• Nenhum resultado encontrado

Comissão Diocesana da Pastoral Familiar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comissão Diocesana da Pastoral Familiar"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)

1

Comissão Diocesana da Pastoral Familiar

(2)

2

SEMANA DA FAMÍLIA

E DA VIDA

2021

“Famílias, na escola de São José,

lugar do amor e do despertar vocacional.”

(3)

3

CAPA

O TEMA: este ano celebramos, juntamente com toda a Igreja, a Semana da Família, com o tema: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional.” Neste ano o Papa Francisco convoca o “Ano de São José”, para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, com a Carta apostólica “Patris Corde – com Coração de Pai”.

A CASA: formada pelo telhado e pela mão estendida simbolizando que o lar deve ser um ambiente sadio, onde há entendimento, compreensão e amor. O telhado representa a proteção do ambiente familiar e o braço com a mão estendida na base do lar demonstra o amor que deve ser ofertado diariamente, sendo este o principal pilar no desenvolvimento das famílias.

A SAGRADA FAMÍLIA: fala por si só, pois trata-se de uma família santa e sagrada. Ao ser colocada em destaque no centro do lar, ela nos mostra Jesus atento aos conselhos de São José e de Maria, o que nos revela o papel educador desempenhado por São José na formação do caráter de Jesus e ao mesmo tempo nos transmite a proteção de Maria, que acolhe, aceita e guarda em seu coração o “querer” do Pai. Portanto, a imagem Sagrada Família de Nazaré leva-nos a meditar sobre a família de Jesus e, nela a leva-nossa família e todas as famílias cristãs, demostrando assim a importância de um lar cristão na formação do ser humano em todas as suas potencialidades e dimensões.

A SILHUETA DO SEMINÁRIO: ao celebrarmos os 60 anos do Seminário Nossa Senhora da Luz, agradecemos a Deus por todos os dons recebidos e pelo testemunho de muitos que estiveram ligados à sua criação e ao seu desenvolvimento.

LOGOTIPO COMEMORATIVO DOS 60 ANOS: refere-se ao papel formador do ‘Seminário’, um barco que lança redes em busca daqueles que sentem o chamado para servir a Deus e a Igreja. Aqui

(4)

4 foi utilizada uma parábola contada por Jesus aos seus discípulos, pois alguns eram pescadores, tendo como intuito motivá-los a espalhar seus ensinamentos, assim como é feito pelos padres nos dias de hoje ao se tornarem pescadores de homens e de almas. COMPOSIÇÃO: ao serem utilizados os elementos CASA,

SAGRADA FAMÍLIA e SEMINÁRIO, fecha-se o ciclo proposto pelo tema. São José, ao abraçar a família, ampara e desperta as diversas vocações, seja matrimonial, sacerdotal ou religiosa, na escuta do chamado do Senhor para servir a Igreja, aos irmãos e as irmãs e à família.

(5)

5

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 06

ATIVIDADES PROPOSTAS 08

ORIENTAÇÕES PASTORAIS 09

SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES COM RELAÇÃO À PROGRAMAÇÃO

10

CARTA A SÃO JOSÉ 12

DOMINGO:

MISSA DA ABERTURA DA SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA. 15

SEGUNDA-FEIRA: ORAÇÃO DO TERÇO 20

TERÇA-FEIRA: ENCONTRO DE REFLEXÃO

FAMÍLIA, ONDE ESTÁ O QUE APRENDESTE COM JOSÉ, O PROTETOR DA SAGRADA FAMÍLIA?

24 QUARTA-FEIRA: ENCONTRO DE ORAÇÃO

FAMÍLIA DE NAZARÉ, MODELO PARA TODAS AS FAMÍLIAS DO MUNDO.

30 QUINTA-FEIRA: HORA SANTA DA FAMÍLIA

“FAMÍLIAS, NA ESCOLA DE SÃO JOSÉ, LUGAR DO AMOR E DO DESPERTAR VOCACIONAL”.

40 SEXTA-FEIRA: “VIA LUCIS”

“CONTEMPLAR OS MISTÉRIOS DA RESSURREIÇÃO EM FAMÍLIA”.

52 SÁBADO:

MISSA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA

73

(6)

6

APRESENTAÇÃO

Queridas famílias diocesanas,

A segunda Semana de Agosto, com o sabor das comemorações familiares do dia dos pais, há muito foi consagrada como SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA! Tempo forte de evangelização no Brasil.

Tenho alegria de lhes apresentar o presente subsídio para a oração e reflexão durante a Semana da Família e da Vida, neste mês vocacional -2021.

É um trabalho integrado de nossas pastorais familiar e vocacional. Nela se envolveram a Pastoral Familiar e nosso Seminário, padres e Seminaristas. Agradeço-lhes, cordialmente, por este belo serviço às famílias de nossa Igreja Diocesana.

O tema escolhido deste ano será: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional. Este tema já resume e dá o sentido e o objetivo delineado pela equipe de trabalho.

O ano de São José é a feliz moldura dada pelo Papa Francisco ao declarar este Ano de São José, através do precioso e singelo documento “Patris corde” (com coração de pai).

Assim, a Família de Nazaré, tendo como foco principal a figura de São José, será a escola, para todas as nossas famílias.

Com a ajuda deste subsídio, possam nossas famílias: encontrar, interagir, escutar a Palavra, refletir e rezar, partilhando as experiências vividas, sejam elas boas ou sofridas, e recolher as lições aprendidas neste tempo de privações e provações impostas pela pandemia.

Esta pandemia revelou o valioso papel da família como servidora e protetora da vida, e ainda que a família somente será o que é chamada a ser, se mantiverem firmes na fé e na esperança através da confiança em Deus, a exemplo da família de Nazaré, cujo sonho era servir com fidelidade à vontade de Deus.

(7)

7 Que a partir desta semana, as famílias saiam fortalecidas pela força da oração e pela renovação de seus compromissos, reconciliadas e renovadas na alegria de ser família, no cultivo do diálogo e da harmonia.

Fundamentem-se as famílias não só nos vínculos humanos, mas sobretudo na consciência vocacional do chamado e da missão recebida do Pai do Céu, através do Divino Mestre de Nazaré: “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e designei para dardes frutos e que vosso fruto permanece”, (Jo 15,16).

Em clima favorável, em verdadeira cultura de fé e oração, possam seus adolescentes e jovens, seus filhos e filhas, netos e netas, como o jovem da casa de Nazaré, crescer em sabedoria e graça e sonhar com o Reino de Deus!

E que, as jovens gerações, hoje tão seduzidas pela mídia, sejam estimuladas a conhecer, amar e seguir Jesus Cristo, no caminho do amor a Deus. E se chamados e vocacionados ao serviço de Deus, sejam generosos e prontos a dar passos vocacionais firmes e decididos, no seio da Igreja de Jesus Cristo, para sua nobre missão de anunciar o Evangelho da vida e da paz.

Para nossas famílias, feliz mês vocacional! Feliz Semana da Família e da Vida.

+ Jose Aristeu Vieira,

(8)

8

ATIVIDADES PROPOSTAS

PARA A SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA

“Famílias, na escola de São José,

lugar do amor e do despertar vocacional.”

1º DIA – Sábado ou Domingo: ABERTURA:

Cada Paróquia ou Comunidade fará a abertura a seu critério, com Celebração Festiva, Carreata, Shows, Lives, etc.

2º DIA – Segunda-feira: ORAÇÃO DO TERÇO: Terço com as famílias nas Comunidades.

3º DIA – Terça-feira: ENCONTRO DE REFLEXÃO: “Família, onde está o que aprendeste com José, o protetor da Sagrada Família?” Nos Setores, Comunidades e Grupos diversos (ECC, Movimento de Cursilhos, Conferências Vicentinas, Grupos de Oração, etc.).

