• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1. INTRODUÇÃO

O “Procedimento de Rescisão de Contrato de Trabalho” tem por objetivo estabelecer os critérios para o processo de desligamento de empregados e estagiários nas modalidades de: pedido de dispensa, término de contrato, reestruturação organizacional ou de atividade, demissão por justa causa ou sem justa causa, e falecimento.

2. ESCOPO

Rescisão de Trabalho de todas as plantas.

3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Todos os desligamentos de colaboradores realizados na empresa Melhoramentos Papéis.

4. DEFINIÇÕES

Rescisão de Contrato de Trabalho: É o rompimento do contrato de trabalho

estabelecido entre a empresa e o empregado.

Pedido de Dispensa: Rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado.

Demissão sem justa causa: Rescisão de contrato de trabalho por iniciativa da

empresa decorrente de reestruturação organizacional ou de atividade, mudança tecnológica, reorganizacional empresarial, entre outros.

Demissão por justa causa: Rescisão contrato de trabalho por iniciativa da empresa,

resultado de todo ato doloso ou culposo, de natureza grave que impeça a continuação da relação entre empresa e empregado. Os elementos caracterizados da justa causa estão previstos no artigo 482 da CLT.

Atestado de Saúde Ocupacional – ASO: Formulário padrão utilizado pelo médico do

trabalho para estabelecer a aptidão do candidato, sob aspecto de saúde, para exercer determinada função na empresa, conforme determina a Norma Regulamentadora NR-07 da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

(2)

5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

 Formulário “SDP – Solicitação de Desligamento de Pessoal” – vide Anexo I  Formulário “Entrevista de Desligamento” – vide Anexo II

 Check List de Desligamento – vide Anexo III

6. PROCEDIMENTOS

6.1. Solicitação de Desligamento

O Gestor da Área de Negócios deve preencher o formulário “Solicitação de Desligamento de Pessoal – SDP” e enviá-lo por e-mail ao responsável de Recursos Humanos.

6.2. Análise do Desligamento

Para efetuar a Rescisão do Contrato de Trabalho, o Analista responsável deve consultar a estabilidade do profissional, para verificar se há algum impedimento legal, ou alguma implicação em Acordo Coletivo de Trabalho relacionado ao desligamento.

O Analista de Administração Pessoal deve verificar a estabilidade, bem como acompanhamento ambulatorial decorrente de doença ocupacional.

A negociação com o Sindicato deve ser realizada pelo Gerente de Recursos Humanos (Analista de Administração Pessoal).

No caso de implicação sindical, o desligamento é negociado com o Sindicato.

Já no caso de estabilidade identificada, sendo possível, é realizada negociação, e formalizada a concordância do colaborador, por meio de carta de próprio punho e documento emitido pela empresa declarando renúncia da condição estável.

Em seguida, deve ser enviado um retorno ao Gerente da Área de Negócios informando o resultado da análise. No caso de não haver impedimento, o Gerente de Recursos Humanos aprova o formulário “SDP – Solicitação de Desligamento de Pessoal” – Anexo I. No caso de demissões de Gestores, obtêm aprovação do Diretor Geral no mesmo formulário.

É necessária a autorização do Gestor da Área de Negócios para que seja dada continuidade no processo de rescisão.

É de responsabilidade do Gestor da Área de Negócios, informar o colaborador da demissão e o encaminhar ao departamento de Recursos Humanos.

(3)

6.3. Documentação para Efetivação do Desligamento

O Gerente de RH deve encaminhar ao Analista de Administração Pessoal a seguinte documentação:

Pedido de dispensa: Formalização da concordância do gestor com o pedido de

demissão formalizado em carta de próprio punho do colaborador.

Término do contrato de trabalho: Comunicado ao colaborador informando o término

do contrato de trabalho.

Demissão com justa causa: Carta da empresa emitida e assinada pelo Analista de

Administração Pessoal (procurador) acompanhada de toda documentação comprobatória do fato gerador. Caso o colaborador recuse assinar, duas testemunhas assinam a carta de demissão.

Demissão sem justa causa: Carta da empresa assinada pelo Analista de

Administração Pessoal com concordância do colaborador formalizada. Caso o colaborador recuse assinar, duas testemunhas assinam a carta de demissão.

Falecimento: Comunicação e cópia da certidão de óbito encaminhada ao

departamento de Recursos Humanos. Observação:

O processo de desligamento somente se inicia após o recebimento da documentação descrita acima.

