• Nenhum resultado encontrado

Lisboa nas Ciências Sociais e Humanas: Catálogo Bibliográfico Coletivo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lisboa nas Ciências Sociais e Humanas: Catálogo Bibliográfico Coletivo"

Copied!
96
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Introdução ... 1

O congresso ... 2

Breve panorâmica das Bibliotecas cooperantes ... 3

Biblioteca Mário Sottomayor Cardia (FCSH) ... 3

Biblioteca Gulbenkian de Ciências Sociais (ICS) ... 3

Biblioteca ISCTE-IUL ... 3

Catálogo Bibliográfico Lisboa nas Ciências Sociais e Humanas ... 4

Antropologia ... 4

Arquitetura & Urbanismo ... 15

História ... 46

(4)

1 Por ocasião do XII CONLAB (Congresso Luso-Afro Brasileiro em Ciências Sociais), e 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, decidiu a Comissão Organizadora, propor às Bibliotecas das três entidades cooperantes, FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas), ICS (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa, a realização de núcleos expositivos, nas respetivas instalações, subordinados ao tema Lisboa nas Ciências Sociais e Humanas. Dessa forma, quem tiver interesse em visitar cada uma das Exposições Bibliográficas que estarão patentes em cada das Bibliotecas, de 26 janeiro a 27 fevereiro, poderá fazê-lo nos seguintes horários:

FCSH – 2ª a 6ª feira: 8:30 às 20:00 e sábados: 9:30 às 15:00 ICS-UL – 2ª a 6ª feira: 9:30 às 20:00

ISCTE-IUL - 2ª a 6ª feira: 9:30 às 21:00 e sábado: 9:30 às 13:30

Uma vez que se iria proceder a pesquisas bibliográficas, porque não aproveitar as mesmas e ir mais além? Surgiu, assim, a ideia da criação de um catálogo pioneiro, este que agora se apresenta, o qual procura coligir, presente e futuro toda a bibliografia existente nas três bibliotecas, referente à cidade de Lisboa, vista como veículo transmissor e agregador das quatro áreas das ciências sociais e humanas escolhidas a ver: Sociologia, Antropologia, Arquitetura & Urbanismo e História. Foi tomada em consideração a necessidade de garantir que as obras expostas não se repetissem mas sim se complementassem.

Pretende-se, assim, um catálogo vivo e em permanente atualização, sobre a cidade de Lisboa, em variadíssimas vertentes, sempre que em cada uma das bibliotecas se dê entrada a um novo item.

Como nota, a localização (cota) de cada obra está indicada abaixo de cada referência e sempre que um item exista em mais do que uma biblioteca, encontram-se assinaladas as respetivas cotas.

(5)

2 Os Congressos Luso-Afro-Brasileiros têm sido, desde a sua primeira edição em 1990, um dos mais importantes encontros de cientistas sociais e das humanidades dos países de língua oficial portuguesa. Têm sido, sem sombra de dúvidas, um espaço pluri e transdisciplinar, reagrupando intelectuais de todas as disciplinas das ciências sociais e das humanidades, num importante esforço de promoção da reflexão e partilha de produção científica, almejando ao mesmo tempo a criação, consolidação e internacionalização da produção científica em língua portuguesa. De igual modo, tem sido preocupação desses Congressos, por um lado, a busca da institucionalização de parcerias no domínio da pesquisa em ciências sociais e humanas nos países de língua portuguesa e, por outro, constituir-se num espaço de exploração e promoção de ideias e projetos relevantes para o desenvolvimento da paz, da democracia e da inclusão num contexto global de profundas e rápidas transformações.

A produção do conhecimento em ciências humanas e sociais conheceu nas últimas décadas um maior reconhecimento a nível global, o que é demonstrativo do percurso feito e de melhorias substanciais verificadas em quase todos os países de língua oficial portuguesa. Contudo, a crise económica e financeira que se revelou a partir de 2008 e que se estende até os dias hoje começa a impactar o sistema de ensino e investigação científica, traduzindo-se, nomeadamente, num desinvestimento área das ciências humanas e sociais. A situação atualmente vivida em Portugal mostra as inflexões em curso no domínio da política científica, tocando de forma particular e preferencial as ciências sociais e as humanidades.

Neste contexto, o tema do Congresso “Imaginar e Repensar o Social: Desafios às Ciências Sociais em Língua Portuguesa, 25 anos depois” se mostra de uma atualidade acrescida e instigante para os cientistas sociais que produzem em língua portuguesa e nos países falantes do português: reconstruir reflexiva e criticamente os 25 anos do CONLAB e, mais do que isso, perspetivar o futuro se mostram cruciais para as ciências sociais e humanas nos nossos países. Somos, por conseguinte, chamados a um exercício de imaginação capaz de permitir delinear estratégias científicas e políticas de promoção do desenvolvimento do ensino e da pesquisa em Ciências Sociais de forma a buscar consolidar essa área do conhecimento, bem como o seu reconhecimento nos espaços nacionais dos países de língua portuguesa e no mundo.

XII CONLAB - 1.º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa

(6)

3 Detentora de um acervo com mais de 92 500 monografias, 3 100 títulos de periódicos e cerca de 3 000 unidades de material não-livro, a BMSC afirma-se como uma biblioteca de referência na área das Ciências Sociais e Humanas.

A BMSC coloca à disposição de professores, investigadores, estudantes e funcionários da FCSH/NOVA, bem como de qualquer leitor interessado, monografias, periódicos, trabalhos académicos, acesso a bases de dados científicas e a repositórios digitais nacionais e internacionais de referência e disponibilização online de conteúdos decorrentes de projetos de investigação desenvolvidos pelas Unidades de Investigação sediadas na FCSH/NOVA.

A Biblioteca é um serviço técnico do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, especializada na área das ciências sociais, cujo objetivo geral é organizar, processar e disponibilizar documentação e informação aos investigadores, alunos e público em geral, independentemente do tipo de suporte, no domínio das Ciências Sociais. Possui atualmente cerca de 50 000 monografias, 25 000 periódicos em suporte papel e online e 810 e-books.

A Biblioteca do ISCTE-IUL, especializada na área das ciências sociais e humanas, empresariais e tecnológicas tem como objetivo apoiar todos os setores de atividade do Instituto, facultando, nas melhores condições de utilização, os recursos bibliográficos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação, educação permanente e extensão cultural.

O fundo documental da Biblioteca do ISCTE-IUL é composto por cerca de 90 000 títulos (monografias, obras de referência, teses e dissertações), 14 700 e-books e cerca de 30 000 periódicos em suporte papel e digital.

(7)

4 ALMEIDA, Marta Pinho de - Lugares além do verde: natureza e memória nos jardins

públicos. Lisboa : ISCTE, 2000. 233 p. Dissertação de mestrado em Antropologia

A.103 ALM*Lug (ISCTE-IUL)

ANTUNES, Carla - Olaria do Desterro: dos anos 60 à actualidade. Lisboa : ISCTE, 2007. IX, 166, [2] p. Dissertação de mestrado em Museologia: Conteúdos Expositivos

A.103 ANT*Ola (ISCTE-IUL)

ARAÚJO, Daniela - Cultura culinária em contexto religioso: prasada dos olhos de

Krishna no templo de Lisboa. Lisboa : Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Universidade Técnica de Lisboa, 2006. 449 p. ISBN 9728726708 A.150 ARA*Cul (ISCTE-IUL) / 392ARA,D* (ICS) / CS 11899 (UNLFCSH)

ARAÚJO, Renata - Lisboa: a cidade e o espectáculo na época dos descobrimentos. Lisboa : Livros Horizonte, cop. 1990. 79, [16] p. ISBN 972-24-0790-2

G 1000 (UNLFCSH)

BAIXINHO, Alexandra Duarte - Turismo de cruzeiros em Lisboa: uma abordagem

antropológica. Lisboa : ISCTE, 2008. XII, 193 p. Dissertação de mestrado em

Antropologia Urbana

A.103 BAI*Tur (ISCTE-IUL)

BAPTISTA, Raquel Leonor Pimenta - A identidade estampada na pele: o quotidiano de

um estúdio de tatuagem e body-piercing em Lisboa. Lisboa : ISCTE-IUL, 2010. XIX, 92 p.

Dissertação de mestrado em Antropologia, Imagem e Comunicação A.103 BAP*Ide (ISCTE-IUL)

BUSTAMANTE, Dayra - Consumos y afirmación de identidad: estudio de caso de jóvenes

africanos. Lisboa : ISCTE, 2007. 100 p. Dissertação de mestrado em Antropologia

Urbana

A.103 BUS*Con (ISCTE-IUL)

CACHADO, Rita d'Ávila - Uma etnografia na cidade alargada: hindus da Quinta da

Vitória em processo de realojamento. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

301 p. ISBN 9789723114201 A.121 CAC*Etn (ISCTE-IUL)

(8)

5 CÂMARA, Maria Alexandra Trindade Gago da ; ANASTÁCIO, Vanda - O teatro em Lisboa

no tempo do Marquês de Pombal. Lisboa : Museu Nacional do Teatro, 2005. 153 p.

ISBN 9727762867

A.164.2 CAM*Tea (ISCTE-IUL)

CARVALHO, José Pinto Ribeiro de - História do fado. Lisboa : Publicações D. Quixote, 1984. 292 p.

A.161(469) CAR*His (ISCTE-IUL)

CARVALHO, Maria Helena Calçarão - Bairrista e multicultural: imagens da Mouraria em

Lisboa. Lisboa : ISCTE-IUL, 2013. 83 p. Dissertação de mestrado em Antropologia

A.103 CAR*Bai (ISCTE-IUL)

CHAVES, Luís - Lisboa nas auras do povo e da história: ensaios de etnografia. Lisboa : Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, 1966. Vol. 3 e 4 A.131(469)

CHA*Lis v.3 (ISCTE-IUL); A.131(469) CHA*Lis v.4 (ISCTE-IUL)

CHAVES, Miguel - Casal Ventoso: da gandaia ao narcotráfico. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 1999. 375 p. . ISBN 972671057X

A.121 CHA*Cas (ISCTE-IUL)

CHAVES, Miguel Almeida - Da Gandaia ao Narcotráfico: marginalidade económica e

dominação simbólica num bairro de Lisboa. Lisboa : Universidade de Lisboa. Instituto

de Ciências Sociais, 1996. 294, [15] f. A.103 CHA*Da (ISCTE-IUL)

CORDEIRO, Graça Índias - Um bairro no coração da cidade: um estudo antropológico

sobre a construção social de um bairro típico de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 1995. 500 p.

