• Nenhum resultado encontrado

C) a conduta de Arquimedes não reúne os elementos necessários à configuração do fato como crime.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C) a conduta de Arquimedes não reúne os elementos necessários à configuração do fato como crime."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DIREITO PENAL

01. (FUNCAB - 2013 - PC-ES) Manoel estava cortando uma laranja com um canivete em seu sítio, distraído, quando seu primo, Paulo, por mera brincadeira, veio por trás e deu um grito. Em razão do susto, Manoel virou subitamente, ferindo Paulo no pescoço, provocando uma lesão que o levou a óbito. Logo, Manoel:

A) não praticou crime, pois agiu por ato reflexo.

B) praticou o crime de homicídio culposo.

C) praticou o crime de homicídio doloso por dolo direto.

D) praticou crime de lesão corporal seguida de morte.

02. (FCC - DPE-RS - Defensor Público) Arquimedes dirigia seu caminhão à noite, por uma estrada de serra, com muitas curvas, péssima sinalização e sob forte chuva. Ele estava sonolento e apenas aguardava o próximo posto de combustíveis para estacionar e dormir. Motorista experiente que era, observava as regras de tráfego no local, imprimindo ao veículo a velocidade permitida no trecho.

Entretanto, a 50 Km do posto de combustíveis mais próximo, após uma curva, Arquimedes assustou-se com um vulto que de súbito adentrou a via, imediatamente acionando os freios, sem, contudo, evitar o choque.

Inicialmente, pensou tratar-se de um animal, mas quando desembarcou do veículo, pôde constatar que se tratava de um homem. Desesperado ao vê-lo perdendo muito sangue, Arquimedes logo acionou o serviço de socorro e emergências médicas, que chegou rapidamente ao local, constatando o óbito do homem em cujo bolso foi encontrado um bilhete de despedida. Era um suicida.

Da leitura do enunciado, pode-se afirmar que:

A) Arquimedes não praticou crime, tendo em vista a incidência na hipótese da inexigibilidade de conduta diversa − excludente de culpabilidade.

B) a Arquimedes deve ser imputada a prática de homicídio culposo na direção de veículo automotor, em razão de sua

conduta negligente.

C) a conduta de Arquimedes não reúne os elementos necessários à configuração do fato como crime.

D) Arquimedes não praticou crime, uma vez que agiu em exercício regular de direito − excludente de ilicitude.

03. (VUNESP - PC-SP) Condutor dirige seu veículo e vê seu maior desafeto atravessando a rua na faixa de pedestres. Estando próximo à faixa, o condutor, consciente, deliberada e intencionalmente, acelera seu veículo e o coloca na

(2)

direção de seu desafeto, acabando por atropelá-lo e matá-lo. De acordo com o Código Penal, o crime cometido deve ser considerado

A) culposo porque o agente deu causa ao resultado por imperícia.

B) doloso porque o agente não atentou para a faixa de pedestres.

C) doloso porque o agente tinha intenção de matar seu desafeto.

D) culposo porque o agente deu causa ao resultado por negligência.

04. (FGV - MPE-RJ) Jorge pretende matar seu desafeto Marcos. Para tanto, coloca uma bomba no jato particular que o levará para a cidade de Brasília. Com 45 minutos de voo, a aeronave executiva explode no ar em decorrência da detonação do artefato, vindo a falecer, além de Marcos, seu assessor Paulo e os dois pilotos que conduziam a aeronave. Considerando que, ao eleger esse meio para realizar o seu intento, Jorge sabia perfeitamente que as demais pessoas envolvidas também viriam a perder a vida, o elemento subjetivo de sua atuação em relação à morte de Paulo e dos dois pilotos é o:

A) dolo alternativo;

B) dolo eventual;

C) dolo normativo;

D) dolo direto de 2º grau ou de consequências necessárias.

05. (CESPE - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo) Julgue o item seguinte, relativo a fundamentos do direito penal.

Considere a seguinte situação hipotética.

Ricardo, com o objetivo de matar Maurício, detonou, por mecanismo remoto, uma bomba por ele instalada em um avião comercial a bordo do qual sabia que Maurício se encontrara, e, devido à explosão, todos os passageiros a bordo da aeronave morreram.

Nessa situação hipotética, marque a alternativa CORRETA.

A) Ricardo agiu com dolo direto de primeiro grau no cometimento do delito contra Maurício e dolo direto de segundo

grau no do delito contra todos os demais passageiros do avião.

