• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 03/2017 PPGTUR/UFPR SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR PARA O PERÍODO LETIVO 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 03/2017 PPGTUR/UFPR SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR PARA O PERÍODO LETIVO 2018"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

EDITAL 03/2017 – PPGTUR/UFPR

SELEÇÃO DE CANDIDATOS ÀS VAGAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO - PPGTUR PARA O PERÍODO LETIVO 2018 1 INFORMAÇÕES GERAIS

1.1 O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná (PPGTUR/UFPR), no uso de suas atribuições legais, torna público que as inscrições para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em TURISMO estarão abertas no período de 12 de setembro a 10 de novembro de 2017 segundo as normas deste Edital.

1.2 Poderão participar do processo seletivo candidatos que já concluíram o curso de graduação em qualquer área de conhecimento.

1.2.1 Poderão inscrever-se no processo seletivo ao Curso de Mestrado em Turismo candidatos em fase de conclusão de curso de graduação, desde que possam apresentar no ato da inscrição para o processo seletivo documento comprobatório de provável conclusão do curso de graduação. Os candidatos aprovados neste processo seletivo deverão obrigatoriamente apresentar documento comprobatório de finalização do curso de graduação no ato da matrícula ou estarão automaticamente excluídos.

1.3 Informações sobre o PPGTUR/UFPR podem ser obtidas na página eletrônica

http://www.prppg.ufpr.br/ppgturismo/processo-seletivo/ e por e-mail:

ppgturismo@ufpr.br.

2 VAGAS

Serão selecionados no máximo 18 (dezoito) candidatos sendo 9 (nove) na Linha de Pesquisa 1 - Turismo, Sociedade e Meio Ambiente (TSMA): e 9 (nove) na Linha de Pesquisa 2 - Organizações Turísticas Públicas e Privadas (OTPP). Já estão computadas neste número, as vagas destinadas segundo Resolução 65/09-CEPE/UFPR, Art. 34, §2.

3 DO PROCESSO SELETIVO

3.1 As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao curso de Mestrado em Turismo do PPGTUR/UFPR, para o período letivo de 2018 a 2020, são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 12 de setembro a 10 de novembro, na página eletrônica do PPGTUR: http://www.prppg.ufpr.br/ppgturismo/processo-seletivo/.

3.2 No ato da inscrição para o processo seletivo deverão ser anexadas cópias legíveis dos seguintes documentos originais à ficha de inscrição ONLINE devidamente preenchida (disponível na página do PPGTUR):

(2)

http://www.prppg.ufpr.br:8081/siga/visitante/processoseletivo/index.jsp?sequencial=5 97

3.2.1 Documentos pessoais: Carteira de identidade (RG) e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação. No caso de estrangeiros, Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) ou cópia da folha de identificação do passaporte (arquivo PDF);

3.2.2 01 foto 3x4 colorida e recente (formato jpeg e padrão RG/identidade); 3.2.3 Cópia do diploma do curso de graduação; ou declaração de conclusão

do curso de graduação; ou declaração de provável formando cursando o último período do curso de graduação (arquivo PDF);

3.2.4 Histórico escolar do curso de graduação (arquivo PDF); 3.2.5 Projeto de Pesquisa conforme Apêndice 1 (arquivo PDF);

3.2.6 Certificado de suficiência em língua inglesa ou espanhola ou francesa

(arquivo PDF) com data de realização até o máximo de 4 (quatro) anos anteriores ao período de inscrição no processo seletivo (vide lista de certificados aceitos no Apêndice 2);

3.2.7 Curriculum Vitae modelo Lattes CNPq completo (arquivo PDF); 3.3 Orientações sobre a documentação

i. A documentação comprobatória do currículo deverá ser entregue na Secretaria do PPGTUR no dia 27 de novembro (segunda-feira) das 09h às 12h00min e somente pelos candidatos aprovados na Etapa 2; ii. A documentação comprobatória não precisa ser autenticada.

iii. Candidatos procedentes de países não lusófonos deverão, conforme art. 78 da Res. 65/09 CEPE, demonstrar proficiência em língua portuguesa mediante aprovação em teste oficialmente reconhecido pelo MEC (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS).

iv. Candidatos provenientes de países cujas línguas nativas se enquadrem nas aceitas para Certificado de Suficiência (item 3.2.5), deverão apresentar apenas a proficiência em língua portuguesa.

v. A não inclusão de qualquer um dos documentos implicará na não efetivação da inscrição.