Tese de doutoramento em Antropologia

A.103 COR*Um (ISCTE-IUL) / T 695 (UNLFCSH)

CORDEIRO, Graça Índias ; FRIAS, Anibal - La ville sensible. Lisboa : Instituto Camões, 2001. 200 p.

A.121 Vil,1 (ISCTE-IUL)

CORDEIRO, Graça Índias; PUJADAS, Joan - Um lugar na cidade: quotidiano, memória e

representação no Bairro da Bica. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1997. 414 p. ISBN

9722014102

A.121 COR*Um (ISCTE-IUL) / CS 8559/A-B (UNLFCSH)

CORDEIRO, Graça Índias, dir. ; FRIAS, Anibal, dir. - La ville sensible. Paris : Groupe Anthropologie du Portugal, 2001. 200 p.

(9)

6 COSTA, Ana Sofia Santos - Da criação artificial aos artifícios da apropriação: do bairro à

cidade, espaços e culturas. Lisboa : FCSH-UNL, 2004; 2 vol. (497, 88 f.): il.; 30 cm.

Dissertação de mestrado em Antropologia T 1320/1-2 (UNLFCSH)

COSTA, Ricardo João Dias Soares da - Trabalhar com o sofrimento: vivência de

enfermagem numa unidade oncológica de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2009. 76, [4] p.

Dissertação de mestrado em Antropologia, especialidade em Risco, Trauma e Sociedade

A.103 COS*Tra (ISCTE-IUL)

CRUZ, Francisco Ignacio dos Santos - Da prostituição na cidade de Lisboa ou

considerações históricas, higiénicas e administrativas em geral sobre as prostitutas, e em especial na referida cidade; com a exposição da legislação portuguesa a seu respeito e proposta de medidas regulamentares necessárias para a manutenção da saúde pública e da moral. Lisboa : Pub. Dom Quixote, 1984. 363 p.

A.131(469) CRU*Pro (ISCTE-IUL)

DOCLISBOA, 1 Lisboa, 2002 - DocLisboa : festival internacional de cinema documental

de Lisboa. Lisboa : Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, 2002. 103 p.

A.166 Doc (ISCTE-IUL)

DURÃO, Susana - Oficinas e tipógrafos: cultura e quotidianos de trabalho. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 2003. 349 p. ISBN 9722022261

A.180 DUR*Ofi (ISCTE-IUL)

DURÃO, Susana - Patrulha e proximidade: uma etnografia da polícia em Lisboa. Coimbra : Almedina, 2008. 565 p. ISBN 9789724034973

A.121 DUR*Pat (ISCTE-IUL) / 351DUR,S* (ICS)

DURÃO, Susana - Patrulha e proximidade: uma etnografia da polícia em Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2006. 430, [42] p. ISBN 9789897320958. Tese de doutoramento em Antropologia das Sociedades Complexas

A.103 DUR*Pat (ISCTE-IUL)

DURÃO, Susana Soares Branco - Os últimos tipógrafos, a arte negra e o seu fim

(1940-1996): a antropologia nas tipografias de Lisboa. Lisboa : FCSH-UNL, 1999. 394 p. Tese

de mestrado em Antropologia T 1408 (UNLFCSH)

FERREIRA, Sónia Sofia de Sousa Alves - Mulheres e fabricantas: resistência operária em

Almada. Lisboa: FCSH-UNL, 2008; 1 disco ótico (CD-ROM). Tese de doutoramento em

(10)

7 TCD 312 (UNLFCSH)

FERRO, Giacomo - Re-inventar um bairro : análise de uma reforma sócio-urbanística no

bairro da Mouraria. Lisboa : FCSH-UNL, 2012. 1 disco ótico (CD-ROM). Dissertação de

mestrado, Antropologia Aplicada TCD 1987 (UNLFCSH)

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA, 9, Lisboa, 2011 - Doclisboa 2011: IX Festival

Internacional de Cinema. Lisboa : APORDOC, 2011. 175, [46] p. ISBN

978-989-8223-03-6

A.166 Doc,1 (ISCTE-IUL)

FLORES, Francisco Moita - Cemitérios de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal, 1993. 167 p.

A.142 FLO*Cem (ISCTE-IUL)

FRÉTIGNÉ, Hélène - Uma praça adiada: estudo de fluxos pedonais na praça do Duque

de Saldanha (Lisboa). Lisboa : Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, 2006. 125 p.

ISBN 9723710900

A.121 FRE*Pra (ISCTE-IUL)

GATO, Maria Assunção Baião - Viver no Parque das Nações: espaços, consumos e

identidades. Lisboa : FCSH-UNL, 2009; 1 disco ótico (CD-ROM). Tese de doutoramento

em Antropologia Cultural e Social TCD 353 (UNLFCSH)

GOMES, Bruno Miguel Santos - A rua e o bairro na construção da imagem de Lisboa. Lisboa : ISCTE-IUL, 2011. IX, 109 p. Dissertação de mestrado em Antropologia

A.103 GOM*Rua (ISCTE-IUL)

GONÇALVES, Maria Estela de Moura Dantas - A Lisboa dos e nos guias turísticos: Lisboa

a compor-se ao espelho. Lisboa : ISCTE, 2008. X, 203 p. Dissertação de mestrado em

Antropologia, especialidade em Patrimónios e Identidades A.103 GON*Lis (ISCTE-IUL)

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de - Os filhos de África em Portugal: antropologia,

multiculturalidade e educação. Lisboa : Imprensa de Ciências Sociais, 2004. 361 p. ISBN

9726711312

A.171 GUS*Fil (ISCTE-IUL)

GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de - Os filhos de África em Portugal: antropologia,

(11)

8 JORGE, Lia Santos - A colecção Henrique de Carvalho da sociedade de geografia de

Lisboa à luz de um plano de estudo e conservação e restauro. Lisboa : ISCTE, 2008. 94

p. Dissertação de mestrado em Museologia - Conteúdos Expositivos A.103 JOR*Col (ISCTE-IUL)

LEAL, Catarina Freire - Cidade guiada : turismo e nobilitação urbana no centro histórico

de Lisboa. Lisboa : FCSH-UNL], 2014. 1 disco ótico (CD-ROM). Trabalho de Projeto no

âmbito do Mestrado em Antropologia, Especialização em Culturas Visuais TCD 2791 (UNLFCSH)

LETRIA, Pedro ; MALHEIROS, Jorge Macaísta - À descoberta dos novos descobridores. Lisboa : Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1999. 189 p. ISBN 9728325851

EA.AGR 8 LET*À (ISCTE-IUL)

LIMA, Maria Antónia Pedroso de - Grandes famílias grandes empresas: ensaio

antropológico sobre uma elite de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 1999. 2 vol. Tese de

doutoramento em Antropologia A.103 LIM*Gra (ISCTE-IUL)

LIMA, Maria Antónia Pedroso de - Grandes famílias grandes empresas: ensaio

antropológico sobre uma elite de Lisboa. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 2003. 342

p. (Portugal de perto). ISBN 972202339X

A.142.2 LIM*Gra (ISCTE-IUL) / 316.3LIM,M* (ICS)

LISBOA. Câmara Municipal - O povo de Lisboa: tipos, ambiente, modos de vida,

mercados e feiras, divertimentos, mentalidade: exposição iconográfica, Junho/Julho 1978-1979. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1979. 298 p.

CS 14108/A-B (UNLFCSH)

LISBOA. Câmara Municipal - Guia das colectividades de Lisboa : Lapa. Lisboa : Câmara Municipal, 2002. 80 p.

A.110 Gui (ISCTE-IUL)

LOPES, Daniel Seabra - Deriva cigana: um estudo etnográfico sobre os ciganos de

Lisboa. Lisboa : ICS. Imprensa de Ciências Sociais, 2008. 410 p. ISBN 9789726712169

A.131(4) LOP*Der (ISCTE-IUL) / 392LOP*/A , 392LOP*/B (ICS)

LOPES, José Amaral, dir. - Marchas populares de Lisboa tradição e modernidade. Lisboa : Câmara Municipal, 2007. 70 p.

(12)

9 LOPES, Paula Judite Coelho - Da tradição ao turismo: os pescadores como argumento

na Vila de Cascais . Lisboa: [s. n.], 2004 / Dissertação de mestrado, Antropologia, 2004,

FCSH-UNL

T 1311 (UNLFCSH)

MAGALHÃES, Fátima, ed. lit. - Museus: subsídios para o enquadramento histórico dos

concelhos. Lisboa : Ministério do Equipamento, do Planeamento e da Administração do

Turismo, 1998. 107 p. ISBN 9729163688 A.112.1 Mus,15 (ISCTE-IUL)

MAGALHÃES, Fátima, ed. lit. - Nos caminhos do sal. Lisboa : Comissão de Coordenação da região de Lisboa e Vale do Tejo, 1998. 61 p. ISBN 9729163596

A.131(469) Nos (ISCTE-IUL)

MARTINS, João - Bairro da Liberdade: uma abordagem sobre habitação degradada e

realojamento. Lisboa : ISCTE, 2009. [15], 118, [114] p. Dissertação de mestrado em

Antropologia Urbana

A.103 MAR*Bai (ISCTE-IUL)

MEIRINHOS, Victor Manuel Pêra - Pedonalidade em risco: estudo antropológico dos

atropelamentos em Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2009. II, [98] p. Dissertação de mestrado em

Risco, Trauma e Sociedade A.103 MEI*Ped (ISCTE-IUL)

MENESES, Inês Salema - Espaços públicos, vidas privadas: identidades gay em Lisboa. Lisboa : ICS-UL, 1998. Tese de mestrado em Ciências Sociais

316.3MEN,I* (ICS)

MENEZES, Marluci - Mouraria: entre o mito da Severa e o Martim Moniz. Lisboa : Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2001. 428 p. Tese de doutoramento em Antropologia Cultural e Social

A.103 MEN*Mou (ISCTE-IUL)

MENEZES, Marluci - Territórios e representações colectivas do espaço: estudo de caso:

Bairro da Madragoa. Lisboa: FCSH, 1996. - 167, 56 f. Tese de mestrado em

Antropologia Social T 757 (UNLFCSH)

MILLER, Maite Chaves - Arraial Latino-Americano: um encontro de culturas na Lisboa

das Festas Populares. Lisboa : FCSH-UNL, 2013. 1 disco ótico (CD-ROM). Trabalho de

Projeto de mestrado em Práticas Culturais para Municípios TCD 2619 (UNLFCSH)

(13)

10 MIRANDA, Rosângela Barros Alfama - A identidade cabo-verdiana na diáspora: a elite

letrada em Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2008. 117, [1] p. Dissertação de mestrado em

Antropologia: patrimónios e identidades A.103 MIR*Ide (ISCTE-IUL)

MOREIRA, Darlinda Maria Pacheco - Contas da vida: interacção de saberes num bairro

de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2002. 389 p. Tese de doutoramento em Antropologia Social

A.103 MOR*Con (ISCTE-IUL)

MUSEU DE ELECTRICIDADE DA EDP - Electricidade e modernidade: cartazes. Lisboa : EDP Electricidade de Portugal, 2000. 63 p.