4º DIA – Quarta-feira: ENCONTRO DE ORAÇÃO: “Família de Nazaré, modelo para todas as famílias do mundo”.

Nos Setores, Comunidades e Grupos diversos (ECC, Movimento de Cursilhos, Conferências Vicentinas, Grupos de Oração, etc.).

5º DIA – Quinta-feira: HORA SANTA DA FAMÍLIA: Nas Comunidades e/ou na Matriz.

6º DIA – Sexta-feira: “VIA LUCIS”: Nas Comunidades e/ou na Matriz.

7º DIA – Sábado ou Domingo: MISSA DE ENCERRAMENTO DA SEMANA DA FAMÍLIA E DA VIDA

(9)

9

ORIENTAÇÕES PASTORAIS

1. Cada paróquia e cada comunidade terão sempre a devida autonomia e liberdade para celebrar a Semana da Família e da Vida, seguindo sua própria realidade e obedecendo a um planejamento paroquial. É fundamental a articulação da Pastoral Familiar com as demais Pastorais, Movimentos e Serviços afins, para a promoção da Semana da Família e da Vida. Portanto, uma Comissão Paroquial ou mesmo o Conselho Paroquial de Evangelização (CPE), poderá convidar representantes dos diversos seguimentos da Igreja que prestam serviço à Família para organizar a referida Semana.

2. Acreditamos que a celebração da Semana da Família e da Vida possa ser potencializada no sentido de valorizarmos a Família e a Vida, ao mesmo tempo em que confirmamos os propósitos vindos da nossa Diocese de Luz e de toda a Igreja no Brasil.

3. Estas sugestões enquadram-se na tentativa de oferecer, o mais amplamente possível, subsídios que estejam sintonizados com a nossa realidade particular, como Diocese de Luz.

4. Que estas sugestões sejam acolhidas como dicas da ação evangelizadora, com vistas à unidade e à comunhão eclesial em nossa Diocese e não como um roteiro definitivo de como celebrar a Semana da Família e da Vida nas Paróquias e/ou Comunidades.

5. O mais importante é que todas as Paróquias e suas Comunidades não percam essa preciosa chance de celebrar a Família e a Vida, acolhendo a orientação da Igreja no Brasil e também da nossa Diocese de Luz.

(10)

10

SUGESTÕES E ORIENTAÇÕES COM RELAÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1. Pastoralmente, temos de estar atentos a não limitarmos o conceito de “Família” ao conceito tradicional de pai, mãe e filhos. Pelo contexto atual, temos que ampliar nosso alcance e fazer o possível para incluir, nessas celebrações, as famílias em situação especial. Portanto, cada comunidade, com suas lideranças, saberá a melhor maneira de proceder diante desse desafio.

2. Tanto para o 1º dia, quanto para os demais, é importante o elemento da comunicação e da divulgação. Como se trata de um acontecimento maior é preciso mais que avisos ao final da Missa. Uma divulgação mais apropriada cumprirá melhor o insistente pedido de novos métodos e novo ardor na Evangelização. · Onde for possível, deve haver um programa oficial para toda a Semana, sendo utilizado canais de comunicação, tais como: Rádios, Blogs, Facebook, WhatsApp, Instagran e Youtube. Em cada dia, poderá haver breves palestras e/ou programas de rádio, relacionados à Família e a Vida e seus desafios atuais.

3. Para o momento da Oração do Terço, na segunda-feira, o coordenador ou dirigente deverá preparar o ambiente com: símbolos vocacionais, vela, crucifixo e imagem da Sagrada Família.

4. O Encontro de Reflexão, preparado para terça-feira, poderá ser feito por grupos nos Setores e Comunidades ou por grupos diversos: ECC, Conferências Vicentinas, Grupos de Jovens, Grupos de Oração, etc. O coordenador ou dirigente deverá levar: imagem da Sagrada Família, vela, bíblia e objetos que representem momentos de alegria em família.

5. O Encontro de Oração, na quarta-feira, poderá ser feito por grupos nos Setores e Comunidades ou por grupos diversos: ECC, Conferências Vicentinas, Grupos de Jovens, Grupos de Oração, etc. O coordenador ou dirigente deverá preparar com antecedência faixas com os seguintes dizeres:

1) Sagrada Família: exemplo de amor. 2) Sagrada Família: exemplo de fé.

3) Sagrada Família: exemplo de confiança. 4) Sagrada Família: exemplo de simplicidade. 5) Sagrada Família: exemplo de virtude.

(11)

11

6) Sagrada Família: exemplo de disponibilidade. 7) Sagrada Família: exemplo de alegria.

8) Sagrada Família: exemplo de oração. 9) Sagrada Família: exemplo de união.

O dirigente ou coordenador, deverá escolher 09 (nove) famílias, sendo que cada família receberá uma faixa, a qual deverá ser fixada no mural de acordo com a sequência em que for rezada. Deverá ainda ser preparado: um altar com velas e flores e ao seu lado um mural com a imagem da Sagrada Família ao centro e com espaço em volta suficiente para serem fixadas as 09 (nove) faixas.

5. A Hora Santa da Família, preparada para a quinta-feira, será celebrada onde for permitido (Comunidades e/ou Matriz). Caso contrário, o coordenador ou dirigente deverá organizar as famílias para que possam acompanhar, através das redes sociais, a adoração ao Santíssimo (caso as igrejas ainda permaneçam fechadas);

6. A oração da “Via Lucis” que medita nas “Estações” os fatos transcorridos a partir da Ressurreição do Senhor, preparada para a sexta-feira, será celebrada onde for permitido (Comunidades e/ou Matriz). O coordenador ou dirigente deverá levar: uma Cruz com uma faixa de pano branco e uma vela maior, para guiar a procissão e cartazes que mencionem as estações onde não houver. Deverá ainda pedir aos participantes que tragam suas velas para que possam fazer uma celebração iluminada;

7. A missa de encerramento da Semana da Família e da Vida, preparada para o sábado ou domingo, será celebrada onde for permitido (Comunidades e/ou Matriz). O coordenador ou dirigente deverá reunir antecipadamente com a equipe de Liturgia e

8. As celebrações deverão ser registradas e disponibilizadas nas redes sociais, como uma forma de partilha.

(12)

12

CARTA A SÃO JOSÉ

Caríssimo senhor José de Belém, da casa de David, morador de Nazaré, na Galileia

Minha respeitosa saudação, e até com minhas desculpas se esta carta lhe trouxer alguma surpresa e até estranheza.

Mas sim! É ao senhor mesmo a quem me dirijo, o José da carpintaria, cuja esposa se chama Maria, e seu filho, Jesus. Falam tão bonito, tantas maravilhas de sua família que dá uma vontade imensa de visitá-lo, conhecer o senhor e os seus, visitar sua carpintaria, ver o senhor aí trabalhando com seu filho!

Sabe, senhor José, para começar, nem nos conhecemos, pessoalmente. Bom, também eu me chamo José por causa do senhor, pois meus pais o admiram muito, só de ouvirem falar. Mas senhor carpinteiro, o que queria que soubesse, é que seu testemunho de homem bom, de terno e responsável pai, fiel e dedicado esposo, já chegou até aqui na minha comunidade, já sei que o senhor é um homem muito trabalhador, religioso e honesto, de pouca conversa, até o chamam de homem silêncio, que o senhor é super humilde e que tem uma enorme sabedoria para agir nos momentos difíceis da vida, e que protege e guarda sua família, com tanta criatividade, ousadia e bravura. Até chegou a notícia por aqui através de Mateus e Lucas, e ultimamente, pelo Papa Francisco, que o senhor carrega um segredo muito especial, pois consegue escutar a Deus e desvendar os mistérios dele em sonhos, por isso mesmo consegue tomar decisões acertadas, na hora certa, e que assim os inimigos não acham beira no seu terreiro.

