento acadêmico, analisando as relações de poder envolvidas no uso destes dois saberes.

(3)

Assim, propomos uma comparação da Matemática utilizada nas profissões investigadas com a Matemática acadêmica, tendo em vista que muitas vezes os alunos não sabem quando e onde irão utilizar os conhecimentos vistos até então em sala de aula.

2 Cenário da pesquisa

Nosso estudo tem como objetivo a discussão dos aspectos socioeconômicos e culturais para uma melhor abordagem referente à aprendizagem da matemática teórica, tendo como base a matemática informal utilizada no cotidiano curricular de uma comunidade escolar do Ensino Médio como já mencionado.

Na tentativa de mostrar as opiniões dos alunos sobre o devido tema, elaboramos esta pesquisa, a partir de estudos sobre a Etnomatemática, desenvolvidos num projeto preliminar que foi realizado na Escola Estadual Castro Alves1, localizada em Nova descoberta, Natal-RN (SOUSA; PEREIRA, 2010).

Deste modo, o presente trabalho mostrará, por meio da análise de dados, a relevância e uso da Matemática na vida dos alunos e seu futuro profissional, uma vez que os estudantes se questionam: porque aprender Matemática se não uso em meu dia a dia? Porque estudá-la se não preciso dela para ter um bom emprego ou uma melhor vida? Ou seja, aqueles discentes que não pretendem seguir áreas como Exatas ou Tecnológicas, acreditam que não vão usá-la.

Neste sentido, nossa proposta é analisar como os alunos da 3ª série „A‟ do ensino médio da E. E. Walfredo Gurgel relacionam a matemática vista em sala de aula com a vida secular, futuramente profissional e atual. Assim sendo, estes são os nossos objetivos: Observar através das respostas ao questionário, uma relação existente (na ótica dos discentes) entre a Matemática encontrada na realidade dos alunos com a Matemática escolar; propor uma atividade diferente (usar uma das tendências do ensino de matemática, Etnomatemática) que possa atender aos alunos trazendo sua cultura para o ensino; mostrar as relações existentes da Matemática com as áreas profissionais que os estudantes da turma com a qual realizamos a pesquisa pretendem seguir.

1

(4)

3 Análise dos dados observados

Podemos observar que os alunos da turma supracitada estão na faixa etária ideal de conclusão do ensino básico, entre 17 e 18 anos.

Podemos observar que há homogeneidade em relação ao número de meninos e meninas, o que não interfere em nossa pesquisa. A seguir podemos ainda constatar que a maioria desses alunos ao longo de suas vidas estudantis não obtiveram reprovação em Matemática.

Gráfico 1 – Faixa etária

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Gráfico 2 – Histórico de reprovação em Matemática

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011) 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00% 80,00% 15 a 16 17 a 18 mais de 19 0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00% sim não

(5)

Este fator é muito importante em nossa pesquisa, pois mostra que mesmo a Matemática sendo muitas vezes denominada chata e difícil, a grande maioria dos alunos conseguem superar as dificuldades, podemos ainda ver que outras pessoas conseguem enxergar a Matemática de outra forma:

A beleza da Matemática é o que está por detrás dos números, o que está além da sua aparência árida, rígida, exata, lógico-dedutiva, é o “espírito” da Matemática, é sua essência, que nos possibilita movimentar suas estruturas, dando-lhe sentido e significado. Portanto, enxergar a beleza do conhecimento, não apenas matemático, é poder desvelar o aparente, tirando-lhe o véu para encontrar a essência.

(apud: LORÍ; MERCEDES, 2007, p. 8)

Para tanto veremos a seguir, o que os alunos realmente acham desta matéria. Gráfico 3 – O gosto pela Matemática/aula

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Como podemos verificar analisando os dados dos gráficos acima observa-se que o índice dos alunos que gostam da disciplina de Matemática é o mesmo dos que aprovam a aula ministrada pela professora responsável pela turma pesquisada. Porém, mesmo para aqueles a qual responderam que não se identificavam com a disciplina ressaltaram sua importância, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Gráfico 4 – A importância da Matemática 0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00%

(6)

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Nesse questionamento podemos perceber que os alunos reconhecem a importância da Matemática, contudo aparentemente só no espaço escolar, pois para alguns os conteúdos matemáticos não serão usados na profissão escolhida, conforme segue.

