• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de

Estágio

Mestrado Integrado em Medicina

Pedro Gabriel Inglês Gomes da Silva | a2014286

(2)

Terminado o Mestrado Integrado em Medicina, gostaria de agradecer a todos o que me apoiaram durante o curso, com especial atenção aos meus pais e a todos os tutores e equipas médicas que me acompanharam durante o curso, com uma especial atenção ao Dr. Ricardo Girão, à Dra. Sofia Duque, à Dra. Rita Miranda, ao Dr. Rui Durval e à Dra. Madalena Valente.

(3)

Índice

Introdução……….1

Objetivos……….1

Síntese das Atividades Desenvolvidas……….2

Estágio Parcelar de Cirurgia Geral………2

Estágio Parcelar de Medicina Interna………3

Estágio Parcelar de Saúde Mental………4

Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar………4

Estágio Parcelar de Pediatria………..5

Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia……….5

Cursos Formativos……….6

Reflexão Crítica………6

(4)

Introdução

O Relatório Final de Estágio procura expor as atividades realizadas ao longo do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, assim irei expor os objetivos propostos para o presente ano do Curso, realizarei uma breve exposição das várias atividades realizadas ao longo do mesmo e terminarei com uma revisão crítica, onde irei discutir as várias atividades, assim como as competências adquiridas ao longo dos vários estágios e o meu desempenho perante os objetivos propostos.

Objetivos

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tem como principal objetivo a profissionalização do Estudante de Medicina, procurando realizar a transição entre os anos académicos e a futura atividade profissional, deste modo, os objetivos propostos visam a aquisição e consolidação de competências indispensáveis à prática clínica. Os estágios parcelares colocam o aluno num contesto prático onde poderá contactar com a atividade médica de uma forma ativa, com oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo restante curso, bem como praticar atos médicos que irá ter que realizar na prática clínica. Durante os vários estágios parcelares, procurei adquirir competências práticas nas especialidades por onde tive oportunidade de passar, com especial foco na realização de anamnese e exame objetivo de uma forma autónoma e cuidada, de modo a avaliar o doente de uma forma completa, reconhecendo não só o seu quadro clínico, mas também a sua situação familiar, social e laboral, sendo capaz de assim colocar hipóteses de diagnóstico pertinentes, bem como propor intervenções adequadas não só ao quadro doente mas também às suas características.

Ao contactar de uma forma prática com doentes com diferentes patologias e em contextos clínicos distintos procuro consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, adquirindo experiência no diagnóstico diferencial, com reconhecimento de sinais e sintomas característicos das várias patologias, bem como sinais de alarme que requeiram uma rápida intervenção, de modo a requisitar exames complementares de diagnóstico úteis e poder realizar medidas terapêutica adequadas.

Por outro lado, a aquisição de competências interpessoais, é igualmente importante, assim procuro desenvolver técnicas de comunicação, com sensibilidade e empatia necessária à correta colheita de história clínica, bem como transmissão de informação clínica relevante, tanto ao doente como aos seus familiares, utilizando um discurso simples e claro, por outro lado, procuro promover um ambiente de colaboração dentro da equipa médica, com uma boa capacidade comunicativa e um comportamento adequado ao contexto clínico em que me encontrar.

(5)

Relatório Final do Estágio do Mestrado Integrado em Medicina 2019/2020

Pedro Gabriel Inglês Gomes da Silva 2

Por fim, procuro, no fim deste ano, ter desenvolvido autonomia e experiência prática, com aquisição de competências clínicas e interpessoais, que me permitam lidar com as mais variadas situações clínicas, bem como curiosidade em relação a contextos desconhecidos.

Síntese das atividades desenvolvidas

Estágio Parcelar De Cirurgia Geral

• Local De Estágio: Hospital CUF Infante Santo - Serviço de Cirurgia Geral • Período De Estágio: 9 de setembro 2019 a 31 de outubro de 2019 (8 semanas) • Coordenador De Estágio: Professor Doutor Rui Maio

• Orientador De Estágio: Doutor Ricardo Girão

• Atividade Profissionalizante: Durante as semanas de estágio, frequentei assiduamente o Bloco

Operatório, onde acompanhei o Orientador de Estágio nas suas atividades operatórias, tive oportunidade de auxiliar bastantes cirurgias onde pude realizar o posicionamento e preparação do doente, bem como técnica asséptica, contactei extensivamente com a cirurgia laparoscópica, onde prestei assistência a hernioplastias, colecistectomias e apendicectomias, entre outros atos cirúrgicos. Pude auxiliar algumas técnicas invasivas, como colocação de cateter venoso central, biopsia de gânglios linfáticos e drenagem de abcesso. Frequentei a Consulta de Cirurgia Geral, onde pude observar a realização de diagnóstico das mais variadas patologias cirúrgicas, bem como acompanhar os doentes após a cirúrgia, assisti ainda à Consulta de Proctologia. Em enfermaria pude observar os doentes no pós-operatório imediato, bem como acompanhar alguns casos mais complexos.