Então Sr. José, contam que o senhor e sua família guardam no coração mistérios e segredos de Deus muito importantes! Então por isso, confesso que não consegui conter minha admiração, e creia-me não é mera curiosidade! O senhor poderia partilhar conosco um pouco dessa sua rica experiência de fé, de família? Eu também vou partilhar do que vejo por aqui.

(13)

13 É que por aqui vão bem difíceis as coisas, precisamos tanto de seus conselhos, de seus exemplos, de seus pedidos junto a Deus. Muitas famílias estão perdendo a fé em Deus, não tem mais tanta fé nem espiritualidade, não tem mais tempo para a oração com a Palavra, vivem algumas como se Deus não existisse, não se interessam mais pelas coisas do céu, não tem mais vínculo com sua comunidade. Sabemos que o senhor, sua esposa e filho são fiéis frequentadores das festas religiosas de Jerusalém, e das reuniões com a Palavra.

Que lástima, Sr. José, herdeiro da estável casa de David! Muitas famílias, entre nós, estão numa grande crise, primeiro porque não creem que ser família é vocação e missão recebidas de Deus. Os esposos não conseguem mais dialogar e resolver com paciência suas dificuldades, não conseguem mais se perdoar, por isso partem para separação, o que sabemos não ser nenhuma solução.

Fiquei sabendo que seu filho, Jesus, em Nazaré crescia em sabedoria e graça para Deus e para a sociedade, mas por aqui, creia-me, muitos pais não conseguem mais educar seus filhos, não podem mais ensinar os filhos a trabalhar, nem conseguem transmitir para eles o que receberam de seus pais. Até criancinhas ficam dia e noite por conta da internet, e como isso é desastroso!

Olha, José, o senhor pode até nem acreditar, mas quantos de nossos jovens estão perdidos, sem sentido para vida, seduzidos pelo ilusório mundo digital, só querem desfrutar o momento presente, não sabem mais sonhar com o futuro, não se importam com religião, nem tem mais sonhos comunitários e muitos estão afundados nas drogas, nos vícios. Está dureza.

Então eis aí, amigo de Deus, minha partilha. É talvez um desabafo, mas é mais que isso: é um pedido de ajuda, um pedido de intercessão por nós junto de Deus. Confesso, que por aqui nestas terras já correm seus segredos: que o senhor é santo e justo, que fala com Deus e o ouve até em sonhos, e que seu filho adotivo, Jesus! Ah, desse falam que não é um qualquer! Que Ele, além da

(14)

14 sabedoria e da bondade, tem mistérios que encabulam! Que n’Ele há promessas de resposta para nossas esperanças! Que desde criancinha foi visitado por gente de longe, e que por essas e outras o senhor até sofreu muita perseguição, teve que se mudar para longe. É verdade tudo isso? Como gostaria de saber!

Muito obrigado pela atenção. E nunca se esqueça de rezar por mim, por meus familiares e amigos e por toda minha comunidade, pois precisamos muito, muito!

Obrigado José, saudação para os seus! Deus guarde o senhor e família, que é alegria e esperança de benção e paz para todas as nossas. No grande desejo de encontrá-lo, adeus.

Respeitosamente, O José do Brasil

(15)

15

DOMINGO

MISSA DA ABERTURA DA SEMANA DA FAMÍLIA

SUGESTÃO:

Na procissão de entrada: lembrando a Sagrada Família de Jesus,

Maria e José, sugere-se a participação de uma família (constituída de pessoas que não têm atuação ministerial ou pastoral, mas que frequentam a missa, trazendo um quadro ou ícone da Sagrada Família, que será colocado num suporte preparado no presbitério), com os ministros na procissão de entrada para a celebração.

Na procissão do ofertório: pais apresentando seus filhos, juntamente

com o pão e o vinho.

COMENTARISTA:

Sejam bem vindos irmãos e irmãs, para celebrarmos o domingo, dia do Senhor, quando louvamos e bendizemos a Deus pelas maravilhas realizadas em todo ser humano e na criação. Neste mês, em que recordamos a celebração das diversas vocações pela Igreja, iniciamos a Semana da Família e da Vida, celebrando a vocação comum: ser família, fundada e vivificada pelo amor, berço onde todas as vocações nascem e se encontram, e hoje, temos a alegria de também celebrar o Dia dos Pais, que marca o início desta Semana, onde podemos contemplar a vocação dos pais e dos filhos convocados por Deus para uma vida mais santa, pois onde reina o amor e o entendimento está uma família que serve a Jesus e prega o que Ele nos pediu: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”.

Celebrar é tornar memorável momentos de nossas vidas. Com Cristo queremos iluminar esses momentos para na fé, celebrar nossas vidas e em especial a vida de nossas famílias, este ano com o tema: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional”. Ao fazermos a experiência do vínculo do amor como missão, sendo verdadeiras “Igrejas Domésticas”, estamos vivendo o seguimento da Sagrada Família, no admirável exemplo de oração, de amor e de obediência ao Pai.

Dispostos a assumir as famílias como lugar privilegiado da entrada de Jesus na história, vamos acolher nosso celebrante, seus

(16)

16 auxiliares e uma família, representando todas as famílias aqui presentes. Cantemos.

ATO PENITENCIAL:

PADRE: A Igreja, povo de Deus, é Sacramento, sinal da Família Divina. A família, Igreja doméstica, é Sacramento do Amor da comunidade trinitária. Ela é o berço para se criar a civilização do amor. No entanto, quando a família vive fora dos planos de Deus ocorre a desvalorização da pessoa, um relacionamento inseguro e o desamor. Peçamos o perdão de Deus pelas famílias cristãs que não vivem o casamento conforme o plano amoroso do nosso Pai.

PAI: Senhor nosso Deus, vós criastes o homem e a mulher para serem seus colaboradores na obra da criação e a Sagrada Família é nosso modelo de família cristã. Perdão, por não assumirmos nosso compromisso do Sacramento do Matrimônio e por nossas omissões como marido e pai, deixando assim de colaborar para que a Família seja um lugar de comunhão.

CANTO: Misericórdia, Senhor, misericórdia. Misericórdia. MÃE: Cristo, filho de Deus, veio nos revelar a vida de amor da Família Divina. E a mãe e esposa, nos mostra o rosto de Deus colaborando para que a família faça a experiência da comunhão revelada pela graça de Jesus Cristo. Perdão pelas vezes que não somos presença de uma vida comunitária na família deixando de ser Igreja Doméstica Missionária.

CANTO: Misericórdia, Senhor, misericórdia. Misericórdia. FILHO(A): Nós, os filhos, mediante o amor, o respeito e obediência aos pais contribuímos para a construção de uma família cristã e como filhos, queremos ser a presença de Jesus de Nazaré, para celebrar a fé, conforme nossos pais nos ensinaram. Perdão por não assumirmos nosso lugar na família como filhos de Deus.

CANTO: Misericórdia, Senhor, misericórdia. Misericórdia. FAMÍLIA: Perdão, Senhor, pelas nossas negligências ao não assumirmos a formação permanente da pessoa, nos omitindo na renovação da Família, deixando assim de transformar a sociedade.

(17)

17

CANTO: Misericórdia, Senhor, misericórdia. Misericórdia. PADRE: Deus, rico em misericórdia tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e pelos caminhos do amor nos conduza à vida eterna. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

COMENTARISTA: A Palavra de Deus, como o fogo, aquece nossa mente e nosso coração para que possamos viver como discípulos missionários e anunciarmos os valores do Reino de Deus que, muitas vezes, são contrários aos valores do mundo.

