• Nenhum resultado encontrado

Organização: Comunidades da Juventude (SchoenstattMJF e SMJ Treves) Participantes: Samuel Ide, Anja Defrancesco, Pe. Kumar, Ir. M. Theresita Saudação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Organização: Comunidades da Juventude (SchoenstattMJF e SMJ Treves) Participantes: Samuel Ide, Anja Defrancesco, Pe. Kumar, Ir. M. Theresita Saudação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Oração de Pentecostes 15 de maio de 2021 Supremo Consolador em nosso tempo

Organização: Comunidades da Juventude (SchoenstattMJF e SMJ Treves) Participantes: Samuel Ide, Anja Defrancesco, Pe. Kumar, Ir. M. Theresita Saudação

Nós, a Juventude de Schoenstatt, gostaríamos de lhes dar as boas-vindas à nossa oração de Pentecostes. Hoje estamos unidos a muitos cristãos que se juntam a nós em casa por meio do Livestream no Santuário Original em Schoenstatt. Hoje não é apenas uma oração normal de Pentecostes, mas também a conclusão e o clímax da Semana Internacional do Santuário Original, na qual queremos agradecer de modo especial por este lugar de graça e

comprometer-nos com nosso Santuário Original. Por esta razão, também queremos saudar aqueles que estão conosco internacionalmente. Olá e bem-vindos! Boa noite! Hola y bienvenidos a todos! Durante os nove dias da Novena de Pentecostes, nos reunimos como Família de Schoenstatt alemã para rezar junto com Maria pedindo o Espírito Santo em preparação ao Pentecostes. Começamos este tempo de oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Canto

"Komm Heiliger Geist (Vem, Espírito Santo)" no livreto da Novena de Pentecostes, página 85.

Estr. 1-3 Oração Inicial

S1 Rezamos juntos a oração inicial, página 7

S1 A sala de Pentecostes da Igreja Primitiva se espalhou por todas as terras. Com Maria, a Mãe de Jesus, e com todos os cristãos no céu e na terra, queremos fazer descer o Espírito de Deus sobre todos os povos. T: Vem, Espírito Santo!

S1 Entra no coração dos homens. Fale com eles uma palavra de encorajamento, de transformação e cura, uma palavra eficaz.

(2)

S1 Diga aos desanimados: Coragem, Jesus é Senhor! Diga aos que duvidam: Confiança!

T: Vem, Espírito Santo!

S1 Diga aos decepcionados: O Pai ajuda! Diga aos perdedores: Comece de novo! T: Vem, Espírito Santo!

S1 Diga aos que tem razão: Prestem atenção! Diga aos orgulhosos: aprendam a ser humilde!

T: Vem, Espírito Santo!

S1 Diga aos que estão curvados: Endireitem-se! Diga aos que não tem voz: Falem!

T: Vem, Espírito Santo!

S1 Diga aos mentirosos: Calem-se! Diga aos que tem o coração partido: Perdoem!

T: Vem, Espírito Santo!

S1 Diga aos autosuficientes: Vocês precisam uns dos outros! Diga aos que estão distantes: pode contar CONOSCO!

T: Vem, Espírito Santo!

S1 Diga aos pacificadores: obrigado! Diga aos que rezam: Eu habito no meio de vós.

T: Vem, Espírito Santo!

S1 Os tempos em que vivemos são extraordinários.

T: Responderás nossas preces de uma forma extraordinária.

S1 Queremos seguir suas inspirações e ajudar a melhorar o clima da Igreja e da sociedade.

T: Amém.

Palavra da Escritura, impulso S2 Ouvimos a palavra de Deus:

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós."(Jo 14,16-18)

(3)

S1 Simplesmente não há como falar bonito sobre estes tempos sombrios, tristes e opressivos. Slogans, chavões e teorias de conspiração são baratos ou não servem de consolo algum. Eles não ajudam. A verdadeira consolação vive da proximidade e atenção humana, é o que nós jovens notamos em tempos de aprendizagem à distância. Muitos teriam precisado muito desta proximidade, e foi precisamente isto que foi consideravelmente restringido. Os idosos, os gravemente doentes, os moribundos e seus parentes foram os mais atingidos! "Não me foi permitido visitar minha avó gravemente doente. Agora ela morreu e eu não pude dizer adeus a ela. O funeral só foi possível num pequeno círculo e um serviço fúnebre não pôde ser realizado de forma alguma. Minha avó não merecia isso, e minha família também não". Alguém que reclama assim, perdeu algo elementar: consolo!

Jesus chama o Espírito Santo de "conselheiro". Isto originalmente significava o advogado que se levanta como um defensor no tribunal para alguém que não tem ninguém que o ajude. " Assistente" também foi traduzido como

"consolador". Quando damos um ao outro apoio e conforto humano, o Espírito Santo trabalha por meio de nós.