4 A matemática na profissão escolhida

Desta forma, observamos em nossa pesquisa as relações que os alunos fazem da matemática com ações vividas no cotidiano, mas que para executá-las é necessário usar conhecimentos matemáticos, entretanto, não obrigatoriamente por pessoas que a estudam formalmente. Todavia seus professores não influenciaram em suas escolhas profissionais tomando como base o seguinte gráfico.

Gráfico 5 – Influência do professor na escolha do curso

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011) 0% 20% 40% 60% 80% 100%

sim não as vezes

0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% sim não

(7)

5 Influência de professor na escolha

Como pode ser visto em gráficos anteriores os discentes, em sua maioria, afirmam gostar da aula de Matemática, mas ressaltam que maior parte dos métodos utilizados pelos professores em sala de aula ainda são tradicionais e não utilizam metodologia diferenciada, mesmo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio destacando tal importância,

articulação da Matemática ensinada no ensino médio com temas atuais da ciência e da tecnologia é possível e necessária. Deve-se observar que as articulações com as práticas sociais não são as únicas maneiras de se favorecer a atribuição de significados a conceitos e a procedimentos matemáticos, pois isso igualmente é possível, em muitos casos, com o estabelecimento de suas conexões com outros conceitos e procedimentos matemáticos importantes.

(MEC, 2006, p.95)

Gráfico 6 – Uso de métodos diferenciados nas aulas

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Como pode ser visto em gráficos anteriores os discentes, em sua maioria, afirmam gostar da aula de Matemática, mas ressaltam que os métodos utilizados pelos professores em sala de aula ainda em sua maioria são tradicionais e não utilizam metodologia diferenciada. Destacamos abaixo:

0,00% 20,00% 40,00% 60,00% 80,00% 100,00%

(8)

Gráfico 7 – Uso de métodos diferenciados nas aulas

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Com isso, podemos perceber que mesmo existindo métodos diversificados os professores optam por antigos métodos, os quais provavelmente foram os que durante suas formações foram utilizados. Mais ainda os alunos pesquisados em grande parte não recebem auxílio em suas atividades escolares, mas frequentam outros ambientes escolares como pode ser visto nos gráficos a seguir.

Gráfico 7 – Pretensão em fazer o vestibular

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Esses dados nos revelam o caráter de preparação para o vestibular sendo muito visível o interesse dos alunos em ingressar em um Curso Superior, provavelmente pelo fato que no âmbito da sociedade e a mídia tem-se valorizado cada vez mais uma formação inicial e continuada, sendo para muitos a realização de

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00% 70,00%

sim não não respondeu

0% 20% 40% 60% 80% sim não

(9)

um sonho, além de acreditarem que, ao cursar o nível superior, possivelmente conseguiram um futuro melhor para eles e suas famílias. Com isso, eles buscam se informar e conhecer pessoas atuantes nos cursos de preferência, como se pode perceber logo mais nos gráficos.

Gráfico 8 – Conhece profissional da área escolhida

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Gráfico 9 – Participação em palestra

Fonte: Pesquisa (Outubro, 2011)

Para tomar uma decisão difícil que é escolher uma profissão (especialmente para esta faixa etária) nada melhor do que procurar alguém que tenha domínio do assunto, no caso aqui estudado, o contato com uma pessoa atuante na área escolhida pelo candidato a uma vaga dos diversos cursos ofertados pelas universidades. Desta forma, foi exatamente essa iniciativa que os alunos solicitaram

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00%

sim não não respondeu

0,00% 10,00% 20,00% 30,00% 40,00% 50,00% 60,00%

(10)

em buscar informações a respeito de seus cursos, seja através de contato com os profissionais ou por meio de palestras e que motivou o andamento do presente projeto o qual pretende ainda, a partir dos dados coletados, proferir palestras de profissionais das áreas mais escolhidas apontando a presença da matemática em tal atividade.