A.105 Ele (ISCTE-IUL)

NUNES, João Pedro da Silva - À escala humana: planeamento urbano e arquitectura de

habitação em Olivais Sul. Lisboa : CML, 2007. 199 p. ISBN 9789728543082

S.163 NUN*À (ISCTE-IUL)

OLIVEIRA, Maria Helena, ed. lit. - Museu de São Roque: roteiro. Lisboa : Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, 2008. 130 p. ISBN 9789728761325

A.112.1 Mus (ISCTE-IUL)

O'NEILL, Brian Juan ; BRITO, Joaquim Pais de - Lugares de aqui: actas do seminário

«Terrenos portugueses». 1ª edição. Lisboa : Publicações Dom Quixote, 1991. 261 p.

ISBN 972-20-0842-0 CS 7595 (UNLFCSH)

PAVÃO, Luís - Tabernas de Lisboa. Porto : ESEIG. Instituto Politécnico do Porto, 2002. [31] p.

A.121 PAV*Tab (ISCTE-IUL)

PENA, Ingrid Machado - Boas práticas para a integração de populações imigrantes:

governamentalidade, gestão e bem-estar num Centro de Acolhimento Temporário em Lisboa, entre 2011-2012. Lisboa : ISCTE-IUL, 2012. 84 p. Dissertação de mestrado em

Desenvolvimento e Saúde Global A.103 PEN*Boa (ISCTE-IUL)

PEREIRA, Juliana dos Santos - As meninas do Pequi fora do Sertão: goianas imigrantes

em Lisboa. Lisboa : ICS-UL, 2009. Tese de mestrado em Antropologia Social e Cultural

COTA 314.7PER,J* (ICS)

PEREIRA, Maria da Conceição Lopes - Mentalidade judaico-cristã e o meio operário. Lisboa: FCSH-UNL, 2008; 186 f. Dissertação de mestrado em Antropologia dos Movimentos Sociais

(14)

11 T 3742 (UNLFCSH)

PEREIRA, Maria Manuela Cantinho - O museu etnográfico da Sociedade de Geografia

de Lisboa: modernidade, colonização e alteridade. Lisboa : Fundação Calouste

Gulbenkian, 2005. 605 p. ISBN 9723111268 A.112.1 PER*Mus (ISCTE-IUL)

PIGNATELLI, Marina - A comunidade israelita de Lisboa: o passado e o presente na

construção da etnicidade dos judeus de Lisboa. Lisboa : Universidade técnica de Lisboa

- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2000. 220 p. ISBN 9729229775 A.170(4) PIG*Com (ISCTE-IUL) / A.C.-957 (ICS)

PIGNATELLI, Marina - Interioridades e exterioridades dos judeus de Lisboa. Lisboa : UTL-ISCSP, 2008. ISBN 978-989-646-013-6

21/29PIG* (ICS)

PIMENTEL, Alberto - A triste canção do sul: Subsídios para a história do fado. Lisboa : Dom Quixote, 1989. 302 p. ISBN 9722007041

A.161(469) Pim*Tri (ISCTE-IUL)

PINTO, Luciana Pontes - Corpos deslocados: vulnerabilidade e processos de exotização

das mulheres imigrantes brasileiras em Lisboa, Portugal. Lisboa: FCSH-UNL, 2005. 157

f. Dissertação de mestrado em Antropologia do Espaço T 2749 (UNLFCSH)

PIRES, Sónia Oliveira - Caridade e prostituição: uma comunidade dedicada a prostitutas

e mulheres marginalizadas. Lisboa : ISCTE, 2001. 150 p. Dissertação de mestrado em

Antropologia

A.103 PIR*Car (ISCTE-IUL)

PORTUGAL. Instituto do Emprego e Formação Profissional. Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo, ed. lit. - Artesanato da Região de Lisboa e vale do Tejo: Portugal. Porto : IEFP, 1996. 486 p.

A.105 Art,3 (ISCTE-IUL)

PORTUGAL. Museu Nacional de Etnologia - Fado vozes e sombras: [catálogo]. Lisboa : Museu Nacional de Etnologia, 1994. 243 p.

A.161(469) Fad (ISCTE-IUL)

QUINTINO, Maria Celeste Rogado - Revisão de agendas etnográficas: convés, varandas,

aldeias e cidades. Lisboa : Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas,

(15)

12 REGO, Maria João Figueiroa, ed. lit. - Colectividades de Lisboa: Freguesia dos Prazeres.

Lisboa : Câmara Municipal, 2006. 157 p. A.131(469) Col (ISCTE-IUL)

RIVOTTI, Adília - Do outro lado da rua: etnografia sobre pessoas sem-abrigo na cidade

de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2008. XI, 165, [3] p. Tese mestrado em Antropologia Urbana

A.103 RIV*Out (ISCTE-IUL)

RODRIGUES, José Braz - Os casamentos secretos e ocultos efectuados em Lisboa, na

Igreja do Santíssimo Sacramento: 1736 a 1887. Lisboa : ISCTE, 2003. 351 p. Tese de

doutoramento em Antropologia Social A.103 ROD*Cas (ISCTE-IUL)

SÁ, Margarida Maria Moz Fernandes de - Uma Lisboa diferente: leitura antropológica

da relação entre a Associação ILGA-Portugal e a Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa :

ISCTE, 2001. 155 p. Dissertação de mestrado em Antropologia A.103 SA*Lis (ISCTE-IUL)

SALGADO, Pedro – Grafitti: um outro olhar. Carcavelos : Sururu, Produções Culturais, 2004. 63 p. ISBN 972992600X

A.121 Gra (ISCTE-IUL)

SAMPAIO, Ricardo Manuel Rouymeliotis - Mayday! Mayday! Jovens precários em

acção: uma abordagem antropológica de um novo movimento social. Lisboa :

ISCTE-IUL, 2010. VI, 87 p. Dissertação de mestrado em Antropologia, Multiculturalismo e Identidades

A.103 SAM*May (ISCTE-IUL)

SEABRA, Daniel - Deriva cigana: um estudo etnográfico sobre os ciganos de Lisboa. Lisboa : Imprensa de Ciências Sociais, 2008. 410 p. ISBN 978-972-671-216-9

CS 10768 (UNLFCSH)

SILVA, Ana Maria Pires da - O casamento dos expostos na freguesia do Santíssimo

Sacramento de Lisboa: 1736-1887. Lisboa : ISCTE, 2002. 276 p. Tese de doutoramento

em Antropologia Social A.103 SIL*Cas (ISCTE-IUL)

SILVA, Patrícia Azevedo - Para lá do prejuízo: análise das narrativas de identidade e

reconstrução de subjectividades em mulheres brasileiras na área metropolitana de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2008. IV, 104 p. Dissertação de mestrado em Antropologia,

especialidade de Multiculturalismo e Identidades A.103 SIL*Par (ISCTE-IUL)

(16)

13 SILVA, Ricardo Oliveira - O cinema e a televisão sob o signo da identidade: Bollywood e

as fronteiras da modernidade indiana, na cidade de Lisboa. Lisboa : ISCTE-IUL, 2012. 77

p. Trabalho de projeto, mestrado em Antropologia, especialidade em Imagem e Comunicação

A.103 SIL*Cin (ISCTE-IUL)

SOUZA, Angela Maria de - A caminhada é longa... e o chão tá liso: o movimento hip hop

em Florianópolis e Lisboa. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.

Tese de doutoramento em Antropologia Social 7SOU,A* (ICS)

SOUZA, Sílvia Beatriz Nogueira - O grafitti em Lisboa: interpelando a imagem e seus

olhares. Lisboa : FCSH-UNL, 2012. 1 disco ótico (CD-ROM). Trabalho de Projeto de

mestrado em Antropologia, Culturas Visuais TCD 2009 (UNLFCSH)

SWATOWISKI, Claudia Wolff - Novos cristãos em Lisboa: reconhecendo estigmas,

negociando estereótipos. Rio de Janeiro : Editora Garamond, 2013. 263 p. ISBN

9788576173137

A.152 SWA*Nov (ISCTE-IUL)

SWATOWISKI, Claudia Wolff - Novos cristãos em Lisboa: reconhecendo estigmas,

negociando estereótipos. Rio de Janeiro : Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

2010. Tese de doutoramento em Ciências sociais COTA 2SWA,C*Nov (ICS)

TÉCHIO, Kachia - Tecendo por trás do espelho: representações identitárias de

imigrantes brasileiras em Portugal. Lisboa : FCSH-UNL, 2006. 152 f. Dissertação de

mestrado em Antropologia T 3123 (UNLFCSH)

TEIXEIRA, Alfredo Manuel Matos Alves Rodrigues - Entre a exigência e a ternura: o

compromisso como modo de instituir o crer numa paróquia católica urbana. Lisboa :

ISCTE, 2003. 478, LXX p. Tese doutoramento em Antropologia A.103 TEI*Ent (ISCTE-IUL)

TRINDADE, António, ed. lit. ; MACHADO, Paula, ed. lit. ; PEREIRA, Teresa Sancha, ed. lit. - 3as jornadas de toponímia de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa. Departamento de Administração Geral, 2000. 350, [1] p.