B) Ricardo agiu com dolo direto de segundo grau no cometimento do delito contra todos os demais passageiros do avião.

(3)

C) Ricardo agiu com dolo direto de primeiro grau no cometimento do delito contra todos os demais passageiros do avião.

D) Ricardo agiu com dolo direto de segundo grau no cometimento do delito contra Maurício e dolo direto de primeiro

grau no do delito contra todos os demais passageiros do avião.

06. (FGV - MPE-RJ - Analista do Ministério Público) Diz-se que o crime é doloso quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo, e que o crime é culposo, quando o agente deu causa a resultado previsível por imprudência, negligência ou imperícia. Sobre o tema, é correto afirmar que:

A) o dolo direto de segundo grau também é conhecido como dolo de consequências necessárias;

B) no crime culposo, a imprudência se caracteriza por uma conduta negativa, enquanto a negligência, por um

comportamento positivo;

C) o crime culposo admite como regra a forma tentada;

D) na culpa consciente, o agente prevê o resultado como possível, mas com ele não se importa.

07. (FGV - TCE-RJ - Auditor Substituto) Preocupado com as notícias divulgadas por jornal da cidade acerca de irregularidades ocorridas na administração municipal, o prefeito decide eliminar a vida do jornalista responsável pelas matérias. Dessa forma, ainda que ciente de que o jornalista alvo sempre estava acompanhado de um segurança que dirigia o seu automóvel, coloca uma bomba dentro do veículo, certo de que o explosivo seria acionado à distância. No momento em que o jornalista alvo e seu motorista ingressaram no carro, foi acionado o explosivo, que destruiu o veículo e causou a morte do jornalista, alvo principal, e do motorista.

Com relação à morte deste último, o agente atuou com:

A) dolo alternativo;

B) dolo eventual;

C) dolo direto de primeiro grau;

D) dolo direto de segundo grau;

08. (FCC - MPU - Analista - Processual) João, dirigindo um automóvel, com pressa de chegar ao seu destino, avançou com o veículo contra uma multidão, consciente do risco de ocasionar a morte de um ou mais pedestres, mas sem se importar com essa possibilidade. João agiu com

(4)

A) dolo direto.

B) dolo indireto.

C) culpa consciente.

D) dolo eventual.

09. (CESPE / CEBRASPE - 2019 - PRF) Cleiton, policial rodoviário federal e professor de curso de direção defensiva e ofensiva, viajava de carro com sua namorada, Gisele. Durante a viagem, Gisele reclamou da alta velocidade empreendida pelo namorado e o alertou da possibilidade de causar um acidente, tendo em vista o tempo chuvoso. Cleiton, por sua vez, respondeu que nada aconteceria, porque ele era um profissional competente, de excelência, que ensinava outros policiais rodoviários federais a pilotarem viaturas. Entretanto, durante uma curva, o veículo derrapou na pista molhada, o carro ficou desgovernado, capotou e Gisele faleceu instantaneamente. Cleiton sofreu pequenas escoriações. A perícia feita no local constatou excesso de velocidade.

A partir dessa situação hipotética, no caso concreto Cleiton agiu:

A) com dolo eventual, devendo responder pela prática de homicídio doloso.

B) com dolo direto, devendo responder pela prática de homicídio doloso.

C) com culpa consciente, devendo responder pela prática de homicídio culposo.

D) com culpa inconsciente, devendo responder pela prática de homicídio culposo.

10. (NUCEPE - PC-PI - Delegado de Polícia Civil) JOÃO e JOSÉ estão na praia e resolveram entrar no mar. Em determinado momento eles começam a se afogar. Havia naquele local um salva-vidas que, ao avistar apenas JOÃO, notou que ele era seu desafeto e se recusou a salvá-lo; próximo a eles havia também um surfista, este avistou apenas JOSÉ pedindo socorro, mas, por ser seu inimigo, não atendeu aos pedidos dele, resolvendo sair do local. As duas pessoas acabam se afogando e morrendo. Em relação ao caso, qual das alternativas abaixo está CORRETA?

A) O salva-vidas responde por homicídio doloso por omissão.

B) O salva-vidas responde por omissão de socorro.

C) O surfista responde por homicídio doloso por omissão.

D) A conduta do surfista é atípica.

11. (NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Agente de Segurança) João, acidentalmente, quebra o monitor do computador do seu colega de trabalho. Nos termos da legislação penal aplicável, essa situação constitui:

(5)

A) crime de dano culposo.

B) crime de bagatela.

C) fato atípico.

D) infração penal de menor potencial ofensivo.