PRECES DA COMUNIDADE:

PADRE: Invoquemos a misericórdia de Deus Pai todo-poderoso, que, na sua admirável providência, quis que a história da salvação fosse simbolizada pelo amor e pela fidelidade conjugal. Digamos com humilde confiança:

R. Por intercessão de São José, pai adotivo de Jesus, ouvi-nos Senhor.

1. Senhor, que a Igreja, Sacramento da família Trinitária, revele para nossa sociedade o sentido da vida e da crença no amor e assim alimente nas pessoas a esperança, para construírem novas relações sociais fundadas nos valores humanos e cristãos, nós vos clamamos. 2. Olhai, Senhor, para nossos pastores, nossos pais na fé, o Papa Francisco, nosso Bispo Dom Aristeu e nossos padres, que se colocam a serviço do povo e da construção do Vosso Reino, nós vos clamamos.

3. Ajudai-nos, Senhor a cumprir sempre com plena confiança a vossa vontade, valorizando a vida de nossas famílias com suas alegrias e sofrimentos, como santuário da vida, da vivência da gratuidade, do amor e do perdão, nós vos clamamos.

4. Iluminai, Senhor, na “Semana da Família e da Vida”, as famílias a viverem de forma diferente o seu dia a dia, nas pequenas coisas e gestos, para que resgatem o jeito de ser família, conforme o projeto de Deus para elas, nós vos clamamos.

(18)

18

R. Por intercessão de São José, pai adotivo de Jesus, ouvi-nos Senhor.

5. Concedei-nos, Senhor, a compreensão de seu plano para o matrimônio e para a construção de uma nova família. Que em família possamos aprender um com o outro, com nossas diferenças e semelhanças, sobre os sonhos e as alegrias da vida em unidade e solidariedade, nós vos clamamos.

6. Permita, Senhor, que a oração e a espiritualidade dos pais ao transmitirem, desde a infância, a religião aos filhos, sejam pontes e sinais para que a família seja motivadora e incentivadora de vocações, pois “Vocação e Família” andam juntas, nós vos clamamos.

7. Tocai, Senhor, em todos os pais, para que assim como São José, sejam o melhor exemplo de “Pai”, de amor, obediência, coragem e fidelidade para sua família, nós vos clamamos.

8. Que os chamados (vocacionados) por Deus para a vocação da vida matrimonial, que tem como missão edificar um santuário para Deus, aprofundem ainda mais quanto à vocação e à missão da família na Igreja, levando em consideração que a vivência de uma família reflete em toda a humanidade, nós vos clamamos.

9. Que nestes dias da Semana da Família e da Vida, façamos a experiência de em família assumirmos nosso compromisso familiar na grande missão de estarmos a serviço de Jesus, nos colocando sempre à disposição de nossos irmãos e irmãs, em seguimento ao ensinamento do amor, nós vos clamamos.

10. Senhor, nós vos damos graças pelas famílias e por este dia dedicado aos pais. Que a paternidade humana como reflexo da paternidade de Deus, seja o sinal do Criador que gera e faz florescer a vida, nós vos clamamos.

R. Por intercessão de São José, pai adotivo de Jesus, ouvi-nos Senhor.

PADRE: Ouvi, Pai querido, as preces que vos dirigimos filialmente. Abençoai, neste dia, os pais e as famílias para que cumprindo fielmente sua missão se constituam em verdadeiros Santuários da Vida, por Cristo Nosso Senhor. Amém!

(19)

19

OFERTÓRIO:

COMENTARISTA: Neste dia, em que recordamos a vocação para a vida em família, onde os valores estão cada vez mais distorcidos e invertidos, se faz necessário buscarmos cada vez mais os princípios da Palavra ao educar os filhos. Como homem e mulher (vocacionados) por Deus, para formarem uma família, a partir do Sacramento do Matrimônio, agradecemos a Deus o dom de nossas vidas, o dom da vida de todos os pais, o cuidado e amor que têm para conosco e o dom da vida de nossos filhos, por ser este o primeiro grande chamado de Deus. Aqui, diante do teu altar, Senhor, como famílias de fé seguindo os ensinamentos da Sagrada Família apresentamos nossos filhos e filhas e suas vocações, projetos de vida. E a exemplo da Sagrada Família, oferecemos o amor, o respeito mútuo, a doação, o diálogo, enfim, tudo o que faz uma família cristã viver no amor, na harmonia e na paz. Cantemos.

COMENTÁRIO FINAL:

COMENTARISTA: Dando início, hoje, em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família e da Vida, aproveitemos a ocasião em que recordamos a vocação à vida matrimonial e familiar para refletir e rezar pelas nossas famílias. Participemos das atividades da “Semana da Família” em nossa Igreja, movimentos e comunidades, e em tempo de pandemia, durante a semana, façamos em nossas casas “Igrejas Domésticas”, um “momento de oração pelas famílias”. FINAL: BÊNÇÃO DA FAMÍLIA

(20)

20

SEGUNDA-FEIRA ORAÇÃO DO TERÇO

(Preparar o ambiente com: símbolos vocacionais, vela, crucifixo e imagem da Sagrada Família)

Animador/a: Com toda a nossa Igreja, estamos celebrando a Semana da Família, este ano com o tema: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional.”

Para este ano o Papa Francisco convoca o “Ano de São José”, para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, com a Carta apostólica “Patris Corde – com Coração de Pai”.

Com muita alegria celebramos também os 60 anos do Seminário Nossa Senhora da Luz, agradecendo a Deus por todos os dons recebidos, pelo testemunho e pelo serviço dos seus superiores, formadores, religiosos, professores, colaboradores, familiares, entre outros.

Iniciemos cantando.

Todos (canto): Contemplando a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, saibamos fazer a oferta de amor e fé.

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Animador/a: Intenções.

“Ao rosto luminoso e transfigurado de Cristo e ao seu coração, nos conduza Maria, Mãe de Deus, saúde dos enfermos, à qual nos dirigimos com a oração do Terço, sob o olhar amoroso de São José, protetor da Santa Família e das nossas famílias. Que Ele proteja nossas famílias neste momento. De modo especial, que proteja os doentes, os agentes de saúde que arriscam a vida neste serviço.”

(Papa Francisco – Audiência Geral dia 19/03/2021)

Animador/a: Ó Senhor, suplicamos-Te por muitas e santas vocações à Vida Consagrada, Sacerdotal, Matrimonial e Leiga. Desperta o coração de nossos jovens e concede a graça da fidelidade aos que foram chamados.

(21)

21

Todos: Creio em Deus Pai... Pai Nosso, dez Ave Marias, Glória.

“Sagrada Família de Nazaré, nossa família Vossa é!”

1º Mistério: Contemplamos a Anunciação do Anjo à Nossa Senhora

Leitor 1: Maria, uma jovem de Nazaré, recebe um mensageiro de Deus que lhe pede a generosidade de abrir a sua vida a uma causa maior: trazer Jesus ao mundo. E Deus continua a enviar aos jovens “mensageiros” o desafio de levar os ensinamentos de Jesus.

Pai Nosso, dez Ave Marias, Glória.

“Sagrada Família de Nazaré, nossa família Vossa é!”

Leitor 2: Rezemos por todos os que Deus chama, mas que têm medo das consequências do sim, para que, como Maria, confiem na palavra do Senhor que lhes diz: “Não temas”!

2º Mistério: Contemplamos a visita de Nossa Senhora a sua parente Isabel

Leitor 1: Com Jesus no ventre, mas sobretudo na vida, Maria, movida pela misericórdia de Deus, pôs-se a caminho para a casa de Isabel e Zacarias. Ao ouvir a saudação de Maria, Isabel sentiu João Batista saltar-lhe de alegria no ventre, porque as palavras de Maria estavam cheias da presença de Jesus.

