• Nenhum resultado encontrado

Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma Escola de Ensino Médio em Salvaterra/PA / Use of alternative methodologies for the Teaching of Chemistry in a High School in Salvaterra/PA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma Escola de Ensino Médio em Salvaterra/PA / Use of alternative methodologies for the Teaching of Chemistry in a High School in Salvaterra/PA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma Escola de

Ensino Médio em Salvaterra/PA

Use of alternative methodologies for the Teaching of Chemistry in a High

School in Salvaterra/PA

DOI:10.34117/bjdv6n10-323

Recebimento dos originais: 08/09/2020 Aceitação para publicação: 15/10/2020

Ana Deuza da Silva Soares

Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemática - UFPA

Instituição: Prefeitura Municipal de Salvaterra/PA e Secretaria de Estado de Educação do Pará no Município de Soure

Endereço: Cidade Nova I, we 8A, nº 151; Bairro: Coqueiro, Cep: 67.130-090 Ananindeua/PA

E-mail: ana.soares@iemci.ufpa.br

Ronilson Freitas de Souza

Orientador

Doutor em Química - Universidade do Federal do Pará

Instituição: Prof. do Departamento de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (Salvaterra)

Endereço: Rod. PA 154, s/n, Bairro: Cajú, Cep: 68.860-000, Salvaterra/PA E-mail: ronilson@uepa.br

Carlos Arthur Araújo Assunção

Graduando em licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade do Estado do Pará Instituição: Projetos UEPA

Endereço: Rua José Herculano Silva, 7ª rua, s/n, Bairro: Paes de Carvalho Cep: 68.860-000, Salvaterra/PA

E-mail: mozy395@gmail.com

Raimme Paola do Nascimento Pinto

Graduanda em licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade do Estado do Pará Instituição: Projetos UEPA

Endereço: Passagem Leal nº564; Belém/PA E-mail: paolamarquesbio@gmail.com

Daniela Duarte de Sousa

Licenciatura em Ciências Biológicas. Universidade do Estado do Pará Instituição: Projetos UEPA

Endereço: Rod. PA 154, entre 7ª e 8ª Rua, Bairro: Cep: 68.860-000; Salvaterra, PA E-mail: danisoussa22@gmail.com

Jamilla de Nazaré de Oliveira Almeida

Especialização

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

Endereço: Rua Barão do Rio Branco nº 500; Bairro Igrejinha, Cep: 68.700-265; Capanema/PA. E-mail: jamilla.oliveira@iemci.ufpa.br

Cliciane Magalhaes da Silva

Mestranda Docência em Educação em Ciências e Matemática - UFPA Instituição: Prefeitura Municipal de Capitão Poço/PA

Endereço: Rua 07 de Setembro nº 1280; Bairro São João; Cep:68650-000; Capitão Poço/PA E-mail: cliciane.silva@iemci.ufpa.br

RESUMO

Este estudo tanta relatar à importância do uso de metodologias alternativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem para o ensino de Química. Visou ainda analisar o uso dessas metodologias em sala de aula, pois teve como teve como objeto de pesquisa alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Ademar Nunes Vasconcelos que fica localizada no meio urbano da Cidade de Salvaterra no Estado do Pará. Sendo assim, foram realizadas, em um primeiro momento os questionários com os alunos antes de serem aplicadas algumas ideias e jogos didáticos que foi realizado em três momentos diferentes para cada turma para o aprimoramento do ensino de química, objetivando aumentar o nível de aprendizado de forma lúdica e estimulante, a pesquisa foi realizada com alunos em turmas de 1º ao 3º ano do ensino Médio. Os resultados das pesquisa apontaram por meio da coleta e interpretação dos dados gerados, que a utilização de metodologias alternativas na sala de aula no ensino de Química, tiveram para quase 90% dos alunos um aprendizado significativo nas propostas apresentadas para os conteúdos selecionados no ensino de química.