S1 Vamos meditar por um momento.

Alguém experimenta algo que o angustia e quer se livrar dele. Esta pessoa não precisa de algo já pronto, sempre as mesmas respostas,agora. Ele "somente" quer ser compreendido...

Quem no meu círculo de conhecidos precisa atualmente de conforto, apoio e alguém que o entenda?

O que está me incomodando na situação atual? Preocupação com entes queridos ou amigos, ou a falta de distração na rotina diária do Lockdown?

O que eu desejo para minha família e amigos?

O que tem me dado conforto e força para minha vida diária ultimamente?

O que aprendi sobre mim mesmo durante o tempo do corona virus? Muitos sentem que o clima de discussão em nossa Igreja alemã é sombrio porque é deprimente e cada vez mais agressivo. No entanto, há também exemplos que dão coragem e encorajam a participação pessoal em uma mudança. Quais me vêm à mente pessoalmente?

S1 Vamos fazer uma pausa e deixar que estas questões ressoem dentro de nós Pequeno silêncio

(4)

Salmo (Ps. 42,2-6.9-12)

S1 Assim como a corça suspira pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.

S2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando irei e me apresentarei diante da face de Deus?

S1 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: “E o seu Deus, onde está?”

S2 Lembro-me destas coisas — e dentro de mim se derrama a minha alma —, de como eu passava com a multidão de povo e os guiava em procissão à Casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa.

S1 Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, ele é o meu Salvador e o meu Deus.

S2 Espere em Deus, pois ainda o louvarei, a ele é o meu Salvador e o meu Deus. S1 Até os meus ossos sofrem agonia mortal quando os meus adversários

zombam de mim, perguntando-me o tempo todo: "Onde está o seu Deus?" S2 Por que você está abatida, ó minha alma? Por que se perturba dentro de mim? Espere em Deus, pois ainda o louvarei, ele é o meu Salvador e o meu Deus.

S1 Espere em Deus, pois ainda o louvarei, ele é o meu Salvador e o meu Deus. T: Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos dos séculos. Amém.

Canto Atme in uns (Respira em nós) (GL 346) Texto da canção:

Ref: Respire em nós, Espírito Santo, queime dentro de nós, Espírito Santo, trabalhe dentro de nós, Espírito Santo, Espírito Santo, Sopro de Deus, venha! 1 Vem, ó Espírito, imprega-nos; vem, ó Espírito, entra em nós. Vem, ó Espírito, reaviva-nos, ansiamos por vós.

2 Vem, Espírito de santidade; vem, Espírito de verdade. Venha, Espírito de amor. Ansiamos por vós.

3 Vem, Espírito, faze-nos um; vem, Espírito, enche-nos. Venha, ó Espírito, e nos faça novos, ansiamos por vós.

(5)

Oração do Papa Francisco (S. 55ss)

S2 "Por que você tem tanto medo? Você ainda não tem fé?" Senhor, tua palavra diz respeito a todos nós.

T: Em nosso mundo, que lhe agrada ainda mais do que nos agrada,

continuamos correndo a toda velocidade, sentindo-nos fortes e capazes de tudo.

S2 Em nossa ânsia de lucro, nos permitimos ser completamente absorvidos por coisas materiais.

T: Não nos detivemos com seus gritos de alerta.

S2 Não nos permitimos ser abalados por guerras e injustiças mundiais.

T: Não escutamos os gritos dos pobres e de nosso planeta gravemente doente. S2 Continuamos convencidos de que, em um mundo doente, sempre seremos saudáveis...

T: Agora, no mar tempestuoso, rezamos a Ti: Acordai, Senhor! um breve silêncio

S1 "Por que você tem tanto medo? Você ainda não tem fé?" Senhor, tu apelas para nós, tu apelas para a fé, não apenas para a fé que tu existes, mas para a fé que nos faz vir até vós com confiança.

T: Tu nos chamas para usar este momento de prova como um momento de decisão.

S1 Não é um momento para teu julgamento, mas para nosso julgamento: para decidir o que realmente importa e o que é transitório, para distinguir o que é necessário do que não é.

T: É o momento de redirecionar o curso da vida para ti, Senhor, e para nossos semelhantes.

Canto: Meine Hoffnung und meine Freude (Minha Esperança e Minha Alegria) (GL 365)

(6)

Texto do canto:

Minha esperança e minha alegria, minha força, minha luz. Cristo, minha confiança, em ti eu confio e não temo, em ti eu confio e não temo.

S2 Por que você está com tanto medo? Você ainda não tem fé? O início da fé é o conhecimento de que precisamos de salvação. Não somos independentes; sozinhos perecemos.

