• Nenhum resultado encontrado

Apostila Auto CAD 2002 ETFTO Plot Aluno

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Apostila Auto CAD 2002 ETFTO Plot Aluno"

Copied!
50
0
0

Texto

(1)
(2)

AutoCAD 2002

1ª Edição

Esta apostila foi elaborada para ser usada no Curso de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores de AutoCAD 2002, oferecido pela Escola Técnica Federal de Palmas para os profissionais que trabalham com desenvolvimento de desenhos bidimensionais ou pessoas interessadas nesta ferramenta. Este curso básico permitirá a qualificação, requalificação e atualização no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos utilizando o AutoCAD.

Autoras:Érika Gonçalves Pires

Patrícia Azevedo dos Santos

Sugestões ou correções podem ser enviadas através dos endereços eletrônicos:

erikapires@etfto.gov.br ou patriciasantos@etfto.gov.br.

(3)

ÍNDICE

1. Sistema Operacional e Hardware ... 5

2. Formato de Arquivos ... 5

3. Preparando a Área de Trabalho... 6

4. Apresentação da Tela Gráfica... 9

5. Teclas de Funções ... 10

6. Coordenadas... 10

7. Configuração de Preferências... 12

8. Menu File... 17

9. Menu Edit ... 18

10. Modos de Seleção... 19

11. Menu View... 19

12. Criação de Objetos... 21

13. Propriedades de Objetos... 28

14. Modificando Propriedades dos Objetos - Properties... 31

15. Modificando Objetos... 32

16. Comandos de precisão ... 35

17. Ferramentas de Medição e Informação ... 37

18. Menu Insert ... 38

19. Dimensionamento ... 41

20. Plotagem ... 43

21. Teclas de Atalho... 48

(4)

Introdução

O AutoCAD é um programa de CAD (Computer Aided Design - Projeto Auxiliado

por Computador). Por sua arquitetura aberta, torna-se um ambiente ideal para o desenvolvimento de aplicativos por terceiros, permitindo a utilização em praticamente qualquer área de desenho e projeto, tanto como engenharia, arquitetura, agrimensura, mecânica, estradas, indústria, design ou qualquer outra aplicação que necessite de desenho e projeto auxiliado por computador.

O CAD teve início com a indústria aeroespacial e automobilística, nos fins da década de 60. Até então, os projetos eram limitados a desenhos manuais, sujeitos a imprecisão humana. Com a evolução dos computadores, sistemas complexos de CAD eram desenvolvidos, mas limitados às grandes empresas. Com o advento dos computadores, uma revolução teve início, basicamente pelo baixo custo dos equipamentos, e muitas opções de programas. Um destes programas é o AutoCAD, criado pela AutoDesk Inc., nos EUA. Inicialmente o programa era destinado a desenhos mecânicos, devido a sua arquitetura aberta, logo se tornou um padrão para desenvolvedores de sistemas, contando hoje com milhares de desenvolvedores por todo o mundo. Outros sistemas de CAD também se firmaram como padrão, como o MicroStation, o Topograph e o Vector Works.

Este trabalho tem por objetivo capacitar pessoas para utilizar os recursos das ferramentas do AutoCAD e possibilitar a realização de projetos conforme a área de atuação.

(5)

1. Sistema Operacional e Hardware

O prévio conhecimento básico do uso do equipamento e do sistema operacional no qual o AutoCAD será utilizado, é pré-requisito fundamental para o completo entendimento deste trabalho.

O AutoCAD 2002 possui versões para Windows 95, 98 e NT, logo qualquer versão superior atende suas necessidades.

O AutoCAD é um programa que exige um sistema de hardware sofisticado para que seja executado com eficiência. A configuração mínima recomendada é:

• Computador baseado em processador Pentium 133 MHz

• Sistema Operacional Windows 95, Windows 98 ou Windows NT

• 32 MB de memória RAM

• Placa de Vídeo de 800x600

• Unidade de CD-ROM

2. Formato de Arquivos

No sistema operacional Windows, os arquivos de desenhos do AutoCAD são armazenados em arquivos com a extensão padrão “.DWG”.

Todas as novas versões do AutoCAD, são compatíveis com os arquivos de versões anteriores, mas não vice-versa. Isto é o AutoCAD 2002 lê os arquivos das versões anteriores, mas as anteriores não podem ler os arquivos do AutoCAD 2002. O AutoCAD 2002 lê e converte os arquivos da versão 12, 13, 14 e 2000 para a versão R2002 e pode exportar os arquivos com formato da versão 12, 13 e 14 como arquivos do tipo “.DWG” ou “.DXF”.

Devemos salientar que os arquivos do AutoCAD 2002 são compatíveis com o AutoCAD 2000 e vice-versa, na realidade são os mesmos tipos de arquivos.

O AutoCAD armazena automaticamente, desde se habilitada essa ferramenta, uma cópia dos arquivos de desenhos com extensão “.BAK”, assim caso o arquivo original seja danificado o usuário possui uma cópia de segurança e poderá recuperar o arquivo original.

Os arquivos podem ser salvos também com a extensão “.DXF” , porém são arquivos que ocupam mais espaço. Exemplo: o arquivo salvo com extensão “.DWG” ocupa 1.023 KB e esse mesmo arquivo salvo como “.DXF” ocupa 3.842 KB.

(6)

2002→Ícone AutoCAD 2002). Se a instalação do programa estiver correta, o programa será carregado, e a tela inicial do AutoCAD 2002 aparecerá.

3. Preparando a Área de Trabalho

O AutoCAD possui dois modos de criação de desenhos, o modo Today e o modo Tradicional, comum nas versões anteriores do AutoCAD.

Modo Today

O modo Today permite abrir um desenho existente, criar um novo ou utilizar uma biblioteca de símbolos e acessar a Internet junto com o AutoCAD. Também poderá aparecer o quadro Start Up solicitando que você utilize uma ajuda para inicializar um rascunho (Scratch), ou começar por um protótipo (Template), novo desenho (Wizards), ou ainda abrir um desenho existente (Open).

Ao carregar o AutoCAD 2002, a caixa de diálogo “Today” aparecerá trazendo

diversas opções:

My Drawings: Permite que você crie novos desenhos, abra desenhos existentes e manipule suas bibliotecas de símbolos.

Bulletin Board: É uma tela que ao acionar o botão EDIT, permite entrar com um endereço WEB.

(7)

Comando NEW

Para começar um novo desenho, deve-se utilizar o comando NEW, que poderá ser acionado através do teclado, do menu File New, ou através do ícone localizado na barra de ferramentas padrão. A acionar o comando NEW aparecerá a tela Today.

Abrir Desenhos (Open Drawings): Possui vários métodos para localizar um arquivo que se deseja abrir, exibindo um “preview”. Pode ser ordenado das seguintes formas: Recentemente Usados (Most Recently Used), Histórico de Data (History by Date), Histórico de Nomes (History by Filename), Histórico de Local (History by Location).

Browse: Possibilita abrir uma outra caixa de diálogo para que o usuário selecione o arquivo desejado.

Criando Desenhos (Create Drawings): Inclui as seguintes opções para a criação de novos desenhos.

A opção “Start from Scratch” permite iniciar o desenho de um modo rápido pela

seleção do sistema métrico ou do sistema inglês.

A opção “Template” permite iniciar o desenho pela seleção de um template, ou

seja, um modelo de desenho já existente que servirá como padrão para um novo desenho.