Palavras-chave: Ensino de Química, Aprendizagem, Metodologias Alternativas. ABSTRACT

This study so much report on the importance of using alternative and innovative methodologies for the teaching and learning process for the teaching of chemistry. It also aimed to analyze the use of these methodologies in the classroom, since it had as its object of research students of the State High School Prof. Ademar Nunes Vasconcelos, which is located in the urban environment of the City of Salvaterra in the State of Pará. Therefore, at first the questionnaires with the students were carried out before some ideas and didactic games were applied, which was carried out in three different moments for each class to improve the teaching of chemistry, aiming to increase the level of learning in a playful and stimulating way, the research was carried out with students in classes from 1st to 3rd grade of high school. The results of the research pointed out through the collection and interpretation of data generated, that the use of alternative methodologies in the classroom in the teaching of chemistry, had for almost 90% of students a significant learning in the proposals presented for the contents selected in the teaching of chemistry.

Keywords: Teaching Chemistry, Learning, Alternative Methodologies. 1 INTRODUÇÃO

Ao ingressar no ensino médio, o discente entra em contato e passa a fazer parte de um novo campo de atividade humana, na qual circulam gêneros textuais próprios de cada momento pedagógico ao qual o mesmo é exposto, vagamente conhecidos verdadeiramente pelos alunos, tais como novos componentes curriculares e formas de avaliação continuada. Para inserir-se neste novo

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

contexto e agir em prol da construção de conhecimentos necessários à formação básica, é imperativo saber ler e interpretar, sobretudo, utilizar os conhecimentos já adquiridos no ensino fundamental, especialmente no que tange a Ensino da Química. Para Paraná (2013, p. 3) a temática que deve permear todo o ensino dessa ciência, possibilitando ao aluno a compreensão do processo de elaboração do conhecimento químico, enfatizando o caráter dessa ciência como processo de construção humana. E nesse domínio discursivo o modo sistemático pelos quais os professores de química conduzem os alunos ao conhecimento, ainda passam por entraves que tentam sobrepujar a necessidade de inovar para atender as diversidades encontradas em cada classe.

Nesse estudo, foi tomado como base a linha de pesquisa, divulgada no periódico “Química Nova na Escola” para analisar como estão se desenvolvendo as pesquisas na área que estão sendo amplamente divulgadas em diversos canais voltados para a importância de um ensino inovador para a química no âmbito nacional.

Todo processo se dá pela pesquisa-ação, onde o mesmo, neste estudo está embasado no educando num movimento, sustentado pela formação profissional de como conceber a construção do ser humano em um processo histórico sempre inacabado de acordo com uma visão que se apoia sobre a perspectiva de Paulo Freire (1997). Verifica-se por meio dela a necessidade de falar em educação química ou até mesmo em atitudes científicas tendo como prioridade o processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada, ligando o ensino aos acontecimentos do cotidiano do aluno, para que estes possam perceber a importância socioeconômica da química, numa sociedade avançada, no sentido tecnológico (TREVISAN&MARTINS, 2006).

O objetivo desta pesquisa se debruça sobre o olhar de Chassot (1990), que nos incita a um olhar diferenciado sobre a forma de ensinar Química e a formação de cidadãos conscientes e críticos: “A Química é também uma linguagem. Assim, o ensino da Química deve ser um facilitador da leitura do mundo. Ensina-se Química, então, para permitir que o cidadão possa interagir melhor com o mundo”. Segundo Arroio et al., (2006), há uma necessidade urgente do uso de metodologias alternativas voltadas para o ensino da química, como jogos, desafios, brincadeiras, etc., buscando dessa forma, despertar o interesse sobre a componente curricular voltado ao ensino da Química, além de demonstrar a relevância desses conteúdos presentes no cotidiano do aluno. Friedman (1996, p. 41) afirma que:

Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

Porém o mais relevante neste trabalho esteve voltado para buscarmos uma contextualização no ensino da química, dentro de metodologias inovadoras, que teve como objeto de pesquisa alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Ademar Nunes Vasconcelos que fica localizada no meio urbano da Cidade de Salvaterra no Estado do Pará.