4 DAS LINHAS DE PESQUISA DO PROGRAMA E POSSÍVEIS ORIENTADORES 4.1 Para efetivação da inscrição é indispensável que o candidato assinale, em sua Ficha de Inscrição, uma dentre as duas Linhas de Pesquisa do PPGTUR/UFPR e indique primeiro e segundo professores orientadores como sugestão, dentre os membros do corpo docente do programa, disponível no website do curso. Se o candidato for aprovado, a designação de orientadores ocorrerá de acordo com a disponibilidade de vagas de orientação e vínculo dos temas dos projetos com os campos de pesquisa dos professores, além do desempenho no processo seletivo.

4.1.1 Linha de Pesquisa 1 - Turismo, Sociedade e Meio Ambiente (TSMA): Concentra-se na análise da atividade turística a partir da relação sociedade e meio

(3)

ambiente, onde se enquadram as dinâmicas sociais, produtivas, espaciais, culturais, políticas e ambientais compreendidas nos locais emissores e destinos turísticos, considerando o desenvolvimento sustentável da atividade.

4.1.2 Linha de Pesquisa 2 - Organizações Turísticas Públicas e Privadas (OTPP): Concentra-se na análise das estruturas e processos de gestão das organizações turísticas públicas e privadas, considerando suas relações intra e interorganizacionais bem como os reflexos nas políticas públicas, governanças, inovação, estratégia, qualidade, competitividade, marketing, aplicação das novas tecnologias, informação e conhecimento, e a sustentabilidade.

5 DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. A seleção dos candidatos será realizada em quatro etapas:

5.1.1 Etapa 1 (Eliminatória): Análise das inscrições e da documentação anexada no ato da inscrição.

5.1.2 Etapa 2 (Eliminatória e Classificatória): Prova Escrita e Leitura da Prova Escrita

5.1.2.1 Prova escrita de conhecimentos sobre temas relativos à área de concentração e linhas de pesquisa supracitadas, sem consulta de material bibliográfico durante a realização da prova.

5.1.2.2 Não será divulgada bibliografia a ser estudada.

5.1.2.3 As notas serão de zero a 100 (cem) pontos, conforme critérios da Ficha de Avaliação da Prova Escrita (Apêndice 4).

5.1.2.4 Serão selecionados para as etapas 2 e 3 os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70 (setenta) na prova escrita. Os candidatos que não atingirem a nota mínima exigida serão considerados desclassificados e eliminados do processo seletivo.

5.1.2.5 A Leitura da Prova Escrita consiste no candidato ler a sua prova oralmente para a banca de avaliadores, sendo facultada a presença dos demais candidatos. O candidato que não estiver presente no momento da leitura da sua prova será eliminado.

5.1.3 Etapa 3 (Eliminatória e Classificatória): Entrevista e Defesa do Projeto de Pesquisa

5.1.3.1 A entrevista tem como objetivo avaliar o perfil do candidato e para isto este deve expor de modo analítico e crítico sobre as atividades desenvolvidas em sua trajetória acadêmica e profissional e sua relação com a área de concentração do programa.

(4)

5.1.3.2 Na defesa do projeto de pesquisa será avaliada a pertinência da temática para a linha de pesquisa escolhida, a estrutura e o conteúdo, contemplado nos itens do Modelo de Projeto de Pesquisa – Apêndice 1.