12. (FAFIPA - 2020 - Prefeitura de Arapongas - PR) Segundo o Código Penal Brasileiro, o crime é considerado tentado quando:

A) Iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

B) O agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução.

C) O agente, voluntariamente, impede que o resultado se produza.

D) O agente repara o dano ou restitui a coisa à vítima.

13. (GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Conceição de Macabu - RJ - Procurador) O Código Penal Brasileiro define que o crime se consuma quando nele se reúnem todos os elementos de sua definição legal e que será tentado, quando, iniciada a execução, não se consuma por circunstância alheias à vontade do agente. Nesse sentido, salvo disposição em contrário, é CORRETO afirmar que se pune a tentativa com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída de:

A) Um a dois terços.

B) Um a dois quintos.

C) Dois a três sextos.

D) Um a três sextos.

14. (GUALIMP - 2020 - Prefeitura de Areal - RJ - Procurador Municipal) Conforme dispõe o Código Penal Brasileiro, considera-se crime doloso, aquele em que o agente:

A) Produz o resultado por assumir o risco.

B) Produz o resultado por negligência.

(6)

D) Produz o resultado por imperícia.

15. (INSTITUTO AOCP - 2020) Considera-se crime na forma tentada, quando

A) iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade da vítima.

B) iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

C) antes da execução, e por circunstâncias alheias à vontade do agente, ele desiste.

D) é consumado, mas por circunstâncias alheias à sua vontade o agente desiste.

16. (SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR) Herodes, portando uma faca, desfere golpe em Kublai Kahn, que cai em terra. Apesar disso, Herodes não continua com seu ataque, retirando-se imediatamente do local. Nesse caso, nos termos do Código Penal, tem-se a denominada:

A) desistência voluntária

B) fuga legítima

C) sistemática impossível

D) hostilidade recolhida

17. (SELECON - 2020 - Prefeitura de Boa Vista - RR) Becket saca de um revólver e desfere seis tiros em Bebezão para resolver um desentendimento ocorrido em determinado bar. Nenhum dos tiros atinge a vítima. Nesse caso, deve ser classificada a tentativa como:

A) cruenta

B) vermelha

C) branca

D) inadmissível

18. (CESPE - 2020 - TJ-PA) Iter criminis corresponde ao percurso do crime, compreendido entre o momento da cogitação pelo agente até os efeitos após sua consumação. Há relevância no estudo do iter criminis porque, conforme o caso,

(7)

podem incidir institutos como desistência voluntária, princípio da consunção e tentativa. Considera-se punível o crime tentado no caso de

A) o agente ser flagrado elaborando os planos para a prática do crime.

B) o crime, iniciada a execução, não se consumar por ineficácia absoluta do meio empregado para sua prática.

C) o agente, iniciada a execução, desistir de prosseguir com a ação, impedindo seu resultado.

D) o crime, iniciada a execução, não se consumar por circunstâncias alheias à vontade do agente.

19. (FAFIPA - 2019 - Advogado) É CORRETO afirmar que:

A) Crime tentado é aquele que não se consuma por circunstância alheia a vontade do agente, quando não iniciada a

execução.

B) Crime tentado é aquele que o agente desiste de consuma-lo após iniciada a execução.

C) Crime tentado é aquele que quando iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

D) Crime tentado é aquele que após consumado, o agente realiza ato para minimizar ou evitar seu resultado material.

20. (UNESPAR - 2019 - Prefeitura de Pinhais - PR) Segundo o Código Penal, não é causa excludente de ilicitude:

A) A desistência voluntária.

B) A legítima defesa.

C) O estado de necessidade.

D) O estrito cumprimento de dever legal.

21. (FCC - 2019 - DPE-AM - Analista Jurídico de Defensoria) O crime impossível ocorre quando

A) o crime se consuma, mas o autor é inimputável.

B) o crime não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

C) o agente atua em estado de necessidade ou em legítima defesa.

(8)

22. (INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES) Classifica-se como crime tentado quando, iniciada a execução, não se consuma

A) por circunstâncias alheias à vontade do agente.

B) por inabilidade do agente.

C) por desistência do agente.

D) pela deterioração do objeto.

23. (FEPESE - 2019 - SJC-SC) De acordo com o Código Penal Brasileiro, é correto afirmar:

A) O crime na forma tentada deverá reunir todos os elementos de sua definição legal.

B) Para se considerar um crime tentado, basta que ele tenha iniciado a sua execução.

