• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

Estágio Profissionalizante

Orientador: Professor Doutor Bruno Heleno

Regente do Estágio Profissionalizante: Professor Doutor Rui Maio

NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médias Junho 2018

Catarina Monteiro de Vasconcelos Forra

6º ano | Nº 2011422

(2)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 1

ÍNDICE

1. Introdução e Objectivos – p.2 2. Descrição das Actividades – p. 3

a. Ginecologia e Obstetrícia – p. 3 b. Saúde Mental – p.3

c. Medicina Geral e Familiar – p.4 d. Pediatria – p.4

e. Cirurgia – p.5

f. Medicina Interna – p.5

g. Estágio Clínico Opcional – p.6 3. Actividades Extracurriculares – p.6 4. Reflexão Crítica – p.7

(3)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 2

1. INTRODUÇÃO E OBJECTIVOS

O 6º ano conclui o Mestrado Integrado em Medicina (MIM), num Estágio Profissionalizante organizado com o objectivo de proporcionar uma verdadeira preparação para a prática médica, terminando, assim, este ciclo de aprendizagem que dá entrada num novo, a actividade clínica profissional.

O ensino da Medicina em Portugal procura que o futuro médico adquira um conjunto de conhecimentos básicos que sejam sólidos e coerentes, bem como um conjunto de valores, atitudes e aptidões que lhe permita tornar-se um médico empenhado nas bases científicas da Medicina, com princípios éticos, uma abordagem humanista, e um aperfeiçoamento ao longo da vida das suas capacidades.1 E é por isso que este Estágio, organizado em Estágios Parcelares nas seis áreas basilares da Medicina - Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Cirurgia e Medicina Interna – procurou que o MIM se concluísse com o cumprimento de um conjunto de objectivos transversais a todas estas especialidades: autonomia crescente e capacidade de tomada de decisões clinicas; consolidação de conhecimentos teóricos na prática para um raciocínio que permita a anamnese, exame objectivo, diagnóstico diferencial, pedidos de meios complementares de diagnóstico, proposta terapêutica e estabelecimento de prognóstico adequados e precisos; tomada de decisões e realização de procedimentos básicos; e, ainda, comunicação com doentes e família, integração em equipa e capacidade de liderança; competências estas a preservar na prática clinica posterior. Estes objectivos comuns foram ainda complementados por objectivos específicos, inerentes a cada uma das áreas da Medicina referidas.

Neste Relatório Final irão ser descritas as actividades de cada um dos Estágios Parcelares, da Unidade Curricular (UC) Opcional de Estágios Clínicos, as actividades extracurriculares realizadas, e será feita, ainda, uma Reflexão Crítica com uma auto-avaliação dos objectivos cumpridos.

(4)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 3

2. DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES

Os Estágios Parcelares foram organizados de acordo com o Cronograma que consta no separador “Anexos”, e para cada um será feita uma síntese de acordo com os objectivos específicos, actividades realizadas, e procedimentos práticos treinados. Os trabalhos apresentados durante os mesmos constam do mesmo separador.

a. Ginecologia e Obstetrícia| Hospital Beatriz Ângelo (HBA)

No estágio de Ginecologia e Obstetrícia, sob a orientação do Dr. Gonçalo Dias e restante equipa médica, propus-me aprofundar os conhecimentos da patologia da mulher no que concerne aos motivos de referenciação a partir dos Cuidados de Saúde Primários, as abordagens terapêuticas nas patologias mais frequentes, necessidades específicas da gravidez de risco e, ainda, sistematizar a realização do exame objectivo ginecológico. As primeiras duas semanas incidiram na área da Ginecologia e as duas últimas na Obstetrícia. Assisti a Consultas Externas de Ginecologia Geral, bem como mais específicas como de Pavimento Pélvico e Mama; e Consultas de Obstetrícia incluindo por gravidez de risco por Obesidade e Diabetes Gestacional. Pude pontualmente praticar o exame objectivo à mulher e à grávida, incluindo exame mamário e ginecológico, e colheita de citologia. Destaco ainda a presença em Exames como as Ecografias Ginecológica e Obstétrica e Histeroscopias. Na permanência semanal no Serviço de Urgência (SU) pude confrontar-me com as condições mais frequentes que conduzem a mulher ao mesmo, bem como observar partos eutócicos e cesarianas. No final do estágio apresentei um seminário intitulado “Tríade da Mulher Atleta”.