Leitor 2: Rezemos pelos jovens que o Senhor chama a serem, como Maria, transportadores de Jesus à vida de tanta gente: que nas suas palavras e na sua vida todos possam sentir a alegria da presença de Jesus.

Pai Nosso, dez Ave Marias, Glória.

“Sagrada Família de Nazaré, nossa família Vossa é!” 3º Mistério: Contemplamos o nascimento de Jesus

Leitor 1: Na manjedoura de Belém, palavra que significa “Casa do Pão”, Deus, através de Maria, colocou o verdadeiro alimento, o Pão vivo descido do Céu. É a vocação especialíssima de cada sacerdote

(22)

22 colocar na manjedoura da Palavra e na mesa eucarística o Pão vivo descido do Céu, para com Ele alimentar a Igreja peregrina. Sem sacerdotes não há eucaristia e sem eucaristia não há Igreja.

Leitor 2: Rezemos para que o Senhor conceda as nossas comunidades os sacerdotes que tanto anseiam para poderem sempre se alimentar com a Palavra da Vida e o Pão da Eternidade. Pai Nosso, dez Ave Marias, Glória.

“Sagrada Família de Nazaré, nossa família Vossa é!”

4º Mistério: Contemplamos a Apresentação de Jesus no Templo Leitor 1: Maria e José vão ao Templo consagrar o seu Filho ao Senhor. Sabem que os filhos não são propriedade dos pais, mas dons de Deus e fruto da Sua misericórdia. Por isso, agradecem e entregam a vida de Jesus nas mãos do Senhor.

Leitor 2: Rezemos pelos pais, para que sintam os filhos como um dom e jamais se oponham à vontade de Deus, confiantes no projeto e na vocação que o Senhor tem para cada um deles.

Pai Nosso, dez Ave Marias, Glória.

“Sagrada Família de Nazaré, nossa família Vossa é!”

5º Mistério: Contemplamos Jesus adolescente no Templo

Leitor 1: Jesus tinha gosto pelas coisas de Deus, de falar sobre o Pai e de estar na sua casa. Numa peregrinação a Jerusalém, Maria e José perderam Jesus e foram encontrá-LO no Templo a falar com os doutores da Lei.

Leitor 2: Rezemos pelos adolescentes e jovens que também sentem este gosto pelas coisas de Deus (de um modo particular pelos acólitos) para que, se essa for a vontade do Senhor e movidos pela Sua misericórdia, não tenham medo de Lhe consagrar a vida, pois “Deus nada tira, mas tudo dá.” (Bento XVI)

Pai Nosso, dez Ave Marias, Glória.

(23)

23

Agradecimento: Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos, agora e para sempre, tomar-nos debaixo de vosso poderoso amparo e para mais nos obrigar, vos saudamos com uma: Salve-Rainha.

Todos: Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!

(24)

24

TERÇA-FEIRA

ENCONTRO DE REFLEXÃO

FAMÍLIA, ONDE ESTÁ O QUE APRENDESTE COM JOSÉ, O PROTETOR DA SAGRADA FAMÍLIA?

Dirigente: Sejam todos bem vindos! Estamos celebrando a Semana da Família e da Vida, este ano com o tema: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional.” Iniciemos nosso encontro invocando a Santíssima Trindade cantando: Em nome do Pai....

Animador/a: Vocação é o chamado de Deus. Ele só pode ser ouvido com o coração e respondido com um jeito novo de viver. Aprendamos com Jesus, Maria e José, aqui representados neste altar, pela imagem da Sagrada Família, a responder “SIM” com nossas vidas. Assim, na escola de São José, lugar de amor e do despertar vocacional, somos chamados a buscar o aprendizado para superar os desafios que nossas famílias vêm enfrentando.

Leitor 1: Muitas famílias estão perdendo a fé em Deus, não têm mais tanta fé nem espiritualidade, não tem mais tempo para a oração com a Palavra, vivem algumas como se Deus não existisse, não se interessam mais pelas coisas do céu, não têm mais vínculo com sua comunidade. (Carta do nosso Bispo Dom José Aristeu Vieira a José de Belém).

Animador/a: No Batismo, como filhos de Deus, somos chamados a servir na comunidade em que vivemos levando o Evangelho de Jesus Cristo a nossos irmãos e irmãs. Como família de Deus, somos chamados a reforçar nossos vínculos com a comunidade.

Dirigente: Famílias, que lição aprendemos na escola de São José, que é lugar do amor e do despertar vocacional?

Leitor 2: No fim de cada acontecimento que tem José como protagonista, o Evangelho observa que ele se levanta, toma consigo o Menino e sua mãe e faz o que Deus lhe ordenou (cf. Mt 1, 24; 2, 14.21). Com efeito, Jesus e Maria, sua mãe, são o tesouro mais precioso da nossa fé. (Carta apostólica Patris Corde do Papa Francisco)

(25)

25

Todos (canto): São José, a vós nosso amor / sede o nosso bom protetor / aumentai o nosso fervor.

Leitor 1: Muitas famílias, entre nós, estão numa grande crise, primeiro porque não creem que ser família é vocação e missão recebidas de Deus. Os esposos não conseguem mais dialogar e resolver com paciência suas dificuldades, não conseguem mais se perdoar, por isso partem para separação, o que sabemos não ser nenhuma solução. (Carta do nosso Bispo Dom José Aristeu Vieira a José de Belém).

Animador/a: No seio das famílias ocorre o despertar vocacional: a vocação matrimonial, sacerdotal, religiosa. Em um ninho de amor é mais fácil ouvir o chamado de Deus e responder “SIM” ao serviço da construção do seu Reino.

Dirigente: Famílias, que lição aprendemos na escola de São José, que é lugar do amor e do despertar vocacional?

Leitor 2: O que Deus disse ao nosso Santo – “José, Filho de David, não temas…” (Mt 1, 20) –, parece repeti-lo a nós também: “Não tenhais medo!” É necessário deixar de lado a ira e a desilusão para – movidos não por qualquer resignação mundana, mas com uma fortaleza cheia de esperança – dar lugar àquilo que não escolhemos e, todavia, existe. Acolher a vida desta maneira introduz-nos num significado oculto. A vida de cada um de nós pode recomeçar miraculosamente, se encontrarmos a coragem de a viver segundo aquilo que nos indica o Evangelho. E não importa se tudo parece ter tomado já uma direção errada, e se algumas coisas já são irreversíveis. Deus pode fazer brotar flores no meio das rochas. E mesmo que o nosso coração nos censure de qualquer coisa, Ele “é maior que o nosso coração e conhece tudo” (1 Jo 3, 20). (Carta apostólica Patris Corde do Papa Francisco)

Todos (canto): Oração pela Família (Padre Zezinho) Abençoa, Senhor, as famílias. Amém!

(26)

26

Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão Que as crianças aprendam no colo, o sentido da vida Que a família celebre a partilha do abraço e do pão

Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois Que a família comece e termine sabendo onde vai E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor E que os filhos conheçam a força que brota do amor Abençoa, Senhor, as famílias. Amém!

Abençoa, Senhor, a minha também! Abençoa, Senhor, as famílias. Amém! Abençoa, Senhor, a minha também!

Leitor 1:(...) muitos pais não conseguem mais educar seus filhos, não podem mais ensinar os filhos a trabalhar, nem conseguem transmitir para eles o que receberam de seus pais. Até criancinhas ficam dia e noite por conta da internet, e como isso é desastroso!

(Carta do nosso Bispo Dom José Aristeu Vieira a José de Belém).

Dirigente: Famílias, que lição aprendemos na escola de São José, que é lugar do amor e do despertar vocacional?