(17)

14 TROVÃO, Susana Salvaterra - O Estado Novo e os seus vadios: mendigos, loucos,

prostitutas, homossexuais e outros arruaceiros: mitos e rituais regeneradores do Portugal moribundo: 1933-1988. Lisboa : FCSH-UNL. Tese de doutoramento em

Antropologia Social e Cultural T 595 (UNLFCSH)

TROVÃO, Susana Salvaterra - O Estado Novo e os seus vadios: contribuição para o

estudo das identidades marginais e da sua repressão. Lisboa : Dom Quixote, 1997. ISBN

972-20-1360-2

CS 8512/A-B (UNLFCSH)

VALDEMAR, António, pseud. - Marchas populares de Lisboa : tradição e modernidade. Lisboa : EGEAC, 2007. (Cumplicidade)

398VAL,A* (ICS)

VASCONCELOS, Luís Maria Chaves de Almeida e - Heroína: Lisboa como território

psicotrópico nos anos noventa. Lisboa : Imprensa de Ciências Sociais, 2003. 146 p.

(Estudos e investigações). ISBN 9726711169

A.121 VAS*Her (ISCTE-IUL) / A.C.-1296/A, A.C.-1296/B (ICS)

VASCONCELOS, Luís Maria Chaves de Almeida e - Heroína e agência: Lisboa como

território psicotrópico nos anos noventa. Lisboa : ISCTE, 2002. 148 p. Dissertação de

mestrado em Antropologia A.103 VAS*Her (ISCTE-IUL)

XISTO, Brenda Orvalho de Oliveira - "Assunto encerrado"?: atitudes contemporâneas

perante a morte e a cremação em Lisboa. Lisboa : ICS-UL, 2012. Tese de mestrado em

Antropologia Social e Cultural 392XIS,B* (ICS)

(18)

15 ABEL, Marília ; CONSIGLIERI, Carlos - O Rossio em postal antigo. Lisboa : Livros

Horizonte, 2003. 115 p. ISBN 9722412701 AU.174 ABE*Ros (ISCTE-IUL)

ACCIAIUOLI, Margarida - Os cinemas de Lisboa: um fenómeno urbano do séc. XX. Lisboa : FCSH-UNL, 1982. pag. var. Tese de mestrado em História da Arte

T 1548 (UNLFCSH)

AFONSO, António José A. de Oliveira - Projectar em contexto na cidade de Lisboa:

formas de união e conectividade dos tecidos urbanos produzidos em diferentes épocas e contextos de projecto urbano no processo de crescimento e expansão da cidade de Lisboa de 1755 actualidade. Lisboa : ISCTE, 2005. 2 vol. Dissertação de mestrado em

Desenho Urbano

AU.103 AFO*Pro v.1 (ISCTE-IUL); AU.103 AFO*Pro v.2 (ISCTE-IUL)

AFONSO, Simonetta Luz [et al.] - Lisboa no tempo do rei D. João V (1689-1750). Lisboa : Instituto Português de Museus ; Paris : Réunion des musées nationaux, cop. 1994. 95 p. ISBN 2-7118-2841-7

AD 4105 (UNLFCSH)

AGAREZ, Ricardo Costa - O moderno revisitado: habitação multifamiliar em Lisboa nos

anos de 1950. Lisboa : Câmara Municipal, 2009. 321, [2] p. ISBN 9789728543136

AU.157 AGA*Mod (ISCTE-IUL) / AD 2188/A-C (UNLFCSH)

AGAREZ, Ricardo Costa - Arquitectura de habitação multifamiliar : Lisboa anos 1950. Lisboa : FCSH-UNL, 2003. 2 vol. (307 VI, 533 p.). Tese de mestrado em História da Arte Contemporânea

T 1729/1- (UNLFCSH)

ALÇADA, Margarida [et al.] - A Igreja da Memória. Lisboa : Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, 1991. 83, [1] p.

AD 528 (UNLFCSH)

ALMADA, Carmen Olazabal ; FIGUEIRA, Luís Tovar ; SERRÃO, Vítor - História e restauro

da pintura do retábulo-mor do Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa : Instituto Português do

Património Arquitectónico, 2000. 302 p. ISBN 9728087713 AU.178ALM*His (ISCTE-IUL)

ALMEIDA, Fialho de, - Lisboa monumental. Lisboa : Câmara Municipal, 1957. 44 p. ALC 336 (UNLFCSH)

(19)

16 ALMEIDA, Patrícia Beirão da Veiga Bento d’ - Bairro(s) do Restelo: panorama

urbanístico e arquitectónico. Lisboa : FCSH-UNL, 2013. 1 disco ótico (CD-ROM). Tese de

doutoramento em História da Arte Contemporânea TCD 2446 (UNLFCSH)

ALVES, Demétrio; SALVADOR, Regina - Explosão urbanística e implosões urbanas na

AML: o papel das administrações públicas. Lisboa : FCSH-UNL, 2008. 1 disco ótico

(CD-ROM). Trabalho de projeto de mestrado em Gestão do Território TCD 1192 (UNLFCSH)

ALVES, Hélder Nuno Vieira - Intraferência: hacktivismo urbano digital, uma forma de

preservação do património e promoção artística. Lisboa : FCSH-UNL, 2012. 1 disco

ótico (CD-ROM). Trabalho de Projeto de mestrado em Novos Media e Práticas Web TCD 1816 (UNLFCSH)

ALVES, José da Felicidade - O Mosteiro dos Jerónimos. Lisboa : Livros Horizonte, [1989-1993]. 3 vol.

AU.158 ALV*Mos V.1 (ISCTE-IUL); AU.158 ALV*Mos V.2 (ISCTE-IUL); AU.158 ALV*Mos V.3 (ISCTE-IUL)

ALVES, Pedro Marques - Uma casa portuguesa?: formas de habitar contemporâneas e

a capacidade de resposta dos modelos de habitação colectiva existentes, o seu papel nos processos de transformação urbana. Lisboa : ISCTE, 2009. 65 p. Mestrado

Integrado em Arquitetura AU.103 ALV*Cas (ISCTE-IUL)

AMARAL, F. Keil do, 1910-1975 - Lisboa: uma cidade em transformação. [Lisboa] : Europa-América, [1970]. (Estudos e documentos).

G.P.-197 (ICS)

AMARO, Ana Clara Esteves - Bairro das Picoas: história e urbanismo. Lisboa : FCSH-UNL, 2012. 2 discos óticos (CD-ROM). Dissertação de mestrado em História de Arte Contemporânea

TCD 2260/1-2 (UNLFCSH)

ANASTÁCIO, Susana Sousa - Reabilitação energética em edifícios de habitação

existente: um caso de estudo da Zona J. Lisboa : ISCTE-IUL, 2010. Pág. var. Trabalho

teórico, Mestrado em Arquitetura AU.103 ANA*Rea (ISCTE-IUL)

ANDRADE, Ferreira de ; ABEL, Marília ; CONSIGLIERI, Carlos - Palácios reais de Lisboa:

os dois Paços de Xabregas, o de S. Bartolomeu e o da Alcáçova. 2ª ed. Lisboa : Vega,

(20)

17 AD 708 (UNLFCSH)

ANICETO, Carlos André - Avaliação de impactes urbanísticos do novo aeroporto de

Lisboa na Península de Setúbal Nascente. Lisboa : FCSH-UNL, 2010. 1 disco ótico

(CD-ROM). Tese de mestrado em Gestão do Território, Área de Especialização em Planeamento e Ordenamento do Território

TCD 424 (UNLFCSH)

ARAÚJO, Norberto de - Inventário de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1939. 15 p.

AD 4247 (UNLFCSH)

ARAÚJO, Norberto de; LIMA, Durval Pires de - Inventário de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1944-1956. 12 vol.

AD 765/1-12 (UNLFCSH)

ARAÚJO, Norberto de - Peregrinações em Lisboa. Lisboa : Parceria A. M. Pereira, [19--]. 8 vol.

H.-4007/2 (ICS)

ARAÚJO, Norberto, ed. lit. - Alfama. Lisboa : Câmara Municipal, [199-]. [86] p. AU.175 Alf (ISCTE-IUL)

ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA, ed. lit - Protected landscapes. Lisboa : AML, 2002. 64 p. ISBN 9728759029

AU.183 Pai trd.eng (ISCTE-IUL)

ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA, ed. lit. - Paisagens protegidas. Lisboa : AML, 2002. 64 p. ISBN 972-8759-00-2

AU.183 Pai (ISCTE-IUL)

ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA, ed. lit. - Paysages protegees. Lisboa : AML, 2002. 64 p. ISBN 9728759010

AU.183 Pai trd.fre (ISCTE-IUL)

ASSOCIAÇÃO DOS ARQUITECTOS PORTUGUESES - Lisboa a cidade e o rio: concurso de

ideias para a renovação da zona ribeirinha de Lisboa. Lisboa : Associação dos

Arquitectos Portugueses, 1988. 73, [7] p. AU.176 AAP*Lis (ISCTE-IUL)

ATAÍDE, M. Maia, ed. lit. ; SOARES, M. Micaela, ed. lit. - Monumentos e edifícios

notáveis do distrito de Lisboa. Lisboa : Assembleia Distrital, 2000. 2 vol. ISBN

(21)

18 AU.158 Mon v.5 t.4-1 (ISCTE-IUL); AU.158 Mon v.5 t.4-2 (ISCTE-IUL); AU.174 REL*Cor

(ISCTE-IUL)

RIBEIRO, Luís - Eventos globais: impacto no desenvolvimento urbano. Lisboa : ISCTE, 2009. 44, [69] p. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

AU.103 RIB*Eve (ISCTE-IUL)

AUGUSTO, José Manuel Lopes - Casa dos Bicos: o espelho da história de uma cidade. Lisboa : Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1996. XXXI, [1] p. ISBN 9728325029

AU.113.4 AUG*Cas (ISCTE-IUL)

AZOUGADO, João Henrique Pelixo - Oportunidade de luxo em arquitectura. Lisboa : ISCTE, 2009. Pág. var. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

AU.103 AZO*Opo (ISCTE-IUL)

Baixa Pombalina: bases para uma intervenção de salvaguarda: reabilitação urbana.