5.1.3.3 As notas serão de zero a 100 (cem) pontos.

5.1.3.4 Nesta etapa é facultada a participação dos demais professores do PPGTUR.

5.1.4 Etapa 4 (Classificatória): Análise do currículo (Lattes CNPq completo) 5.1.4.1 No currículo do candidato serão avaliadas apenas as informações devidamente comprovadas por meio da anexação de cópias de certificados, certidões, atestados, diplomas e outros documentos oficiais.

5.1.4.2 Os fatores que serão considerados no momento da análise do currículo são:

5.1.4.3 As notas serão de zero a 100 (cem) pontos.

6 CLASSIFICAÇÃO

6.1 Serão classificados até 18 (dezoito) candidatos, sendo 9 (nove) na linha 1 e 9 (nove) na linha 2, ordenados conforme média aritmética ponderada decrescente, obtida nas Etapas 2, 3 e 4 deste edital. A Etapa 1 não compõe a Nota Final. A média final será calculada pela seguinte equação:

Nota Final = (ETAPA 2 x 4) + (ETAPA 3 x 3) + (ETAPA 4 x 3) 10

6.2 Em caso de empate (mesma média final) entre dois ou mais candidatos, será 9tilizado o seguinte critério de desempate:

 Maior nota na Etapa 2

 Maior nota na Etapa 3

FATOR DE AVALIAÇÃO PONTUAÇÃO

Experiência profissional em turismo 1 ponto por ano, limitado a 15 pontos Experiência em atividades

acadêmicas como Docente

1 ponto por ano, limitado a 15 pontos Experiência em atividades

acadêmicas como Discente

1 ponto por ano, limitado a 15 pontos

Produção acadêmica e intelectual Artigo: pontuação de acordo com a classificação Qualis vigente (A1=30; A2=20; B1=15; B2=10; B3=5; B4=3; B5=2; C ou não classificada=1). Livros com ISBN = 20 pontos autor; 15 pontos coordenador/organizador.

Capítulos de livros com ISBN = 05pontos Observação: Limitado a 35 pontos Trabalhos publicados em anais de

eventos científicos

(5)

 Maior nota na Etapa 4

 Candidato com mais idade.

6.3 A média final dos candidatos não selecionados não será válida para participação em futuros processos seletivos.

6.4 O resultado final da seleção será divulgado por meio de edital publicado no site do PPGTUR no dia 5 de dezembro de 2017.

6.5 Os primeiros 18 (dezoito) classificados deverão realizar suas matrículas (online) entre os dias 11 e 13 de dezembro de 2017.

6.5.1 Caso haja vagas remanescentes, os demais candidatos classificados poderão ser chamados para realizar suas matrículas, de acordo com a ordem de classificação e o interesse do programa.

7 DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

7.1 A Comissão de Seleção será formada por 2 (dois) professores de cada Linha de Pesquisa, totalizando 4 (quatro) membros titulares encarregados de todas as etapas do processo seletivo, de acordo com o Art. 36 da Resolução 65/09 - CEPE/UFPR, tendo membros suplentes.

7.1.1 Comissão de Seleção:

Titulares: Prof. Dr. José Manoel Gonçalves Gândara, Profa. Dra. Márcia Shizue Massukado Nakatani. Prof. Dr. Daniel Hauer Queiroz Telles e Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Suplentes Linha de Pesquisa 1 - Turismo, Sociedade e Meio Ambiente (TSMA): Prof. Dr. Bruno Martins Augusto Gomes, Prof. Dr. Miguel Bahl e Profa. Dra. Letícia Bartozeck Nitsche, Prof. Dr. Luiz Ernesto Brambatti.

Suplentes Linha de Pesquisa 2 - Organizações Turísticas Públicas e Privadas (OTPP): Prof. Dr. Carlos Eduardo Silveira, Prof. Dr. José Elmar Feger, Prof. Dr. Marcelo Chemin e Profa. Dra. Cinthia Maria Sena Abrahão.

