• Nenhum resultado encontrado

janeiro/2015 ALBUFEIRA/ AGENDA albufeira.pt 1ª QUINZENA DESTAQUE Paderne Medieval 1 a 3 de janeiro 12h00 às 21h00 Paderne

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "janeiro/2015 ALBUFEIRA/ AGENDA albufeira.pt 1ª QUINZENA DESTAQUE Paderne Medieval 1 a 3 de janeiro 12h00 às 21h00 Paderne"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ALBUFEIRA/ AGENDA

1ª QUINZENA

DESTAQUE

Paderne Medieval 1 a 3 de janeiro – 12h00 às 21h00 Paderne

O núcleo antigo de Paderne vai acolher o mercado medieval, onde não vão faltar barraquinhas com iguarias gastronómicas, artes e ofícios de antigamente, exibições e atuações musicais alusivas à época.

O ponto alto do evento acontece no dia 1 de janeiro, pelas 15h00, com um cortejo histórico que retrata a cerimónia da entrega da Carta de Doação do Castelo de Paderne, por D. Dinis, à Ordem de Avis e no dia 3 de janeiro, com o programa Portugal em Festa da SIC, em direto de Paderne, entre as 14h00 e as 20h00.

(2)

Exposição de Pintura “Sol, Mar e … Calorias” de Arlindo Correia Martins

8 a 30 de janeiro

Galeria de Arte Pintor Samora Barros

Arlindo Correia Martins, residente em Albufeira, demonstrou desde cedo gosto pela fotografia e pela pintura, levando-o a realizar algumas exposições. Esta mostra apresenta conteúdos paisagísticos, históricos, entre outros.

Segunda a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra domingos e feriados.

Exposição de Pintura – Motta e Sousa 8 de janeiro a 6 de fevereiro

Galeria Municipal de Albufeira

Álvaro Motta e Sousa nasceu em Lisboa, em 1920, e faleceu em Albu-feira em 2010.

Desde muito novo foi motivado pelo campo artístico. As suas obras, que representam as paisagens naturais, as tradições e costumes e a história de Albufeira, adquiridas por nacionais e estrangeiros, estão espalhadas por toda a Europa e América.

Em 2004 foi distinguido pela Câmara Municipal de Albufeira com a Medalha de Mérito Municipal, grau Ouro, como reconhecimento pelo contributo para o engrandecimento do nome da cidade de Albufeira. Segunda a sábado das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Encerra domingos e feriados.

(3)

Exposição de Fotografia “Estruturas Informais” de Rui Gregório

Até 30 de janeiro

Edifício dos Paços do Concelho (1º andar)

O projeto parte de nove imagens, captadas no Porto e em Madrid em película fotográfica, negativo de cor de 35mm, nas quais é possível re-conhecer elementos/objetos, com estruturas baseadas na similaridade de formas, cor e textura.

Este trabalho pretende levantar questões relacionadas com a dimen-são, formato e volume dos elementos/objetos na composição e a sua relação na estrutura informal da forma, cor e textura.

Segunda a sexta, das 9h00 às 17h00.

12 de janeiro a 3 de abril

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Natural de Londres, George Landmann ingressou na Real Academia Militar com 13 anos de idade. Em 1805 foi para Gibraltar e, depois, para Portugal, como comandante da Academia Real de Engenharia. Durante esse período pintou diversas panorâmicas de Portugal, no-meadamente do Algarve, interior Alentejano, Vales do Tejo e Sado, região de Lisboa, Beira Litoral, Douro e Minho. A riqueza iconográfica e o pormenor das águas-tintas constituem verdadeiros documentos históricos e artísticos das cidades e vilas portuguesas do século XIX. As reproduções agora expostas, criadas a partir dos originais, constituem a imagem do nosso país, visto por um estrangeiro viajado e curioso. Sábado, domingo e terça das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. Quarta, quinta e sexta das 9h30 às 17h30. Encerra à segunda-feira.

(4)

Exposição “O Remexido e a memória dos desastrosos acontecimentos em Albufeira”

Até 31 de março

Arquivo Histórico de Albufeira, Rua João Bailote, n.º 9

Esta exposição pretende reavivar um dos momentos históricos mais marcantes da história algarvia, evocando a época de José Joaquim de Sousa Reis, um tempo de combate ideológico, de terror, de grandes dificuldades, de guerra e de morte, um dos mais lastimosos aconteci-mentos regionais, durante as lutas liberais. Esta parte da memória, e da história do Algarve, deve ser relembrada pela coragem dos homens que lutaram por esta região.

Segunda a Sexta das 9h00 às 17h00. Encerra aos sábados, domingos e feriados.

Guia Natal

Presépio de Rua

Até 6 de janeiro

Percurso entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.

Exposição “Presépios do Mundo”

Até 6 de janeiro – 14h00 às 20h00

(5)

Presépio de Natal dos Escutas de Paderne Até 10 de janeiro - 10h00 às 21h00

Frente à Igreja Matriz de Paderne

O Agrupamento 1009 dos Escuteiros de Paderne apresenta ao público um presépio construído a partir de materiais e imagens tradicionais, que poderá ser visitado diariamente entre as 10h00 e as 21h00.