Lisboa : Câmara Municipal. Licenciamento Urbanístico e Planeamento Urbano, 2005. (Estudos urbanos - Lisboa XXI). ISBN 972-8877-04-8

G.P.-987 (ICS)

BARATA, Ana Cristina Martins - Lisboa «cães da Europa»: realidades, desejos e ficções

para a cidade (1860-1930). Lisboa : Colibri : IHA/Estudos de Arte Contemporânea,

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, UNL, 2010. 312, [9] p. ISBN 978-972-772-978-4

AD 2556 (UNLFCSH) / BAR,A* (ICS)

BARATA, J. P. Martins - Pensar Lisboa. Lisboa : Livros Horizonte, 1989. 95 p. ISBN 9722407260

AU.175 BAR*Pen (ISCTE-IUL)

BARREIROS, Maria Helena, ed. lit. - Lisboa: conhecer pensar fazer a cidade. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 2001. 119 p. ISBN 9729878617

AU.175 CML*Lis (ISCTE-IUL)

BARRETO, António Faco Viana - A realização de um velho sonho de Lisboa: o

enquadramento da Torre de Belém. Lisboa : [s.n.], 1956. 12 p.

ALC 349 (UNLFCSH)

BARRETO, António Faco Viana - The arrangement of the Torre de Belém zone. Lisbon : [s.n.], 1957. 12 p.

(22)

19 BASTOS, Fernando Pereira - Apontamentos sobre o manuelino no distrito de Lisboa.

Lisboa : Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2004. 201 p. AU.113.3 BAS*Apo (ISCTE-IUL)

Bélgica. Parlamento Europeu - A habitação em Lisboa: caminhos de uma capital

europeia. Bruxelas : Grupo Liberal, Democrático e Reformista do Parlamento Europeu,

D. L. 1990. 167 p. AD 329 (UNLFCSH)

BERGER, Francisco Gentil, ed. lit. ; BISSAU, Luis, ed. lit. ; TOUSSAINT, Michel, ed. lit. - Guia de arquitectura : Lisboa 94. Lisboa : Associação dos Arquitectos Portugueses, 1994. 395 p.

Au.175 Gui,1 (ISCTE-IUL)

BERGER, Francisco José Gentil - Lisboa e os arquitectos de D. João V: Manuel da Costa Negreiros no estudo sistemático do barroco joanino na região de Lisboa. Lisboa : Edições Cosmo, 1994. 327, [1] p. ISBN 9728081383

AU.113 BER*Lis (ISCTE-IUL)

BERGER, José Gentil - Manuel da Costa Negreiros no estudo sistemático do barroco

joanino na região de Lisboa. Lisboa : FA-UTL, 1990. 490 p. Tese de doutoramento em

Arquitetura

T 1521 (UNLFCSH)

BINNEY, Marcus - Casas e jardins de Portugal. Lisboa : Livros Quetzal, 1998. 224 p. ISBN 9725643224

AU.157 Cas,1 (ISCTE-IUL)

BÔLE-RICHARD Aymeric - Pedonalidade no Largo do Rato: micro-poderes. Lisboa : Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, 2008. 188 p. ISBN 9789892014128

AU. 177 BOL*Ped (ISCTE-IUL)

BRAGA, Pedro Bebiano - Mobiliário urbano de Lisboa: 1838-1938. Lisboa : FCSH-UNL, 1995. 3 vol. Tese de mestrado em História da Arte Contemporânea

T 1595/1 (UNLFCSH)

BRANCO, Ricardo Jorge Nabais - Património e pós-moderno. Lisboa : ISCTE, 2009. 69, [81] p. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

AU.103 BRA*Pat (ISCTE-IUL)

BRIGHENTI, Andrea Mubi, ed. lit. - The wall and the city. [S.l.] : Professional Ureamers, 2009. 155 p. ISBN 9788890429507

(23)

20 BRITO, Carla Sofia Ferreira [et al.] - Um olhar sobre o Castelo de São Jorge: século VII

a.C. século XX. Lisboa : Câmara Municipal. Pelouro de Reabilitação Urbana dos Bairros

Históricos, [2001]. 63 p. CS 10447 (UNLFCSH)

BRITO, J. J. Gomes de ; BAIÃO, António - Ruas de Lisboa: notas para a história das vias

públicas lisbonenses. Lisboa : Sá da Costa, 1935. 3 vol.

G 1007/1-3 (UNLFCSH)

CABRAL, Manuel Morais Vilaverde - A evolução de Lisboa e a Rua das Portas de Santo

Antão (1879-1926). Lisboa: FCSH-UNL, 1997. 2 vol. Tese de mestrado em História da

Arte Contemporânea T 1642/1-2 (UNLFCSH)

CABRITA, António Reis ; AGUIAR, José ; APPLETON, João - Manual de apoio à

reabilitação dos edifícios do Bairro Alto. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1992.

203 p. ISBN 9729583404

AU.133 CAB*Man (ISCTE-IUL)

CAEIRO, Mário, ed. lit. - Luzboa : a arte da luz em Lisboa. Lisboa : Extra Muros, 2004. 237, [3] p.

AU.175 Luz (ISCTE-IUL)

CALDAS, João Vieira - A casa rural dos arredores de Lisboa no século XVIII. Lisboa : FCSH-UNL, 1987. 2 vol. Tese de mestrado em História da Arte

T 1497/1-2 (UNLFCSH)

CÂMARA, Maria Alexandra Saramago Castelo Branco Trindade Gago da - Os espaços

teatrais na Lisboa setecentista: subsídios para o estudo da arquitectura teatral. Lisboa :

FCSH-UNL, 1991. 2 vol. Tese de mestrado em História da Arte T 1524/1-2 (UNLFCSH)

CAMPOS, José de Melo Torres - 1 Ano antes. Lisboa : Parque Expo 98, 1997. 64 p. AU.113.7 1 (ISCTE-IUL)

CANÇADO, Sónia Helena Henriques - Novos polos criativos na cidade de Lisboa. Lisboa : FCSH-UNL, 2010. 1 disco ótico (CD-ROM). Relatório de estágio de mestrado em Gestão do Território, Área de Planeamento e Ordenamento do Território

TCD 764 (UNLFCSH)

CARIA, Helena, ed. lit. - Lisboa: o desafio da mobilidade. Lisboa : Câmara Municipal, 2005. 291 p. (Estudos urbanos - Lisboa XXI). ISBN 9728877056

(24)

21 CARITA, Hélder - Bairro Alto: tipologias e modos arquitectónicos. Lisboa : Câmara

Municipal de Lisboa, 1994. [6], 192 p. AU.175 CAR*Bai (ISCTE-IUL)

CARITA, Hélder - Lisboa Manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época

moderna (1495-1521). Lisboa : Livros Horizonte, 1999. 255 p. ISBN 9722410806

AU.174 CAR*Lis (ISCTE-IUL)

CARITA, Hélder - Bairro Alto: tipologias e modos arquitectónicos. 2ª ed. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1994. 192 p.

AD 1855 (UNLFCSH)

CARITA, Hélder - Lisboa manuelina e a formação de modelos urbanísticos da época

moderna: 1495-1521. Lisboa : FCSH-UNL, 1998. 191 p. Tese de mestrado em História

de Arte

T 1651 (UNLFCSH)

CARITA, Rui - O escudo do reino: a Fortaleza de São Julião da Barra. Lisboa : Ministério da Defesa Nacional, 2007. 204 p. ISBN 9789899564206

AU.151 CAR*Esc (ISCTE-IUL)

CARMONA, Mário - O Hospital Real de Todos-os-Santos da cidade de Lisboa. [S.l.] : [s.n.], 1954. 444 p.

BM 4515 / BLK 812 (UNLFCSH)

CARNEIRO, Luís Miguel ; BARBOSA, José ; HENRIQUES, Sónia - Paços do Concelho:

Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal, D.L. 2003. 45 p. . ISBN 972-8672-25-X

AD 1587 (UNLFCSH)

CARREIRA, Adélia Maria Caldas - Lisboa de 1731 a 1833: da desordem à ordem no

espaço urbano. Lisboa : FCSH-UNL, 2012. 2 discos óticos (CD-ROM). Tese de

doutoramento em História da Arte TCD 2209/1-2 (UNLFCSH)

CARVALHO, Gabriela - As novas estações do Metro: a memória dos sítios. Lisboa : Metropolitano de Lisboa, 2004. 123 p. ISBN 9727970966

AU.174 CAR*Nov (ISCTE-IUL)

CARVALHO, José Silva - Madragoa: sons e arquitecturas. Lisboa : Livros Horizonte, 1997. 119 p. ISBN 9722410032

(25)

22 CASTELO BRANCO, Fernando - Painéis de azulejos: uma solução decorativa para os

paredões de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1971. 9 p.

AD 4246 (UNLFCSH)

CASTRO, António Osório de ; RIBEIRO, Gustavo de Almeida - Lisboa: a exaltação do

ferro. [S.l.] : Edições Inapa, 1999. 135 p. ISBN 972838760

AU.134 CAS*Lis (ISCTE-IUL)

CASTRO, Zília Osório de, dir. - Lisboa 1821: a cidade e os políticos. Lisboa : Livros Horizonte, 1996. 257 p. ISBN 9722409891

AU.175 Lis,3 (ISCTE-IUL)

CATALÃO, Sérgio - Da afirmação da diferença: acontecimento e simulacro em

arquitectura. Lisboa : ISCTE, 2009. 73, [51] p. Dissertação e Projeto de mestrado em

Arquitetura

AU.103 CAT*Da (ISCTE-IUL)

CHAROLA, A. Elena - Mosteiro dos Jerónimos: a intervenção de conservação do

claustro. Lisboa : IPPAR-Instituto Português do Património Arquitectónico, 2006. 303

p.. ISBN 9898052007

AU.178 Mos (ISCTE-IUL)

CHAVES, Luís - Chafarizes de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, [19--]. 131 p., [20] f.