A opção “Wizards” permite selecionar outras duas opções: Quick Setup e

Advanced Setup. A opção Quick Setup é um assistente mais rápido e permite configurar o sistema de medida a ser utilizado (Units) e a especificação do tamanho da área do desenho (Limite); já a opção Advanced Setup é um assistente mais avançado e sua configuração deve seguir os seguintes passos:

1. Units (Unidade) - Define a unidade de trabalho no desenho, bem como a sua precisão (quantidade de casas decimais com que se deseja trabalhar).

(8)

3. Angle Measure (Medida do Ângulo) - Define a forma de medir um ângulo, determinando onde está o ângulo zero.

4. Angle Direction (Direção do Ângulo) - Define o sentido positivo do ângulo, se horário ou anti-horário.

5. Area (Área) - Define a área do novo desenho.

Biblioteca de Símbolos (Symbol Libraries): Exibe uma lista de símbolos disponível na biblioteca do AutoCAD DesignCenter.

(9)

4. Apresentação da Tela Gráfica

A tela gráfica do AutoCAD 2002 oferece diversas opções de botões, barras, menus e caixas. É basicamente composta pelos seguintes elementos:

Área gráfica: É a área de trabalho, na qual você desenha, modifica e implementa elementos gráficos para compor o seu desenho.

Área do Prompt: É a área onde o AutoCAD emite mensagens de requisição de dados e ocorrência de erros (prompt), e onde fornecemos os comandos e dados via teclado. Outra forma de fornecer os comandos é através dos ícones ou das barras de menus.

Barra de menus: Nessa barra aparece o nome dos principais grupos de menus, também chamados de menus Pop-Up ou Pull-Down.

Barra de ferramentas Draw e Modify: Contém os ícones de atalho referentes aos comandos de criação e edição mais usados do AutoCAD.

Barra de ferramenta Padrão: São chamadas de Standard Toolbar e onde encontra-se um conjunto de ícones padrões do Windows e do AutoCAD.

Barra de Propriedades: Essa barra permite visualizar e executar principais mudanças em entidades e ambiente de trabalho durante a edição.

Barra de Status: Exibe a posição absoluta do cursor a cada instante, em coordenadas cartesianas ou polares e permite configurar outros parâmetros: SNAP, GRID, ORTHO, POLAR, OSNAP, OTRACK, LWT e MODEL.

(10)

5. Teclas de Funções

Tecla

de função Descrição

F1 No Windows essa tecla é de ajuda (Help).

F2 Alterna entre a tela gráfica e a linha de comando. F3 Ativa e desativa a opção OSNAP.

F4 Ativa e desativa a mesa digitalizadora. F5 Alterna entre os planos isométricos. F6 Ativa e desativa as coordenadas.

F7 Ativa e desativa o GRID, que são pontos visíveis na tela, utilizados

apenas para referência no desenho.

F8 Ativa e desativa o ORTHO, que permite somente o desenho de

linhas ortogonais ao cursor.

F9 Ativa e desativa o SNAP, que é uma espécie de malha que não

permite que o cursor ande fora dela.

F10 Ativa e desativa a opção POLAR, que permite que sejam

desenhadas linhas dentro de outros eixos, além do ortogonal. F11 Ativa e desativa a opção OBJECT SNAP TRACKING, que permite

uma busca acelerada do objeto snap. ESC Cancela uma operação em andamento.

ENTER Confirma a maioria dos comandos e ativa o último comando. LWT Ativa e desativa o LINE WEIGHT TRACE, que exibe a espessura

do desenho.

MODEL Alterna entre os modos MODEL SPACE e PAPERSPACE

6. Coordenadas

O AutoCAD possui dois sistemas de coordenadas:

WCS (World Coordinate System): É o sistema básico de coordenadas cartesianas. Possui dois eixos X e Y perpendiculares entre si. O par (X,Y) identifica um ponto bidimensional. O eixo Z é sempre perpendicular ao plano definido por X e Y (plano da tela). A origem do WCS é sempre o ponto (0,0).

UCS (User Coordinate System): Permite que o usuário defina um sistema de coordenadas temporário denominado UCS. Nesse sistema, você pode escolher a origem e a posição dos eixos X, Y e Z a partir do WCS. O UCS é também utilizado para a criação de objetos tridimensionais.

(11)

posicionamento e um bom desempenho na execução dos desenhos. Estas coordenadas podem ser absolutas, relativas ou polares.

Coordenadas Absolutas: São coordenadas que utilizam informações de x, y, z, para a localização de um ponto.

Ex: P1= (2,5), P2= (10,8,2).

Coordenadas Relativas: São coordenadas que utilizam as informações relativas a um ponto anterior para definir um novo ponto, com o acréscimo de valores para x,y,z. Ex.: @ 2,0 anda 2 unidades no x e 0 no y.

Coordenadas Polares: São coordenadas que utilizam as informações relativas a um ponto anterior para definir um novo ponto, ou seja, é composta pela distância entre os pontos, e o ângulo de rotação.

Ex.: @ 3<60° , @5.68<21°30’58”

O quadro abaixo mostra as formas de entrada de dados de coordenadas.

Método Fórmula Descrição

Coordenadas cartesianas

absolutas X,Y Especifica coordenada exata.

Coordenadas polares

absolutas distância<ângulo Especifica a distância e o ângulo a partir da origem (0,0).

Último ponto @ Indica o último ponto

especificado Coordenadas cartesianas

relativas @X,Y Especifica um ponto relativo ao último ponto. Coordenadas polares relativas @distância<ângulo Especifica a distância e o ângulo

a partir do último ponto. Entrada e distâncias diretas Mova o mouse na direção

desejada e digite a distância. Indica a direção e a distância do próximo ponto. Absoluta: 2,2

(12)

7. Configuração de Preferências

O AutoCAD possui vários comandos que permitem configurar as preferências, que irão facilitar e agilizar a realização de projetos.

Unidades de Trabalho

Através do menu FormatUnits as unidades do desenho podem ser configuradas utilizando a caixa de diálogo

Drawing Units”.

Length:: Configura as unidades (decimal, scientific, etc) e sua precisão (casas decimais).

Angle: Configura a unidade angular, sua precisão e sentido.

Drawing units for Design Center

blocks: Permite selecionar a unidade de medida para a inserçãodos blocos.

Sample Output: Mostra um exemplo de unidade baseado nas opções escolhidas.

Direction: Permite configurar a direção das medidas angulares, através da caixa de diálogo

“Direction Control”. As direções East (Leste), North

(Norte), West (Oeste), South (Sul) e Other (outra direção definida) podem ser definidas como ponto de partida.

Limite da Área de Trabalho

O comando Drawing Limits configura os limites de um desenho, através da

especificação das coordenadas do canto inferior esquerdo e do canto superior direito. Este comando pode ser acionado digitando a palavra “LIMITS” no prompt. Os limites darão uma moldura de referência entre o trabalho no AutoCAD e a cópia final em papel.

Options

A caixa de diálogo “Options” permite fazer várias configurações, a fim de tornar o

(13)

File: Especifica os diretórios nos quais o AutoCAD procura support, drivers, menus, e outros arquivos.Também especifica colocações opcionais como qual dicionário pretende-se usar para conferir a ortografia. Não é necessário fazer nehuma alteração para o melhor desempenho do programa. Mas é possível reconfigurar a leitura de arquivos templates, desde que estes estejam salvos com o formato “.DWT”. Assim os protótipos serão lidos e acessíveis na janela de diálogo do AutoCAD Today, na tela inicial de abertura do programa.

Display : Personaliza os parâmetros de exibição do AutoCAD.

Windows Elements: Permite

configurar os parâmetros da área de desenho (barras de rolagem, menu de tela, cor, fonte, etc).

