• Nenhum resultado encontrado

Avaliação do letramento funcional em saúde e a autoeficácia em pessoas com diabetes tipo 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação do letramento funcional em saúde e a autoeficácia em pessoas com diabetes tipo 2"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

FACULDADE DE FARMÁCIA, ODONTOLOGIA E ENFERMAGEM DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

LUIS ANGEL CENDEJAS MEDINA

AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E A AUTOEFICÁCIA EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2

FORTALEZA 2020

(2)

LUIS ANGEL CENDEJAS MEDINA

AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E A AUTOEFICÁCIA EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Enfermagem. Área de concentração: Enfermagem na Promoção da Saúde.

Linha: Intervenções de Enfermagem no cuidado do adulto em situação crítica. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Joselany Áfio Caetano.

FORTALEZA 2020

(3)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Universidade Federal do Ceará

Biblioteca Universitária

Gerada automaticamente pelo módulo Catalog, mediante os dados fornecidos pelo(a) autor(a)

C389 Cendejas Medina, Luis Angel.

AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E A AUTOEFICÁCIA EM PESSOAS

COM DIABETES TIPO 2 / Luis Angel Cendejas Medina. – 2020. 144 f. : il.

Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Fortaleza, 2020.

Orientação: Prof. Dr. Joselany Áfio Caetano..

1. Diabetes. 2. Letramento Funcional em Saúde. 3. Autoeficácia. I. Título.

(4)

LUIS ANGEL CENDEJAS MEDINA

AVALIAÇÃO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE E A AUTOEFICÁCIA EM PESSOAS COM DIABETES TIPO 2

Dissertação apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, como requisito parcial para à obtenção do título de Mestre em Enfermagem.

Área de concentração: Enfermagem na Promoção da Saúde

Linha: Intervenções de Enfermagem no cuidado do adulto em situação crítica.

Aprovada em: ___/___/______.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________ Prof.ª Dr.ª Joselany Áfio Caetano (Orientadora)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

___________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Lorena Pinheiro Barbosa (Membro Efetivo)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

______________________________________________ Prof.ª Dr.ª Lívia Moreira Barros (Membro Efetivo)

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

________________________________________________ Prof.ª Dr.ª Patrícia Neiva da Costa Pinheiro (Membro Suplente)

(5)

Dedico este trabalho com total respeito e admiração para Profa. Dra. Luciana de Freitas Campos. Existe um antes e depois em minha vida após que a conheci, sem sua inspiração eu nunca teria explorado minha capacidade, nem crescido tanto como pessoa e profissional, você marcou minha vida e motivou-me através de seu exemplo de luta, preparação e desempenho, OBRIGADO.

(6)

AGRADECIMIENTOS

A Deus por me permitir estar aqui, por me deixar viver está experiência, por ter me cuidado e protegido durante todo este processo, por ter sido tão generoso comigo. Me considero uma pessoa abençoada e grata com tudo o que tem feito e dado para mim ao decorrer da minha vida.

Agradeço meus pais, Pedro Gerardo e Maria Guadalupe, por ter acreditado em mim desde sempre, por ter apoiado cada um dos meus desafios, por estar sempre presente para qualquer necessidade de cada um de seus filhos, pelo exemplo de luta e perseverança na hora de encarar cada desafio da vida, por todo o amor e carinho incondicional que tem dado para mim; e este, como cada uma das minhas realizações, é para vocês.

Para meus irmãos e minha família, que sempre me deram uma palavra de alento e sempre me lembraram que tinha a capacidade e o folego suficiente para conseguir vencer esta etapa da minha vida.

A minha querida e amada professora e orientadora Joselany Àfio Caetano, por ter me recebido com os braços abertos desde o primeiro dia sem sequer me conhecer, por ter acreditado em mim e em meu projeto, por ter tido paciência e tranquilidade comigo, por cada um dos conhecimentos e experiências compartilhadas, por sua disposição e bom senso, pelos risos e lembranças que ficaram para eternidade de nossa existência, por ser minha amiga e ao mesmo tempo ser quase minha mãe, não existem palavras para agradecer tudo o que ela fez por mim em tudo este tempo, só gratidão e admiração pela pessoa e grande profissional que ela é.

Meu grupo de pesquisa que semana a semana discutia, trazia e compartilhava ideias, conhecimento, experiência e novas propostas. Por ter me deixado conhecer outros profissionais e grandes seres humanos com a mesma inquietude que a minha, jamais esquecerei esses momentos compartilhados com cada um deles, especialmente para Geórgia, Leticia, Fabiana, Mileidy, Viviane, Marina e Erika.

Para meu amigo e irmão Erick Vinicius Amaral Nogueira, e sua família inteira, pelo acolhimento, por ter aberto as portas de sua casa para mim, pelo carinho que sempre tem

(7)

sido demostrado e correspondido, sem esquecer a utopia onde sempre corríamos para ter esse espaço de tranquilidade onde a vida fica mais leve.