8 DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O prazo para interposição de recurso(s) relativo(s) ao(s) resultado(s) da Etapa 1, Etapa 2, Etapa 3 e Etapa 4 será de até 48 horas após a publicação dos resultados de cada Etapa em Edital afixado no mural do Departamento de Turismo.

(6)

8.2 Os recursos deverão ser encaminhados à Comissão do Processo Seletivo pelo e-mail do programa ppgturismo@ufpr.br, indicando como assunto ‘recurso seleção 2018’.

8.3 O programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

8.4 Os candidatos não selecionados poderão retirar a documentação apresentada até o dia 10 de março de 2018. Após esta data, os documentos serão eliminados.

8.5 Os casos omissos serão analisados e resolvidos pela Comissão do Processo Seletivo.

9 CRONOGRAMA

Lançamento do edital com inicio das inscrições: 12 de setembro de 2017 Encerramento das inscrições: 10 de novembro

Data Etapa Horário

10 nov. Encerramento das inscrições on line 23h59

13 nov. Etapa 1 - Análise das inscrições e da

documentação anexada no ato da inscrição

9h às 12h

14 nov. Resultado Etapa 1 9 h

20 nov. Etapa 2 - Prova Escrita 9h às 12h

20 nov. Etapa 2 - Leitura da Prova Escrita 14h às 18h

21 nov. Etapa 2 - Leitura da Prova Escrita 9h às 13h

21 nov. Resultado da Prova Escrita 18h

27 nov. Entrega da documentação comprobatória do

currículo

9h às 12h

27 nov. Etapa 3 - Entrevista e Defesa do Projeto 9h às 12h e

14h às 18h

28 nov. Resultado da Entrevista e da Defesa do Projeto 9h

01 dez. Etapa 4 - Análise dos currículos Lattes

documentados

9h às 18h

05 dez. Resultado Final do Processo Seletivo Até às 20h

(7)

APÊNDICE 1 – MODELO DE PROJETO DE PESQUISA Deverá conter os seguintes itens:

1. Nome do Candidato

2. Linha de Pesquisa de interesse

3. Indicação de Primeiro e Segundo Orientador como sugestão

4. Título do Projeto de Pesquisa

5. Contextualização do tema

6. Problemática e Objetivos

7. Justificativa

8. Metodologia com cronograma de atividades para o período de 24 meses

9. Referências.

O projeto deverá ter no máximo 10 (dez) páginas (incluso as Referências) tendo como base as normas da ABNT 10520, 6023, 14724 e 6028.

(8)

APÊNDICE 2 – LISTA DE CERTIFICADOS ACEITOS

O exame de suficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol e Francês) deverá ser realizado antes do processo de inscrição para ingresso e terá caráter eliminatório. Os certificados deverão ser apresentados no ato da inscrição. O domínio instrumental do idioma se constitui em exigência para admissão ao curso.

Para comprovar Suficiência em Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol e Francês) serão aceitos certificados expedidos pelas seguintes instituições:

 Certificado de aprovação em teste realizado pelo DELEM – Departamento de

Línguas Estrangeiras Modernas da UFPR;

 Certificado de Suficiência em Língua Estrangeira do Núcleo de Concursos da UFPR;

 Certificado ou Declaração de aprovação em teste realizado por Instituições Públicas

de Ensino Superior devidamente regularizadas no Sistema de Ensino do Ministério da Educação do Brasil - CAPES;

 Certificado ou Declaração de Aprovação do Test of English as Foreign Language –

TOEFL, ou International English Language Test – IELTS, ou de outro teste que

comprove suficiência de compreensão de texto em língua inglesa expedido pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa ou pelo Centro Cultural Brasil Estados Unidos de Curitiba;

 Certificados Internacionais da Universidade de Cambridge;

 Certificados emitidos pela TESE Prime;

 Certificados emitidos pelas Pontifícias Universidades Católicas;

 Certificado ou Declaração de Aprovação em teste que comprove suficiência de

compreensão de texto em língua espanhola expedido pelo Hispano;

 Certificado ou Declaração de Aprovação em teste que comprove suficiência de

compreensão de texto em língua francesa expedido pela Aliança Francesa.