Layout Elements: Permite

configurar as opções para o layout.

Crosshair Size: Configura o

tamanho do cursor na tela, variando de 0 a 100%.

Display Resolution: Controla a

qualidade de apresentação dos objetos na tela. Ex: suavização do contorno de círculos e arcos.

Display Performance: Controla as variáveis que possam prejudicar a

performance da tela. Ex: Controla se será ou não mostradas a imagem durante o zoom e pan realtime.

Reference Fading Intensity:Controla a intensidade dos objetos durante a edição

(14)

Open and Save: Configura as opções relacionadas a abrir e salvar um arquivo.

File Save: Permite configurar as opções para salvar os arquivos.

File Safety Precautions: Evita a perda de dados e detecta erros.

File Open: Permite indicar quantos arquivos editados recentemente serão

exibidos no menu open.

External References: permite configurar as opções do XREFs.

(15)

System: Permite alterar as configurações do sistema do AutoCAD: configura as propriedades do sistema 3D e exibição de gráficos; controla as opções de regeneração; configura a tela de abertura do AutoCAD, com as opções da janela Statup convencional ou o AutoCAD TODAY; especifica a conexão com bancos de dados; possibilita conexão direta em caso de erros com o portal da Autodesk.

(16)

Drafting: Permite configurar a cor, a visibilidade e o tamanho da marca do AutoSnap, o comportamento do AutoTrack para a coleta de pontos, etc.

(17)

Profiles: Permite criar um perfil (profile) com as configurações feitas na caixa de diálogo “Options”.

8. Menu File

New (Novo): Cria um novo desenho.

Open (Abrir): Abre um desenho existente.

Close (Fechar): Fecha um ou mais desenhos abertos.

Save (Salvar): Salva o desenho corrente. Na primeira solicitação de armazenamento o AutoCAD exibe a tela do comando Save As.

Save As (Salvar Como): Salva um desenho com a possibilidade de alterar o nome atual e seu local de gravação.

ETransmit (Transmite): Gera um arquivo de envio que contém todos os dados de emissão, anexando todos os arquivos relacionados ao arquivo enviado e este arquivo poderá ser enviado pela Internet.

Publish to Web (Publicar para WEB): Permite gerar arquivos em formato próprio para utilização em páginas de internet.

Export (Exportar): Permite exportar arquivos para outros programas.

Page Setup: Configura um arquivo para impressão.

(18)

Plotter Style Manager (Gerenciamento de estilo do Plotter): Configura um arquivo para plotagem.

Plot Preview (Visualização da Plotagem): Visualiza um arquivo antes da plotagem.

Plot (Plotar): Plota um arquivo.

Drawing Utilities (Utilidades do desenho) Audit/Recover: Verifica ou recupera um arquivo de desenho danificado.

Drawing Utilities (Utilidades do desenho) Purge: Permite eliminar do desenho itens

que não estão sendo utilizados como: blocos, tipos de linhas, layers, tipos de letras, etc.

Send (Enviar): Envia o desenho corrente para o correio eletrônico (e-mail).

Exit (Sair): Permite sair do AutoCAD. Se a edição ainda não foi salva, você terá a opção de salvá-la.

9. Menu Edit

Undo (Desfazer): Defaz o último comando executado. Este comando também pode ser executado através do comando “U” no teclado.

Redo (Refazer): Refaz o último comando.

Cut (Cortar): Remove os objetos do desenho para uma área de transferência.

Copy (Copiar): Copia os objetos de um desenho.

Copy with Base Point: Copia os objetos tendo como base um ponto específico.

Copy Link: Copia a vista corrente da viewport atual, no espaço do modelo e do papel do desenho do AutoCAD, para a área de transferência do Windows com estabelecimento de ligações.

Paste (Colar): Insere os objetos que foram copiados (copy).

Paste as Block: Insere o objeto transformando-o em bloco.

Paste to Original Coordinates: Insere o objeto copiado para um novo desenho preservando suas coordenadas.

Paste Special: Insere informações contidas na área de transferência, permitindo a escolha do tipo de formato do objeto (texto, figura, etc).

Clear: Remove os objetos do desenho.

(19)

OLE Links: Atualiza, modifica e cancela ligações (links).

Find: Procura e/ou substitui um texto.

10. Modos de Seleção

Os vários comandos de edição e visualização necessitam que as entidades a serem editadas sejam selecionadas; para tanto, existem diversos métodos de seleção, segue abaixo os métodos mais utilizados.

Grips: Permite selecionar o objeto clicando sobre ele. O grip é um pequeno quadrado que aparece quando o objeto é selecionado. Este permite editar objetos selecionados por meio de sua manipulação.

Window: Seleciona objetos que estejam totalmente dentro da janela definida por dois pontos (esquerda para direita).

Crossing: Seleciona objetos que estão dentro do retângulo tracejado de seleção (janela), e os objetos que cruzarem o retângulo (direita para esquerda).

Add: Permite adicionar elementos à seleção corrente.

Single: Seleciona objetos apenas uma vez, encerrando o comando select.

All: Seleciona todos os objetos da tela que estejam com os layers ativos.

Fence: É feita definindo-se uma polilinha, onde todos os elementos interceptados por ela são selecionados.

Filter: Permite selecionar objetos por suas características (cor, layer, tipo de linha, etc.).

Undo: Cancela a seleção do último objeto.

Last: Seleciona a última entidade desenhada na tela.

11. Menu View

Redraw: Redesenha rapidamente a tela, eliminando as marcas auxiliares (blips) e resíduos da tela deixados por comandos de edição.

(20)

Depois

Regen: Regenera todo o desenho e reprocessa as coordenadas da tela e a resolução da vista para todos os objetos.

Regen All: Possui a mesma função do “Regen”, porém regenera todas as janelas do desenho e não apenas a janela ativa.

Zoom: Permite aumentar ou diminuir o tamanho da imagem apresentada na área de desenho e possui as seguintes variações:

Zoom Window: Amplia a área especificada por meio de uma janela aberta indicada pelos pontos da sua diagonal.

Zoom Dinamic: Faz um controle de visualização dinâmica sobre o desenho, permitindo aproximar ou afastar de um local do desenho. Apresenta uma tela que mostra um retângulo azul (limite do desenho), um retângulo verde (janela corrente) e um retângulo móvel (próxima janela).

Zoom Scale: Especifica um fator de escala em relação ao limite do desenho, mudando a escala de visualização corrente, gerando efeito de aproximação ou afastamento.

Zoom Center: Altera o posicionamento do centro da janela corrente.

Zoom In: Aplica um fator de escala duas vezes o tamanho da tela, aumentando a visualização do objeto.

Zoom Out: Aplica um fator de escala de 0.5 vezes o tamanho da tela, diminuindo a visualização do objeto.

Zoom All: Mostra tudo que está desenhado dentro ou fora dos limites.

Zoom Extents: Amplia a totalidade do desenho dentro da tela gráfica sem se preocupar com os limites.

Zoom Realtime: Permite aumentar ou diminuir dinamicamente a visualização do desenho em tempo real, com o auxílio do mouse.

Zoom Previous: Volta a tela de zoom anterior.

Pan: Permite arrastar a tela de visualização do desenho com o auxílio do mouse.

Aerial View: Permite definir janelas de visualização de uma forma muito mais dinâmica e é uma mistura dos comandos “Pan” e “Zoom Dinamic”.

(21)

Viewports: Permite criar múltiplas janelas de trabalho. É possível escolher vários tipos de layouts de divisão de janelas e cada janela possui independência quanto a uma série de características (zoom, grid, etc).

Named Views: Salva e restaura as vistas por nome.