Após a aprovação da Solicitação de Desligamento de Pessoal, o trâmite de documentos é tratado diretamente entre o gestor e Analista de Administração Pessoal, o qual verifica a documentação recebida e solicita providências caso a documentação não esteja de acordo. Em seguida, o Analista de Administração Pessoal comunica via e-mail o desligamento do colaborador aos envolvidos no processo, solicitando as providências necessárias (descritas no quadro abaixo, estabelecendo prazos de retorno para cada solicitação).

(4)

Analista de Administração Pessoal

 Solicitar ao colaborador que encaminhe a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ao departamento de Recursos Humanos.  Encaminhar o empregado para exame

demissional e entrevista de desligamento.

 Solicitar ao colaborador que disponibilize equipamento de informática (notebooks, celulares, etc.) ao departamento de Tecnologia da Informação.

 Solicitar ao colaborador que disponibilize veículos, cartão combustível, etc., ao departamento de Serviços Gerais.

 Solicitar devolução de procurações concedidas ao colaborador desligado, se houver.

 Devolução do crachá e uniformes, quando aplicável.

 Solicitar ao empregado o preenchimento de seus dados pessoais no “Check List de Desligamento” e encaminhá-lo as áreas envolvidas.

Recursos Humanos – Folha de Pagamento

 Em caso de demissão sem justa causa, levantar saldo de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e comunicar o desligamento à Caixa Econômica Federal.

 Levantar débitos junto a Cooperativa de Crédito e Farmácia.

Recursos Humanos – Benefícios

 Se usuário do plano de saúde e/ou odontológico, informar o desligamento da empresa.

 Providencias em relação à continuidade do plano.

 Levantar débitos de Crédito Consignado.

 Em caso de falecimento, conduzir o processo de indenização do Seguro de Vida.

(5)

Recursos Humanos – Controle de Frequência

 Informar dados recentes de frequência do empregado (fechamento do ponto).

Recursos Humanos – Analista de Administração Pessoal

 Encaminhar o empregado para exame demissional e entrevista de desligamento.

Tecnologia de Informação

 Solicitar a devolução dos equipamentos, obtendo a assinatura do colaborador no formulário “Termo de Responsabilidade”.

 Retirar os acessos do colaborador desligado.  Solicitar uma copia do formulário “Termo de

Responsabilidade”, onde o empregado assina o documento, evidenciando a devolução dos equipamentos que estavam sob sua responsabilidade.

Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho

 Realizar exame médico demissional e emitir Atestado de Saúde Ocupacional – ASO. O colaborador pode ser dispensado de fazer o exame demissional, caso tenha realizado exame médico periódico inferior a 90 dias da data do desligamento para grau 3 ou 4, e inferior a 135 para grau 1 e 2;

 Emitir o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário).

Jurídico  Verificar a existência de procuração concedida

ao colaborador e cancelar.

Todas as informações fornecidas pelas áreas são necessárias para a viabilização do processo de desligamento e cálculo da rescisão de contrato de trabalho.

O Analista de Recursos Humanos (Lapa e Caieiras) ou Supervisor de Recursos Humanos (Mogi das Cruzes) deve realizar a entrevista de desligamento com o colaborador, preenchendo o formulário “Entrevista de Desligamento”.

6.4. Cálculo e Emissão da Rescisão de Contrato de Trabalho – RCT e GRRF

O Analista de Administração Pessoal deve inserir todas as informações recebidas no sistema Antares e executar o cálculo e emitir a Rescisão de Contrato de Trabalho – RCT.

(6)

No caso de desligamento por demissão sem justa causa e termino de contrato, deve ser gerado no sistema Antares a Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS – GRRF e confrontar seus valores com os do TRCT. O sistema está parametrizado para calcular a multa de 50% do FGTS automaticamente, mediante inserção do valor total do saldo da conta vinculada do FGTS para fins rescisórios, conforme extrato fornecido pela Caixa Econômica Federal. O arquivo gerado deve ser enviado à Caixa Econômica Federal e a GRRF deve ser emitida para recolhimento.

Calculada a Rescisão do Contrato de Trabalho – RCT e emitido o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho no sistema Antares, o colaborador desligado é automaticamente desabilitado da folha de pagamento.

6.5. Interface das Informações do Sistema Antares para o sistema SAP

Os dados cadastrados no sistema Antares são transferidos para o sistema SAP por meio de interface automática.

O Analista de Administração Pessoal deve realizar a conferencia da interface entre os sistemas, evidenciando através de e-mail.

6.6. Pagamento de Verbas Rescisórias

O pagamento de verbas rescisórias aos colaboradores desligados é realizado por meio de credito em conta corrente, via interface do sistema AP Data com o banco e o sistema SAP para a liberação do recurso (com o banco). Nos casos de impossibilidade do pagamento via interface, é realizado o pagamento via emissão de fatura no sistema SAP, transação FV60. O prazo legal para o pagamento das verbas rescisórias é de até 10 dias após o desligamento do colaborador.