• Atividade Formativa: A primeira semana de estágio foi destinada a várias sessões teórico-práticas

com temáticas relevantes a Cirurgia Geral, tendo realizado posteriormente o curso TEAM - Trauma

Evaluation And Management - nos dias 12 e 13 de setembro (Certificado em Anexo I).

• Atividade Científica: Tive oportunidade de redigir um artigo, para posterior publicação na revista

CUF, sobre um Pseudotumor Inflamatório do Baço que observei e acompanhei durante o estágio, no final do estágio apresentei um trabalho sobre este mesmo caso, juntamente com os meus colegas André Guerreiro e Elisa Caia, intitulado de “A Peculiar Spleen”.

(6)

Estágio Parcelar De Medicina Interna

• Local De Estágio: Hospital São Francisco Xavier - Serviço de Ortogeriatria

• Período De Estágio: 4 de novembro de 2019 a 10 de janeiro de 2020 (8 semanas) • Coordenador De Estágio: Professor Doutor Fernando Nolasco

• Orientador De Estágio: Doutora Ana Sofia Duque e Doutora Rita Miranda

• Atividade Profissionalizante: A maioria da atividade desenvolvida em estágio ocorreu em contexto

de enfermaria, onde, após distribuição dos doentes pelos membros da equipa, ficava com 3 a 4 doentes diariamente, aos quais realizava colheita de anamnese e exame objetivo de uma forma autónoma, posteriormente escrevia os respetivos diários clínicos, bem como notas de entrada, com perfil geriátrico completo e notas de alta, com ajuste terapêutico e recomendações adequadas. Após redigir o diário clínico, discutia, com as Orientadoras de Estágio, a abordagem do doente, com possíveis meios complementares de diagnóstico a requisitar, novas terapêuticas e ajuste da terapêutica previamente prescrita. Procurei a colaboração da Assistente Social, Nutricionista e Fisioterapia sempre que necessário e realizei vários procedimentos técnicos, como gasimetria arterial e punção venosa. Este Serviço realiza o acompanhamento e manejo de doentes Ortopédicos, assim os doentes observados em contexto de enfermaria, podem ser divididos em dois grupos, doentes protocolados para seguimento pela Medicina Interna, com mais de 65 anos e fratura proximal do fémur, são doentes idosos com uma grande carga de doença e doentes com pedido de observação, doentes que pelo estado geral ou patologias que apresentem requerem observação e acompanhamento por uma equipa de Medicina Interna, são doentes tendencialmente mais novos, que apresentam doenças com maior gravidade. Tive oportunidade de assistir à consulta de Ortogeriatria, onde acompanhei alguns destes doentes após a alta e observei o processo de reabilitação realizado após a alta. No Serviço Urgência frequentei a Sala de Reanimação, bem como o Serviço de Observação, onde auxiliei o acompanhamento de vários doentes.

• Atividade Formativa: Durante o estágio acompanhei as várias Reuniões de Serviço, onde os casos

mais complexos eram discutidos, assisti às Sessões Semanais de Medicina Interna, onde vários temas relacionados com a especialidade foram discutidos, às Aulas Teórico-práticas organizadas e lecionadas por médicos do hospital e às Aulas Teóricas intituladas de “Alterações do Equilíbrio Ácido-base” e “Decisões do Fim de Vida”.