Toolbars: Permite selecionar as barras de ferramentas de interesse.

12. Criação de Objetos

Os comandos de criação de objetos podem ser acionados através das opções disponíveis no Toolbar (Draw) ou no menu pop-up (Draw).

Line: Cria segmentos de reta. Pode-se fazer uma série de segmentos de linha, mas cada segmento é um objeto separado. Para finalizar o comando aperte “ENTER”. Digitando “U” podemos desfazer o último trecho desenhado e digitando “C” para fechar um polígono. Podemos especificar distâncias com coordenadas ou através dos blips.

Construction Line: São linhas infinitas normalmente usadas como linhas de referência em criação de objetos.

Multiline: Permite criar objetos que contém múltiplas linhas paralelas chamadas elementos.

(22)

Scale: Escala para definição do espaçamento.

Style: Estilo a ser utilizado para criação da multiline.

Undo: Remove a última multiline desenhada.

Close: Fecha a multiline.

Polyline: Permite criar uma série de segmentos contíguos, formando uma entidade única.

Arc: Cria arcos na polilinha.

Close: Fecha a polilinha.

Halfwidth: Determina a meia largura de uma polilinha.

Lenght: Configura o comprimento da próxima polilinha.

Undo: Desfaz o último segmento.

Width: Configura a largura da polilinha (valor inicial e final)

Polygon: Cria polígonos regulares que são polilinhas fechadas.

Center of polygon: Cria polígonos inscritos ou circunscritos a partir do seu centro.

Edge: Define polígono pela indicação da dimensão do seu lado e inclinação.

Rectangle: desenha retângulos, com as seguintes opções:

First Corner: Especifica um retângulo através de dois pontos quaisquer definidos pelo mouse.

Chamfer: Utiliza uma distância horizontal e uma vertical para “chamfrar” o retângulo.

Elevation: Cria uma elevação para o retângulo, ou seja, uma cota “Z”.

Fillet: Possibilita a criação de um retângulo com todos os cantos arredondados definidos a partir de um raio.

(23)

Widht: Configura a espessura da polilinha do retângulo.

Arc: desenha arcos, através das seguintes opções:

Start Point: Ponto inicial do arco.

End: Ponto final do arco.

Center: Centro do arco.

Second point: Segundo ponto do arco.

Angle: Ângulo incluso no arco.

Radius: Raio do arco.

Direction: Determina o arco tangente a partir de uma direção.

Chord Length: Comprimento da corda do arco.

Circle: Desenha círculos pelo centro e raio; centro e diâmetro; 2 pontos; 3 pontos ou por tangentes e raio.

Spline: Desenha splines. Spline é uma curva contínua que interpola um conjunto de pontos de controle. São opções do comando spline:

Object: Permite transformar uma polilinha editada com a opção spline (2D polyline) em uma spline verdadeira.

Close: Cria uma spline fechada.

Fit Tolerance: Configura o quanto a curva deve aproximar-se dos pontos de controle, o valor 0, permite que a spline passe pelos pontos de controle.

Enter start/end tangent: Define a direção do início e do final da spline.

Ellipse:Desenha elipses ou arcos de elipse, com as seguintes opções:

Arc: Desenha arco elíptico através do centro e distância dos seus eixos.

(24)

Axis Endpoint: Desenha elipse pela definição dos eixos.

Ellipse Arc:Desenha arco elíptico similar ao comando Ellipse na opção arc.

Point: Cria pontos, ou seja, marcas que possuem referência a uma coordenada ou posição determinada. Para alterar o estilo e o tamanho dos pontos apresentados, usa-se a caixa de diálogo “Point Style”. Opções para o comando “Point”:

Single Point: cria apenas um ponto.

Multiple Point: cria vários pontos.

Divide: permite que sejam desenhados pontos ou blocos sobre um objeto através da escolha do número de partes que se deseja dividir o objeto.

Measure: essa opção cria pontos ao longo do elemento, marcando a distância solicitada e o comando define a quantidade de pontos que serão desenhados no objeto.

Deve ficar claro que os comandos “Divide” e “Measure” não quebram o objeto em vários pedaços, apenas desenha pontos ou blocos sobre ele.

Hatch: Cria hachuras associadas aos objetos que formam limites. Ao acionar o comando a caixa de diálogo “Boundary Hatch” aparecerá. Através deste comando

podemos definir o padrão, a escala, o ângulo e o objeto ou região a ser hachurado. A opção “Quick” possui hachuras pré-definidas. A opção “Advanced” permite personalizar

a disposição das hachuras no AutoCAD.

Na opção “Quick” temos:

Type: Ajusta o tipo padrão de hachura. A opção “Predefined” possui várias

hachuras padrões. A opção “User Defined” cria um padrão de linhas

baseado no linetype atual em seu desenho. A opção “Custom” define um

estilo de hachura personalizado.

Pattern: Lista os padrões predefinidos de palhetas disponíveis. O [...] exibe uma janela de diálogo “Hatch Pattern Palette” a qual mostra os tipos de hachuras disponíveis.

Swatch: Exibe um “preview” da palheta escolhida.

(25)

Angle: Ângulo de exibição da hachura.

Scale: Define a escala da hachura.

Relative to Paper Space: Possibilita o uso especial no modo paper space.

Spacing: Especifica o espaçamento das linhas no tipo “User Defined”.

ISO Pen Width: Com a opção “Predefined” ativada com as palhetas ISO, podemos definir a largura da pena.

Na janela “Hatch Pattern Palette” temos as opções de hachuras em quatro pastas:

ANSI: Exibe todos os padrões de ANSI (American National Standards Institute).

ISO: Exibe todos os padrões de ISO (International Standard Organization).

Other Predefined: Exibe todos os outros padrões do AutoCAD.

Custom: Exibe as palhetas personalizadas.

Na opção “Advanced” temos:

Island Detection Style: Indica o modo usado para hachurar objetos internos em relação aos externos (Normal, Outer ou Ignore).

Object Type: Controla se o limite será polilinha ou região. A opção “Retain Boundaries” permite apagar ou não o

limite do objeto após a criação da hachura.

Boundary Set: Define a região de busca que o comando irá considerar para definir a área fechada.

Island Detection Method: Especifica se deve incluir ilhas como limite.

(26)

Select Objects: Seleciona objetos dentro dos quais a hachura será efetuada. Quando deseja manter um texto ou outro objeto sem ação da hachura basta selecioná-lo junto com o objeto principal.

Remove Islands: Remove as opções de ilhas definidas anteriormente.

View Selection: Mostra a área a ser hachurada.

Inherit Properties: Permite copiar as propriedades de uma hachura para outra.

Double: Define um segundo conjunto de linhas que será desenhado a 90º do primeiro em um padrão definido pelo usuário.

Composition: Cria uma relação com o objeto hachurado. Associative possibilita a atualização da hachura quando o objeto é modificado. Nonassociative forma a

hachura de forma independente.

Preview: Mostra como ficará a hachura antes de aplicá-la.

Region: Transforma os objetos selecionados em regiões, que são áreas bidimensionais criadas a partir de objetos fechados.

Multiline Text:Cria textos com várias linhas compostas de parágrafo.

Character: Altera fonte, altura de texto e cor. Na janela “Character”, temos a opção Symbol, onde:

%%d: símbolo de Grau (º); %%p: símbolo de tolerância(±); %%c: símbolo de diâmetro.

Properties: Altera estilo de texto, justificação, fator de escala, rotação.

Line Spacing: Ajusta o espaçamento entre as linhas.

Find/Replace: Localiza e substitui trechos do texto.