AD 2505 (UNLFCSH)

CIDADE, Mariana - A arquitectura vista objectivamente: reflexões sobre fotografia de

arquitectura. lisboa : ISCTE, 2009. Pág. var. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

AU.103 FER*Arq (ISCTE-IUL)

COELHO, Hugo Rafael Morais Coelho - Portela, um modelo na difusão da periferia:

estudo do desenvolvimento da urbanização da Portela da autoria do Arquitecto Fernando Silva. Lisboa : ISCTE-IUL, 2010. 137, [51] p. Trabalho teórico, Mestrado em

Arquitectura

AU.103 COE*Por (ISCTE-IUL)

COELHO, Rui Sérgio Dantas de Magalhães - O ensino da arquitectura na Academia de

Belas Artes de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2007. 2 Vol. Dissertação de Mestrado em

Arquitectura, Cultura Arquitectónica Contemporânea

(26)

23 COLÓQUIO LISBOA ILUMINISTA E O SEU TEMPO, Lisboa, 1994 - Actas Colóquio Lisboa

iluminista e o seu tempo: 26 28 de Outubro de 1994 Palácio dos Condes do Redondo.

Lisboa : Universidade Autónoma, 1997. 303 p. ISBN 9728094132 AU.104 Act (ISCTE-IUL)

COMISSARIADO DA EXPOSIÇÃO MUNDIAL DE LISBOA DE 1998 - Pavilhão de Portugal:

exposição mundial de Lisboa de 1998. Lisboa : Parque Expo 98, 1998. 287 p. ISBN

9728396554

AU.105 Pav (ISCTE-IUL)

CONCEIÇÃO, Bruno Pica da - Paisagem urbana. Lisboa : ISCTE, 2009. Pág. var. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

AU.103 CON*Pai (ISCTE-IUL)

CONSIGLIERI, Carlos ; ABEL, Marília - Os Jerónimos em postal antigo. Lisboa : Livros Horizonte, 2002. 115 p. ISBN 9722412264

AU.174 CON*Jer (ISCTE-IUL)

CORDEIRO, Bruno - A iluminação pública em Lisboa e a problemática da história das

técnicas. Lisboa : ICS-UL, 2006. Tese de mestrado em Ciências Sociais

62COR,B* (ICS)

CORDEIRO, Graça Índias; PUJADAS, Joan - Um lugar na cidade: quotidiano, memória e

representação no Bairro da Bica. Lisboa : Dom Quixote, 1997. 414 p. ISBN

972-20-1410-2

CS 8559/A-B (UNLFCSH)

COSTA, João Pedro - Bairro de Alvalade: um paradigma no urbanismo português. Lisboa : Livros Horizontes, 2006. 191 p. ISBN 9722413824

AU.176 COS*Bai (ISCTE-IUL)

COSTA, Lucília Verdelho da - Cantarias de Lisboa: séculos XIX e XX. Lisboa : edições INAPA, 2000. ISBN 9728387830

AU.114 COS*Can (ISCTE-IUL)

CRANE, Diana - The production of culture: media and the urban arts. London : Sage, cop. 1992. X, 198 p.

CS 6482 (UNLFCSH)

CRAVEIRO, João Lutas ; FERREIRA, Isabel Caetano ; ALMEIDA, José Manuel - Estudos

sobre a área do plano de salvaguarda de Ajuda/Belém. Lisboa : LNEC, 1992. 68 p.

(27)

24 CRUZ, Maria Cristina de Carvalho Barbosa da - A casa nobre dos Saldanhas no sítio da

Junqueira. Lisboa : FCSH-UNL, 2006. 2 vol. Tese de mestrado em História da Arte

Moderna, Arquitetura e Urbanismo T 3203/1-2 (UNLFCSH)

CRUZ, Sara Eloy Cardoso Rodrigues Freire da - A transformation grammar-based

methodology for housing rehabilitation: meeting contemporary functional and ICT requirements. Lisboa : Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior Técnico,

2012. 2 vol. Tese de doutoramento em Arquitetura

AU.103 CRU*Tra v.1 (ISCTE-IUL); AU.103 CRU*Tra v.2 (ISCTE-IUL)

DINIZ, Susana Pais de Almeida Maia e Silva Correia - O bairro de Campo de Ourique:

projectos e actuações (1878-1958). Lisboa : FCSH-UNL, 2013. 1 disco ótico (CD-ROM).

Dissertação de Mestrado em História da Arte Contemporânea TCD 2879 (UNLFCSH)

DINIZ, Tânia Maria Pinto Pereira de Moura - A Igreja de Nossa Senhora do Bom

Sucesso. Lisboa : FCSH-UNL, 2004. 2 vol. Tese de mestrado em História de Arte

T 1751/1-2 (UNLFCSH)

ENCONTRO AS CIDADES ACESSÍVEIS - INSTRUMENTOS E METODOLOGIAS DE INTERVENÇÃO, Lisboa, 1997 - As cidades acessíveis: instrumentos e metodologias de

intervenção. Lisboa : Câmara Municipal. Departamento de Acção Social, 1998. 90 p.

AU.171 ENC*Cid (ISCTE-IUL)

ENCONTRO INTERNACIONAL AUTONOMIA E ACESSIBILIDADE: FAZER UMA CIDADE PARA TODOS, Lisboa, 2000 - Autonomia e acessibilidade: fazer uma cidade para todos. Lisboa : Câmara Municipal, 2001. 191, [1] p.

AU.171 ENC*Aut (ISCTE-IUL)

ENCONTROS LUSO-AMERICANOS DE ARTE CONTEMPORÂNEA Lisboa 1989 - Encontros

luso-americanos de arte contemporânea: três escultores portugueses. Lisboa :

Fundação Calouste Gulbenkian, 1989. 61 p. AU.005 Enc (ISCTE-IUL)

EPAL - Memória sobre o Aqueducto Geral de Lisboa feita por ordem do Ministério das

obras Públicas: em portaria de 15 de Fevereiro de 1856. Fac-simile da edição de 1857.

Lisboa : EPAL, 2008. 44 p. AD 2230 (UNLFCSH)

EXPOSTO, Bárbara Cadavez - Espaço Público: o regresso ao lugar. Lisboa : ISCTE, 2009. 139 p. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

(28)

25 FARENZENA, Leni Teles - Casa é para quem a habita ou apenas para ser habitada.

Lisboa : ISCTE, 2009. IX, 127 p. Dissertação de Mestrado em Arquitetura AU.103 FAR*Cas (ISCTE-IUL)

FARIA, Fernando - A Central Tejo: a fábrica que electrificou Lisboa. Lisboa : Museu da Electricidade, 2007. ISBN 978-972-53-0364-162

FAR* (ICS)

FARINA, Mónica - Por uma antropologia do habitar: projecto e quotidiano num bairro

de habitação social em Lisboa. Lisboa : ISCTE, 2001. 267 p. Dissertação de mestrado

em Desenho Urbano

AU.103 FAR*Por (ISCTE-IUL)

FARINHA, J. S. Brazão - Construção da Baixa Pombalina. Lisboa : Metropolitano de Lisboa, 1997. 92, [1] p.

AU.171 FAR*Con (ISCTE-IUL)

FARINHA, J. S. Brazão - O Metropolitano e a Baixa de Lisboa: condições geotécnicas e

históricas. Lisboa : Metropolitano de Lisboa, 1995. 36 p.

AU.174 FAR*Met (ISCTE-IUL)

FARINHA, J. S. Brazão - O Metropolitano e as águas de Lisboa. Lisboa : Metropolitano de Lisboa, 1993. 141 p.

AU.177 FAR*Met (ISCTE-IUL)

FARINHA, J. S. Brazão - O primeiro escalão da rede do Metropolitano de Lisboa. Lisboa : Metropolitano de Lisboa, 1995. 119 p.

AU.174 FAR*Pri (ISCTE-IUL)

FARINHA, J. S. Brazão - Obras de construção do Metropolitano de Lisboa : 1955-1993. Lisboa : Metropolitano de Lisboa, 1997. 349 p.

AU.177 FAR*Obr (ISCTE-IUL)

FERNANDES, Carla Varela - Memórias de pedra: escultura tumular medieval da Sé de

Lisboa. Lisboa : Instituto Português do Património Arquitectónico, 2001. 133 p. ISBN

972808790X

AU.013.3 FER*Mem (ISCTE-IUL)

FERNANDES, José Manuel - Arquitectura do princípio do século em Lisboa (1900-1925):

levantamento e classificação da arquitectura do 1º quartel do séc. XX na cidade de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1991. 199 p.

(29)

26 FERNANDES, José Manuel ; JANEIRO, Maria de Lurdes - Arquitectura modernista em

Lisboa, 1925-1940: levantamento e classificação de arquitectura modernista na cidade de Lisboa (1925-1940). Lisboa : Câmara Municipal, 1991. 114, [1] p.

AU.175 Arq,1 (ISCTE-IUL)

FERRÃO, Leonor - A real obra de Nossa Senhora das Necessidades. Lisboa : Quetzal Editores, 1994. 350 p. ISBN 9725642007

AU.158 FER*Rea (ISCTE-IUL)

FERREIRA, Ana Maria Alves Pedro - A arquitectura hoteleira de Lisboa : 1892-1959. Lisboa : FCSH-UNL, 1994. 2 vol. Dissertação de mestrado em História da Arte Contemporânea

T 1584/1-2 (UNLFCSH)

FERREIRA, António Fonseca - Perfil social e estratégias do clandestino: estudo

sociológico da habitação clandestina na área metropolitana de Lisboa. Lisboa : Centro

de Estudos de Sociologia do ISCTE, 1985. 121, [37], [6] p. CS 9443 (UNLFCSH)

FERREIRA, Hélder ; AZEVEDO, António - Armazéns do Chiado: 100 anos. Mafra : Edições Elo, 2001. 239 p. ISBN 972918190X

AU.152 FER*Arm (ISCTE-IUL)

FERREIRA, Rafael Laborde ; VIEIRA, Victor Manuel Lopes - Estatuária de Lisboa. [S. l.] : [s. n.], imp. 1985( [Lisboa], Amigos do Livro. 447, [1] p.