A minha querida amiga Juliana de Lima Ribeiro, por sua ajuda incondicional, por cada uma das ocasiões em que me escuto e deu um conselho (uma palavra) para acalmar e tranquilizar minha ansiedade, por cada um dos momentos compartilhados, por sempre ter mostrado o lado positivo das dificuldades e sobre tudo por o ser humano tão cheio de bondade e carinho que ela é.

Para cada um de meus Professores da pós graduação, pelo conhecimento compartilhado dentro e fora das aulas, por acordar minha curiosidade, por ampliar minha visão e meu senso, por resolver cada uma de minhas dúvidas e ser essa guia e luz neste caminho.

Para meus colegas e amigos da pós-graduação em enfermagem, em especial para Leonardo, Lusiana, Juliana, Ravida, Tamires, Laura, Vivien e Luziene; a todos e cada um deles, pela atmosfera de harmonia que era criada sempre na sala no momento em que aconteceram as aulas, pelas experiências vividas, pelas piadas e risos, por ter me permitido conhecer um pouco de cada um de vocês, prazer ter trilhado este caminho junto com todos eles, foi uma turma maravilhosa, sem dúvida marcaram minha vida e ajudaram para me tornar uma melhor pessoa e melhor profissional. Sei que para nossa amizade não existe nem barreiras nem distancias.

Para a Secretaria de Saúde do estado de Ceará e ao Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão, por permitir-me realizar minha pesquisa e dar as facilidades para que esta acontecera; agradecimento para cada um de seus trabalhadores, em especial e com muito carinho para Katia, Maria do Carmo, Marilia, Iris, Vera e Waldivia.

Para TODAS e cada uma de todas aquelas pessoas que apareceram na estrada e são parte deste processo (sucesso): Bruno Souza, Yann Nogueira, Anabel Rojas, Aaron Abasolo, Gerardo Alfonso, Carolina Bracho, Octavio Garcia, Reinaldo Gutierrez, Maria da Penha e muitas outras pessoas, com vocês tudo ficou mais leve, OBRIGADO!

(8)

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) pelo apoio financeiro, o qual foi fundamental para a concretização de todas as etapas de estudo e elaboração desta pesquisa.

(9)

“De nossos medos nasce nossa ousadia e em nossas duvidas moram nossas certezas. Os sonos anunciam outra possível realidade e os delírios, outra razão. Em nossas perdas encontramos nossas descobertas, precisamos nos perder para nos encontrar novamente” (Eduardo Galeano).

(10)

RESUMO

Introdução: A educação em saúde é uma das principais ferramentas utilizada pelos enfermeiros na ajuda das pessoas com diabetes tipo 2 para atingir o controle da doença. Assim, informações claras, individualizadas e específicas acerca da doença e tratamento são essenciais para retardar e/ou evitar complicações. No entanto, a capacidade de confiança em realizar as atividades de cuidado que a doença demanda é outra parte essencial neste processo de cuidado e controle da doença. Portanto, torna-se necessário avaliar o nível de Autoeficacia (AE) e o Letramento Funcional em saúde (LFS) nas pessoas com diabetes tipo 2. Objetivo: Analisar o Letramento Funcional em Saúde e a Autoeficácia em pessoas com Diabetes tipo 2. Método: Trata-se de Estudo descritivo transversal correlacional realizado durante os meses de setembro e outubro de 2019. A amostra foi composta por 196 pessoas com DM2. Para coletar os dados foi utilizado os seguintes instrumentos: formulário com variáveis sociodemográficas e clínicas; a escala DMSES para mensurar a Autoeficácia e, por último, o instrumento B-TOFHLA que avaliou o Letramento Funcional em Saúde. Foi testada a normalidade (Shapiro Wilk) da distribuição dos dados obtidos, escore de AE e LFS, ao não obter normalidade na distribuição dos dados, se analisou cada um por separado (AE e LFS), utilizando o analise bivariado (Mann-Whitney e Kruskal walls), junto com as variáveis mensuradas e desse modo corroborar significância estatística (p<0,05) com o LFS e AE. Resultados: Houve predomínio de mulheres (52,04%), com companheiro (56,63%), escolaridade >9 anos (66,30%), tempo de diagnóstico em média de 13,66 anos, predominou o uso de hipoglicemiantes orais e insulina (44,90%), sobrepeso (44,90%), hipertensão (62,24%). A maior parte da população apresentou valores alterados de glicemia (68,88%) e hemoglobina glicada (94,39%). Em relação à média da escala de AE foi de 4,01 pontos e 55,1 % da população apresentou alta AE. Em quanto ao LFS a média foi de 74,75 (dp ±16,35) pontos e houve prevalência de um LFS adequado (57,14%). Houve significância estatística entre AE e as seguintes variáveis: idade (p<0,05), anos de estudo (p<0,05), tempo de diagnostico (p<0,05), uso da internet (p<0,05), hemoglobina glicada (p<0,05), com relação ao LFS, verificou-se associação estatisticamente significante com: idade (p<0,05), escolaridade (p<0,05), uso da internet (p<0,05) e a presença de AVC (p<0,05). Conclusão: A maior parte dos participantes apresentou um grau adequado de Letramento Funcional em Saúde e alta autoeficácia no cuidado em diabetes; contudo, não houve associação com significância estatística entre o LFS e AE, conseguimos observar que