Leitor 2: Na sua função de chefe de família, José ensinou Jesus a ser submisso aos pais (cf. Lc 2, 51), segundo o mandamento de Deus.

(cf. Ex 20, 12). (Carta apostólica Patris Corde do Papa Francisco)

Leitor 1: (...) quantos de nossos jovens estão perdidos, sem sentido para vida, seduzidos pelo ilusório mundo digital, só querem desfrutar o momento presente, não sabem mais sonhar com o futuro, não se importam com religião, nem tem mais sonhos comunitários e muitos

(27)

27 estão afundados nas drogas, nos vícios. (Carta do nosso Bispo Dom José Aristeu Vieira a José de Belém).

Animador/a: O pai e a mãe podem criar um ambiente propício para que os filhos possam ouvir o chamado de Deus, principalmente, no caso da vocação sacerdotal e religiosa, que irá se desenvolver, amadurecer e frutificar na comunidade cristã.

Dirigente: Famílias, que lição aprendemos na escola de São José, que é lugar do amor e do despertar vocacional?

Leitor 2: A paternidade, que renuncia à tentação de decidir a vida dos filhos, sempre abre espaços para o inédito. Cada filho traz sempre consigo um mistério, algo de inédito que só pode ser revelado com a ajuda de um pai que respeite a sua liberdade. Um pai sente que completou a sua ação educativa e viveu plenamente a paternidade, apenas quando se tornou «inútil», quando vê que o filho se torna autônomo e caminha sozinho pelas sendas da vida, quando se coloca na situação de José, que sempre soube que aquele Menino não era seu: fora simplesmente confiado aos seus cuidados. (Carta apostólica Patris Corde do Papa Francisco)

Todos (canto): Oração por nossos filhos (Padre Zezinho) Ouve a nossa prece ó pai celeste

Em favor dos filhos que nos deste Põe em nós um pouco do teu brilho E em cada filho a tua luz

Põe tua palavra em nossa boca Põe teu gesto em nosso coração

Não amemos nem demais e nem de menos Saibamos ser seus pais

Saibamos muito mais

Pessoas educando outras pessoas Cidadãos formando novos cidadãos Famílias preparando outras famílias Pais formando os filhos para a paz

(28)

28

Momento de Reflexão:

1) Você tem o hábito de orar com a Palavra em família? Em que esse hábito pode contribuir para despertar vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais?

2) Diálogo e perdão podem evitar que os casais se separem? A separação dos casais interfere no despertar vocacional dos filhos?

3) Você acha necessário que a família estabeleça os combinados quanto ao uso da internet? Qual o impacto disso na vida das crianças, adolescentes e mesmo dos adultos? Como conciliar o chamado de Deus e os apelos do mundo digital?

4) O que podemos fazer para despertar nossos jovens deste fascínio pelo mundo digital para que escutem o chamado de Deus na vida deles?

Dirigente: Para vencermos os desafios que nossas famílias vêm enfrentando vamos suplicar a intercessão de São José.

Todos: Só nos resta implorar, de São José, a graça da nossa conversão.

Elevemos a São José a nossa oração: Salve, guardião do Redentor

e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho;

em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida.

Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém.

(29)

29

Dirigente: Para concluir o nosso encontro vamos cantar um trecho do Hino à São José.

Todos:

Vinde, alegres cantemos / a Deus, demos louvor / São José, exaltemos / sempre com mais fervor.

São José, a vós nosso amor / sede o nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor / aumentai o nosso fervor.

(30)

30

QUARTA-FEIRA ENCONTRO DE ORAÇÃO

FAMÍLIA DE NAZARÉ, MODELO PARA TODAS AS FAMÍLIAS DO MUNDO

A. Preparar com antecedência as faixas com os dizeres: 1) Sagrada Família: exemplo de amor. 2) Sagrada Família: exemplo de fé.

3) Sagrada Família: exemplo de confiança. 4) Sagrada Família: exemplo de simplicidade. 5) Sagrada Família: exemplo de virtude.

6) Sagrada Família: exemplo de disponibilidade. 7) Sagrada Família: exemplo de alegria.

8) Sagrada Família: exemplo de oração. 9) Sagrada Família: exemplo de união.

B. Deverá escolher 09 (nove) famílias. Cada família receberá uma faixa, a qual deverá ser fixada no mural de acordo com a sequência em que for rezada.

C. Deverá se preparado: um altar, com velas e flores e ao seu lado um mural com a imagem da Sagrada Família ao centro e com espaço em volta suficiente para serem fixadas as 09 (nove) faixas.

Animador/a: Sejam todos bem vindos! Estamos celebrando a Semana da Família e da Vida, este ano com o tema: “Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional.” Iniciemos nosso encontro invocando a Santíssima Trindade cantando: Em nome do Pai...

Animador/a: “Na família é possível experimentar uma comunhão sincera quando esta é uma casa de oração; quando os afetos são sérios, profundos, puros; quando o perdão prevalece sobre as discórdias; quando a dureza cotidiana da vida é suavizada pela ternura mútua e pela serena adesão à vontade de Deus”, disse o Papa Francisco. Contemplemos agora uma família muito especial, a “Família de Nazaré” e os exemplos que ela nos deixou.

(31)

31

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 01 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé

Maria, Mãe santa e esposa exemplar José, pai zeloso voltado ao seu lar Jesus, Filho amado em missão de salvar Caminhos distintos, num só caminhar

Leitor/a 1. Sagrada Família: exemplo de amor.

Ao entrarmos na casa de Nazaré, encontramos uma família muito unida. Jesus, Maria e José sabiam que o amor que os unia vinha de Deus. José, na carpintaria, deixava transparecer toda a dedicação à sua família e no trabalho que desempenhava, construindo objetos primorosos. Maria solidificava um lar feliz, sabendo que a harmonia da família passava por suas mãos no pão que preparava e no carinho que dedicava a Jesus e a José. O menino Jesus, entre a carpintaria e a sua casa, aprendia a amar com a dedicação de seus pais. Esse amor foi formado nas dificuldades e na confiança em Deus. Quantos obstáculos foram ultrapassados, quantas situações foram vencidas, porque entre os três reinava o pleno amor divino, pois Deus fazia parte dessa família.

Todos: Sagrada Família, exemplo de amor, concedei à minha família o dom do divino amor, amor mútuo e verdadeiro, amor do coração do próprio Deus, livrando-nos de toda divisão. Amém.

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

(32)

32

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 02 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé Maria do sim e do amor doação José, operário a serviço do pão Jesus ocupado com sua missão Três vidas distintas num só coração

Leitor/a 2. Sagrada Família: exemplo de fé.

Maria teve fé no anjo Gabriel, que lhe trouxera a Palavra de Deus, comunicando-lhe que seria a mãe do Salvador. José viveu uma experiência de fé ao ouvir de um anjo, em sonho, o que devia fazer. Ambos foram com o Menino Jesus ao Templo e ouviram as promessas que Deus anunciara a Simeão e a Ana. Esta família viveu uma fé sincera e confiante em Deus, em todos os momentos e em todas as circunstâncias.

Todos: Sagrada Família, exemplo de fé, ensinai-me a viver a experiência da fé verdadeira e confiante, que abre a minha vida à ação de Deus. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

(33)

33

Todos: Rogai por nós! Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 03 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé

Se todas as mães, em Maria se acharem E todos os pais em José se espelharem Se todos os filhos, em Cristo se olharem Será mais família, quanto mais se amarem.

Leitor/a 3. Sagrada Família: exemplo de confiança.

Confiando em Deus, Maria disse sim ao Senhor e José a aceitou como esposa. Confiando em Deus, foram de Nazaré a Belém, onde acolheram com alegria Jesus na manjedoura. Depois fugiram para o Egito e retornaram a Nazaré. Confiando em Deus, Jesus, Maria e José seguiram para Jerusalém, se perderam e se reencontraram. Confiar em Deus não é apenas acreditar, mas agir e caminhar na força dessa fé.