• Atividade Científica: Apresentei numa Sessão Semanal de Medicina Interna, com a temática

(7)

Relatório Final do Estágio do Mestrado Integrado em Medicina 2019/2020

Pedro Gabriel Inglês Gomes da Silva 4

Estágio Parcelar De Saúde Mental

• Local De Estágio: Hospital Júlio de Matos - Hospital de Dia

• Período De Estágio: 20 de janeiro de 2020 a 14 de fevereiro de 2020 (4 semanas) • Coordenador De Estágio: Professor Doutor Miguel Talina

• Orientador De Estágio: Doutor Rui Durval

• Atividade Profissionalizante: Durante este estágio frequentei extensivamente o Hospital de Dia,

onde pude assistir às várias atividades realizadas pela equipa médica, bem como às reuniões de serviço onde os respetivos doentes eram discutidos, o Hospital de Dia é uma unidade em que o acompanhamento dos doentes é realizado num regime de ambulatório, que para além de procurar o tratamento e controlo da patologia psiquiátrica dos doentes, procura auxiliar a sua reintegração social, laboral e familiar, através de terapias de grupo, terapia familiar e apoio social. Frequentei a Consulta Externa Geral onde observei bastantes doentes com as mais variadas patologias psiquiátricas, tive oportunidade de assistir a várias Consultas de Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. No Serviço de Internamento de Jovens, onde se encontram internados doentes dos 15 aos 25 anos, pude observar a atividade diária dos clínicos, assim como a reunião de serviço, frequentei a Urgência onde contactei com doentes agudos e tive ainda oportunidade de participar numa sessão do Grupo Psicoterapêutico do hospital.

• Atividade Formativa: Assisti a Aulas Teóricas lecionadas nos dois primeiros dias de estágio, às várias

Sessões Formativas Semanais realizadas no hospital e participei nas Aulas Teórico-práticas realizadas no contexto do estágio.

• Atividade Científica: Realizei de forma autónoma uma História Clínica de um doente com primeiro

episódio psicótico, discutindo posteriormente esta História Clínica com o Orientador de Estágio.

Estágio Parcelar De Medicina Geral e Familiar

• Local De Estágio: USF Alfa Beja

• Período De Estágio: 17 de fevereiro de 2020 a 13 de março de 2020 (4 semanas) • Coordenador De Estágio: Professora Doutora Isabel Santos

• Orientador De Estágio: Doutora Madalena Valente

• Atividade Profissionalizante: A maioria do estágio foi realizada em Consulta Externa, onde pude

realizar bastantes consultas, recolhendo a história clínica e realizando o exame objetivo do doente de uma forma autónoma, discutindo posteriormente, com a Orientadora de Estágio, as hipóteses diagnósticas, os

(8)

meios complementares de diagnóstico a requisitar, possíveis atitudes terapêuticas e pedidos de referenciação. Para além das consultas normais de Medicina Geral e Familiar, tive ainda oportunidade de realizar bastantes Consultas do Dia, bem como assistir e realizar Consultas de Diabetes, Consultas de Hipertensão Arterial, Consultas de Planeamento Familiar, Consultas de Gravidez e Consultas de Saúde Infantil.

• Atividade Formativa: Pude assistir à Reunião de Serviço da Unidade de Saúde Familiar.

• Atividade Científica: Realizei um trabalho sobre Retinopatia Diabética, onde expus as

recomendações quanto ao seu rastreio numa Reunião de Serviço.

Estágio Parcelar De Pediatria

• Local De Estágio: Hospital Dona Estefânia

• Período De Estágio: 16 de março de 2020 a 17 de abril de 2020 (4 semanas) • Coordenador De Estágio: Professor Doutor Luís Varandas

• Atividade Profissionalizante: Não realizada devido à paragem das atividades de estágio, instituída

após o surto de COVID-19.

• Atividade Formativa: Assisti a várias Sessões Teóricas, realizadas por vídeo conferência, sobre os

mais variados temas de Pediatria e participei num Seminário de Pediatria por vídeo conferência onde vários trabalhos realizados pelos alunos foram apresentados.

• Atividade Científica: Escrevi um artigo de revisão intitulado de “Abordagem ao pequeno lactente

com febre” e realizei de um trabalho, juntamente com as colegas Carolina Costa, Catarina Figueira e Joana Alves, para apresentação no Seminário de Pediatria intitulado de “Doenças Exantemáticas”.

Estágio Parcelar De Ginecologia e Obstetrícia

• Local De Estágio: Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

• Período De Estágio: 20 de abril de 2020 a 15 de maio de 2020 (4 semanas) • Coordenador De Estágio: Professora Doutora Teresinha Simões

• Atividade Profissionalizante: Não realizada devido à paragem das atividades de estágio, instituída

após o surto de COVID-19.