(27)

Single Line Text: Aciona o comando “Dtext” que cria um texto no desenho separado

linha a linha, ou seja, cada linha será um texto independente. Este é uma outra opção para a criação de textos.

Style: Permite escolher o estilo de letra a ser utilizado.

Justify: Permite modificar a justificativa do texto.

Align: ajusta o texto através de dois pontos definidos pelo usuário. A altura e o tamanho do texto será ajustada automaticamente.

Fit: alinha o texto por dois pontos definidos pelo usuário. Nesta opção a altura do texto definida permanece a mesma, porém a largura do texto será modificada.

Center: alinha o texto pelo ponto médio da linha de base.

Middle: alinha pelo ponto médio do texto.

Right: alinha o texto à direita.

TL: alinha o texto pelo topo, à esquerda.

TC: alinha o texto pelo topo, ao centro.

TR: alinha o texto pelo topo, à direita.

ML: alinha o texto pelo ponto médio, à esquerda.

MC: alinha o texto pelo ponto médio, ao centro.

MR: alinha o texto pelo ponto médio, à direita.

BL: alinha o texto pela base, à esquerda.

BC: alinha o texto pela base, ao centro.

BR: alinha o texto pela base, à direita.

(28)

Style Name: Permite criar (New), renomear (Rename) ou apagar (Delete) um estilo.

Font: Permite configurar o tipo da fonte (Font Name), o estilo da fonte (Font

Style), e a altura da fonte (Height).

Effects: Permite espelhar o texto na horizontal (Upside Down) ou na vertical (Backwards), alterar a largura (Width Factor) e o ângulo de inclinação (Oblique Angle) do texto.

Preview: Permite a visualização do estilo de texto definido.

Apply: Torna o estilo definido ativo.

Spelling:permite fazer a correção ortográfica de textos. No comando spelling não há o dicionário da língua portuguesa, havendo a necessidade de criação deste a partir de um arquivo do tipo “.CUS”.

Donut: Desenha círculos com espessuras diferentes.

13. Propriedades de Objetos

Os objetos que são criados no AutoCAD, possuem propriedades específicas que facilitam sua identificação. Estas propriedades incluem layer, cor, tipo de linha, estilo de plotagem etc.

A barra de ferramentas “Object Properties”, permite criar e/ou alterar as

(29)

Layer

Os layers são camadas transparentes e sobrepostas umas as outras, servindo para organizar o desenho em grupos. Cada layer possui uma cor e tipo de linha associado, que poderão ser modificados.

O números de layers criados é ilimitado. Quanto mais camadas tiver em um desenho mais fácil será editá-lo.

Named Layer Filters: Permite escolher os layers que serão mostrados na listagem.

New: Cria novos layers.

Current: Torna o layer selecionado como sendo o layer ativo.

Delete: Apaga layers selecionados, desde que não exista nenhum objeto referenciado, XREF ou esteja em uso.

Show/Wide Details: Mostra ou oculta detalhes do layer selecionado.

Save State: Permite salvar o estado do layer com a extensão “.LAS”.

Restore State: Importa e exporta os layers como um arquivo “.LAS”.

(30)

List of Layers: Permite alterar as características dos layers: names (nomes), on/off (liga/desliga), freeze (congela), look (trava), color (cor), linetype (tipo de linha), lineweight (espessura da linha), Plot Style (tipo de plotagem), Plot (plotar/não plotar).

O layer poderá tornar-se ativo através de três formas:

• Acionando o ícone na barra “Object Properties”.

• Pela linha de comando: AI_MOLC.

• Através do “Controle de Layers“ da toolbar “Object Properties”.

OBS: Clicando duas vezes sobre o nome de um layer, ele passa a ser o layer corrente.

Layer Previous: Desfaz a última configuração de cor, tipo de linha e layer ativo, sem alterar o objeto.

Gerenciamento de Cores

A opção “Color Control” do toolbar “Object Properties” permite

configurar a cor dos objetos individuais e dos layers. O AutoCAD permite usar 256 cores para a configuração de layers.

As cores padrões se limitam a apenas sete cores, variando de 1 a 7, estas são atribuídas aos nomes e número das cores, já as demais cores, variam de 8 a 255 e são atribuídas a números.

Gerenciamento do Linetype

Permite gerenciar a configuração de tipo de linha.

Load: carrega diferentes tipos de linha.

Delete: apaga tipos de linha.

(31)

Configurando Lineweight

Permite alterar a espessura das linhas do objeto, porém somente será possível visualizar essa espessura no modo de layout de plotagem.

Lineweights: Mostra as espessuras de linhas disponíveis.

Units for Listing: Permite configurar a unidade para apresentação das espessuras de linha.

Display lineweight: Permite mostrar ou ocultar as espessuras de linha no Model Space.

Default: Permite configurar uma espessura de linha padrão na criação de novos layers.

Adjust Display Scale: Ajusta a escala de apresentação da espessura da linha no Model Space.

14. Modificando Propriedades dos Objetos - Properties

As propriedades dos objetos no AutoCAD 2002 podem ser alteradas de duas maneiras:

• O modo mais rápido é através da toolbar “Object Properties”, onde qualquer propriedade do objeto pode ser alterada.

• Através do comando Properties.

Ao acionar o comando “Properties” a caixa de diálogo que mostra as

propriedades do objeto aparecerá. As informações listadas nesta caixa depende da existência ou não de objetos selecionados.

Podemos classificar os objetos selecionados por nome (Alphabetic) ou por

categorias (Categorized). Quando selecionamos vários objetos podemos separar por

(32)

Painter

Permite transferir as propriedades de um objeto para outro objeto selecionado.

15. Modificando Objetos

Muitas vezes, após a criação dos objetos, é necessário fazer algumas modificações para corrigir ou mesmo complementar um desenho.

Os comandos de modificação de objetos podem ser acionados através das opções disponíveis no Toolbar (Modify, ModifyII) ou no menu pop-up.

Erase: Apaga objetos de um desenho.

Copy: Copia objetos de um ponto base para o ponto desejado. Para fazer mais de uma cópia do objeto usa-se a opção “Multiple” (M).

Mirror: Espelha uma entidade ou um grupo de entidades selecionadas por uma linha de espelho definida por dois pontos. A entidade a ser espelhada pode ser apagada ou não.

(33)

Array: Cria cópias múltiplas de um ou mais objetos de maneira ordenada e pode ser retangular ou polar.

Move: Move objetos de um desenho.

Rotate: Rotaciona objetos em torno de um ponto determinado.

Scale: Aumenta ou diminui os objetos selecionados a partir de um fator de escala.

Stretch: Permite esticar ou encurtar os objetos selecionados.

Lengthen: Altera o comprimento de linhas, polilinhas e arcos.

Trim: Permite cortar ou eliminar parcialmente trechos de um objeto em relação a outro (fronteira).

Extend: Permite estender um objeto até que este encontre com outros que funcionam como limites.

Break: Quebra linhas, polilinhas, círculo ou arco em um ou dois pontos. O objeto pode ser quebrado em um ponto qualquer

(sem precisão) ou em um ponto específico definido através da opção Fist Point (F).

Chamfer: Permite fazer a concordância de linhas através de um chamfro com as distâncias definidas pelo usuário.

Fillet: Permite fazer a concordância de linhas através de um arco, com raio definido pelo usuário.

2

(34)

Explode: Desagrupa as entidades como: blocos, polilinhas, hachuras, dimensionamento, malhas, sólidos, etc.

Draworder: Altera a ordem de exibição dos objetos, movendo-os para frente ou para trás de um ou mais objetos do desenho.