AD 4128 (UNLFCSH)

FERREIRA, Vítor Matias, ed. lit. ; INDOVINA, Francesco, ed. lit. - A cidade da Expo’98:

uma reconversão na frente ribeirinha de Lisboa?. Lisboa : Editorial Bizâncio, 1999. 422

p. ISBN 9725300505

AU.176 Cid (ISCTE-IUL); G.P.-737 (ICS)

FERRO, Giacomo - Re-inventar um bairro: análise de uma reforma sócio-urbanística no

bairro da Mouraria. Lisboa : FCSH-UNL, 2012. 1 disco ótico (CD-ROM). Dissertação de

mestrado em Antropologia Aplicada TCD 1987 (UNLFCSH)

FOLGADO, Deolinda ; CUSTÓDIO, Jorge - Caminho do Oriente: guia do património

industrial. Lisboa : Livros Horizonte, 1999. 219 p. ISBN 9722410563

AU.153 FOL*Cam (ISCTE-IUL) / CO.FOL.001 (UNLFCSH/IHA)

FRANÇA, José Augusto - A reconstrução de Lisboa e a arquitectura pombalina. Lisboa : Instituto de Cultura e Língua Portuguesa-Ministério da Educação, 1989. 103 p.

(30)

27 AU.113.4 FRA*Rec (ISCTE-IUL) / AD 373/A-B (UNLFCSH)

FRANÇA, José Augusto - Lisboa iluminista e o seu tempo: a evolução do urbanismo da

cidade de Lisboa: modelos urbanísticos reticulares em Portugal: modelos urbanísticos reticulares na Europa e no Ultramar: actas. Lisboa : Universidade Autónoma de Lisboa,

1997. 303 p. ISBN 972-8094-13-2 AD 1180/A-B (UNLFCSH)

FRANÇA, José Augusto - Lisboa: urbanismo e arquitectura. 4ª edição revista e actualizada. Lisboa : Livros Horizonte, 2000. 119 p. . ISBN 972-24-0998-0

AU.175 FRA*Lis (ISCTE-IUL) / AD 375 (UNLFCSH)

FRANÇA, José Augusto - Lisboa: história física e moral. Lisboa : Livros Horizonte, 2008. 869, [1] p. ISBN 9789722416122

AU.175 FRA*Lis,1 (ISCTE-IUL)

FRANÇA, José Augusto - Monte Olivete: minha aldeia. Lisboa : Livros Horizonte, 2001. 150 p. ISBN 9722411381

AU.176 FRA*Mon (ISCTE-IUL)

FRANÇA, José Augusto - O Palácio de S. Bento. Lisboa : Assembleia da República, 2000. 231 p. ISBN 9725562518

AU.158 FRA*Pol (ISCTE-IUL) / RES 425 (UNLFCSH)

FRANÇA, José Augusto; FRANCASTEL, Pierre - Lisboa pombalina e o Iluminismo. 2ª edição revista e aumentada. Lisboa : Livraria Bertrand, imp. 1977. 389 p.

AU.154 FRI*Arq (ISCTE-IUL) / AD 544 (UNLFCSH)

FRIAS, Hilda Moreira de - A arquitectura régia em Carnide-Luz. Lisboa : Livros Horizonte, 1994. 110 p. ISBN 9722408763

AU.154 FRI*Arq (ISCTE-IUL)

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN - Do Estádio Nacional ao Jardim Gulbenkian:

Francisco Caldeira Cabral e a primeira geração de arquitectos paisagistas 1940-1970.

Lisboa : FCG, 2003. 19 p. ISBN 9726780365. AU.182 Est (ISCTE-IUL)

FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN - Museu Calouste Gulbenkian. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 187 p. ISBN 9728128851

AU.005 FCG*Mus (ISCTE-IUL)

Fundação Calouste Gulbenkian - O imaginário da cidade. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian ; [Lisboa] : Acarte, 1989. 438, [2] p.. ISBN 972-9032-06-8

(31)

28 GARCIA, Pedro Ressano - Plataforma Tejo: o regresso ao rio. Lisboa : Fundação Serra

Henriques, [20--]. 159 p. AU.175 GAR*Pla (ISCTE-IUL)

GASPAR, Jorge - A dinâmica funcional do centro de Lisboa. Lisboa : Livros Horizonte, 1985. 126 p.

AU.176 GAS*Din (ISCTE-IUL)

GEORGE, Alan St. - The shape of number: an exhibition of pieces based on fractals,

spirals and proportion theory. Lisboa : The British Council, [199-]. 34 p.

AU.005 GEO*Sha (ISCTE-IUL)

GEOTA Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente - Mobilidade na

Área Metropolitana de Lisboa: perspectivas e propostas. [Lisboa] : GEOTA, 2003. 75,

[76] p.. ISBN 972-98268-4-6 AD 1597 (UNLFCSH)

GÓIS, Damião de - Descrição da cidade de Lisboa. Lisboa : Livros Horizonte, 2001. 79 p. ISBN 9722411608

AU.174 GOI*Des (ISCTE-IUL) / G 123 (UNLFCSH/e-GEO)

GONÇALVES, Inês Pais - O Palácio Barão de Quintela: contributo para um estudo

monográfico. Lisboa : FCSH-UNL , 2012. 1 disco ótico (CD-ROM). Dissertação de

mestrado em História da Arte Contemporânea TCD 2608 (UNLFCSH)

GONÇALVES, Rogério de Oliveira - O Palácio dos Arcos: meio milénio. Oeiras : Câmara Municipal, 1992. 236, LXXI p.

AU.113.3 GON*Pal (ISCTE-IUL)

Gravuras de Jacques Callot das colecções do Museu nacional de Arte Antiga e da Biblioteca Nacional. Lisboa : FCG, 1984. [22] p.

AU.005 Gra (ISCTE-IUL)

GUARDA, Israel Vindeirinho - Formas urbanas: a construção da cidade de Lisboa entre

1888 e 1958. Lisboa : FCSH-UNL, 2006. 215 p. Tese de mestrado em História de Arte

Contemporânea T 3307 (UNLFCSH)

Guerra, Isabel - A Baixa Pombalina: dignóstico, prospectiva e estratégia de actores. Oeiras : Celta Editora, Lda, 1999. 125 p. ISBN nº 972-774-002-2

(32)

29 GUERREIRO, Maria Rosália P. - O território e a edificação: o papel do suporte físico

natural na génese e formação da cidade portuguesa. Lisboa : ISCTE, 2002. 226 p.

Dissertação de mestrado em Desenho Urbano AU.103 GUE*Ter (ISCTE-IUL)

INSTITUTO PORTUGUÊS DO PATRIMÓNIO CULTURAL - Igreja de Santa Maria Maior: Sé

de Lisboa. Lisboa : Teorema, 1986. 27 p.

AU.154 IPPC*Sé (ISCTE-IUL)

JANEIRO, Maria João - Lisboa: histórias e memórias. Lisboa : Livros Horizonte, 2005. 475 p. ISBN 9722413902

AU.175 JAN*Lis (ISCTE-IUL)

JODIDIO, Philip - Estação do Oriente. Lisboa : Centralivros, 1998. 179 p. ISBN 9728418582

AU.151 Est (ISCTE-IUL)

JORGE, Abílio Pedro Frias Gonçalves - Apropriação do espaço: a precariedade na

arquitectura. Lisboa : ISCTE, 2009. Pág. var. Dissertação de Mestrado em Arquitetura

AU.103 JOR*Apr (ISCTE-IUL)

JORNADAS A BAIXA POMBALINA E A SUA IMPORTÂNCIA PARA O PATRIMÓNIO MUNDIAL, Lisboa, 2003 - Jornadas A Baixa Pombalina e a sua importância para o

património mundial: comunicações das jornadas de 9-10 de Outubro de 2003. Lisboa :

Câmara Municipal, 2004. 127 p. ISBN 9729878684 AU.175 Jor (ISCTE-IUL)

LAMAS, Artur - A casa-nobre de Lázaro Leitão no sítio da Junqueira. Lisboa : Imprensa Lucas, 1925. 212 p.

AD 597/A-B (UNLFCSH)

LAMAS, Artur - A Quinta de Diogo Mendonça no sítio da Junqueira: extra-muros da

antiga Lisboa. Lisboa : Tipografia do Comercio, 1924. 55 p.

AD 683 (UNLFCSH)

LEAL, Joana Cunha - Arquitectura privada, política e factos urbanos em Lisboa: da

cidade pombalina. Lisboa : FCSH-UNL, 2005. Tese de doutoramento em História da

Arte Contemporânea TCD 174 (UNLFCSH)

LEITÃO, João Gomes ; DANTAS, Marcelo Menescal - Museu arqueológico do Carmo. Lisboa : Librus, Publicações Técnicas, 2004. 62 p. ISBN 9729942617

(33)

30 LISBOA - UTOPIAS NA VIRAGEM DO MILÉNIO, III Fórum Lisboa - Edifício Roma, 1999 -

Lisboa - utopias na viragem do milénio: III colóquio temático. [Lisboa : CML], 2001. 479

p. ISBN 9728517270

AU.170 Lis,1 (ISCTE-IUL)

Lisboa 2020: uma estratégia de Lisboa para a Região de Lisboa. Lisboa : CCDRLVT,

2007. ISBN 978-972-8872-12-0 91 FER,A*Lis (ICS)

Lisboa em movimento: 1850-1920. Lisboa : Livros Horizonte, 1994. 404 p. ISBN

9722408631

AU.105 Lis (ISCTE-IUL)

Lisboa em obra(s). Lisboa : Livros Horizonte, 1997. 223 p.

