• Nenhum resultado encontrado

Com Nossa Senhora, mãe das vocações e primeira adoradora do Cristo menino, que foi surpreendida pelo anjo com a

No documento Comissão Diocesana da Pastoral Familiar (páginas 42-46)

eleição de tamanha missão e cujo ventre foi feito primeiro sacrário do Senhor, aprendemos a guardar os mistérios de Deus no coração e a confiar que, esforçando-nos em viver uma vida pura, a vitória de tantos sofrimentos que nos aflige um dia chegará.

Dirigente: Que Jesus hoje nos abençoe e nos livre de todo o perigo e de todo o mal que o mundo nos oferece e que tantas vezes nos atrai e nos promete prazer e “realização”. Que ele também, pela preciosa intercessão de Maria e José, afaste do mundo inteiro e de nossos lares o vírus da Covid 19. Que o Espírito Santo, o defensor, venha em socorro de todos os doentes, restabelecendo a saúde e confortando os enlutados com o entendimento do céu. Que possamos à luz do ressuscitado, sairmos desse deserto pandêmico como humanos e cristãos melhores, sabendo amar mais e consumir nossa vida como Cristo nos ensinou. Que assim, possamos viver

43 mais autenticamente a nossa vocação, em vista da vida eterna, a exemplo da humilde Sagrada Família de Nazaré. Amém!

Dirigente: Jesus, Maria e José. Todos: Nossa família vossa é (3x). Canto: Quem perde sua vida por mim

Quem perde sua vida por mim, A encontrará, a encontrará, A encontrará.

Quem deixa seu pai por mim, sua mãe por mim, Me encontrará, me encontrará.

Não tenhas medo, não tenhas medo, Eu estou aqui, eu estou aqui.

Quem deixa suas terras por mim, seus bens por mim, Seus filhos por mim, me encontrará.

Não tenhas medo, eu conheço aqueles que elegi Aqueles que elegi, não tenhas medo.

Não tenhas medo, eu estou aqui, Eu estou aqui.

Meditação da Palavra

Leitor 2: Evangelho Mt 1, 18-25.

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo. Não queria denunciar Maria, e pensava em deixá-la, sem ninguém saber. Enquanto José pensava nisso, o Anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

44

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Vejam: a virgem conceberá, e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que quer dizer: Deus está conosco.” Quando acordou José fez conforme o Anjo do Senhor havia mandado: levou Maria para casa, e, sem ter relações com ela, Maria deu à luz um filho, E José deu a ele o nome de Jesus.

Palavra da Salvação. Todos: Glória a vós Senhor

Momento de silêncio e interiorização da palavra de Deus.

Dirigente: Senhor meu Deus, através do glorioso São José, que soube dormir diante de tamanho mistério ao se deparar com a Virgem Maria grávida de um filho que não era biologicamente seu, o Senhor nos ensina que diante de toda preocupação e desespero é preciso ter confiança em seus desígnios, pois o Senhor irá cuidar de tudo. Por isso vos louvamos:

Todos: Com São José, redescobrimos ó Pai, a nossa vocação. Leitor 1: Senhor meu Deus, antes de ser avisado em sonho que o menino que estava no ventre de Nossa Senhora fora concebido pela ação do Espírito Santo, José quis salvar a vida da Virgem Maria planejando fugir no meio da noite, carregando a culpa de um pai que não quis assumir um filho, a fim de que Maria não fosse apedrejada em função do pecado de adultério no qual o povo poderia condená- la. Desse modo, o Senhor nos ensina a não julgarmos os nossos irmãos e a sacrificar a nossa vida pelo bem do nosso próximo. Por isso nós vos louvamos:

Todos: Com São José, redescobrimos ó Pai, a nossa vocação. Leitor 2: Senhor meu Deus, ao recordar ao glorioso São José através do anjo, a sua linhagem genética dizendo: “José, filho de Davi”, nos recorda também que somos teus filhos e herdeiros da mesma fé que vem de José, Davi e Abraão e que diante de todo desafio, por maior que seja, o Senhor nos capacita e vem em nosso auxílio através do teu Santo Espírito. Por isso nós vos louvamos:

45

Todos: Com São José, redescobrimos ó Pai, a nossa vocação. Leitor 3: Senhor meu Deus, através de São José, homem simples, humilde e trabalhador, tu nos ensinastes que, mesmo frágeis e pequenos aos olhos do mundo, podemos como filhos seus sermos grandes colaboradores na obra da salvação, acolhendo Jesus e levando a mesma salvação que d’Ele nos veem a todos os irmãos que ainda se encontram distantes da Igreja. Por isso vos louvamos: Todos: Com São José, redescobrimos ó Pai, a nossa vocação Canto: José, humilde artesão:

José, humilde artesão, trabalhaste noite e dia Para não faltar o pão, para não faltar o pão No lar da Virgem Maria.

Que não falte em nossa vida este pão que vem do céu, Mas cresceu com a comida que o teu trabalho lhe deu! 1- Vem ajudar-nos, José / ensina-nos outra vez

a receber com mais fé/ o pão que Jesus se fez! 2- Este Jesus tão criança / te deu razão pra viver dá-nos crescer na esperança/ por este pão aqui ter 3- Bem mais que tudo, ó José, / ensina-nos a amar quem cresceu em Nazaré / e é pão agora no altar!

4- Mostra o segredo da missa: / que ter nas mãos este pão, é construir a justiça / e promover todo irmão.

Momento de Ação de Graças

Dirigente: Neste ano Jubilar dedicado a São José, Patrono da Igreja e padroeiro das famílias, devemos em uma atitude orante, agradecer a Deus pelo testemunho missionário de São José, que é modelo para todos os cristãos de doação plena da vida. Meditemos neste instante alguns trechos da Carta Apostólica Patris Corde (Coração de Pai),

46 escrita pelo Papa Francisco por ocasião do 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal da Igreja.

Leitor 1: “A grandeza de São José consiste no fato de ter sido o

No documento Comissão Diocesana da Pastoral Familiar (páginas 42-46)

Documentos relacionados