Edit Hatch: Edita hachuras. Aciona automaticamente uma caixa de diálogo similar a de criação de hachura onde as alterações poderão ser realizadas.

Edit Polyline: Edita polilinhas.

Open / Close: Abre ou fecha uma polilinha.

Join: Une duas ou mais polilinhas, transformando todo o conjunto em uma única polilinha. Para que isto ocorra, os extremos de cada segmento devem se tocar perfeitamente.

Width: Altera a espessura da polilinha.

Edit Vertex: Permite editar os vértices da polilinha.

Fit: Transforma uma polilinha em uma curva suavizada formada por arcos entre seus vértices. A curva passa por todos os vértices da polilinha.

Spline: Suaviza a polilinha, porém a curva gerada não passa necessariamente por todos os vértices da polilinha.

Decurve: Desfaz o efeito das opções fit e spline.

Ltype Gen: ON desenha a polilinha inteira com o tipo de linha corrente e OFF desenha a polilinha com o tipo de linha corrente iniciando a cada segmento.

Undo: Desfaz a última operação.

Exit: Sai do comando.

Edit Spline: Edita splines.

Fit Data: Ajusta dados de definição da spline.

Close/Open: Fecha ou abre uma spline.

(35)

Refine: Permite aumentar o número de pontos de controle, ou modificar a proximidade dos pontos de controle a spline.

Reverse: Inverte a direção da spline.

Undo: Desfaz a última operação.

Exit: Sai do comando.

Edit Multiline: Edita vários segmentos de multilinhas, permitindo criar diferentes tipos de intersecções entre as multilinhas.

Edit Multiline: Edita vários segmentos de multilinhas, permitindo criar diferentes tipos de intersecções entre as multilinhas.

16. Comandos de precisão

Muitas vezes, no decorrer do trabalho, é necessário especificar pontos determinados com grande precisão. No AutoCAD temos a barra de ferramenta “Object Snap” que permite localizar um lugar geométrico a partir de um objeto existente.

Tracking Point: Especifica um ponto que seja relativo a outro ponto, usando deslocamentos ortogonais.

From: Especifica um ponto temporário para que a partir dele o ponto seja determinado, usando coordenada relativa.

Endpoint: Localiza o ponto final de uma entidade.

Midpoint: Localiza o ponto médio de uma entidade.

Intersection: Localiza o ponto de intersecção entre duas ou mais entidades.

(36)

Extension: Cria uma linha de extensão temporária mostrada ao passar o cursor sobre as extremidades dos objetos.

Center: Localiza o centro de uma circunferência, arco, elipse, etc.

Quadrant: Localiza os quadrantes de uma circunferência, arco, elipse, etc; nas posições 0°, 90°, 180° ou 270°.

Tangent: Localiza um ponto de tangência a uma entidade.

Perpendicular: Permite traçar uma reta perpendicular à outra, a partir de dois pontos.

Parallel: Desenha linhas paralelas a outras existentes.

Insert: Localiza o ponto de inserção de um bloco, texto, atributo, etc.

Node: Localiza um ponto criado pelo comando “point”.

Nearest: Localiza o ponto mais próximo de uma entidade qualquer.

None: Cancela todas as opções de “snap” ativas.

Object Snap Settings: Ativa o comando “osnap”, abrindo a caixa de diálogo “Drafting Settings” com as opções: Snap and Grid, Polar Tracking e Object Snap.

Snap and Grid

Snap: Controla uma grade invisível que restringe o movimento do cursor (x, y) para intervalos específicos. Pode ser acionada pela tecla F9.

Grid: Controla a visibilidade dos pontos da grade, auxiliando a visualização de distâncias. A distância entre os pontos poderá ser configurada na direção x e y. Pode ser acionada pela tecla F7.

Polar Tracking: Permite configurar ângulos na opção Polar Angle Settings,

facilitando o desenho de ângulos com precisão. Pode ser acionada pela tecla F11.

(37)

17. Ferramentas de Medição e Informação

As ferramentas de medição e informação são muito utilizadas para a obtenção de algumas informações sobre o desenho, tais como: distância entre pontos, áreas de objetos, localização de pontos, etc. Estas ferramentas podem ser acionadas através da toolbar “Inquiry”.

Distance: Calcula a distância entre dois pontos.

Area: Calcula a área e o perímetro por uma seqüência de pontos delimitando a figura desejada, ou através da seleção de uma entidade: circunferência, retângulo, elipse, etc.

Massproperties: Calcula as propriedades relativas à massa dos objetos selecionados. Os objetos devem ser regiões ou sólidos. Este comando permite gerar um arquivo de texto com as propriedades de massa do objeto analisado.

(38)

Locate point (ID): Exibe as coordenadas de um ponto.

Além das ferramentas descritas acima, o menu Tools Inquiry possui as seguintes ferramentas: Time, Status e Set Variable.

Time: Exibe as informações relativas de um arquivo: data de criação, data da última alteração, tempo de edição, etc.

Status: Exibe informações gerais sobre um desenho, tais como: layer atual, cor atual, ponto de base, etc.

Set Variable: Permite visualizar e/ou alterar o valor das variáveis do AutoCAD.

18. Menu Insert

Blocos

O AutoCAD permite agrupar um conjunto de objetos em uma única entidade identificável através de um nome próprio, permitindo a construção de bibliotecas de desenhos padrões para posterior utilização. Existem dois tipos de estruturas no AutoCAD que implementam esse recurso: bloco e arquivo de referência externa - XREF.

Um bloco é um conjunto de objetos agrupados que formam um só objeto. Os blocos podem ser inseridos em qualquer posição,

escala e rotação.

Quando temos conjuntos de objetos repetidos, o uso de blocos facilita bastante o trabalho.

O bloco pode ser definido de duas maneiras:

1. Utilizando o comando Block

O comando Block pode ser acionado clicando no ícone acima, digitando a palavra block no teclado ou

através do Menu Draw Block Make. Ao acionar

o comando a caixa de diálogo “Block Definition”

aparecerá.

Name: Nome do bloco a ser gerado e lista dos blocos existentes.

Base Point: Ponto de inserção do bloco. Este ponto pode ser escolhido na tela pela opção Pick ou digita-se as coordenadas manualmente.

Select objects: Permite a seleção dos objetos que irão formar o novo bloco.

Retain: Cria o bloco e mantém os objetos selecionados.

Convert to Block: Converte as entidades selecionadas em bloco.

(39)

Preview ícon: Define a criação de um ícone para a visualização rápida do bloco.

Insert Units: Especifica a unidade do bloco.

Descripiton: Descrição sobre o bloco.

Hyperlink: “Linka” o bloco a uma página da internet, ou a outro arquivo.

2. Utilizando o comando Write Block (Wblock)

O Write Block oferece um caminho para salvar parte do seu desenho como um arquivo, podendo ser compartilhado por outros desenhos. Esta opção é muito útil para limpar um desenho, pois quando acionado só salva o que estivaer selecionado, ignorando layer, blocos, linetypes, etc que não estejam sendo usados.

Utilização de Bloco

Os blocos são inseridos no desenho através do comando DDINSERT ou do

menu Insert Block. Este comando permite inserir no desenho os blocos existentes

no próprio desenho ou no disco rígido.

Name: Nome do bloco a ser inserido.

Insert point: Ponto de inserção.

Scale: Escala de inserção.

Rotation: Ângulo de inserção.

Explode: Converte o bloco em seus objetos de origem.

Ao ativar a opção Specify On-Screen os paramêtros para inserção serão

definidos na área gráfica através do prompt.

XCLIP

O comando XCLIP permite definir que parte do bloco será usada no desenho.