b. Saúde Mental | Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca (HFF) /UCSP Brandoa Sob a tutoria da Dra. Mariana Morins, no Estágio de Saúde Mental procurei integrar a perspectiva biopsicossocial nas diferentes perturbações psiquiátricas, identificar desafios socioeconómicos e culturais dos doentes nestas patologias, e consolidar estratégias terapêuticas. Este estágio iniciou-se com dois dias de aulas teórico-práticas na faculdade,

(5)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 4 após os quais optei, dentro do HFF, assistir às Consultas Externas de Psiquiatria na Equipa Comunitária da Brandoa, na respectiva UCSP, onde foi possível, quatro dias por semana, observar o acompanhamento de doentes com patologia psiquiátrica controlada e doentes referenciados dos Cuidados de Saúde Primários, destacando a importância de ter observado a interação humana com o doente e os ajustes terapêuticos necessários. Nesta Equipa, assisti, ainda, a visitas domiciliares, e, um dia por semana, no HFF, estive presente nas Reuniões de Serviço e de Equipa. Realizei também uma História Clínica durante o estágio.

c. Medicina Geral e Familiar (MGF) | USF Fernão Ferro Mais

No Estágio de MGF, sob a tutoria do Dr. Gustavo Trindade Coelho, procurei integrar as diferentes abordagens terapêuticas aos problemas mais frequentes na comunidade, o acompanhamento de doenças crónicas em Cuidados de Saúde Primários, e compreender os desafios particulares da população suburbana com quem contactei. Pude acompanhar a actividade do meu tutor e a de enfermagem, realizar domicílios, e estar presente em Reuniões de Equipa. Pratiquei a anamnese e o exame objectivo de forma sistemática ao doente, incluindo exame ginecológico, e aprendi a administrar vacinas e fármacos intramusculares. Durante o estágio realizei um panfleto informativo sobre “Vacinação no Idoso” em conjunto com o tutor.

d. Pediatria | Hospital Dona Estefânia

O Estágio de Pediatria foi realizado sob a tutoria da Dra. Ana Casimiro, na área da Pneumologia Pediátrica. Teve como objectivos conhecer as principais patologias da criança e adolescente, desde o diagnóstico à terapêutica, onde procurei entender as necessidades não apenas clínicas mas psicossociais e culturais com impacto na doença, assim como a abordagem ao cuidador. Acompanhei a tutora na sua actividade pelas várias enfermarias do Hospital aos doentes da Pneumologia, assisti a consultas tanto da área da Pneumologia como de Reumatologia e Imunoalergologia, e estive presente

(6)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 5 também no SU e Reuniões de Serviço. Durante o estágio assisti, ainda, a uma aula teórico-prática na área da Imunoalergologia. Pratiquei sistematicamente o exame objectivo, nomeadamente a auscultação pulmonar, tendo assistido também a procedimentos como ventilações não invasivas, broncofibroscopias e punções lombares. Tive oportunidade de me deparar com crianças com doenças crónicas graves, doenças raras e crianças em cuidados paliativos. Realizei, ainda, uma História Clínica, e no final do estágio apresentei um seminário intitulado “Maus Tratos na Criança”.

e. Cirurgia| Hospital Beatriz Ângelo (HBA)

No Estágio de Cirurgia, sob a tutoria do Dr. Vítor Moura Guedes, procurei aprender a distinção das situações clínicas com indicação cirúrgica electiva ou urgente, compreender a integração da Cirurgia nas várias especialidades, o acompanhamento em Enfermaria de doentes cirúrgicos e protocolos operatórios. A primeira semana consistiu em aulas teóricas, teórico práticas e Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management), cujo certificado se encontra no separador “Anexos”, a segunda semana numa passagem nos vários postos do SU do HBA, as terceira e quarta semanas na Opcional de Medicina Intensiva, e as últimas quatro semanas na Cirurgia Geral propriamente dita, acompanhando a actividade diária do tutor. Estive presente em Consultas Externas, em Enfermaria, no Bloco Operatório e na Urgência de Cirurgia. Pude observar o exame objectivo ao doente, assistir às cirurgias das patologias mais prevalentes, e observar métodos terapêuticos menos comuns tais como a terapia de vácuo, que foi objecto do seminário apresentado no último dia, no Mini Congresso de Cirurgia.

f. Medicina Interna | Hospital de Egas Moniz

O Estágio de Medicina Interna, sob a tutoria do Dr. Pedro Ribeiro Santos, teve como objectivos a capacitação com competências teóricas e práticas avançadas e autonomia na área de Medicina Interna, incluindo diagnóstico e terapêutica, onde no final deveria estar apta a autonomamente avaliar, diagnosticar e prescrever medidas terapêuticas e

