• Nenhum resultado encontrado

Contrata Consultor na modalidade Produto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Contrata Consultor na modalidade Produto"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Consultor na

Contrata

modalidade Produto

PROJETO 914BRA2006 EDITAL Nº 01/2010

1. Perfil: Consultor, de nível superior na área de ciências biológicas, especialista em meio ambiente e

recursos naturais, conhecedor das questões ambientais do Estado de Minas Gerais, com disponibilidade para viagens e com conhecimentos em informática.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Biólogo, com pós graduação na área de botânica, zoologia ou meio

ambiente.

4. Experiência profissional: 15 (quinze) a 20 (vinte) anos de experiência relevante na área ambiental,

com atuação em projetos de compensação ambiental.

5. Atividades: Analisar processos e aplicar metodologia de gradação de impactos ambientais

significativos; apurar valores compensatórios em relação a impactos identificados; propor a aplicação de valores apurados; participar na elaboração de planos operativos anuais de aplicação de recursos compensatórios, observadas prioridades estabelecidas e realização de levantamento de demandas em sistema institucional; participar de reuniões técnicas internas e externas; realizar contatos e reuniões com empreendedores; realizr viagens de acompanhamento das ações do projeto; elaborar documentos técnicos sobre procedimentos de aplicação de compensação ambiental.

6. Produtos/Resultados esperados: O consultor enviará, para apreciação e aprovação da Unidade de

Gerenciamento do Projeto, em duas vias e em meio magnéticoos seguintes produtos:

a) Documento Técnico do Plano Operativo Anual de aplicação de recursos originados de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental - 3 ª parte: Matrizes de Avaliação de Fator BiológicoXFator Físico; b)Empreendimentos Minerários - Documento Técnico de compensações ambientais analisadas no primeiro semestre; c) Empreendimentos Hidrelétricos - Documento Técnico de compensações ambientais analisadas no primeiro semestre; d)Empreendimentos de Tipologias Diversas - Documento Técnico de compensações ambientais analisadas no primeiro semestre; e)Documento Técnico de compensações ambientais de empreendimentos minerários analisados no segundo semestre; f)Documento Técnico de compensações ambientais de empreendimentos hidrelétricos analisados no segundo semestre; g)Documento Técnico de compensações ambientais de empreendimentos de tipologias diversas analisados no segundo semestre; h)Documento Técnico de avaliação de cumprimento de compensações ambientais - 1º parte - Planos de Manejo.

Os documentos citados nos itens a e h constituem produtos compartilhados com outros consultores. Estima-se que os documentos técnicos dos itens b,c,d,e,f,g englobem a análise de 20 a 30 processos.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

1. Perfil: Consultor nível superior na área de ciências econômicas, experiência em atividades de

gestão, planejamento, coordenação e avaliação de projetos de cooperação internacional e nacional, na área ambiental.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Economista, preferencialmente com especialização em planejamento

agrícola e/ ou vinculada à área ambiental.

4. Experiência profissional: 15 (quinze) a 20 (vinte) anos de experiência relevante na área ambiental,

com atuação em projetos de cooperação internacional e nacional e experiência em projetos de compensação ambiental e/ou de áreas protegidas e experiência na área de negociação e execução de projetos.

5. Atividades: Contribuir nas discussões sobre o projeto com instituições parceiras e em reuniões

com organismos governamentais e não governamentais; elaborar relatórios das ações em

andamento que beneficiem a proteção da Mata Atlântica no Estado; propor experiências piloto de pagamento por serviços ambientais, que beneficiem a proteção de bioma protegido no Estado; contribuir na coordenação de ações e projetos que contribuam para o aperfeiçoamento de gestão de unidades de conservação ; ter disponibilidade para viagens e conhecimentos em informática.

6. Produtos/Resultados esperados: O consultor enviará, para apreciação e aprovação da Unidade de

(2)

a) Documento Técnico do Plano Operativo Anual de aplicação de recursos originados de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental - 1ª parte critérios prioridades I e II da Lei SNUC ; b)Documento Técnico sobre experiência piloto de pagamento por serviços ambientais; c)Documento Técnico de atividades de proteção da Mata Atlântica em parceria com outras instituições; d)Documento Técnico sobre sistema de planejamento de UCs; e)Documento Técnico sobre experiência de gestão à vista, beneficiando a proteção da Mata Atlântica no Estado; f)Documento Técnico sobre implantação de conselhos consultivos, beneficiando a proteção da Mata Atlântica no Estado; g)Documento Técnico sobre estrutura de disseminação de informações via Web - 2ª parte - aspectos financeiros das compensações fixadas; h)Documento Técnico de viabilidade de projetos arquitetônicos para melhoria de infra-estrutura de UCs da Mata Atlântica no Estado;

Os documentos citados nos itens a e g constituem produtos compartilhados com outros consultores.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

1. Perfil: Consultor de nível superior na área de Direito, com matéria de extensão na área de

Direito Agrário ou Imobiliário, com no mínimo quatro anos de experiência comprovada na área de direito agrário.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Nível Superior na área jurídica, com matéria de extensão na área de

Direito Agrário ou Imobiliário.