AU.175 FER*Lis,1 (ISCTE-IUL)

LISBOA, Maria Helena - Os engenheiros em Lisboa: urbanismo e arquitectura

(1850-1930). Lisboa : Livros Horizonte, 2002. 293 p. ISBN 9722412140

AU.174 LIS*Eng (ISCTE-IUL) / LIS,M* (ICS)

Lisboa. Câmara Municipal - A estratégia e a prática do planeamento urbanístico em

Lisboa 1990-1995. Lisboa : Câmara Municipal. Direcção Geral de Planeamento

Estratégico, 1995. 223 p. AD 1039 (UNLFCSH)

LISBOA. Câmara Municipal - Estudo das actividades terciárias de Lisboa. Lisboa : Câmara Municipal, 1995. 2 vol.

AU.171 CML*Est v.1 (ISCTE-IUL); AU.171 CML*Est v.2 (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Habitação Lisboa/92. Lisboa: Câmara Municipal, 1992. 229 p.

AU.157 Hab,1 (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Levantamento da planta de Lisboa: 1904-1911. Lisboa : CML, 2005. 323 p. ISBN 9728517416

AU.105 Lev (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Lisboa: viva, activa, criativa, inovadora. Lisboa : Câmara Municipal, 2005. 66 p. ISBN 972887703X

AU.175 Lis (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Lisboa e o Aqueduto. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1997. 101 p. ISBN 9729722641

(34)

31 AU.175 Lis,2 (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Lisboa em mapas: informação geo-referenciada. Lisboa : CML, 2001. Pág. var. ISBN 9729878609

AU.175 Lis,4 (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Livro das posturas antigas. Lisboa : CML, 1974. XV, [1], 518 p.

AU.174 CML*Liv (ISCTE-IUL) / CS 458/A-B (UNLFCSH)

LISBOA. Câmara Municipal - PDM: plano director municipal. Lisboa : CML, 2000. 64 p. AU.171 CML*PDM (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Plano Director Municipal: Regulamento. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, 1995

AU.171 CML*Pdm,1 (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Reabilitação urbana 01 - Intervenção de conservação e

restauro: Igreja do Menino Deus. Lisboa : 2005. ISBN 9729886415

AU.178 CML*Rea 1 (ISCTE-IUL)

LISBOA. Câmara Municipal - Reabilitação urbana 02: Igreja dos Paulistas ou de Santa

Catarina. Lisboa : Câmara Municipal, 2005

AU.178 CML*Rea 2 (ISCTE-IUL)

Lisboa. Câmara Municipal - Teatro Taborda. Lisboa : Câmara Municipal de Lisboa, D. L. 1996. 130, [1] p.. ISBN 972-95834-4-7

AD 4098 (UNLFCSH)

Lisboa. Câmara Municipal - Actas das sessões: I Colóquio temático O Município de

Lisboa e a Dinâmica Urbana, séculos XVI-XIX. Lisboa : Câmara Municipal. Imprensa

Municipal, [ca 1997]. 514 p. AD 1264/A-B (UNLFCSH)

LISBOA. Câmara Municipal. Pelouro da Reabilitação Urbana dos Núcleos Históricos -

Expo reabilitação urbana: núcleos históricos. Lisboa : CML, 1993. 191 p. ISBN

9729583420

AU.175 Rea (ISCTE-IUL)

LÔBO, Margarida Souza - Planos de urbanização: a época de Duarte Pacheco. Lisboa : Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, 1995. 305 p. ISBN 9729483140

(35)

32 LOPES, Paulo Alexandre da Luz - Habitação: considerações sobre a evolução da

tipologia familiar versus a evolução do sentido de habitar em Portugal. Lisboa : ISCTE,

2009. 155 p. Dissertação de Mestrado em Arquitetura AU.103 LOP*Hab (ISCTE-IUL)

LOURENÇO, Ana Cristina Bento - Olivais e Telheiras: marcos do movimento moderno na

expansão planeada de Lisboa. Lisboa : ISCTE, 1999. 2 vol. Dissertação de mestrado em

Desenho Urbano

AU.103 LOU*Oli V.1 (ISCTE-IUL); AU.103 LOU*Oli V.2 (ISCTE-IUL)

LOURENÇO, Mário - Mobilidade: importância da mobilidade na cidade contemporânea. Lisboa : ISCTE, 2009. 65, [56] p. Dissertação de mestrado em Arquitetura

AU.103 LOU*Mob (ISCTE-IUL)

MARQUES, A. H. de Oliveira - Late medieval Lisbon. Stuttgart : Klett-Cotta, 1981. 34, 45 p. ISBN 3-12-912660-O

HST 1910 (UNLFCSH)

MARQUES, Marco Gonçalo Pereira - Contentores: influências no espaço urbano. Lisboa : ISCTE, 2009. 186 p. Dissertação de mestrado em Arquitetura

AU.103 MAR*Con (ISCTE-IUL)

MARQUES, Maria Margarida - Realojamento e integração social: a população do Vale

de Algés perante uma operação de requalificação urbana. Lisboa : Colibri, 1998. 2 vol.

G.P.-806/1 (ICS) / CS 9688 (UNLFCSH)

MARTINHO, Bruno A.; SENOS, Nuno - O Paço da Ribeira nas vésperas do terramoto. Lisboa : FCSH-UNL, 2009. [4], 119, CLXV f. Dissertação de mestrado em História de Arte

TCD 955 (UNLFCSH)

MATEUS, Sofia - Alcântara: marcas de uma cidade industrial. Lisboa : ISCTE, 2009. 149 pág var. Projecto de Mestrado em Arquitetura

AU.103 MAT*Alc (ISCTE-IUL)

MATOS José Sarmento de ; PAULO Jorge Ferreira - Caminho do Oriente: guia histórico. Lisboa : Livros Horizonte, 1999. 2 vol.

AU.175 MAT*Cam V.1 (ISCTE-IUL); AU.175 MAT*Cam V.2 (ISCTE-IUL)

MATOS, José Sarmento de - Uma casa na Lapa. Lisboa : Editores Quetzal, 1994. 240 p. ISBN 9729641701

AU.157 MAT*Uma (ISCTE-IUL) / AD 972/A-B (UNLFCSH)

MATOS, José Sarmento de; PAULO, Jorge Ferreira - Um sítio na Baixa: a sede do Banco

(36)

33 AU.014 MAT*Um (ISCTE-IUL) / AD 4529 (UNLFCSH)

MATOS, José Sarmento de; SACCHETTI, António – Lisboa: um passeio a Oriente. Lisboa : Parque Expo'98 : Metropolitano de Lisboa, D. L. 1993. 160, [15] p. ISBN 972-8127-00-6

AD 907 (UNLFCSH)

MATOS, Madalena Cunha ; ALMEIDA, Teresa ; LAMAS, António Ressano Garcia - Estudo

arquitectónico do Mercado da Ribeira: derivações e co-presenças. Lisboa : Instituto

Superior Técnico. Instituto da Construção, [1999?]. 97 p. AU.151 MAT*Est (ISCTE-IUL)

MECO, José - Azulejos de Gabriel del Barco na região de Lisboa: período inicial, até

cerca de 1691: pintura de tectos. Lisboa : [s. n.], 1979. 58 p.

AD 956 (UNLFCSH)

MENDES, Teresa Marat - The sustainable urban form: a comparative study in Lisbon,

Edinburgh and Barcelona. Nottingham : University of Nottingham, 2002. 2 vol. Tese de

doutoramento em Arquitetura e Urbanismo

AU.103 MAR*Sus v. 1 (ISCTE-IUL); AU.103 MAR*Sus v. 2 (ISCTE-IUL)

Mirer Lisbonne: regards contemporains sur le Tage la ville et son agglomération. La

Rochelle : Cahiers du Lusotope, 2003. (Les Cahiers du Lusotope) G.P.-921 (ICS)

MOITA, Irisalda, ed. lit. - O livro de Lisboa. Lisboa : Livros Horizonte, 1994. 527 p. ISBN 9722408801

AU.175 Liv (ISCTE-IUL)

MOITA, Luís - A Bemposta: o Paço da Rainha. Lisboa : Livros Horizonte, 2004. 77 [2] p. ISBN 9722413325

AU.158 MOI*Bem (ISCTE-IUL)

MOURA, Maria Helena Lisboa - Os engenheiros em Lisboa: urbanismo e arquitectura

(1850-1930). Lisboa : Livros Horizontes, 2002. 293 p. ISBN 972-24-1214-0

AD 3324 (UNLFCSH)

MOURÃO, Cátia - A mansão filosofal da Rua de Alcolena: um conceito de obra total. Lisboa : Chiado editora, 2013. 225 p. ISBN 978-989-51-0966-1

AD 4611 (UNLFCSH)

MUCHAGATO, Jorge - Jerónimos: memória e lugar do Real Mosteiro. Lisboa : INAPA, 1997. 172 p. ISBN 9728387105

Referências

Documentos relacionados

Saídas diárias com motorista falando inglês 5⁰₋ Dia – Dubai /Abu Dhabi: Café da Manhã buffet no Hotel, traslado com motorista falando inglês para ABU DHABI e Entrada para

Associados de qualquer idade que desejem constituir uma poupança, pelo prazo de 5 anos e 1 dia, com capital entregue e remuneração mínima garantidos, pelo Ativo do Montepio Geral -

2002/2003 Harvey Sharrer Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Literatura. 2002/2003 Calvet de Magalhães Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

O valor de inscrição no torneio será de R$ 100,00 (cem reais) por participante e deverá ser pago antecipadamente para a comissão organizadora do Interagências ou diretamente

(a) Assegurar que a geração de resíduos perigosos e outros resí- duos em seu território seja reduzida a um mínimo, levando em consideração aspectos sociais, tecnológicos

A escala com o nome do candidato, dia e horário será divulgada na mesma data dos resultados finais da etapa anterior (Avaliação do anteprojeto de pesquisa) no dia 15 de julho de

Cada unidade de zaragatoa de cultura é constituída por uma bolsa destacável estéril que contém uma zaragatoa aplicadora, utilizada para colher a amostra, e um tubo com meio

VI - serviço de retirada de resíduos de embarcação: serviço prestado por empresa coletora de resíduos credenciada pela autoridade controladora, a partir do acondicionamento a bordo