Qualquer que seja a concepção metodológica a ser seguida, os saberes desenvolvidos no ensino de Química devem ser fundamentados em estratégias que estimulem a curiosidade e a criatividade dos estudantes, despertando sua sensibilidade para a inventividade e compreendendo que esta ciência e seus conhecimentos permeiam a sua vida, estando presentes nos fenômenos mais simples do seu cotidiano (ASTOLFI, 1995).

2 METODOLOGIA

Esse trabalho foi elaborado no intuito de investigar a utilização de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 1º ao 3º ano do ensino Médio para um dos componentes curriculares, neste caso voltado ao ensino da química. Onde foram investigados uma turma de cada ano da EEEM Prof. Ademar Nunes Vasconcelos, localizada na Avenida Victor Engelhard no centro de Salvaterra - PA, totalizando 98 alunos participantes. O mesmo ocorreu entre os meses de Maio a Junho de 2019. E para isso utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: a primeira parte desta pesquisa é exploratória, no qual foi realizada por meio de levantamento bibliográfico e estudo de casos realizados em outros trabalhos já publicados, como o intuito de saber as formas já aplicadas. A partir de uma leitura e abordagem qualitativa e do ponto de vista de seus objetivos saber que procedimentos adotar para a pesquisa em questão. Prodanov e Freitas (2013, p. 52) relatam que a pesquisa exploratória “tem planejamento flexível o que permite o estudo por diversos ângulos”.

No que diz respeito a ótica de investigação deste trabalho o mesmo faz um percurso sobre o enfoque qualitativo conforme a ideia de (Patton,1980, apud Costa, 2006, p.101) “Normalmente a pesquisa qualitativa é associada a dados qualitativos, abordagem interpretativa, [...], análise de caso ou conteúdo, [...]”. E é no nível de investigação descritivo que segundo (Costa, 2006, p.65), ” está interessada em descobrir e observar os fenômenos, procurando descrevê-los, classificá-los e interpretá-los”. Pois o levantamento de dados foi divido em dois momentos: o primeiro está resumido em aferir o quanto a utilização de novas metodologias em sala de aula traz uma motivação maior na participação dos alunos. E por isso foi feito um questionário com os alunos antes de serem aplicadas algumas ideias e jogos para o aprimoramento do ensino de química nessas turmas. Neste, foram feitas perguntas relacionadas ao contato que os mesmos já haviam tido com alguns tipos de

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

conteúdo de forma prática e teórica e as metodologias adotadas para aquela determinada aula. Onde foi possível aferir que em menos de 50% das aulas os alunos tiveram algum contado com o ensino de química de forma prática ou diferenciada. Quando perguntados sobre o interesse pelo componente curricular de química, o interesse dos mesmos também foi bem grande, demonstrado por um percentual acima de 70%, onde fora precedido por os mesmos acharem que faltam mais aulas práticas e nos laboratórios, para tonar o ensino mais agradável.

A segunda parte do trabalho fora desenvolvida após a realização de algumas atividades por meio de jogos didáticos realizados em três momentos diferentes para cada turma, de acordo com o calendário escolar e horário das aulas de química. No qual, os mesmos foram desenvolvidos parte na sala de aula e parte no laboratório da escola. Em seguida, foi aplicado um novo questionário, para aferir o conhecimento aprendido pelos alunos com os jogos didáticos e as aulas no laboratório, para ter uma noção se foi positivo o uso de metodologias alternativas para o ensino da química.

No intuito de favorecer a absorção e consequentemente a aprendizagem foi proposta em sala de aula utilização de metodologias alternativas no ensino, observou-se que o quase 90% dos alunos tiveram um aprendizado significativo nas propostas apresentadas para os conteúdos selecionados no ensino de química.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

O primeiro questionamento foi sobre a realização das aulas de química com o uso de metodologias alternativas, onde o questionário utilizado ocorreu antes de serem desenvolvidas propostas para as turmas escolhidas para a pesquisa. E o mesmo apresentou as seguintes informações que foram demonstradas com gráfico da Figura 1 onde é possível observar o desconhecimento de boa parte dos alunos com aulas diferenciadas que usem o laboratório da escola como forma de aprendizagem prática para determinados conteúdos presentes dentro do ensino da química para o ensino médio.