4. Experiência profissional: Experiência comprovada, mínima de quatro anos, na área de direito

agrário; credenciamento na Ordem dos Advogados do Brasil há pelo menos quatro anos; conhecimento da legislação de proteção à biodiversidade e de unidades de conservação e,

especialmente, nas áreas de desapropriação; experiência em análise de processos de regularização fundiária de unidades de conservação de proteção integral; conhecimentos em elaboração de normas e procedimentos de regularização fundiária e ações expropriatórias de imóveis em UCs, com experiência em sistemas de medição por GPS.

5. Atividades: Elaborar termos de referência para serviços de georreferenciamento e levantamentos

cartoriais; propor diretrizes de aperfeiçoamento das atividades de regularização fundiária; contribuir na elaboração de normas administrativas relativas a regularização fundiária de unidades de conservação; instruir pareceres jurídicos circunstanciados, quando da analise de processos passíveis de regularização fundiária; assessorar juridicamente reuniões que tratem de Regularização Fundiária de unidades de conservação; participar em reuniões com instituições governamentais e não governamentais sobre regularização fundiária; ter disponibilidade para viagens e conhecimentos em informática.

6. Produtos/Resultados esperados: O consultor enviará, para apreciação e aprovação da Unidade de

Gerenciamento do Projeto, em duas vias e em meio magnético os seguintes produtos: a)Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Estaduais do Itambé e Campos Altos - 1ª parte Avaliação Discriminatória Rápida e Georreferenciamento; b) Documento Técnico sobre procedimentos de Regularização Fundiária- 1ª parte procedimentos administrativos; c) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Estaduais do Sumidouro e Serra Verde- 1ª parte Avaliação Discriminatória Rápida e Georreferenciamento; d) Documento Técnico com propositura de adequação de informações para proprietários rurais abrangidos por Unidades de Conservação- 1ª parte conceitos; e) Documento Técnico sobre Georeferenciamento de Unidades de Conservação - 1ª parte Exigências Legais; f) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Brigadeiro e Verde Grande - 1ª parte Avaliação Discriminatória Rápida e Georreferenciamento; g) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Lapa Grande e Biribiri - 1ª parte Avaliação Discriminatória Rápida e Georreferenciamento; h) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Estaduais do Grão Mogol e Itacolomi - 1ª Parte Avaliação Discriminatória Rápida e Georreferenciamento.

Os documentos citados constituem produtos compartilhados com outros consultores. Os itens a,c, f,g,h devem apresentar detalhamento de áreas adquiridas, forma de aquisição, tamanho e custo e áreas restantes para regularização.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

(3)

1. Perfil: Consultor de nível superior na área de Direito, com matéria de extensão na área de Direito Agrário ou Imobiliário, com no mínimo cinco anos de experiência comprovada na área de direito agrário. 2. Nª de vagas: 01 (uma)

3. Qualificação educacional: : Nível Superior na área jurídica, com matéria de extensão na área de Direito Agrário ou Imobiliário.

4. Experiência profissional: Experiência comprovada, mínima de cinco anos, na área de direito agrário; credenciamento na Ordem dos Advogados do Brasil há pelo menos quatro anos; conhecimento da legislação de proteção à biodiversidade e de unidades de conservação e, especialmente, nas áreas de desapropriação; experiência em análise de processos de regularização fundiária de unidades de conservação de proteção integral; conhecimentos em elaboração de normas e procedimentos de regularização fundiária e ações expropriatórias de imóveis em UCs, com experiência em sistemas de medição por GPS.

5. Atividades: Elaborar termos de referência para serviços de georreferenciamento e levantamentos cartoriais; propor diretrizes de aperfeiçoamento das atividades de regularização fundiária; contribuir na elaboração de normas administrativas relativas a regularização fundiária de unidades de conservação; instruir pareceres jurídicos circunstanciados, quando da analise de processos passíveis de regularização fundiária; assessorar juridicamente reuniões que tratem de Regularização Fundiária de unidades de conservação; participar em reuniões com instituições governamentais e não governamentais sobre regularização fundiária; ter disponibilidade para viagens e conhecimentos em informática.