(7)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 6 hierarquizar situações de emergência, tendo procurado ainda compreender o acompanhamento do doente internado na evolução da doença ao longo do tempo, e o papel do médico ao nível do bem-estar psicológico do doente enquanto internado. O estágio consistiu a sua base em actividades de Enfermaria, onde fiquei responsável diariamente por uma média de dois doentes, realizando anamnese e exame objectivo, diários clínicos e discussão de planos terapêuticos e de pedidos de exames complementares de diagnóstico. Realizei ainda notas de entrada e notas de alta, participei em Consultas Externas, Reuniões Serviço e Sessões Clínicas, bem como no Serviço de Urgência no Hospital de S. Francisco Xavier. No final do estágio apresentei um seminário com o tema “Mieloma Múltiplo”, numa revisão bibliográfica e caso clínico.

g. Estágio Opcional - Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos | IPO Lisboa

Este ano lectivo optei pela UC Opcional de “Estágios Clínicos” na Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos no IPO de Lisboa, sob a tutoria da Dra. Madalena Feio e restante equipa. O meu objectivo principal passou por ter contacto na área dos Cuidados Paliativos em termos de objectivos profissionais futuros e complementar a minha formação nesta área. Na primeira semana pude acompanhar a equipa intra-hospitalar nas enfermarias do IPO a doentes terminais, e, na segunda, as visitas domiciliárias aos doentes. Estive presente nas Reuniões de Serviço e Consultas Externas, tendo podido observar conferências familiares, comunicação de más notícias, discussão terapêutica e toda a gestão de doentes inerente aos Cuidados Paliativos.

3. ACTIVIDADES EXTRACURRICULARES

Durante o ano lectivo procurei complementar o meu conhecimento na presença de cursos e congressos extracurriculares médicos, visto a minha consciência crescente da aproximação da actividade clínica. Para além disso, desde 2013 até ao final do MIM que fui colaboradora da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas, trabalhando em turnos

(8)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 7 de cerca de 2h semanais durante todo o ano lectivo, num trabalho de atendimento ao público com gestão do espaço da Biblioteca e encerramento da mesma. Participei também como oradora num evento TEDx, organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da NOVA, dia 13 de Abril de 2018, numa comunicação intitulada “O Poder do Numero Errado”, onde falei sobre a experiência e aprendizagens da minha reprovação no 2º ano do MIM. Os certificados destas actividades encontram-se no separador “Anexos”.

4. REFLEXÃO CRÍTICA

Com este relatório termina o 6ºano e termina o MIM, encerra-se o ciclo, e é por isso necessário uma retrospectiva. E é à luz do documento referido na Introdução, “O Licenciado Médico em Portugal”, que analiso as aprendizagens e o cumprimento dos objectivos propostos para o futuro médico.

Relativamente a cada Estágio Parcelar, em Ginecologia e Obstetrícia, num estágio muito bem organizado, pude contactar com a globalidade dos cuidados desta especialidade, do geral ao mais específico, e destaco a visão nova e esclarecedora obtida da presença em Ecografias e Consultas de risco obstétrico. No entanto, ainda que tendo praticado o exame objectivo, não o fiz com a frequência desejada apesar de me considerar apta a fazê-lo sem supervisão. Quanto a Saúde Mental, a mais-valia deste estágio foi a observação de doentes com patologia controlada e o seu acompanhamento ao longo do tempo, o que permite obter bases para transportar estas aprendizagens para qualquer área que decida escolher no futuro, pois a doença mental será sempre parte integrante de qualquer especialidade médica. A comunicação com os doentes e a sensibilidade para problemas pessoais foram competências adquiridas, mas, não tendo contactado com ambiente de urgência, penso que poderia ter sido diferente neste aspecto. Quanto a Medicina Geral e Familiar, destaco o ambiente suburbano com população mais idosa e com menos disparidades culturais em relação ao ambiente urbano, e considero que tive o contacto com esta especialidade que mimetiza a maioria do país, podendo compreender a