(40)

On: Mostra o XREF* ou bloco com o CLIP acionado.

Off: Mostra todo o desenho, ignorando o CLIP feito.

Clipdepth: Profundidade do CLIP.

Delete: Apaga o CLIP existente.

General Polyline: Cria uma polyline do CLIP existente.

*O comando XREF, será mostrado posteriormente.

Atributos

São blocos especiais, constituídos de um ou mais textos e desenhos. Estes textos podem ser preenchidos durante a inserção do bloco.

O quadro de diálogo “Attibute Definition”,

define o modo de apresentação do atributo (mode), o identificador (tag), a pergunta (prompt) que o bloco lhe fará quando inserido e o valor de preenchimento (value) do campo quando inserido. O Ponto de inserção é o lugar onde o texto será localizado dentro do bloco. As opções de texto referem-se à altura de letras, fontes e justificativa.

Referência Externa – XREF

As Referências Externas são ferramentas poderosas para trabalhar no AutoCAD. Funcionam como blocos, porém quando inseridos não fazem parte do arquivo, estão somente “linkados”. Diferem dos blocos não podendo ser reeditado, ou seja, explodido. A utilização do XREF oferece grandes vantagens, como o compartilhamento e a diminuição do tamanho do arquivo, facilitando atualizações. As mudanças feitas no desenho original serão alteradas nos desenhos em que ele estiver inserido como XREF.

Imagem Raster – Raster Image

Uma imagem raster é uma malha retangular composta de pequenos quadrados denominados pixels. Pode ser obtida por programas de imagens, scanner, câmeras

digitais, capturadores de vídeo, etc.

(41)

Image: Permite inserir uma imagem raster vinculada, não fazendo parte do arquivo CAD. Aceita vários tipos de formatos.

ImagemAttach: Permite “linkar” a imagem a um desenho.

ImageClip: Permite selecionar apenas uma parte do desenho para mostrá-la na tela e/ou imprimir.

ImagemAdjust: Permite ajustar o contraste, o brilho e a intensidade de uma imagem.

DrawOrder: Permite ajustar a diaposição de uma imagem.

ImagemQuality: Permite ajustar a qualidade da imagem para draft (baixa) ou high (alta). A qualidade draft diminui o uso de memória do computador.

ImagemTransparency: Controla se o fundo da imagem ou tons de cinza serão transparentes ou opacos.

ImagemFrame: Permite ativar ou desativar a moldura da imagem.

19. Dimensionamento

Dimensionamento é o processo de cotar medidas em um desenho. Todo dimensionamento é um estilo que é caracterizado, por cor, estilo de texto, escala do tipo de linha, etc. Os dimensionamentos são divididos em partes, como mostra a figura abaixo.

Linear Dimension: Cria cotas horizontais (x), verticais(y) ou alinhadas a dois pontos.

Aligned Dimension: A linha de cota é paralela a linha de chamada.

Ordinate Dimension: Cota os valores de x ou y em relação a um ponto de referência.

(42)

Radius Dimension: Cota o raio de círculos ou arcos.

Angular Dimension: Mede o ângulo entre duas linhas ou três pontos.

Quick Dimension: Permite criar uma série de dimensões.

Baseline Dimension: Cria vários dimensionamentos medidos a partir da mesma linha de base. É preciso que haja um segmento cotado através da opção “Linear Dimension”.

Continue Dimension: Cota a partir de uma última cota feita, mantendo o mesmo alinhamento da linha de cota existente.

Quick Leader: Cria uma nota podendo ser configurada através do Leader Settings.

Tolerance: Define tolerância e símbolos.

Center Mark: Desenha linhas de centro em círculos e arcos.

Dimension Edit: Edita as cotas criadas (texto, rotação, etc).

Dimension Text Edit: Altera posição da cota em relação ao desenho.

Dimension Update: Atualiza um estilo modificado.

Dimension Style: Permite alterar as configurações do dimensionamento a partir da caixa de diálogo “Dimension Style Manager”.

Set Current: Seleciona um tipo de dimensionamento.

New: Cria um novo estilo.

Override: Modifica um estilo existente, porém não altera as cotas que foram desenhadas neste estilo, somente as cotas feitas posteriormente serão alteradas.

(43)

Compare: Permite comparar dois estilos diferentes.

Modify: Modifica um estilo existente, alterando as cotas que foram desenhadas neste estilo através da caixa de dialógo “New Modify Dimension Style”.

Lines and Arrows: Define as opções de linhas, setas e extensão da linha de dimensão.

Text: Configura o estilo, localização e alinhamento do texto de dimensionamento.

Fit: Configura detalhes e escalas dos valores das dimensões.

Primary Units: Configura as unidades adotadas nas dimensões.

Alternative Units: Especifica uma segunda opção de unidades dentro do mesmo estilo.

Tolerance: Define tolerâncias para as cotas.

20. Plotagem

A plotagem é o processo de impressão de arquivos gerados no AutoCAD, utilizando um plotter ou impressora, e realizada através do comando “Plot”

(44)

Layout Name: Mostra o nome do layout corrente (ou Model) e permite salvar as configurações feitas para um layout.

Page Setup Name: Permite escolher uma configuração criada anteriormente ou criar uma nova configuração através da opção “Add...”.

Plot Device: Especifica o plotter que será utilizado, o layout a plotar e as informações sobre a plotagem para arquivo.

Plotter Configuration: Apresenta as

configurações do plotter ativo.

Name: Apresenta uma lista das

impressoras de sistema disponíveis.

Properties: Apresenta a caixa de diálogo

“Plotter Configuration Editor”, onde

podemos ver ou alterar os parâmetros de configuração do plotter selecionado.

Hints: Apresenta informações adicionais

(45)

Plot Style Table: Indica a tabela de

estilos de plotagem associada ao layout ou modelo.

Name: Apresenta uma lista das tabelas

de estilos de plotagem disponíveis.

Edit: Aciona o Editor de tabela de

estilos de plotagem, no qual podemos ver ou modificar os estilos dessa tabela.

New: Aciona a caixa de diálogo “Plot Style Table Wizard” para a criação de

uma nova tabela de estilos de plotagem.

What to Plot: Define o que queremos plotar.

Current tab: Plota a aba Model ou o layout corrente.

Selected tabs: Plota as abas selecionadas. Se apenas uma aba estiver

selecionada, essa opção não é disponível.

All layout tabs: Plota todos os layouts.

Number of copies: Define o número de cópias que serão impressas.

Plot to File: Permite imprimir diretamente para um arquivo “.PLT”.

(46)

Paper Size and Paper Units: São apresentados os tamanhos de papéis padrões

disponíveis para o plotter selecionado.

Paper Size:Permite escolher o tamanho do papel.

Printable Area: Apresenta a área real utilizada para plotagem. Pode ser

apresentada em milímetros ou polegadas.

Drawing Orientation: Especifica a orientação do desenho no papel, retrato

(Portrait) ou paisagem (Landscape). Podemos ainda inverter a ordem de impressão do desenho escolhendo “Plot upside-down”.

Plot Area: Indica a área do desenho que será plotada.

Limits/Layout: Plota a área do desenho entre o limite definido no comando Limits

ou através do tamanho do layout definido.

Extents: Plota toda a área do desenho.

Display: Plota o que estiver sendo apresentado na área gráfica.

View: Plota uma vista criada anteriormente pelo comando “View”. Podemos

selecionar uma das vistas nomeadas na lista ao lado desta chave. Se não houver nenhuma vista nomeada salva, a chave é desabilitada.