6. Produtos/Resultados esperados: O consultor enviará, para apreciação e aprovação da Unidade de Gerenciamento do Projeto, em duas vias e em meio magnético os seguintes produtos: a)Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Estaduais do Itambé e Campos Altos - 2ª parte Análise e Ingresso de Ações; b) Documento Técnico sobre procedimentos de Regularização Fundiária - 2ª parte procedimentos judiciais; c) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Estaduais do Sumidouro e Serra Verde - 2ª parte Análise e ingresso de ações; d) Documento Técnico com propositura de adequação de informações para proprietários rurais abrangidos por Unidades de Conservação - 2ª parte direitos dos proprietários; e) Documento Técnico sobre Georeferenciamento de Unidades de Conservação - 2ª parte trabalhos realizados; f) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Brigadeiro e Verde Grande - 2ª parte Avaliação e ingresso de ações; g) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Lapa Grande e Biribiri - 2ª parte Análise e ingresso de ações; h) Documento Técnico sobre Regularização Fundiária dos Parques Estaduais do Grão Mogol e Itacolomi - 2ª parte Análise e ingresso de ações.

Os documentos citados constituem produtos compartilhados com outros consultores. Os itens a,c, f,g,h devem apresentar detalhamento de áreas adquiridas, forma de aquisição, tamanho e custo e áreas restantes para regularização.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

1. Perfil: Consultor, de nível superior, na área de comunicação social, com comprovada atuação na

área ambiental, conhecedor dos problemas ambientais do Estado de Minas Gerais e com experiência em coordenação de equipes.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Comunicador Social com comprovada atuação na área ambiental. 4. Experiência profissional: 15 (quinze) a 20 (vinte) anos de experiência na área ambiental,

experiência em consultoria de negociação e execução de Projetos nacionais e internacionais, com atuação em projetos de cooperação internacional e nacional e experiência em projetos de compensação ambiental.

5. Atividades: Definir e estabelecer diretrizes de atuação do projeto; propor planos de ação e planos

operativos anuais de aplicação de recursos compensatórios, observadas prioridades estabelecidas e realização de levantamento de demandas em sistema institucional; representar a Instituição em reuniões internas e externas, objetivando o esclarecimento das normas de aplicação da

compensação ambiental no Estado; participar de reuniões com empreendedores, objetivando o esclarecimento de procedimentos aplicados no Estado, no tocante à compensação ambiental; realizar contatos e reuniões com áreas afins ao Projeto; realizar viagens de acompanhamento do projeto; elaborar documentos com proposições de aperfeiçoamento de procedimentos em aplicação de compensação ambiental e de outros documentos pertinentes à área.

6. Produtos/Resultados esperados: a) Documento Técnico do Plano Operativo Anual de aplicação de

recursos originados de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental - 2ª parte Critérios prioridades III e IV da Lei SNUC ; b) Documento Técnico de execução de atividades do Projeto; c) Documento Técnico sobre estrutura de disseminação de informações via Web - 1ª parte Proposta estrutural; d) Documento Técnico com propositura de adequação de informações para

(4)

proprietários rurais abrangidos por Unidades de Conservação - 4ª parte redação e revisão final; e) Documento Técnico sobre esclarecimentos prestados a empreendedores sobre compensação ambiental; f) Documento Técnico de execução de atividades do Projeto; g) Documento Técnico de Resultados do Projeto em seu último ano de execução; h) Documento Técnico de avaliação de cumprimento de compensações ambientais - 4ª parte Avalição Crítica e Global.

Os documentos citados constituem produtos compartilhados com outros consultores, exceto os itens b, e.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

1. Perfil: Consultor, na área de Direito, com atuação na área ambiental, com conhecimento da

legislação ambiental federal e estadual referentes à compensação ambiental, com disponibilidade para viagens e com conhecimentos em informática.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Bacharel em Direito, com pós-graduação na área de direito ambiental,

com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil há no mínimo cinco anos.

4. Experiência profissional: Experiência mínima de 05 a 10 (dez) anos na área de Direito Ambiental

com experiência em projetos de compensação ambiental.