C) O crime tentado será punido com a pena correspondente ao crime consumado, diminuída pela metade.

D) Não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.

24. (FGR - 2019 - Prefeitura de Belo Horizonte - MG) Acerca dos crimes, marque a alternativa CORRETA:

A) A tentativa é quando, iniciada a execução, se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente.

B) Doloso é quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo.

C) Culposo é quando o agente deu causa ao resultado por prudência.

D) Há crime quando o agente pratica o fato em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

25. (FCC - 2019 - Câmara de Fortaleza - CE) O arrependimento posterior se configura quando

A) o crime, iniciada a execução, não se consuma por circunstâncias alheias à vontade do agente criminoso.

B) no crime se reúnem todos os elementos de sua definição legal.

C) há reparação do dano por ato voluntário até o recebimento da denúncia ou queixa nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa.

(9)

D) o agente, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução do crime.

26. (FCC - 2019 - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP) Nos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça à pessoa, reparado o dano ou restituída a coisa, até o recebimento da denúncia ou da queixa, por ato voluntário do agente, a pena será reduzida de um a dois terços. As disposições acima se referem à hipótese de

A) arrependimento eficaz.

B) desistência voluntária.

C) arrependimento posterior.

D) erro sobre a ilicitude do fato.

27. (SELECON - 2019 - Prefeitura de Niterói - RJ) Potêncio pratica o furto de diversos bens valiosos que retirou da residência de Ana. Após dois anos do evento ilícito, no curso das investigações policiais, a vítima recebe os seus bens de volta com um bilhete pedindo desculpas pelo evento ilícito ocorrido. De acordo com a parte geral do Código Penal, o enunciado caracterizaria:

A) o perdão incondicional

B) a desistência voluntária

C) a apropriação temporária

D) o arrependimento posterior

28. (INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES) João subtrai para si um pacote de bolachas no valor de R$ 10,00 de um grande supermercado e o fato se encaixa formalmente no art. 155 do Código Penal. Em virtude da inexpressividade da lesão causada ao patrimônio da vítima e pelo desvalor da conduta, incide o princípio da insignificância que tem sido aceito pela doutrina e por algumas decisões judiciais como excludente de

A) punibilidade.

B) tipicidade material.

C) culpabilidade.

(10)

29. (INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES) Considerando as disposições do Código Penal em relação ao concurso de pessoas, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este cominadas, na medida de sua culpabilidade.

B) Se a participação for de menor importância, a pena pode ser diminuída de um sexto a um terço.

C) Se algum dos concorrentes quis participar de crime menos grave, ser-lhe-á aplicada a pena deste; essa pena será aumentada até metade, na hipótese de ter sido previsível o resultado mais grave.

D) Não se comunicam as circunstâncias e as condições de caráter pessoal, ainda que elementares do crime.

30. (INSTITUTO AOCP - 2019 - PC-ES) O crime de porte de arma de fogo é absorvido pelo crime de roubo quando estiver caracterizada a dependência ou subordinação entre as duas condutas. Para essa absorção, ainda, é necessário que os delitos sejam praticados no mesmo contexto fático. O enunciado refere-se ao

A) concurso formal de crimes.

B) crime continuado.

C) concurso material de crimes.

Referências

Documentos relacionados

Claramente confrontadas com o contexto crítico da Argentina de Arturo Illia e com a perspectiva política defendida pelo semanário de Neustadt, ou, mais propriamente, pelo

• Contribuir para a promoção da saúde reprodutiva da população, através da implementação de uma estratégia de comunicação e implicação da comunidade nas actividades de

PERÍODO DE REALIZAÇÃO PARTE TEÓRICA: 19 a 29 de março de 2018 PERIODO RE REALIZAÇÃO DE TRABALHOS DE CAMPO: --- LOCAL DAS AULAS: Sala Rodí Ávila Medeiros/Prédio 43137.

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Ganhos significativos em algumas competências socioemocionais a curto prazo (relacionamento com os pares e competência social)?. Os alunos do GI com níveis médios no

Trabalho, acrescentado pela Lei n" 12.440, de 7 de julho de 2011, e na Resolugao Administrativa n° 1470/2011 do Tribunal Superior do Trabalho, de 24 de agosto de 2011. Os dados

Chora Peito Chora Joao Bosco e Vinicius 000 / 001.. Chão De Giz Camila e

De forma geral, as alterações citológicas mais encontradas nas lâminas com esfregaço dos pacientes deste estudo foram: tamanho aumentado do núcleo, células multinucleadas,