Window: Plota qualquer parte do desenho especificado por uma janela. Após o

botão Window ser pressionado, podemos especificar a janela de plotagem indicando dois pontos.

Um comportamento irregular apresentado pelo AutoCAD 2002 pode acontecer ao final de uma plotagem com opção Window. Após a plotagem ser realizada,

observaremos que o fundo do papel terá se movido e seus objetos e VIEWPORTS não estarão posicionados corretamente sobre o papel. A solução para o mesmo consiste em desligar a opção Save changes to layout no alto do quadro de diálogos.

Plot Scale: Controla a escala de plotagem.

Scale: Permite escolher uma escala default, uma escala definida pelo usuário

(custom) ou define a escala em função do objeto selecionado e do tamanho do papel (scale to fit).

Plot Offset: Especifica o deslocamento da área de plotagem nos eixos x e y. Center the Plot: calcula os deslocamentos X e Y para centralizar a plotagem no

(47)

Plot Options: Define algumas opções adicionais para os “Lineweights” e “Plotstyles”.

Full Preview: Mostra o desenho será plotado no papel.

Partial Preview: Mostra apenas as bordas do desenho e da folha na tela. O papel é mostrado em branco, a área do papel destinada impressão é delimitada por um pontilhado e a área a ser impressa é mostrada em azul.

Page Setup: Permite configurar as opções de impressão do desenho. Estas configurações ficam armazenadas no AutoCAD permitindo a plotagem de vários arquivos com as mesmas configurações. Ao acionar a opção “plot” as configurações

(48)

21. Teclas de Atalho

O AutoCAD possui alguns atalhos que são abreviações pré-determinadas dos comandos. Para usá-los basta digitar na área do “prompt” o atalho. Esses atalhos

poderão ser alterados no arquivo “acad.pgp”.

3A, *3DARRAY 3DO, *3DORBIT 3F, *3DFACE 3P, *3DPOLY A, *ARC

ADC, *ADCENTER AA, *AREA

AL, *ALIGN AP, *APPLOAD AR, *ARRAY ATT, *ATTDEF -ATT, *-ATTDEF ATE, *ATTEDIT -ATE, *-ATTEDIT ATTE, *-ATTEDIT B, *BLOCK -B, *-BLOCK BH, *BHATCH BO, *BOUNDARY -BO, *-BOUNDARY BR, *BREAK C, *CIRCLE

CH, *PROPERTIES -CH, *CHANGE CHA, *CHAMFER COL, *COLOR COLOUR, *COLOR CO, *COPY D, *DIMSTYLE DAL, *DIMALIGNED DAN, *DIMANGULAR DBA, *DIMBASELINE DBC, *DBCONNECT DCE, *DIMCENTER DCO, *DIMCONTINUE DDI, *DIMDIAMETER DED, *DIMEDIT DI, *DIST DIV, *DIVIDE DLI, *DIMLINEAR DO, *DONUT

DOR, *DIMORDINATE DOV, *DIMOVERRIDE DR, *DRAWORDER DRA, *DIMRADIUS DS, *DSETTINGS DST, *DIMSTYLE

DT, *DTEXT DV, *DVIEW E, *ERASE ED, *DDEDIT EL, *ELLIPSE EX, *EXTEND EXIT, *QUIT EXP, *EXPORT EXT, *EXTRUDE F, *FILLET FI, *FILTER G, *GROUP -G, *-GROUP GR, *DDGRIPS H, *BHATCH -H, *HATCH HE, *HATCHEDIT HI, *HIDE

I, *INSERT -I, *-INSERT

IAD, *IMAGEADJUST IAT, *IMAGEATTACH ICL, *IMAGECLIP IM, *IMAGE -IM, *-IMAGE IMP, *IMPORT IN, *INTERSECT INF, *INTERFERE IO, *INSERTOBJ L, *LINE

LA, *LAYER -LA, *-LAYER LE, *QLEADER LEN, *LENGTHEN LI, *LIST

LINEWEIGHT, *LWEIGHT LO, *-LAYOUT

LS, *LIST LT, *LINETYPE -LT, *-LINETYPE LTYPE, *LINETYPE -LTYPE, *-LINETYPE LTS, *LTSCALE LW, *LWEIGHT M, *MOVE

MA, *MATCHPROP ME, *MEASURE

MI, *MIRROR ML, *MLINE

MO, *PROPERTIES MS, *MSPACE MT, *MTEXT MV, *MVIEW O, *OFFSET OP, *OPTIONS ORBIT, *3DORBIT OS, *OSNAP -OS, *-OSNAP P, *PAN -P, *-PAN

PA, *PASTESPEC PARTIALOPEN, *-PARTIALOPEN PE, *PEDIT PL, *PLINE PO, *POINT POL, *POLYGON PR, *OPTIONS PRCLOSE,

(49)

SL, *SLICE SN, *SNAP SO, *SOLID SP, *SPELL SPL, *SPLINE SPE, *SPLINEDIT ST, *STYLE SU, *SUBTRACT T, *MTEXT -T, *-MTEXT TA, *TABLET TH, *THICKNESS TI, *TILEMODE

TO, *TOOLBAR TOL, *TOLERANCE TOR, *TORUS TR, *TRIM UC, *DDUCS UCP, *DDUCSP UN, *UNITS -UN, *-UNITS UNI, *UNION V, *VIEW -V, *-VIEW VP, *DDVPOINT -VP, *VPOINT

(50)

22. Bibliografia

• AUTODESK. Manual de Referência do AutoCAD 2002.

• BALDAM, Roquemar de Lima. AutoCAD 2002: Utilizando Totalmente. São Paulo: Érica. 2003.

• BARROS, José M. de. Apostila de AutoCAD 2002. Ouro Preto-MG: CEFET, 2001.

• LIMA, Cláudia C. N. de. Estudo Dirigido de AutoCAD 2004. São Paulo: Érica, 2003.

• REZENDE, Ezequiel Mendonça. Apostila de AutoCAD 2002 – Módulo 2D.

• SEIXAS, Walney da Silva. AutoCAD 2002. Santa Cruz do Rio Pardo: Viena, 2004.

• SOUZA. Antônio C. de. et al. AutoCAD 2000: Guia Prático para Desenho em

3D. Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2002.

Referências

Documentos relacionados

LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré SF 02-16B 2004 LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

Neste espaço pretende-se analisar em detalhes as diferenças dos regulamentos dos principais contestes internacionais e dicas para a escolha da melhor categoria, em função

Menu: toque para exibir uma lista de opções úteis, que inclui Biblioteca, Listas de leitura, Loja Kindle, Goodreads, Kindle FreeTime (Kindle for Kids no Reino Unido), Construtor

ESTA FORMA HOLÍSTICA DE VER O MUNDO REFLETE DIRETAMENTE EM CADA UM DE NÓS E DENTRO DESTE NOVO CONCEITO COMEÇAMOS A ENTENDER DE FORMA MAIS ABRANGENTE A VIDA, OS SEUS.. REFLEXOS

Como pode ser visto na figura 4.18, o tempo de indução predito na curva experimental (77 s) indica que o início do processo de cristalização começa mais tarde do que o predito

Este relatório é fruto de dois anos de acompanhamento do Complexo Penitenciário de Pedrinhas pela Conectas Direitos Humanos, Justiça Global, OAB-MA (Ordem dos Advogados do Brasil

No Brasil, segundo o relatório da CPI do sistema carcerário (2009), que realizou amplo levantamento da situação das cadeias e presídios brasileiros, os cárceres

Com vistas à formação continuada do professor que ensina Matemática para a Educação Básica, este projeto objetiva propiciar, por meio de práticas colaborativas,