6 Realização de palestras

Após a análise dos questionários aplicados, retornamos a turma com a proposta de formarmos grupos, os quais iriam entrevistar um(s) profissional (is) da área destinada ao grupo. A área foi definida de acordo com os dados dos questionários, pois selecionamos a área mais escolhida por eles. As áreas foram as seguintes.

Tabela 1 – Área profissional a querer seguir

Área Quantidade

Tecnológica 7

Biomédica 7

Humanas 9

Exatas 4

No dia 03 de novembro de 2011, retornamos a turma para direcionar a pesquisa. Dividimos os grupos e sorteamos a área profissional que cada grupo, iria pesquisar para que no dia 24 de novembro de 2011, os estudantes daquela turma envolvida apresentassem na sala de aula os resultados feitos por eles da entrevista com as temáticas anteriormente ditas. Com isso, a turma pode conhecer um pouco melhor aquelas áreas, além de ser um encaminhamento para o que iria ocorrer no dia 08 de dezembro de 2011, quando na ocasião levamos para a Escola Est. Gov. Walfredo Gurgel profissionais atuantes em profissões das áreas em destaque na tabela para proferir palestras. Desta forma esses discentes tiveram uma explanação geral de como podem atuar ao desenvolver tal profissão, mas que a Matemática está interligada as diferentes áreas de estudos independente das áreas escolhidas.

(11)

7 Considerações finais

O trabalho buscou apresentar as relações entre a Matemática teórica e a Matemática do cotidiano e profissional, tendo em vista se os alunos conseguiriam perceber que as teorias estudadas em sala de aula, envolvendo os assuntos matemáticos, também estão presentes na sociedade. Então, eles ao realizarem a entrevista começaram a perceber a relação existente entre a Matemática e as profissões estudadas, mais ainda com a presença dos profissionais poderão tirar dúvidas que não foram respondidas durante as entrevistas ou até mesmo por curiosidade de conhecer outras áreas na qual ainda se fizera estranha para os estudantes.

Desta forma, todas as informações adquiridas foram de grande valia em nossa pesquisa, pois o nosso objetivo, que era analisar a forma com que os alunos relacionavam a Matemática teórica com a Matemática de seu cotidiano, especialmente, na atividade profissional pretendida, além de tentar trazer a realidade da cultura desses alunos para a sala de aula, algo que só é possível após um mero conhecimento e sondagem dos discentes. Assim sendo, estabelecemos vínculos entre a Matemática acadêmica com a Matemática itinerante da vida desses estudantes direcionada a seus interesses, particularmente na área profissional. Para tal alternativa de ensino, propomos a utilização de uma das tendências de Educação Matemática − a Etnomatemática. Com isso, a Etnomatemática, é um ótimo precursor para fazer essa aproximação das Matemáticas profissionais percebida pelos alunos e a Matemática teórica utilizada pelo professor, entrelaçando assim, vínculos entre professor e aluno para auxiliá-los no processo ensino-aprendizagem.

8 Referências

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS / SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. 135 p. (Orientações curriculares para o

ensino médio; volume 2).

KNIJNIK, Gelsa. Exclusão e resistência: educação matemática e legitimidade cultural. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

(12)

SOUSA, G. C., & PEREIRA, M. I. C. Etnomatemática: Conceitos e aplicações. In: 10. Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador, BA, 2010. (CD ROM).

VIALI, Lorí, SILVA, Mercedes Matte da. A linguagem matemática como

dificuldade para alunos do ensino médio. ENEM (Encontro Nacional de Educação

Matemática Belo Horizonte (MG.): de 18 a 21 de julho de 2007).

APÊNDICE

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA ESCOLA ESTADUAL GOV. WALFREDO GURGEL

Visando identificar onde vemos a Matemática no dia-a-dia, particularmente profissional, e a sua importância para futuros encaminhamentos, solicitamos a gentileza de responder este questionário e devolvê- lo em seguida. Agradecemos-lhes por responder.