De acordo com a Figura 2, cerca de 35% dos discentes consideram que durante as aulas foi possível adquirir bom conhecimento no assunto e por isso afirmaram que “é diferente e mais fácil de aprender” como o uso dessas metodologias. Um resultado preocupante foi que 15% dos discentes não souberam responder como mostra a Figura 2, reforçando uma ideia implícita que pode estar associada ao descomprometimento no processo de ensino-aprendizagem deixando a necessidade de intervir no aumento do interesse do aluno nas aulas de química.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 1. Levantamento de Informações – Questionário 1.

Figura 2. Levantamento de Informações – Questionário 2.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como considerações finais, é importante ressaltar que existem diversas possibilidades no que tange o ensino-aprendizado científico de um modo geral para alunos do ensino médio. Onde se faz necessário a utilização de metodologias alternativas no processo de construção do currículo que permeia o ensino de química onde devemos apresentar cada vez mais possibilidades de jogos e outros métodos que sirvam para facilitar o entendimento de certos conteúdos abordados na sala de aula além de motivar os discentes durante as aulas que geralmente são realizadas apenas com atividades monótonas e rotineiras complementando assim para uma formação prazerosa do conhecimento.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

AGRADECIMENTOS

Agradeço ao CNPq pela bolsa de estudos científicos da qual vem sendo possível desenvolver pesquisas e fundamentar investigações na área do ensino articulando saberes dos profissionais da educação básica por meio de projetos interdisciplinares. Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. Ronilson Freitas de Souza, pela disposição em orientar e acreditar nos meus projetos e de mostrar os caminhos da melhor forma de alcançar os objetivos pretendidos. As minhas colegas participantes nesta pesquisa e aos professores de química da escola alvo do estudo, por disponibilizar parte das suas aulas para a realização deste trabalho.

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 10, p. 78464-78471, oct. 2020. ISSN 2525-8761

REFERÊNCIAS

ARROIO, A. et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, v. 29, n.

1, p. 173-178, 2006. Disponível em:

<http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol29No1_173_30-ED04399.pdf>. Acesso em: 20/08/2019.

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática da ciência. Campinas: Papirus, 1995.

CHASSOT, Á. I. A educação no ensino da química. Ijuí: Ed. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1990.

COSTA, A. Metodologia da pesquisa Científica. Mafra-SC-Edição 2006

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação/ SEED. PDE: Programa de Desenvolvimento

Educacional. Disponível em:

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Acesso em: 24/09/2019.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 1, n° 2 : abril, 2006.

Imagem

Figura 1. Levantamento de Informações – Questionário 1.

Referências

Documentos relacionados

para cada resultado esperado estabelecer a progressão descritores que contribuem para que esse resultado atingido.... competências exigidas pela sociedade do momento

Os níveis atingidos por cada sujeito na compreensão do oral, na leitura, na expressão oral, na expressão escrita e no conhecimento explícito determinam o seu nível de mestria

O Fórum de Integração Estadual: Repensando o Ensino Médio se efetiva como ação inovadora para o debate entre os atores internos e externos da escola quanto às

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Áreas com indícios de degradação ambiental solo exposto no Assentamento Fazenda Cajueiro A e no Assentamento Nossa Senhora do Carmo B, localizados, respectivamente, no Município de

A curva em azul é referente ao ajuste fornecido pelo modelo de von Bertalany, a curva em vermelho refere-se ao ajuste fornecido pelos valores calculados Lt, dados pela equação

Os estudos sobre diferenciais de salários são explicados por alguns fatores que revelam a existência da relação entre as características pessoais produtivas educação,