(9)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 8 prevenção e tratamento das doenças mais comuns, modificações de estilo de vida, e o processo de referenciação a outras especialidades. Aprender com a enfermagem a administração de fármacos e vacinas foi também muito importante. Por não ter podido dar consultas autonomamente, penso não ter tirado o maior proveito possível do estágio. Em Pediatria destaco o contacto com duas vertentes diferentes, uma, a patologia grave, o sofrimento das famílias, e o manejo da doença crónica e paliativa, e outra, o contacto com patologia aguda mais frequente na criança. Adquiri competências no âmbito da envolvência das famílias na tomada de decisão, considerando as suas crenças e preferências, a interação mediante envolvimento atento e empático, e desenvolvi muito as capacidades de auscultação pulmonar. No Estágio de Cirurgia, com uma rotação muito bem organizada, pude contactar com as diferentes áreas da especialidade, observando as patologias mais frequentes e ainda métodos terapêuticos menos comuns. Destaco o número excessivo de alunos no bloco operatório que compromete a nossa formação, pois se observar cirurgias é por vezes complicado, participar activamente torna-se impraticável. No entanto, o facto de estar com mais duas colegas permitiu-me desenvolver o trabalho em equipa, e o curso TEAM permitiu a prática de procedimentos em ambiente de trauma, certamente uteis na prática futura. Medicina Interna foi, sem dúvida, o pilar do ano lectivo, o verdadeiro impulso para o ganho de autonomia e autoconfiança, onde desenvolvi a preocupação com as necessidades dos doentes, compreendi o papel do médico como agente de cura, os principais obstáculos ao tratamento do doente como as questões psicodinâmicas e pessoais, o treino da linguagem com o doente e a produção de registos precisos e pertinentes. Compreendi o meu papel na Medicina, e os meus pontos fortes – exame objectivo e empatia com o doente – e pontos fracos – proposta terapêutica e elaboração de notas de alta e entrada – os quais pude melhorar ao longo da oito semanas.

Pelo meu próprio interesse na doença incurável e terminal, adquiri competências de comunicação, confrontei-me com dilemas de decisões em fim de vida, adquiri um respeito

(10)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 9 imensurável pela dignidade e vulnerabilidade humanas e observei o verdadeiro empenho no alívio da dor e sofrimento, físico e espiritual, fruto da UC Opcional de 5ºano, Cuidados Paliativos Pediátricos, e neste ano, pelo Curso Básico de Cuidados Paliativos no Hospital da Luz e pelo estágio na Equipa Intra-hospitalar do IPO Lisboa. Considero ter adquirido formação básica nesta área, algo apenas possível pelo meu interesse pessoal pois falha ao MIM a oferta formativa nesta área.

Como pontos positivos refiro, ainda, o ratio tutor:aluno de 1:1 na maioria dos estágios, o que contribuiu muito para a minha aprendizagem e desenvolvimento de autonomia; o facto de ter sido colocada em hospitais com localizações muito distintas, com populações com necessidades diferentes; e a organização geral do Estágio Profissionalizante. O facto de ter procurado cursos e formações adicionais permitiu-me compreender a necessidade de aprendizagem contínua e da responsabilização pela minha própria formação e actualização. O trabalho na Biblioteca durante cinco anos permitiu-me uma consciencialização daquilo que é a interacção com o público, o trabalho em equipa, e a organização de um espaço, e a comunicação TEDx permitiu um impulso nas minhas capacidades de oratória, certamente úteis para a prática profissional futura.

Globalmente considero ter adquirido as aprendizagens fundamentais ao exercício da profissão: em todos os estágios consolidei competências de anamnese e exame objectivo, de diagnóstico e terapêutica, integrei as manifestações de doenças de maior prevalência, desenvolvi a cooperação com todos os profissionais de saúde, e tive uma maior consciência do médico enquanto pessoa pela minha própria confrontação com a doença e o sofrimento.

Por fim, é com um orgulho enorme que fiz parte da Faculdade de Ciências Médicas. Deixo, assim, esta Casa, que fez de mim Médica, mas, sobretudo, me transformou e me tornou numa pessoa melhor.

(11)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 10

5. ANEXOS

1 - Cronograma do Ano Lectivo

2 - Trabalhos apresentados no âmbito do Estágio Profissionalizante

3 - Certificados de Cursos e Conferências frequentados durante o 6º Ano do MIM a. I Jornadas de Medicina Geral e Familiar

b. 9as Jornadas de Actualização em Psoríase c. International Meeting on Cancer Innovation

d. Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management) e. Medicina Tropical – o que correu mal na viagem?

f. 7º Curso de Abordagem ao Doente Urgente – Principais Urgências g. Curso Básico de Cuidados Paliativos

4 – Certificado Colaboração com a Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas 5 – Outras actividades: Certificado da Apresentação TEDxFCTUNL 2018

(12)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 11 1. Cronograma do Ano Lectivo – 2017/2018

Regente do Estágio Profissionalizante: Prof. Doutor Rui Maio

Estágio Data Local Tutor/ Coordenador

Ginecologia e Obstetrícia 11 de Setembro a 6 de Outubro de 2017 (4 semanas) Hospital Beatriz Ângelo