• Atividade Formativa: Assisti ao Workshop “The Woman - Obstetrics and Gynecology” e realizei

(9)

Relatório Final do Estágio do Mestrado Integrado em Medicina 2019/2020

Pedro Gabriel Inglês Gomes da Silva 6

• Atividade Científica: Realizei um trabalho, com apresentação gravada para posterior apresentação,

intitulado de “Aborto Recorrente” juntamente com o meu colega Diogo Carvalho.

Cursos Formativos

iMed Conference 11.0 - realizado entre 16 de outubro e 20 de outubro (Certificado em Anexo 2)

Reflexão Crítica

Após terminar o 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina, realizo uma reflexão crítica das atividades realizadas ao longo do mesmo, os objetivos previamente delineados foram cumpridos na sua generalidade, adquiri competências técnicas que me irão permitir desempenhar o meu papel como profissional de saúde de uma forma autónoma, consolidei competências teóricas adquiridas ao longo dos restantes anos do Curso, com oportunidade de as aplicar num contexto prático, de modo a poder avaliar doentes de uma forma completa e delinear o curso de ação adequado e desenvolvi técnicas de comunicação com as quais conseguirei desempenhar a minha função como médico de uma forma correta e empática. No entanto, já que não tive oportunidade de realizar os estágios de Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia num contexto prático, apresento algumas lacunas quanto à abordagem e respetivo manejo destas populações, já que se tratam de populações particulares que requerem uma abordagem distinta.

O Estágio de Cirurgia Geral foi extremamente prático, já que permitiu que auxiliasse bastantes atos cirúrgicos, adquiri conhecimentos sobre os vários procedimentos cirúrgicos e pude compreender qual o comportamento e postura que devo adotar no bloco operatório, na restante atividade realizada contactei extensivamente com as patologias cirúrgicas mais frequentes, com oportunidade de acompanhar doentes em contexto pré e pós-operatório. Realizei um artigo para posterior publicação, que contribuiu extensivamente para a minha formação, permitindo que adquirisse alguma experiência na investigação e escrita de artigos.

O Estágio Medicina Interna foi realizado na Unidade de Ortogeriatria, uma Unidade particular, onde doentes de Ortopedia são acompanhados por médicos de Medicina Interna, estes doentes, apesar de apresentarem patologia aguda pouco diversificada, são extremamente idosos e apresentam uma grande carga de doença. Nesta Unidade, dado o elevado número de doentes, observei e avaliei doentes com bastantes patologias distintas, contactando assim com a maioria das patologias normalmente encontradas numa Unidade de Medicina Interna. Dadas as características destes doentes, adquiri experiência no manejo do doente geriátrico, com oportunidade de contactar extensivamente com as várias doenças crónicas prevalentes em doentes de idade avançada, pude ainda realizar uma avaliação completa de alguns destes

(10)

doentes, em que procurei controlar todas as suas doenças e possíveis complicações e pude acompanhar alguns destes doentes em Consulta Externa. Apesar de a maioria destes doentes apresentarem diagnóstico previamente realizado, procurei colmatar esta falha com a atividade de Urgência onde observei doentes com as mais variadas patologias agudas e pratiquei o diagnóstico diferencial, bem como o manejo destes doentes. Durante o estágio de Saúde Mental, tive menos oportunidades de contactar com doentes de uma forma autónoma, no entanto pude contactar de uma forma próxima com as várias vertentes da terapia Psiquiátrica, ao observar o trabalho realizado no Hospital de Dia, em Internamento e no Grupo Psicoterapêutico, no qual tive oportunidade de participar. Ao frequentar extensivamente a Consulta Externa e a Urgência e observar doentes com bastantes patologias psiquiátricas, pude compreender qual a abordagem a ter com o doente psiquiátrico mediante as suas características, bem como o contexto em que me encontre, apesar de infelizmente não puder adquirir muita experiência prática neste contesto.

Em contrapartida, o estágio de Medicina Geral e Familiar foi particularmente prático, onde realizei um grande número de consultas de uma forma autónoma, o que me permitiu adquirir bastante experiência, num ambiente de consulta, com aquisição de competências comunicacionais que serão certamente importantes na minha futura prática clínica. Realizei este estágio num Serviço mais periférico, onde lidei com uma realidade diferente daquela encontrada nos centros urbanos, onde realizei os restantes estágios, com oportunidade de conhecer uma população com características e particularidades distintas. Pude realizar um grande número de Consultas do Dia, onde adquiri experiência no diagnóstico diferencial, bem como na correta terapêutica, encaminhamento e seguimento do doente, por outro lado, tive oportunidade de observar e realizar algumas Consultas de Planeamento Familiar, Consultas de Gravidez e Consultas de Saúde Infantil, consegui adquiri alguma experiência nestas populações particulares, o que me irá permitir colmatar algumas lacunas que apresentarei em seguida.