6.7. Procedimentos Rescisórios

Após validação dos cálculos rescisórios, são realizados os seguintes procedimentos:

 O Analista de Administração Pessoal providencia a baixa na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS do colaborador desligado;

 Emite o formulário “Requerimento de Seguro Desemprego” para o colaborador desligado, no caso de demissão sem justa causa;

 Comunica o desligamento a Caixa Econômica Federal, por meio da Conectividade Social.

(7)

6.8. Homologação

Toda rescisão contratual deve ser assinada pelo colaborador desligado e por representante da Melhoramentos CMPC, e homologada pelo Sindicato ou DRT responsável, quando o período de trabalho for superior a 1 (um) ano. A Convençao Coletiva dos Papeleiros exige adicionalmente a homologação do período inferior a 1 (um) ano de trabalho. Para os demais casos, a homologação é realizada na própria empresa.

O Analista de Administração Pessoal deve realizar a homologação do colaborador junto ao Sindicato ou DRT, para que haja a conferencia do pagamento dos valores devidos e esclarecimento de todas as informações relacionadas ao processo.

Para realização da homologação, são apresentados os seguintes documentos:  ASO;

 Carta de Demissão;

 Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho;  GRRF, no caso de demissão sem justa causa;  Saldo do FGTS (disponível e para fins rescisórios);

 Requerimento de Seguro Desemprego, no caso de demissão sem justa causa;  Comprovante bancário de deposito das verbas rescisórias; e

 Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS atualizada.

6.9. Conferência Mensal

Mensalmente, o Analista de Administração Pessoal deve conciliar a relação de colaboradores desligados, base de dados do sistema Antares, com informações dos respectivos Termos de Rescisão de Contrato de Trabalho. Esta conferencia deve ser formalizada através de data e assinatura no documento.

7. RESPONSABILIDADES E ALÇADAS 7.1. Analista de Administração Pessoal

(8)

 Encaminhar o colaborador para realizar o exame demissional;

 Solicitar ao colaborador o envio da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS ao Recursos Humanos;

 Solicitar ao colaborador o preenchimento do “Check List de Desligamento” para encaminhá-lo as áreas envolvidas;

 Solicitar ao colaborador a devolução de equipamentos de informática (notebook, celular, etc.) à Tecnologia da Informação e a devolução de veículo e cartão combustível à Serviços Gerais, e;

 Solicitar ao colaborador a devolução de procurações concedidas ao mesmo.

7.2. Recursos Humanos – Folha de Pagamento

É de responsabilidade da área de Recursos Humanos – Folha de Pagamento:

 Levantar o saldo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS e comunicar o desligamento à Caixa Econômica Federal, em caso de demissão sem justa causa, e;  Levantar débitos junto a Cooperativa de Crédito e Farmácia.

7.3. Recursos Humanos – Benefícios

É de responsabilidade da área de Recursos Humanos – Folha de Pagamento:

 Informar o desligamento da empresa ao plano de saúde e/ou odontológico, caso necessário;

 Tomar providencia em relação à continuidade do plano;  Levantar débitos de Crédito Consignado, e;

 Conduzir o processo de indenização do Seguro de Vida, em caso de falecimento.

7.4. Recursos Humanos – Controle de Frequência

É de responsabilidade da área de Recursos Humanos – Controle de Frequência:  Informar dados recentes de frequência do empregado (fechamento de ponto).

7.5. Tecnologia da Informação

(9)

 Solicitar a devolução dos equipamentos (notebook, celular, modem da Vivo) obtendo a assinatura do colaborador no formulário “Termo de Responsabilidade”;

 Revogar os acessos do colaborador desligado, e;

 Solicitar uma cópia do formulário “Termo de Responsabilidade” assinado pelo empregado, a fim de evidenciar a devolução dos equipamentos que estavam sob sua responsabilidade.

7.6. Divisão de Saúde e Segurança do Trabalho

É de responsabilidade da Divisão de Saúde e da Segurança do Trabalho:  Realizar exame médico demissional em todos os colaboradores;  Emitir o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), e;

 Emitir Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.

O colaborador pode ser dispensado de fazer o exame demissional, caso tenha realizado exame médico periódico inferior a 90 dias da data do desligamento para grau 3 ou 4, e inferior a 135 para grau 1 e 2.

7.7. Jurídico

Verificar a existência de procuração concedida ao colaborador e realizar o cancelamento da mesma.