T: Nós precisamos de Ti, Senhor, como os antigos marinheiros precisavam das estrelas.

S2 Jesus, nós Te convidamos para o barco de nossas vidas. T: Nós lhe damos nossos medos. Tu nos ajudarás a superá-los. S2 Como os discípulos, experimentaremos que contigo a bordo não naufragamos.

T: Esta é tua força, Senhor nosso Deus: transformar tudo o que nos acontece em bem, mesmo o mal...

S2 Trazes a calma às nossas tempestades; pois contigo a vida nunca perece. breve silêncio

T: Nós temos uma âncora: por sua cruz somos salvos. S2 Temos um remo: por sua cruz somos resgatados.

T: Temos uma só esperança: por sua cruz somos curados e abraçados para que nada nem ninguém possa nos separar de seu amor redentor.

Oração pela Europa (S. 58f)

S1 Senhor Jesus Cristo, unimo-nos a nossas irmãs e irmãos na Europa.

Agradecemos-te pelos anos de paz e te apresentamos nosso continente e nosso mundo, porque nos enraízam e nos dão valores, força e esperança.

(7)

V (inglês) Cristo, tu és o caminho: nós te pedimos, em meio à violência e à injustiça, que a humanidade e a paz possam crescer, e que, pela via da reconciliação, o mundo possa ser continuamente renovado.

T: Cristo vencedor, Cristo Rei, Cristo Senhor pelos séculos dos séculos

V (espanhol) Cristo, tu és a porta: pedimos-te que nos abras as portas, para que nossas comunidades e igrejas, nossos povos e culturas estejam unidos em sua diversidade, através de teu amor sem limites.

T: Cristo vencedor, Cristo Rei, Cristo Senhor pelos séculos dos séculos

S1 (Alemão) Cristo, tu és a luz do mundo: impregna todos os lugares escuros da Europa e do mundo inteiro com tua luz curativa do Evangelho, para que todos nós nos vejamos em tua luz e assim possamos moldar nossas vidas.

T: Cristo vencedor, Cristo Rei, Cristo Senhor pelos séculos dos séculos

V (inglês)Cristo, tu és o bom pastor: ponha teus braços fortes ao redor de nosso mundo quebrado: recolha o que está dilacerado, cure os feridos, proteja

aqueles que fogem.

T: Cristo vencedor, Cristo Rei, Cristo Senhor pelos séculos dos séculos V (espanhol) Cristo, tu és o pão do céu e a água da vida: rezamos para que o poder da ressurreição possa trabalhar em nós e transformar este mundo. T: Cristo vencedor, Cristo Rei, Cristo Senhor pelos séculos dos séculos Hino Veni sancte spiritus (Taizé), GL 345,1 � Latim, Inglês, Espanhol Texto do canto:

Vinde Espírito Santo, acende em nós o fogo do vosso amor. Vinde Espírito santo, vinde Espírito santo..

Espírito Santo, vem a nós, vem a nós, acenda em nós o fogo do vosso amor. Espírito Santo, vem a nós, Espírito Santo, vem a nós.

Vinde Espírito de Deus, e de vosso amor acenda a chama. Vinde espírito do amor, vinde o espírito do amor.

(8)

S1 Mãe de Deus, que, movida pelo Espírito, no salão de Pentecostes, invocou o Espírito Santo com os apóstolos. Nós também nos reunimos ao seu redor. Contigo pedimos o Espírito de Deus, que é o único que pode continuar e completar as grandes coisas que começaram então.

T:Vem, Espírito Santo!

S1 Tu és quem faz as coisas de forma decisiva.

Tua paixão é mais forte do que a decepção e a desilusão. Despertas da comodidade e da indiferença.

T:Vem, Espírito Santo!

S1 Teu poder misterioso que pode fazer milagres. Tu nos lembras que nada é impossível para Deus.

Tu provas que Deus também escreve a história conosco hoje, a história da aliança.

T:Vem, Espírito Santo!

S1 Tu, chamador, que nos atrai profundamente para a missão de Jesus Cristo. Tua fidelidade que nos torna teus aliados.

Teu poder que nos impulsiona a cumprir nossa missão - na Igreja e no mundo. T:Vem, Espírito Santo!

S1 Tu, mestre educador que nos libertas. Que purifica do egoísmo e do orgulho. Tu, vencedor da estreiteza, dúvida e medo.

Tu que divides os espíritos e aguças os sentidos para o chamado de Deus. T:Vem, Espírito Santo!

S1 Tu conheces o povo, que nos permite compreender o anseio de seus corações.

Tu, tradutor, que nos dá a linguagem certa para proclamar nossa mensagem hoje.

Tu, amoroso, que nos faz agradecer pelas muitas vocações e dons de nossas comunidades...