5. Atividades: Elaborar Pareceres Jurídicos e Termos de Compromisso de medida compensatória;

assessorar juridicamente reuniões de fixação de compensação ambiental; acompanhar processos de compensação ambiental, respondendo a recursos interpostos; atender demandas jurídicas

relacionadas à compensação ambiental; contribuir na elaboração de normas e procedimentos para aperfeiçoamento do sistema de fixação e cumprimento de compensação ambiental e de supressão ou intervenção de cobertura vegetal; participar em discussões com instituições governamentais e não governamentais e empreendedores sobre compensação ambiental; participar de reuniões técnicas do Projeto e de encontros de treinamento de áreas vinculadas ao Sistema Ambiental;

6. Produtos/Resultados esperados: O consultor enviará, para apreciação e aprovação da Unidade de

Gerenciamento do Projeto, em duas vias e em meio magnético os seguintes produtos: a) Documento Técnico sobre Termos de Compromisso de empreendimentos minerários firmados - 2ª parte - documentos jurídicos elaborados ; b) Documento Técnico sobre Termos de Compromisso de empreendimentos hidrelétricos firmados - 2ª parte documentos jurídicos elaborados; c) Documento Técnico sobre estrutura de disseminação de informações via Web - 2ª parte revisão e finalização das informações jurídicas; d) Documento Técnico com propositura de adequação de informações para proprietários rurais abrangidos por Unidades de Conservação - 3ª parte Deveres Institucionais ; e) Documento Técnico sobre esclarecimentos da legislação estadual de compensação ambiental, objetivando nivelamento de informações de áreas afins ao licenciamento - 2ª parte Revisão e Finalização; f) Documento Técnico sobre suporte jurídico à Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da região central metropolitana; g) Documento Técnico sobre Termos de Compromisso de tipologias diversas firmados - 2ª parte documentos jurídicos elaborados; h) Documento Técnico sobre evolução das discussões de norma pertinente a intervenção em APP; em áreas de mata atlântica - Lei 11.428/06 e em atividades minerárias de acordo com o art. 36 da Lei 14.309/02.

Todos os documentos citados constituem produtos compartilhados com outros consultores, exceto o item f. Estima-se que os documentos técnicos a,b,g totalizem 15 Termos de Compromisso firmados.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

1. Perfil: Consultor, na área de Direito, com atuação na área ambiental; com conhecimento da

legislação ambiental federal e estadual referentes à compensação ambiental, com disponibilidade para viagens e conhecimentos em informática.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Bacharel em Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil

há no mínimo três anos.

4. Experiência profissional: Experiência mínima de 03 a 05 anos na área de Direito Ambiental, com

experiência em projetos de compensação ambiental.

5. Atividades: Contribuir na elaboração de normas administrativas relativas a compensação

ambiental; elaborar pareceres jurídicos para instrução de processos passíveis de compensação ambiental; assessorar juridicamente reuniões que tratem da compensação ambiental; apoiar a preparação de relatórios de desempenho do projeto; participar nas discussões do Projeto com instituições governamentais e não governamentais e empreendedores; participar de reuniões

(5)

técnicas promovidas pelo Projeto e de encontros para treinamento de áreas vinculadas ao Sistema Ambiental; ter disponibilidade para viagens e conhecimentos em informática.

6. Produtos/Resultados esperados: O consultor enviará, para apreciação e aprovação da Unidade de

Gerenciamento do Projeto, em duas vias e em meio magnético os seguintes produtos: a) 01 (hum) documento técnico sobre Termos de Compromisso de empreendimentos minerários firmados - 1ª parte negociações com empreendedores; b) 01 (hum) documento técnico sobre Termos de Compromisso de empreendimentos hidrelétricos firmados - 1ª parte negociações com empreendedores ; c) 01 (hum) documento técnico sobre estrutura de disseminação de informações via Web - 3ª parte proposta sobre informações jurídicas; d) 01 (hum) documento técnico com propositura de adequação de informações para proprietários rurais abrangidos por UCs - primeira revisão; e) 01 (hum) documento técnico sobre esclarecimentos da legislação estadual de compensação ambiental, objetivando nivelamento de informações de áreas afins ao licenciamento - propostas; f) 01 (hum) documento técnico de assessoramento jurídico à UGP, no tocante a compensação ambiental; g) 01 (hum) 01 documento técnico sobre Resultados do Projeto em seu último ano de execução - ganhos jurídicos;. h) 01 (hum) documento técnico sobre Termos de Compromisso de tipologias diversas firmados - 1ª negociações com empreendedores;

Todos os documentos citados constituem produtos compartilhados com outros consultores, exceto o item f. Estima-se que os documentos técnicos a,b,h totalizem 15 Termos de Compromisso firmados.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

1. Perfil: Consultor, na área de administração e/ou contábil, com experiência comprovada em

acompanhamento financeiro de projetos nacionais e internacionais.