8. LEGENDA

RCT – Rescisão de Contrato de Trabalho

GRRF – Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS

DRT – Delegacia Regional do Trabalho

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social

(10)

9. EXCEÇÕES

N/A

10. VIGÊNCIA

Esse procedimento passa a vigorar a partir da data de sua publicação ou da data de sua última revisão. O mesmo deve ser revisado em até 02 anos ou caso haja alguma alteração no processo.

(11)

ANEXO I – SOLICITAÇÃO DE DESLIGAMENTO DE PESSOAL - SDP

DATA EMISSÃO

Empregado Data Admissão Matric

Cargo Unidade Centro Custo

Diretoria Departamento

Motivo Redução de Quadro

( ) PEDIDO DE DISPENSA ( ) DISPENSA C/ JUSTA CAUSA ( X ) DISPENSA S/ JUSTA CAUSA ( ) SIM ( ) NÃO Data Desligamento

( ) APOSENTADORIA ( ) MORTE ( ) OUTROS

Aviso Previo

( X ) A Indenizar ( ) A Cumprir Início: Término: Justificativa

Gerência./Sup. Solicitante Diretoria Solicitante Gerência de RH Diretoria de RH Diretoria Geral / / / / / / / /

Solicitação de Desligamento de Pessoal SDP

(12)

ANEXO II – FORMULÁRIO “ENTREVISTA DE DESLIGAMETO”

E n t r e v i s t a d e D e s l i g a m e n t o

Nome: Matrícula:

Setor: Chefia/Superv. imediata:

Data de admissão: Cargo:

Data de desligamento: Cargo:

Motivo do desligamento:

( ) Aposentadoria ( ) Pedido de desligamento ( ) Com justa causa ( ) Sem justa causa

Se desligado s/ justa causa, qual o motivo alegado pela Chefia/Gerência?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Se pediu desligamento, qual o motivo?

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ Suas atividades:

Você foi devidamente orientado pela Chefia/Supervisão para a execução de suas tarefas?

( ) sim ( ) não Obs:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(13)

Como considerou suas atribuições quanto a carga de trabalho?

( ) baixa ( ) normal ( ) excessiva

Obs:

_____________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

Em sua opinião o que deveria ser feito para melhorar a distribuição das atribuições em seu setor? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Relacionamento:

Como era seu relacionamento com sua Chefia/Supervisão?

( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim Obs:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Como era seu relacionamento com seus colegas de trabalho?

( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Regular ( ) Ruim Obs:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

A Empresa:

A Empresa oferece oportunidades de desenvolvimento profissional? ( ) Sim ( ) Não ( ) Só para alguns ( )Não sei dizer Obs:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Você considera as oportunidades de cursos/treinamentos oferecidos pela empresa:

( ) Ótimas ( ) Boas ( ) Regulares ( ) Não sei Obs:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Quais as queixas mais comuns que ouvia de seus colegas de trabalho com referência a empresa? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Comente sobre seu trabalho e as condições oferecidas para executá-lo (Treinamento, Segurança, Ferramentas, Ambiente Físico)

(14)

____________________________________________________________________________ Teria sugestões para melhorar o ambiente de trabalho?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Você obteve promoções? Para qual(is) função(ões)?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Alguma vez se sentiu injustiçado(a) por uma promoção conquistada por outro colaborador? Se sim, comente a ocasião.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Benefícios

Qual sua opinião sobre os benefícios oferecidos pela empresa?

Ótimo Bom Regular Ruim Obs.

Assistência Médica ( ) ( ) ( ) ( ) Restaurante ( ) ( ) ( ) ( ) Ambulatório Médico ( ) ( ) ( ) ( ) Convênio Farmácia ( ) ( ) ( ) ( ) Cesta de Alimentos ( ) ( ) ( ) ( ) Coop. de Crédito ( ) ( ) ( ) ( ) Venda de Produtos ( ) ( ) ( ) ( ) Em sua opinião quais outros benefícios a Empresa poderia oferecer aos Colaboradores? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Qual sua opinião sobre a Divisão de Recursos Humanos, em geral (Seleção, Administração de Pessoal, Serviço Social, Benefícios)?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ Você gostaria de ser readmitido em outra oportunidade?

____________________________________________________________________________ Utilize o espaço abaixo para observações/comentários:

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(15)
(16)

Referências

Documentos relacionados

1.1 A presente licitação tem por objeto o registro de preços para Aquisição de Materiais (Vidrarias e Reagentes) para os Laboratórios de Química do

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Estes fatos podem ser verificados na variação entre piavuçu e tilápia do Nilo apresentado nas tabelas V e VI, con- siderando que a primeira espécie apresenta maior concentração

Faz-se necessário investigar detalhadamente os parâmetros de funcionamento dos motores do ciclo Diesel para propor a idealização na caracterização da penetração

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a