Todos: Sagrada Família, exemplo de confiança, ajudai-me a vencer o medo e a confiar em Deus, que age em nossa vida, protegendo-nos do mal. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

(34)

34

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 04 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé

Maria, Mãe santa e esposa exemplar José, pai zeloso voltado ao seu lar Jesus, Filho amado em missão de salvar Caminhos distintos, num só caminhar

Leitor/a 4. Sagrada Família: exemplo de simplicidade. O rei dos reis e Senhor dos Senhores nasceu na simplicidade.

Modesta também era a vida e os hábitos da Sagrada Família. Em sua simplicidade, José, Maria e Jesus eram muito felizes: viviam, trabalhavam e oravam. Tiveram a alegria de não conhecer as complicações da vida moderna e, na humilde casa de Nazaré, José e Maria formaram o Salvador da humanidade.

Todos: Sagrada Família, exemplo de simplicidade, ajudai-nos a descobrir nas coisas simples as maravilhas que existem em nossa vida. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 05 e a fixa no mural)

(35)

35

Jesus Maria e José Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé Maria do sim e do amor doação José, operário a serviço do pão Jesus ocupado com sua missão Três vidas distintas num só coração

Leitor/a 5. Sagrada Família: exemplo de virtude. Nesta família, Maria de Nazaré era a Virgem, José, o carpinteiro, o

justo e Jesus, crescia em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens (cf. Lc 2,52). Por isso, podemos hoje olhar essa família e chamá-la de Sagrada ou Santa. Que alegria sentia Jesus, Maria e José ao olharem sua família, que trilhava no caminho da santidade. Todos: Sagrada Família, exemplo de virtude, ajudai-nos a viver a alegria de estarmos no caminho da santidade e do bem. Amém! Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 06 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé

(36)

36

Se todas as mães, em Maria se acharem E todos os pais em José se espelharem Se todos os filhos, em Cristo se olharem Será mais família, quanto mais se amarem.

Leitor/a 6. Sagrada Família: exemplo de disponibilidade.

Com que tranquilidade o bom Deus confiou esta missão tão importante à família de Nazaré! Com o sim de Maria e a obediência de José, Jesus teve um lar em que a disponibilidade do serviço ao Senhor e aos irmãos era a regra. Jesus realizou sua primeira missão no ventre de sua mãe, quando Nossa Senhora, momentos após o anúncio do anjo, foi servir Isabel.

Todos: Sagrada Família, exemplo de disponibilidade, inspirai, por vosso exemplo, o espírito de serviço em minha família. Que possamos ajudar-nos mutuamente e auxiliar nossos irmãos mais necessitados. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 07 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé

(37)

37

José, pai zeloso voltado ao seu lar Jesus, Filho amado em missão de salvar Caminhos distintos, num só caminhar

Leitor/a 7. Sagrada Família: exemplo de alegria.

A alegria forma os santos. Só podemos imaginar o lar de Nazaré, alegre e feliz. Vivendo na simplicidade e tendo como única meta ser fiel a Deus, que outro sentimento poderia imperar em tal família? Confiando plenamente em Deus, Jesus, Maria e José estavam distantes da angústia causada pelas incertezas e como comunidade reunida em torno do amor, podiam confiantes se alegrar.

Todos: Sagrada Família, exemplo de alegria, auxiliai-nos a descobrir que somos felizes por sermos filhos de Deus. Afastai-nos da tentação de só valorizar os fatos tristes e esquecermos o amor de Deus para conosco. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 08 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé Maria do sim e do amor doação José, operário a serviço do pão

(38)

38

Jesus ocupado com sua missão Três vidas distintas num só coração

Leitor/a 8. Sagrada Família: exemplo de oração.

Onde, senão com a Sagrada família, Jesus aprendeu a orar tanto e tão bem? Vemos Jesus, em muitos momentos de sua vida pública, dedicar-se à oração, seja aprendendo sozinho ou em comunidade, pois com os pais da Terra aprendeu a estar com o Pai do Céu. Todos: Sagrada Família, exemplo de oração, abri nosso coração ao diálogo com Deus. Ensinai-nos a falar com Deus e dai-nos o dom de saber orar com Jesus. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Cantemos!

(Entra a família trazendo a faixa nº 09 e a fixa no mural)

Olhando a Sagrada Família Jesus Maria e José

Saibamos fazer a partilha Dos gestos de amor e de fé

Se todas as mães, em Maria se acharem E todos os pais em José se espelharem Se todos os filhos, em Cristo se olharem Será mais família, quanto mais se amarem.

(39)

39

Leitor/a 9. Sagrada Família: exemplo de união. “Filho, teu pai e eu estávamos, angustiados a tua procura!”, diz a Virgem Mãe ao encontrar Jesus no Templo de Jerusalém (cf. Lc 2,18). Estas palavras resumem o espírito de união que reinava na Sagrada Família de Nazaré. Unidos pelos laços de amor, de fé e de esperança em Deus, sempre iam juntos, desde o exílio no Egito até a Páscoa em Jerusalém.

Todos: Sagrada Família, exemplo de união, concedei este dom à minha família, às vezes tão dividida por tantas circunstâncias. Espírito Santo Paráclito, infundi em mim o dom da compreensão, para conviver em união com os que me destes. Vós que sois um só Deus, eterno e santo. Amém!

Pai-Nosso, Ave Maria, Glória-ao-Pai…

Animador/a: Jesus, Maria e José: Todos: Aumentai o nosso amor!

Animador/a: Sagrada Família: Todos: Rogai por nós!

Animador/a: Rezemos a oração “O amor na família: vocação e caminho de santidade.”

ORAÇÃO VOCACIONAL PARA TODOS OS DIAS - página 80 Animador/a: Estivemos reunidos e sempre estaremos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

(Baseado na Novena da Sagrada Família www.amoranossasenhora)

(40)

40

QUINTA-FEIRA

HORA SANTA VOCACIONAL

“Famílias, na escola de São José, lugar do amor e do despertar vocacional”.

Dirigente: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Amém.

Dirigente: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam sempre convosco.

Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Dirigente: Irmãos e irmãs, em comunhão com toda a Igreja, queremos nesse dia recordar o amor de Deus para com cada um de nós. Amor este que nos alcança e nos elege como seus filhos, de modo a assumirmos a missão que ele nos confiou a fim de testemunharmos sua graça no mundo.

Leitor 1: Em sintonia com a “Semana da Família e da Vida” na Igreja no Brasil, nossa Diocese nos convida e ajuda a rezar contemplando a vida do glorioso São José, sobre o qual neste Ano Santo, incentivados pelo Papa Francisco, voltamos o nosso olhar com especial devoção. Com ele aprendemos a amar os nossos e a responder o chamado de Deus com serenidade e coragem. Que ele seja nosso fiel intercessor, em nossas súplicas e desafios de cada dia.

Dirigente: José e Maria Santíssima foram os primeiros sobre os quais o nome de Jesus foi invocado, sendo peças fundamentais para a história da salvação e para nossa redenção. Por isso, juntamente com eles, que nos ensinam a acolher o Salvador de todo o coração, nos preparamos para receber em nosso meio o mesmo Jesus, que se faz presente no Santíssimo Sacramento do altar. Cantemos:

(41)

41

Canto: Invocamos Invocamos o teu nome Invocamos o teu poder

Invocamos a tua presença no meio de nós (bis) Manifesta Senhor o teu poder

Manifesta Senhor a tua força Manifesta Senhor neste lugar

O teu grande amor que tudo pode curar

Graças e louvores se deem a todo o momento: Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento (3 x).