2. Nª de vagas:01 (uma)

3. Qualificação educacional: Nível Superior ou Técnico em gestão pública e/ou contabilidade pública. 4. Experiência profissional: 15 (quinze) a 20 (vinte) anos de experiência relevante na área ambiental,

com atuação em projetos de cooperação internacional e nacional; experiência em acompanhamento e gestão orçamentária e financeira e experiência em projetos de compensação ambiental; domínio de conhecimento dos procedimentos legais de aquisição nas áreas de custeio e investimentos.

5. Atividades: Realizar o acompanhamento financeiro do projeto; providenciar solicitações e

emissão de passagens e diárias; participação na elaboração de plano operativo anual de aplicação de recursos compensatórios, observadas prioridades estabelecidas e realização de levantamento de demandas em sistema institucional; realizar viagens de avaliação de cumprimento de

compensações ambientais; realizar reuniões com consultores do projeto para orientação sobre procedimentos de solicitações e prestações de contas.

6. Produtos/Resultados esperados: a) Documento Técnico do Plano Operativo Anual de aplicação de

recursos originados de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental - 3ª parte Bens e Serviços; b) Documento Técnico sobre Termo de Referência para contratação de serviços especializados; c) Documento Técnico sobre estrutura de disseminação de informações via Web - Aspectos financeiros; d) Documento Técnico sobre processos licitatórios do 1º trimestre; e) Documento Técnico de Execução Financeira do Projeto; f) Documento Técnico sobre processos licitatórios do 2º trimestre; g) Documento Técnico de Resultados do Projeto em seu último ano de execução - ascpectos financeiros; h) Documento Técnico de avaliação de cumprimento de compensações ambientais.

Os documentos citados constituem produtos compartilhados com outros consultores, exceto os itens b, d , e, f.

7. Local de Trabalho: Belo Horizonte-MG 8. Duração do contrato: 08 (oito) meses

O valor da consultoria será definido conforme experiência do candidato selecionado e dos recursos orçamentários disponíveis do projeto.

Os interessados deverão enviar o CV do dia 08/04040404/201020102010 até o dia 15/042010 040404/201020102010 no 2010 nca.ief@meioambiente.mg.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil a que se nca.ief@meioambiente.mg.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil a que se nca.ief@meioambiente.mg.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil a que se nca.ief@meioambiente.mg.gov.br, indicando o número do edital e o nome do perfil a que se candidata.

candidata.candidata.

candidata. Serão desconsiderados os CVs remetidos após da data limite indicada neste edital.Serão desconsiderados os CVs remetidos após da data limite indicada neste edital.Serão desconsiderados os CVs remetidos após da data limite indicada neste edital.Serão desconsiderados os CVs remetidos após da data limite indicada neste edital.,

indicando o número do edital e o nome do perfil em que se candidata. Serão desconsiderados os CVs remetidos após a data limite indicada neste edital.

Em atenção às disposições do decreto nº 5.151, de 22/07/2004, é vedada a contratação, a qualquer título, de servidores ativos da Administração Pública Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, direta ou indireta, bem como empregados de suas subsidiárias ou controladas, no âmbito dos projetos de cooperação técnica internacional.

Referências

Documentos relacionados

No presente documento descrevemos o método desenvolvido pelo Laboratório de Ecologia Espacial e Conservação – LEEC (UNESP-Rio Claro) para identifi car áreas com alto potencial

Dois modelos foram utilizados para inferir o potencial de regeneração. Em cada QSHIPSEWIWXVEXɯKMEWEHSXEHEWJSVEQ.. Além de considerar o tamanho e a conectividade entre os fragmentos

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

Correspondem aos volumes medidos (uso administrativo da companhia, fornecimento a caminhões pipa) e volumes não medidos (combate a incêndios, lavagem de vias

A regra indicada pelo gabarito como correta consta na gramática nas regras de pontuação referentes ao uso do travessão, as outras são regras de outras sinais

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

• Os resultados mostram que as lesões prostáticas que não são identificadas na RM são: pequenas, tendem a ser de baixo grau (Gleason score 3 + 3), mais

Independente do uso ou não de TH as mulheres com renda familiar maior do que 5 salários apresentaram melhores escores para qualidade de vida nos domínios sintomas