(11)

pessoas com um LFS adequado obtiveram maior pontuação na escala de AE em comparação com quem obteve um LFS inadequado. De modo que a presença do LFS e da AE é de grande ajuda para o tratamento medicamentoso e não medicamentoso (controle glicêmico, exercício físico, dieta) e prevenção de complicações.

(12)

ABSTRACT

Introduction: Health education is one of the main tools used by nurses to help people with type 2 diabetes to achieve disease control. Thus, clear, individualized and specific information about the disease and treatment are essential to delay and / or avoid complications. However, the ability to confidently perform the care activities that the disease requires is another essential part of this process of care and disease control. Therefore, it is necessary to assess the level of Self-efficacy (SE) and Health Literacy (HL) in people with type 2 diabetes. Objective: To analyze Functional Health Literacy and Self-efficacy in people with type 2 Diabetes. Method: This is a descriptive cross-sectional correlational study conducted during the months of September and October 2019. The sample consisted of 196 people with DM2. To collect the data, the following instruments were used: form with sociodemographic and clinical variables; the DMSES scale to measure Self-efficacy and, finally, the B-TOFHLA instrument that assessed Functional Health Literacy. Was tested the normality (Shapiro Wilk) of the distribution of the obtained data SE and HL score, when not obtaining normality in the data distribution, each one was analyzed separately (SE and HL), using the bivariate analysis (Mann-Whitney and Kruskal walls), together with the measured variables and thus corroborating statistical significance (p <0.05) with the HL and SE. Results: There was a predominance of women (52.04%), with a partner (56.63%), education > 9 years (66.30%), time of diagnosis on average of 13.66 years, the use of oral hypoglycemic agents and insulin predominated (44.90%), overweight (44.90%), hypertension (62.24%). Most of the population presented altered values of glycemia (68.88%) and glycated hemoglobin (94.39%). In relation to the average of the SE scale it was 4.01 points and 55.1% of the population presented high SE. Regarding the HL, the average was 74.75 (SD ± 16.35) points and there was a prevalence of an adequate HL (57.14%). There was statistical significance between SE and the following variables: age (p <0.05), years of study (p <0.05), time since diagnosis (p <0.05), internet use (p <0.05) ), glycated hemoglobin (p <0.05), regarding LFS, there was a statistically significant association with: age (p <0.05), education (p <0.05), internet use (p <0 , 05) and the presence of stroke (p <0.05). Conclusion: Most participants had an adequate degree health literacy and high self-efficacy in diabetes care; however, there was no statistically significant association between the HL and SE, we were able to observe that people with an adequate HL obtained higher scores on the SE scale compared to those who obtained an inadequate

(13)

HL. So, the presence of HL and SE are of great help for drug and non-drug treatment (glycemic control, physical exercise, diet) and prevention of complications.

Referências

Documentos relacionados

A história de Campo Bom, região do Vale dos Sinos (Rio Grande do Sul) está vinculada à história da comunidade Evangélica Luterana. Os imigrantes trouxeram para Campo Bom hábitos

O curso denominado Projetos Interdisciplinares e a Educação em Saúde na Escola teve carga horária de 40 horas presenciais e 10 na modalidade à distância e foi ministrado de março

O Serviço de Pediatria e a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos do Hospital Geral de Santo António foram contemplados com equipamento, mobiliário e roupa de

2º e 5º, são criados, no Quadro Permanente do Ministério da Educação e Cultura - Diretoria do Ensino Superior, 22 cargos de Professor Catedrático (FM-USC-DESU) para a

Quanto aos segmentos de investimentos em 2013 a Celpos alocou seus recursos em fundos de Renda Fixa classificados como Multimercados, que de acordo com as diretrizes estabelecidas no

Contagem de bactérias mesófilas cultiváveis (BMC), coliformes a 35°C e Escherichia coli das amostras de gelo utilizado para a conservação do pescado comercializado no

Surgical and interventional management of mitral valve regurgitation: a position statement from the European Society of Cardiology Working Groups on Cardiovascular Surgery

Fo- ram formados três grupos experimentais: animais sadios + ventilação mecânica convencional protetora, em posição su- pina (Grupo Controle; n = 15); animais com lesão