Tutor: Dr. Gonçalo Dias Coordenadora: Prof. Doutora Teresa Ventura

Saúde Mental 9 de Outubro a 3 de Novembro de 2017 (4 semanas)

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca/ UCSP Brandoa

Tutora: Dra. Mariana Morins Coordenador: Prof. Doutor Miguel Talina Medicina Geral e Familiar 6 a 30 Novembro de 2017 (4 semanas)

USF Fernão Ferro Mais

Tutor: Dr. Gustavo Trindade Coelho

Coordenadora: Prof. Doutora Isabel Santos Pediatria 4 a 15 de Dezembro de 2017 e de 2 a 12 de Janeiro de 2018 (4 semanas) Centro Hospitalar de Lisboa Central – Hospital de Dona Estefânia

Tutora: Dra. Ana Casimiro Coordenador: Prof. Doutor Luís Varandas Cirurgia 22 de Janeiro a 16 de Março de 2018 (8 semanas) Hospital Beatriz Ângelo

Tutor: Dr. Vítor Moura Guedes

Coordenador: Prof. Doutor Rui Maio

Medicina Interna 19 de Março a 18 de Maio de 2018 (8 semanas) Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Hospital de Egas Moniz

Tutor: Dr. Pedro Ribeiro Santos

Coordenador: Prof Doutor Fernando Nolasco Unidade Curricular Opcional : Estágios Clínicos 21 de Maio a 1 de Junho de 2018 (2 semanas) Instituto Português de Oncologia de Lisboa – Equipa Intra-hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos

Tutora: Dra. Madalena Feio Regente: Prof. Doutor José Alves

2. Trabalhos apresentados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Estágio Tema Autores

Ginecologia e Obstetrícia

“Female Athlete Triad – ACOG Committee Opinion”

(Tríade da Mulher Atleta)

Ana Catarina Marques, Catarina Vasconcelos Forra, Sónia Costa Pediatria Maus Tratos na Criança Andreia Mandim, Filipa Moreira,

Catarina Vasconcelos Forra, Mariana Gonçalves

Cirurgia Vácuo na Medicina? Ana Teresa Bruno, Catarina

Vasconcelos Forra, Glória Ribeiro Medicina Mieloma Múltiplo - Caso Clínico e

Revisão Bibliográfica

Catarina Vasconcelos Forra, Elisabete Cerqueira, Nevena Mikovic

(13)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 12 3. Certificados de Cursos e Conferências frequentados durante o 6º Ano do MIM

(14)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 13 b. 9as Jornadas de Atualização em Psoríase

(15)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 14 c. International Meeting on Cancer Innovation

(16)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 15 d. Curso TEAM (Trauma Evaluation and Management)

(17)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 16 e. Medicina Tropical – o que correu mal na viagem?

(18)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 17 f. 7º Curso de Abordagem ao Doente Urgente – Principais Urgências

(19)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 18 g. Curso Básico de Cuidados Paliativos – Hospital da Luz

(20)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 19 4. Certificado de Colaboração com a Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas:

(21)

Relatório Final de Estágio Profissionalizante – Catarina Vasconcelos Forra 20 5. Outras actividades: Certificado da Apresentação TEDxFCTUNL 2018 – Números

Referências

Documentos relacionados

Among the related themes identified in the study that showed greater relevance and incidence in the research were: supply chain, supply chain, sustainable operation

gonistas do poder político e a Igreja Católica, procurando construir um regime de separação mais viável, dado, por um lado, o peso dos sectores que reclamavam a independência

Os EUA coagiram os japoneses a abrir o país ao exterior, foram Aliados do Japão na Primeira Guerra Mundial, inimigos durante a Segunda Guerra Mundial, ocuparam o país e

Several limitations of this study should be considered when interpreting the results. Multiple measurements of exhaustion and organizational commitment over time would provide a

Através da leitura da tabela 2 podemos verificar a distribuição dos resultados brutos obtidos na PRP da criança em percentis. Ao analisar os resultados, percebeu- se que a criança

73 observarmos nos outros tipos de narrativas, principalmente nas não cómicas, as personagens partem de um determinado ponto, e ao longo da história vão mudando os

Através da análise dos resultados dos ajustes pelos cinco modelos utilizados, foi possível observar que o modelo de Smith foi o que melhor ajustou os dados das isotermas

O tempo de cultivo mais adequado para a produção de amilases pelo fungo Rhizomucor miehei (48 horas) é inferior ao tempo encontrado por Kunamneni, Permaul e