Solrir 2016

1 a 4 de janeiro – 21h30

Palácio de Congressos dos Salgados

Programa:

Dia 1 - Pedro Sousa, Pedro Durão, Diogo Faro e Aldo Lima Dia 2 - Miguel Neves, Joel Rodrigues e Nilton

Dia 3 - Hugo Rosa e Herman José

Dia 4 - Just Girls: Beatriz Peixoto, Mariana Sim-Sim, Joana Machado, Maria Lázaro, Vanny Silva, Soraya Carrega, com Eduardo Madeira Bilhetes à venda: www.blueticket.pt, lojas Worten, Fnac e Media Markt e no local, nos dias dos espetáculos, a partir das 15h00.

Informação: https://www.facebook.com/solrirfestivalde-humor

(6)

Concerto de Reis – Orquestra Clássica do Sul 9 de janeiro – 16h00

Auditório Municipal de Albufeira

Celebre a tradição de Reis e encerre a quadra natalícia com a Orques-tra Clássica do Sul, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro. Sob a temática “Lendas e Personagens”, o programa apresenta um conjunto de peças que preenchem o imaginário da música erudita. Desde a abertura de “As Bodas de Fígaro” e do general “Coriolano”, aos andamentos de “Coppelia” e de “Orfeu e Eurídice”, e ainda as aventuras de “Peer Gynt”, de Mozart, Beethoven, Delibes, Gluck e Grieg, estes são os presentes que o público receberá para um brilhante novo ano.

Entrada livre.

Encontro de Janeiras 8 de janeiro – 20h00

Casa do Povo de Paderne

O Grupo dos Amigos de Paderne apresenta mais um “Encontro de Janeiras” onde irão atuar vários grupos de janeiras e charolas do concelho e de outras zonas do Algarve.

(7)

Mercado Municipal dos Caliços Janeiro Mês dos Citrinos

Programa:

3 e 10 de janeiro – 9h00 às 13h00

Mercadinhos de Domingo

No Mercado Municipal dos Caliços pode encontrar uma grande varie-dade de produtos com qualivarie-dade e frescura. Agora, há também mais animação e melhor serviço. Em janeiro, os citrinos ocupam lugar de destaque.

Recolha de Sangue

9 de janeiro – 9h00 às 13h00

Parque Lúdico de Albufeira

ADSA - Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albu-feira dá continuidade à campanha de recolha de sangue com mais uma sessão mensal.

Podem doar sangue todas as pessoas saudáveis, peso igual ou supe-rior a 50 Kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Para uma primeira dádiva o limite de idade é aos 60 anos.

(8)

Caminhadas ao Luar

Todas as Quartas- Feiras - 20h30

Ponto de encontro: Largo em frente ao Edifício da Câmara Municipal

As Caminhadas ao Luar pretendem incentivar a população à prática de exercício físico. Uma excelente oportunidade para conviver e des-frutar desta relaxante atividade.

Existem dois percursos, que se ajustam a diferentes níveis de prepa-ração.

A participação é gratuita e aberta a toda a população. Os partici-pantes devem levar água, uma lanterna e roupa refletora. Participe e caminhe pela sua saúde!

Informações: www.facebook.com/groups/caminhadasaolu-ar

Caminhadas dos Bombeiros

Todas as segundas-feiras, às 20h30

Ponto de encontro: Bombeiros Voluntários de Albufeira

A iniciativa tem como objetivo promover o bem-estar e a adoção de hábitos saudáveis entre a população, aproximar a comunidade e desenvolver ações de sensibilização e formação em segurança e pro-teção civil, que são apresentadas antes da caminhada. A participação é gratuita e não necessita de inscrição.

(9)

CONTATOS/ + 351 289 599 585 turismo@cm-albufeira.pt info@albufeira.pt

MAIS INFORMAÇÕES / DOWNLOAD AGENDA DIGITAL /

Clique

nos Links

http://www.albufeira.pt

Encontro de Janeiras dos Olhos de Água 16 de janeiro – 20h30

Salão Paroquial de Olhos de Água

A tradição de cantar as Janeiras continua bem viva no concelho de Albufeira. Nos Olhos de Água as músicas alusivas ao menino Jesus e os votos de próspero Ano Novo dirigidos à população vão ser pro-tagonizados, mais uma vez, pela Associação Cultural e Recreativa – ACRODA.

Referências

Documentos relacionados

Com efeito, a finalidade do depósito recursal é garantir ao trabalhador o recebimento de pelo menos parcela da condenação, de modo que, in casu, não há falar

Na maior parte das vezes, a história é contada de forma narrativa, em uma longa narrativa, a canção enfatiza os eventos importantes e os populariza, enquanto provérbios e

É o segundo tipo de manutenção usada pelo lubrificador, pois ao detectar nível de óleo baixo, ele deve imediatamente restabelece o nível, assim também quando

P Botão de DEFINIÇÃO DA FACA CENTRAL Exibe a tela de edição de dados da faca central e permite a definição da posição de corte da faca central no início da costura e no final

5.12 Nas salas de prova e durante a realização desta, não será permitido ao candidato: manter em seu poder todo e qualquer pertence pessoal, relógios, armas (de fogo e/ou branca)

CARGOS DE ENSINO MÉDIO COMPLET O Taxa de Inscrição: R$ 29,00 CARGO: CARGO: AGENTE AGENTE COMUNIT COMUNIT ÁRIO DE ÁRIO DE SAÚDE - SAÚDE - PSF PSF EQUIPE I = PSF – TRÊS

Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar a dinâmica do setor agrícola entre 1995 e 2006, a fim de analisar tanto as disparidades regionais como o impacto

A permanência mínima na sala de aplicação das provas objetivas é de 30 (trinta) minutos. O candidato poderá levar o caderno de questões independente do horário do término das