Candidatos procedentes de países não lusófonos deverão, conforme art. 78 da Res. 65/09 CEPE, demonstrar proficiência em língua portuguesa mediante aprovação em teste oficialmente reconhecido pelo MEC (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, CELPE-BRAS).

Candidatos estrangeiros cujas línguas maternas não sejam o espanhol, o francês ou o inglês, além de comprovarem proficiência em língua portuguesa, em caso de aprovação, no primeiro semestre do curso terão que apresentar exame de suficiência em espanhol, francês ou inglês.

(9)

APENDICE 3 – COMPROVAÇÃO DE FATORES DE AVALIAÇÃO

Serão considerados como fatores de avaliação.

I. Experiência Profissional – apresentar cópia ou original da carteira de trabalho constando início, termino ou vigência do exercício profissional e/ou holerite/folha de pagamento e/ou declaração que comprove exercício profissional.

II. Experiência em Atividades Acadêmicas como Docente - apresentar cópia ou original da carteira de trabalho e/ou holerite /folha de pagamento e/ou declaração que comprove exercício profissional.

III. Experiência em Atividades Acadêmicas como Discente – apresentar cópia ou original do certificado/declaração de participação em projetos de pesquisa, e/ou projetos de extensão, e/ou grupos de pesquisa, e/ou iniciação científica, e/ou intercâmbio acadêmico (mobilidade de no mínimo seis meses), e/ou intercâmbio financiado por órgão público Federal e/ou Estadual (exemplo, Ministério do Turismo), e/ou estágio.

IV. Produção acadêmica e intelectual – de quaisquer áreas de classificação Qualis CAPES, não estando restrita a área de concentração em Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

V. Publicação de trabalhos em anais de eventos científicos – cópia do documento comprobatório da publicação (certificado de publicação em anais, cópia das páginas correspondentes ao artigo publicado)

(10)

APÊNDICE 4 – FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA QUESITOS RUIM (até 25 ) RE G UL A R (en tr e 2 6 a 50 ) B O M (en tr e 5 1 a 70 ) Ó T IMO (ac ima de 7 0) NOTA 1. Introdução: contextualização e apresentação de objetivos da redação/texto. 2. Fundamentação teórica: qualidade, atualidade e aplicação. 3. Fontes e Referências bibliográficas utilizadas (fontes, abrangência, atualidade e credibilidade).

4. Conclusão: coerência nas considerações.

5. Características gerais (Emprego da forma culta da língua portuguesa. Clareza da redação. Domínio do conteúdo e condução da escrita)

Nota da Prova Escrita

Referências

Documentos relacionados

Estipula os objetivos, diretrizes, plano plurianual de alfabetização, alfabetizadores, selos de certificação da alfabetização e a comissão nacional de alfabetização e

Assim, para sua proteção, você deve sempre procurar uma Concessioná- ria ou Oficina Autorizada Chevrolet para as revisões periódicas estipuladas no Plano de Manutenção

O plano de manutenção parte da definição do programa de manutenções preventivas e níveis de manutenções preditivas a serem praticados, possibilitando obter

No caso do Seminário participativo sobre a planificação do sector da água para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, após a introdução inicial e explicação de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OU CURSO SUPERIOR COMPLETO LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA E PÓS-GRADUAÇÃO EM. ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL OU

A difusão da pedagogia froebeliana e sua influência no Brasil é analisada no terceiro capítulo no qual a autora discorre sobre o apoio que este educador teve das mulheres para

Mesmo que o CT do sistema com ar forçado seja 20% maior que o CT do sistema convencional, o CTP do sistema de ar forçado é de 20% a 37% menor, para embalagens com 40% e 3,5% de