Dirigente: Com o coração contrito e humilde, adoremos a Nosso Senhor, prostrando-nos sob seus pés, Ele que neste momento se faz presença real. O próprio Senhor desejou estar presente em nosso meio através de seu corpo eucarístico, sustentando assim, seu povo eleito e peregrino sobre essa terra, sedento da graça que nos traz a perene paz. Através da contemplação e comunhão do seu corpo, buscamos adentrar o coração do Mestre e ser com Ele um só. Da mesma forma, o Senhor desejou vir a este nosso mundo ferido pelo pecado, através da Sagrada Família de Nazaré, sendo gerado no ventre puríssimo da Santíssima Virgem Maria e cuidado com terno amor pelo glorioso São José.

Leitor 1: Unidos à Sagrada Família seremos gerados para uma nova vida e salvos do pecado que nos fere e nos traz inúmeras situações de morte. É esta família, que Deus sonhou para cuidar de seu próprio filho, que nos ensina a adorar e contemplar o mestre Jesus da mais perfeita forma, em espírito e verdade, acolhendo os mistérios e anseios de Deus para nossas vidas.

Leitor 2: Deus pai, enviando o seu unigênito para morar na casa de Nazaré, transforma toda a realidade e as perspectivas de vida da jovem Maria e do carpinteiro José. Por isso, peçamos em espírito orante, a intercessão de São José e de Santa Maria, para que roguem em nosso favor ao seu Filho Jesus, para que Ele venha também morar no meio de nossas famílias. Da mesma forma transforme toda a realidade e perspectivas de vida que nos afastam

(42)

42 da vontade de Deus que nos criou e nos chama, em primeiro lugar, à santidade. Que a graça que irradia do Cristo e nos alcança nos revigore neste dia, para que possamos ser verdadeiros instrumentos de Deus, primeiramente em nossa família, e também em nossa comunidade e sociedade.

Leitor 3: Com São José, o primeiro adorador do Cristo menino, chamado por Deus para uma nova vida, aprendemos a ouvir a voz de Deus que nos pede coragem. Sim, o medo de uma vida nova em Deus e a falta de coragem criativa, pode ser o principal fator que nos traz tantas infelicidades no dia a dia e nos impede de realizar o desejo do Pai. José abriu mão de uma vida mais cômoda e com menos desafios para poder acolher aquele que viria nos salvar. Que ele nos ensine o valor da renúncia de tudo aquilo que nos impede de sermos melhores cristãos. Às vezes é preciso renunciar até mesmo de coisas boas e sadias da vida, em vista de um bem maior que favorece a nossa vocação, na certeza que receberemos em dobro os bens do céu, como o próprio Jesus nos prometeu. Em adoração, peçamos ao Senhor que nos ilumine e nos faça perceber a vida velha que precisamos abandonar. Que possamos sair deste lugar, dispostos e corajosos à mudança que Deus nos pede.

Leitor 4: Com Nossa Senhora, mãe das vocações e primeira adoradora do Cristo menino, que foi surpreendida pelo anjo com a eleição de tamanha missão e cujo ventre foi feito primeiro sacrário do Senhor, aprendemos a guardar os mistérios de Deus no coração e a confiar que, esforçando-nos em viver uma vida pura, a vitória de tantos sofrimentos que nos aflige um dia chegará.

Dirigente: Que Jesus hoje nos abençoe e nos livre de todo o perigo e de todo o mal que o mundo nos oferece e que tantas vezes nos atrai e nos promete prazer e “realização”. Que ele também, pela preciosa intercessão de Maria e José, afaste do mundo inteiro e de nossos lares o vírus da Covid 19. Que o Espírito Santo, o defensor, venha em socorro de todos os doentes, restabelecendo a saúde e confortando os enlutados com o entendimento do céu. Que possamos à luz do ressuscitado, sairmos desse deserto pandêmico como humanos e cristãos melhores, sabendo amar mais e consumir nossa vida como Cristo nos ensinou. Que assim, possamos viver

(43)

43 mais autenticamente a nossa vocação, em vista da vida eterna, a exemplo da humilde Sagrada Família de Nazaré. Amém!

Dirigente: Jesus, Maria e José. Todos: Nossa família vossa é (3x). Canto: Quem perde sua vida por mim

Quem perde sua vida por mim, A encontrará, a encontrará, A encontrará.

Quem deixa seu pai por mim, sua mãe por mim, Me encontrará, me encontrará.

Não tenhas medo, não tenhas medo, Eu estou aqui, eu estou aqui.

Quem deixa suas terras por mim, seus bens por mim, Seus filhos por mim, me encontrará.

Não tenhas medo, eu conheço aqueles que elegi Aqueles que elegi, não tenhas medo.

Não tenhas medo, eu estou aqui, Eu estou aqui.

Meditação da Palavra

Leitor 2: Evangelho Mt 1, 18-25.

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

(44)

44

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.” Quando acordou José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho, E José deu a ele o nome de Jesus.

Palavra da Salvação. Todos: Glória a vós Senhor

Momento de silêncio e interiorização da palavra de Deus.

Dirigente: Senhor meu Deus, através do glorioso São José, que soube dormir diante de tamanho mistério ao se deparar com a Virgem Maria grávida de um filho que não era biologicamente seu, o Senhor nos ensina que diante de toda preocupação e desespero é preciso ter confiança em seus desígnios, pois o Senhor irá cuidar de tudo. Por isso vos louvamos:

Todos: Com São José, redescobrimos ó Pai, a nossa vocação. Leitor 1: Senhor meu Deus, antes de ser avisado em sonho que o menino que estava no ventre de Nossa Senhora fora concebido pela ação do Espírito Santo, José quis salvar a vida da Virgem Maria planejando fugir no meio da noite, carregando a culpa de um pai que não quis assumir um filho, a fim de que Maria não fosse apedrejada em função do pecado de adultério no qual o povo poderia condená-la. Desse modo, o Senhor nos ensina a não julgarmos os nossos irmãos e a sacrificar a nossa vida pelo bem do nosso próximo. Por isso nós vos louvamos:

Todos: Com São José, redescobrimos ó Pai, a nossa vocação. Leitor 2: Senhor meu Deus, ao recordar ao glorioso São José através do anjo, a sua linhagem genética dizendo: “José, filho de Davi”, nos recorda também que somos teus filhos e herdeiros da mesma fé que vem de José, Davi e Abraão e que diante de todo desafio, por maior que seja, o Senhor nos capacita e vem em nosso auxílio através do teu Santo Espírito. Por isso nós vos louvamos:

Referências

Documentos relacionados

trabalho X Relatórios Observação Direta X Formativa X Questionários (X) Portfólios X Listas de Verificação X Sumativa X Trabalho de. Projecto Final

OBJETO: Contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de reserva, emissão, marcação, remarcação, e fornecimento de passagens aéreas ou PTA

Diante das recentes e recorrentes discussões a respeito das mudanças climáticas globais ou aquecimento global e suas repercussões sobre os mais variados aspectos

superior ao de desembarque, assinalam-se como detendo esta característica os portos de Viana do Castelo, onde o ratio de volume de carga embarcada sobre o total de carga movimentada

A sugestão da data deve respeitar o período mínimo de 30 (trinta) dias após a aprovação da banca pelo Colegiado. § 3º A Secretaria do Curso será responsável por enviar todos

Um total de 1427 mexilhões foram coletados, no período de agosto de 2006 a julho de 2007, provenientes de 4 locais da Grande Florianópolis: 3 de cultivos do tipo “long-line”,

 O processo de determinação da distância utilizado recorre ao cálculo da distância entre dois cumes parte do princípio que a dimensão do segmento (neste

[r]