T:Vem, Espírito Santo!

(9)

Tu és o conselheiro em todas as questões e decisões.

Tu dás confiança quando temos que deixar ir ou ousar novos começos. T:Vem, Espírito Santo!

Pedidos

S1 Com Maria, Mãe da Igreja, rezemos: Espírito do Pai e do Filho, tu nosso Ajudante, Hóspede que alegra o coração e a mente, entra onde somos mais necessitados, frágeis e desafiados.

S2 (alemão) Aproxima-te daqueles que foram mais duramente atingidos pelos efeitos da pandemia, seja na saúde, na economia ou na vida familiar.

S2 (Inglês) Venha a todos aqueles que foram vítimas de abuso de poder e violência sexual.

S2 Alemão) Venha a todos aqueles que estão de luto e enfrentam uma perda amarga ou uma despedida dolorosa.

S1 (Inglês) Venha a todos que anseiam pela proximidade humana, onde manter uma distância se tornou um dever.

S1 (Alemão) Aproxima-te de todos os estudantes que têm que encontrar sua própria motivação e superar alguns obstáculos técnicos nos tempos do ensino on-line.

S1 (inglês) Venha aos jovens cujos planos para o futuro, tanto a curto como a longo prazo, foram alterados pela pandemia

S2 (alemão) Aproxima-te daqueles que se sentem cada vez mais desamparados na igreja, porque coisas conhecidas e apoios importantes estão se quebrando... S2 (inglês) Aproxima-te daqueles que deixam a igreja desapontados porque ela não aborda as reformas necessárias.

S1 Quando olhamos para nós mesmos, só podemos ficar tristes. Quando olhamos para ti, a alegria tranquila volta. Venha, consolador, preencha todo o nosso ser!

T:Amém.

S1 Maria, consoladora dos aflitos, T: Rogai por nós!

(10)

S1 Tu, exemplo e Mãe da Igreja, T: Rogai por nós!

P. Kumar Rezemos a oração que o Senhor nos ensinou, cada um em sua própria língua

Pai Nosso ...

Bênção: Padre Kumar

Canto: Sua Aliança - Nossa Missão Texto do canto:

1. Suba ao céu o louvor filial em um cântico novo,

E ao Pai que nosso nada olhou e na Aliança nos elegeu.

Suas maravilhas queremos cantar e no Santuário o mundo abrasar.

Refr.: Vamos contigo, Pai, é nossa missão: tua Aliança, tua Aliança, nossa missão! 2. No Santuário nos deste um lar, onde reinas Maria.

Com nossa água queremos encher as talhas, para transformar

O mundo velho em um novo jardim, para a glória da Trindade.

Refr.: Vamos contigo…

3. Rainha de Schoenstatt, em teu coração, Arca da nova Aliança,

(11)

uma nova Evangelização.

Somos tuas mãos, teus pés e tua voz, ao novo tempo, envia-nos!

Refr.: Vamos contigo…

4. Pai e profeta, eleito por Deus, seguimos teu caminho

E pelas tormentas e sombras de hoje, mar adentro em teu coração.

Pai dos povos, levamos tua luz, vida nova em Aliança de Amor. Refr.: Vamos contigo…

Final: Somos tua Família, Pai é nossa missão Tua Aliança, tua Aliança, nossa missão.

Referências

Documentos relacionados

O projeto de extensão objetiva identificar e apresentar mensalmente o custo da cesta básica apresentada pelo Dieese e o custo da cesta básica a partir de itens básicos de

estar ciente das atribuições da sua vaga de opção e que durante o estágio probatório será avaliado o desempenho de suas atribuições para fins de habilitação. 3.12 Os

55 Estes valores sugerem que rações para juvenis de corvina-legítima, com níveis de CP de 50% agregados a teores em lípidos otimizados, tornam-se mais vantajosas para a

DESLIGARÁ A CHAVE GERAL DO ESTANDE SEM RESPONSABILIDADE OU PREJUÍZO QUE POSSA OCORRER E SERÁ APLICADO MULTA NO VALOR DE 100% DO KW SOLICITADO. Após o encerramento diário do EVENTO,

Sendo assim, deve-se haver uma atenção voltada para a ictiofauna, valorizando a sua importância e pontuando o seu valor para o meio ambiente, de forma que todos possam

e outros, e o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica e outros, publicado no Boletim do Emprego e do Trabalho (BET), n.º 23,

Ação livre nº 2 – Vender ou trocar cartas de negócios: Se o jogador não quiser ficar com alguma (ou todas) as cartas de negócios que acabou de virar, ele pode colocar a carta

Compreensão sobre hábitos, normas e costumes como construções sócio- histórico-culturais 1.Reconhecer o homem como sujeito de relações sociais (religiosa,