Os estágios de Pediatria e Ginecologia não foram realizados na sua componente prática, devido ao surto de COVID-19, o que me impediu de contactar de uma forma próxima com estas populações, gostaria de conseguir adquirir experiência na abordagem destes doentes e espero poder vir a lidar de uma forma mais próxima com estas especialidades no futuro, no entanto em Medicina Geral e Familiar tive oportunidade de observar e diagnosticar algumas das patologias mais comuns da população pediátrica, bem como realizar várias consultas de controlo de gravidez, que me permitiram contactar com doentes das respetivas especialidades. Em substituição das atividades de estágio, realizei vários trabalhos, nos quais se inclui um artigo de revisão, que me permitiu adquirir experiência científica, assisti às aulas teóricas organizadas pela Pediatria e ao Workshop de Ginecologia e Obstetrícia, que permitiram consolidar alguns conhecimentos teóricos. Iria realizar como Estágio Opcional a Unidade Curricular Trauma, que infelizmente foi cancelada, espero poder contactar com os vários serviços incluídos na atividade de estágio num futuro próximo, bem

(11)

Relatório Final do Estágio do Mestrado Integrado em Medicina 2019/2020

Pedro Gabriel Inglês Gomes da Silva 8

como poder realizar o curso ATLS - Advanced Trauma Life Support, que estava contemplado na Unidade Curricular, que foi substituída pela Unidade Curricular Preparação para o Exame de Seriação para o Ingresso nas Especialidades Médicas.

Quando as atividades de estágio foram interrompidas, encontrava-me na última semana de estágio de Medicina Geral e Familiar, tive de terminar este estágio antecipadamente e realizei a avaliação de estágio, bem como as atividades que procuraram substituir os restantes estágios, por meios informáticos. Tive alguma dificuldade a habituar-me às atividades realizadas em substituição do estágio, não pela informatização do ensino ou pelo uso meios tecnológicos, mas pela ausência de contacto com doentes e com situações práticas. Durante o surto procurei atividades de voluntariado e inscrevi-me em várias programas que procuravam colocar estudantes de medicina em atividades de apoio, infelizmente não fui contactado por nenhuma destas iniciativas e desde a interrupção dos estágios, tenho preparado a Prova Nacional de Seriação e apoiado os meus familiares na adaptação a esta nova realidade, com apoio na alteração da atividade profissional, com utilização de meios informáticos e adaptação do ambiente de trabalho, de modo a respeitar as normas de segurança.

Considero que após realizar os estágios adquiri experiência na generalidade dos atos médicos que me permitirá realizar a minha atividade futura como médico de uma forma correta e competente, desenvolvi competências técnicas e especialmente comunicacionais e interpessoais que irão ser bastante importantes na prática clínica, no entanto sinto que necessito de contactar mais extensivamente com a prática clínica, de modo a adquirir e aperfeiçoar algumas aptidões comunicacionais, já que tenho alguma dificuldade a lidar com algumas situações clínicas mais complexas, por outro lado na abordagem ao doente e posterior tratamento sinto que adquiri capacidades que me permitem lidar com a maioria das situações clínicas, exceto com doentes Pediátricos e Obstétricos, que requerem uma abordagem distinta e apresentam patologias e características diferentes, com as quais não tive oportunidade de contactar de uma forma extensa, espero poder vir a contactar de uma forma mais próxima com a Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia de modo a desenvolver estas competências. Adquiri experiência e competências que me permitem abordar situações conhecidas e mantenho curiosidade e humildade perante aquelas que desconheço.

(12)

Anexos

(13)

Relatório Final do Estágio do Mestrado Integrado em Medicina 2019/2020

Pedro Gabriel Inglês Gomes da Silva 10

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Assim pa a além do Secto das Est adas este modelo de O&M Assim, para além do Sector das Estradas, este modelo de O&M poderá estender-se no curto prazo a outros sectores,

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

No capítulo seguinte será formulado o problema de programação não linear e serão apresentadas as técnicas de penalização para tratar os problemas com restrições gerais

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Os elementos caracterizadores da obra são: a presença constante de componentes da tragédia clássica e o fatalismo, onde o destino acompanha todos os momentos das vidas das