QUESTIONÁRIO DO ALUNO 1) Idade:

( ) 15 à 16 anos ( )17 à 18 anos ( )mais de 18 anos 2) Sexo:

( )Feminino ( ) Masculino

3) Série:_________ turma:________ 4) Você já foi reprovado em Matemática?

( ) Sim ( ) Não

Em caso afirmativo, quantas vezes? Por

quê?________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 5) Você gosta de Matemática?

( ) Sim ( ) Não Justifique:

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 6) Você gosta da aula de Matemática? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 7) A Matemática é importante para a sua vida?

( ) Sim ( ) Não Justifique:

(13)

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 8) Para você qual a importância do professor de Matemática?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 9) Onde você encontra a Matemática no seu dia-a-dia?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 10) Você pretende fazer vestibular este ano? Qual curso? Qual área?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 11) Acredita que a profissão que escolheu usa a Matemática?

( )Sim ( )Não Em que? Onde? Como?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 12) O que já conhece sobre a profissão escolhida? Por que escolheu essa profissão?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 13) A área que escolheu foi pelo fato de usar/não usar cálculos?Justifique.

( )Sim ( )Não

14) Algum professor lhe influenciou a escolher esta profissão? Qual a disciplina que ele ministrava?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 15) Cite alguns profissionais que você acha que usa bastante Matemática no seu

dia-a-dia?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

16) Cite uma ou duas profissões que acha que não usa matemática em sua atividade diária:

_________________________________________________________________ 17) A Matemática aparece em alguma outra disciplina que você está estudando este ano

na escola?

( ) Sim ( ) Não

Em caso afirmativo. Qual

(is)?________________________________________________________________ 18) Quais os conteúdos de Matemática que você tem mais dificuldades?

(14)

____________________________________________________________________ 19) Como você gostaria que fossem as aulas de Matemática? Justifique.

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ 20) Algum professor de Matemática já utilizou método diferente na realização das aulas?

Quais?______________________________________________________________ ____________________________________________________________________

21) Você recebe ajuda em suas atividades escolares? De quem?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

22) Você faz algum curso preparatório para ENEM ou vestibular?

____________________________________________________________________

23) Já assistiu palestra sobre a profissão escolhida?

____________________________________________________________________ 24) Conhece algum profissional da área escolhida?

____________________________________________________________________ 25) O que motivou a escolha desse curso?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ______

26) Conhecem quais foram os cursos mais recentes criados pela UFRN?Cite-os.

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ______

27) O que você achou da resolução criada esse ano, em que o SISU passará a ser usado para o ingresso na UFRN?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ______

28) O que você entende por Matemática?

____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________

Nome (opcional):

Referências

Documentos relacionados

Não há diferença significativa entre as medianas dessas carteiras ingênuas com pesos maiores para IS maiores e as das carteiras 1/N originais.. Os resultados não

Por meio dessa empreitada esperamos elucidar a origem da iconografia da língua brasileira de sinais e desmitificar a pessoa de Flausino, importante personagem da

ClOnsideração. Mas a interpretação destas relações foi realizada de rnodo a deixar intacto o gesto criativo que define a autonomia dos campos. O período do pós - guerra

Mesmo argumentando que o número de jovens entre 18 e 25 anos que não estudam ou os motivos pelos quais eles não estudam não se diferenciam, por condição de vulnerabilidade,

Express Penta H Presa Rápida ou Material de Moldagem Express STD – presa rápida – e Express baixa viscosidade presa rápida (azul) são as variações de polimerização rápida

Portanto, o presente estudo objetiva avaliar os efeitos de um programa de intervenção precoce com lactentes prematuros, comparando a eficácia da aplicação de uma

Numa viagem pela história da higiene, são exploradas as propriedades de algumas plantas e óleos essenciais, em particular do óleo de amêndoas doces. Palavras-chave: Higiene,

Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coautor do Livro “Direito Portuário – Regulação e Trabalho na Lei nº